O elevador da Glória
O Sporting passa por um sentimento similar com a saída de Paulo Bento, seja qual for o sentimento individual de cada um é pacífico dizer que nenhum Sportinguista ficou indiferente à sua saída, ainda bem, penso que aquilo que mais desgosto daria ao Paulo era ter sido só mais um que passou por cá, uma nota de rodapé, foram muitos anos de trabalho e de partilha com o Sporting, gerou amores e ódios e ficou a faltar vencer um campeonato como treinador principal. Para já como legado ao seu sucessor deixa um clube que nos últimos dez anos subiu muito os seus patamares de exigência, a derrota já não é um lugar vulgar em Alvalade quem nos quer vencer tem de fazer uso de todas as suas armas e o passo que falta para vencer regularmente é hoje menor.
Entra aqui o novo personagem, Carlos Carvalhal, aquele que daqui a três episódios já atirou Paulo Bento para as calendas gregas e será o novo centro de todas as conversas, de todas as discussões e criticas. O momento não podia ser mais favorável para ele, tem toda a preparação académica necessária para a função, tem histórico de jogador de campo, tem o corpo coberto de cicatrizes de treinador, foi besta e bestial.
Entra agora inesperadamente no local em Portugal onde o seu conceito de treino e de futebol melhor pode ser apreciado e aproveitado, a Academia Sporting, e arrisco repetir no melhor momento, a equipa está de rastos e isso facilita muito o trabalho de alguém que ninguém conhece, todos querem experimentar algo novo, diferente, todos estão disponíveis para mudanças, todos querem sair da crise e aceitam que os métodos anteriores estão esgotados.
Mesmo toda a estrutura de formação que o Sporting construiu está já amadurecida, a geração do ano passado já não foi obrigada a ser atirada às feras sem estágio profissional e eu acredito que jogadores como, Rosado, André Santos ou Pedro Mendes, vão regressar melhores sem terem de passar por um ano de assobios constates. Mas talvez nem estes tenham de regressar logo após o estágio, há ainda outros com maior traquejo para (re)entrar, Ronny e Gonçalves, por exemplo.
Mas o trabalho de um treinador não é feito só de conhecimento académico se esse fosse o caso aqui pela blogosfera estavam alguns dos melhores treinadores nacionais, grande parte consiste em gerir egos e personalidades, em motivar e criar laços de solidariedade num grupo heterogéneo, em castigar com justiça, em perdoar.
Tenho a convicção que Paulo Bento foi excelente neste trabalho de treinador, a equipa sabe hoje o que é necessário para não perder, onde tem de ir buscar força e solidariedade para reagir à derrota, falta quem lhe ensine a vencer, quem pegue nos alicerces que existem de esforço e dedicação e ponha em funcionamento um elevador para a Glória. Não tenhas receios Carvalhal, atreve-te a vencer.
Daquilo que está por baixo
Até ao que fica no alto
Vão dois carris de metal
Na calçada de basálto
Desde este lugar sem história
Até um lugar na história
Vão apenas dois minutos
No elevador da glória
REFRÃO:
No elevador da glória
No elevador da glória
No elevador da glória
Duma existência banal
Até ás luzes da ribalta
Há dois carris de metal
Desde a baixa á vida alta
Desde o triste anónimato
Desde a ralé e a escória
Até á fama e ao estrelato
Há o elevador da glória
REFRÃO:
No elevador da glória
No elevador da glória
No elevador da glória
LMGM,
ResponderEliminar"Para já como legado ao seu sucessor deixa um clube que nos últimos dez anos subiu muito os seus patamares de exigência, a derrota já não é um lugar vulgar em Alvalade quem nos quer vencer tem de fazer uso de todas as suas armas e o passo que falta para vencer regularmente é hoje menor."
Esse legado não é exclusivo do Paulo Bento. Sei que o sabes mas convém relembrar. É que além dos muitos adeptos do Paulo Bento FC, há ainda quem se esqueça que antes dele, houve treinadores que conquistaram troféus mais importantes e que recolocaram o SCP no mapa do futebol europeu.
Não quero menosprezar a passagem de Paulo Bento pelo SCP, nunca o fiz não seria agora que começaria, mas também não a quero endeusar. Teve 2 bons anos e 2 maus anos; ficou mais tempo do que o que era justificado e merecia. Fim do capítulo, venha o próximo, cuja escolha representou para mim, uma tremenda desilusão e falta de ambição.
Quanto à "repescagem" do Ronny, não concordo. Não acho que o Ronny tenha qualidade para o SCP. Prefiro arriscar num jogador saído da formação, ainda que a necessitar de minutos, a "requentar um prato" que já vimos que não satisfaz.
LMGM, muito boa alegoria em mais um post categórico.
ResponderEliminarAgora, de quem nós precisávamos mesmo era de um Dexter Morgan… q limpasse o sebo aos nojentos criminosos que pululam no futebol português. Isso é que era!
Só de imaginar alguns animalóides dessa fauna, cortados aos bocadinhos dentro dum saco plástico no fundo do Oceano… até começo a salivar, caraças! LOL
SL!
JVL, não limitei a minha avaliação de Paulo Bento no Sporting ao seu consulado como treinador da equipa principal, ele não esteve 4 anos (e três meses) em Alvalade, esteve praticamente 10, e nesses anos ganhou pelo Sporting tudo o que havia para ganhar a nivel nacional.
