terça-feira, 3 de novembro de 2009

O vício


O Sporting vive um período conturbado e parece que só nestas alturas é que muitos despertam para a realidade. Entre crises no futebol perdemos entretanto o património imobiliário, extinguimos algumas modalidades, perdemos competitividade e importância noutras. Somos menos e cada vez menos influentes. Mas os Sportinguistas só parecem despertar quando a bola não entra e bastará um simples sinal de recuperação para tudo voltar à normalidade. O Angulo quem sabe será um novo Acosta, o Caicedo até poderá ter sido uma boa aquisição e a renovação de Pedro Silva um acto visionário.

O momento que se vive no futebol, e que trás em sobressalto a a família Sportinguista, nada tem a ver com fado, sorte ou azar. Tal como as grandes equipas não se formam do nada, antes resultam de planeamento e esforço continuado, as más acontecem exactamente do oposto. Com a diferença que para fazer mal não é preciso tanto tempo e dedicação como o exige a excelência.

Os sinais de que íamos no caminho errado atropelavam-se aos nossos olhos, mas mesmo assim preferimos ignorá-los. Não só da parte de quem tem o poder de decidir, mas também a grande maioria dos adeptos. Eu que, não tenho dons advinhatórios, escrevia aqui em vésperas de Natal do ano passado:

“O futebol do Sporting vive sob o signo de uma dieta apertada, em que na, maioria das ocasiões, é servido sob a forma de uma canja desenxabida: os golos são poucos, as exibições quando não são medonhas (Paços de Ferreira, Leixões) são frustrantes ou sensaboronas (quase todos os jogos restantes). De vez em quando a esquálida sopa vem acompanhada de um filete de mortadela rançoso (a eliminatória da Taça foi bem jogada, mas perdida) ou um bife de 2ª (a vitória na Supertaça). Filé mignon? Já lá vão tantos anos, que a maior parte dos sportinguistas já nem se deve lembrar da textura ou do sabor. 

É esta a dieta que Paulo Bento nos serve, invariavelmente, há quase 4 anos. Passado todo este tempo a ementa permanece igual. E os sportinguistas se não gostam, comem calados e quase nem protestam. Dizem que dantes não se comia e, apavorados com a peste e a fome que alguns dizem que se instalará a seguir, preferem manter o pouco mas certo de Paulo Bento. O medo de ousar mudar parece ter-se instalado. Os sportinguistas parecem temer uma crise intestinal se lhes derem algo mais condimentado que este futebolzinho tipo pãozinho sem sal.”


Quando escrevi isto ainda não tínhamos jogado os quartos-de-final com um dos piores Bayern´s dos últimos anos. Mas já havíamos perdido por 4-1 em Leiria, no fecho da época anterior, uma das piores, em termos exibicionais, que tenho memória. Começamos a época 2008/09 mal, sendo humilhados em Madrid, em casa com o Barcelona e à 6ª jornada o campeonato era uma miragem. A repetição do 2º lugar no final, o jogar Paulo Bento como cartada eleitoral, trouxe-nos aonde nos encontramos hoje.

Pagamos um alto preço pelos 2º´s lugares e Supertaças que PB nos trouxe. Não porque esses títulos não tenham sido meritórios e valorosos e especialmente difíceis de alcançar, nas circunstâncias em que foram alcançados. Mas não passaram de ópio para o povo Sportinguista e, em especial, para quem dirigia. O alto preço que pagamos chega-nos em amargas prestações semanais de mau futebol, maus resultados e num clube dividido em torno do seu treinador.

As primeiras vitórias trouxeram-nos a euforia. Um campeonato por um ponto, vencedores caso este tivesse acabado 45 minutos mais cedo, instalou a certeza onírica que ser campeões era fatal como o destino. Substituímos a exigência pela complacência com os nossos pequenos feitos. Ao invés de querermos ser melhores achamos que éramos suficientemente bons, encontrando no orçamento, na pretensa juventude do plantel e outros o vício da desculpa. Os sintomas da nossa decadência são hoje tão evidentes na nossa equipa como num qualquer toxicodependente. Já não retiramos qualquer prazer deste vício, tememos a vida sem ele.

A gratidão para como os serviços prestados por PB não pode ser a desculpa para deixar tudo como está. Prolongar a sua estadia é prolongar um estertor, é sujeitá-lo a um castigo imerecido. As suas culpas são bem menores do quem tinha como missão dirigir, decidir, analisar e prever. Num clube com estratégia PB não teria definhado, antes seria obrigado a crescer e ser melhor ou a procurar outro caminho, o que não se consegue com palmadinhas nas costas. Foi por isso que ele se tornou um dos problemas deixando de ser solução.

