sábado, 3 de julho de 2010

Pontapé para a frente

Sim, o Sporting trata mal os jogadores que forma. Quem é o Sporting? Somos todos nós, dirigentes, sócios e adeptos.

Os dirigentes tratam mal os jogadores que formam porque, apesar de gostarem de aparecer ufanos nos média, dizendo maravilhas da Academia, mas tenho sérias dúvidas que percebam do que estão a falar. Se assim fosse entenderiam que para a Academia ser um projecto completo falta oferecer aos jogadores que lá se formam e que transitam para profissionais uma perspectiva de carreira num projecto desportivo ganhador. Ora sabemos o que tem sido o futebol do Sporting dos últimos anos. São os jogadores da Academia a destacarem-se e a suportar o futebol do Sporting ainda de fraldas e chupeta. Mas são os mais baratos e frequentemente preteridos por jogadores mais caros e de valor duvidoso. E é o mercado que tem que nos lembrar o valor do que não conseguimos aproveitar. Nós, sócios e adeptos, somos, em regra mais exigentes com os da casa do que com os que chegam. E, pior, ainda os assobiamos e insultamos. É bom lembrar que Patricio já manifestou igualmente vontade de sair, por razões bem sabidas de todos.

Se Moutinho quer sair, estará aqui a razão. Não acredito que vá pelo dinheiro, mas à procura de um projecto ganhador que lhe proporcione a afirmação profissional que as suas qualidades anunciam, onde possa ser apenas um futebolista, não tendo que carregar as frustrações e amargura de um clube inteiro. Moutinho estagnou ou regrediu? E o que aconteceu ao futebol do Sporting? Mas mesmo que nesta história Moutinho fosse um mau carácter dissimulado o Sporting nada tinha a negociar, uma vez que o atleta tem cláusula de rescisão. Ou alguém acha que Pinto da Costa nos venderia Bruno Alves mesmo que este, numa jogada à Paredão, lhe emoldurasse a fronha num TFT de 17” que tivesse mais à mão?


A época transacta não foi horrível apenas pelos resultados desportivos, mas pelas marcas que deixou. Face ao sucedido nenhuma avaliação do valor dos jogadores poderia ser séria. Ao invés, os adeptos querem é sangue, novidades, revolução e isso já nem estranho. Em Alvalade pensa-se em corrente. Mas da direcção desportiva deveria haver liderança, resiliência, convicção e estratégia. Infelizmente a abordagem da época sido em zigue-zague, do treinador ao plantel. Era Villas-Boas veio Paulo Sérgio. Vukcevic era réu afinal apenas vitima. Há revolução, esperem afinal à uma boa base, afinal sempre vem aí a revolução, embora não se perceba muito bem quem serão os protagonistas. Desperdiça-se talento, gasta-se sem critério, empobrecendo alegremente. Vencer o próximo campeonato deveria ser encarado como um ponto da viagem para a glória e não como o destino final. E assim vamos nós em zigue-zague, a jogar de pontapé para frente. Se Costinha está no epicentro de mais esta história de terror todos os contornos deveriam ser bem esclarecidos, sob pena de o seu gabinete em Alvalade estar cada vez mais perto da porta de saída. Trabalhar quase de borla pode até ser caro para quem lhe paga.

32 comentários:

  1. Desastrosa esta transferencia. O comeco do fim do Roquetismo no Sporting. Como e possivel haver adeptos que sancionem isto e algo que me escapa.

    Nao me canso de repetir: os unicos 3 jogadores do Sporting com valor de mercado igual ou superior a 10 milhoes de euros sao TODOS da formacao. Moutinho, Veloso e Carrico. O primeiro vai para o Porto. Ja li comentarios a dizer que o segundo tambem e para escorracar (como e possivel lerem-se coisas destas dos jogadores formados no clube???). Assim que se conseguir vender o Carrico posso garantir que os Evaldos, Alans, Pongolles e afins que ficarem no plantel, todos juntos nao chegarao para mandar cantar um cego. E naturalmente a sanguessuga do Roquetismo abandonara o clube sem mais comentarios.

