terça-feira, 13 de julho de 2010

Bettencourt: o que dizer?

Durante a sua estadia no estrangeiro o Presidente Eduardo Bettencourt visitou o núcleo do Sporting sediado no Luxemburgo, onde teve ocasião de proferir algumas palavras que, pelo que me vi reportado na comunicação social, se centrou essencialmente no esclarecimento dos sócios explicando, na medida do possível, os passos que vêm sendo dados no futebol do clube. Não pretendo aqui agora abordar essas medidas, até porque quem lê habitualmente o “ANorte” sabe qual a minha posição relativamente à politica de reforço da equipa que vem sendo seguida. Fico-me pela análise da comunicação em si, uma ferramenta indispensável, e que o nosso presidente, parece-me ser consensual, não tem sabido usar.

Convém antes mais distinguir o contexto das declarações que são feitas no seio de um núcleo, onde é suposto estar a falar para dentro do clube, no interior do clube, com uma liberdade de expressão diferente da usada quando se comunica para o exterior, projectando a imagem do Sporting. A presença ou ausência da comunicação social é que estabelece a diferença e quem fala em nome do Sporting tem de saber fazer essa avaliação. Houvesse esse cuidado e muitos dos “casos” recentes, como os “visigodos” e outros, nunca o teriam sido.

Parece-me indiscutível hoje, e olhando para período idêntico há um ano, que JEB percebeu o que então não parecia entender relativamente à importância da comunicação. As suas últimas intervenções revelam um cuidado que não tinha. Mesmo no recente episódio Moutinho - e sem querer voltar à análise das suas responsabilidades no caso - parece-me pacífico que, pelo menos quanto à forma, pouco se lhe pode apontar. Isto se entendermos que se tratava algo tão ou mais difícil de explicar, como foi aquele momento tão traumático para todos os Sportinguistas, em que anunciou a saída de Paulo Bento.

Julgo que não há Sportinguista que não deseje o sucesso de JEB, porque se ele ganhar ganhamos todos. E se hoje alguns – poucos ou muitos, está ainda por apurar – desconfiam ou descrêem nele, ele seguramente que perceberá melhor do que ninguém as razões que lhes assistem. Se emendou  a mão é porque foi capaz da autocrítica sempre indispensável ou dispôs-se a ouvir e reflectir. E isso só pode ser encarado como um sinal de esperança.

No fundo foi isso que acima de tudo que me pareceu ser a mensagem que quis deixar no Luxemburgo. O presidente do Sporting deve ser sempre um portador de esperanças e um factor de coesão. É por isso indispensável que o seu discurso seja verdadeiro para ser também aglutinador. Após ter confidenciado aos presentes que quer “ganhar rapidamente no futebol” e de prometer que “seremos competitivos” parece-me ser necessário aprofundar um discurso ainda mais realista, que elucide os Sportinguistas das dificuldades que representa hoje refazer um plantel, sem poder contar com mais-valias, e mantendo a promessa de não “pôr em causa a sustentabilidade numa altura de grande crise”. E porque não ir mais longe, lembrando que se estamos a refazer o plantel, se há ainda muito jogador por chegar, o ganhar rapidamente pode não ser conseguido, mas ficará a base de um trabalho que, por ser convictamente bem-feito, dará bons frutos? A verdade mobilizará os Sportinguistas, o contrário não, podendo semear a ilusão e consequentes frustrações.

9 comentários:

  1. ..um pouco à parte..

    Nao sendo um conhecedor profundo das camadas jovens, pergunto se este jogador não era um valor válido para apostar:

    " Jovem promessa do Sporting assina pelo Rio Ave - O jogador, de 18 anos, não convenceu os responsáveis dos Sporting para assinar um contrato profissional com o clube de Alvalade "

    ????????????????????????

    SL

    ResponderEliminar
  2. Bettencourt é uma anedota que vai acabar mal, ao contrário das anedotas que nos fazem rir, esta vai-nos fazer chorar. Só espero que quando a altura chegar, apareça alguém que pegue no nosso clube e lhe dê o caminho que ele merece. Anseio por esse dia…acredito que já não falte muito. Aguardemos…

    SL

    ResponderEliminar
  3. Concordo quem muitos de nós estejam num limbo, entre acreditar no presidente, ou desejar que ele saia. Enfim, já que está lá vamos acreditar e apoiar!

    Pedimos a todos os Sportinguistas, que visitem o nosso blogue ajudando a que este ganhe alguma notoriedade na comunidade.

    http://www.conselholeonino.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Julgo que, em período de pré-época, não existem notícias todos os dias. Ao contrário do que vi noutros blogs, não há nada de especial a apontar no discurso - que se conhece - do Luxemburgo. Li algumas frases de circunstância e viradas para o que interessa. À imagem do que é dito pelo LdA no post, acho que existe agora um pouco mais de cuidado nas intervenções públicas - ainda que discorde de algumas das coisas que são ditas.

    Pedro,
    Pergunto-lhe se tem alguma ideia específica formada sobre o Renato (eu não tenho porque não conheço o suficiente). É que "talentos" e "promessas" e "futuros craques" vejo muitos, mas depois dos 20 ou 21 anos são muito poucos. Não tenho opinião sobre o Renato, mas sei que uma coisa são os juniores, outra são os sériores; sei que o Diogo Viana era o melhor do mundo, que fomos comidos pelo Porto, bla bla bla, e agora ele está nem sei onde, tendo jogado pelo Porto uma ou duas vezes. Pode vir a ser alguém no futuro - obviamente - mas nós não os podemos aproveitar a todos. Se estamos sempre a queixar-nos de excesso de juventude, onde é que púnhamos os putos que sobem de escalão todos os anos?

