quinta-feira, 19 de novembro de 2009

O elevador da Glória

“Gil” Grissom, o herói principal, o líder da equipa que me diverte na série norte americana CSI Las Vegas despediu-se na passada terça-feira. O personagem interpretado por William Petersen era o meu favorito a sua actuação trazia calma e harmonia a uma série que se desenrola numa das cidades mais belas e absurdas do mundo, era a personificação do anti-herói um entomologista meio surdo que lidera um laboratório criminal forense. A sensação após a sua saída é de vazio, ninguém vai conseguir fazer esquecer “Gil” Grissom, conhecendo a indústria americana de espectáculo, daqui a três episódios já ninguém se lembra dele…

O Sporting passa por um sentimento similar com a saída de Paulo Bento, seja qual for o sentimento individual de cada um é pacífico dizer que nenhum Sportinguista ficou indiferente à sua saída, ainda bem, penso que aquilo que mais desgosto daria ao Paulo era ter sido só mais um que passou por cá, uma nota de rodapé, foram muitos anos de trabalho e de partilha com o Sporting, gerou amores e ódios e ficou a faltar vencer um campeonato como treinador principal. Para já como legado ao seu sucessor deixa um clube que nos últimos dez anos subiu muito os seus patamares de exigência, a derrota já não é um lugar vulgar em Alvalade quem nos quer vencer tem de fazer uso de todas as suas armas e o passo que falta para vencer regularmente é hoje menor.

Entra aqui o novo personagem, Carlos Carvalhal, aquele que daqui a três episódios já atirou Paulo Bento para as calendas gregas e será o novo centro de todas as conversas, de todas as discussões e criticas. O momento não podia ser mais favorável para ele, tem toda a preparação académica necessária para a função, tem histórico de jogador de campo, tem o corpo coberto de cicatrizes de treinador, foi besta e bestial.

Entra agora inesperadamente no local em Portugal onde o seu conceito de treino e de futebol melhor pode ser apreciado e aproveitado, a Academia Sporting, e arrisco repetir no melhor momento, a equipa está de rastos e isso facilita muito o trabalho de alguém que ninguém conhece, todos querem experimentar algo novo, diferente, todos estão disponíveis para mudanças, todos querem sair da crise e aceitam que os métodos anteriores estão esgotados.

Mesmo toda a estrutura de formação que o Sporting construiu está já amadurecida, a geração do ano passado já não foi obrigada a ser atirada às feras sem estágio profissional e eu acredito que jogadores como, Rosado, André Santos ou Pedro Mendes, vão regressar melhores sem terem de passar por um ano de assobios constates. Mas talvez nem estes tenham de regressar logo após o estágio, há ainda outros com maior traquejo para (re)entrar, Ronny e Gonçalves, por exemplo.

Mas o trabalho de um treinador não é feito só de conhecimento académico se esse fosse o caso aqui pela blogosfera estavam alguns dos melhores treinadores nacionais, grande parte consiste em gerir egos e personalidades, em motivar e criar laços de solidariedade num grupo heterogéneo, em castigar com justiça, em perdoar.

Tenho a convicção que Paulo Bento foi excelente neste trabalho de treinador, a equipa sabe hoje o que é necessário para não perder, onde tem de ir buscar força e solidariedade para reagir à derrota, falta quem lhe ensine a vencer, quem pegue nos alicerces que existem de esforço e dedicação e ponha em funcionamento um elevador para a Glória. Não tenhas receios Carvalhal, atreve-te a vencer.

video

Daquilo que está por baixo

Até ao que fica no alto

Vão dois carris de metal

Na calçada de basálto

Desde este lugar sem história

Até um lugar na história

Vão apenas dois minutos

No elevador da glória

REFRÃO:

No elevador da glória

No elevador da glória

No elevador da glória

Duma existência banal

Até ás luzes da ribalta

Há dois carris de metal

Desde a baixa á vida alta

Desde o triste anónimato

Desde a ralé e a escória

Até á fama e ao estrelato

Há o elevador da glória

REFRÃO:

No elevador da glória

No elevador da glória

No elevador da glória

12 comentários:

  1. LMGM,

    "Para já como legado ao seu sucessor deixa um clube que nos últimos dez anos subiu muito os seus patamares de exigência, a derrota já não é um lugar vulgar em Alvalade quem nos quer vencer tem de fazer uso de todas as suas armas e o passo que falta para vencer regularmente é hoje menor."

    Esse legado não é exclusivo do Paulo Bento. Sei que o sabes mas convém relembrar. É que além dos muitos adeptos do Paulo Bento FC, há ainda quem se esqueça que antes dele, houve treinadores que conquistaram troféus mais importantes e que recolocaram o SCP no mapa do futebol europeu.
    Não quero menosprezar a passagem de Paulo Bento pelo SCP, nunca o fiz não seria agora que começaria, mas também não a quero endeusar. Teve 2 bons anos e 2 maus anos; ficou mais tempo do que o que era justificado e merecia. Fim do capítulo, venha o próximo, cuja escolha representou para mim, uma tremenda desilusão e falta de ambição.

    Quanto à "repescagem" do Ronny, não concordo. Não acho que o Ronny tenha qualidade para o SCP. Prefiro arriscar num jogador saído da formação, ainda que a necessitar de minutos, a "requentar um prato" que já vimos que não satisfaz.

    ResponderEliminar
  2. LMGM, muito boa alegoria em mais um post categórico.

    Agora, de quem nós precisávamos mesmo era de um Dexter Morgan… q limpasse o sebo aos nojentos criminosos que pululam no futebol português. Isso é que era!

    Só de imaginar alguns animalóides dessa fauna, cortados aos bocadinhos dentro dum saco plástico no fundo do Oceano… até começo a salivar, caraças! LOL


    SL!

