Já importa pouco saber se Villas Boas era ou não o treinador ideal para o Sporting inverter a tendência da época e dos últimos anos até. Não faltarão teorias a suportar o fraco poder negocial do Sporting, a falta de competência ou, como no post anterior, a teoria da conspiração como decisivas nesta operação mal sucedida. O preocupante é que o tempo não pára e cada dia sem treinador é um dia perdido.
Dando como verdade o que se diz hoje, atribuindo o falhanço das negociações
a um recuo de última hora do treinador, parece-me que o Sporting pouco tem a lamentar. A posição de técnico principal do clube exige competência técnica mas esta será insuficiente se não for sustentada por forte convicção. E quem muda de ideias de um dia para outro não a tem, induzido por terceiros tem muito menos do que isso.
Ninguém ficaria surpreendido se estivessemos em presença
de um chito papal. Duma assentada debilitava a concorrência e constituiria uma importante reserva para a sucessão de Jesualdo. E não me espantaria que no final deixasse também cair Villas Boas por algo que lhe pareça melhor, caso este não se torne naquilo que muitos prevêem. O seu
modus operandi está mais que identificado e documentado.
A falta de argumentos financeiros também merece ser considerada. A AAC defendeu os seus interesses dificultando a saída do seu treinador e a futuro contar-nos-á se, à semelhança do sucedido anteriormente, o caro até não seria barato. A nossa já quase mítica falta de liquidez é dissuasora para um técnico que queira impôr nova filosofia num plantel não escolhido por ele. Provavelmente para o desfecho deste fracasso foi a ocorrência simultânea de vários factores, estes e outros que mais adiante se conhecerão.
A notícia da
permanência de Leonel Pontes revela que o futuro técnico não chega amanhã e isso para mim é até natural e, de certa forma, de saúdar. Se Villas Boas foi escolhido em função de um perfil desejado, convenhamos que não há muitos assim no mercado, com ou sem clube. A sua recusa ou impedimento obriga a repensar a estratégia e a redefinir objectivos. E ainda não há lojas discount com prateleiras de treinador. Se assim for não posso deixar de estar solidário e entender também as declarações de JEB. Sá Pinto ter-se-á empenhado pessoalmente, sofrendo o seu primeiro revés. JEB apesar do desconforto, não o deixou cair. Vistas a esta luz,
as suas declarações foram as possíveis.
Mandaria o bom senso que negociações deste tipo fossem feitas de forma mais cuidada, para que os danos colaterais não fossem os que estão à vista de todos. Sabendo o que disse JEB por ocasião da saída de PB, do insucesso desta operação, que treinador quererá ser a nossa terceira escolha? Reparar os danos no nosso orgulho far-se-á com o tempo e com vitórias. Mas será mais difícil se, no seu curso, o tempo demonstrar de forma implacável, que, mais uma vez, perdemos uma boa oportunidade.
Concordo completamente com o post, só acrescentava um pormenor.
ResponderEliminarSe JEB realmente acredita que este é o treinador para o Sporting, devia apostar nele e dar-lhe as condições necessárias (e possíveis) para ele treinar.(apesar de considerar um roubo o que a académica pede por ele, apenas estão a zelar pelos seus interesses)
Assumia o risco e assim não vinha no futuro, independentemente do que acontecer, lamentar-se que só não conseguiu ou não fez pq não contratou quem achava que era melhor para o clube neste momento.
Abraços a todos
Manuel:
ResponderEliminarEu partilho da tua opinião. Fica por saber o que terá realmente feito abortar a negociação. A ser verdade que Villas Boas se recusou a atender o telefone a Sá Pinto, que até já se conheciam pessoalmente, leva-me a desconfiar que não foi o dinheiro o principal motivo.
No entanto pergunto-me que boa fé negocial terá o presidente da Académica. Imagina que me queres comprar o meu carro (mau negócio, aviso já). Que adiante eu dizer que podemos negociar se o preço que te peço à cabeça dava para comprar uma frota inteira?