ResponderEliminarPartilhou um balneário que foi campeão, sabe o que é preciso para o ser, sabe qual é a diferença entre ser 1º ou 2º, e a diferença entre ser 1º ou 4º.
Virgilio, eu queria um Eliot Ness com o seu grupo de intocáveis e o levantamento do sigilo bancário das contas de Al Capone.
LMGM
P.S.- O blogger está parvo... não consigo comentar com o meu perfil.
LMGM,
ResponderEliminarO que ele deixa como legado terá que ser visto como treinador, na minha opinião.
O que ele conquistou como jogador, fê-lo sob a orientação de alguém. Não é porque fez parte de uma equipa que ganhou tudo que deixa esse legado; o único legado que um jogador deixa, é quando se torna bastante difícil substituí-lo - não foi o seu caso - porque de resto, não vejo as coisas por esse prisma.
Jvl, o legado que falo é todo o clube não a equipa, Carvalhal recebe na minha opinião, um clube melhor preparado para vencer do que aquele que existia quando Paulo Bento entrou no Sporting há dez anos, os méritos são de muitas pessoas das quais fez parte Paulo Bento que teve diferentes funções e em todas com méritos e defeitos teve sucesso.
ResponderEliminarNão o teve sozinho e muito do que de bom existe nem tem nada que ver com o seu trabalho ou acção, o treinador neste caso só beneficia ou não de toda a estrutura que existe à sua volta.
LMGM
LMGM,
ResponderEliminarÉ que quando li, fiquei com a impressão que o mérito teria sido do Paulo Bento. Concordo com o teu comentário das 16:18, obviamente.
Ainda assim, acho que a estrutura devia ser ainda melhor do que é. Estes últimos tempos têm mostrado que afinal, há ainda muito trabalho a ser feito no que ao departamento de futebol diz respeito.
Compara, por exemplo, a actuação deste com o de andebol. Parece-me que no futebol, andam à deriva, sem qualquer capacidade de prever, agir ou precaver. É tudo feito aos repelões, como era o futebol da equipa.
LMGM:
ResponderEliminarElliot Ness e os 'Intocáveis?... Wake up, man! Estamos em Portugal e em pleno Sec. XXI. É para erradicar definitivamente os manfios asquerosos ou é para andarem por cá eternamente a encher farinheiras em conluio com a (in)justiça tuga?
Go Dex, go! Caths, caths, kill, kill... (Busca, busca, mata, mata...) ;)
só acerca do CSI, não é bem off topic mas quase...
ResponderEliminarna semana após a saída do grissom do csi na semana a seguir perderam 7 milhoes de viewers.
SL
PTM, nada off topic, ouvi dizer que com a saida de Paulo Bento vão regressar uns 10.000 sócios que se tinham afastado por causa dele.
ResponderEliminarNão vale contar com o jogo da equipa de Belém, sim aquela onde mora o Jesus.
LMGM
desculpem lá o mau portugues mas estou a fazer 3 coisas ao mesmo tempo, o melhor é parar...
ResponderEliminarpois quando o actor é canastrão o pessoal é capaz de voltar só para ver se o bigode do outro não é tão falso
LMGM:
ResponderEliminarESpero que CC nos faça entrar no elevador da glória no sentindo ascendente...
Julgo que PB durará mais de 2 ou 3 semanas. A sua passagem foi marcante, atrever-me-ia a dizer até fracturante. Se ganharmos quem não gostava dele vai perguntar como não mudamos mais cedo e o contrario dirão aqueles que o adoravam ou simplesmente gostavam dele.
Concordo com o diagnóstico feito ao momento e oportunidade da entrada de CC mas sabemos que o sucesso não depende apenas dele, mas de um encadeamento de esforços e da sorte, sempre indispensável.
Permite-me uma nota sobre os míudos. Os citados e os que também o podiam ser. É verdade que se assobia por tudo e por nada, especialmente os miudos da casa. Gostava só de perguntar se não seria melhor apostar neles do que em valores duvidosos. P. ex. qd vejo o desacerto do André Marques e me apetece mandá-lo a baixo de Braga, logo me lembro do Grimi e...
E, seguindo na mesma linha, não me parece muito proveitoso servir de barriga de aluguer de jogadores que só têm como fito o Campeonato do Mundo. Gostava que viessem também com respeito à instituição Sporting, sabendo o quanto precisamos de empenho e dedicação. Quaresma e Danny: os bons jogadores ajudam a fazer boas equipas...
Está a haver uma campanha contra o CC por parte do correio da manhã e record. Hoje dizem que o CC foi a quarta escolha pois até o aragonés foi convidado e disse que não..A diferênça para o quatro dedos feito por estes dois jornais é que enquanto um é a quarta escolha o outro quatro dedos tém meio mundo atrás dele..Por isso gostava que o CC triunfasse e entrasse no elevador da glória..Fui apoiante do PB mas hoje reconheço que ele deu cabo do nosso Sporting com a sua teimosia preferir angulos e caicedos em vez de hugo viana e varela..mas quem é o PB para dizer que estes dois jogadores não encaixavam no sistema dele..??
ResponderEliminar