quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Pelo amor à camisola


Tenho de começar por agradecer o convite, e dizer quanto me sinto honrado por ter sido escolhido para dar a minha opinião nesta semana de reflexão sobre o momento do Sporting, brilhante iniciativa do "A Norte".

Desde que me conheço que sou Sportinguista, e desde que tive os meus tostões que sou sócio do Sporting Clube de Portugal. No nosso Clube fui atleta, de duas modalidades, durante cerca de 20 anos, e treinador duas épocas. Devido ao meu passado desportivo também fui dirigente desportivo durante cerca de oito anos, num clube de modalidade única, na terra onde vivo há mais de quinze anos.

Tentando encontrar explicação para o actual estado do nosso clube, considero que a falta de cultura (vivência) desportiva de quem nos últimos anos tem dirigido o Sporting, é uma das principais razões.

Com Gonçalves e Cintra, ao lado de alguns Sportinguistas que tinham passado no dirigismo, chegou uma maioria que não tinha qualquer conhecimento do que era o meio desportivo. Com Roquette vieram os "gestores". Uma plêiade de accionistas, ou de altos cargos, de grandes empresas, sem praticamente qualquer conhecimento do meio desportivo, totalmente ignorantes de como se deviam mover na lama que é o desporto em Portugal, e que não se souberam rodear de gente com mais anos de tarimba. Como me dizia alguém: gestor é gestor, gere em qualquer actividade tanto faz ser uma fábrica de parafusos, um banco, ou um clube. Como hoje deve estar convencido que não é bem assim...

Quem viveu no meio desportivo sabe que é por detrás da cortina que se conseguem muitas vitórias. A maioria das vitórias em Portugal consegue-se nos "golpes baixos". Para se conseguir bons jogadores, futebolistas ou outros, temos de estar sempre um passo à frente dos outros. E não chega ter bons jogadores e bons treinadores para ganhar.

O Sporting tem perdido ao longo dos anos a sua influência nos diversos órgãos dirigentes do desporto nacional.

Todos sabemos que determinados lugares na hierarquia desportiva resolvem títulos. No futebol dou dois exemplos recentes:
-No denominado campeonato da Liga-ano-APAF, já dando de barato Paratty e Associados, como foi autorizado o Estoril a mudar-se para o Algarve, e como o que seria campeão defrontou equipas pequenas do Norte em campos (maiores) emprestados.
-Qual foi a primeira decisão dos órgãos da FPF do campeonato da pedrada.
Mas não é só no futebol: ainda há poucos dias no andebol um novo jogador do FCP que trazia um castigo da época passada, viu ser-lhe perdoado o jogo de castigo para poder jogar com o Sporting.

A nossa pureza de comportamento também nos expõe a levarmos umas boas "chapeladas": quantos atletas foram desviados do Sporting já depois de estar tudo combinado, porque nas nossas costas aparece alguém com um maço de notas e dá a volta à cabeça aos atletas, e/ou aos seus pais. Temos uns vizinhos que são especialistas neste tipo de negócio. Conta-se até que nos casos de um jogador de futsal e de um atleta que se mudaram este ano, foi tipo operação relâmpago, não deixando sequer que os atletas saíssem para pensar: está aqui o cheque, assina aqui. Felizmente um segundo jogador de futsal foi mais homem e não se deixou embriagar com o dinheiro à vista.

Outra ajuda importante para o nosso estado de menor entusiasmo vem da comunicação social. Toda a comunicação social desportiva está controlada pelo nosso rival de Lisboa, excepção às redacções situadas no Porto. Se juntarmos a isso a péssima política de comunicação e propaganda instalada no Clube temos de aturar diariamente, hora a hora mesmo, a propaganda de tudo o que é vermelho, desde jogos a treinos, assinaturas de contratos de vedetas e pseudo-vedetas, visitas as escolas, hospitais, tascas, etc., sempre num alto tom de elogio.

Quando os Sportinguistas procuram notícias estas resumem-se aos jogos, ao relatório diário de quem treinou, e apenas aparecem com mais realce intrigas, supostas transferências de saída, mau ambiente no balneário, opiniões de "notáveis" da oposição interna, e tudo o que possa denegrir e espalhar a divisão.

