quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Isto sim, parece-me normal.


O jornal I diz hoje que o e-mail do Sporting – qual deles?… - está cheio de propostas de treinadores estrangeiros. "Antes de me pronunciar sobre essa possibilidade, teria de haver uma conversa prévia em que o clube manifestasse interesse. Vamos aguardar com calma." Quem o diz é Juande Ramos, que assim não rejeita liminarmente a hipótese de se tornar técnico do Sporting, não se podendo dizer que é um desconhecido sem curriculum.

A ideia, repetida até à exaustão, de que ninguém com curriculum quer treinar o Sporting é uma das muitas entradas a pés juntos sobre auto-estima leonina, a merecer cartão vermelho imediato. Não admira que depois andemos curvados, sempre com medo que o pior ainda não é isto, e se encarnice o sentimento de orfandade após a partida de Bento. A não ser que o aceitemos, o Sporting está longe de ser um clube indesejado. O contrário é que me parece anormal.

O nome "Sporting" não é desconhecido. Se méritos houve na manutenção de 4 anos de Paulo Bento foi precisamente ter mudado a ideia de que no Sporting era possível mudar de treinador mais facilmente que de peúgas. A última chicotada psicológica tinha ocorrido com Inácio, da forma atabalhoada que hoje se sabe, há mais de meia década. Se o prestígio internacional não foi reforçado como desejado, as qualificações consecutivas para a Champions e a final da UEFA retiraram-nos do anonimato onde caímos nos anos 80/90. Um clube que tem um plantel composto pela metade de internacionais pelo seu país - alguns deles acumulam experiência de jogos na Champions e UEFA - pode ser visto como uma boa base de trabalho para relançar ou promover uma carreira.

Sou daqueles que, por uma solução de compromisso com uma reestruturação a sério do nosso departamento de futebol, não se importaria de dar o resto da época como meia-perdida, à semelhança do que assenti há 4 anos, com a entrada em Outubro de Paulo Bento. Não significa com isto baixar a fasquia, ou então o sacrifício de Paulo Bento seria sem sentido.

Um treinador do Sporting terá sempre a obrigação de ganhar. Nesta altura, a primeira exigência seria restaurar o orgulho e o prazer de ver jogar a nossa equipa principal, estendendo as bases de trabalho para uma equipa forte e competente para a época seguinte. Essa reconciliação é possível e necessária, o difícil parece ser não melhorar. Assim me dizem o 8º lugar na classificação, 12 golos marcados, 10 golos sofridos, 14 pontos alcançados, com um terço do campeonato desperdiçado.

13 comentários:

  1. peseiro também foi vitima da chicotada...

    ResponderEliminar
  2. Caro Leão de Alvalade,

    Se nos famosos 18 anos de seca com treinadores de 6 em 6 meses havia imensos nomes que queriam vir para Alvalade porque não agora? Esta mentalidade que não temos prestigio na Europa devia ser erradicada de vez da boca dos Sportinguistas.

    Qualquer treinador mundial, conhece o nosso estádio, conhece a nossa Academia, temos ido as competições europeias sempre, temos Cristiano Ronaldo, Figo, Quaresma e outros como embaixadores da nossa formação(não o são formalmente, mas são de outras formas) isto não é ter prestigio, um grande trabalho da nova estrutura que vai gerir o nosso futebol é calar alguns comentadores que só tem denegrido a nossa imagem. Para defender as nossas cores no Trio de Ataque, por exemplo, porque não Mari Jorge, ou Pedro Venancio? Alguém duvida que defenderiam melhor do que rui oliveira e costa?

    ResponderEliminar
  3. Ainda se está para perceber a dimensão do mal que a mentalidade do ROC e companhia causaram ao Sporting e ao seu bom nome.

    Fico chocado todas as 3ªs ao ver como o senhor ROC vê e sente o Clube, o mal que lhe faz semanalmente sem aparentemente se aperceber.

    Até quando o Sporting lhe vai permitir continuar a denegrir o seu bom nome, a sua História e os seus jogadores ?

    Entretanto vai enchendo os bolsos e criando um certo Nome à conta das parvoices que debita semanalmente.

    ResponderEliminar
  4. É um facto que esta notícia principalmente para a auto-estima, é um bálsamo. Assim como é um facto que os maiores ataques à mesma têm sido perpretados por aqueles com tempo de antena. É urgente acabar com esta ideia que o SCP é um coitadinho.

    Quanto à última chicotada: se a última foi há 6 anos, portanto Peseiro não foi considerado, então a de Paulo Bento também não foi. No verdadeiro sentido do termo, ela dá-se quando é a Direcção a tomar essa decisão, o que não foi o caso.

    ResponderEliminar
  5. A minha pergunta em relação ao ROC é quem faria pior? Ninguém.

