segunda-feira, 26 de julho de 2010

O ministro

Costinha é hoje no Sporting o equivalente a um C.E.O para o futebol ou até mesmo um presidente em exercício. Por isso conhecer as suas ideias é perceber o que se pretende no presente e para o futuro próximo da modalidade mais representativa e popular do nosso clube. Por isso seria muito importante ouvi-lo. O uso do condicional revela de imediato a minha decepção pela entrevista de 5 páginas dadas este fim-de-semana ao Expresso e que partilho hoje com os nossos leitores. Esta divide-se em 2 partes distintas, sendo a primeira a que mais interesse teria para os Sportinguistas, e que se debruça sobre actualidade do clube. A segunda versa sobretudo a sua vida e carreiras pessoais. Mais do que uma crítica ao entrevistado é sobretudo uma critica à falta de profundidade das questões e pela complacência ante algumas respostas com alguma superficialidade, apesar de muitas frases fortes. Que projecto é afinal este que passa “por uma evolução mental”e como se pretende fazê-la? Seja como for, julgo que não há nenhum sportinguista que não tenha consciência da dureza da tarefa que Costinha tem em mãos. Fica aqui para vossa leitura e apreciação. (Clique nas imagens para ampliar)
pagina1
Pagina 3

12 comentários:

  1. Sim, uma entrevista generalista ao Costinha homem e não ao Costinha director de futebol do sporting.

    Saliento esta frase que me parece lucida:
    "...até porque temos os dois a cabeça no cepo e ambos temos consciência disso."

    Ainda bem que ele sabe disso.

    SL

    ResponderEliminar
  2. Pois pois o Costinha enterrou-se todo a dizer que não gosta do slb..È que a imprensa vermelha consegue destruir todos aqueles que dizem que não gostam das galinhas..Só há um que tentaram mas que abanou um pouco mas está de volta outra vez..È O ÙNICO que consegue ser e dizer que não gosta das galinhas..È O PC...Todos os outros foram destruidos..O último é o ronaldo adorado lá foar mas neste país odiado só porque fez um carrinho lá na etar..o outro é o cardinali..Por isso Costinha toma cuidado com as noticias que aí vém..EU também sempre disse que ODEIOS essa escumalha mas não sou figura pública e não dou a cara..Senão estava f.....

    ResponderEliminar
  3. Entretanto, se puderem dar uma vista de olhos a este blog:

    http://vladanstojkovic.blogspot.com/

    Depois gostava dos vossos comentários, porque eu fiquei com uma série de questões no ar....

    ResponderEliminar
  4. E sobre a entrevista gostei muito. Muito mesmo! Uma personalidade destas tem muito a dar ao Sporting! Não duvidem e deixem-no trabalhar.

    ResponderEliminar
  5. Jonhy Green:
    Já conhecia. Aliás, com um bocado de jeito ainda sou capaz de me ver no video parte II nos minutos iniciais, uma vez que assisti a esse jogo, que se disputou em Barcelos. Stojkovic fez uma exibição fantástica, numa equipa onde eram titulares Stepanov, Milos Krasic (enorme jogador já então) Purovic (um dos melhores...) e Vukcevic (suplente em regra de Krasic). Essa selecção foi campeã europeia e Portugal, com muitos e bons jogadores, enterrou-se precisamente nesse jogo.

    Já na altura se falou do interesse em alguns desses jogadores por parte de Carlos Freitas, juntamente com Mielevski.

    ResponderEliminar
  6. Leão,

    Várias citações que respondem à tua pergunta:

    “temos de trabalhar para o Sporting, não é o Sporting a trabalhar para nós”

    "... somos pouco unidos na nossa causa. Há muitas vezes outros interesses.”

    “Porque é importante ser do Sporting. Vai-se ali para a tribuna, para os camarotes, para a televisão...”

    “... um clube onde fala toda a gente é que não pode ser.”

    “... o segundo é o primeiro dos últimos, com o único bónus de ir à liga dos campeões se passar a eliminatória”

    “... não pode andar com discursos de que os outros têm mais dinheiro do que nós.”

    “Os meus jogadores são aconselhados a como falar...”

    “... o discurso deve ser só um.”



    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Leão de Alvalade,

    A Sérvia e Montenegro foi vice-campeã europeia nesse ano (2006).
    Quem venceu na final no Bessa, foi a Holanda, que cilindrou a Sérvia por 5-0 se não em engano...

    A seleção nacional enterrou-se completamente. Discutiu-se tanto que havia vários jogadores que mereciam ir ao Mundial e, depois só conseguiram marcar um golo no último minuto do 3ºjogo, impedindo a Alemanha de seguir em frente...

    ResponderEliminar
  8. Vitor Araújo e Sousa:
    Isso é o que Costinha pensa dos Sportinguistas em geral. Mas o que eu queria era saber quais são as ideias para a mudança de mentalidade ao nível do grupo de trabalho. Porque embora o ambiente em volta do futebol seja importante, sem uma equipa a ganhar dificilmente haverá tranquilidade.

