quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Ninguém quer casar com esta desgraçadinha?!


Dizia Joel Neto na sua crónica de sexta-feira, aqui publicada sem punhos de renda, e referindo-se aos primeiros meses de governação de Bettencourt, “que nunca alguém foi tão rápido a mergulhar o Sporting no lodo – e tão eficaz, depois, a segurar-lhe a cabeça no fundo, na expectativa de que deixe, enfim, de respirar.” Depois de, já esta madrugada, ter visto na gravação do “Trio de Ataque” da RTPN, Oliveira e Costa defender com unhas e dentes que não há nenhum bom treinador que queira hoje treinar o Sporting, concluo que há até já quem lhe tenha tomado o gosto. Não satisfeito, ainda acrescentou que o plantel do Sporting é fraco para justificar a carreira da equipa. (Foi obrigado a engolir em seco quando o representante vermelho lhe perguntou pelo plantel do Braga.)

Dirão muitos que é uma perda de tempo comentar ROC e os inefáveis paineleiros que pululam nas tv´s representando o Sporting. Não acho. Porque todos eles ocupam cargos nos corpos sociais e porque são há anos o suporte mediático da ideologia e práticas que emanam do E.V.A. Muito bem acolitados ,diga-se, pelos comentaristas de serviço no Jogo e Record. A propaganda tem feito os seus efeitos.

Pôr a questão da forma que ROC põe revela uma total falta de respeito pelo Sporting, pelos seus associados e pelo que representa como baluarte do desporto nacional e internacional. Revela igualmente como 4 anos de mau futebol podem ferir bem fundo a auto-estima dos adeptos e tolher-lhe a ambição Sportinguista. Vindo de um conselheiro leonino é muito grave.

ROC acredita que ninguém pode fazer melhor e avança com as suas estatísticas para dizer que o Sporting só logrou ser campeão com uma chicotada psicológica com Inácio. Esquece-se de 3 coisas muito importantes: 

i)    Também é difícil fazer pior do que tem sido feito esta época e para isso já não usou as estatísticas para o demonstrar;

ii)     Esqueceu-se de olhar para a tabela classificativa para perceber que este campeonato, para PB ou a quem o venha a substituir, já é uma miragem, estando neste momento em causa o prestígio do Sporting e a preparação do futuro da qual este Dep. Futebol não deveria fazer parte;

iii)    Continuando as coisas como estão, para alcançar o Braga são precisas 4 derrotas consecutivas dos arsenalistas, complementadas por 4 vitórias consecutivas nossas. Ou mudamos muito e depressa ou então será tarde para querer mais que o 4º lugar.

Já se abdicou de todo e qualquer pudor para defender a manutenção de Paulo Bento e todos os que se escondem nas suas costas. (Estou até cansado de falar de Paulo Bento, porque estou longe de achar que é a causa dos nossos males.) Aceitamos como inevitável o estado a que chegamos e acreditamos que serão os que aqui nos puseram os que daqui nos irão tirar. Olhamos para a equipa principal, (e quem sabe para o nosso clube…) como uma solteirona feia e escanifrada, uma desgraçadinha com que ninguém quer casar. Se nós pensamos assim, e o dizemos aos 4 ventos, o que pensarão os nossos jogadores e os nossos adversários?

36 comentários:

  1. Sou da opinião que os "comentadores" sportinguistas denigrem cada vez mais o nosso clube cada vez que aparecem nestes programas. Não coloco em causa as suas opiniões pessoais e nada tenho contra a ideia contrária à minha, apenas acho que devem existir argumentos para essas constatações.

    A temática do treinador é obviamente sensível e independentemente das dúvidas que subsistam em relação à qualidade do nosso plantel - não é fantástica, mas também não é tão má como a pintam - é no mínimo confrangedor ter um representante nosso estar constantemente a atacar o plantel como um todo na tentativa da defesa do trabalho até agora realizado.

    Mais curioso, é que os títulos conquistados, as classificações e qualificações obtidas e que tantas vezes são utilizadas para efeitos de elogio ao actual técnico, foram obtidas praticamente com os mesmos jogadores que estão agora no plantel (com um ou outro ajuste) e que subitamente por andarem a apresentar um rendimento inferior a outros anos já automaticamente rotulados como de "má qualidade".

