Pontapé para a frente
Os dirigentes tratam mal os jogadores que formam porque, apesar de gostarem de aparecer ufanos nos média, dizendo maravilhas da Academia, mas tenho sérias dúvidas que percebam do que estão a falar. Se assim fosse entenderiam que para a Academia ser um projecto completo falta oferecer aos jogadores que lá se formam e que transitam para profissionais uma perspectiva de carreira num projecto desportivo ganhador. Ora sabemos o que tem sido o futebol do Sporting dos últimos anos. São os jogadores da Academia a destacarem-se e a suportar o futebol do Sporting ainda de fraldas e chupeta. Mas são os mais baratos e frequentemente preteridos por jogadores mais caros e de valor duvidoso. E é o mercado que tem que nos lembrar o valor do que não conseguimos aproveitar. Nós, sócios e adeptos, somos, em regra mais exigentes com os da casa do que com os que chegam. E, pior, ainda os assobiamos e insultamos. É bom lembrar que Patricio já manifestou igualmente vontade de sair, por razões bem sabidas de todos.
Se Moutinho quer sair, estará aqui a razão. Não acredito que vá pelo dinheiro, mas à procura de um projecto ganhador que lhe proporcione a afirmação profissional que as suas qualidades anunciam, onde possa ser apenas um futebolista, não tendo que carregar as frustrações e amargura de um clube inteiro. Moutinho estagnou ou regrediu? E o que aconteceu ao futebol do Sporting? Mas mesmo que nesta história Moutinho fosse um mau carácter dissimulado o Sporting nada tinha a negociar, uma vez que o atleta tem cláusula de rescisão. Ou alguém acha que Pinto da Costa nos venderia Bruno Alves mesmo que este, numa jogada à Paredão, lhe emoldurasse a fronha num TFT de 17” que tivesse mais à mão?
A época transacta não foi horrível apenas pelos resultados desportivos, mas pelas marcas que deixou. Face ao sucedido nenhuma avaliação do valor dos jogadores poderia ser séria. Ao invés, os adeptos querem é sangue, novidades, revolução e isso já nem estranho. Em Alvalade pensa-se em corrente. Mas da direcção desportiva deveria haver liderança, resiliência, convicção e estratégia. Infelizmente a abordagem da época sido em zigue-zague, do treinador ao plantel. Era Villas-Boas veio Paulo Sérgio. Vukcevic era réu afinal apenas vitima. Há revolução, esperem afinal à uma boa base, afinal sempre vem aí a revolução, embora não se perceba muito bem quem serão os protagonistas. Desperdiça-se talento, gasta-se sem critério, empobrecendo alegremente. Vencer o próximo campeonato deveria ser encarado como um ponto da viagem para a glória e não como o destino final. E assim vamos nós em zigue-zague, a jogar de pontapé para frente. Se Costinha está no epicentro de mais esta história de terror todos os contornos deveriam ser bem esclarecidos, sob pena de o seu gabinete em Alvalade estar cada vez mais perto da porta de saída. Trabalhar quase de borla pode até ser caro para quem lhe paga.
Desastrosa esta transferencia. O comeco do fim do Roquetismo no Sporting. Como e possivel haver adeptos que sancionem isto e algo que me escapa.
ResponderEliminarNao me canso de repetir: os unicos 3 jogadores do Sporting com valor de mercado igual ou superior a 10 milhoes de euros sao TODOS da formacao. Moutinho, Veloso e Carrico. O primeiro vai para o Porto. Ja li comentarios a dizer que o segundo tambem e para escorracar (como e possivel lerem-se coisas destas dos jogadores formados no clube???). Assim que se conseguir vender o Carrico posso garantir que os Evaldos, Alans, Pongolles e afins que ficarem no plantel, todos juntos nao chegarao para mandar cantar um cego. E naturalmente a sanguessuga do Roquetismo abandonara o clube sem mais comentarios.
O começo do fim do roquetismo? Porra, ao tempo que eu já oiço isso e o dia nunca mais chega!!!
ResponderEliminar10 milhões mais Nuno André Coelho, 1,92, internacional em todas as camadas.
ResponderEliminarPara mim, excelente negócio.
Excelente negócio? O Clube A vender ao seu rival, o seu capitão?
ResponderEliminarAchas que o inverso seria possivel?
Queres pensar um bocadito?
Petinga, ED e FCS:
ResponderEliminarNão creio que seja o fim do roquetismo. Infelizmente para o Sporting a opinião maioritária, aqui personalizada pelo ED, é a que tem vingado. O Nuno André Coelho é grande por isso serve. Pouco interessa se precisamos dele e que venha embrulhado num negócio em que despachamos um capitão de equipa para um rival.
