O Polvo: Um olhar sobre a concorrência
Com os agradecimentos ao Sportinguista Abdula Manafi Mutualo, nosso leitor em Jeddha, Arábia Saudita |
Com os agradecimentos ao Sportinguista Abdula Manafi Mutualo, nosso leitor em Jeddha, Arábia Saudita |
Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.
Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.
A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.
Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.
Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.
Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.
LdA,
ResponderEliminarComo já afirmei aqui N vezes, se o slb é o nosso rival histórico, o fcp tem sido o nosso verdadeiro rival desportivo nos últimos anos. Apesar disso, muitos vêem com bons olhos, uma relação mais próxima do fcp de modo a atacar o slb. Esquecem-se porém que o único beneficiado ao nível de títulos, tem sido o fcp. E alianças sejam com quem for destes 2, não obrigado.
Não tenho qualquer dúvida: ambos são farinha do mesmo saco e como tal, o que o SCP deverá fazer é manter a distância. E quando atacado, responder de igual forma. Só se tem uma postura de cavalheiro com quem o é também; além disso, o SCP tem que inverter a maneira de agir e reagir que tem sido seu apanágio nos últimos anos.
Sou contra alianças seja com quem fôr! Não há motivos nenhuns para fazermos alianças. Temos de ter as nossas ideias, os nossos candidatos e as nossas estratégias.
ResponderEliminarIngénuamente, nos últimos tempos, fizemos alianças com os merdosos e com os mafiosos e sempre essas alianças não passaram de estratégias deles que nos usaram em seu próprio proveito.
E assim perdemos alguns campeonatos e taças nos últimos anos porque fomos uns cordeirinhos ingénuos nas mãos desses mafiosos eternos.
Temos de ser implacáveis e manhosos com as nossas atitudes. Temos de ser estratégicamente fechados em vez de expormos as nossas ideias para vencer.
Nunca fazermos alianças com ninguém, porque temos de estar na frente das batalhas com as nossas ideias e ideais!
Nunca nos misturarmos com lampiões manhosos nem com tripeiros mafiosos. Apenas o mínimo institucional, com a educação q.b. mas sempre com um "olho atrás das costas".
Há o polvo tripeiro, mafioso e corrupto que muito ganhou com favores, e há, como sempre houve e que tantos títulos também lhes deu, o polvo manhoso e dissimulado dos merdosos lampiões, que sempre pesou nos momentos certos, com os seus tentáculos estratégicas espalhados por todos os cantos do poder do futebol.
E nós, ultimamente armados em cavaleiros poéticos do bem do futebol, andámos a passar por tolos e motivo de chacota desses mafiosos todos.
Chega de alianças e que nunca mais as façam com ninguém. Gosto dos derigentes ou figuras Leoninos que dizem de boca cheia que detestam esses corruptos. Gosto de confrontos verbais pelo poder, pela força e pela garra dentro e fora de campo!
Somos Leões e não precisamos de alianças com ninguém!
SL
"E nós, ultimamente armados em cavaleiros poéticos do bem do futebol, andámos a passar por tolos e motivo de chacota desses mafiosos todos."
ResponderEliminarNao. Sem alianças, compadrios, braços dados ou politicas comuns bastam textos como o post ou comentàrios como os até aqui expressados para que vòs, exmos. pacòvios, façam e insistam em continuar a fazer figura de tolos.
é que considerar o Benfica farinha do mesmo saco dos porcos là de cima, ou dizer que usa os mesmos métodos para ganhar tìtulos, é de uma épica falta de inteligencia, qual cérebro moldado pela inveja e simplesmente pobreza de espìrito ou desconhecimento do sentido de desportivismo.
Vao ao psicanalista senhores.
Ponto um, dar as boas vindas ao Mutualo esse mufana xunguila com que partilho o local de naturalidade.
ResponderEliminarPonto dois, o SCB tem de comer muito sal para eu o incluir como meu concorrente. E não se trata de menosprezo pelo bom trabalho efectuado, mas se for por brilharetes pontuais o Boavista ainda hoje devia ser nosso concorrente e, alguém se lembra dele? Ter mais de 100 anos não é tarefa para qualquer um, ter mais de 100 anos a lutar por titulos ainda menos. Está no bom caminho o SCB mas falamos daqui a 20 anos para fazer o resumo da sua actividade desportiva.