Releve-se mais uma vez o amadorismo com sistematicamente conduzimos estas coisas. O ónus não pode recair em Sá Pinto. Ele apena era amigo, ou conhecido, do treinador da Académica, e isso por si só não desbloquearia as negociações junto do presidente da Académica, com quem o acordo deveria ser alcançado.
ResponderEliminarO ónus também não pode ser colocado no André. Se ele é portista, se o clube dele tem muitíssimo mais recursos, mais expressão, mais visibilidade, mais influência, maior facilidade para ganhar, que o nosso triste Sporting, porquê vir meter-se nesta panela de pressão, numa altura destas?
Poderá ser o ónus colocado em presidente Simões. Não, porquanto este não envolveu crimes relativos a venda de terrenos, um cargo de vereador na CM Coimbra, e peculato. presidente Simões apenas se arvorou de líder desta associação e tentou defender a sua dama, exigindo contrapartida financeira pela sua libertação imediata. OK ele não estava a vender o Cappelo. Certo, certo, mas fez aquilo que lhe compete e para que foi eleito, apesar de já ter o ninho feito atrás da orelha...
O ónus também não pode ser colocado em PC. Terá aparentemente feito o que sempre fez com grande mestria. Foi à pessoa certa, de forma célere e decidida e bloqueou o negócio, porventura sem as contrapartidas que a Académica nos exigiu. Alguma coisa os estudantes receberão. Ou não. O certo é que a sua voz e o seu poder sentiu-se uma vez mais. It's not fair!! Pois mas não é crime, e... é o futebol português.
O ónus não pode ser colocado em Bettencourt! "Olhe que pode Dr., olhe que pode Dr.." Na medida em que deixou transpirar o alvo, e não o soube segurar quando teve oportunidade. Mais a mais sabendo que este falhanço debilitaria e muito segundas escolhas. Claro, sem falar no momento crucial em que esta equipa de farrapos se encontra.
Se Sá Pinto lhe franqueou o acesso, se o negócio nos era favorável, ele não podia perdê-lo. Nunca! Foi "comido" quem nem um patinho.
Durante anos ouvíamos os nossos dizerem que eram sérios e impolutos.
Durante anos ouvímos estórias que o carnide lava dinheiro, por isso tanta fartura, que o PC é corrupto.
Confesso que ter por presidente, um indíviduo, prepotente, convencido, autoritário, populista, o gestor dos gestores em termos de gestão de empresas que necessitem de ser geridas, aspirante a tirano, perseguidor de sócios "menores", mas que leva um bigode de todo o tamanho de um ex-vereadorzeco sujo da CM Coimbra...
Acho que preferia lá ter um corrupto e que lavássemos dinheiro.
SL
PS: Se o André não fosse bom, acham que o PC faria o que fez?
PS2: Acho contudo todo este enredo, demasiado erudito, demasiadamente grego, propício igualmente a uma reviravolta rocambulesca.
Leão de Alvalade:
ResponderEliminarAcho que há 2 possíveis leituras para o não atender o telefone:
1- "cortou-se" porque viu que não era o melhor projecto para ele, e ae quis meter nessa situação. (com ou sem promessas cá do norte)
2- Não quis fazer à má fila, considerando que já sabia que não havia entendimento entre os clubes. Aí não há nada a apontar, pois é um homem íntegro.(ao contrário dos milhafres)
Em relação à boa fé do presidente da académica....concordo contigo e acho que não há nenhuma. É mais um que só vê € à frente e, se calhar mais à frente e noutras condições vende-se por cêntimos!
O que eu espero é que quando for apresentado o treinador, JEB assuma a aposta, tente unir os Sportinguistas e que não haja fantasmas de Vilas boas ou outros para distabilizar o trabalho de quem vier!
cenademaceiros:
ResponderEliminar"Acho que preferia lá ter um corrupto e que lavássemos dinheiro."
Atribuo essa frase ao orgulho ferido. Não precisamos vender a alma ao diabo para ser melhor sucedidos, basta-nos ser competentes.