    ResponderEliminar
  2. O começo do fim do roquetismo? Porra, ao tempo que eu já oiço isso e o dia nunca mais chega!!!

    ResponderEliminar
  3. 10 milhões mais Nuno André Coelho, 1,92, internacional em todas as camadas.

    Para mim, excelente negócio.

    ResponderEliminar
  4. Excelente negócio? O Clube A vender ao seu rival, o seu capitão?

    Achas que o inverso seria possivel?

    Queres pensar um bocadito?

    ResponderEliminar
  5. Petinga, ED e FCS:
    Não creio que seja o fim do roquetismo. Infelizmente para o Sporting a opinião maioritária, aqui personalizada pelo ED, é a que tem vingado. O Nuno André Coelho é grande por isso serve. Pouco interessa se precisamos dele e que venha embrulhado num negócio em que despachamos um capitão de equipa para um rival.

    ResponderEliminar
  6. Nota:
    Onde eu disse "opinião maioritária" queria dizer "postura maioritária". Os anos passam, o Sporting fica mais pobre, mais longe dos adversários e parece que são poucos a interrogar-se porquê.

    ResponderEliminar
  7. Quase que aposto que o próprio Nuno André Coelho foi proposto pelo porto!

    "Então e não querem este central..."

    Temos nós 3 ou 4 defesas centrais a aparecer no proximos anos... Nuno Reis, Pedro Mendes, Tobias, Eric....

    O NAC na melhor das hipoteses é uma boa promessa que vai levar tempo a fazer-se....

    Tudo isto é ridículo demais!

    ResponderEliminar
  8. FCS:
    O NAC é bom, é internacional em todas as categorias (menos na sénior...) e vem do Olival e não de Alcochete.

    Mas nem está em causa o valor do jogador, é sim toda a lógica subjacente à troca e aos motivos que invocas. Alguém ficará surpreendido se o número de jogadores da formação preferirem outras paragens?

    ResponderEliminar
  9. 100% de acordo com o texto Leão de Alvalade

    Sobre o Nuno André Coelho, a minha pergunta é: já alguém o viu a jogar? pois...

    Este negócio é uma machadada fortissima no Sportinguismo de todos aqueles que se preocupam com o Sporting, depois há aqueles que tal como diria o "Major" Valentim Loureiro acham que "é preciso um bocado de folclore nesta merda pá"...

    O Barcelona é uma equipa fortissima e não predominam as torres na equipa. A Alemanha, o melhor colectivo do Mundial, todos os melhores jogadores não são torres... Nunca percebi esse fetiche com jogadores altos...

    ResponderEliminar
  10. LdA,

    Realmente o ponto chave é o que disse atrá. Clube A vende ao clube rival, o seu capitão,(a um preço bem simpático).

    O que dizer da maneira como os dirigentes olham e pensam o próprio Clube?

    A grandeza do Clube também passa por aí.

    ResponderEliminar
  11. Ed e LdA,
    Mas quem é o NAC, uma incógnita que andou no estrela a marcar passo. E de quantos mais centrais é que precisamos afinal? Já lá temos poucos?

    Todos,
    Vender o capitão só em circunstâncias excepcionais, como eu já disse noutro lado, eu não quero jogadores nenhuns por troca e não aceitaria menos do que o valor da cláusula de rescisão. Caso contrário, sabem o que é que uma coisa destas significa? É o clube a dizer bem alto e a bom som, "venham uns cobrezitos e umas migalhas, que nos pomos logo de joelhos; quem quiser fazer o mesmo faz favor".

    Como toda a gente já sabia, o fcp andava à volta dele há muito tempo, ora se o clube fosse minimamente bem dirigido e visse a sua saída com bons olhos, teve tempo mais do que suficiente para a preparar. Agora dar uma machadada destas numa pré-época que se queria sólida de modo a fazer esquecer o terror que foi a época passada é uma idiotice.

