Clube pioneiro
Já não interessa a discussão se Moutinho tem ou não o perfil de capitão necessário, - facto que sempre contestei aqui - uma vez que ele não o é desde ontem, mas sim há 2 anos. Se ele assim permaneceu, apontar-lhe agora limitações de carácter não é mais do que um tiro pela culatra que rebenta com a credibilidade não de Moutinho mas de quem com ele conviveu e, apercebendo-se das falhas do capitão nada fez, não defendendo como devia os interesses do Sporting. É isso que representa a notícia do Record de hoje, que, tal como a notícia da braçadeira de capitão, é nitidamente algo que vem de dentro. Não foi Moutinho que as terá posto a circular seguramente! Mas cada um come o quer. Eu recuso-me a prescindir do meu sentido crítico mesmo quando me põem à frente pratos muito apelativos.
Moutinho hoje só não tem valor para alguns Sportinguistas. Obviamente que Pinto da Costa perdeu o tino e é por isso que vai pagar uma soma astronómica por jogador sem carácter e que não serve para o Sporting. Nós é que estamos no caminho certo, como comprovam os resultados dos últimos anos. Para mim este é mais um negócio à Pinto da Costa: reforça-se, deixando pelo caminho um adversário em dificuldades. Mas nós até achamos que nos aliviamos do peso de um jogador que se estreou na 1ª equipa do Sporting com 18 anos, sendo daí em diante o jogador com mais elevados níveis de utilização e rendimento. De referência a indesejável é o percurso mais comum dos últimos capitães. Não devemos por isso estranhar que o Sporting seja hoje, como equipa de futebol, uma terra de ninguém, sem referências. E essas parecem ter preço e podem ser negociadas.
De há um ano para cá as noticias sobre o Sporting rivalizam com as que tornaram célebre o Jornal do Incrível, conseguindo por vezes suplantá-lo. O Sporting Clube de Portugal, célebre pelo pioneirismo que os seus feitos representavam para o desporto nacional, parece querer trocar esse papel com a inovação da tragicomédia. Enquanto isso muitos de nós acham que tudo o que nos acontece é por acaso ou fruto do azar. Os Sportinguistas têm hoje o clube que querem.
Moutinho è e será um grande jogador mas será que a sua presença no balneário seria positiva sempre com vontade de sair ele só queria abandonar o clube e já há algum tempo, ainda Costinha não andava por lá.
ResponderEliminarSe vai para o Porto é porque não tinha mais mercado se vai para o porto sendo capitão do sporting é porque nunca o deveria ter sido.
Manuel Fernandes, símbolo e antigo capitão do Sporting, viveu um episódio semelhante ao de João Moutinho, mas o seu amor ao clube falou mais alto. Acabou por permanecer em Alvalade, apesar de ter recebido uma oferta muito superior vinda do outro lado da Segunda Circular.
ResponderEliminarSem criticar abertamente João Moutinho, o velho capitão recorda o episódio. "Recebi uma proposta muito superior do Benfica. Disse não, apesar de ser muito dinheiro. Receberia na mão, só pela assinatura, o que não ganhava em 12 anos de Sporting", revelou, ressalvando, porém, que "não foi por ter feito isso que não me mandaram embora".
Para Manuel Fernandes, de 59 anos, cada um tem a sua maneira de estar. "Hoje nada me espanta e nem eu sei o que faria. Os valores materiais são superiores aos sentimentais e o João Moutinho quererá salvaguardar-se a si e aos seus familiares."
Isto são palavras de um capitão à Sporting.
Agora fazer do Moutinho um coitadinho, toda a gente o trata muito mal. Foi o Costinha que pegou na maozinha fragil dele e fez o assinar por um rival. Assim como há uns tempos também foi alguém que o queria obrigar a ir para o Everton. Isto são atitudes à capitão??? Recusa-se a treinar para forçar uma situação destas??? Parece que o Sporting trata mal os seus, mas parace mais que os seus por vezes não sabem o que é o Grande Sporting.
Insubstituivel, para mim, só o grande Paulinho, de resto, há de aparecer outro.
SL
Parabéns ao nosso director desportivo pelas medidas corajosas que tem vindo a tomar!!!O SPORTING está acima de qualquer jogador, sejam eles Moutinho,Izmailov ou Liedson!É importante que se tome consciência que o balneário não é dos meninos da casa ou dos brasileiros, mas de todo o grupo!Como é que se pode respeitar um menino que lhe pagam cento e tal mil euros por mês, que lhe dão a braçadeira de capitão, que o fazem um homem e que todas as épocas cuspa no prato em que come!!!O SPORTING não pode ser uma bandalheira, os jogadores têm que estar de alma e coração no SPORTING, têm que saber que chegaram ao topo no SPORTING e que têm de morrer dentro de campo pelo nosso SPORTING!!!
