quarta-feira, 21 de julho de 2010

Responda se souber

A possibilidade de Pavliuchenko ingressar no Sporting é apenas um sonho de uma manhã de verão? Assim parece, pelo menos a julgar pelas declarações do próprio e até pelo que manda o bom senso. Mesmo sem ter em linha de conta como poderia o Sporting pagar a um jogador como o russo, porque haveria o Tottenham de custear metade do passe de um jogador que quase pode escolher o clube onde jogar na Premiere League, tantos são os interessados? Será que a notícia surgiu para contra-balançar o desencanto de alguns adeptos por, no dia anterior, Costinha  ter  assumido  ter o plantel quase fechado?  (A propósito, direi que estas declarações de Costinha são as que mais se ajustam à gestão correcta do plantel, valorizando os que estão, sem fechar a porta ao reforço do plantel).

E que consequências teve o caso Moutinho no relacionamento com Pina Zahavi, empresário de alguns dos nossos jogadores? No imediato, parece ter sido a rescisão do contrato de Alexander Zahavi. Ou foi um mero acto de gestão da carreira do jovem jogador? Ou um acto preventivo, no caso de terem sobrado alguns ressentimentos? 

Está de parabéns a AAS e em particular a Pedro Faleiro Silva, que este fim-de-semana foi eleito membro do comité executivo da FSE - Football Supporters Europe, durante o III congresso europeu de adeptos realizado em Barcelona. Mais uma vez o Sporting abre o caminho, à custa do excelente trabalho que vem sendo realizado de forma sustentada mas discreta. Depois do reconhecimento da sua valia a nível internacional, chegará finalmente o reconhecimento nacional e em particular no nosso clube?

15 comentários:

  1. Bom dia a todos: a minha interpretação da notícia do Pavliuchenko é bem diferente. Especulação jornalística pura a mal dos adeptos leoninos. Lançar um nome como o russo, com um grau de certeza absoluto (atestado hoje com a continuidade da mentira) serve sobretudo para destabilizar a massa adepta verde e branca. Se não vejamos: qual o sentimento de qualquer sportinguista quando lê uma notícia destas? Expectativa tremenda, desejo vivo em ter o jogador, alegria imensa. O que sucede quando confrontado com a verdade? Desilusão pura e quase raiva para com os responsáveis que não conseguem trazer ninguém de valor incontestável. Penso sinceramente que há um grau enorme de intencionalidade em tudo isto e não é para contrabalançar comentários de ninguém...é mesmo para balançar a insatisfação e reforçar a ideia de dificuldades financeiras...

    ResponderEliminar
  2. Jonhy,

    Não estará o adepto que acredita piamente nessas notícias a enganar-se a si mesmo?
    Não só pelo histórico da Comunicação Social PT para com o SCP mas também porque é necessário, depois da emoção e surpresa, colocar os pés na terra e pensar como é que seria possível um jogador desses vir para Portugal quando, e como diz o LdA no post, basicamente pode escolher o clube na Premier League, e não só, onde continuar carreira.


    LdA,

    Quanto ao Zahavi (jogador), apenas vi um jogo dele na fase final de júniores, jogo esse que não lhe correu bem, portanto o meu conhecimento acerca das suas capacidades é mínimo.
    Represálias para com o Zahavi por incompetência própria, afinal não foi o próprio SCP que se esqueceu de incluir a famigerada cláusula?, não teriam grande fundamento.

    ResponderEliminar
  3. Leão de Alvalade,

    desde sempre o Costinha disse que também tinha bons contactos na imprensa desportiva. E, como sabemos, a imprensa desportiva depende dos clubes para sobreviver e quando não vem mal ao mundo, oferece um chocolate para temperar outras notícias que tenham sido amargas no passado.

    Não é exclusivo dA Bola. Foram o Pavliuchenko e o Drenthe nA Bola, o Manuel Fernandes no Record, o Giovani dos Santos noutro qualquer, o que é seja facilmente identificável pelos adeptos. Ou alguém acha que um Jara, um Gaitan, um Kardec ou um Aírton vendem jornais ou motivam adeptos? Ou o James Rodriguez, o Hulk, o Wagner ou o Souza? Esses só geram desconfiança e incerteza relativamente ao preço pago, minimizado com um historial (inexistente no Sporting) de sucesso nas contratações.

    O que dizer dO Jogo?

    Veja-se o que diz hoje:

    "Quando o Olympiacos lhe fechou a porta na cara, indeferindo um acordo de empréstimo que chegou a ser dado como inalterável, Simon Vukcevic percebeu, enfim, que tinha batido no fundo. O destino fugia-lhe das mãos à velocidade de um raio e, com apenas 24 anos de idade, via a carreira futebolística resvalar perigosamente para a valeta dos talentos falhados. Para escapar à ameaça, só havia um caminho possível: reconfigurar a mentalidade e espremer o que de bom existe na sua irreverência distintiva, apostando em fazer dela uma espécie de farol. "O episódio que viveu na Grécia foi marcante e fê-lo compreender que há poucos clubes sérios como o Sporting, onde lhe foi dito tudo aquilo que se pensava acerca dele", revela a O JOGO Zoran Stojadinovic, o agente FIFA que representa o ex-Saturn. Seguindo uma receita antiga de José Mourinho, Vuk olhou para dentro e revoltou-se. E o Sporting, clube a que está preso por um contrato que expira dentro de dois anos, aceitou recebê-lo de volta para lhe dar nova oportunidade" (...)

