quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Como o tolo no meio da ponte


Dizia-me há dias o LMGM que “qualquer medida do Sporting que envolva silêncio tem o meu apoio incondicional”. Isto a propósito da minha perplexidade pela forma como o clube geriu para o exterior a entrada de Carvalhal para o comando técnico do clube. Obviamente que não posso concordar. A não ser que se tenha como adquirido que não há no Sporting quem seja capaz de gerir correctamente esta ferramenta indispensável na estratégia de uma instituição como é a sua comunicação. Se assim for, pouco sentido faz que o clube tenha a pesar na sua folha salarial profissionais pagos para o efeito.

Pela altura da sua posse Bettencourt dizia que gostaria de emular algumas das virtudes da máquina portista, por ser aquela que melhores resultados tem apresentado nos últimos anos. Os dias de hoje no Sporting remetem-me precisamente para o tempo em que Pinto da Costa, depois de várias temporadas de insucesso, decide apostar num técnico jovem sem curriculum, de seu nome José Mourinho. Este assume com clareza que pegava na equipa para a fazer campeã na próxima época. Ficamos a saber desde logo qual era o propósito daquela mudança, ficou traçado o objectivo. Sabemos hoje que cumpriu a sua promessa e até com juros muito acima do esperado.

O que assistimos hoje no Sporting? Alguém sabe quais os objectivos definidos para a época em curso para a actual equipa técnica? Como devem  os adeptos gerir as suas expectativas? É de bom senso deixar crescer a ideia de que podemos ir ao mercado em Janeiro por Quaresma ou Dany, se este mês não conseguimos resgatar Villas Boas à Académica? Não aprendemos nada com a pré-época?

Não me pareceria indigno, face às actuais circunstâncias, assumir o resto do campeonato como período sabático, visando promover as bases da próxima época. Isto sem prescindir do estatuto natural do Sporting, que nos obriga lutar em cada jogo pela vitória. Assumir com coragem e franqueza os nossos objectivos evitaria equívocos, fortalecendo a autoridade de quem os executa.

Ao invés, parece-me pelo menos perigosa a imagem transmitida, de fraqueza e de desorientação, deixada por ocasião da contratação do novo técnico. Um contrato de 6 meses com opção, uma apresentação na clandestinidade, desautorizam a solução. Dão a ideia de que se navega à vista, quando devia  haver estratégia, preparando assim o caminho para a manutenção do insucesso. O tolo no meio da ponte é uma expressão que se adequa à actuação do Sporting na perfeição.

Nada disto faz muito sentido, a não ser que se esteja a pensar fazer imolar Carvalhal, o que, convenhamos, nada tem a ver com a postura desejável para um clube que se orgulha do seu legado de mais de 100 anos de história.

O Sporting parece estar suspenso do resultado do derby e o cenário de apocalipse é comentado à boca pequena. Um Sporting transido de medo não é aquele que me revejo. Acredito sempre ser possível ganhar e o próximo jogo do campeonato não foge à regra. Se não for esse o resultado só perdemos 3 pontos, deixando pela frente o futuro para preparar. Haja coragem de o assumir!

12 comentários:

  1. "É de bom senso deixar crescer a ideia de que podemos ir ao mercado em Janeiro por Quaresma ou Dany, se este mês não conseguimos resgatar Villas Boas à Académica? Não aprendemos nada com a pré-época?"

    - Acho que quem alimenta e muito essa ideia são os jornais e não propriamente os nosso dirigentes.

    Concordo do restante post...o que vem cá para fora faz parecer que somos um clube à deriva mas há uma diferença entre parecer e ser...

    Em relação aos objectivos para a época, só conheço um, sermos campeões, é dificil, mas não é nada impossível.

    Mas também tenho noção de que nesta altura, qualquer noticia sobre o Sporting tem sempre duas ou mais interpretações...Por exemplo, se o Carvalhal diz que quer ser campeão, pode ser criticado por ser maluco e não ter noção da realidade em que estamos (8º lugar), se por outro lado, se diz que luta para fazer apenas um resto de um bom campeonato, é criticado por ter as expectativas muito baixas.