Ponto três, não temo o FCP desportivamente, temo a sua capacidade de uso das novas tecnologias nomeadamente do telemóvel. A minha previsão para eles é do pó vieste, para o pó vais voltar (podem substituir "pó" por qualquer fruta da época).
Ponto quatro, os meus concorrentes são Porto e Benfica, o meu adversário é o próprio Sporting. Sem esta casa estar arrumada não nos conseguimos defender de nada nem de ninguém. Muito menos estar concentrados naquilo que é realmente importante. Vencer, vencer sempre, vencer todos os dias para no fim ganhar.
LMGM
ResponderEliminar"o meu adversário é o próprio Sporting. Sem esta casa estar arrumada não nos conseguimos defender de nada nem de ninguém"
Bom resumo, diria em jeito de conclusão de tudo o que eu disse. Pelo menos para mim, serve-me como resumo e complemento do que quis dizer!
No fundo passa tudo por aí, porque enquanto o nosso clube não se organizar estruturalmente e estratégicamente será muito difícil bater esses poderes..
SL
Meus caros correligionários sportinguistas:
ResponderEliminar1. agradeço o blog pelas boas vindas e pelo post;
2. Não podia deixar de concordar com o mufana LMGM (o engraçado é que as minhas iniciais são AMGM), O MAIOR ADVERSÁRIO DO SPORTING É O SPORTING, pois no dia em que os que têm o privilêgio de ir à Alvalade deixarem de 'botar a abaixo' os nossos jogadores, principalmente os da canterra, teremos meio caminho andado; no dia em que deixarem de acreditar em tudo que vem na imprensa sobre o Sporting, ajudará a estabilizar emocionalmente todos nós; o dia em que se derem conta de que temos que fazer as contas do campeonato sem olhar pros jogos com o FCP ou SLB, mas sim com as equipas menos cotadas, aí teremos estratégia de ser campeões novamente.
3. vamos acreditar no polvo e desejar que este seja o ano que vamos tirar a barriga da miséria.
Um abraço a todos de um moçambicano que vive o Sporting a partir de Jeddah.
Off-topic mas merecido:
ResponderEliminarPara Naide Gomes, «foi um alívio» ter logrado a qualificação para a final do comprimento dos Campeonatos da Europa, a decorrer em Barcelona.
«Estava muito tranquila, muito calma. Foi importante assumir essa atitude e foi um alívio ter conseguido a qualificação logo no primeiro salto. Pude descansar, mesmo em termos mentais, o que é sempre importante», atirou a atleta do Sporting, que terminou a prova com a segunda marca da qualificação, com 6,81 metros, logo atrás da russa Lyudmila Kolchanova (6,87 metros).
A final está marcada para esta quarta-feira, com a portuguesa a afigurar-se como clara candidata às medalhas.
Aqui
Completamente off-topic.
ResponderEliminarJá dei 50 voltas e não vejo qualquer notícia de transmissão televisiva do jogo de 5ª feira.
Será possível que o primeiro jogo oficial do Sporting, seja assim tão desinteressante que nenhuma tlevisão lhe pegue?
Alguém tem alguma informação que clarifique isto?
Eh pá o Duscher dispensado?!
ResponderEliminarreporterH:
ResponderEliminarSe um reporter não sabe como vou eu saber?
A sério: também não consigo encontrar nenhuma referência à transmissão. O jogo é às 20.30 locais (mais uma hora cá) e por isso não vejo que entraves pudesse ter a transmissão.
Leão de Alvalade,
ResponderEliminarThis blog is open to invited readers only
http://bancadanova.blogspot.com/
It doesn't look like you have been invited to read this blog. If you think this is a mistake, you might want to contact the blog author and request an invitation.
Há alguma coisa anormal com a "Bancada Nova" ou é só para mim essa interdição? Alguém sabe dizer-me?
Ps - Não considerem os "invejosos" do desocupado das 12:13, ele acusa-me frequentemente do mesmo. É a última arma lampiã do seu vastíssimo arsenal de argumentação:
Se o "Carrega" não resulta.
O "Glorioso" não tem efeito.
E o "Maior do Planeta" faz rir.
Eles atiram com o brutal "Invejosos!"
Ai galinhas galinhas ...
MHumberto
ResponderEliminarTambém me aconteceu a mesma coisa quando ia ler esse blog.
Em relação ao post, também não considero o Braga como nosso concorrente, e apesar de terem feito um bom campeonato, se o Sporting e os tripas tiverem mais ao nivel que estamos habituados, cheira-me que voltam para o 4º lugar...mas estaremos cá para ver.