    "A predisposição do montenegrino para acatar as directrizes de Costinha, o homem-forte do futebol do Sporting, foi determinante no processo de reintegração e de revalorização de um activo que há um par de meses chegou a ser dado como um caso perdido"

    Etc. etc. Aprecio sempre a referência ao Mourinho. Já serviu para tudo no Sporting (para o PB, para o Costinha, até para o Carvalhal!). Só não serviu para qualificar a inteligência dos adeptos que impediram que viesse treinar o clube. O que não deixa de ser irónico.

    Há quem veja fantasmas em todo o lado. Eu vejo uma manipulação indigna que prejudica mais o Sporting do que os dirigentes que pontualmente vão passando pelo clube. Enquanto forem atirando areia aos olhos uns dos outros não se tratam dos problemas verdadeiramente estruturantes do clube. Segue o folclore, a faena, a revolução ou a palhaçada (como a qualificou o AVB).

    O Sporting não tem nem rumo, nem estratégia.

    ResponderEliminar
  4. Meus caros: o que pretendia dizer no meu post é simples. Notícias sem confirmação não se publicam. Okay sabemos que vendem jornais, mas a mais básica regra da deontologia jornalística deve prevalecer: sem confirmação não há publicação. E se a mesma acontece é porque há uma intencionalidade nela que no caso das notícias sobre o Sporting estou convencido que vai mais longe do que a simples venda de jornais.

    Vi aqui também referido o Jogo, para mim o grande exemplo de profissionalismo de imprensa desportiva portuguesa. É de salientar que é quem mais acerta nas pré-temporadas. Jogador referido é jogador contratado na maior parte das vezes

    ResponderEliminar
  5. LdA, concordo com as reflexões e junto-me na ausência de resposta. Eu ouvi o empresário do jogador dizer que este queria jogar no Sporting. Ouvi que o Sporting está há algum tempo a tentar negociar a sua vinda para Alvalade. Por isso, ao contrário de outras opiniões, não vejo aqui nenhuma teoria da conspiração. Vejo o Sporting a tentar concretizar um negócio muito difícil - difícil como aquele que trouxe Rochemback para Alvalade há uns anos atrás.

    Quanto à eleição do Pedro Faleiro da Silva para o Comité Executivo da FSE, é o reconhecimento do trabalho feito no Sporting, não tenham dúvidas. O trabalho dos conselheiros da AAS é muito mais relevante do que a maioria dos sportinguistas sabe, e há várias propostas e sugestões que ou foram já aproveitadas ou sê-lo-ão no futuro. Só que esse trabalho nem sempre é público, porque essa não é a forma de melhor salvagurdar os interesses do Clube. Mas o Sporting conhece-o bem, e isso é que interessa verdadeiramente. O movimento associativo de adeptos é uma realidade muito presente no futebol europeu mas ausente do panorama nacional, e é por isso que, de forma tão "portuguesa", muitos criticam a AAS e falam em ânsia de protagonismo. Mas o que também é bem português é haver reconhecimento interno depois de existir reconhecimento no estrangeiro. Esperemos que isso também aconteça.

    ResponderEliminar
  6. Leão de Alvalade,

    Antes de mais que seja verdadeiramente reconhecido pelos adeptos para não terem dúvidas se mais alguma vez ele se perfilar no horizonte como dirigente do nosso clube.

    Lá terei que encher o coração de esperanças renovadas para mais uma época. Não que as informações internas sejam muito animadoras mas... vou estar atenta aos mínimos sinais de esperança que os jogadores e Paulo Sérgio nos queiram enviar. Aí reside o verde da minha ténue esperança.

    SL

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. E só mais coisa: quando nesta época virem os 47 conselheiros leoninos na Bancada VIP (sim, porque os três da AAS usam os seus lugares de sempre na bancada junto dos outros adeptos) sem fazer nada durante o intervalo, e quando virem que terminou o coctail e o croquete, pensem porque terá sido. Espero é que continue o fim das mordomias, e que todos tenham de pagar bilhete e comprar gamebox se quiserem ver o Sporting jogar.

    ResponderEliminar
  9. Negociações existiram (existem) entre os clubes, e já foram confirmadas. Se vem ou não já é outro assunto!

    ALMA GRANDE - Sem dúvida vale a pena ler. A diferença entre um clube grande e um GRANDE CLUBE. Passem por lá. Obrigado a todos.

    http://conselholeonino.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Ena tanta pergunta! Vamos por partes.