    Não ponho em causa qualidades humanas, dedicação, empenho e profissionalismo do nosso treinador. Não ponho de lado que se calhar faria um melhor trabalho com jogadores de outra qualidade mas da mesma forma que não é possível garantir a 100% que com um novo treinador é possível ter mudanças pela positiva, está também na altura de perder a ideia que só este é que conseguiria fazer algo com isto pois nada me garante que outro não faz melhor.

    Da mesma forma que orçamentos não são desculpa e alguns engolem em seco...

    Da mesma forma que pelo menos duas equipas que demitiram treinadores já demonstram melhorias após estas mudanças...

    SL

    ResponderEliminar
  2. Um casamento por conveniência teria sido a solução.
    Hoje vi o João Bartolomeu a almoçar com o presidente do Braga (António Salvador - futuro presidente do Porto)
    Agora começa-se entender que as deslocações do presidente do Braga com a comitiva do Porto na champions não foram em vão.
    É assim que penaltis e expulsões do Moisés são perdoadas.
    Tudo faz sentido: Olegario Benquerença - Bartolomeu - Pinto da Costa - Antonio Salvador... belos casórios.

    E nós ficamos solteiros...

    ResponderEliminar
  3. "Olhamos para a equipa principal, (e quem sabe para o nosso clube…) como uma solteirona feia e escanifrada, uma desgraçadinha com que ninguém quer casar. Se nós pensamos assim, e o dizemos aos 4 ventos, o que pensarão os nossos jogadores e os nossos adversários?"

    Vcs não têm feito outra coisa desde o início da época.

    ResponderEliminar
  4. O ROC devia ter vergonha na cara. E devia haver alguém que lhe chamasse a atenção, porque comportamentos e tiradas destas, só prejudicam o SCP. Não será isto terrorismo e do mais grave.

    A questão de nenhum treinador de nível querer o SCP, é diminuir ao máximo o prestígio do Clube.

    Sinceramente, estou farto dos disparates que leio, vindos desta besta.

    Pelos vistos, só este ano é que a equipa deixou de ter qualidade. Até ao fim da época passada, tínhamos tudo o que era necessário faltando apenas um pouco mais de treino e sorte.

    É uma vergonha ter este paineleiro a opinar sobre o SCP. E as sondagens dele, sabemos bem o que valem. DASS

    ResponderEliminar
  5. ""Olhamos para a equipa principal, (e quem sabe para o nosso clube…) como uma solteirona feia e escanifrada, uma desgraçadinha com que ninguém quer casar. Se nós pensamos assim, e o dizemos aos 4 ventos, o que pensarão os nossos jogadores e os nossos adversários?"

    Vcs não têm feito outra coisa desde o início da época."

    Caro "Anónimo"

    Não sei o que pretende abordar com o "feito outra coisa desde o início da época", no entanto, se se refere ao nosso tom crítico e eventualmente incomodativo, comete um grave erro ao estabelecer tal comparação:

    - Nós temos procurado apontar o que deve ser corrigido

    - Outros apontam os mesmos dados para desculpar actuações e decisões

    SL

    ResponderEliminar
  6. Anónimo:
    falo no plural por entender que este é o sentimento geral entre os sportinguistas e é isso, para o bem e para o mal, o que conta.

    Mas não é o que penso e tenho-o dito aqui vezes sem conta.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo,

    Se há quem acredite na qualidade desta equipa, somos nós! Se realmente nos acompanha, verá vários comentários onde se defende a qualidade da equipa e que ela pode e deve jogar muito mais.

    ResponderEliminar
  8. LdA:

    1º ponto - deixei de ver o ROC pq era pura e simplesmente deprimente assistir ao seu desempenho. Enervava-me não só o baile que frequentemente levava (principalmente do Rui Moreira) como pelas miseráveis opiniões (em termos de contúdo e razoabilidade), bem demonstrativas daquilo que percebe de futebol, isto é: NADA vezes ZERO!

    2º PONTO - "Continuando as coisas como estão, para alcançar o Braga são precisas 3 derrotas consecutivas dos arsenalistas, complementadas por 3 vitórias consecutivas nossas"... Ou muito me engano ou tens que refazer essas contas, já que assim apenas recuperas 9 pontos. Como estás a 12... ;)

    Abraço!

    ResponderEliminar
  9. O Anônimo confunde plantel com treinador...

    Confunde a quallidade dos jogadores (que a há) com a falta dela existente na SAD...

    Confunde o empenho dos atletas profissionais do SCP (que apesar de tudo, se nota) com a falta dele nos nossos dirigentes...

