Como muitas vezes tem sucedido nos últimos tempos, os sportinguistas vêem-se actualmente numa situação delicada e decisiva. Ao longo dos últimos anos, no entanto, muitos dos debates mais acalorados deram-se no campo não desportivo: eleições, Assembleias Gerais, Congresso. Ao nível do futebol, o conforto de ter uma estrutura basicamente inalterada ao longo de vários anos transformou-se, para parte do universo sportinguista, em conformismo. Com os acontecimentos da passada sexta-feira, tudo isto tem de mudar.
Ao sportinguistas, tal como, e sobretudo, aos seus dirigentes e funcionários, exige-se que se actue com honra e distinção, dois epítetos que cada um de nós assume na sua vaidade em ser do Sporting. O alegado elitismo do Sporting existe apenas por causa da nobreza da nossa sala de troféus e devido à postura e aos valores que são inalteráveis, independentemente da nossas opiniões e da nossa vontade de vencer. Se a isto se juntar o reconhecimento da importância do adepto sportinguista, temos o Sporting Clube de Portugal. Tudo isto é pacífico, mas nem assim parece ser uma realidade na prática. E, na hierarquia de valores, o respeito pelos adeptos não pode nunca andar despegado do superior interesse do Clube: estes devem ser os valores de topo a prosseguir pelos dirigentes. Não falarei a fundo sobre futebol, mas ao longo dos últimos anos, isso não aconteceu em Alcochete e nos campos e flash-interviews deste país, por parte de atletas, funcionários e dirigentes.
Na mítica caminhada para o título de 2000, uma cartada decisiva foi jogada em Vila do Conde, contra o mesmo Rio Ave de hoje à noite. A vitória foi tão difícil e tão decisiva que, no final do jogo, após uma chuvada monumental, o presidente Roquette desceu da tribuna ao relvado e veio eufórico festejar com os jogadores. Na bancada, todos gostámos muito de ver o presidente festejar como um de nós. Eu só peço que nos mostrem, daqui para a frente, que não há sportinguistas de primeira e de segunda, com as quotas em dia e lugares renovados ou não; que pode haver opiniões diferentes sem que haja uma ameaça de confronto verbal ou físico; não perguntem porquê, mas, se superarmos este clima actual e se establizarmos psicologicamente esta semana... eu acredito.
Aqui está uma bela estreia para o Bruno, nosso novo editor no "ANorte".
ResponderEliminarParabéns Bruno, sê bem-vindo!
Parabéns Bruno!
ResponderEliminarExcelente começo aqui no 'A Norte'
Oxalá, mais que os adeptos, sócios ou funcionários, os nossos dirigentes pudessem ler e reflectir sobre este texto. Eles (dirigentes) deveriam ser os primeiros a dar o exemplo e seguir os valores de sempre do SCP. E este post é um belo exemplo de uma atitute apaziguadora e digna do SCP.
"não perguntem porquê, mas, se superarmos este clima actual e se establizarmos psicologicamente esta semana... eu acredito."
Chamem-me sonhador, mas eu tb acredito sempre no SCP e em que, apesar deste clima de pré Gerra Civil, melhores dias virão...
Bem-vindo a esta tua casa.
Abraço.
Será dificil passar esta fase quando temos uma pessoa que deveria ser a 1a a saber gerir as opinioes de cada um mas é a 1a a atear a fogueira com declaraçoes cada vez mais vergonhosas e totalmente injutificadas!
ResponderEliminarestesportingfornever.blogspot.com
Bem-vindo e boa estreia Bruno.
ResponderEliminarÉ necessária mudança no SCP mas pelo que leio parece que será, à imagem da lista de JEB, novamente adiada.
Caso Carlos Freitas volte ao SCP será uma demonstração de falta de memória e a assumpção que é preferível apostar em quem já lá esteve, ainda que com resultados medíocres, do que partir para uma solução nova.
Esperança tenho sempre e num campeonato com 3 pontos a vitória é ainda possível. Basta ver que se não tivessemos desperdiçado 4 pontos nos últimos 2 jogos, estaríamos a 3 do fcp. Realisticamente, não me parece ser possível o SCP recuperar. Pena que se deitou, novamente, uma época para o lixo (em termos de campeonato). Mais uma razão para JEB medir bem as palavras pois é um dos culpados de mais um ano sem sermos campeões.
