domingo, 25 de julho de 2010

A amadurecer na Grande Macã

O Sporting empatou a 2 golos com o Tottenham e assegurou a conquista de um troféu que prestigia o nome do nosso clube, não só do lado de lá do Atlântico, mas também aqui pelo velho continente, tendo em conta os nomes dos participantes oriundos da Velha Albion. 

Antes de me debruçar sobre a partida, convém salientar a participação dos portugueses e dos Sportinguistas nas bancadas do estádio. Foram muitas as camisolas de todos os clubes, da selecção nacional e em maioria das listas verdes e brancas. Em reportagem que pude visionar ontem num dos canais de televisão, foram até bastantes as camisas do novo equipamento alternativo, revelador de que o nosso clube mantém o seu estatuto de grande clube, como às vezes alguns parecem esquecer.


Sobre o jogo propriamente dito, e até sobre o torneio em geral, saúdo com satisfação uma evolução positiva relativamente ao jogo que fechou o estágio em França, que me havia desapontado profundamente. Há ainda muito trabalho para fazer, entre correcções posicionais e vícios antigos por eliminar - p. ex. a forma pouco pensada e por vezes sôfrega como se sai para o ataque - mas é notória uma abordagem mais empenhada e até mais confiante ao jogo. A base necessária para progressos que são ainda necessários. Não vejo pois razões para depressão e menos ainda para euforias desmedidas. A valia dos adversários defrontados justificam a esperança , mas as peculiaridades do futebol nacional, em que a maior parte das equipas jogam em registo muito diverso do Tottenham e Man. City, justificam as cautelas.

Com o dito acima, completaria a reflexão dizendo que dificilmente se poderia esperar mais de uma equipa que jogou de inicio com 5 elementos recém-chegados ao plantel. Por isso fará mais sentido uma análise individual do que a alguns aspectos deficientes na movimentação colectiva. E, neste momento, parece-me ser correcto afirmar que, em termos globais, este plantel oferece mais soluções ao treinador que o do ano anterior. O mesmo não é dizer que não faltem soluções pontuais, como por exemplo nos extremos ou na fiabilidade da oferta para as ligações pelo centro do terreno no ataque, por exemplo. Do que vi até agora não me parece haver receios quanto à qualidade dos reforços - falei aqui já sobejamente da estratégia seguida,de que discordo - sendo Valdés jogador para ter "peña" mais numerosa entre os adeptos que vão a Alvalade.

A atitude da equipa permite para já a esperança de reconciliação de alguns adeptos  com o Estádio de Alvalade. Se assim for teremos dado pelo menos um passo importante, dos muitos que são ainda necessários. Como diz o Hugo,em frente Sporting!

11 comentários:

  1. Um coisa parece certa, apesar de não ter visto os jogos na totalidade, a crítica e as crónicas são unânimes em considerar que este é um SCP transfigurado, e para muito melhor, tão miseráveis e sombrias foram as exibições realizadas nas duas últimas épocas. Precisamos de entrar com espírito de vitória na liga, de modo a mobilizarmos os adeptos e impormos respeito aos "media". Viva o SPORTING!

    ResponderEliminar
  2. Tudo dito LdA, e esse pormaior do publico e algo que deve ser salientado. Foi talvez o que mais gostei de toda a participacao do Sporting no torneio, desde o primeiro jogo. A forma sobretudo, os rostos, familias inteiras, muitos sorrisos: genuino publico em grandes quantidades.
    O Sporting venceu o torneio em todos os quadrantes e ganhou muitos simpatizantes. Simpatizantes e respeito. La - por entre descendentes do Tio Sam - e de entre os muitos adeptos do Tottenham ou do Manchester City que tal como nos viram os jogos a partir de suas casas.
    Que o Sporting tenha andado durante longos anos arredado - por vontade propria - deste tipo de torneios e algo que, esperemos, faca desde 2010/11 parte do passado.
    Tres vivas a isso.
    E uma viva pela vitoria final. No torneio em si.

    Carrega magico Sporting.
    Quem nao te conheca que de ti duvide.