    Resumindo: Confunde-se... É natural. O actual SCP confunde mt gente: vejam o exemplo do conselheiro ROC.

    SL!

    ResponderEliminar
  10. Por Uma Revolução No Futebol Em Portugal:
    http://www.ipetitions.com/petition/revolucaofutebolportugal/

    ResponderEliminar
  11. Antes de mais, acho que hoje é dia de parabéns, certo LdA? Parabéns e que contes muitos.

    Seguindo, será que o Paulo Pereira Cristóvão pode acumular o lugar de ROC e DF? Encontro-lhe grandes virtudes para desempenhar esse serviço ao Sporting, já para Presidente falta-lhe uma coisa fundamental para a função, votos...

    O actual extremar de posições só vai contribuir para não-decisões, ninguém com poder no seu perfeito juizo cede a chantagens, a violência ou a manifestações.

    Há um deficit enorme de quem esteja disponivel para ajudar e defender o Sporting, a desculpa mais vulgar é "... enquanto aquele lá estiver eu não ...", é realmente um optimo clima para se viver.

    Tenho reparado nos últimos tempos que o silêncio ajuda a não se dizerem muitas asneiras, e não tenho melhor conselho que este para dar aos orgãos directivos do Sporting.

    Termino praticando o velho ditado, "Faz o que eu digo, não faças o que eu faço.", dizendo quando devia estar calado, faltam Sportinguistas ao Sporting, muitos, de todos os tipos e feitios, os que gritam e os que choram, os que só aparecem quando se vence, os que estão sempre a dizer mal, principalmente faltam Sportinguistas anónimos, como eu também sou, que assumam a sua condição sempre, na vitória e na derrota, quando o timoneiro tem tiques de vedeta ou cara de taberneiro, quando a equipa joga bem ou mal.

    Isto, não tenho dúvidas, é o que mais falta faz ao Sporting.

    ResponderEliminar
  12. Virgilio:
    A realidade é cruel, não adianta tentar mudá-la. Não tenho outro remédio senão corrigir...

    LMGM: ;) Obrigado!

    ResponderEliminar
  13. LdA,

    Qué isto!? A fugir de pagar uns copos à malta?!?! E pensava eu que este homem era um mister...TERRORISTA!!! ;)

    Parabéns que contes muitos!

    ResponderEliminar
  14. Há festa hoje??
    Hummm...um Leão/Escorpião deve ser uma mistura explosiva!!
    (eu tenho uma leoa/escorpião e saiam da frente!)
    Parabéns LdA, espero que contes muitos e que o nosso clube ainda te dê muitas alegrias!!

    ResponderEliminar
  15. JVL:
    Andas com muita cagança andas! Quando pagares a tua parte, já com muitos meses de atraso, mais o Hugo a parte dele, então aí falaremos. Nessa altura agradeço-te pessoalmente.

    Dina:
    Obrigado cara amiga. Sobre o Leão/Escorpião de facto tem havido muitas queixas, que têm aumentado com a idade... :)

    ResponderEliminar
  16. Dina:
    É sempre uma alegria ser do Sporting, em qualquer altura, em qualquer circunstância. É desde logo uma bênção, porque podia não o ser ou ser outra coisa qualquer... Mas acima de tudo um enorme orgulho de pertencer a uma família desportiva que é um exemplo de valores e um enorme lema de vida: honra, dedicação devoção e glória. É batido, estafado? Até pode ser, mas é de valor incontestável.

    ResponderEliminar
  17. Qualidade do plantel?Por favor digam-me onde.
    O SCP tem 4 ou 5 bons jogadores,o resto é mediocre.
    Abel,Grimi,Saleiro,Djaló,P.Silva,Postiga são jogadores quem nos convocados entravam no fcporto ou benfica.
    Depois temos os birrentos,Veloso e Vukcevic, que só jogam com a bolinha no pé...correr tá quieto.O coitado do PB bem grita para dentro de campo...mas "é grupe", ah e tal,não jogam tira-se, pois e mete-se quem? O Adrien está verdinho ainda,o Izmailov que seria o titularissimo na esquerda está cair de podre,Polga desaprendeu a jogar...é mta fruta para um Paulo Bento só. O Dep de Futabol é falácia,não existe,ninguém onde é ou o que faz e quem faz.
    Eu se fosse ao Paulo Bento já me tinha pirado daquele lodo.

