domingo, 8 de novembro de 2009

Honra e Distinção


Como muitas vezes tem sucedido nos últimos tempos, os sportinguistas vêem-se actualmente numa situação delicada e decisiva. Ao longo dos últimos anos, no entanto, muitos dos debates mais acalorados deram-se no campo não desportivo: eleições, Assembleias Gerais, Congresso. Ao nível do futebol, o conforto de ter uma estrutura basicamente inalterada ao longo de vários anos transformou-se, para parte do universo sportinguista, em conformismo. Com os acontecimentos da passada sexta-feira, tudo isto tem de mudar.

Ao sportinguistas, tal como, e sobretudo, aos seus dirigentes e funcionários, exige-se que se actue com honra e distinção, dois epítetos que cada um de nós assume na sua vaidade em ser do Sporting. O alegado elitismo do Sporting existe apenas por causa da nobreza da nossa sala de troféus e devido à postura e aos valores que são inalteráveis, independentemente da nossas opiniões e da nossa vontade de vencer. Se a isto se juntar o reconhecimento da importância do adepto sportinguista, temos o Sporting Clube de Portugal. Tudo isto é pacífico, mas nem assim parece ser uma realidade na prática. E, na hierarquia de valores, o respeito pelos adeptos não pode nunca andar despegado do superior interesse do Clube: estes devem ser os valores de topo a prosseguir pelos dirigentes. Não falarei a fundo sobre futebol, mas ao longo dos últimos anos, isso não aconteceu em Alcochete e nos campos e flash-interviews deste país, por parte de atletas, funcionários e dirigentes.

Na mítica caminhada para o título de 2000, uma cartada decisiva foi jogada em Vila do Conde, contra o mesmo Rio Ave de hoje à noite. A vitória foi tão difícil e tão decisiva que, no final do jogo, após uma chuvada monumental, o presidente Roquette desceu da tribuna ao relvado e veio eufórico festejar com os jogadores. Na bancada, todos gostámos muito de ver o presidente festejar como um de nós. Eu só peço que nos mostrem, daqui para a frente, que não há sportinguistas de primeira e de segunda, com as quotas em dia e lugares renovados ou não; que pode haver opiniões diferentes sem que haja uma ameaça de confronto verbal ou físico; não perguntem porquê, mas, se superarmos este clima actual e se establizarmos psicologicamente esta semana... eu acredito.


25 comentários:

  1. Aqui está uma bela estreia para o Bruno, nosso novo editor no "ANorte".

    Parabéns Bruno, sê bem-vindo!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Bruno!

    Excelente começo aqui no 'A Norte'

    Oxalá, mais que os adeptos, sócios ou funcionários, os nossos dirigentes pudessem ler e reflectir sobre este texto. Eles (dirigentes) deveriam ser os primeiros a dar o exemplo e seguir os valores de sempre do SCP. E este post é um belo exemplo de uma atitute apaziguadora e digna do SCP.

    "não perguntem porquê, mas, se superarmos este clima actual e se establizarmos psicologicamente esta semana... eu acredito."

    Chamem-me sonhador, mas eu tb acredito sempre no SCP e em que, apesar deste clima de pré Gerra Civil, melhores dias virão...


    Bem-vindo a esta tua casa.


    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Será dificil passar esta fase quando temos uma pessoa que deveria ser a 1a a saber gerir as opinioes de cada um mas é a 1a a atear a fogueira com declaraçoes cada vez mais vergonhosas e totalmente injutificadas!
    estesportingfornever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Bem-vindo e boa estreia Bruno.

    É necessária mudança no SCP mas pelo que leio parece que será, à imagem da lista de JEB, novamente adiada.

    Caso Carlos Freitas volte ao SCP será uma demonstração de falta de memória e a assumpção que é preferível apostar em quem já lá esteve, ainda que com resultados medíocres, do que partir para uma solução nova.

    Esperança tenho sempre e num campeonato com 3 pontos a vitória é ainda possível. Basta ver que se não tivessemos desperdiçado 4 pontos nos últimos 2 jogos, estaríamos a 3 do fcp. Realisticamente, não me parece ser possível o SCP recuperar. Pena que se deitou, novamente, uma época para o lixo (em termos de campeonato). Mais uma razão para JEB medir bem as palavras pois é um dos culpados de mais um ano sem sermos campeões.

