sexta-feira, 23 de julho de 2010

Disciplinar e liderar

O nome de Izmailov volta à ribalta e ainda não é pelas razões que todos ansiamos. Trata-se ainda das consequências do caso que antecedeu o jogo com o Atlético de Madrid, que culminou com o polémico abandono de estágio e posterior viagem não autorizada a Moscovo, com faltas injustificadas do russo ao trabalho. Se a recusa em jogar parece hoje mais do que justificada pelo estado em que ainda se encontra o joelho do médio russo, já a viagem e as consequentes faltas serão mais difíceis de enquadrar. O Sporting optou por multar o jogador, pretendendo descontar-lhe dois terços do vencimento, optando por uma medida dura e que pretende seguramente constituir exemplo e aviso à navegação. Poderia ser de outra de forma?

Creio que sim. Mesmo considerando o elevado número de casos disciplinares. Trata-se de uma pena pesada para um “primário”, isto é para um jogador de folha limpa e, como é vulgar na justiça comum, a atribuição de uma pena dura, mas suspendendo a sua aplicação, caso ocorra reincidência, acabaria por ser provavelmente a medida mais adequada. A sua publicitação no âmbito restrito do grupo de trabalho deixaria claro que a disciplina não é apenas uma figura de estilo. Assim, com a contestação pública de Izmailov, no exercício de um direito inalienável, o melhor que conseguimos é o prolongar senão o agonizar das relações clube / jogador, pelo menos de um ambiente indesejado e que não potencia o êxito.

Poderia isto ser diferente se houvesse um capitão? Talvez sim, se fosse um capitão na verdadeira acepção da palavra, e estivesse disposto a intermediar este difícil caso em favor do bem comum. Mas isso é uma figura cada vez mais rara, numa profissão pautada pelos horizontes limitados das perspectivas pessoais de carreira, em detrimento das funções que um verdadeiro capitão deve desempenhar. Seja como for não me parece que o folhetim da braçadeira de capitão saltar de braço a cada episódio seja dignificante para um clube como o Sporting Clube de Portugal.

Creio que Paulo Sérgio até pode muito bem ter sido apanhado descalço neste processo, quando se pronunciou sobre a braçadeira no caso de Moutinho. Sabendo já na altura que o desfecho poderia ser o que foi, Paulo Sérgio tentou desdramatizar a notícia. Agora sentir-se-à obrigado a manter-se fiel ao que disse anteriormente. Mas não creio que a braçadeira do capitão do Guimarães na época passada andasse de mão em mão como as pombinhas da catrina. Aliás, para perceber o caso Moutinho e a braçadeira de capitão, ajudaria muito saber quem “assobiou” à “Abola” a mudança de braçadeira. No interesse do Sporting não foi com certeza.

15 comentários:

  1. LdA

    O assunto Izmailov podia-se resolver de outra maneira? Se calhar, podia.

    Mas a esta distância, e com a continuação do problema do joelho, não estás a esquecer que na altura o Izmailov estava a treinar e a jogar “normalmente”, e que só no dia do jogo é que se apercebeu que não podia jogar, no que era o jogo mais importante da época para o seu Clube?

    A multa é pesada? É!

    O valor da multa é legal? Possivelmente não será.

    Tenho uma convicção muito forte que por detrás da atitude de Izma estão outros protagonistas, e que ele foi, apenas, uma vítima do submundo do futebol. Os milhões gastos nos clubes geram muitas loucuras e não nos podemos esquecer que o Atlético de Madrid apostou tudo na Taça Europa. É só lembrar as duas arbitragens vergonhosas.
    Possivelmente Izmailov irá endereçar a multa a quem o mandou tomar aquela atitude, e é por isso que o companheiro Evangelista entrou em cena.

