quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Começar de novo



Quando para a direcção técnica da equipa as opções parecem estar entre a experiência de Pekerman -excelente na formação, nada digno de registo a nível de clubes  - e a promessa de qualidade de Vilasboas, eu declaro-me a favor da segunda, que ainda tem do seu lado o facto de conhecer bem o mercado, o futebol nacional e europeu.

Não gosto de comentar nomes, antes acções. Não posso porém deixar de dizer que o nome de Sá Pinto me agrada. E dizer que me agrada profundamente. Dentro do universo disponível parece-me uma boa escolha. É um homem que sabe o que é um balneário, está identificado com o clube e reúne grande prestígio entre a generalidade dos sócios e adeptos. Soube adquirir competências após pendurar as botas, preparou-se nitidamente para este momento.

Não está ainda claro o lugar que o Sá tem reservado. Dentro das hipóteses aventadas, parece-me que ficaria muito bem na ligação entre o balneário e a administração. As funções de director desportivo, a existir, deveriam estar reservadas a alguém com experiência e conhecimento de mercado. Lugar esse que não tem necessariamente que ser preenchido, podendo a administração optar por assessorias. Protegia-se Sá Pinto, dava-se-lhe tempo para respirar, evitando-se igualmente a figura de sitting-duck que é o director desportivo, sempre sujeito às vicissitudes do mercado e da nossa fraca liquidez.

Mantenho o que sempre disse acerca do trabalho do nosso ex-director desportivo, mas parece-me que além de vítima da sua demonstrada incapacidade, e do golpe palaciano que o  promoveu, Barbosa foi vítima de um erro que gostava não fosse agora repetido com Sá Pinto. Que é o de ser o homem errado nas funções erradas, para as quais não está preparado.

Isto não é o mesmo que dizer que Barbosa não pudesse servir o Sporting, desempenhando outro papel menos exigente, onde pudesse crescer profissionalmente. Afinal ele foi futebolista toda a vida e os cargos executivos do futebol de hoje exigem preparação e tarimba adequadas. Tal como nas empresas vulgares, sendo que a SAD é–o, embora de cariz especial.

Vendo Barbosa partir e chegar Sá Pinto também não deixo de me interrogar se terá de ser sempre assim e se o destino de Barbosa não estará reservado para o seu sucessor. Parece que temos sempre que começar de novo, escavacando a casa para a voltar a erigir, desperdiçando anos de ligação e formação "em Sporting". 

PS: Jane Monheit é um espectáculo digno de ser visto, afinal é de espectáculo que os Sportinguistas andam a precisar.

PPS; Para outra altura ficarão os comentários à recomposição da SAD...

13 comentários:

  1. Então mas o Villas Boas não tem contrato com a Académica? Há assim tanta liquidez financeira?


    mitic0

    ResponderEliminar
  2. Hoje até temos direito a música, sim senhor gostei da mocita que confesso não conhecia.
    Quanto ao Sá Pinto aplaudo e tal como tu espero que se salvaguarde a sua posição porque não merece voltar a ser mal tratado pelo Sporting.
    Em relação ao treinador, já o disse antes, desde que coloque a equipa a jogar bom futebole não só a dar pontapés numa bola por mim pode ser qualquer um. Seja quem for temos que lhe dar tempo porque de certeza que não será nenhum santo milagreiro que só com a sua chegada transforma a equipa com um estalar de dedos. Tem muito trabalho para fazer e não será concerteza com 3 ou 4 dias que tudo se resolve. Desta vez precisamos ser pacientes.

    ResponderEliminar
  3. Ora bolas...tenho ali um erro mas não vou apagar tudo só por isso, vou usar a boa maneira antiga.
    RESSALVO: mal tratado - maltratado
    futebole- leia-se futebol e

    ResponderEliminar
  4. LdA,

    Sá Pinto a fazer de Manolo, sem qualquer dúvida! Como director desportivo, é esperar para ver e torcer para que corra tudo bem. Será uma mudança de atitude de 180º, estou certo.


    Dina,

    "Desta vez precisamos ser pacientes."

    Não o fomos anteriormente? Fomos, claro que fomos. É que foram 2 anos de mau futebol.

    Seja quem for o próximo treinador, que tenha a mesma paciência por parte dos adeptos e sócios que teve o Paulo Bento quando começou, assim como apoio por parte da Direcção.

    ResponderEliminar
  5. Com Paulo Bento sim mas já houve casos em que não fomos e como estamos sedentos de vitórias e boas exibições podemos cair na tentação de querermos isso tudo...já.

    ResponderEliminar
  6. Dina,

    Era só para clarificar :) mas sem dúvida que temos que ser pacientes.

    ResponderEliminar
  7. Dina

    Não conheceres a Jane Monheit? Imperdoável. Ainda há um mês esteve no CCB, num grande concerto. Só critico o LdA porque ela a cantar em português do Brasil não é tão boa como quando canta em inglês.

    Que os jogadores a partir de agora tenham metade da garra que tinha o Sá e ainda vamos ter mutas alegrias.

    ResponderEliminar
  8. 8:
    Esta menina fez-me dar uma das maiores bandeiras da minha vida, neste caso na Aula Magna. Enfim, tristezas.

    Eu acho que gostaria de a ouvir cantar até em uzbiquistanês (invenção minha)mas para este caso em concreto "começar de novo" tinha que ser em português. E eu acho muito sexy o arrastar dos rr´s da menina.

    A outra hipotese seria o próprio Ivan Lins, que não sei se é o original ( julgo que sim) mas é pelo menos o mais conhecido. Convenhamos que a Jane fica melhor aqui...

    ResponderEliminar
  9. 8 e LdA...ainda bem que sou visita assídua deste sítio, além de aprender muito sobre o Sporting também aprendo neste caso sobre música. Reconheço que a menina nunca me tinha chamado a atenção, aliás nos últimos tempos tenho-me desactualizado bastante em termos musicais...infelizmente!
    LdA tens razão quando dizes que o original é de Ivan Lins e Vitor Martins, essa é dos meus tempos...:):)

    ResponderEliminar
  10. "Convenhamos que a Jane fica melhor aqui..."

    E de que maneira! Que bela... interpretação!

    Conheço vagamente a Jane Monheit. É q de Jazz ñ sou (rigorosamente nada) entendido. Ainda há-de chegar o tempo...

    Qt ao Ricardo: ah Ganda Sá Pintas!!! Os meninos birrentos ou trabucam ou manducam um gde pêro à la Artur 'poeta' Jorge!!! :D

    SL!

    ResponderEliminar
  11. Dina e LdA

    Já agora: está a chegar Lisa Ekdahl.Não percam.

    Quanto à Jane Monheit, nem associei ao título. Quanto ao arrastar ela é uma "Newyorker".

    ResponderEliminar
  12. 8:
    A Lisa Ekdhal já a vi há um ano e espero no dia 1 de Dezembro repetir a façanha na Casa da Musica. Um dos melhores palcos do País, sem dúvida.

    Virgilio:
    Querias conhecê-la melhor que vagamente diz lá que não :)

    ResponderEliminar
  13. Graças a este post, descobri uma versão duma música que adoro: Over the Rainbow!
    Estou numa fase da minha vida em que preciso acreditar que no final do arco-íris existe mesmo um pote de ouro!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)