    ResponderEliminar
  5. JVL,

    o que é engraçado é que, nesta altura, não há pressa para nada. O campeonato está perdido, é provável que a qualificação para as pré-eliminatórias da LC também e por isso haveria todo o tempo do Mundo.

    JEB só teria uma pasta em mãos para resolver com alguma celeridade: a do treinador. E se seguisse a minha opinião, nem essa seria muito problemática - contratar um futuro adjunto ou um futuro membro do Dept. de Futebol, alguém que ajudasse a repensar o clube - na medida em que, para encontrar treinadores, há muitos empresários dispostos a "ajudar".

    Mas ao que parece, quem anteontem assumia não estar preparado para este cenário, quer decidir tudo no espaço de uma semana. As escolhas até poderão ser acertadas, o período de ponderação não o será seguramente.

    E não acredito em Carlos Freitas... a menos que JEB goste de dar tiros nos pés, será novo foco de instabilidade. Seria o desvirtuar das razões pelas quais Barbosa e PB disseram que se afastariam e, nessa medida, até seria pouco solidário com eles. Enfim, acredito em tudo...

    ResponderEliminar
  6. PLF,

    Não devia, tendo em conta tudo o que já disse e fez, mas quando hoje li que JEB queria encontrar um treinador até à eliminatória da Taça e estava entusiasmado com isso, fiquei surpreso.

    Já diz o ditado que "a pressa é inimiga da perfeição" e se esta é impossível de alcançar, seria bom que se ponderasse bem aquilo que se pretende: se se aposta na conquista das Taças internas, ou mais ambicioso, Liga Europa (aham), se ainda se acredita no Campeonato (aham), ou se se começa a prepara já a próxima época.

    Quer aproveitar a (3ª?) nova paragem do campeonato, para resolver isto? Bom teria sido que tivesse aproveitado uma das anteriores, poderia ser que ainda tivéssemos hipóteses reais no campeonato.

    PS: Muito pára este campeonato. Venham-me com a treta do "muitos jogos num curto espaço de tempo" venham.

    ResponderEliminar
  7. Não concordo com o regresso de Carlos Freitas (já regressou quantas vezes, por entre abandonos e reflexões?). Este senhor se fosse consciente saberia todo o mal que fez ao SPORTING. Foi sempre um incompetente e toda a gente que trabalha no duro em prol do SPORTING tem esta ideia, desde a formação na Academia até outras áreas fora do futebol. O senhor Carlos Freitas não tem qualidade, não tem ideias, não tem personalidade, não tem coragem para os momentos mais difíceis. Diga, quem souber, um momento em dez (longos) anos em que este senhor se assumiu num momento difícil? Nunca. Fugia para o Algarve em reflexão. Apostou em Paulo Bento mas quando as coisas começaram a correr mal (e só aí) deixou-o logo cair. Depois de uma série de maus resultados o SPORTING jogou em Fátima e podia ser eliminado da Taça da Liga. o que fez o senhor Freitas? fugiu... como sempre

    ResponderEliminar
  8. Da parte que me toca não vejo problemas no regresso de Carlos Freitas uma vez que a sua competência sempre foi uma falsa questão.

    O que tem que exisitir é uma direcção de SAD competente, com uma estrutura sólida, conhecedora e competente, com competências bem definidas para que haja boas decisões.

    Compreendo que o lastro de CFreitas deixou possa ser foco de tensão, como o PLF salientou, mas também é bom lembrar que se foi ele responsável pela contração de grandes flop´s foi também decisivo na aquisição de bons jogadores e com resultados na obtenção de titulos.

    O trabalho realizado em Braga prova que, inserido numa organização que tutele e não se demita das rsponsabilidades, o seu trabalho como director desportivo pode ser-nos útil. Não me falem é em Futres, pf.

    ResponderEliminar
  9. "Eu só peço que nos mostrem, daqui para a frente, que não há sportinguistas de primeira e de segunda, com as quotas em dia e lugares renovados ou não; que pode haver opiniões diferentes sem que haja uma ameaça de confronto verbal ou físico; não perguntem porquê, mas, se superarmos este clima actual e se establizarmos psicologicamente esta semana... eu acredito."