JVL,
ResponderEliminaro que é engraçado é que, nesta altura, não há pressa para nada. O campeonato está perdido, é provável que a qualificação para as pré-eliminatórias da LC também e por isso haveria todo o tempo do Mundo.
JEB só teria uma pasta em mãos para resolver com alguma celeridade: a do treinador. E se seguisse a minha opinião, nem essa seria muito problemática - contratar um futuro adjunto ou um futuro membro do Dept. de Futebol, alguém que ajudasse a repensar o clube - na medida em que, para encontrar treinadores, há muitos empresários dispostos a "ajudar".
Mas ao que parece, quem anteontem assumia não estar preparado para este cenário, quer decidir tudo no espaço de uma semana. As escolhas até poderão ser acertadas, o período de ponderação não o será seguramente.
E não acredito em Carlos Freitas... a menos que JEB goste de dar tiros nos pés, será novo foco de instabilidade. Seria o desvirtuar das razões pelas quais Barbosa e PB disseram que se afastariam e, nessa medida, até seria pouco solidário com eles. Enfim, acredito em tudo...
PLF,
ResponderEliminarNão devia, tendo em conta tudo o que já disse e fez, mas quando hoje li que JEB queria encontrar um treinador até à eliminatória da Taça e estava entusiasmado com isso, fiquei surpreso.
Já diz o ditado que "a pressa é inimiga da perfeição" e se esta é impossível de alcançar, seria bom que se ponderasse bem aquilo que se pretende: se se aposta na conquista das Taças internas, ou mais ambicioso, Liga Europa (aham), se ainda se acredita no Campeonato (aham), ou se se começa a prepara já a próxima época.
Quer aproveitar a (3ª?) nova paragem do campeonato, para resolver isto? Bom teria sido que tivesse aproveitado uma das anteriores, poderia ser que ainda tivéssemos hipóteses reais no campeonato.
PS: Muito pára este campeonato. Venham-me com a treta do "muitos jogos num curto espaço de tempo" venham.
Não concordo com o regresso de Carlos Freitas (já regressou quantas vezes, por entre abandonos e reflexões?). Este senhor se fosse consciente saberia todo o mal que fez ao SPORTING. Foi sempre um incompetente e toda a gente que trabalha no duro em prol do SPORTING tem esta ideia, desde a formação na Academia até outras áreas fora do futebol. O senhor Carlos Freitas não tem qualidade, não tem ideias, não tem personalidade, não tem coragem para os momentos mais difíceis. Diga, quem souber, um momento em dez (longos) anos em que este senhor se assumiu num momento difícil? Nunca. Fugia para o Algarve em reflexão. Apostou em Paulo Bento mas quando as coisas começaram a correr mal (e só aí) deixou-o logo cair. Depois de uma série de maus resultados o SPORTING jogou em Fátima e podia ser eliminado da Taça da Liga. o que fez o senhor Freitas? fugiu... como sempre
ResponderEliminarDa parte que me toca não vejo problemas no regresso de Carlos Freitas uma vez que a sua competência sempre foi uma falsa questão.
ResponderEliminarO que tem que exisitir é uma direcção de SAD competente, com uma estrutura sólida, conhecedora e competente, com competências bem definidas para que haja boas decisões.
Compreendo que o lastro de CFreitas deixou possa ser foco de tensão, como o PLF salientou, mas também é bom lembrar que se foi ele responsável pela contração de grandes flop´s foi também decisivo na aquisição de bons jogadores e com resultados na obtenção de titulos.
O trabalho realizado em Braga prova que, inserido numa organização que tutele e não se demita das rsponsabilidades, o seu trabalho como director desportivo pode ser-nos útil. Não me falem é em Futres, pf.
"Eu só peço que nos mostrem, daqui para a frente, que não há sportinguistas de primeira e de segunda, com as quotas em dia e lugares renovados ou não; que pode haver opiniões diferentes sem que haja uma ameaça de confronto verbal ou físico; não perguntem porquê, mas, se superarmos este clima actual e se establizarmos psicologicamente esta semana... eu acredito."
ResponderEliminarTem piada. Vcs andam vai para 4 meses a desestabilizar e agora vem como cordeirinhos pedir estabilidade.
Isto é mesmo uma macacada.
Só falta o grande macaco da SIC falar logo à noite às tropas. para muitos será bem mais interessante do que apoiarem o seu clube.