Ninguém, mesmo que eleito por unanimidade e aclamação, tem mandato para prejudicar o Sporting. Esse mandato foi-lhe conferido para resolver os problemas do Sporting e não para os agravar. É isso que se pede hoje e sempre a JEB e aos corpos sociais do Sporting.

10 comentários:

  1. LdA,

    olé.

    Era o que queria escrever hoje: é a nossa função não deixar sequer que se pense que o problema do Sporting é de resultados e destes resultados.

    O problema é de método e de conceito, muito mais do que resultados ou de dedicação e/ou trabalho.

    Não é um problema de investimento, mas um problema de aproveitamento: os sportinguistas aceitam que não se invista (embora queiram mais e sobretudo melhor investimento, o que na minha opinião é muito falacioso), mas não aceitam que se jogue recorrentemente mal contra quem tem menos recursos.

    Como dizia na temporada 2007/2008, o Sporting poderia ter perdido o campeonato mas ganho os adeptos e a competição das boas exibições. Porque só com boas exibições (muito mais do que com vitórias, senão veja-se como em todas as temporadas a assistência média foi decrescendo) se fideliza e só com boas exibições se projectam valores no mercado.

    Mas estas exibições não são surpresa nenhuma: é preciso ter presente que grande parte das vezes que PB disse que o Sporting jogou bem, a maioria das pessoas discorda. E que o treinador preferido do Barbosa é o Octávio Machado.

    Como digo (há muito), estes 2 senhores não têm a cultura de Sporting. E não é por terem sido (de coração) de outros clubes, mas por terem sido formados noutros clubes.

    Mas há um resultado que ilustra bem o problema do Sporting: o das GB vendidas. A medida do seu decréscimo é proporcional ao desinteresse dos sportinguistas pelo futebol. Não lhes tira a paixão, mas retira-lhes a participação.

    ResponderEliminar
  2. Pagamos um alto preço pelos 2º´s lugares e Supertaças que PB nos trouxe. Não porque esses títulos não tenham sido meritórios e valorosos e especialmente difíceis de alcançar, nas circunstâncias em que foram alcançados. Mas não passaram de ópio para o povo Sportinguista e, em especial, para quem dirigia. O alto preço que pagamos chega-nos em amargas prestações semanais de mau futebol, maus resultados e num clube dividido em torno do seu treinador.

    mt bom!

    ResponderEliminar
  3. Entre o terrorismo e a toxicodependência, tenho de pensar seriamente se a melhor solução não será o suicídio.

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que o JEB leva a sério a frase "Rehab is for quitters".

    ResponderEliminar
  5. leao...

    Muda de vida
    Se tu não vives satisfeito
    Muda de vida
    Estás sempre a tempo de mudar
    Muda de vida
    Não deves viver contrafeito
    Muda de vida
    Se há vida em ti a latejar

    Ver-te a sorrir, eu nunca te vi
    E a cantar, eu nunca te ouvi
    Será de ti ou pensas que tens
    Que ser assim

    :(

    ResponderEliminar
  6. Depois deste Presidente ter chamado "Terroristas" aos adeptos visionários e revoltados, entre os quais me incluo, acho que tão cedo não vou fazer as pazes com ele.

    Perdeu a cabeça e esqueceu-se que um clube desportivo precisa de todos, digo mesmo "de todos" os adeptos que possam levar e elevar o nome do clube bem longe.

    Ainda hoje não acredito que ele disse uma barbaridade daquelas.

    Estou triste!!!!

    ResponderEliminar
  7. Agora até as vitórias do SCP com o Paulo Bento são um problema,essa do jogar bem e perder é interessante...para encher chouriços.

    ResponderEliminar
  8. LdA:

    Ainda há pouco afirmava isto: 'este SCP de PB é uma droga q só proporciona bad trips'

    E já de há mt que é assim...

    ResponderEliminar
  9. Olá

    Podemos fazer uma troca de links?

    Já tenho este blog no meu site.



    O Link é o seguinte:

    http://www.foot-blogs.com/sporting.asp



    Este site pretende fazer uma lista sobre os melhores blogs sobre o Sporting...

    A Pontuação de cada blog é a soma do tráfego (numero de visitas), do nosso site para este blog... e deste blog para o nosso site.

    Abraço

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)