quinta-feira, 22 de julho de 2010

Think Big!




Em digressão pelos Estados Unidos da América o Sporting parece querer encarnar um dos lemas principais daquela sociedade, pensar grande. Na terra das oportunidades este é um factor basilar, podem limitar-te tudo mas ninguém te pode condicionar o pensamento e a ambição, e se assim é o melhor é pensar grande!

É o lema que diversos homens de sucesso têm vindo a apresentar como motivação para o seu sucesso, na garagem onde Bill Gates iniciou a sua empresa pensava-se grande, independentemente dos recursos serem escassos e a concorrência a poderosa IBM.

No Sporting pensa-se assim, e não, não estou (ainda) a falar de Paulo Sérgio, Costinha, Salomão ou Veloso. Falo da malta do Hóquei em Patins e em particular do seu porta-estandarte o Eng. Gilberto Borges, ontem ao ler no Sangue Leonino o seu texto apenas uma palavra me viajava pela cabeça, emoção.

O projecto do Hóquei em Patins sabia de antemão e como verdades assumidas que não teria qualquer apoio do clube (continua a não ter), que era um projecto impossível de realizar, que não tinha meios, nem atletas, nem locais para treinar. Esta conjuntura era capaz de assustar muita gente, mas um grupo de Sportinguistas conhecedores das palavras do fundador devem ter sorrido e dito entre si - “Vamos fazer uma secção de Patinagem grande! Tão grande como as maiores da Europa!” – imagino o Eng. Gilberto Borges a um canto a corrigir, “Da Europa não. Do Mundo!”, e deitaram mãos à obra antes que se fizesse tarde.

Para levar a cabo aquilo que têm em mente (sim que o projecto ainda nem no principio deve estar) apostaram naquilo que é, e devia ser sempre, o “core business” do Sporting Clube de Portugal fazer desporto ao mais alto nível de competência. E foram iniciar o trabalho por onde se deve começar, pelo princípio, uma resma de miúdos a quem deram o melhor do seu conhecimento. Esse conhecimento é tão bom, que os putos foram crescendo, ganhando, chamando mais amigos para fazer parte daquela família, e crescer mais, ganhar mais, até que ninguém lhes podia ficar indiferente.

Parabéns a todos os incluídos que nunca desanimaram com as dificuldades, tenho uma infeliz noticia para vos dar, as dificuldades só vão aumentar, mas perante a têmpera que têm demonstrado isto se calhar só vos vai motivar.

O Hugo Malcato deu voz aqui no A Norte a um dos miúdos da equipa de juniores do Sporting. Veio aqui, através dele, fazer um apelo, não veio pedir dinheiro, nem sticks, nem um pavilhão, nem rolamentos, nem reconhecimento. Veio pedir Sportinguistas a gritar Sporting no local onde iam jogar. Veio pedir bancadas cheias a motivar quando se falha aquele remate, quando se perde aquela bola, quando intersectam aquele passe. Era esse o seu único desejo, o desejo de um desportista que veste a nossa camisola e que quer ganhar, ser grande, tão grande como os maiores da Europa. Do Mundo diria o Eng. Gilberto Borges!

Ontem de madrugada, as bancadas estavam cheias, talvez por essa razão os “putos” da bola já nem se lembrem da importância de usufruir desse imenso valor – “Todo estádio a cantar…” – talvez por essa razão tenham dificuldade de identificar os seus lideres, esqueceram o que é ser uma família que durante um ano vive diferentes percalços que conhece a glória e a derrota mas que tem de se manter solidária entre si e firme no seu objectivo comum. Num conjunto de indivíduos é difícil identificar os líderes apenas se encontram as diferentes motivações individuais, num grupo forte eles naturalmente despontam e crescem. Gostei do que vi ontem, duas equipas completamente diferentes a tentar interpretar duas filosofias tácticas distintas mas com um bom espírito de entreajuda, muito diálogo, muita chamada de atenção, muita preocupação com o colega.

Até gostei da cara de desilusão do Liedson por ter falhado o penalty e do conforto que os colegas lhe deram. Mais do que resultados espero que a equipa traga dos Estados Unidos da América um novo espírito, esqueçam lá as dificuldades, o árbitro, a estrela que foi e a outra que nunca mais vem. Pensem Grande, tão grandes como os maiores da Europa!