O anti-anti
Anti-anti:
ResponderEliminarDe acordo. Nós é que desestabilizamos. Nós é que jogamos mal. É por nossa causa que estamos em 7º. Fomos nós que contratamos o Angulo e o Caicedo e não quisemos o Hugo Viana. É por causa do que dizemos e escrevemos que o clube é ridicularizado:
http://bnrb.blogspot.com/2009/11/bettencourt-revoluciona-comunicacao-com.html
Com um presidente a falar assim, quem precisa de ouvir o Rui Santos?
Por falar em apoiar em vou ver o jogo em Vila do Conde. E tu onde vais estar?
Sobre macacos não falo uma vez que parece ser a tua especialidade. Mas qualquer menino da primária distraído com o dedo no nariz consegue fazer coisas mais bonitas dos que aqui vomitas.
Caros:
ResponderEliminarBela primeira parte no futsal. Em Matosinhos o SCP vence por 1 - 4 ao Freixieiro. Golos de Café e Cardinal (ex-atleta da formação q hoje é nossa adversária).
Está prestes a começar a segunda-parte com transmissão no Canal 2 da RTP.
Força SCP!
Anti-anti,
ResponderEliminarPresumo que critiques também o JEB que eleito para unir a família leonina, não tem feito outra coisa que não o contrário. Coerente como és, não posso esperar outra coisa.
LDA,
ResponderEliminarNa mouche. A tua irritação é prova disso. Podes insultar à vontade, só te dá razão. Já agora, deixa que te diga que a tua argumentação é de elevado nível.
Deus queira que chova muito logo à noite em Vila do Conde, é a forma que tens para lavar a consciência. Prometo-te que vou estar atento para ver se te veja na TV. Olha, leva uma tarja a dizer: “JEB sou um dos que tem a solução para o SCP”. Não te esqueças do número detelefone para ele te telefonar. Se calhar não é necessário, ele, com certeza, saberá quem é o grande Leão de Alvalade.
Vou andar por cá sempre atento às vossas congruências.
O anti-anti
Isto não está fácil...
ResponderEliminarDepois de uma boa primeira-parte, a equipa de Paulo Fernandes, permitiu a reação do Freixieiro e deixou-se empatar à beira do fim.
Freixieiro - 5 ; SCP - 5
Enfim...
Já temos a guarda pretoriana à perna...
ResponderEliminarUiii... que medo!...
O anti-anti-anti... LOL
Caro Bruno,
ResponderEliminarHonra e distinção. Preservar os nosso valores, elevar o peso da mística, fomentar a cultura leonina que deve ser transversal a todo o clube. O nosso passado deve ser o nosso orgulho e não um peso de tal forma elevado que nos impeça de caminhar.
Bela estreia aqui a Norte.
Um abraço
anti-anti:
ResponderEliminarNão está autorizado a falar em matéria de insultos, uma vez que nos seus comentários já neles reincidiu contra os que aqui escrevem. E só não vou a atrás buscá-los para aqui o demonstrar por uma questão de higiene.
Ao contrário, desafio a demonstrar onde o insultei e a responder às questões que lhe coloquei (isto se está de boa fé) especialmente a minha pergunta: onde vai estar logo à hora do jogo? É que só aceito lições como as que aqui continuamente pretende dar a quem prove estar à altura de as dar.
Eu apoio o Sporting, não A ou B, entendido? Porque os A´s ou B´s ainda lá não estavam e de lá hão-de sair e eu continuarei a apoiar o Sporting.
Não temo qualquer reparo ao nível dos meus comentários quando a comparação tiver que ser feita com os seus.
Não estou irritado, ao contrário do que afirma. Estou profundamente decepcionado por ver alguém que se afirma Sportinguista, (suponho...) preferir provocação à argumentação que aqui privilegiamos.
Há um diferença entre nós: eu não o obrigo a ler o que escrevo e muito menos preciso que ande por cá a policiar as minhas opiniões. Se não gosta escolha outras paragens ou melhore a argumentação. (Se quiser pode tomar nota dos meus artigos, envie-me o seu e-mail e dar-lhe-ei os meus dados pessoais para que possa entregar ao JEB para que ele possa expulsar-me de sócio.)
