Porque não pomos lá um padeiro?
Jogar numa equipa sem ambições que disputa o acesso à UEFA? Receber um ordenado aquém das suas expectativas, e para mais desajustado comparativamente à valia e aplicação demonstrada por meia dúzia de matumbos estrangeiros que tem por colegas? Ter por companheiros de equipa, e fontes de inspiração, a fina flor do refugo? Defender as cores dum clube cujos dirigentes defendem o miserabilismo e passam o tempo a professar desgraça? Ser pago por uma SAD há anos liderada por uma nata de gestores, que não só não faz UM, REPITO, UM investimento que seja NUM ACTIVO QUE GERE RETORNO, mas ainda assim consegue gerar um passivo monstruoso?
Como é que um jovem que chega aos 18 à equipa principal, do clube com a melhor formação do mundo, se sente quando passados 6 anos, não foi 1 vez campeão, passou anos a jogar com Kokes, Tiuís, Alecssandros, Motas, Buenos, Farneruds, Wenders, Cleitons, Ronnys, ganha num ano o que antigo companheiro de academia, Cristiano Ronaldo ganha num mês, ou o que o seu amigo Nani ganha num trimestre, isto apesar de ser o jogador mais bem pago do plantel!? É capitão da equipa que obtém das piores classificações de sempre, perde o lugar na selecção e salta um Mundial... e no defeso olha para o jornais e enquanto o FCP persegue duas das maiores esperanças do futebol sul-americano e o slb persegue, Huntelaar, Ronaldinho e... Robinho, o seu Sporting quer o Alan! E o Nilson!!
Quem é que gerou estas expectativas no jovem? Ele? O pai? O António Veloso? a Imprensa? Se calhar todos, mais os dirigentes do clube.
Se os jogadores são pagos para treinar e jogar, para que é que são pagos os diversos presidentes das nossas SAD? Para passarem até à exaustão a cassete do "não há guita"? Então mas não são eles gestores? Para que servem gestores que não têm criatividade para arranjar dinheiro, não geram negócio e agravam o passivo?
Porque é que não lá pomos então um padeiro? Ao menos saberia fazer bom pão com chouriço!
Eu sinto-me mal com tudo isto que se passa no nosso clube, sou sócio há muitos anos. Há contudo os 90% de Sportinguistas que elegeram este presidente, e acredito que para esses este momento seja ainda pior.
Por acaso não faço parte dos 90%, mas foi só mesmo porque tive uma confusão com o bilhete de avião e cheguei cá depois da AG fechar!
ResponderEliminarE sim, cada vez sinto-me mais desiludido com a gestão do nosso futebol!
Jaime Valdés pode estar mesmo a caminho de Alvalade...
ResponderEliminarVejam:
http://sportingnomundo.blogspot.com
Saudações Leoninas
Abraço
Isto é tudo muito bonito mas se calhar se não tem sido o Sporting estava agora a comemorar a subida de divisão do Portimonense a primeira Liga como capitão de equipa...
ResponderEliminarCospem no prato que lhes deu de comer em troca de dinheiro!
Continuem a falar sobre este assunto e a dar importancia a uma coisa que realmente não a tem!
Moutinhos mais jovens há muitos espalhados pelo pais e na nossa Academia.
SL
Excelente post!
ResponderEliminarQue motivação que pode haver no Sporting de hoje? Que tipo de jogador ambiciona jogar no Sporting?
Jogadores limitados, acomodados e velhos!
Entretanto mais um "reforço"....Jaime Valdés... jogador cheio de futuro.
Estão onde os adversários do Moutinho quando este jogava nas camadas jovens?
ResponderEliminarConhecem algum do Benfica ou do Porto que tivesse jogado nos séniores?
Cristiano,
ResponderEliminarE onde é que isso resolve os problemas do Sporting?
Pelo que se vê, até isso está prestes a ser "solucionado".
FCS,
ResponderEliminarBastará ao Sporting começar a jogar bom futebol,ganhar uns jogos, lutar pelo titulo até ao fim e ganhá-lo que tudo ficará resolvido, não acha?
Grande Declaração. muitos parabens Carlos Xavier
ResponderEliminarPor mais disparates e ingrato que o Moutinho tenha sido, acho mais desprigiantes a declaração do pretenso leader leonino.
Não é leader, não têm essas qualidades o JEB por mais Sportinguista que seja não é leader. Não sinto orgulho pelos seus actos e declarações.
Se as declarações são do Moutinho, fico triste fico a pensar como deixaram chegar a este ponto. Mas um jogador sai ficam muitos fica a instituição e essa tem de se continuar a ver num leader e não num banqueiro qualquer que manda cada atordoada que sinto vergonha do presidente do meu Clube.