Nota:
ResponderEliminarOnde eu disse "opinião maioritária" queria dizer "postura maioritária". Os anos passam, o Sporting fica mais pobre, mais longe dos adversários e parece que são poucos a interrogar-se porquê.
Quase que aposto que o próprio Nuno André Coelho foi proposto pelo porto!
ResponderEliminar"Então e não querem este central..."
Temos nós 3 ou 4 defesas centrais a aparecer no proximos anos... Nuno Reis, Pedro Mendes, Tobias, Eric....
O NAC na melhor das hipoteses é uma boa promessa que vai levar tempo a fazer-se....
Tudo isto é ridículo demais!
FCS:
ResponderEliminarO NAC é bom, é internacional em todas as categorias (menos na sénior...) e vem do Olival e não de Alcochete.
Mas nem está em causa o valor do jogador, é sim toda a lógica subjacente à troca e aos motivos que invocas. Alguém ficará surpreendido se o número de jogadores da formação preferirem outras paragens?
100% de acordo com o texto Leão de Alvalade
ResponderEliminarSobre o Nuno André Coelho, a minha pergunta é: já alguém o viu a jogar? pois...
Este negócio é uma machadada fortissima no Sportinguismo de todos aqueles que se preocupam com o Sporting, depois há aqueles que tal como diria o "Major" Valentim Loureiro acham que "é preciso um bocado de folclore nesta merda pá"...
O Barcelona é uma equipa fortissima e não predominam as torres na equipa. A Alemanha, o melhor colectivo do Mundial, todos os melhores jogadores não são torres... Nunca percebi esse fetiche com jogadores altos...
LdA,
ResponderEliminarRealmente o ponto chave é o que disse atrá. Clube A vende ao clube rival, o seu capitão,(a um preço bem simpático).
O que dizer da maneira como os dirigentes olham e pensam o próprio Clube?
A grandeza do Clube também passa por aí.
Ed e LdA,
ResponderEliminarMas quem é o NAC, uma incógnita que andou no estrela a marcar passo. E de quantos mais centrais é que precisamos afinal? Já lá temos poucos?
Todos,
Vender o capitão só em circunstâncias excepcionais, como eu já disse noutro lado, eu não quero jogadores nenhuns por troca e não aceitaria menos do que o valor da cláusula de rescisão. Caso contrário, sabem o que é que uma coisa destas significa? É o clube a dizer bem alto e a bom som, "venham uns cobrezitos e umas migalhas, que nos pomos logo de joelhos; quem quiser fazer o mesmo faz favor".
Como toda a gente já sabia, o fcp andava à volta dele há muito tempo, ora se o clube fosse minimamente bem dirigido e visse a sua saída com bons olhos, teve tempo mais do que suficiente para a preparar. Agora dar uma machadada destas numa pré-época que se queria sólida de modo a fazer esquecer o terror que foi a época passada é uma idiotice.
O departamento de futebol gerido pelo costinha (ex-jogador com uma forte ligação ao fcp) começa-me a causar sério desconforto e até desconfiança: foi a recusa do AVB, que foi para o fcp, foi a alegada discussão com o JM, que irá para o fcp, errou na gestão do caso izmailov num dia fulcral para as aspirações do clube na época passada, errou na gestão do caso vuk, que ora é para dispensar ora é para ficar, contratou o PS, que é um treinador sem provas dadas e obviamente telecomandado (vide caso vuk), contratou o nuno valente para adjunto (não tendo qualquer experiência e tendo uma ligação obviamente mais forte ao fcp que ao Sporting), contratou o maniche (que é um jogador com um enorme salário, baixíssima produtividade nos últimos anos e uma forte ligação ao fcp), mas sobretudo não demonstra ter qualquer rumo, nem capacidade para lidar com os truques da mafiagem do futebol português e aqui, perdoem-me o maniqueísmo, ou é mais um anjinho a quem vamos dar estágio, ou é um infiltrado. Tudo isto me deixa muito desconsolado e desconfiado com o rumo desta pré-época.
Um capitão do Sporting que quer sair a todo o custo do clube ao ponto de aceitar jogar no rival porto não merece o respeito dos sportinguistas para mim Moutinho não deixará saudades.
ResponderEliminarEsperemos pela oficialização do negócio para se conhecerem todos os contornos, mas 11 milhões mais um jogador (Nuno André Coelho)não me parece muito mal antes pelo contrário.