ResponderEliminarO trabalho do Costinha ainda está muito longe de terminar, porque infelizmente 3 ou 4 bufos, que se julgam donos do balneário ainda lá permanecem (infelizmente ninguém os quer tanto pela qualidade desportiva pelo como pelos elevados montantes que auferem)mas pelo menos é um aviso à navegação.
Em relação ao negócio poderia ser melhor, se no pacote viesse incluído o Farias, mas alguém dava 10 milhões por um matraquilho! Recebemos 10 milhões, ficamos com 30% de uma futura venda, poupamos em ordenados e recebemos um jogador com uma larga margem de progressão.
Aquilo que se pede a alguns SPORTINGUISTAS é que deixem trabalhar o Costinha porque para criticas já bastou aquelas que fizemos ao Mourinho quando tinha contrato assinado com o SPORTING.
PARN
Moutinho não deveria ter tido determinadas atitudes;
ResponderEliminarMoutinho depois do episódio "Everton" nunca deveria ter continuado como capitão;
Moutinho nunca teve, um discurso que empolgasse os adeptos;
Agora ficar contente com a saída do capitão actual do SCP - com ou sem estofo, não é relevante - para reforçar um rival directo, rival esse que foi quem mais nos prejudicou nos últimos 30 anos, por um valor ridículo mais um jogador que nem no Portimonense convenceu, é gestão danosa.
Banal!? Banal é o matacão que nos querem impingir!! Moutinho pode não ser um génio mas banal com toda a certeza não é.
Já sei, genial é o Vuk, o mesmo que também quis ir para o fcp mas como deslocou o ombro, num lance perfeitamente estúpido e desnecessário, é um jogador à SCP.
Não era só o Paulo Bento a ter 2 pesos e 2 medidas, os adeptos também o fazem.
Com este exemplo apenas pretendo demonstrar que os jogadores formados no SCP, têm uma margem de manobra muito mais reduzida que os contratados. Sim, nem tudo o que sai da Academia é bom mas mesmo os que o são, são tratados mal. Como já o referiram no post anterior, agora parece que "só" falta despachar o MV.
Como se o SCP conseguisse contratar um jogador desta qualidade.
Além disso, ao ceder-se à pressão de um jogador, abre-se um precedente grave. O jogador recusa jogar, pressiona o SCP para sair e o SCP cede!?!??! Onde é que isto já se viu?!
Deveria ter sido colocado a treinar à parte até que resolvesse voltar a treinar.
Esta direcção prova todos os dias e de uma forma assustadora, ser a PIOR direcção que alguma vez presidiu este grande Clube.
parn,
ResponderEliminarAntes de mais, sê bem-vindo.
Acho incrível como se consegue dizer que o Moutinho não dá mais do que isto, como já li N vezes, mas o André Coelho tem uma larga margem de progressão.
Vamos lá a ver uma coisa, estamos a trocar o nosso capitão, mal ou bem é ele que desempenha essa função, por um jogador que não serviu para o fcp! Não serve para o fcp mas para nós serve!?
Se isto não é assumpção de estarmos num patamar inferior ao fcp, não sei o que será!
Já o disse antes e repito: estou extremamente preocupado com este definhamento do SCP, não só por parte da Direcção mas dos próprios adeptos e sócios.
O JM nunca fez a diferença, nem agora, por sair, é assim tau mau.
ResponderEliminarTodos os que aqui comentam (inclusive eu) não sabemos a verdade toda das coisas. Mas podemos fazer algo diferente dos anos anteriores e para bem do nosso clube, ou seja, dando CONFIANÇA. E mais uma vez repito que nem votei JEB.
TODAS AS DECISÕES AGORA TOMADAS POR JEB E COSTINHA DEVEM TER O NOSSO APOIO INCONDICIONAL.
No fim da época faremos a nossa avaliação e com todo o rigor.
TODAS AS DECISÕES AGORA TOMADAS POR JEB E COSTINHA DEVEM TER O NOSSO APOIO INCONDICIONAL.
ResponderEliminar"lol"
Outra vez esta história do capitão? Dasse...va de retro.
ResponderEliminarMoutinho NUNCA foi CAPITÃO do SPORTING,simplesmente usava a braçadeira por cunha e assinava as fichas de jogo.
Apartir do momento que Moutinho deixa de ter mercado internacional relevante devido quer á má época do SCP quer a sua própria estagnação (incrivel como o rapaz passados 5 anos não sabe marcar cantos ou fazer um cruzamento)só há dois caminhos a percorrer qd ele insiste em sair e a fazer fitas,ou fica na bancada até 2014 (o que me agradaria tb)ou é vendido.Lá fora ninguém dá mais que 5 ou 6 milhões por ele,e nem sei se houve propostas,o erro foi ficar com ele em 2008 isso sim.