    A possibilidade de Pavliuchenko ingressar no Sporting é apenas um sonho de uma manhã de verão?

    É um sonho. Um sonho que está a ser tentado mas como todos os sonho difícil de materializar por todos as razões, visibilidade do campeonato nacional, incapacidade de atrair pelo factor económico, ausência da champions. Aquilo que temos para oferecer é a possibilidade de competir por títulos e mais minutos de jogo.

    Mesmo sem ter em linha de conta como poderia o Sporting pagar a um jogador como o russo, porque haveria o Tottenham de custear metade do passe de um jogador que quase pode escolher o clube onde jogar na Premiere League, tantos são os interessados?

    Nem o Sporting pode pagar o russo, nem nenhum outro clube a nível nacional, só por entendimento entre as 3 partes. Que tenha vindo a público o Sporting não vai adquirir nenhuma percentagem do passe do russo, vai apenas pagar para usufruir do valor de um terceiro. Sobre os interessados ingleses, nenhum deles joga para ganhar o campeonato...

    Será que a notícia surgiu para contra-balançar o desencanto de alguns adeptos por, no dia anterior, Costinha ter assumido ter o plantel quase fechado? (A propósito, direi que estas declarações de Costinha são as que mais se ajustam à gestão correcta do plantel, valorizando os que estão, sem fechar a porta ao reforço do plantel).

    Costinha disse que estava satisfeito com o rendimento do plantel actual. Considero a extrapolação desta afirmação para o capítulo das transferências uma completa ilusão de quem a faz.

    E que consequências teve o caso Moutinho no relacionamento com Pina Zahavi, empresário de alguns dos nossos jogadores?

    O "caso Moutinho", foi a venda recorde a nível nacional entre dois clubes portugueses, quem me dera ter recebido o mesmo valor por, Futre, Morato, Eurico, Inácio, etc., se bem que não gostava nada de ter pago esses valores por Jaime Pacheco, Sousa, Gomes, Rui Jorge, etc.

    No imediato, parece ter sido a rescisão do contrato de Alexander Zahavi. Ou foi um mero acto de gestão da carreira do jovem jogador?

    No imediato resultou na entrada de Nuno André Coelho, facto nada desprezível na análise do "caso Moutinho".

    Ou um acto preventivo, no caso de terem sobrado alguns ressentimentos?

    Num negócio, após a assinatura do contrato, não sobram ressentimentos, ou pelo menos não deviam sobrar.

    Depois do reconhecimento da sua valia a nível internacional, chegará finalmente o reconhecimento nacional e em particular no nosso clube?

    Maior reconhecimento do que ser eleito para os órgãos a que se candidatou? Possivelmente caso se recandidatar verá se o seu trabalho é ou não reconhecido pela única associação de adeptos que eu reconheço e a que concebo pertencer - o Sporting Clube de Portugal.

    ResponderEliminar
  11. Que existiram negociações e ainda existem pelo jogador russo não me custa nada acreditar, que seja um negócio difícil de concretizar, não duvido, mas não será por isso que não deverá ser tentado até porque o retorno desportivo seria imenso e se as negociações não chegarem a bom porto que se tente outro desta qualidade para que o universo leonino se mobilize de vez neste início de época e a temporada possa ser grandiosa.

    ResponderEliminar
  12. Caro LMGM,
    Subscrevo na totalidade o seu último comentário, oportuno, na hora certo e com as palavras adequadas, aproveito para lhe dizer que a sua resposta á última pergunta me tocou fundo pois é isso que nos últimos tempos tenho dito neste espaço, muitos vezes mal interpretado, outras ignorado, mas sempre pelo Sporting e para o sporting.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  13. "«Hoje é o Pavlyuchenko, amanhã o Mikaelschenko e depois o Gorbatchov. São nomes que saem. Não falei com empresários, nem com jogadores. Quem falou que o assuma», afirmou Costinha com alguma ironia, esclarecendo: «Há sempre oportunidades que surgem. Quando forem concretizadas, serão anunciadas no site do clube»."

    Palavras do nosso DD. O site ou a CMVM, são os únicos que falam verdade.

    SL

    ResponderEliminar
  14. Quem é esse Pavlyuchenko? E pq falam dele como se fosse uma estrela mundial? Um tipo q nem na Russia logrou alcançar duas dezenas de golo. Um tipo q em anos de Liga inglesa não chegou à dezena sequer...

    Enfim...Só percebo a excitação c esse jogador mediocre, pq em terra de cegos... E realmente, entre um internacional russo e os pernetas do Postiga, Falhagolle, Salero e o coxo e velho do Levezinho.... tb era capaz de preferir o estrangeiro

    ResponderEliminar
  15. @Ministro

    és um bocado para o parvo não és?

    nada no teu comment faz sentido ou está minimamente aproximado à realidade, mas compreendo a tua necessidade de vir para os blogs do SCP comentar...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (13) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (94) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (72) Batota (19) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (5) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)