sábado, 10 de julho de 2010

Que D(r)enthe's servem ao Leão?

No dia seguinte à notícia de mais um jogador formado pelo Sporting que assina por um rival, e após uma intensa discussão aqui no blogue sobre a política de aquisições do nosso clube e a importância da formação, e do reconhecimento público por parte do treinador principal da qualidade dos jogadores formados pelo Sporting, que mais poderá ser dito que não o tivesse sido dito ainda?

Parece-me óbvio que é ainda necessária uma reflexão séria, de que resulte o apuramento de um modelo que nos sirva melhor. Sem pretender que a formação e tudo o que se faz na Academia seja perfeito, parece-me indiscutível que aí se trabalha a um nível superior ao que faz no Departamento de Futebol e isso pode ser aferido pelos resultados alcançados.

Que critérios presidem à escolha dos clubes de destino dos jogadores que vão rodar?

Que acompanhamento é hoje feito a esses atletas e com que periodicidade? 

São feitos relatórios da sua evolução e por quem? 

Existe algum tipo de articulação entre a Academia e o futebol sénior, entre as equipas técnicas, nomeadamente para elaboração de listas de dispensas?

Se as responsabilidades maiores estão em quem tem nas mãos o poder de decisão, nós, os adeptos, temos também uma palavra importante a dizer. Com os olhos postos em Drenthe, o que diríamos se tivéssemos contratado o Emídio Rafael? E será que seríamos tão tolerantes com o segundo como vamos ter que ser com o primeiro, se ele cá chegar?

10 comentários:

  1. Mas quem é o Emídio Rafael????eu digo é um jogador razoável, que só por o Porto o ter contratado, já é um grande jogador e tal, eu via-o na Académica e não era nada de especial....o Evaldo é mto melhor sem sobra para dúvidas!!! Não me importa que seja da formação e que vá para o FCP pois da academia saem mtos jovens, e só os melhores ficam, excepto alguns casos vergonhosos...Vamos mas é apoiar a nossa equipa e questionar as nossas contratações, deixando as dos outros de parte.

    Saudaçoes Leoninas

    ResponderEliminar
  2. Caro Leão de Alvalade,

    Não podemos esperar que todos os que saem da nossa formação possam vir a ter lugar em Alvalade, pois são pelo menos uma dúzia por ano.

    Se tentássemos mantê-los todos ligados ao clube quanto é que isso nos custaria?

    Também não são só os jogadores do Sporting que vão jogar para os outros grandes, isso também acontece no sentido inverso com promessas dos rivais que acabaram por vir parar a Alvalade:
    - Nuno André Coelho (Porto)
    - João Pereira (Benfica)
    - Tonel (Porto)

    SL
    José

    ResponderEliminar
  3. O Sporting produz anualmente tantos jogadores que isso só emgradece este clube.

    Admira-me é a importância que dão a um jogador que nunca houvi ninguem lamentar a sua saida.

    ResponderEliminar
  4. Sporting até morrer:
    É verdade o que dizes relativamente ao aproveitamento dos jogadores que formamos: não podemos ficar com todos, temos que abrir mão de alguns, que, mais tarde, se podem vir a revelar. Esse risco todos os clubes correm.

    A questão do Emidio Rafael é porém já outra: trata-se de um jogador que fez um excelente campeonato, que despertou a atenção em diversos jogos que tive oportunidade de ver, e custava apenas umas centenas de milhares de euros. Outros viram valor que nós não vislumbramos. E quando me lembro do que pagamos por Grimi, p.ex.

    ED, e Leão Mundial:
    Admirava-me se pensassem de forma diferente. O que vocês hoje dizem já eu tinha ouvido dizer quando dispensamos o Hugo Valente...

    ResponderEliminar
  5. Leão de Alvalade:

    Tudo o que escreves no post tem a sua lógica mas na minha opinião entre ir contratar o Emidio Rafael ou tentar trazer o Drenthe eu optava tambem pela 2ª por varias razoes que passo a explicar:

    1º Penso que o Drenthe tem mais qualidade e pode fazer qualquer posição da ala esquerda e o E.Rafael não me dá essas garantias.
    2º Acho que o Drenthe dá mais garantias que o E.Rafael mais não seja em experiencia.
    3º Dada a nossa crise financeira e caso venha por emprestimo podendo ser um "barrete" que eu não acredito a vinda do Drenthe mais não seja vende "gameboxes" já o E.Rafael não acredito que o faça, alem de na possibilidade de ser incluido num possivel negocio do M.Veloso e vir a titulo definitivo por certo é um jogador que mesmo mal terá mercado enquanto o E.Rafael é uma incognita...

    É a minha opinião!

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  6. Pois, eu também...

    E o André Marques, e o Tiago Pinto também, só para falar de defesas esquerdos.

    ResponderEliminar
  7. Nasce hoje um novo espaço leonino na blogosfera, toda a ajuda para a divulgação é bem-vinda, obrigado. Visitem em:

    Mercado Sporting

    ResponderEliminar
  8. Vejam este video e chorem, té me vieram as lágrimas...linda homenagem ao nosso Sporting, pena o Moutinho tar la..mas paciencia, quer queiramos quer não, ele faz parte da nossa Historia e isso nada pode apagar...

    http://www.youtube.com/watch?v=lubmsEXaaAc&feature=player_embedded#!

    Sporting Sempre

    ResponderEliminar
  9. "Se as responsabilidades maiores estão em quem tem nas mãos o poder de decisão, nós, os adeptos, temos também uma palavra importante a dizer".

    Concordo inteiramente com esta frase. Mas entre os adeptos (e pelo que vamos lendo neste blog por exemplo) existem diferentes visões do que seria melhor para o nosso clube. Por isso quem tem o poder de contratar arrisca-se sempre à critica por parte de uns e a elogios por parte dos outros. Se vamos buscar jogadores mais experientes (chamados "velhos"), deviamos era ir buscar jovens com vista numa possivel transferencia e rentabilização do investimentos. Se vamos buscar jovens, interroga-se se na Academia não haveria jogadores iguais e mais baratos.

    A minha opinião sobre estas contratações de jogadores mais "velhos", deve-se ao facto de ser urgente ganharmos o campeonato. Mesmo trazendo jogadores que há partida não irão gerar nenhuma mais valia do ponto de vista financeiro. Só depois de sermos campeões, é que os adeptos vão ter mais paciencia para deixar crescer jogadores. Só aí é que "vamos" deixar de assobiar os andrés marques passado tres jogos, só aí é que vamos deixar de pôr logo em duvida e de traçar um futuro negro a cada contratação que fazemos. Aí os jogadores jovens (tanto estrangeiros, como da Academia) vão sentir a pressão de ser campeões, mas não a pressão de ser campeão num clube que há oito anos não levanta o caneco, onde ao minimo erro, começam a ser criticados e assobiados, porque os adeptos anseiam ser campeões e não tem o minimo de "paciencia".

    SL

    Precisamos de ser campeões e depois sim, delinear uma estratégia do ponto de vista desportivo a pensar nas mais valias financeiras.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (13) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (94) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (72) Batota (19) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (5) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)