    ResponderEliminar
  18. Temos o plantel mais fraquinho da história do Sporting..Jogadores como abel pedro silva grimi andre marques caicedo angulo djalo postiga pereirinha adrien não têm lugar em qualquer equipa da primeira liga..Digo mais com este plantel não há treinador nenhum que queira casar com este plantel.Só não vê quem não quer..Agora de quem é a culpa não sei mas de certeza que não é dos adeptos..

    ResponderEliminar
  19. Caro, LdA, parabéns. Ficas a dever as bejecas... Vou por no livrinho, para não me esquecer!

    ResponderEliminar
  20. Já agora, quanto às estatisticas de ROC, em 79/80 começou o Prof. Rodrigues Dias que perto do final da 1ª volta foi substituido por Fernando Mendes (apos uma derrota na Luz). Fomos campeões!

    ResponderEliminar
  21. E quanto ao que o renato diz, também não é verdade. É um plantel que sendo fraco ao nivel das alternativas ao melhor 11 e tendo muma grande deficiencia nas laterais da defesa, não é tão fraco como querem fazer crer que é. Nem pouco mais ou menos. Comparem com a equipa de 1999/2000...

    Pereirinha, Djalo, Postiga, Polga, etc são fracos? Pois, o Varela também era...Concordo que são jogadores que com Bento não evoluiram, nem vão evoluir, mas essa é outra questão...

    De qualquer modo, essa questão do plantel ser fraco (tem algumas fragilidades sim, mas isso é muito diferente)é a ideia que interessa passar até à exaustão para justificar tudo e mais alguma coisa. E no Sporting não se querem pessoas que pensem pela sua cabeça, portanto, vamos lá todos repetir a uma só voz "o plantel é muito fraco, sim, Bettencourt, Senhor, já estou a ver a Luz. Obrigado por me iluminares, Senhor"

    ResponderEliminar
  22. Dina:
    É sempre uma alegria ser do Sporting, em qualquer altura, em qualquer circunstância. É desde logo uma bênção, porque podia não o ser ou ser outra coisa qualquer... Mas acima de tudo um enorme orgulho de pertencer a uma família desportiva que é um exemplo de valores e um enorme lema de vida: honra, dedicação devoção e glória. É batido, estafado? Até pode ser, mas é de valor incontestável.


    Muito bem dito!! Por isso mesmo acredito que ainda vamos ter muitas alegrias, esta fase é terrível mas melhores dias virão...acredito que sim!!
    Uma grande amiga minha e uma daquelas sportinguistas que nunca desanima (sim existem...não sei como o fazem mas lá conseguem!!) escreveu um dia algo que me parece ser uma declaração de amor incondicional a este clube, difícil de bater:

    Joguem como jogarem...
    ...ganhem ou, nem por isso, num dia bom ou, menos bom, vou sempre:
    - torcer por eles;
    - vibrar com eles;
    - sofrer por, e com eles!

    E também vou sempre:
    - delirar com as conquistas;
    - defendê-los nas derrotas;
    - comemorar as vitórias!


    Acho que apesar das críticas que por vezes fazemos às pessoas que neste momento são assalariados deste clube...todos nós temos um orgulho imenso por sermos SPORTINGUISTAS porque as pessoas passam mas o SPORTING permanece!!!

    ResponderEliminar
  23. JG:
    Com todo o gosto. Acho que, - e isto é só uma suspeita - o Hugo e o JVL que me precederam, querem muito, mas muito mesmo, dar o exemplo. Quem sabe em breve...
    Gd Abraço e obrigado.

    ResponderEliminar
  24. Mister LdA:

    Chego tarde mas ainda a tempo de desejar-te os Parabéns.

    É como diz a canção: "...Muitas felicidades, muitos anos de vida!..." e muita saúde para viveres em pleno o nosso Sporting, acrescento eu. :)

    Abraço.

    ResponderEliminar
  25. Virgilio:
    Era para ter passado despercebido, mas o LMGM pelos vistos possui fontes de informação que deitaram por terra a estratégia silenciosa. Cuidado com a malta do Centro...
    Abraço e obrigado.