    ResponderEliminar
  3. So uma pequena nota:

    Quando na proxima quinta-feira jogarmos na Dinamarca a equipa que jogar tera muito melhores condicoes de fazer o seu normal jogo e levar para Alvalade uma vantagem. Tranquila ou nao, isso logo se vera.
    E uma vantagem de calendarios recheados em periodo pre-temporada.
    O ano passado sentiu-se perfeitamente por exempo que quando o Sporting joga em Alvalade com os holandeses tudo aquilo parecia muito a frio. Frio la dentro mas: pressao das bancadas, e quando assim acontece e bem mais dificil para alguns jogadores entrarem com o pe direito.

    Sera so mais um jogo quinta-feira, na sequencia de todos estes e teoricamente mais acessivel, ate.

    Uma ultima coisa: o golo do Matias e soberbo, fenomenal. Lindo lindo lindo. E (mas) sendo-o, nao sera ao mesmo tempo algo que ele repetira ao longo da epoca.
    Ja o momento do Valdes cheira-me que nao sera coisa rara. Demasiada naturalidade no movimento e facilidade no trato da bola, vontade de arriscar e pegar no jogo. Se a estas somarmos experiencia estao criadas as condicoes para que seja desde o primeiro momento um daqueles que fara compensar menor rendimento de outros, porque esse menor rendimento acontecera.
    Ha por ali jogadores que precisarao de mais tempo.
    No grupo dos confiaveis perfeitamente prontos a ser decisivos:
    Carrico.
    Joao Pereira.
    Pedro Mendes.
    Maniche.
    Saleiro, a ser utilizado. Enorme jogador este Saleiro.
    E Valdes, ao que tudo indica.

    ResponderEliminar
  4. Melhor Sporting para partir a conquista de terras Helveticas:

    Rui Patricio.

    Joao Pereira.
    Daniel Carrico.
    Nuno Andre Coelho.
    Evaldo.

    Pedro Mendes.

    Maniche.

    Matias.
    Valdes.
    Postiga.

    Saleiro.

    Dispostos de qualquer forma, mas em 1, 2, 3, 4, 5 e 6 linhas.
    Seis, do meio-campo para a frente.
    Sete ou oito, com Evaldo e Joao Pereira.
    Muita liberdade para o Matias e bracadeira no braco do Saleiro.

    A questao do Capitao muito se fala dela.
    Se eu mandasse ele seria o Saleiro.
    Saleiro que seria antes disso - e tambem - uma das primeiras escolhas, jogando.

    Carrega Saleiro.
    E carrega magico Saleiro.
    Duas vezes porque o Paulo Sergio repetiu-o, eu ouvi.

    ResponderEliminar
  5. Terras Vikings@
    Levava Lausanne no pensamento, perdao.

    Carrega magico Laudrup.

    ResponderEliminar
  6. Esforco.
    Dedicacao.
    Devocao.
    E Gloria.

    Carrega "Risco". Lembro-me que certo Natal ofereceram-me um "Risco". Desembrulhei-o - feliz - mas nao o entendi. Parecia muito complicado.
    E nao estava com vontade de ler instrucoes.

    Mas gostei do tabuleiro, recordo. As fronteiras e tudo isso.
    As questoes belicas trarao sempre grande dose de fascinacao ao imaginario do Homem. E uma das mais-valias que a Paz oferece, considerando que aos homens, mulheres, criancas, idosos e muitos animais, a guerra nada de bom traz ou oferece.

    Considero, e para que fique claro:
    Perfeitamente obsceno o numero de cavalos caidos em combate na I Guerra Mundial. A Natureza - onde o universo animal se esgota - nao merece sofrer por via dos pobres e basicos humanos, suas decisoes, ou impulsos.

    ResponderEliminar
  7. Rommel certo dia confidenciou: "Para que vazio olhas, cavalo rampante que me conduz por tao aridas superficies mortas de vida?"
    E Silver respondeu: "Estamos em guerra meu senhor, em guerra estamos, meu senhor."

    E tudo isto enquanto o Peyroteo reduzia as absurdas galinhas a sua natural - e por Deus oferecida - condicao de merdosas aves encarnadas.
    Factos historicos.
    Que importa nao esquecer.

    Uma noite de graca e bem aventurada fortuna a todos os leitores do A Norte de Alvalade. Juntos - vos, e o A Norte - criarao as condicoes para que a colectiva memoria leonina respire consiga fazer resplandecer a sua viva e verde luz.