    O departamento de futebol gerido pelo costinha (ex-jogador com uma forte ligação ao fcp) começa-me a causar sério desconforto e até desconfiança: foi a recusa do AVB, que foi para o fcp, foi a alegada discussão com o JM, que irá para o fcp, errou na gestão do caso izmailov num dia fulcral para as aspirações do clube na época passada, errou na gestão do caso vuk, que ora é para dispensar ora é para ficar, contratou o PS, que é um treinador sem provas dadas e obviamente telecomandado (vide caso vuk), contratou o nuno valente para adjunto (não tendo qualquer experiência e tendo uma ligação obviamente mais forte ao fcp que ao Sporting), contratou o maniche (que é um jogador com um enorme salário, baixíssima produtividade nos últimos anos e uma forte ligação ao fcp), mas sobretudo não demonstra ter qualquer rumo, nem capacidade para lidar com os truques da mafiagem do futebol português e aqui, perdoem-me o maniqueísmo, ou é mais um anjinho a quem vamos dar estágio, ou é um infiltrado. Tudo isto me deixa muito desconsolado e desconfiado com o rumo desta pré-época.

    ResponderEliminar
  12. Um capitão do Sporting que quer sair a todo o custo do clube ao ponto de aceitar jogar no rival porto não merece o respeito dos sportinguistas para mim Moutinho não deixará saudades.

    Esperemos pela oficialização do negócio para se conhecerem todos os contornos, mas 11 milhões mais um jogador (Nuno André Coelho)não me parece muito mal antes pelo contrário.

    O sporting só deve ter jogadores que desejem jogar no clube o que manifestamenet não se passa com Moutinho

    ResponderEliminar
  13. Acredito que haja novidades em breve para fazer esquecer a saída de Moutinho. Quem esta à frente do Sporting há muito que percebeu que goza de impunidade total e que sabe tratar a maralha como merece.

    ResponderEliminar
  14. Amigo LDA,

    Em relação ao último parágrafo do post, não achando que a porta de saída esteja perto, até porque é cedo para se fazer "julgamentos", acho que urge pelo menos para dentro algumas explicações.
    Irão existir seguramente novidades muito em breve e em catadupa, disso tenho eu a mais profunda convicção. Não sei se pensadas, se na tal lógica do pontapé para a frente.

    PS - Espero estar contigo no próximo sábado na tertúlia. Um grande abraço

    ResponderEliminar
  15. LdA,
    Mas está alguém à frente do Sporting? Quem é a maralha?

    ResponderEliminar
  16. Juvenal,

    Então, o balanço, ainda razoavel?

    ResponderEliminar
  17. FCS,

    Agradeço o teu cuidado em querer saber aquilo que penso. Acho é que me colas a "rótulos" que não são aqueles que navego.
    Posso dizer-te que sou exigente no que está mal no nosso SCP e não "bato" em tudo porque sim.
    Digo-te assim mais abrangentemente. Desde João Rocha que o meu balanço vem sendo cada vez mais crítico. E ao "projecto" Roquette disse sempre que não. Não é de agora.

    Abraço

    ResponderEliminar
  18. Juvenal,

    O meu cuidado com os teus pensamentos, deve-se apenas e só à consideração que me mereces.

    É por isso também que mais me custa, tanto beneficio de duvida.

    Para quando o BASTA??

    ResponderEliminar
  19. FCS.

    Obrigado pela consideração.
    Quando te falava no meu rescaldo pós João Rocha quis dizer-te tudo.
    Tanto benefício da dúvida da minha parte devem-se a dois factores:
    1- O amor pelo Sporting leva-me a ver coisas boas até no que está menos bem.
    2- Com a idade, e já entrado nos "entas" fui perdendo fulgor contestário. Mas garanto-te que estarei na linha da frente para "salvar" o que tiver de ser "salvo" pós derrocada roquettista

    ResponderEliminar
  20. Mortinho por ir? Que vá pró caralho! E não é que vai mesmo?

