Caros
Rui Patrício, Abel, Carriço, Polga, Caneira, Pereirinha, João Moutinho, Miguel Veloso, Matias Fernandez, Vukecvic e Liedson,
já alguém vos disse que no estádio que antecedeu o actual estádio do vosso Clube, situado mesmo aqui ao lado, naquele terrapleno vazio que até ao momento não serve para nada, no dia 14 de Dezembro de 1986, numa tarde muito chuvosa, os senhores
Damas, Gabriel, Virgílio, Venâncio, Fernando Mendes, Oceano, Litos, Zinho, Mário Jorge, Meade e Manuel Fernandes
derrotaram a equipa representativa do clube com quem vão jogar este fim de semana, por 7 a 1?
Vocês, um a um, acham-se jogadores menos talentosos que aqueles tão brilhantemente representavam o Sporting há 23 anos atrás?
Pensam vocês que os actuais representantes do vosso adversário são melhores que aqueles que o representavam então?
Se ninguém vos esclareceu, digo-vos eu: não!
Aquele resultado proveio de uma exibição, num terreno difícil, cheia de querer e vontade de fazer bem, com muita entrega e grande companheirismo.
È isso que vos pedimos para o derby: não queremos um novo 7 a 1, queremos uma entrega total e grande espírito de equipa, porque para os apoiarmos estamos cá nós, 40.000 Sportinguistas nas bancadas.
Para mim quaisquer 6 a 0, ou 6 a 1, é suficiente.
SPORTING! SPORTING! SPORTING!
Por 8
----------------------------------------------
Não há jogo do campeonato nacional que mais interesse me desperte que este. Aliás, não me lembro de alguma vez ter falhado um derby, para ser sincero.
Este ano, ao contrário do passado recente, a distância que nos separa para o rival de sempre é assinalável. Num campeonato em que cedo começámos a ceder terreno, relembrar que à 2ª jornada deixámos de depender de nós, estando agora em 8º a 11 pontos do líder, o que é que se pode exigir? O de sempre: a vitória!
Um derby é um jogo muito especial - também eu na minha vida desportiva participei em vários e apesar da dimensão dos mesmos ser mais reduzida, a importância era maior, o nervoso miudinho mais forte, a vontade de ganhar mais intensa do que em qualquer outro jogo. Era mais que um jogo e que gozo me deu ganhar muitos desses derbies!
Em Portugal, este continua a ser O jogo, por muito que se fale num clube lá para cima, e irá disputar-se este Sábado. Como sempre espero ganhar. Uma vitória poderá relançar o SCP para o título - racionalmente acho muito difícil que o conquistemos mas como Sportinguista que sou, acredito sempre até ao fim - e iniciar o mergulho típico dos vermelhos rumo ao desânimo. Depois da eliminação na Taça de Portugal, perder o derby será sem qualquer dúvida, um golpe fortíssimo para aquelas bandas. Qualquer outro resultado será para nós, o adeus ao título, certamente. Claro que se nos últimos 4 jogos tivéssemos feito a nossa obrigação, estaríamos neste momento à frente do fcp, este jogo teria apenas a carga emotiva habitual. Sobre isto muito já se disse e muito haveria para dizer mas o momento é de olhar para o futuro.
Sendo assim, uma palavra final para o Carvalhal: apesar de não ser a minha escolha, nem 1ª nem 2ª, é ele o treinador do SCP e é a ele que darei todo o meu apoio enquanto o justificar. Apesar dos prognósticos só se fazerem no fim, digo que ganhamos pela margem mínima.
FORÇA SCP!!!
Por JVL
--------------------------------------------
Cá estamos de novo às portas de mais um derby, o jogo dos jogos, confesso que neste ano e neste momento estou com medo, mesmo muito medo, vamos defrontar o nosso velho e grande rival, equipa temível que se prepara para revalidar o seu titulo e tornar-se bicampeão nacional de Inverno, é mesmo a equipa melhor posicionada para isso, sendo que delegámos no arsenal minhoto a tarefa de lhes complicar a vida.
No meu primeiro derby ao vivo não tive medo, a emoção de ver pela primeira vez ao vivo um jogo em Alvalade falava mais alto, na equipa estavam alguns dos melhores jogadores que já vi no Sporting, Luisinho (que se lesionou cedo), Xavier, Ivkovic, Venâncio, Douglas, Oceano, o resultado foi péssimo mas o meu baptismo em Alvalade estava feito e até hoje não voltei a ver, no estádio, o Sporting a perder um derby (ouviste António Costa).
Então porque é que tenho medo? Porque dizem que está de chuva e eu venho do norte para Alvalade sem o conforto do meu carro e não me apetece nada apanhar uma molha. Sobre o jogo só tenho que pedir aos jogadores que façam como eu que me inspirei numa frase de Gandhi, “Um homem é somente o produto dos seus pensamentos, aquilo em que ele pensa é aquilo em que ele se transforma.”. Eu vou ser um Leão no vosso apoio e vocês?
Por LMGM
___________________________________
Em primeiro lugar
ganhar. Este é o principal desejo de grande parte dos Sportinguistas para o clássico. E depois… ganhar. Ganhar sempre e de qualquer forma.
O meu primeiro pensamento para este clássico em particular é
dizer presente. O calendário apanha-nos num momento crítico, a meio de uma mudança drástica, e a presença maciça de Sportinguistas é decisiva. Fazer descer uma onda de verde e branco das bancadas até ao relvado é o trunfo que está nas nossas mãos jogar.
Confiança. É o meu sentimento para o jogo. Quando a bola começar a saltar no relvado não haverá passado nem futuro. Tudo se decidirá ali, naquele momento. É sempre assim em jogos deste cariz, é o momento que conta. Não serão os orçamentos ou o dinheiro gasto em aquisições que importarão. A propósito, sábado joga-se um outro clássico em Barcelona e algum adepto “culé” se sente vencido à partida só porque o Barcelona gastou menos de metade em contratações que o seu rival de Madrid? Os madridistas não pensam em ganhar “só” porque o Barça parece em melhor momento?
Olhar em frente e acreditar. Largar o lastro do que não interessa, corrigir e aperfeiçoar. Independentemente do resultado, é esse o sentimento que gostaria de ver instalado em Alvalade no domingo de manhã e pelos dias que se seguirão. Sem isso, e para lá dos 3 pontos, nada ganharemos e perderemos muito mais que apenas isso caso não ganhemos.
Por LeãodeAlvalade
*Post conjunto sobre o derby
SOMOS LEÕES A ACREDITAR NA VITÓRIA!
ResponderEliminarhttp://estesportingfornever.blogspot.com/
Claro que ganhamos...3-1.
ResponderEliminarComo é que cheguei a esse resultado?
Fácil...vamos ver o jogo 3 sportinguistas (eu, marido, filha) e 1 benfiquista(o infiltrado=genro).Logo o resultado só pode ser esse!!
Ah... e pelo menos 1 dos 3 golos vai ser de Postiga...
(se acertar em tudo, abro um consultório algures e faço disto profissão!!)
Dina, o meu palpite também é 3-1.
ResponderEliminarVamos a eles.
Podes contar com o meu contributo nesse futuro consultório. ;)
The LC...bem podemos dedicar-nos a outra coisa que as previsões não nos levam a lado nenhum!!
ResponderEliminar