Manuel:
ResponderEliminarAs 2 leituras possíveis não abonam muito em favor do caracter de AVB. Qual é o problema de assumir de viva foz que o projecto não lhe interessa.?
Abraço
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarLeão de Alvalade:
ResponderEliminarSe for esse o caso e a estória estiver bem contada... acho que além de não haver problema nenhum, e deveria tê-lo feito.
Mas só se for esse o caso e a estória estiver bem contada, pois continuo a achar que as notícias que tem aparecido são muito redutoras e especulativas.
O que interessa é que no fim de contas é o Sporting que se está a afundar cada vez mais...
Às 16 horas o acordo estava feito. Pedro Roma ia ser, inclusive, o treinador dos GR's. Zé Nando ainda estava na dúvida. O Sporting, para além do dinheiro, ia ceder jogadores em Janeiro.
ResponderEliminarVillas-Boas pretendia ter Tiero no SCP, também em Janeiro (e o que ele tem jogado, no seu devido lugar!!!).
Às 16:10 h o presidente Simões fez abortar o negócio!
Em breve saberemos o porquê... embora já todos o saibamos!
LdA
ResponderEliminarEu quero é gaaanhar, eu quero é ter jogadores e equipas como as que tínhamos quando me tornei Sporting, eu quero vitórias, nem que sejam das morais, eu quero tudo, menos esta mediocridade balofa. Até corruptos que lavem dinheiro no clube!
SL
NP66
ResponderEliminarOnde viste isso?
O NP66 é de Coimbra, segundo creio...
ResponderEliminarE no próximo ano, vamos ter de novo JEB na Tribuna de Honra do Dragão e esta temporada vamos ainda ver PC na TRibuna de Honra de Alvalade...
ResponderEliminarPior que tudo o resto é o que as especulações em torno da recusa de AVB (muitas delas falsas provavelmente) vão fazer à já muito abalada auto-estima dos jogadores do Sporting...
Será que a notícia está mesmo correcta? Digo isto porque foi o próprio Sá Pinto que disse que não passava por ele a escolha de jogadores, logo não passará também directamente a escolha do treinador. Pode ter tentado ajudar falando com VB mas não me parece que a responsabilidade pelo fracasso seja dele.
ResponderEliminarSabem uma coisa? Até fiquei feliz que VB não tivesse vindo para o Sporting, há qualquer coisa nele que não me agrada, comentei isso com o meu marido quando o vi na TV a dizer que tinha pedido à Académica para ouvir o Sporting. Faltava-lhe qualquer coisa, é uma sensação parecida à que tenho com as pessoas que não me olham nos olhos...desconfio logo.
Será que no universo dos ex-jogadores sportinguistas não há nenhum com curso de treinador que, mesmo com pouco currículo, possa pegar na equipa e levá-la até final da época?
Parece-me ser o mais importante, resolver de imediato esta situação e tentar salvar o que resta e pensar depois nas épocas que se aproximam.
LdA:
ResponderEliminarPara mim não é nenhum drama o falhanço na contratação de AVB. Se ele não quis ou não o deixaram, é indiferente. A verdade é q, neste momento, quem perde é ele. Perde a oportunidade de, garantidamente, treinar um dos três grandes de Portugal e um dos maiores clubes da Europa e do mundo, qd tem apenas 32 anos e escassa experiência… Vai para o Porto? Então não era o Paciência? Ou o ‘Bicho’? Vamos ver… Actualmente está em ultimo, quem garante que não desce de divisão?
O SCP deixa para trás uma aposta que tinha tanto de ousada como de arriscada. E nc se saberá se fica a perder ou a ganhar ao falhar esta contratação.
Resumindo, há mais treinadores competentes que clubes com a grandeza e história do SCP, logo, perde AVL mt mais que eventualmente perde o SCP.
Já a história da permanência (não será antes repescagem?) de Leonel Pontes revela é que não havia plano B, como aliás já é habitual. JEB estava fiado na contratação de AVB e mais uma vez precipitou-se... Será isso de saudar? Não me parece. Primeiro assegura futura equipa técnica, depois dispensa a anterior.
