Sem punhos de renda
Curiosamente os jogadores assumem que são culpados. Paulo Bento também assume que é culpado, embora peça que “outros” admitam igualmente as suas responsabilidades. O presidente, esse, não tem culpa nenhuma.
E não tem culpa nenhuma, pensa ele, porque não fez nada. Pois está certo nisso: não fez nada. Por outro lado, é precisamente por isso que é o principal culpado: porque não fez nada – e porque continua, todos os dias, a não fazer nada. Repito: o principal culpado – não José Roquette, não Dias da Cunha, não Filipe Soares Franco, mas sim o próprio José Eduardo Bettencourt.
O processo eleitoral foi mal gerido, sim. As eleições caíram em cima da nova época – já não havia tempo para mudar tudo e começar de novo. Escudado nessa ideia, porém, Bettencourt não mudou nada. Tinha uma oportunidade de ouro: podia ter contratado um treinador com um mínimo de condições e anunciado que se iriam viver novos tempos, com nova filosofia (e que, portanto, esta época seria de transição).
Não o fez. Manteve em absoluto a filosofia que já tão maus resultados dera – e, afinal, a época está a ser transição na mesma, mas para fora do lote dos clubes grandes. Isto em cinco meses apenas. Nem Jorge Gonçalves, nem Sousa Cintra (nem sequer, antes deles, João Rocha ou Amado de Freitas): ninguém fora tão longe. Ninguém conseguira antes excluir tão clara e rapidamente o Sporting da disputa com o FC Porto e o Benfica.
Senhor presidente, pede-lho um ignorante (eu, um tipo que até para preencher o IRS precisa de ajuda e que, portanto, não percebe nada de gestão nem de acções nem de valores mobiliários obrigatoriamente convertíveis): tenha a coragem de dizer aos sócios do Sporting que o verdadeiro lugar deste clube centenário, para si, é entre os candidatos à Liga Europa.
A não ser que o senhor nem sequer o tenha percebido ainda. Não me admira: desde o início que um ignorante como eu, analfabeto em matérias de gestão (mas não em matérias de natureza humana, senhor presidente, não em matérias de natureza humana), vem percebendo muito antes de si o que se vai passar a seguir (basta ir às crónicas que aqui venho publicando desde Maio).
Portanto, diz-lho este ignorante: é esse o caminho em que seguimos. E, entretanto, pede-lhe também: assuma que se enganou neste novo projecto de vida, peça humildemente desculpa e saia de mansinho, que por enquanto ainda o aceitam de volta na banca. E, se não quiser pedir desculpa (que diabo, mesmo que não queira dizer nada), saia na mesma.
Se sair agora, os sportinguistas hão-de esquecer-se de si, mais cedo ou mais tarde. Se não, hão-de recordá-lo como uma espécie de sétima praga do Apocalipse: aquela que finaliza o trabalho – que acaba de vez com o pouco que resta de colheitas e de água, de esperança e de vida. E essa recordação, sim, durará “forever”.
Não fez nada ?? Bolas... que injustiça! Então vcs acham que é facil dizer tanta parvoice em tão pouco tempo ?
ResponderEliminarA proposito, excelente artigo!!
ResponderEliminarDemolidor, mas...é este o cenário. Sem tirar nem por!
ResponderEliminarNunca um fez tanto mal a tantos. JEB consegue o milagre de inverter por completo a celebre expressão de Churchill!
Pela dinâmica que leva, será muito difícil fazer pior.
ResponderEliminarSe a corja está identificada,JEB que venha dizer ao sócios e adeptos quem são,enquanto não existir nomes e caras de quem pelos vistos mina o SCP por dentro,os culpados serão sempre quem dá a cara.
ResponderEliminarPS:Ontem ficou mais uma grande penalidade por marcar,mais uma,já na 3ª feira em Guimarães anularam-nos um golo limpo.
Apesar não estarmos a jogar nada,o velhinho sistema mesmo assim não nos larga da mão.
Que eu saiba, Paulo Bento não tem uma pistola apontada a alguém.
ResponderEliminarAbandonar o cargo em tempo de crise? Caso ele faça isso, quando chegar a casa tem problemas lá com a Maria.
Honra? Isso era no tempo da outra senhora. Os tempos são outros.