    Só a história irá dizer se a ida de Moutinho para o FCP foi uma decisão acertada. Palpites há muitos. Hoje, tripeiros e lampiões apressam-se a humilhar-nos dizendo que era um craque. Durante esta época nem no Mafra tinha lugar, diziam há uns tempos. Incoerências naturais de quem sonha ver morrer o Sporting.

    Não tenho a certeza da bondade do negócio. Mas tenho uma certeza, apesar de custar muito aos sportinguistas ouvir. Se efectivamente se duvida da capacidade ele, então é bem melhor vendê-lo directamente a um rival do que fazê-lo passar pelo estrangeiro pela mesma quantia e vê-lo daqui a um ano, a baixo custo, no mesmo rival. Assim, pelo menos, descapitalizamos o adversário. Em Itália fartam-se de fazer isto, mas nós, por cá, somos muito puros.

    Confesso no entanto que esta notícia inicialmente chocou-me. Mas acho que fui primário, como a maior parte dos sportinguistas está a ser. O que manda são os resultados. Se o Sporting fizer uma má época e o Moutinho se valorizar nos Tripas, cá estremos para julgar quem tomou as más opções. Se tal não acontecer, como espero, estaremos em festa e o Moutinho estará mortinho no plano desportivo, bem como o clube que previsivelmente irá representar.

    No futebol, aqui e em qualquer lugar, o que manda são os resultados! Que o diga o Maradona...

    ResponderEliminar
  21. Há aqui pessoal a delirar...Moutinho era capitão por decreto e não pela sua capacidade natural para usar a braçadeira.
    Eu não me esqueço que ele CONVOCOU,repito CONVOCOU os jornalistas antes do Torneio Guadiana para dizer que se queria ir embora...
    Não tem estatuto nem nunca teve estatuto para usar a braçadeira.
    Paulo Bento é que numa das suas milhares de teimosias assim o insistiu.
    Moutinho,repito é banal,estagnou e dificilmente sairá do que é hoje,é que no Olival a paciencia tb não é propriamente uma virtude existente.
    Se se confirmar os 11 milhões é um grande negócio,visto que Moutinho deixou de ter mercado internacional.
    Penso que no entanto que não precisamos de Nuno A. Coelho para coisa nenhuma...

    ResponderEliminar
  22. Quixotices à parte, que estes tempos não são disso: há dinheiro que pague a transferência de um capitão e símbolo da formação do sporting para um rival como o porto: 22,5 milhões de euros, que é o valor da cláusula de rescisão do contrato do moutinho, desde que a vontade dele seja essa, como parece claro que é.

    Não há assunto: ele pode ter estagnado, regredido, o que seja - é o capitão da equipa e o mais novo de sempre no clube. Tudo o que a direcção, que já rejeitou pelo menos 15 milhões do everton, aceite por ele abaixo disso, vindo a oferta de quem vem, é assinar a sentença de morte do sporting enquanto clube grande, pois reforça o plantel de um candidato ao título com o próprio capitão e um dos melhores jogadores a troco da sobrevivência financeira.

    Ele querer sair não é argumento, não temos nada que ceder a pressões: o moutinho tem contrato e nós de olhos esbugalhados a não acreditar que vamos levar esta facada.

    p.s: foi só a mim que tranquilidade plácida do bettencourt a fugir ao tema, não o desmentindo, logo adiando a confirmação, foi uma espécie de remake da que o vale e azevedo teve quando avisou que ia acabar com as vacas sagradas no benfica, entregando-nos de bandeja o joão pinto, esse pedreiro, futuro campeão e grande artista no sporting?

    ResponderEliminar
  23. No meio das muitas notícias e comentários sobre a saída do jogador profissional João Moutinho do Sporting para o FCP, há uma coisa que me incomoda: chamarem-lhe capitão. Não tem, nem nunca teve, categoria para ser capitão do Sporting.

    A culpa não é dele mas que raio de Clube é este que deixa andar a braçadeira com o seu emblema no braço de um profissional que anda, há 2 anos, a dizer que se quer ir embora.