Mais uma vez teve que reagir à pressa (ao invés de prevenir) e lá teve que pedir ao Leonel para fazer o FAVOR de treinar o SCP por mais uns tempinhos... Queria ver se este se negava a reocupar o cacifo que instantes antes tinha esvaziado... Valeu-lhe (a JEB) q estava a lidar com gente que ainda possui valores.
O que transparece, cada vez mais, é que andamos ao sabor da maré. E isso é que custa a aceitar ou entender.
Abraço.
Virgilio:
ResponderEliminarNão saúdo a continuidade de Pontes. O que saúdo, se foi intencional, foi a definição de um perfil de um técnico e ter procurado a sua contratação. A permanência de Pontes é a consequência do desfecho negativo. Tendo em conta que também não me pareça existir alguém com um perfil semelhante a AVB é natural a espera.
Não creio que fosse possível estar a negociar com 2 treinadores ao mesmo tempo. A desfecho negativo também não vejo como um drama. Embora fosse preferível que houvesse maior descrição, especialmente agora que parecia haver alguma acalmia em torno de uma aposta que sendo de risco trazia bons presságios. Este tipo de rejeição acaba por ter efeitos profundamente na auto-estima dos Sportinguistas como muito bem salienta o nosso amigo JG.
Dina:
Nãp vejo ninguém com esse perfil, para lá de Manuel Fernandes. E para os homens da casa a paciência é sempre pouca.
1 - Atender um telefonema durante um treino não me parece normal, nunca vi nenhum treinador fazer isso. Será que se eu ligar hoje pelas 20.30 para o Queiroz também posso vir dizer que ele só não regressa ao Sporting porque não atende o telefone?
ResponderEliminar2 - Se AVB não tivesse interesse em trabalhar no Sporting não tinha pedido para a Académica ouvir o Sporting. Compreendo que não queira rescindir um contrato acabado de assinar.
3 - Nada me surpreende no Presidente da Académica.
4 - Esta tinta toda e minutos de promoção, por um treinador com três jogos? 1 milhão de euros? Era uma aposta de risco, não era uma loucura.
5 - Siga para bingo.
que impaciência meus senhores. Depois de andarmos a contar os tostões para contratar algum jogador, queriam agora oferecer 1 milhão de euros por um treinador com 4 jogos da primeira liga no CV, quando se tudo correr de feição pode vir no fim do ano à borla ? Que gestão ruinosa seria esta ?. Por outro lado não venham com as habituais ameaças de porto e Benfica . querem ver que para o ano o Porto vai ter como treinador o P.Bento , O VB, o Domingos e o J Costa. Que quarteto !
ResponderEliminarvamos pensar em nós e principalmente na unidade dos sócios nesta altura. Ainda não vi aqui ninguém falar que quando o Sporting quer um jogador ou treinador em Portugal os clubes abrem a boca desmesuradamente , para depois os venderem ao preço da chuva ao Benfica ou ao Porto. e porquê ? Porque provavelmente nós não alinhamos em negócios com dinheiro por baixo da mesa ou com tráfico de influências desportivas ! É isso que querem ? Um clube de mafiosos ? Por outro lado enquanto estivermos em guerrilha interna , não conseguiremos ter a força necessária para virarmos a nossa força e desprezo para aqueles que nos afrontam ou provocam ! e aí cuidem-se senhores dirigentes de Académicas , Nacionais , Leirias ou setubais. porque um leão não esquece...
Calma , União e Memória meus senhores
Porque ganha quem acredita mais e durante mais tempo
LdA:
ResponderEliminarMantenho tudo o que escrevi sobre a 'situação LP' mas, realmente, interpretei mal o teu saúdo do post, pois referes-te ao futuro técnico. Qd cheguei ao fim da leitura do post tinha ficado com a ideia errada. Mea culpa.
Está aqui a frase:
"A notícia da permanência de Leonel Pontes revela que o futuro técnico não chega amanhã e isso para mim é até natural e, de certa forma, de saúdar"
Hasta! :)