    ResponderEliminar
  8. cavalos caídos na primeira guerra mundial à parte: estamos a crescer. com dois ou três retoques começo a acreditar nisto, coisa que, confesso, não conseguia sentir há bem pouco tempo. há ali trabalho, há reforços a render mas também um longo caminho pela frente.

    o que fazer ao liedson é, para mim, o grande dilema com o qual lidamos, uma vez que colectivamente o paulo sérgio está a conseguir impor ideias.

    logo atrás vem a questão da baliza. não sou daqueles que assobia o patricio nas bancadas mas, por favor, o rapaz é uma aflição.

    em frente grande sporting!

    ResponderEliminar
  9. Mais do q um balanço da pré-temporada, fica, muito rapidamente (q o trabalho aguarda), o resumo dos aspectos que julgo mais salientes do jogo de ontem.


    Refrescante: futebol mais fluido, mais apoiado. Gostei das rápidas variações de flancos, ainda que esporádicas. Aspecto raro, raríssimo nos últimos anos… Bons golos e um excelente Valdes. Gostei ainda de Nuno André Coelho a jogar na sua posição: central. Mt mais que Torsiglieri, um pc tímido até... André Santos é mais um exemplo evidente da excelência da formação da Academia de Alcochete. O Matias do costume, mt bom tecnicamente apesar de pouco incisivo e participativo no jogo. E, mt importante: nota-se outra alegria e organização em campo.

    Preocupante: defesa em linha (ontem foram dois golos com os avançados adversários a escaparem-se (no limite) do fdj). Táctica defensiva mt arriscada, mais ainda com o SCP a jogar na Liga da sagres... Rui Patrício. Passam-se os anos e não há meio de transmitir confiança. Aos colegas e aos adeptos. Ontem foi mais um perú... para arrasar, ainda mais, com a dita. Apesar do avançado lhe aparecer isolado era possível fazer muito melhor no lance do golo que deu o empate final. Abel e Grimi cada vez destoam mais... à medida que a qualidade dos restantes colegas vai, lenta e naturalmente, impondo-se. Liedson começa a evidenciar-se mais pelos golos que falha do que pelos que marca... E mais pelo que faz fora do que dentro do relvado. De qlq forma continua a 'carraça' do costume. Ontem não lhe tinha dado a braçadeira... As duas lesões. De Salomão (que bela assistência para o primeiro golo em ‘trivela’!) e de Pongolle, que ainda não convence.

    SL!

    ResponderEliminar
  10. Depois deste torneiro concluo que o plantel ainda não me dá garantias.
    É certo que temos uma equipa mais forte que a do ano passado, penso que melhor que a do braga mas em relação a porto e benfica?! Logo veremos…

    Na baliza continua a faltar um GR de topo, na defesa, o argentino ainda não me convenceu, o polga não sei o que anda lá a fazer e o Abel e grimi, meu deus. No meio-campo menos mal e lá na frente, muito esforço mas pouca objectividade / golos.

    Assim sendo para já, temos um bom plantel para ganhar competições a eliminar mas para o campeonato não. Para uma competição de regularidade ainda temos um plantel muito limitado. Em ano zero, bem que se poderia ter feito uma reciclagem total…o mercado continua aberto, só espero que não se deixem dormir.

    SL

    ResponderEliminar
  11. Também gostei muito do Valdez e parece-me que vai ser a figura desta época..acredito que esta época não vamos ficar a 28 pontos do primeiro mas para lutarmos com os outros dois rivais era preciso um apoio maior da parte dos adeptos e isso não sei se irá a acontecer..porque pelo que eu vi este fds no dragão e na etar com assistências de 45.000 adeptos e depois ver o nosso clube jogar com apenas 24.000 leva-me a pensar que o mais importante a FORÇA DOS ADEPTOS irá ser fundamental..Mas como o nosso clube tém vivido permanentemente em guerra civil externa e interna e em vez de defendermos a nossa causa o que está a acontecer é o afastamento da maioria dos sócios..eu falo de companheiros que iam comigo ao futebol e desde o tal jogo que assobiaram o patricio e aplaudiram o rubem micael que nunca mais lá puseram os pés..pode ser que voltem esta época..EU È QUE NUNCA FALHO..

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)