    ResponderEliminar
  26. Polga está velho. Postiga não me lembro de ele marcar um golo para ponta de lança talvez no paços de ferreira.djaló não sabe dominar um bola e talvez para correr cem metros fosse útil..pereirinha nunca mais evoluiu e sendo assim é despensável..Ainda falta o caneira que só lá anda a mamar. Bem diz o derlei esse sim fazia ainda uma época em vez desse tosco caicedo..O PB tém feito milagres e o derlei como eu sabe daquilo que fala..Continuo na minha o plantel do Sporting é dos mais fraquinhos da primeira liga..E a equipa técnica tém culpa como os dirigentes..Há jogadores que até vinham de borla entre aspas para o nosso Sporting..Hugo viana e varela..em vez de angulos ou caicedos..

    ResponderEliminar
  27. E digo mais apesar de ver que o ciclo PB acabou sou da opinião de o manter até ao fim da época pois se trocarmos agora de treinador vamos lutar para não descer..Venha quem vier não vai fazer milagres porque mais uma vez vou repetir..O plantel do Sporting é dos mais fraquinhos da primeira liga..È a minha opinião e de muitos sportinguistas que vivem aqui nesta zona..

    ResponderEliminar
  28. Parabéns, leao! Faças muitos!

    Toma lá uma prenda no género das com que me costumas brindar de há uns meses para cá! ;)

    http://www.youtube.com/watch?v=U2zOoo5nK-Q

    ResponderEliminar
  29. LdA

    Só cheguei agora, em que já é dia 5, mas mesmo assim:

    Muitos parabens.

    ResponderEliminar
  30. LDA

    Parabéns atrasados & que contes muitos.

    ResponderEliminar
  31. O coitado do PB bem grita para dentro de campo...mas "é grupe",

    Bem...tive que ler 2 vezes para ver se era verdade....aquilo que PB é no banco é tudo menos isso. Gritar? Só o sabe fazer quando chega (de quando em quando) à vantagem. Pede logo para recuarmos e lá sofremos um golo. Jogar sempre da mesma maneira e armar sempre a equipa da mesma forma não me parece de um treinador inteligente. Depois há as teimosias e os erros de palmatoria do treinador. Quando toda a gente diz que é dificil fazer melhor eu digo claramente.....dificil é fazer pior que isto!

    SL

    ResponderEliminar
  32. Leão de Alvalade,

    um abraço de parabéns.

    sobre o ROC: terás reparado que há uns dias escrevi sobre ele no 442, depois de o ouvir dizer no Trio que o Sporting tinha 5 jogadores muito bons, 5 bons e 15 do nível da União de Leiria.

    Esta semana repetiu a graça, com outros números: 6 muito bons, 6 bons, 12 razoáveis.

    Pergunto-me onde quer chegar com isto.

    Renato (e o resto da malta que insiste na falta de qualidade do plantel):

    saberás tu qual a dupla atacante do FC Porto quando venceu a Taça UEFA?

    Uma pista: já vestiram ambos a camisola do Sporting.

    É muito fácil escrever ideias feitas. O pior é sustentá-las com a realidade.

    ResponderEliminar
  33. kova,

    O problema é que esta ideia, assim como a dos 6 milhões, começa a ficar enraízada.

    ResponderEliminar
  34. kovacevic:
    Obrigado. Claro que li, sou um dos muitos "442addicted". A propósito do valor da equipa realço mais uma pertinente observação do PLF desde a BancadaNova:

    Sporting - Internazionale, 12.09.2006, em que o Sporting saiu vencedor, alinharam as seguintes formações:

    Sporting - Ricardo; A78, T13, AP4 e MC12; MV24, JM28, Nani e Romagnoli; YD20 e L31.

    Internazionale - Toldo; Maicon, Córdoba, Walter Samuel e Fabio Grosso; Dacourt, Vieira e Stankovic; Figo; Ibrahimovic e Adriano.

    Sporting - AS Roma, 07.11.2007, em que o Sporting jogou uma das suas melhores partidas da era-Bento, jogaram os seguintes jogadores:

    Sporting - T16; A78, T13, AP4 e Ronny; MV24, JM28, MI7 e Romagnoli; YD20 e L31.

    AS Roma - Doni; Cicinho, Mexes, Juan e Cassetti; De Rossi, Pizarro e Perrota; Giuly, Mancini e Vucinic.

    Quase 3 anos depois querem fazer-nos crer que estes jogadores são maus, ou que são piores do que quando tinham menos jogos nas pernas, menos experiência internacional, menos maturidade

    ResponderEliminar
  35. LdA

    Lamentavelmente deixei passar em claro o teu aniversario.

    PARABENS LEÃO!!!!!

    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)