    ResponderEliminar
  2. Caro ' A Norte ',
    Marat Izmailov e o seu empresário fizeram bastante ' publicidade ' ao caso como agora, após aplicada a multa, o sindicato evangelista dos jogadores também o fez.
    Por essa ordem de ideias, quem devia ser multado ( ou despedido ) era todo o departamento médico do clube que deu o jogador como apto. Ou, numa medida ' mais suave ' como é sugerido, multar o mesmo departamento em 2/3 do ordenado ( ou menos ). Assim, como os paninhos quentes habituais se resolvia a questão.
    Izmailov cometeu, pelo menos, três infracções e essas também são tomadas em conta para a aplicação da multa. E o jogador tem o direito de contestar. Mas já agora porque é que MI, após saber da multa, não tentou solucionar o problema internamente sem recorrer ao sindicato? E sabemos como esses inúteis gostam de ter tempo de antena...
    Quanto à relação deste 'problema' com a questão da inexistência de UM capitão, a teoria cai pela base, pois o anterior capitão nunca intermediou coisa nenhuma. Alguém ouviu o mal-agradecido a intervir neste ou noutros casos?
    A 'cultura do capitão', por muito que nos custe dizê-lo, só existe a sério no FCPorto. E porventura, também irá perder-se se Bruno Alves sair. Na minha opinião, não acho que a solução de ter mais que um capitão seja ' pouco dignificante '. Existem vários dos nossos jogadores que têm esse perfil e a minha escolha, como defendo no Porta 10A, recai sobre Pedro Mendes. Não foi eleito, não está há mais tempo no SCP, não é da formação, não foi o escolhido, mas tem o perfil necessário. Por ser quem é, pelos anos de vida desportiva que leva e porque, de facto, sabe comportar-se. Se a braçadeira, noutros jogos, for entregue a Carriço, ao Polga ou ao Liedson, não me choca como não me incomoda. Desde que eles a saibam envergar, como respeitar o clube que representam.
    Para terminar, o ' caso Moutinho ' é passado ultrapassado. Deixem de falar dele pois, mais que uma vez, demonstrou não ser digno de envergar a nosssa camisola. Está no Porto, deixá-lo estar. Não o evoquem constantemente pois parece que é, aos vossos olhos, insubstituivel! E onde os há aos magotes, os insubstituiveis, é no cemitério.
    Quanto a Izmailov, que entre nos eixos como os outros e que se deixe de ' sindicâncias '!
    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  3. 8:
    Partilho senão da convicção pelo menos da desconfiança de que por detrás desta história do abandono de estágio estejam interesses nebulosos, com aliás falamos na altura.

    Mas não perderemos mais do que ganharemos com a aplicação da multa e o prolongamento do caso?

    ResponderEliminar
  4. Porta10A:

    "Quanto à relação deste 'problema' com a questão da inexistência de UM capitão, a teoria cai pela base"

    Qual teoria? A de que um capitão na verdadeira acepção da palavra mediaria esta situação?

    "não tentou solucionar o problema internamente sem recorrer ao sindicato? E sabemos como esses inúteis gostam de ter tempo de antena..."
    Esse é um direito que lhe assiste, por muito que nos custe. Com quem é que o meu caro resolverá os seus problemas com a sua entidade patronal?

    Sobre as questões de perfil parece-me temerário avançar com nomes sem conhecer pessoalmente quem se indica. Eu pelo menos não o faria porque o que vemos em campo é apenas um aspecto muito limitado de uma realidade muito mais complexa.

    "Para terminar, o ' caso Moutinho ' é passado ultrapassado. Deixem de falar dele"
    É-me muito difícil compreender e aceitar este tipo de sugestões. Já me imaginou ir ao seu blogue dizer-lhe o que deve escrever?
    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  5. LdA

    a sucessão destes casos e respectiva inabilidade para os resolver é absolutamente esquizofrénica.

    é facto que Paulo Barbosa é um mau empresário. Foi-lhe dada a mão por todos grandes, e ele fez sempre borrasca. é certo que hoje por hoje paga pela desestabilização que trouxe para o clube, via seus ex-agenciados djaló e veloso e mais recentemente izmailov e caneira.

    a guerra ter-lhe-á custado a perda dos 2 primeiros. mas a permanência dos outros 2, perante uma sad inábil e macia, vai perpetuar constantes acções de guerrilha.

    é um caso que os profissionais da sad têm de resolver asap. e atenção sr. presidente do conselho, foi para resolver este tipo de problemas que o sr. foi eleito. não venha outra vez com a estória do "se isto fosse meu"!!

    pese-se tudo, a lesão ou a pseudo, a recusa, o prejuízo desportivo e financeiro, a mentira, a viagem à Rússia sem autorização e a valia e profissionalismo daquele que foi por muitos considerado o melhor jogador da época passada, e a abnegação dum profissional exemplar, até há meio ano... e decida-se! não começem é o calendário com esta bomba no balneário. a não ser que estejam já a pensar em desculpas para o 4o lugar!

    SL

    ResponderEliminar
  6. Depois de instaurado o processo disciplinar ao Izmailov ficaria surpreendido se o atleta não fosse condenado, o valor da multa é exagerado? admito que sim.
    Também acredito que o jogador russo ainda continua em Alvalade devido ao seu problema no joelho, acredito que Paulo Barbosa tudo fez para ele não jogar mais no sporting, não contava que a lesão não estivesse resolvida.