    ResponderEliminar
  6. JVL:
    Obrigado pela explicação. Se a memória não me atraiçoa Peseiro, tal como agora PB, demitiu-se pelo que não foi "chicoteado". Se não foi assim, penitencio-me desde já.

    De facto a ideia aludida no artigo tem sido repetida por ROC e outros. Custa-me sobretudo que venha de Sportinguistas, e ainda por cima de quem obrigação de conhecer a nossa história.

    A ser verdade o que se diz por aí desde o fim da tarde, que José Pekerman é o novo treinador do Sporting, fica evidente que o Sporting sempre consegue fazer alguém atravessar o Atlântico.

    Ao que parece Sá Pinto será o novo director desportivo.

    JVL: fazes essa pergunta porque não vês a sic-noticias ou a TVI24. O diabo que escolha...

    ResponderEliminar
  7. Parece-te normal porque não trabalhas em artes gráficas! Então não se vê logo que a imagem do homem está distorcida? Não sabes usar a ferramenta crop? Ou até manter a imagem a 100% e enquadrá-la na caixa? É básico, bolas!

    Quanto a quem faça pior do que o ROC... o Manuel Serrão conta? É que assim de repente só me vem esse nome à cabeça.

    ResponderEliminar
  8. Agora a sério, não está em causa o nome do Sporting. Está em causa a qualidade da equipa e o momento que ela atravessa. Há muito treinador que não arrisca pegar numa equipa assim, com receio de não conseguir resultados e ver a sua reputação prejudicada. Eu própria já tinha dito que era complicado alguém de renome pegar na nossa equipa neste momento. Principalmente se lhe forem negados os reforços que ele entender pedir. Agora, se faz favor, não me compares ao ROC...

    ResponderEliminar
  9. Há muito treinador que não arrisca pegar numa equipa assim, com receio de não conseguir resultados e ver a sua reputação prejudicada

    Ana:
    tenho a certeza que um treinador que pense assim não serve o Sporting e tu seguramente que não gostarias dele.

    ResponderEliminar
  10. Ah pois não. Mas não lhe desejaria insucesso. E no fim era "gaja" para lhe pedir um "otógrafo" e agradecer-lhe com uma palmadinha nas costas, sussurrando: "não fizeste mais do que a tua obrigação, meu palerma!"

    ResponderEliminar
  11. Sá Pinto agrada-me como director desportivo ou director para o futebol ou o que lhe quiserem chamar apesar de muitos acharem que tem demasiado "sangue" na guelra, mas prefiro a paixão que ele tem pelo Sporting a que venha outro pãozinho sem sal...
    Quanto ao treinador, vou fazer uma pesquisa porque não conheço o seu percurso.

    ResponderEliminar
  12. ana,

    Referia-me, como é óbvio, a comentadores Sportinguistas.

    ResponderEliminar
  13. LdA

    A CS já está totalmente ao serviço dos nossos rivais e tudo faz para denegrir o nosso Clube. Com alguma culpa do discurso miserabilista produzido nos últimos anos pelos nossos dirigentes, a intoxicação feita pelos media provoca na nação Sportinguista um sintoma de inferioridade e um estado anímico verdadeiramente depauperado.

    Infelizmente as massas ainda vão engolindo quase tudo o que lhes vão impingindo, e assim se criam os estados de espírito colectivo negativos, que têm o condão de se expandir velozmente, mesmo entre os mais instruídos e cultos. Então quando os resultados desportivos não ajudam…

    Vou dar um exemplo, de hoje:

    Sá Pinto é um nome que reúne um grande consenso entre os Sportinguistas, capaz de criar uma grande onda de entusiasmo. Depois de ver na net durante toda a tarde que ele estará, quase com toda a certeza, na estrutura do futebol corri para casa para ver se as TV’s já davam mais alguma informação. Às 19:00 saltei entre os 3 canais de notícias, RTP-N, SIC-Notícias e TVI-24, e, posso ter falhado, mas notícias do Sporting: nada. Às 20:00 fixei-me na RTP-1 e o resultado foi idêntico.
    Se fosse para dar uma noticia que o Veloso, ou o Tonel, ou qualquer outro, tinha dado um arroto mais grosso no treino, de certeza que era repetido hora a hora com chamadas nas aberturas.

    Ao nível dos potenciais treinadores a politica foi a mesma: tudo o que é português e nem para o Fófó serve, é apontado para o Sporting. É bom que venha alguém com “voz grossa”, porque tenho a certeza que, se se confirmar Sá Pinto, o discurso vai ter que ser outro, e nisto estou certo que JEB também entrará com um discurso forte para fora e reconciliador para dentro.

    Temos de recuperar rapidamente o optimismo e a auto confiança. Assim JEB as suas escolhas nos ajudem.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)