O sporting só deve ter jogadores que desejem jogar no clube o que manifestamenet não se passa com Moutinho
Acredito que haja novidades em breve para fazer esquecer a saída de Moutinho. Quem esta à frente do Sporting há muito que percebeu que goza de impunidade total e que sabe tratar a maralha como merece.
ResponderEliminarAmigo LDA,
ResponderEliminarEm relação ao último parágrafo do post, não achando que a porta de saída esteja perto, até porque é cedo para se fazer "julgamentos", acho que urge pelo menos para dentro algumas explicações.
Irão existir seguramente novidades muito em breve e em catadupa, disso tenho eu a mais profunda convicção. Não sei se pensadas, se na tal lógica do pontapé para a frente.
PS - Espero estar contigo no próximo sábado na tertúlia. Um grande abraço
LdA,
ResponderEliminarMas está alguém à frente do Sporting? Quem é a maralha?
Juvenal,
ResponderEliminarEntão, o balanço, ainda razoavel?
FCS,
ResponderEliminarAgradeço o teu cuidado em querer saber aquilo que penso. Acho é que me colas a "rótulos" que não são aqueles que navego.
Posso dizer-te que sou exigente no que está mal no nosso SCP e não "bato" em tudo porque sim.
Digo-te assim mais abrangentemente. Desde João Rocha que o meu balanço vem sendo cada vez mais crítico. E ao "projecto" Roquette disse sempre que não. Não é de agora.
Abraço
Juvenal,
ResponderEliminarO meu cuidado com os teus pensamentos, deve-se apenas e só à consideração que me mereces.
É por isso também que mais me custa, tanto beneficio de duvida.
Para quando o BASTA??
FCS.
ResponderEliminarObrigado pela consideração.
Quando te falava no meu rescaldo pós João Rocha quis dizer-te tudo.
Tanto benefício da dúvida da minha parte devem-se a dois factores:
1- O amor pelo Sporting leva-me a ver coisas boas até no que está menos bem.
2- Com a idade, e já entrado nos "entas" fui perdendo fulgor contestário. Mas garanto-te que estarei na linha da frente para "salvar" o que tiver de ser "salvo" pós derrocada roquettista
Mortinho por ir? Que vá pró caralho! E não é que vai mesmo?
ResponderEliminarSó a história irá dizer se a ida de Moutinho para o FCP foi uma decisão acertada. Palpites há muitos. Hoje, tripeiros e lampiões apressam-se a humilhar-nos dizendo que era um craque. Durante esta época nem no Mafra tinha lugar, diziam há uns tempos. Incoerências naturais de quem sonha ver morrer o Sporting.
Não tenho a certeza da bondade do negócio. Mas tenho uma certeza, apesar de custar muito aos sportinguistas ouvir. Se efectivamente se duvida da capacidade ele, então é bem melhor vendê-lo directamente a um rival do que fazê-lo passar pelo estrangeiro pela mesma quantia e vê-lo daqui a um ano, a baixo custo, no mesmo rival. Assim, pelo menos, descapitalizamos o adversário. Em Itália fartam-se de fazer isto, mas nós, por cá, somos muito puros.
Confesso no entanto que esta notícia inicialmente chocou-me. Mas acho que fui primário, como a maior parte dos sportinguistas está a ser. O que manda são os resultados. Se o Sporting fizer uma má época e o Moutinho se valorizar nos Tripas, cá estremos para julgar quem tomou as más opções. Se tal não acontecer, como espero, estaremos em festa e o Moutinho estará mortinho no plano desportivo, bem como o clube que previsivelmente irá representar.
No futebol, aqui e em qualquer lugar, o que manda são os resultados! Que o diga o Maradona...
Há aqui pessoal a delirar...Moutinho era capitão por decreto e não pela sua capacidade natural para usar a braçadeira.
ResponderEliminarEu não me esqueço que ele CONVOCOU,repito CONVOCOU os jornalistas antes do Torneio Guadiana para dizer que se queria ir embora...
Não tem estatuto nem nunca teve estatuto para usar a braçadeira.
Paulo Bento é que numa das suas milhares de teimosias assim o insistiu.
Moutinho,repito é banal,estagnou e dificilmente sairá do que é hoje,é que no Olival a paciencia tb não é propriamente uma virtude existente.
Se se confirmar os 11 milhões é um grande negócio,visto que Moutinho deixou de ter mercado internacional.
Penso que no entanto que não precisamos de Nuno A. Coelho para coisa nenhuma...
Quixotices à parte, que estes tempos não são disso: há dinheiro que pague a transferência de um capitão e símbolo da formação do sporting para um rival como o porto: 22,5 milhões de euros, que é o valor da cláusula de rescisão do contrato do moutinho, desde que a vontade dele seja essa, como parece claro que é.