10 milhões de euros e mais 30% de uma futura transferencia é bom negócio,só não concordo com o Nuno A.Coelho.
joão do alto da tua imensa sabedoria diz me lá quais os jogadores do sporting que não estagnaram nos últimos 3 anos?!
ResponderEliminar"No fim da época faremos a nossa avaliação e com todo o rigor."
ResponderEliminarHá quanto tempo ouvimos dizer isto aos Sportinguistas? E que consequências tem tido que não apenas repetir o mesmo na época seguinte?
parn:
ResponderEliminarExacto, agora são apenas permitidos os bufos oficiais. Só quem é muito ingénuo ou burro é que não perceberá a origem das noticias que dão a imagem necessária para queimar Moutinho.
É engraçado que fales no Mourinho. Se estiveres atento perceberás que os que estiveram na origem da sua entrada e saída no mesmo dia são os que agora estão satisfeitos com a saída de Moutinho. Aceito a discussão sobre a braçadeira de capitão, mas dirigida na direcção certa: não foi Moutinho que a pediu e devia ter sido retirada na altura certa.
Mas passarão muitos anos até voltarmos a ter um profissional que consiga estar à altura do desempenho de Moutinho quer do ponto de vista do rendimento, mesmo quando mal aproveitado, quer do empenho. Ou alguém acha que vai ser Maniche ou André Santos a desempenhar os vários papeis que Moutinho desempenhava?
O que deveria fazer pensar os Sportinguistas deveria ser porque prefere Moutinho o FCPorto ao Sporting, mas isso é capaz de ser um exercicio demasiado exigente para muitos.
Leão de Alvalade, a incredulidade da notícia ontem de manhã só rivaliza com a quantidade de gente que se revê neste desfecho.
ResponderEliminarNunca me passou pela cabeça que fosse tão fácil à maioria dos sportinguistas colocar o problema no plano "Clube versus João Moutinho", e aqui nem entra a manipulação, porque ontem de manhã só existia a notícia e as reacções eram já estas.
A manipulação veio mais tarde. O aval à notícia foi quase imediato, julgado pela maioria de opinião da blogoesfera.
Nunca imaginei que fosse tão fácil fazer do Sporting um Clube de adeptos tapados como o que demonstramos ser.
Nada do que os merdas que servem o Sporting hoje façam, por mais destrutivas que sejam as suas decisões, nada fará a massa adepta do Clube insurgir-se contra o estado de coisas actual.
É a lição que retiro de tudo isto.
Parabéns aos anormais que batem palmas à notícia de ontem. A vossa incapacidade tratará de enterrar o que falta enterrar, porque continuarão a dar o aval para que os filhos da puta - como vocês -
continuem a destruir o Sporting.
E não se choquem com o termo.
É só isso que vocês são: filhos da puta.
Todos. Não merecem o Clube que têm.
MHumberto,
ResponderEliminarEu não sei o que mais me chocou, se a notícia demonstrativa da imbecilidade/incapacidade/inexperiência dos nossos caríssimos dirigentes, se a forma indulgente ou concordante como foi recebida por largos sectores do clube.
Se calhar, como colectivo, merecemos os dirigentes que temos, mas muitos de nós, cujo amor ao clube é algo de profundo e que não se deixam enganar por cortinas de fumo, custa muito, mas mesmo muito a aguentar estas coisas.
Ora bem, vamos por partes:
ResponderEliminar- se fosse eu a mandar, JM28 ia cumprir o contrato à parte, a treinar todos os dias às 8.00h, e sempre convocado para a Liga Intercalar;
- como é possivel o fcp meter 10M€ no bolso do SCP por 70% do passe de um jogador a acabar de fazer uma época vulgar, que nem seleccionado foi, mais o 50% do passe e os direitos desportivos de NAC, o central mais promissor do fcp? Inacreditável...
- acho graça aos que consideram um mau negócio,e gostava de ver o que diriam de Costinha se fosse buscar um médio de 1,70cm de um 4ºclassificado de um campeonato europeu, não seleccionado, por 10M€ (para 70% do passe) e ainda oferecessem um Adrien, ou Pereirinha no saco...
- por tudo o que já se sabe, não quereria JM a jogar no Sporting nem que ele fosse o melhor médio do Mundo.
- tenho pena que não se consiga um negócio pareceido para Veloso, para o Porto, ou para o Carnide, ou para o caralho que o penteasse!
RDS
PTM...estás a insinuar que o rapaz não sabe cruzar,marcar um canto,raramente aparece em zona de finalização,não faz um passe de ruptura e é culpa do....clube?
ResponderEliminarSó rir. Mas queres um jogador certo? Carriço é o mesmo jogador hoje que era 2008? Patricio é-o tb? Achas? Veloso tem mais golos marcados em 1 ano que Moutinho em 5..deve ser pq regrediu...