Fazes mal ao Sporting José Bettencourt.
Agora um lider O antigo jogador e capitão da equipa de Alvalade confessou ao Sapo Desporto que não esperava ver João Moutinho no dragão, mas lembra que foram vários os jogadores a sair pela porta pequena de Alvalade.
Carlos Xavier conta no seu currículo com 12 épocas ao serviço dos leões e a transferência de João Moutinho não o apanhou de surpresa. A novidade, frisa, foi o facto de o destino ter sido o rival FC Porto.
“Não me surpreende a venda do Moutinho, porque o Sporting sempre teve força no campo da formação para depois vender. Aliás, até acho que foi um bom negócio. O que me surpreendeu é o facto de o jogador ter sido vendido ao FC Porto, já que o jogador esteve para sair para o estrangeiro e nessa altura o Sporting não quis. Agora sai para reforçar um rival e isso é sempre mais complicado”, considera o ex-capitão leonino.
Moutinho sai de Alvalade apelidado de “maçã podre” e numa aura de jogador ingrato, mas Carlos Xavier adianta que ainda não percebeu exactamente quais fora os motivos do internacional português e lembra que o Sporting tem o hábito de não dignificar algumas das suas referências em campo.
“Choca-me um jogador que esteve dez anos naquela casa, que deu tudo o que tinha e o que não tinha em prol da equipa e que acaba por sair deste modo.
Para mim, enquanto sportinguista é difícil de ver. Mas também é verdade que o Sporting é pródigo neste tipo de situações. São várias as bandeiras do clube que têm sido abandonados ou têm saído do clube sem a dignidade que mereciam. Isso a mim já não me surpreende”, diz em tom de lamento.
Quanto ao balanço desta operação, Carlos Xavier não tem dúvidas de que desportivamente o clube de Alvalade sai penalizado.
“O Porto sai claramente a ganhar. Já o Sporting, ganha do ponto de vista financeiro mas em termos desportivos fica claramente a perder, pois um jogador como o João Moutinho era uma mais-valia para a equipa.”
O ex-capitão verde e branco acredita que este caso não afectará a época leonina e que Paulo Sérgio tem tudo para recolocar o Sporting no topo.
“Este episódio não afectará o resto da época. Ao longo da época, jogadores e equipa técnica nem se vão lembrar do que se passou. Os jogadores vão ter de trabalhar e a equipa técnica tem apenas de contar com os que lá estão e arranjar uma solução para superar esta perda”, conclui.
Cristiano,
ResponderEliminarE acha mesmo que estão ser reunidas condições para tal?
Não quero fazer parte daqueles que criticam os jogadores ainda antes de chegarem, recuso-me estar ao lado dos que no fundo deles mesmo não querem que as coisas corram bem no plano desportivo sob pena de terem que engolir sapos enormes.
ResponderEliminarQuero estar no primneiro jogo da liga em Paços de ferreira a apoiar, a incentivar os jogadores, os jogadores sabem que podem contar comigo pois eu estarei com todos, mesmo todos desde que enverguem a nossa camisola.
Dizem os sócios do sporting que somos um clube único, aceito isso e acrescento, somos únicos mesmo no pior.
A resposta para essas expectativas dos putos que saem da Academia chama-se gratidão...e isso não há dinheiro que pague.
ResponderEliminarO Moutinho saiu a mal, mas não quer dizer com isto, que os todos putos que sairam tiveram a mesma atitude, porque este foi o primeiro que assinou por um rival. O Moutinho deveria ter mais noção que está onde está por causa do Sporting. Por isso não concordo com a conversa de que recebemos mais do que damos aos putos que estão a formar na Academia. Ou será que com 14, 15 anos já não começam a ter total noção do clube onde jogam. Acho bem, que como qualquer um, queriam melhores condições de vida, mas nunca atraiçoando quem fez dele o jogador que é. Se ele não visse só cifrões à frente, esperava e saia para o estrangeiro. Agora fala-se muito que a culpa é do Costinha, quando há um ano, o Moutinho por coincidencia jantou com o PC e o empresário, deveria ser só para provar uma francesinha.
Se tivessemos um tecto salarial muito mais alto, os problemas que o post refere em relação às expectativas que criamos nos jovens, ficariam logo resolvidos.
SL
Tb era dos que acreditava no Caicedo e no Angulo? ....
ResponderEliminarO Moutinho há dois anos que não era mais valia para o SCP.