ResponderEliminarNão há assunto: ele pode ter estagnado, regredido, o que seja - é o capitão da equipa e o mais novo de sempre no clube. Tudo o que a direcção, que já rejeitou pelo menos 15 milhões do everton, aceite por ele abaixo disso, vindo a oferta de quem vem, é assinar a sentença de morte do sporting enquanto clube grande, pois reforça o plantel de um candidato ao título com o próprio capitão e um dos melhores jogadores a troco da sobrevivência financeira.
Ele querer sair não é argumento, não temos nada que ceder a pressões: o moutinho tem contrato e nós de olhos esbugalhados a não acreditar que vamos levar esta facada.
p.s: foi só a mim que tranquilidade plácida do bettencourt a fugir ao tema, não o desmentindo, logo adiando a confirmação, foi uma espécie de remake da que o vale e azevedo teve quando avisou que ia acabar com as vacas sagradas no benfica, entregando-nos de bandeja o joão pinto, esse pedreiro, futuro campeão e grande artista no sporting?
No meio das muitas notícias e comentários sobre a saída do jogador profissional João Moutinho do Sporting para o FCP, há uma coisa que me incomoda: chamarem-lhe capitão. Não tem, nem nunca teve, categoria para ser capitão do Sporting.
ResponderEliminarA culpa não é dele mas que raio de Clube é este que deixa andar a braçadeira com o seu emblema no braço de um profissional que anda, há 2 anos, a dizer que se quer ir embora.
Já agora uma pergunta:
Em Julho de 2008 desculpou-se o menino porque os seus amigos, familiares e conselheiros tinham-lhe gasto todo o dinheirinho e precisava de ir para o estrangeiro para ganhar mais. O Presidente à época disse que JM ficaria porque o Sporting ia ajudar a resolver o problema. Ajudou? Com quanto é que “ajudou”? Como vai ser ressarcido?
Eu ainda não percebi o porque de tanto drama pela saida deste gajo do nosso clube...
ResponderEliminarA mim pessoalmente foi um favor que o pinto da costa me fez independentemente do valor do negocio.
Nunca fui a favor de ser ele o capitão de equipa do Sporting e sempre fui a favor da venda dele desde o dia que veio a publico fazer comentarios que queria sair e pior que isso que tinha festejado os 6-3 (até podia pensar e ser verdade mas como capitão de equipa a mim caiu-me muito mal ouvir aquilo).
Continou a ser da opinião que da a dois anos para ca o rendimento dele baixou alem de que segundo me foi imformado era um dos bufos do balneario do Sporting. (ao que parece é vizinho de um tal jornalista, a mesma que disse que o costinha tinha mentido e mais não sei o quê)
Que grande pontapé no estômago que levei...quando pensava que esta época é que ia ser, que estávamos a caminhar para algo de bom e positivo, dou por mim a ler que o joão moutinho por 10 milhões vai deixar Alvalade e ruma aos corruptos do norte.
ResponderEliminarPara mim esta decisão é e foi suficiente para perceber que não vale a pena mais continuar. Definitivamente bettencourt não é mais do que alguém que em nome da banca está a destruir o Sporting vá-se lá a saber porquê. Lembro-me que á esposas que matam os maridos porque os mesmos têm um seguro que lhes paga todas as dividas em caso de morte e elas, pumba. No Sporting secalhar é igual, se abrir falência e fechar as portas, as dividas ficam pagas, só pode.
Vender Moutinho, independentemente do que ele faça ou tivesse feito aos corruptos, foi o empurrão necessário que eu precisava para não renovar a minha gamebox e suspender o pagamento das minha cotas pelo menos durante os próximos 5 anos (altura que as mesmas sofrem nova renumeração).
Para mim chega...Eu NÃO sou este Sporting.
SL
Nao sei se as opinioes na blogosfera e entre as pessoas que comentam nos sites como A Bola e Record sao realmente representativas da realidade. Nao se esquecam das eleicoes, em que uma grande parte dos comentadores anonimos na Net se mostrava inclinada a votar em PPC e depois foi o que se viu.
ResponderEliminarO que sei e que tratar o capitao de equipa desta forma so da azo a mais situacoes como as do Simao, Carlos Martins e afins. E a culpa e, antes de mais, dos adeptos. Que preferem colar rotulos aos jogadores que o Sporting demorou tanto tempo e trabalho a formar para os mandarem brilhar nos clubes rivais. Pelos vistos quem e mesmo bom e o Vukcevic. Vejam la se nao acaba ele a Capitao, de tao bom que e...