    ResponderEliminar
  9. Leão,

    Nas afirmações de costinha, leio muito mais do que a sua opinião dos sportinguistas em geral. O que consigo ler é a colocação dos padrões de exigência a um nível muito superior aos que permitimos que se arrastassem por Alvalade.

    Quem estiver no Sporting não pode ter espaço para "outras conversas". Tem de estar 100% focado em trabalhar efectivamente para o Sporting, sem piscar o olho a contrapartidas pessoais de qualquer espécie.

    Vejo também a preocupação em eliminar as "pequenas vitórias" (como sucessivos segundos lugares e idas à champions). No Sporting só haverá um desiderato: vencer! E vencer é ficar em primeiro, à frente de todos os outros. Não pode haver males menores... se não se ganha, perde-se! E nós, sendo o Sporting, não ambicionamos a nehuma outra coisa senão a vitória.

    Vejo também a preocupação em reduzir o número de emissores dentro do clube, eliminado o risco de distorção das mensagens emitidas, ao mesmo tempo que se filtra o conteúdo das mesmas. Com isto conseguiremos tornar o nosso discurso uno e positivo. Temos de ser portadores de uma mensagem una, guerreira, ambiciosa, vitoriosa... somos o Sporting!

    E isto representa, para mim, uma clara evolução em termos mentais. Se, enquanto organização, conseguirmos adoptar esta postura, esta forma de encarar o trabalho e de comunicar, seremos certamente muito mais fortes, porque teremos muito maior controlo interno e passaremos a influenciar de forma mais positiva toda a nossa envolvente.

    Ficaremos, deste modo, muito mais perto das vitórias, seguramente.

    ResponderEliminar
  10. Vitor Araújo e Sousa:
    Não sei se Costinha diz isso tudo mas gosto muito do que diz o meu caro.
    SL

    ResponderEliminar
  11. Caríssimo,

    Ele diz. Agora a forma como partimos para a leitura/escuta das suas palavras é fortemente influenciada pela ideia que já temos formada da figura. E pelo que tenho lido aqui, és bastante céptico (para ser "smooth") em relação ao trabalho que costinha tem desenvolvido, pelo que é natural que não as leias dessa forma.

    Tenho para mim que Costinha tem estado a desenvolver um trabalho sério e positivo. Sabe o que quer e o que nós precisamos para fortalecer o futebol do Sporting. Não é um excelente comunicador, nem tem ainda a tarimba necessária para evitar alguns espalhos... mas isso é algo que se ultrapassa com tempo e com formação.

    Nota: já vi que não sabes quem sou. Da AAS, estive a trabalhar no Porto até à algum tempo atrás (estivemos aí no solar no dia da apresentação do projecto academias sporting). Comentava como manuel, mas surgiu um outro com ideias distintas, pelo que abandonei esse nome (que também é meu)

    ResponderEliminar
  12. Viva Vitor e um grande abraço!

    Concordo com a análise que fazes da minha postura em relação a Costinha. Devo dizer que vi com bons olhos a sua entrada no clube como está registado no histórico aqui no blogue. O meu cepticismo em relação à sua actuação - porque esta não é uma questão de pessoas, mas sim de ideias e actuação, e por isso pouco me importa o que tem ou o que veste - tem a ver com medidas concretas e outras menos perceptíveis que têm a ver com a estratégia desportiva para o clube e que já repeti aqui provavelmente vezes de mais.

    Não estou interessado em ter razão quando suscito dúvidas se este é o melhor caminho a ser seguido. Mas lembro-me do que ouvia dizer quando alguns falavam do problema da sustentabilidade do clube, aquando das opções que se fizeram para montar a equipa que deu o último titulo, ou do project finance para a construção do estádio e o peso que isso tem agora na situação em que vivemos. Na altura confesso que nada disso me importou e confesso que achava esses Sportinguistas uns "chatos" e uns velhos do restelo, que é como às vezes dou a pensar de mim.

    Tenho consciência da importância e dificuldade da actuação de Costinha e creio até que as suas declarações são genuínas. Como em todas as situações que envolvem o Sporting e Sportinguistas tento ser leal nas criticas, mesmo que por vezes a indignação que algumas decisões ou ambiguidades me provocam, me façam azedar as palavras.

    Mas ao contrário de muitos que agora o apoiam e deixarão de o fazer caso o Sporting não ganhe, como todos gostaríamos, eu ficarei satisfeito se vir ao fim da época que o Sporting cresceu nas exibições - são demasiados anos de futebol penoso e contra a tradição do Sporting - encurtou distâncias e ficou mais forte. Não "gostava" de um título como o último, que impusesse um período de "nojo" tão dilatado no tempo. Ganhar de forma sustentada, de forma a semear novas conquistas era a minha preferência.

    Sei que para tal é necessário começar a ganhar o primeiro para depois chegar o segundo. Venha então o primeiro.
    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (12) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (93) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (3) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)