Eu é que encarecidamente lhe peço que me poupe e deixe de cá depositar os seus desvarios. Como não pretendo insultar quem aqui comenta com a activação da moderação de comentários, em uso noutros locais, não me restará alternativa senão ignorá-lo ou, em caso de abuso, apagá-lo pura e simplesmente.
Anti seja lá o que for...
ResponderEliminarSempre tive alguma dificuldade em lidar com pessoas que são anti seja lá o que for, mesmo sendo anti-anti, seja lá o que for...
Nós temos uma identidade, baseada nos valores, na honra e distinção que este post aborda. Somos do Sporting e isso significa desde logo que não precisamos de ser anti seja lá o que for porque somos do Sporting.
Ser do Sporting permite-nos apoiar e criticar construtivamente o clube, porque é dessa critica que o Sporting se pode renovar e crescer ainda mais. Aqui não vê nem verá ninguém criticar por criticar, deitar abaixo ou enxovalhar o nosso Clube. Aqui os valores do Sporting Clube de Portugal serão sempre preservados. E é por isso, porque acreditamos na democracia e não na ditadura, que cá estaremos para o receber, porque enquanto vai estar atento às nossas congruências, nós estaremos também atentos às suas incongruências.
Grande texto, e apoio todas as suas palavras pois o que o Sporting neste momento precisa é que estejamos com o clube, com a equipa, com o presidente.
ResponderEliminarQuanto á questão do Carlos freitas que tantos comentarios tem, não entendo o facto de haver tanta gente contra, e explico por que:
1º foi campeão pelo SCP
2º conheçe o Sporting por dentro e por fora (será isso que incomoda tanta gente?)
3º é conheçedor tanto do mercado interno como do Sul Americano.
4º depois da sua saida não vi que fizesse melhor que ele.
Se indicarem aqui um nome melhor sou capaz de dizer, sim tem razao, mas não me venham com Futres e Veigas.
A vossa reacção só me leva a continuar por cá, mesmo que não gostem.
ResponderEliminarSob a capa de gente bem falante e que sobre tudo opina, vcs dizem mal de tudo e de todos.
LDA bata muitas palmas aos seus "matrecos".
Se não gostam da minha opinião, apaguem-na.
Continuem a ajudar o SCP, ele necessita da vossa critica construtiva como de pão para boca.
O anti-anti
"(...)responder às questões que lhe coloquei (isto se está de boa fé) especialmente a minha pergunta: onde vai estar logo à hora do jogo? É que só aceito lições como as que aqui continuamente pretende dar a quem prove estar à altura de as dar."
ResponderEliminarP.O.:
ResponderEliminarJá por várias vezes afirmei que CF foi o bode expiatório para aplacar a ira na altura em q acabou por sair. E, curiosamente, dps de ter saído tudo piorou...
Falhou contratações e acertou outras, como é natural. Aliás, o risco de abordar o mercado sem gde poder financeiro tb é maior. Mas dois defesos se passaram sem ele e foi notória a dificuldade do SCP na abordagem ao mercado.
Se é o homem ideal para voltar é q já não estou mt certo disso. Face a tantos anti-coorpos contra o seu nome, seria como disse o PLF, mais um foco de desestabilização. Sendo q e ao primeiro erro cometido, estava tramado. Tb não sei se ele queria regressar nesta altura deixando o Braga que, apesar da derrota de ontem em Guimarães, continua a afazer uma gd época.
Assim, se fosse eu a decidir, apostava em sangue novo. Figo era um sonho, mas ñ acredito na sua disponibilidade. Futre sp foi um bronco e sp será. Não o quero de volta.
Dos nomes falados resta Sá Pinto...
PO,
ResponderEliminar"2º conheçe o Sporting por dentro e por fora (será isso que incomoda tanta gente?)"
Conhecerá? É que nem o JEB conhecia.
"3º é conheçedor tanto do mercado interno como do Sul Americano."
Assim de repente não me lembro de nenhuma boa contratação feita por CF no que ao mercado interno diz respeito.
"4º depois da sua saida não vi que fizesse melhor que ele."
Comparar por baixo também não vale ;)
Venho tarde e só para dar as boas-vindas ao novato.
ResponderEliminarBruno,
ResponderEliminarPeço desculpa por só agora ter tido oportunidade de ver o teu texto e aproveito para te dar as boas-vindas a este nosso espaço ;)
Em frente Sporting!