    ResponderEliminar
  7. A Norte,
    A ‘teoria’ que desenvolve ‘da inexistência de UM capitão ‘ e que, havendo um ‘na verdadeira acepção da palavra ‘ seria capaz de mediar esta situação. É que já houve e não foi capaz!
    Na parte que me toca e se tiver problemas com a minha entidade patronal, seguramente não é ao sindicato que me vou queixar, pela simples razão de não ser sindicalizado e mais, querer distância dessa gente. Izmailov está no seu direito de pedir ajuda ao sindicato como de recorrer da decisão. E que o faça. Se ele acha que é a melhor via, óptimo. Se por aqui se defende essa posição, é uma entre outras. Nada a objectar.
    A ‘realidade mais complexa’ de que fala é do domínio público. E mais, é do domínio público porque o jogador ainda o tornou mais público pelas declarações que fez sobre o acontecimento. Quanto ao nome e tratando-se de Joaquim Evangelista, reitero o que disse. Gosta de aparecer quando lhe convêm, pouco ou nada faz para representar os jogadores. Não lhe são (re)conhecidas grandes ideias como grande obra. E neste caso, na minha opinião, o jogador está a ser mal aconselhado pelo empresário como foi ter com a pessoa errada.
    Pode sugerir e escrever o que quiser, até no Porta 10A, desde que seja num tom construtivo que, parece-me, foi o que utilizei. Se não foi, as minhas mais humildes desculpas. E nem me atrevo a pedir-lhe que aceite a minha sugestão de não falar de alguém que é passado e que já nem sequer merece as palavras que escrevemos por ele. Se quiser compor odes a JM, faça-o. Mas também me é muito difícil como Sportinguista, compreender ( como aceitar ) que ainda se façam esse tipo de ‘ sugestões ’ subliminares ‘( JM ‘ O ‘ capitão que resolveria o problema ), sobre alguém que já nem está no clube.
    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  8. O Izmailov à hora do jogo estava no avião para a Rússia. Ora como o bilhete não se compra na hora do embraque, a dita cuja já estava marcada ao tempo.

    O caso pode não ter sido bem gerido, mas o russo também, e apesar de ter um caracter interessante, também foi uma bela encomenda.

    Visitem, ajudem-nos a fazer do Conselho Leonino mais um espaço de qualidade para todos os Sportinguistas.

    Sem vocês leões leitores não faz sentido o nosso trabalho.

    Obrigado e grande abraço.

    http://conselholeonino.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Porta10a:
    "Mas também me é muito difícil como Sportinguista, compreender ( como aceitar ) que ainda se façam esse tipo de ‘ sugestões ’ subliminares ‘( JM ‘ O ‘ capitão que resolveria o problema ), sobre alguém que já nem está no clube."

    Ou eu não fui claro ou o meu caro percebeu-me mal. Em nenhum momento sugiro que Moutinho resolveria o que quer fosse. Aliás, se o meu caro conhecer o histórico deste blogue perceberá que, por mim, Moutinho já não seria capitão há algum tempo.
    E repare que eu falo no "caso Moutinho" que é muito mais do que falar no jogador. Daí a referência à pag. da bola em que é dito que Moutinho ia perder a braçadeira. Perceber como essa noticia chegou, quem a colocou e com que interesse ajudaria a perceber melhor todo o caso.

    ResponderEliminar
  10. Caro Leão de Alvalade,
    Falamos sobre as coisas, queremos o melhor para o nosso clube.
    Partilhamos da mesma opinião sobre o ' dono ' da braçadeira. Depois do episódio e da birra, ficava sem ela.
    A notícia chega como chegam muitas outras: alguém lá de dentro bate com a língua nos dentes. Foi assim no caso Liedson vs Sá Pinto como noutros. Agora que era preciso varrer o balneário de alguns elementos desestabilizadores, lá isso era. E está a ser feito. Veremos se para melhorar ( esperando que assim seja ), se para tornar pior o que já não é tão saudável assim. Acredito e pelo que tenho visto, que as coisas estejam a evoluir positivamente. E porventura Costinha fará um trabalho tão sujo quanto necessário. Esse mesmo que não deixaram fazer a RSP que queria meter aquilo nos eixos!!!...
    Vamos dar este ' crédito ' e algum tempo.

    E de qualquer das formas, é sempre um prazer vir aqui comentar entre Sportinguistas.

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  11. Concordo com a análise do caso Izmailov pois parece-me a solução mais adequada e ponderada face ao passado do jogador. Se for verdade o que li hoje que é Costinha quem impôs a multa ao jogador isso só quer dizer que para ele isto é um caso pessoal e não está a defender os interesses do clube. Ora este senhor na sua carreira tem vários casos de indisciplina e agora anda armado em justiceiro?

    Quanto ao caso do capitão não tinha pensado a questão na vertente que aqui é analisada mas também pode muito bem ser possível.

    O que mais me incomoda é que estas coisas só parecem acontecer ao Sporting. Não me venham com a treta dos jornais porque o que eles querem é noticias para vender. Se as nossas aparecem mais do que as dos outros a culpa é nossa.

    ResponderEliminar
  12. Para mim o Izmailov já tinha ido jogar ao pau com os ursos prá Sibéria

    O capitão era o Paulo Sérgio se fosse pelo perfil. Aquela barriguinha não engana, anda ali muito coirato e tintol.

    Pelos fatos era o Bostinha desde que a braçadeira tivesse "griffe".

    Mas o melhor do post é a foto. Muito bom. Ou perdeu a braçadeira on the top of the (wayne)bridge também ficaria bem.

    ResponderEliminar
  13. Gostei!

    Valeu a pena, especialmente pela 1ª parte.

    Há muito que não via o Sporting jogar assim

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)