Não acho que os lamps panilas sejam os principais candidatos, vejo sempre o fcp com esse rótulo. Apesar dos lamps porcos terem ganho, houve muitos "factores" que ajudaram (tuneis, castigos estranhos aos adversários), apesar de por vezes jogarem bem, este ano também já não há o factor surpresa, e cheira-me que aquele frangueiro dos 8 milhoes, ainda nos vai dar muitas alegrias.
Acho que o jogo de quinta não vai ser transmitido na TV, mas fica aqui um site onde se pode ver e até com muita qualidade: http://www.atdhe.net/
SL
Alianças? Jamais e seja com que for. Parcerias? Sim, com certeza, se se justificarem e para o bem comum. Afinal, vivemos do mesmo negócio.
ResponderEliminarNo entanto devemos dizer que as 'aproximações' do passado aos nossos rivais tendem sempre a ser prejudiciais para o nosso clube, pelo que há que as evitar. De resto, é manter boas relações com todos, fazer pelo nosso clube e defende-lo sempre.
Quanto ao resto, é estar mais que atento a LFV e a PdC, pois desta gente nunca poderá vir nada ' de bom '. De Braga, têm vindo bons jogadores e vendidos por um presidente que não é nenhum parvo. Mas cuidado também, pois o homem é portista, muito mesmo...
Saudações Leoninas
Dezperado, obrigado. Isto sim é serviço público.
ResponderEliminarMHumberto, tens de contactar directamente o PLF para ele te enviar um convite, o pior é que deves estar como eu não tens o mail dele para enviar o pedido...
ResponderEliminarO PLF tem um estilo próprio que com vários comentadores resvala rapidamente para o campo pessoal. Suponho que tenha tido uma "invasão" de pessoas contra a sua opinião ou muito pior contra quem tem opinião...
Nada a que o LdA não esteja habituado.
O Bom, o Mau e o Vilão
ResponderEliminarNesta história os protagonistas são os três grandes do futebol português. O Sporting, o bom, o Benfas, o mau, e o FCP, o vilão.
Há tempos fui confrontado com um mito que ainda não consegui provar. Disseram-me que o Pintinho, quando foi eleito Presidente do FCP, ano de 1982, teria dito: "Comigo, o Sporting nunca mais volta a ser campeão."
A verdade é que as palavras do "profeita", por obra e graça de (muitos) espíritos santos e afins, tiveram uma consequência prática: desde então o Sporting ficou 18 anos sem ganhar o título e só por duas vezes até aos dias de hoje conseguiu quebrar a profecia.
Coincidências? Não. Não são coincidências e não se trata de nenhuma profecia. Pinto da Costa é certamente um crápula, mas é-o na mesma medida da sua inteligência. Desde cedo percebeu que para se chegar a 1º, quando se é 3º, há que primeiro chegar a 2º. E conseguiu, a reboque de um Sporting que demorou muito a perceber a diferença entre rivais e inimigos.
A fórmula foi simples: Vamos ignorar o Sporting. O nosso inimigo será sempre o SLB. Desta forma, pegando numa rivalidade histórica entre leões e lampiões, fizeram acreditar que as derrotas do SLB eram vitórias do Sporting, fazendo com que os sportinguistas, olhando apenas para a frente, não vissem o rival fugir demasiado. O problema foi não olhar para as costas, onde o "amigo provinciano" se encontrava, cada vez mais perto...
E um dia... Um dia esse "amigo" passou, espezinhou, e agora, senhor do 2º lugar, deliberadamente ignora que existe vida além dos dois primeiros lugares, que um dia foi terceiro, que um dia foi um clube sem palmarés, que um dia a grande rivalidade deste país foi entre leões e lampiões.
Não foi profecia, foi estratégia, e foi vitoriosa. Pinto da Costa sempre odiou o Sporting. Agora menospreza... E nós teimamos em ver no velho rival um inimigo, e no vilão um amigo. Até quando?
Percebo que Costinha, pelo seu passado futebolístico, não possa dizer aos jornais que além de ser do Sporting e anti-benfiquista também é anti-portista. Mas cabe aos outros dirigentes afirmarem claramente essa ruptura com o FCP, assumindo que esse clube não é mais amigo do que o SLB, que são nossos inimigos nas mais diversas frentes e que as suas derrotas serão sempre bem-vindas.