    Tem piada. Vcs andam vai para 4 meses a desestabilizar e agora vem como cordeirinhos pedir estabilidade.
    Isto é mesmo uma macacada.
    Só falta o grande macaco da SIC falar logo à noite às tropas. para muitos será bem mais interessante do que apoiarem o seu clube.
    O anti-anti

    ResponderEliminar
  10. Anti-anti:
    De acordo. Nós é que desestabilizamos. Nós é que jogamos mal. É por nossa causa que estamos em 7º. Fomos nós que contratamos o Angulo e o Caicedo e não quisemos o Hugo Viana. É por causa do que dizemos e escrevemos que o clube é ridicularizado:

    http://bnrb.blogspot.com/2009/11/bettencourt-revoluciona-comunicacao-com.html

    Com um presidente a falar assim, quem precisa de ouvir o Rui Santos?

    Por falar em apoiar em vou ver o jogo em Vila do Conde. E tu onde vais estar?

    Sobre macacos não falo uma vez que parece ser a tua especialidade. Mas qualquer menino da primária distraído com o dedo no nariz consegue fazer coisas mais bonitas dos que aqui vomitas.

    ResponderEliminar
  11. Caros:

    Bela primeira parte no futsal. Em Matosinhos o SCP vence por 1 - 4 ao Freixieiro. Golos de Café e Cardinal (ex-atleta da formação q hoje é nossa adversária).

    Está prestes a começar a segunda-parte com transmissão no Canal 2 da RTP.

    Força SCP!

    ResponderEliminar
  12. Anti-anti,

    Presumo que critiques também o JEB que eleito para unir a família leonina, não tem feito outra coisa que não o contrário. Coerente como és, não posso esperar outra coisa.

    ResponderEliminar
  13. LDA,
    Na mouche. A tua irritação é prova disso. Podes insultar à vontade, só te dá razão. Já agora, deixa que te diga que a tua argumentação é de elevado nível.
    Deus queira que chova muito logo à noite em Vila do Conde, é a forma que tens para lavar a consciência. Prometo-te que vou estar atento para ver se te veja na TV. Olha, leva uma tarja a dizer: “JEB sou um dos que tem a solução para o SCP”. Não te esqueças do número detelefone para ele te telefonar. Se calhar não é necessário, ele, com certeza, saberá quem é o grande Leão de Alvalade.
    Vou andar por cá sempre atento às vossas congruências.
    O anti-anti

    ResponderEliminar
  14. Isto não está fácil...

    Depois de uma boa primeira-parte, a equipa de Paulo Fernandes, permitiu a reação do Freixieiro e deixou-se empatar à beira do fim.

    Freixieiro - 5 ; SCP - 5

    Enfim...

    ResponderEliminar
  15. Já temos a guarda pretoriana à perna...

    Uiii... que medo!...

    O anti-anti-anti... LOL

    ResponderEliminar
  16. Caro Bruno,

    Honra e distinção. Preservar os nosso valores, elevar o peso da mística, fomentar a cultura leonina que deve ser transversal a todo o clube. O nosso passado deve ser o nosso orgulho e não um peso de tal forma elevado que nos impeça de caminhar.

    Bela estreia aqui a Norte.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  17. anti-anti:

    Não está autorizado a falar em matéria de insultos, uma vez que nos seus comentários já neles reincidiu contra os que aqui escrevem. E só não vou a atrás buscá-los para aqui o demonstrar por uma questão de higiene.

    Ao contrário, desafio a demonstrar onde o insultei e a responder às questões que lhe coloquei (isto se está de boa fé) especialmente a minha pergunta: onde vai estar logo à hora do jogo? É que só aceito lições como as que aqui continuamente pretende dar a quem prove estar à altura de as dar.

    Eu apoio o Sporting, não A ou B, entendido? Porque os A´s ou B´s ainda lá não estavam e de lá hão-de sair e eu continuarei a apoiar o Sporting.

    Não temo qualquer reparo ao nível dos meus comentários quando a comparação tiver que ser feita com os seus.

    Não estou irritado, ao contrário do que afirma. Estou profundamente decepcionado por ver alguém que se afirma Sportinguista, (suponho...) preferir provocação à argumentação que aqui privilegiamos.

    Há um diferença entre nós: eu não o obrigo a ler o que escrevo e muito menos preciso que ande por cá a policiar as minhas opiniões. Se não gosta escolha outras paragens ou melhore a argumentação. (Se quiser pode tomar nota dos meus artigos, envie-me o seu e-mail e dar-lhe-ei os meus dados pessoais para que possa entregar ao JEB para que ele possa expulsar-me de sócio.)