    Já agora uma pergunta:

    Em Julho de 2008 desculpou-se o menino porque os seus amigos, familiares e conselheiros tinham-lhe gasto todo o dinheirinho e precisava de ir para o estrangeiro para ganhar mais. O Presidente à época disse que JM ficaria porque o Sporting ia ajudar a resolver o problema. Ajudou? Com quanto é que “ajudou”? Como vai ser ressarcido?

    ResponderEliminar
  24. Eu ainda não percebi o porque de tanto drama pela saida deste gajo do nosso clube...
    A mim pessoalmente foi um favor que o pinto da costa me fez independentemente do valor do negocio.
    Nunca fui a favor de ser ele o capitão de equipa do Sporting e sempre fui a favor da venda dele desde o dia que veio a publico fazer comentarios que queria sair e pior que isso que tinha festejado os 6-3 (até podia pensar e ser verdade mas como capitão de equipa a mim caiu-me muito mal ouvir aquilo).
    Continou a ser da opinião que da a dois anos para ca o rendimento dele baixou alem de que segundo me foi imformado era um dos bufos do balneario do Sporting. (ao que parece é vizinho de um tal jornalista, a mesma que disse que o costinha tinha mentido e mais não sei o quê)

    ResponderEliminar
  25. Que grande pontapé no estômago que levei...quando pensava que esta época é que ia ser, que estávamos a caminhar para algo de bom e positivo, dou por mim a ler que o joão moutinho por 10 milhões vai deixar Alvalade e ruma aos corruptos do norte.

    Para mim esta decisão é e foi suficiente para perceber que não vale a pena mais continuar. Definitivamente bettencourt não é mais do que alguém que em nome da banca está a destruir o Sporting vá-se lá a saber porquê. Lembro-me que á esposas que matam os maridos porque os mesmos têm um seguro que lhes paga todas as dividas em caso de morte e elas, pumba. No Sporting secalhar é igual, se abrir falência e fechar as portas, as dividas ficam pagas, só pode.

    Vender Moutinho, independentemente do que ele faça ou tivesse feito aos corruptos, foi o empurrão necessário que eu precisava para não renovar a minha gamebox e suspender o pagamento das minha cotas pelo menos durante os próximos 5 anos (altura que as mesmas sofrem nova renumeração).

    Para mim chega...Eu NÃO sou este Sporting.

    SL

    ResponderEliminar
  26. Nao sei se as opinioes na blogosfera e entre as pessoas que comentam nos sites como A Bola e Record sao realmente representativas da realidade. Nao se esquecam das eleicoes, em que uma grande parte dos comentadores anonimos na Net se mostrava inclinada a votar em PPC e depois foi o que se viu.
    O que sei e que tratar o capitao de equipa desta forma so da azo a mais situacoes como as do Simao, Carlos Martins e afins. E a culpa e, antes de mais, dos adeptos. Que preferem colar rotulos aos jogadores que o Sporting demorou tanto tempo e trabalho a formar para os mandarem brilhar nos clubes rivais. Pelos vistos quem e mesmo bom e o Vukcevic. Vejam la se nao acaba ele a Capitao, de tao bom que e...

    ResponderEliminar
  27. Só não acredito que não forma capazes de incluir Farias no negócio!!! Não acham que era boa ideia?
    Quanto ao resto, venderam os SPORTING? Não...então que se lixem! Se o Moutinho fosse alguém neste mundo tinha recusado e preferia ir jogar para o estrangeiro, isso também é elucidativo.

    ResponderEliminar
  28. "Dez milhões. João Moutinho estava, inclusivamente, a par dos acordos estabelecidos entre o seu empresário, Pini Zahavi, e José Eduardo Bettencourt. O agente israelita terá assegurado, perante uma ajuda dada ao Sporting, que o emblema leonino permitira a saída do capitão abaixo da cláusula (22,5 milhões) e por um valor entre os 10 e os 12 milhões, ao qual poderiam ser acrescentados objetivos - até ao valor de 15 milhões - no novo vínculo. O que não ficou escrito, ao contrário do que é habitual, é que o negócio não poderia envolver uma saída para um clube português.