ResponderEliminarMas tenho a preseça de espírito suficiente de que se calhar o problema é meu,só eu é que via o Moutinho a fazer 80% dos passes para trás e para o lado,os outros 20% eram para a frente...2 metros.
Ah..corria muito é verdade.
FCS,
ResponderEliminarSe vamos por aí, não faltarão exemplos de jogadores que não singraram no sporting, no Porto e no Benfica, realmente tudo serve para dizer mal.
Estes casos também se passam nos outros clubes, no Porto tb, veja o exemplo da venda de Quaresma por 16 milhões e recebeu o Pele avaliado na altura em 5 ou seis milhões
Aaaaaah, afinal a vítima nisto tudo é o Moutinho. O Moutinho que teve oportunidade de se mostrar nas ligas dos campeões e ligas europas e numa posição em que ninguém tem que criar jogo para ele, cabendo-lhe antes a ele ser o cérebro da equipa, criar ele o jogo; o Moutinho a quem o Sporting pagou muito pilim por mês; o Moutinho a quem foi confiada a braçadeira de capitão do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL. Tão mal tratado que foi em Alvalade. Realmente, tenho muita pena dele. Percebe-se perfeitamente porque é que em vez de pedir para sair, o exigiu, andou a negociar nas costas de quem lhe deu o que tem... coitadinho, realmente isto não se faz...
ResponderEliminarNinguém esteve bem neste triste episódio. NINGUÉM!
Finalmente o JEB e Costinha deram-nos uma alegria tendo corrido com o lampião moutinho de capitão do meu clube..Agora só espero que entreguem a braçadeira de capitão a um parecido ou igual ao benedito do futsal..O que o metro e meio fez ao nosso clube foi de porco pois ter um contrato assinado de livre vontade por acaso do mais bem pago do plantel não admito..Mas como os lampiões são todos porcos não me admirou nada..Ele o metro e meio que não pense que lá para os lados do porto vai fazer o que fez ao nosso clube pois eles a estrutura do futebol do porto gostam tanto de galinhas como eu gosto NO INFERNO..
ResponderEliminarEu tenho muita pena do Moutinho - e ainda estou à espera das declarações do próprio, a jurar pela mãezinha que telefonou ao JEB a pedirpara renovar contrato, baixar o salário e subir a cláusula de rescisão...
ResponderEliminarDe facto não somos um clube à altura de alguns jogadores, e Moutinho é apenas mais um. Pouco ou nada fizemos por ele, que era um talento, e aos 16 anos já era suplente na selecção de um tal de Márcio 'Maradona' Sousa (na altura em transito, a par de Adelino 'Vieirinha' do Vitória para o Dragão, e hoje dispensado do Vizela).
O normal teria sido aumentar o tecto salarial para aos 18 anos lhe esticar bem o salário, e logo depois vendê-lo ao Barcelona, porque os talentos merecem jogar em quam ganha sempre!
Mas fizemos pior, obrigamos Moutinho a jogar no Sporting, a ter que levar com o peso de uma braçadeira no braço, e a ter que renovar em 2008, para que o pai pagasse o que devia - ficando o jogador sujeito a ganhar apenas um pouco mais de 100mil euros/mês.
Quero agradecer publicamente ao João, esse capitão inesquecível, de ter enganado o PdC a ter-nos conseguido 11M€, e acrescentar que à frase '...no benfica, no porto ou até no uzbequistão...' eu respondo - FORA JEB, Costinha, Paulinho e Porteiro - João ficarás sempre no meu coração!!!
...e são estes os Sportinguistas que querem delinear o futuro do clube... ...
P.S.- se aquele cobarde me tivesse dito a mim que nunca mais jogava com a camisola do clube depois do que o clube fez por ele - ENGOLIA a camisola, e não se livraria de umas valentes nódoas negras! FDP ingrato!
Nunca mas nunca ninguém teve a proteção dada ao metro e meio e todos os outros jogadores tiveram que lutar para conseguirem ganhar o que o metro e meio ganhava e não conseguiram e para o que ele disse há dois anos como capitão de um clube centenário(relembro que ainda não estava lá nem o costinha nem o JEB )ter reunido a imprensa e informar que queria sair do clube foi de uma ingratidão tanto para o clube como para os colegas que tanto lutam e não conseguiram chegar ao salario dele.E Depois ainda ver comentários em blogues verdes e brancos a defender o metro e meio ainda me custa mais..
ResponderEliminarVamo-nos entretetendo com os nossos odiozinhos de estimação e perdemos a percepção da realidade para lá de nós! Já havia o Simão, agora há o Moutinho. Se quizerem ainda podem acrescentar o Quaresma ou o Ricardo!