    Eu é que encarecidamente lhe peço que me poupe e deixe de cá depositar os seus desvarios. Como não pretendo insultar quem aqui comenta com a activação da moderação de comentários, em uso noutros locais, não me restará alternativa senão ignorá-lo ou, em caso de abuso, apagá-lo pura e simplesmente.

    ResponderEliminar
  18. Anti seja lá o que for...

    Sempre tive alguma dificuldade em lidar com pessoas que são anti seja lá o que for, mesmo sendo anti-anti, seja lá o que for...

    Nós temos uma identidade, baseada nos valores, na honra e distinção que este post aborda. Somos do Sporting e isso significa desde logo que não precisamos de ser anti seja lá o que for porque somos do Sporting.

    Ser do Sporting permite-nos apoiar e criticar construtivamente o clube, porque é dessa critica que o Sporting se pode renovar e crescer ainda mais. Aqui não vê nem verá ninguém criticar por criticar, deitar abaixo ou enxovalhar o nosso Clube. Aqui os valores do Sporting Clube de Portugal serão sempre preservados. E é por isso, porque acreditamos na democracia e não na ditadura, que cá estaremos para o receber, porque enquanto vai estar atento às nossas congruências, nós estaremos também atentos às suas incongruências.

    ResponderEliminar
  19. Grande texto, e apoio todas as suas palavras pois o que o Sporting neste momento precisa é que estejamos com o clube, com a equipa, com o presidente.
    Quanto á questão do Carlos freitas que tantos comentarios tem, não entendo o facto de haver tanta gente contra, e explico por que:
    1º foi campeão pelo SCP
    2º conheçe o Sporting por dentro e por fora (será isso que incomoda tanta gente?)
    3º é conheçedor tanto do mercado interno como do Sul Americano.
    4º depois da sua saida não vi que fizesse melhor que ele.
    Se indicarem aqui um nome melhor sou capaz de dizer, sim tem razao, mas não me venham com Futres e Veigas.

    ResponderEliminar
  20. A vossa reacção só me leva a continuar por cá, mesmo que não gostem.
    Sob a capa de gente bem falante e que sobre tudo opina, vcs dizem mal de tudo e de todos.
    LDA bata muitas palmas aos seus "matrecos".
    Se não gostam da minha opinião, apaguem-na.
    Continuem a ajudar o SCP, ele necessita da vossa critica construtiva como de pão para boca.
    O anti-anti

    ResponderEliminar
  21. "(...)responder às questões que lhe coloquei (isto se está de boa fé) especialmente a minha pergunta: onde vai estar logo à hora do jogo? É que só aceito lições como as que aqui continuamente pretende dar a quem prove estar à altura de as dar."

    ResponderEliminar
  22. P.O.:

    Já por várias vezes afirmei que CF foi o bode expiatório para aplacar a ira na altura em q acabou por sair. E, curiosamente, dps de ter saído tudo piorou...

    Falhou contratações e acertou outras, como é natural. Aliás, o risco de abordar o mercado sem gde poder financeiro tb é maior. Mas dois defesos se passaram sem ele e foi notória a dificuldade do SCP na abordagem ao mercado.

    Se é o homem ideal para voltar é q já não estou mt certo disso. Face a tantos anti-coorpos contra o seu nome, seria como disse o PLF, mais um foco de desestabilização. Sendo q e ao primeiro erro cometido, estava tramado. Tb não sei se ele queria regressar nesta altura deixando o Braga que, apesar da derrota de ontem em Guimarães, continua a afazer uma gd época.


    Assim, se fosse eu a decidir, apostava em sangue novo. Figo era um sonho, mas ñ acredito na sua disponibilidade. Futre sp foi um bronco e sp será. Não o quero de volta.

    Dos nomes falados resta Sá Pinto...

    ResponderEliminar
  23. PO,

    "2º conheçe o Sporting por dentro e por fora (será isso que incomoda tanta gente?)"

    Conhecerá? É que nem o JEB conhecia.

    "3º é conheçedor tanto do mercado interno como do Sul Americano."

    Assim de repente não me lembro de nenhuma boa contratação feita por CF no que ao mercado interno diz respeito.

    "4º depois da sua saida não vi que fizesse melhor que ele."

    Comparar por baixo também não vale ;)

    ResponderEliminar
  24. Venho tarde e só para dar as boas-vindas ao novato.

    ResponderEliminar
  25. Bruno,

    Peço desculpa por só agora ter tido oportunidade de ver o teu texto e aproveito para te dar as boas-vindas a este nosso espaço ;)

    Em frente Sporting!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)