Apesar de não ter votado em JEB, para mim o Presidente do Sporting é, e será sempre, o meu Presidente, e estarei sempre ao seu lado pronto a ajudar em tudo o que puder, mesmo que não concorde com as medidas que ele tome, como por exemplo as propostas que levou à AG.

Gostava muito que ele alterasse a sua forma de estar tomando posições mais duras e falando mais grosso para fora, e continuando a tentar juntar a massa adepta, com um discurso forte e exaltante. Claro, que se a equipa de futebol ajudasse seria tudo muito mais fácil e entusiasmante.

Acabo, enviando um forte abraço de apoio a todos os editores do "A Norte", exigindo que mantenham o nível a que nos vão habituando neste blogue, e pedindo a todos os Sportinguistas que estão a ler estas linhas que tentem esquecer o que nos separa e valorizem o que nos une: o amor pelo Sporting.

VIVA O SPORTING!!!

8
*Texto escrito para o "ANorte" no âmbito "Reflexão Leonina". Com este texto, escrito por um antigo atleta do Sporting, várias vezes campeão nacional, damos por finda a iniciativa que contou com a participação de vários blogues, personalidades e sensibilidades Sportinguistas. O legado resultante deste evento é de todos os que para ele contribuiram, redigindo os artigos ou comentando. Estará disponível na parte superior do blogue a quem interessar.

12 comentários:

  1. 8,

    Em primeiro lugar, fica aqui um abraço e mais uma vez manifesto a minha honra de o ter conhecido no passado jogo em Alvalade.

    Quanto ao texto, escusado será dizer que está excelente a todos os níveis. Efectivamente, nós adeptos devemos manifestar o nosso apoio incondicional ao clube mas diversas jogadas e atitudes que deixaram o SCP a "apanhar-bonés", fizeram-nos perder alguma atitude e paixão. Nesta altura, é tudo uma questão de confiança...

    SL

    ResponderEliminar
  2. Excelente texto. Com o Sporting, sempre!

    Que mais motivação é necessária, quando se joga num dos maiores de Portugal e da Europa?

    Quanto ao resto, todos sabemos o quanto temos tido direcções do clube pouco astuciosas, na maneira de se moverem no mercado e, principalmente, na forma de se relacionarem com os diversos elementos que têm influência nos cargos de decisão do futebol nacional.

    Como podemos relacionar-nos pacificamente com presidentes que tudo têm feito para escamotear a verdade desportiva, inúmeras vezes à custa do Sporting, por exemplo?

    ResponderEliminar
  3. É um texto de uma objectividade impressionante.

    Saliento 2 passagens:

    "Como me dizia alguém: gestor é gestor, gere em qualquer actividade tanto faz ser uma fábrica de parafusos, um banco, ou um clube. Como hoje deve estar convencido que não é bem assim..."

    Este foi o maior factor que levou a que o Clube esteja ao fim de 15 anos de legado "Roquetista" no estado em que está.

    "Outra ajuda importante para o nosso estado de menor entusiasmo vem da comunicação social. Toda a comunicação social desportiva está controlada pelo nosso rival de Lisboa, excepção às redacções situadas no Porto. Se juntarmos a isso a péssima política de comunicação e propaganda instalada no Clube temos de aturar diariamente,..."

    Falta politica de comunicação e de lobbying ao Sporting. Essa falha é gritante e leva a que o clube seja altamente penalizado, não só na gestão do dia a dia e na influencia para aumentar o leque de sportingistas, como no tal penalty que pode ou não ser marcado, porque é "o critério do arbitro". E não tenham duvidas que nessa altura o arbitro vai ter sempre em linha de conta o que as TVs e os jornais vão dizer, a avaliação que vão fazer da sua decisão. E por isso mesmo, muitas vezes acontece o que acontece...