E fazendo contas com a história dizer bem alto, para os jornalistas do regime ouvirem, que o Sr. Pinto da Costa se devia ter reformado mais cedo pois não vai cheirar mais a chicha, o futuro é do Sporting! Contra "profeitas", "profeitas" e meio, carago! Haja coragem! Bibó SPORTING!
Dezperado, LMGM, obrigado pelo esclarecimento sobre a Bancada Nova.
ResponderEliminarEspero que a "invisibilidade" tenha um propósito qualquer de reformulação do espaço e não sua extinção ou cessamento de postagens.
É uma enorme mais-valia na blogoesfera leonina e seria uma pena se acabasse.
Sobre o post ... por acaso nunca vi o FC Porto como um inimigo. E nunca o vi desta forma por 2 motivos fundamentais:
1º - Amizade pessoal que me liga a um fundamentalista portista que não obstante de o ser sempre mostrou respeitou e admiração pelo Sporting. Sendo esse respeito e admiração genuínos. Mas isto claro está, são muito poucos os adeptos rivais que olham para o Sporting da forma certa. A cultura desportiva em Portugal simplesmente não existe. Se existisse não haveria qualquer dúvida na atribuição ao Sporting (palavra falada entre adeptos) do posto que ocupa desde há muito e que pelo avanço que leva ocupará durante muito muito tempo no futuro: o de maior potência desportiva nacional.
Não há forma de se fugir a isto.
Títulos, palmarés desportivo. Conquistas.
Como é evidente ... em Portugal nada disto é reconhecido.
Mas isso não é surpreendente. Lembram-se por exemplo da forma como a imprensa espanhola descreveu o Sporting aquando da eliminatória com o Atlético? Porque é que a imprensa portuguesa não faz o mesmo? O Mourinho por exemplo é o treinador mais bem sucedido do mundo, e esse registo de sucesso serve e orgulha Portugal. Portugal e os portugueses. Não todos, mas muitos. Dito isto, da mesma forma que Portugal tem neste momento o melhor treinador de futebol do mundo, existe em Portugal um Clube - o Sporting - que é somente o 2º ou o 1º mais titulado da Europa, sendo também o Clube no mundo com mais títulos em modalidades olímpicas. Não seria normal que o país - a sua comunicação e imprensa - o mencionasse como motivo de orgulho para esse mesmo país? Quantos Clubes na Europa há com um palmarés sequer semelhante ao nosso? 3, não mais que isso. Inglaterra, França, Itália, Alemanha, não existe nestes países nenhum - 1 único que seja - Clube que se equipare ao nosso em palmarés desportivo mas, vá lá saber-se porquê nada disto é vendido. Ou melhor, sabemos porquê, porque os critérios que regem o funcionamento da imprensa portuguesa são - entre outras coisas muito graves - mesquinhos e pequeninos.
E nunca se passará disto.
O Sporting é visto como o 3º Clube em Portugal. Seja. Mas felizmente essa noção não substitui a verdade dos factos e dos números e, eu prefiro muito mais estar deste lado do que do outro.
ResponderEliminarUns têm a fama, nós, as Taças e os Títulos.
E isto é importante para explicar no meu caso porque é que nunca senti o Porto como um inimigo, o 2º motivo: porque sempre vi o Porto vencer dentro do campo. Não me interessam as Ligas Sagres e Taças de Portugal e Supertaças mas, o simples facto desse Porto oferecer impecáveis demonstrações de força no futebol europeu: faz-me sentir orgulhoso. Não inveja, orgulho. E assumo-o sem qualquer problema.
No dia em que o Sporting mudar e fizer pela vida - como diz o LMGM - este estado de coisa mudará, porque só depende do Sporting atingir novamente a hegemonia do futebol português. As arbitragens - suas influências - existem mas são sobretudo circunstanciais. Não se podem desvalorizar mas não explicam tudo. Quando uma equipa é forte e domina dentro do campo arbitragens algumas a impedem de vencer - 9 em cada 10 vezes - e para mais em competições como uma Liga.
Posso estar enganado mas é a noção que possuo.
Há muita coisa sobre isto que precisa de ser falada. Não é assim tão simples mas é uma discussão que levaria muito tempo. Tem que ver com "almas" também. O Sporting é um Clube sério, decente, bom. E é portanto um Clube que não vive de qualquer forma nem paga vitórias de qualquer forma. Hoje em dia para se ganhar é preciso dinheiro. Tenha-se ou não esse dinheiro.