    A vontade do jogador assumiu-se, por isso, como determinante em todo o processo e as negociações acabaram por ter o seu epílogo numa reunião realizada na última madrugada, com a transferência a ser concretizada por 10 milhões de euros, mais a cedência de Nuno André Coelho.

    No encontro participaram Pinto da Costa, Antero Henrique (diretor-geral do futebol portista) e Adelino Caldeira (administrador e advogado), por parte do FC Porto, e José Eduardo Bettencourt, Costinha e Rita Figueira (área jurídica) do lado do Sporting."

    Continuamos muito bem dirigidos e assessorados, não há dúvida! A mesma senhora que se "esqueceu" de incluir num acordo de empréstimo que o jogador emprestado poderia voltar quando nós quiséssemos, deve ter-se "esquecido" de ressalvar no acordo com o sacana do Zahavi a ida do jogador para um clube português, mas o que importa é que ontem estava lá outra vez. É caso para perguntar, de que é que se terá esquecido agora?

    ResponderEliminar
  29. Esquecia-me de referir que a fonte do texto foi o Sporting Apoio.

    Já agora, para que é que queremos o puto que enterrou o porto em Londres se acabámos de comprar um central ainda mais novo? É para ficarmos com mais um a ganhar dinheiro no banco?

    Estou danado com isto tudo. Bando de amadores.

    ResponderEliminar
  30. está-me a fazer confusão que não se aborde uma questão importante... Independentemente do Moutinho ter feito uma época fraca, de ter tido há dois anos atrás declarações infelizes, o que está aqui em questão é reforçar um adversário directo... Se o Porto nos tivesse oferecido o negócio do século (que está muito longe de o ser) não devia ter sido aceite. é que por muito valor que o moutinho tenha perdido não me digam que não havia mais ninguém que desse 7\8 milhões por ele.

    ResponderEliminar
  31. Desprezo João Moutinho desde o episódio do Everton e da entrevista em que disse que festejou os 6-3. Se me acharem radical demais, tudo bem, posso bem com isso. Com o que não posso é com este tipo de gente que veste a nossa camisola.

    Na formação dos atletas, na Academia, a vivência e a história do Sporting-Clube deveriam ser tão importantes como a componente técnica e táctica. Enquanto não tirarem os meninos da Academia da redoma ascética em que se encontram em Alcochete, o que temos é uma universidade para todos, paga por nós, de que o todo o mercado se vai aproveitar - é quase um serviço público que prestamos, uma vez que nunca somos ressarcidos da forma que gostaríamos.

    Ainda há umas semanas tentava explicar a um israelita que é fanático pelo Sporting porque é que (eu) detestava o João Moutinho. Todos os contornos desta transferência actual que têm vindo a público confirmam isso: o pigmeu capitão recusava-se a treinar, forçou a saída. E eu pergunto: Porquê? PORQUÊ?? O que é que o Sporting lhe fez de tão grave? Párem para pensar nisso. Neste negócio, eu canalizo a maioria das minhas energias negativas para esse Simão que agora vestirá de azul-e-branco. Sendo lampião, só lhe faltava agora mesmo esta.

    PS - Sobre o negócio, prefiro esperar para saber todos os contornos.

    Abraço a todos,

    Juvenal, Hugo, LdA e restantes amigos nortenhos, estou a contar convosco para dia 10!

    ResponderEliminar
  32. "Se Moutinho quer sair, estará aqui a razão. Não acredito que vá pelo dinheiro, mas à procura de um projecto ganhador que lhe proporcione a afirmação profissional que as suas qualidades anunciam, onde possa ser apenas um futebolista, não tendo que carregar as frustrações e amargura de um clube inteiro."

    Foi isto que o Moutinho pensou quando quis forçar a saida para o Everton????

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)