Só não acredito que não forma capazes de incluir Farias no negócio!!! Não acham que era boa ideia?
ResponderEliminarQuanto ao resto, venderam os SPORTING? Não...então que se lixem! Se o Moutinho fosse alguém neste mundo tinha recusado e preferia ir jogar para o estrangeiro, isso também é elucidativo.
"Dez milhões. João Moutinho estava, inclusivamente, a par dos acordos estabelecidos entre o seu empresário, Pini Zahavi, e José Eduardo Bettencourt. O agente israelita terá assegurado, perante uma ajuda dada ao Sporting, que o emblema leonino permitira a saída do capitão abaixo da cláusula (22,5 milhões) e por um valor entre os 10 e os 12 milhões, ao qual poderiam ser acrescentados objetivos - até ao valor de 15 milhões - no novo vínculo. O que não ficou escrito, ao contrário do que é habitual, é que o negócio não poderia envolver uma saída para um clube português.
ResponderEliminarA vontade do jogador assumiu-se, por isso, como determinante em todo o processo e as negociações acabaram por ter o seu epílogo numa reunião realizada na última madrugada, com a transferência a ser concretizada por 10 milhões de euros, mais a cedência de Nuno André Coelho.
No encontro participaram Pinto da Costa, Antero Henrique (diretor-geral do futebol portista) e Adelino Caldeira (administrador e advogado), por parte do FC Porto, e José Eduardo Bettencourt, Costinha e Rita Figueira (área jurídica) do lado do Sporting."
Continuamos muito bem dirigidos e assessorados, não há dúvida! A mesma senhora que se "esqueceu" de incluir num acordo de empréstimo que o jogador emprestado poderia voltar quando nós quiséssemos, deve ter-se "esquecido" de ressalvar no acordo com o sacana do Zahavi a ida do jogador para um clube português, mas o que importa é que ontem estava lá outra vez. É caso para perguntar, de que é que se terá esquecido agora?
Esquecia-me de referir que a fonte do texto foi o Sporting Apoio.
ResponderEliminarJá agora, para que é que queremos o puto que enterrou o porto em Londres se acabámos de comprar um central ainda mais novo? É para ficarmos com mais um a ganhar dinheiro no banco?
Estou danado com isto tudo. Bando de amadores.
está-me a fazer confusão que não se aborde uma questão importante... Independentemente do Moutinho ter feito uma época fraca, de ter tido há dois anos atrás declarações infelizes, o que está aqui em questão é reforçar um adversário directo... Se o Porto nos tivesse oferecido o negócio do século (que está muito longe de o ser) não devia ter sido aceite. é que por muito valor que o moutinho tenha perdido não me digam que não havia mais ninguém que desse 7\8 milhões por ele.
ResponderEliminarDesprezo João Moutinho desde o episódio do Everton e da entrevista em que disse que festejou os 6-3. Se me acharem radical demais, tudo bem, posso bem com isso. Com o que não posso é com este tipo de gente que veste a nossa camisola.
ResponderEliminarNa formação dos atletas, na Academia, a vivência e a história do Sporting-Clube deveriam ser tão importantes como a componente técnica e táctica. Enquanto não tirarem os meninos da Academia da redoma ascética em que se encontram em Alcochete, o que temos é uma universidade para todos, paga por nós, de que o todo o mercado se vai aproveitar - é quase um serviço público que prestamos, uma vez que nunca somos ressarcidos da forma que gostaríamos.
Ainda há umas semanas tentava explicar a um israelita que é fanático pelo Sporting porque é que (eu) detestava o João Moutinho. Todos os contornos desta transferência actual que têm vindo a público confirmam isso: o pigmeu capitão recusava-se a treinar, forçou a saída. E eu pergunto: Porquê? PORQUÊ?? O que é que o Sporting lhe fez de tão grave? Párem para pensar nisso. Neste negócio, eu canalizo a maioria das minhas energias negativas para esse Simão que agora vestirá de azul-e-branco. Sendo lampião, só lhe faltava agora mesmo esta.
PS - Sobre o negócio, prefiro esperar para saber todos os contornos.
Abraço a todos,
Juvenal, Hugo, LdA e restantes amigos nortenhos, estou a contar convosco para dia 10!
"Se Moutinho quer sair, estará aqui a razão. Não acredito que vá pelo dinheiro, mas à procura de um projecto ganhador que lhe proporcione a afirmação profissional que as suas qualidades anunciam, onde possa ser apenas um futebolista, não tendo que carregar as frustrações e amargura de um clube inteiro."
ResponderEliminarFoi isto que o Moutinho pensou quando quis forçar a saida para o Everton????