    ResponderEliminar
  4. Gostei do texto, saudo-o como um grande sportinguista que obviamente e; , mas nao entendo o seguinte (e cito):

    "Apesar de não ter votado em JEB, para mim o Presidente do Sporting é, e será sempre, o meu Presidente, e estarei sempre ao seu lado pronto a ajudar em tudo o que puder, mesmo que não concorde com as medidas que ele tome, como por exemplo as propostas que levou à AG.
    Gostava muito que ele alterasse a sua forma de estar tomando posições mais duras e falando mais grosso para fora, e continuando a tentar juntar a massa adepta, com um discurso forte e exaltante"

    Em primeiro lugar, esperar que o JEB mude de forma de estar e' como eu desejar que a minha mulher um dia comece a por a tampa da pasta de dentes depois da escovagem: nunca aconteceu, nao acontece e nunca acontecera'. Ela tem outro atributos, no entanto, que considero futil discutir neste espaco. Quanto aos do JEB enquanto Presidente, nao os vejo. O que me leva ao segundo paragrafo da citacao: Qual e' o discurso forte e exaltante a que se refere? E' aquele das entrevistas ridiculas que deu no Record, Jogo e Bola no mesmo dia? E' aquele que se viu na TVI24? Ou refere-se as baboseiras popularuchas sem sentido (vulgo mentiras) da campanha eleioral - em que pelos vistos nao acreditou, tendo em conta que nao votou nele?

    E' muito bonito encostarmo-nos na imagem de um Presidente-de-todos-nos, e podemos ate pensar que teoricamente e' benefico termos um Sporting unido, independente da criatura que la esteja a comandar. Acho que os alemaes pensaram no mesmo ao terem apoiado Hitler independentemente dos disparates que ele acumulou. Mas a ruptura e' por vezes essencial e neste momento considero que o verdadeiro Sportinguista e' aquele que, atirando uma pedra, consiga acertar no cranio de JEB, com gravidade qb.

    ResponderEliminar
  5. Excelente post.

    Realço a parte que fala sobre a comunicação social. E esta semana tivemos um grande exemplo. Sairam as contas dos porcos, prejuizo de mais de 30 milhões, SAD em falencia técnica, mas sai num dia e no dia seguinte já não se tocou mais no assunto, ao passo que o nosso passivo é constantemente falado nos jornais.

    Concordo também que continuamos uns anjinhos no "sub mundo" do futebol. É um orgulho para nós quando aparecem escutas e nem um nome do Sporting vem à baila. Mas ou arranjamos um reinaldo teles ou um veiga, ou então vamos continuar a ser "comidos" como temos sido até agora.

    SL

    ResponderEliminar
  6. ao passo que o nosso passivo é constantemente falado nos jornais.

    pois e se devemos isso a alguém é a nós em 1º lugar, como muitas vezes aqui tem sido assinalado.

    ResponderEliminar
  7. 8,

    Excelente post. É uma honra poder contar nesta iniciativa com a sua participação.

    Destaco esta passagem porque explica muito do que se passa no Clube, a todos os níveis.

    "Tentando encontrar explicação para o actual estado do nosso clube, considero que a falta de cultura (vivência) desportiva de quem nos últimos anos tem dirigido o Sporting, é uma das principais razões."

    Na altura do Roquette, pretendia trazer-se um pouco mais de razão ao Clube, o que não era prejudicial, mas mantendo viva a paixão. O que se verifica actualmente é que a paixão anda arredada e que passamos 50% do tempo ou mais, a falar de orçamentos, project finances e afins. Ainda por cima num cenário tudo menos idílico.

    Nós temos uma política de comunicação enquanto Clube?!

    Valdemar,

    "Que mais motivação é necessária, quando se joga num dos maiores de Portugal e da Europa?"

    Eu também coloco essa questão muitas vezes. É por isso que me custa ouvir jogadores, mesmo os que acabam de chegar ao plantel principal, apontarem logo outras metas. E aqui defendo uma auto-censura.
    Sabemos que outros Clubes pagam melhor mas evitem este tipo de discurso. Por muito racional que seja e que os ouvintes o sejam também, ninguém gosta de ouvir.

    ResponderEliminar
  8. Esta reflexão leonina que infelizmente não pude acompanhar como era meu desejo, termina com chave de ouro. Desde logo porque estamos perante alguém que sabe o que é o amor à camisola do Sporting. Porque a vestiu e suou diversas vezes e com ela enfrentou obstaculos para a honrar e dignificar. Para mim, apesar de me rever nesta excelente visão que nos é dada do momento do Sporting e do panorama desportivo nacional, o mais importante é enaltecer que enquanto houver leões como os que connosco partilharam esta reflexão, concretamente Leões que conhecem o peso da glória e da mística e regem a sua conduta pelos valores leoninos, o Sporting viverá.