    Como diz o LMGM, acho que o silencio deve ser usado nesta fase enquanto não baixa a poeira...

    SL

    ResponderEliminar
  2. LdA, estaria de acordo contigo se tivesse a convicção que o problema de comunicação está em Alvalade. Não acho isso, apesar dos erros que têm existido vejo muito mais manipulação do que erro nas palavras que são ditas seja por quem for em Alvalade.

    Os exemplos são imensos, se uma palavra tiver duas possiveis leituras estou certo que a mais negativa é que vai pervalecer para caracterizar o Sporting, só conheço uma forma de acabar com isso deixar quem me faz mal a falar com as paredes.

    Aliás neste momento se tivesse algum poder ninguém ia ouvir uma palavra de Alvalade até Fevereiro. Não tenho qualquer dúvida que até essa altura o Carvalhal vai ser massacrado com as seguintes perguntas:

    "Acha que é uma segunda opção?"
    "Sente apoio da direcção?"
    "Não se sente um treinador a prazo?"
    "Quando chegam os reforços?"
    "Quantos jogadores pediu?"
    "Vai dispensar algum jogador?"
    "Quais são os objectivos do Sporting este ano?"
    "Tem o respeito do balneário?"
    "Stoikovich vai ser titular? Patricio vai manter a titularidade? Qual é o melhor guarda redes do Sporting?"

    A tudo isto provavelmente eu responderia como Pinto da Costa disse a um sócio do fcp (não sei o número nem se tinha as cotas em dia) que um dia contestou Co Adrianssen ao gritar da bancada para a tribuna "Vai para casa!". A resposta de certeza aprendida nos circuitos culturais que Pinto da Costa frequenta foi um rotundo "Vai prá puta que te pariu", felizmente o culto senhor não disse "Tá calado, pá!", isto sim são palavras dignas de encher editoriais e colunas de opinião demonstrando indignação pela fraca qualidade do nosso Presidente.

    Neste como noutros casos perante diferenças de tratamentos ou de actuação, "o silêncio vale mais que mil palavras".

    ResponderEliminar
  3. Por alguma razão me parece que deveríamos esclarecer o nosso posicionamento, o que evitariam algumas questões logo à partida.

    Se o treinador tivesse sido apresentado de outra forma, com alguém que significasse apoio institucional, não faria sentido perguntar se tem apoio da direcção. Por muito que nos custe, no actual contexto, a pergunta é inevitável.

    Se não se assume publicamente a missão de que está incubido o treinador é natural que lhe pergunte se sente um treinador a prazo. Com o contrato de 6 meses a questão é obrigatória.

    O resto são perguntas normais a que qualquer treinador tem de estar preparado para responder. Mais tarde ou mais cedo CC vai ter que falar à comun.social, a não ser que o vídeo substitua os directos. Não ver isto é não ver o óbvio.

    Se fomos ver todos os adeptos, dos diversos clubes, entendem que a comunicação social não trata devidamente o seu clube. Também sou da opinião que o Sporting não tem uma boa opinião publicada, não me parece que estas atitudes recentes a venham a melhorar.

    ResponderEliminar
  4. "Se o treinador tivesse sido apresentado de outra forma, com alguém que significasse apoio institucional, não faria sentido perguntar se tem apoio da direcção."

    Então na cabeça do “perguntador” (não deve ser jornalista) há a possibilidade de um treinador ser contratado só para fazer número? Quem o contratou deve ter-lhe dito, quero que venhas para cá trabalhar mas é só para encher chouriços não contes com o nosso apoio para nada.

    "Com o contrato de 6 meses a questão é obrigatória."

    Com o contrato de 6 meses a questão está respondida. Assim como com a opção por mais um ano.

    Claro que alguém pode perguntar se o prolongamento do contrato está dependente da venda do Veloso, ou do horário dos treinos, ou da assiduidade do treinador, ou da dispensa do Stoi. Mas tenho a impressão que deve ser dos resultados obtidos até ao final do ano, mas isto não deve ser óbvio.

    "O resto são perguntas normais a que qualquer treinador tem de estar preparado para responder."