A culpa é de quem o mantém. A culpa é do senhor que dispara em todos os sentidos mas nunca olha para a própria casa.
Eu não estou assustado com o paulo bento no comando da equipa de futebol.
Pois é mais uma época perdida. Estou assustado, é com esta espécie de líder que temos a frente.
Uma mistura de Mussolini-Batatinha-Porreiraço-Amigalhaço-Simpático.
Mas alguma vez vou apoiar alguém, apenas pela aparência, pois ideias não existem.
Debater ideias? Mas que maçada|
Olha! tem um cabelo bonito, vamos votar nele.
Agora estamos a tirar os dividendos dessa escolha.
Outro dia, falou-se que alguem está a minar o trabalho de JEB. Gostava de saber onde está esse herói (de terrorista não tem nada). Faço já uma estátua em sua homenagem.
Um presidente que divide sportinguistas e sempre que abre a boca só sai asneira.
Até o Professor Moniz Pereira, conseguiu dar uma de: "até tu, Brutus, meu filho"
Espero que abdiques bem rapidinho, ou te tirem do poleiro da mesma forma como entraste.
Espero estar muito mas muito errado. Mas conseguimos eleger um presidente para matar a nossa paixão de vez.
" - Ah, mas não o deixam trabalhar coitado"; " - Não tem serenidade nenhuma"
Porra, se não aguenta a pressão para estar a frente do Sporting Clube de Portugal, que raio está lá a fazer?
ou seja, cada vez, cada ano, que o Sporting não for campeão só temos que correr com o presidente.
ResponderEliminarboa solução para a crise, sim senhor.
40PostasPescada
Deixem a equipa trabalhar e apoiem como adeptos que são (deviam ser). Eu como sportinguista tenho pena de ver a desunião que reina no nosso clube. o Sporting só será grande como os maiores da europa quando tiver os 3 milhões de adeptos a torcer pelo Clube, indepentemente dos seus orgãos sociais, até porque neste caso o Presidente (ainda) merece credibilidade; foi a votos e venceu. Deve ser escrutinado pelos sócios, mas não se devem fazer juízos finais ao fim de 3 meses. Portanto, se vocês querem continuar na "oposição" a minha opinião é que, democraticamente, se apresentem aos sócios como alternativa. Senão vão ser considerados como anti-democratas e anti-sportinguistas.
ResponderEliminarMas não podemos continuar assim sem ganhar..Alguém é responsável..Não se pode ter jogadores que nem no casa pia têem lugar..O nosso plantel é muito fraquinho com meia dúzia de bons jogadores..Volto a referir que a preparação fisica é uma lástima pois a equipa não pressiona os noventa minutos..Por isso tém que haver mudanças pois pior que isto não pode haver..Empatar em casa com equipas como o maritimo e belenenses não pode acontecer..
ResponderEliminarVejam a lata do cabrão do MilHomens, que por acaso até é do Benfica, não lhe chegando ser Administrador da SAD, tem uma empresa que presta serviços ao clube, contratando jovens do FMH onde é professor, pagando-lhes uma ninharia, cobrando depois balúrdios ao clube. Do que esta gente se lembra para chular o clube.
ResponderEliminarÉ necessário denunciar esta cambada !
Isto só lá vai com tiros!!
Bom, eu sp fui fã da clarividencia do Joel Neto. É um raros cronistas não alinhados com a estratégia do poder (a par do Daniel oliveira no Record). Este artigo é dos tais que invejo por uma razão: gostava de ter sido eu a escrevê-lo. Não tendo sido resta-me fazer (como o LMGM disse há pc tempo), o melhor elogio possível: subscrevê-lo na integra!
ResponderEliminar4 meses depois do presidente ser eleito com 90% dos votos pedem vocês a demissão do mesmo???
ResponderEliminarNão concordo!!! Querem estabilidade vocês? depois vinha outro e passado 4 meses rua com ele e sempre assim.
Eleições mal geridas, esta é mesmo para rir. Eleições marcadas com mais de 6 meses de antecedência.
Somente um Nome - Paulo Pereira Cristovao.
ResponderEliminarEste homem vai ser o Vale e Azevedo do Sporting...
ResponderEliminar