Ups, desculpe Sr. Eng., do Mundo!

11 comentários:

  1. Já tive a oportunidade de escrever no Sangue Leonino que o texto do Eng. Gilberto Borges arrepia! De que maneira! É uma lição de SPORTINGUISMO!

    Publiquei-o no meu blog. Acho que toda a blogosfera sportinguista deve fazer o mesmo. É esta a narrativa que precisamos a todos os níveis. Parabéns ao Eng. Gilberto Borges! Viva o SPORTING! SEMPRE!

    No futebol, temos EQUIPA, o que, só por si, já me agrada. Estou confiante! Espero os próximos capítulos.

    ResponderEliminar
  2. Quem começou numa garagem foi Steve Jobs da Apple...

    ResponderEliminar
  3. Foi um crime, em tempos, terem terminado com a secção de Hóquei em Patins! Uma modalidade com tradições ENORMES no país e no clube: ganhámos campeonatos de Portugal e taças da Europa... O mais triste é pensar que com os milhões que se gastam na contratação dum coxo qualquer pra equipa de futebol, poderíamos organizar uma das melhores secções da Europa e do Mundo!

    saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  4. LMGM:
    Como sabes tive a oportunidade de ter estado recentemente no Solar do Norte com o Eng.º Gilberto Borges e que dei conta aqui:

    http://anortedealvalade.blogspot.com/2010/07/o-que-ves-ao-espelho.html

    Não deixa de ser curioso que, falando do mesmo SENHOR, utilizemos ambos uma abordagem similar e que tem a ver com a forma como nós, Sportinguistas perspectivamos o clube. Continuo a recusar olhar para o actual momento do clube como uma fatalidade ou como "ou ganhamos agora ou nunca". Pelo menos enquanto houver Sportinguistas como ele.

    Se essa atitude for encarnada dentro de campo pela equipa será com certeza mais difícil de bater. Não é tudo para ganhar, mas é um belo principio com o qual os Sportinguistas se identificarão seguramente.

    ResponderEliminar
  5. As palavras do Eng. Gilberto Borges, são sábias, são sentidas é o sportinguismo no seu mais alto expoente e quando todos nós falamos do sporting era bom que reflectisse-mos nas palavras do Sr. Eng. Gilberto Borges, somos acima de tudo uma institução centenária e como tal a palavra RESPEITO nunca deve ser esquecida.

    ResponderEliminar
  6. Tim, o Gates, a HP também, o Jobs também e o que é um acontecimento vulgar na história da informática as mães destas criaturas não deviam ver com muito interesse um monte de circuitos, fios, monitores e teclados espalhados pela sala de jantar...

    ResponderEliminar
  7. ALMA GRANDE e o resto é conversa!

    http://conselholeonino.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Uma nota negativa para os adeptos do SPORTING pois mesmo com campanhas não vão ao estádio..Viu-se no sabado em alvalade apenas 24.000 e hoje sabendo que a mesma hora no porto ajax estavam mais de 40.000 e no porto sampdória vai ter lotação esgotada e já não falo no nosso vizinho do lado que no próximo sabado vai ter a etar esgotada...È preciso estarmos presentes no futsal no andebol no futebol e agora no hoquei..Só com grande apoio dos nossos adeptos conseguimos vitórias, Basta ver os videos do acosta e do cézar prates e parece-me que esta época não vamos ter razão para dizermos mal do futebol pois pelo que vi vamos fazer uma grande época..Mas eu a ganhar ou a perder lá estarei SEMPRE

    ResponderEliminar
  9. O Engº Gilberto Borges é na realidade um Engº do Mundo... do MUNDO SPORTING!!!

    Que grande LEÃO ele é. Para além de ser uma pessoa encantadora do ponto de vista Humano. Todos nós como sportinguistas lhe deveremos estar agradecidos por tudo o quanto ele tem feito pelo Hóquei em Patins e por acréscimo pelo nosso Clube. A "Academia do Tojal" é um local de Campeões!

    ResponderEliminar
  10. Boa noite, o vosso blog foi adicionado ao Mercado Sporting, se pudessem colocar o MS ficaria muito grato.

    Link do Mercado Sporting:
    http://mercadosporting.blogspot.com/

    Saudações leoninas.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)