    O treinador pode ter de estar preparado para as ouvir. Eu respondia-lhe que também não sei quantos jornalistas é que vão ser dispensados do serviço dele lá pelo fim do ano, nem isso me interessa, pode ser é que a continuar com perguntas estúpidas fique sem trabalho ou seja naquelas funções substituído por alguém mais competente.

    P.S.- Admito que as perguntas sejam feitas numa ocasião, mas sei que vão ser repetidas até à exaustão, apesar de permanentes respostas iguais. É disto que falo quando digo massacre e não de serem formuladas naturalmente uma vez.

    ResponderEliminar
  5. Acredito sempre ser possível ganhar e o próximo jogo do campeonato não foge à regra. Se não for esse o resultado só perdemos 3 pontos, deixando pela frente o futuro para preparar. Haja coragem de o assumir!

    Não podia estar mais de acordo.

    ResponderEliminar
  6. Desculpem lá mas vou repetir o que já aqui disse:

    "Não querendo bulir com o direito à opinião de ninguém, talvez fosse tempo de um esforço suplementar de todos nós no sentido de ser dada alguma paz à equipa, ao presidente e às pessoas que ainda agora iniciaram funções. Como é óbvio, os blogs e outros meios de difusão de opinião são, nos tempos de hoje, uns mais do que outros, factores a levar em conta na formação da opinião geral.
    Penso que um período de recato, sem critica constante, independentemente de merecida ou não, talvez ajudasse bastante. Por vezes o auto-calar das críticas é também um exercício de sportinguismo."

    Acrescento que estou totalmente de acordo com o LMGM. O silêncio provindo de alvalade é, neste momento, um acto de inteligência.

    SL

    ResponderEliminar
  7. Este Sporting Fornever18 de novembro de 2009 às 19:12

    O MARACAS DE ALVALADE!

    http://estesportingfornever.blog...r.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Se esta regra de silêncio tivesse sido respeitada antes,não teriamos ouvido o fatal "Paulo Bento forever"!

    ResponderEliminar
  9. Norte leonino:
    A paz em torno da equipa, do treinador e até do Presidente acontecerá quando quem está mandatado para dirigir dirija. Quando quem é pago para bem fazer o faça. A critica, desde que fundamentada, mais não visa do que chamar a atenção para factos ocorrem prejudicando o clube, muitas vezes de forma decisiva que nos impedem de atingir o sucesso. A maior parte das que aqui faço não derivam de nenhum "iluminismo" são apenas práticas que o bom-senso aconselha.

    Os artigos aqui escritos são-o por Sportinguistas para um forum de Sportinguistas. Está cada vez mais em voga dividir-nos em bons ou maus, consoante as nossas opiniões coincidem ou divergem. Eu não me sentiria bem comigo mesmo se não alertasse para o que me parece mal e louvasse o que é bem feito. Não me parece que faça muito sentido poder aqui escrever e não dizer o que penso. Vou dizê-lo onde? Na AG? Pois, também me parece que não consiga...

    SL

    ResponderEliminar
  10. A força do SPORTING está nos adeptos.È preciso apoiar sempre e esta noite há um jogo importantissimo contra o ABC..com entrada grátis..Torno a dizer a força do SPORTING está nos adeptos..Vê-se na bósnia com uma equipa fraquinha está a conseguir lutar até ao fim porque por tráz tém uma massa adepta que apoia..

    ResponderEliminar
  11. Acho que a não apresentação de CC se ficou a dever à reserva do presidente em aparecer à frente da Comunicação Social. Nas duas ultimas vezes que apareceu ( saída de PB e depois saída de PB) só disse asneiras… por isso, sempre foi melhor o tal silencio que alguns defendem. Para vergonhas já basta assim.

    JJR

    ResponderEliminar
  12. Viva o Sporting! O Villas Boas não foi resgatado porque era absurdo pagar 1 milhão de euros por 1 treinador que, apesar da boa escola, aínda nada provou (já o Carvalhal foi à final da Taça de Portugal, com o Leixões, e ganhou a Taça da Liga). O desnorte do Presidente é preocupante mas deve-se à vontade de querer e não poder (isto é, não tem dinheiro). 7 a 1.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)