Uns, vendem a alma para consegui-lo. E falham, benfica.
Outros, conseguem ser mais competentes e capitalizar esse investimento com sucesso, Porto.
O Sporting anda ali num meio termo que não se compreende e acaba por não ser nem uma coisa nem outra. Ora gasta muito - e mal - ora vive em contenção. É um problema que o Sporting - o seu futebol - tem de resolver. O Clube tem nesta matéria de definir-se.
Coisas e noções pequenas sobre a problemática de rivalidades:
ResponderEliminarO Porto é um Clube competente. É um Clube cuja direcção deveria envergonhar por completo os seus adeptos mas, é um clube desportivamente competente. Sendo um clube competente: que a maioria dos seus adeptos não se envergonhe do seu presidente é algo que os define e os diminui. Fá-los pequeninos. Mas, não me impede a mim de reconhecer a sua valia futebolística naquilo que me orgulha enquanto português: os seus feitos europeus, no futebol.
Sobre o benfica: que desapareçam do mapa que a sua falta não seria sentida. O anti-benfiquismo que orgulhosamente sinto não é algo que tenha que ver com o clube desportivo benfica, suas vitórias ou derrotas. Tem sim que ver com o benfiquismo, as suas gentes e matriz enquanto clube. Sou anti-benfiquista da mesma forma que sou anti-racista, pró-ambientalista, anti-maus tratos sobre as mulheres ou qualquer outra coisa deste género. É uma censura, rejeição, repulsa e desprezo por aquilo que eles são e fazem, só.
Tal como para o Porto, não é inveja, mas sim nojo por uma coisa muito muito má e perniciosa, a todos os níveis.
O ressabiamento do "papa" pelo Sporting começou aquando da zanga dele com o Pinto de Magalhâes e a sua saída,bem como de vários jogadores do FóCulPorco.Nessa época veio-se oferecer ao Sporting e trazendo junto os jogadores dissidentes.Joao Rocha não foi na cantiga de lhe dar a chefia do nosso futebol e mais tarde foi buscar o Oliveira a Espanha.A partir daí veio a praga que nos lançou e a zanga com Oliveira e João Rocha,só terminada quando o nosso Melhor presidente deixou o Sporting.A
ResponderEliminar"Bosta"nessa altura fartou-se de fazer capas com o oferecimento do "papa"!
Francisco Fernandes, há uma foto que mostra o PdC equipado com o uniforme do Sporting. Não recordo agora em que modalidade mas ela existe.
ResponderEliminarSobre o ressabiamento do "Papa":
O melhor - afirmação algo vaga mas que muitos atestam sobre ela - e mais vitorioso presidente do Sporting de sempre, João Rocha, é ainda hoje amigo pessoal de Pinto da Costa. Este "hoje" não é d´agora 27 de Julho mas é um "hoje" de pelo menos 2 ou 3 anos atrás, altura em que li tal declaração transcrita.
A grandeza do Sporting do João Rocha - e a ele devemos a quase totalidade do nosso esmagador palmarés europeu, mundial e olímpico - exercia-se em coisas práticas: nº de atletas, expansão desportiva do Sporting para todo o território nacional, manutenção de equipas de futebol fortes e vencedoras, o incremento de uma série de modalidades que punham o Sporting em contacto directo com as pessoas e que faziam ganhar para o Clube adeptos em todo o lado.
E esta grandeza ... convivia bem com os rivais, porque lá está, as demonstrações de força do Sporting partiam do próprio e como tal, não estavam dependentes de terceiros, para o bem ou para o mal.
A força motriz do Sporting tem de ser íntima, tem de partir do próprio. Se os dirigentes do Clube - porque mais ninguém pode fazê-lo à falta de ferramentas de decisão - criassem as condições para que esta força se expressasse por mim podiam depois criar todas as guerras com o PdC e com os analfabetos ou, cantar-lhes as mil-e-uma serenatas de amor que quisessem, que tal ser-me-ia igual ao litro.
Não espero dos dirigentes do Sporting exarcebado anti-portismo ou anti-benfiquismo. Espero deles acção e resultados, em prol e conseguidos para o Sporting. E esta é uma lição que o João Rocha podia dar em qualquer altura, a estes que lá estão agora.
Os responsáveis pelo apagamento do Sporting no futebol são os dirigentes do Sporting. Não são o Papa ou os analfabetos.