ResponderEliminarPorque eram benfiquistas quando eram pequenos, porque saíram, porque são maus e horriveis, porque cheiram mal da boca e sei lá que mais.
E assim nos vamos entretendo com os nossos odios de estimação, sempre a perder, sempre em queda, mas somos felizes porque odiamos. E que bom é odiar quando se está mal. É tão bom ter alguém em cima de quem despejamos as nossas frustrações, ter um culpado (ou vários, o que é ainda melhor) á mão para os nossos inexitos, para a nossa incapacidade!
Sim, batam no Moutinho, cuspam no Moutinho, vão buscar inspiração ao grande Mestre Almada e á sua declaração sobre o Dantas (inteligente, o que hoje faz falta no Sporting) e cheguem-lhe. Pode ser que iso atenue em alguns a dor de ver o Sporting fazer tanta asneira junta, desperdiçar tanto potencial e talento de forma ingloria.
Batam no Noddy, no metro e meio!
E continuem a bater palmas ao grande artifice do desperdicio de talentos chamado Paulo Bento. Conseguiu destruir Moutinho, Veloso, Djaló, Pereirinha e Adrien e pelo caminho levar 12 golos na Champions em 2 jogos. Merece certamente uma estatua. Esse é que é o nosso heroi, até porque é muito mais facil culpar os arbitros por todas as derrotas que jogar para ganhar, mesmo contra os senhores do apito...
Hoje o Sporting é um clube a lutar pelos 4º lugar. Essa é a verdade.
ResponderEliminarPor problemas do blogger, não consegui publicar ontem o comentário, pelo que segue hoje.
ResponderEliminarLDA
Registo e agradeço a deferência.
C Moreira
A geração do Moutinho não singrou ao nível dos seniores, mas creio ter sido a última que nos trouxe um título europeu a nível de selecções. Se atentarmos na evolução na selecção que batemos na final, vemos que apenas o David Silva continuou a evolução para os AA. Foi se calhar da fornada. Seja como for, eu não ouço os responsáveis do recreativo de carnide nem do fcp a dizer que as suas formações são as melhores do Mundo. Nem tão pouco do Valência, ou do Madrid ou do Atlético...
RDS
Não foi minha intenção fazer o desagravo de ninguém. Mas é um pouco o que diz JG, de há 7, 8 anos a esta parte, todos os anos aparecem novos traidores, FDP, lampiões, tripeiros, mercenários e o quê mais que conspurcam a História do nosso Sporting e desonram o seu passado ao envergar as camisolas de adversários directos.
Pois eu digo que o Simão não veio porque o MRT se recusou a pagar €15M (e bem quanto a mim), Quaresma idem (aí ainda havia menos dinheiro, e se se recordam o jogador esteve 2 semanas para assinar, à espera de 1 milagre), e o Carlos Martins, não havia interesse técnico no jogador, além de que PBento ainda estava no Sporting.
Então e agora? Gostam de dinheiro! E depois? Quem não gosta? O que move o mundo nos dias de hoje? Qual o Poder que mexe os cordelinhos globalmente? É o político? O religioso? O social? Deixemo-nos de hipocrisias! O Sporting não é uma ordem religiosa, e nós não somos Franciscanos!
Não há nenhum problema com os homens que são formados na nossa Academia. Há essencialmente um problema de percepção da nossa parte, enquanto adeptos.
No tempo do Manel, do Xavier, do Litos, do Venâncio, o poder vigente era o político, e esse, mal ou bem assenta sempre em valores. E o poder económico e especulativo? Que valores tem a montante?
Temos de nos adaptar. Se manda o capital e a ganância, sejamos pelo capital e pela ganância. Se o ex-capitão queria há 1 ano ir enterrar-se para o Everton por €16M, porque razão o retivemos? que lógica esteve por detrás desta decisão? Estaríamos mais abonados na altura? A lógica de formar não será também de vender e rentabilizar? O valor não cobria os custos de formação e contratuais que tínhamos tido com o jogador? Então porque não o vendemos? Era um génio da bola, era imprescindível e vinha de uma grande época? Vendia milhares de camisolas? Espalhava sportinguismo e era um profundo conhecedor da história do clube? Porque não se aproveitou a oportunidade? Sob ponto de vista da gestão onde é que a venda tinha sido má?
Ouçam ficavam todos contentes, nós porque recebíamos um maquia importante em tempo de vacas magras, despachando um activo oneroso, o jogado dobrava o ordenado, e nem se importaria de 2 anos depois estar na 2ª divisão ou lá perto, e de não voltar a calçar na selecção, pois a jogar no Everton...