    ResponderEliminar
  9. Caro 8,

    Obrigado por ter enriquecido esta iniciativa do ANorte com um texto lúcido e com informação privilegiada, própria de quem conhece o meio desportivo por dentro. Estou de acordo com a generalidade do conteúdo, mas, na esteira do Raul Cisto, tenho a lamentar a discordância relativamente ao nosso actual dirigismo. Claro que JEB é o meu presidente, porque é o Presidente do Sporting, mas vivo agora um momento inversamente proporcional ao sentido por alguns sportinguistas que conheço, que após a sua eleição se sentiram galvanizados a trabalhar e a querer contribuir para o Clube. Eu continuo empenhado em fazer iniciativas, mas não há dúvida que o permanente clima de caça às bruxas me tira do sério e me quebra por dentro como nenhuma derrota consegue fazer. Hoje não contam comigo em Alvalade, domingo não contam comigo em Vila do Conde, mesmo ao lado de onde vivo. Palavra de terrorista.

    ResponderEliminar
  10. Caríssimo 8:

    É uma honra para mim, poder ler um texto teu, no blogue em que participo, mesmo que de forma modesta.

    É muito importante contar com a opinião sobre o actual momento do nosso querido clube de alguém com o teu historial … Não é que as outras opiniões não contem (contam e muito) mas confesso que para mim a tua tem outra força. Nem sequer consigo imaginar o grau e a mistura de sentimentos quando conseguiste atingir o ceptro de Campeão Nacional pelo SCP. Esse deve ser o desejo mais lindo que qualquer Sportinguista almeja. È a concretização d’ O sonho (de uma vida, desde tenra infância). Se já enquanto adepto sabe tão bem, nem imagino o que será festejar esse feito enquanto atleta! :)

    Quanto ao post queria realçar duas ou três passagens, carregadas de bom senso:

    “Apesar de não ter votado em JEB, para mim o Presidente do Sporting é, e será sempre, o meu Presidente, e estarei sempre ao seu lado pronto a ajudar em tudo o que puder…”

    “Gostava muito que ele alterasse a sua forma de estar tomando posições mais duras e falando mais grosso para fora, e continuando a tentar juntar a massa adepta, com um discurso forte e exaltante”

    “…tentem esquecer o que nos separa e valorizem o que nos une: o amor pelo Sporting”

    Concordo com a tua posição. Eu próprio já entrei em quezílias com outros sportinguistas sobre o comportamento de JEB (e/ou outras situações) e admito que, às vezes, tal é mt difícil de evitar. Mas porra, JEB tb podia ajudar: é q tem abusado e tem efectivamente cometido algumas ‘JEBardices’ contra a UNIÃO q se pretende. Seria bom que, de uma vez, ele alterasse esse comportamento. Para o bem do SCP é bom que reflicta e que não continue a cair nesse erro (que tem acontecido sistematicamente). Oxalá assim se verifique.


    Por fim é importante, ter em atenção as ideias fortes do post:

    - A preferência nojenta da Comunicação Social por uns: os brumelhos e o desprezo para com outros: nós (qd deveria ser isenta)…

    - Os procedimentos nojentos que os nossos adversários praticam na contratação de atletas (parece que já vêm de longa data…).

    - E o jogo nojento de bastidores que tanto nos tem prejudicado nas competições desportivas.

    Convém não esquecer que se hoje estamos na posição difícil em que estamos, muito se deve a esta nojeira pegada a que assistimos desde há muito… Há culpas próprias? Certamente, mas tb há mts factores externos que nos empurraram para aqui. Que não sirva de desculpa, urge corrigir erros internos, mas por vezes, parece-me que estamos tão embrenhados nas nossas discussões internas que nos esquecemos dos nossos inimigos lá de fora.

    Gde abraço e mt obrigado pela tua excelente contribuição.


    PELO SPORTING, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  11. A correr que hoje foi e será dia de andar pela rua, só para agradecer a participação do 8, inventei um novo elogio, pela voz do 8 falou o Sporting e a mim como adepto resta-me aplaudir!

    Obrigado, lá para a noitinha vou tentar comentar algo sobre a substância do post.

    ResponderEliminar
  12. Muito obrigado 8.

    É a minha singela contribuição a grandeza deste post.

    Uma abraço

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)