    ResponderEliminar
  3. JVL, não limitei a minha avaliação de Paulo Bento no Sporting ao seu consulado como treinador da equipa principal, ele não esteve 4 anos (e três meses) em Alvalade, esteve praticamente 10, e nesses anos ganhou pelo Sporting tudo o que havia para ganhar a nivel nacional.

    Partilhou um balneário que foi campeão, sabe o que é preciso para o ser, sabe qual é a diferença entre ser 1º ou 2º, e a diferença entre ser 1º ou 4º.

    Virgilio, eu queria um Eliot Ness com o seu grupo de intocáveis e o levantamento do sigilo bancário das contas de Al Capone.

    LMGM

    P.S.- O blogger está parvo... não consigo comentar com o meu perfil.

    ResponderEliminar
  4. LMGM,

    O que ele deixa como legado terá que ser visto como treinador, na minha opinião.
    O que ele conquistou como jogador, fê-lo sob a orientação de alguém. Não é porque fez parte de uma equipa que ganhou tudo que deixa esse legado; o único legado que um jogador deixa, é quando se torna bastante difícil substituí-lo - não foi o seu caso - porque de resto, não vejo as coisas por esse prisma.

    ResponderEliminar
  5. Jvl, o legado que falo é todo o clube não a equipa, Carvalhal recebe na minha opinião, um clube melhor preparado para vencer do que aquele que existia quando Paulo Bento entrou no Sporting há dez anos, os méritos são de muitas pessoas das quais fez parte Paulo Bento que teve diferentes funções e em todas com méritos e defeitos teve sucesso.

    Não o teve sozinho e muito do que de bom existe nem tem nada que ver com o seu trabalho ou acção, o treinador neste caso só beneficia ou não de toda a estrutura que existe à sua volta.

    LMGM

    ResponderEliminar
  6. LMGM,

    É que quando li, fiquei com a impressão que o mérito teria sido do Paulo Bento. Concordo com o teu comentário das 16:18, obviamente.
    Ainda assim, acho que a estrutura devia ser ainda melhor do que é. Estes últimos tempos têm mostrado que afinal, há ainda muito trabalho a ser feito no que ao departamento de futebol diz respeito.
    Compara, por exemplo, a actuação deste com o de andebol. Parece-me que no futebol, andam à deriva, sem qualquer capacidade de prever, agir ou precaver. É tudo feito aos repelões, como era o futebol da equipa.

    ResponderEliminar
  7. LMGM:

    Elliot Ness e os 'Intocáveis?... Wake up, man! Estamos em Portugal e em pleno Sec. XXI. É para erradicar definitivamente os manfios asquerosos ou é para andarem por cá eternamente a encher farinheiras em conluio com a (in)justiça tuga?

    Go Dex, go! Caths, caths, kill, kill... (Busca, busca, mata, mata...) ;)

    ResponderEliminar
  8. só acerca do CSI, não é bem off topic mas quase...

    na semana após a saída do grissom do csi na semana a seguir perderam 7 milhoes de viewers.


    SL

    ResponderEliminar
  9. PTM, nada off topic, ouvi dizer que com a saida de Paulo Bento vão regressar uns 10.000 sócios que se tinham afastado por causa dele.

    Não vale contar com o jogo da equipa de Belém, sim aquela onde mora o Jesus.

    LMGM

    ResponderEliminar
  10. desculpem lá o mau portugues mas estou a fazer 3 coisas ao mesmo tempo, o melhor é parar...

    pois quando o actor é canastrão o pessoal é capaz de voltar só para ver se o bigode do outro não é tão falso

    ResponderEliminar
  11. LMGM:
    ESpero que CC nos faça entrar no elevador da glória no sentindo ascendente...

    Julgo que PB durará mais de 2 ou 3 semanas. A sua passagem foi marcante, atrever-me-ia a dizer até fracturante. Se ganharmos quem não gostava dele vai perguntar como não mudamos mais cedo e o contrario dirão aqueles que o adoravam ou simplesmente gostavam dele.

    Concordo com o diagnóstico feito ao momento e oportunidade da entrada de CC mas sabemos que o sucesso não depende apenas dele, mas de um encadeamento de esforços e da sorte, sempre indispensável.

    Permite-me uma nota sobre os míudos. Os citados e os que também o podiam ser. É verdade que se assobia por tudo e por nada, especialmente os miudos da casa. Gostava só de perguntar se não seria melhor apostar neles do que em valores duvidosos. P. ex. qd vejo o desacerto do André Marques e me apetece mandá-lo a baixo de Braga, logo me lembro do Grimi e...

    E, seguindo na mesma linha, não me parece muito proveitoso servir de barriga de aluguer de jogadores que só têm como fito o Campeonato do Mundo. Gostava que viessem também com respeito à instituição Sporting, sabendo o quanto precisamos de empenho e dedicação. Quaresma e Danny: os bons jogadores ajudam a fazer boas equipas...

    ResponderEliminar
  12. Está a haver uma campanha contra o CC por parte do correio da manhã e record. Hoje dizem que o CC foi a quarta escolha pois até o aragonés foi convidado e disse que não..A diferênça para o quatro dedos feito por estes dois jornais é que enquanto um é a quarta escolha o outro quatro dedos tém meio mundo atrás dele..Por isso gostava que o CC triunfasse e entrasse no elevador da glória..Fui apoiante do PB mas hoje reconheço que ele deu cabo do nosso Sporting com a sua teimosia preferir angulos e caicedos em vez de hugo viana e varela..mas quem é o PB para dizer que estes dois jogadores não encaixavam no sistema dele..??

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)