    ResponderEliminar
  5. Parece-me evidente que nem todos os jogadores das camadas jovens poderão manter uma ligação ao clube, estarão lá as pessoas competentes para tomarem decisões por vezes acontecem erros esperamos nós que sejam os menos possiveis.

    ResponderEliminar
  6. Embora não gostasse de desviar a discussão para esse lado parece-me óbvio que a ideia de uma equipaB poderia muito bem acautelar a perda de jogadores que se acabam por revelar mais tarde que outros. Como aqui referi em tempos duvido que tivessemos dado tempo para um jogador como Pedrito (Barça) se revelasse, tendo em conta que apareceu com 22 anos.

    Não precisamos de inventar a roda. Se o modelo de jogo do Barcelona é inimitável há procedimentos mais simples de implementar, e cujo custo / beneficio deveria pelo menos ser ponderado. Às tantas o custo do Angulo e do Caicedo dariam 2 orçamentos anuais de uma equipa B. Bastaria nesses 2 anos aproveitar um bom jogador - objectivo nada irrealista - e teríamos ganho a aposta e pago as contas.

    ResponderEliminar
  7. Na discussão da equipa B o PLF na Bancada Nova tem já várias entradas que merecem leitura atenta:

    http://bancadanova.blogspot.com/search/label/Equipa%20B

    Julgo que a primeira vez que o vi defender a criação da equipa B ainda na Centúria Leonina, há mais de 2 anos.

    ResponderEliminar
  8. Leão de Alvalade,

    não é frequente, mas desta vez não está inteiramente correcto. Isso mesmo está espelhado num dos meus primeiros posts - cuja referência agradeço, pese embora todos os dias me pareça mais inútil... - sobre a eventualidade de se constituir uma Equipa B.

    Muito sucintamente, em 1ª instância acreditava (de forma acrítica) no MRT que nos dizia que não era interessante ter uma Equipa B, mas tendo observado atentamente a evolução dos jogadores do Sporting (face às exigências competitivas nos clubes de acolhimento) na era pós-Equipa B, tendo (i) constatado as (gritantes) insuficiências ao nível do controlo da utilização dos jogadores (veja-se os 6 meses do DC3 em Olhão), em todos os modelos propostos (Olivais e Moscavide com treinador amigo, protocolo com Real Massamá, emprestados com pagamento de salários comparticipado em função da utilização, etc.), (ii) que o grau de maturação dos jogadores não é atingido por todos na mesma altura, (iii) que as exigências formativas de alguns jogadores são diferentes (nomeadamente agora que o Sporting importa mais jogadores no escalão júnior), bem como (iv) as potencialidades ao nível da redução de custos no plantel principal - com a redução do número de jogadores - tornei-me novamente um fervoroso adepto da reinstituição de uma Equipa B.

    Tenho repetido isso à exaustão com argumentos que não me parecem ser contrariáveis, sendo o argumento financeiro o mais ausente de fundamento e o argumento desportivo o mais facilmente rebatível.

    Infelizmente em futebol - porque há demasiados a decidir no futebol que pouca ideia têm de como se joga este desporto - parece ser mais importante aparentar estar-se a tentar reduzir a probabilidade de ficar em 3º no próximo ano, do que construir com boas bases a probabilidade de ficar em 2º ou em 1º durante um maior período de tempo.

    A esmagadora maioria dos adeptos de futebol é - sem surpresas - como os jornalistas desportivos: julgam a qualidade de um jogo retrospectivamente pelo resultado final. E nunca dão mérito ao adversário.

    Bruno Martins,

    aceito todos os argumentos menos este "mas nós não os podemos aproveitar a todos". Sobretudo, porque é o mais utilizado. E sobretudo porque é utilizado por aqueles que não sabem que, discutir um ou outro jogador, não se subsume no "não os podemos aproveitar a todos".

    No caso da geração do Renato Santos, que agora ascende a sénior, é paradigmático. O Ruben Luís? O Matheus Silva? O Luís Almeida? O Alex Zahavi? O Greg Garza? O Henrique Gomes?

    Alguém discute se temos de ficar com todos eles? Não.

    Portanto o "não os podemos aproveitar a todos" não é argumento.

    E olhe que, como a qualquer espectador atento dos juniores, não fiquei minimamente surpreendido com a não renovação do Renato Santos. E olhe que, quando o Diogo Viana foi para o FCPorto, não embandeirei em arco a dizer que o Sporting tinha perdido o próximo Figo.

    Esse é um autocolante que a muitos (não é só a mim) não colam. Aqueles que dizem mal do Adrien e do Pereirinha, ou outros que possam fazer imputações rasteirinhas sobre o Zezinando ou sobre o André Pires, não compreendem sequer (surpreendente seria...) que falham o alvo. Que jogadores como o Miguel Veloso - esse mesmo que só parece gerar antipatia, mas apesar de tudo até tem mercado e é capaz de render bom dinheiro - só está no Sporting porque alguém meteu uma cunha e porque o treinador que insistia que ele era defesa-central se viu obrigado a pô-lo a 6 em virtude da lesão do Paredes e do Custódio.

    A Oportunidade por vezes é tudo.

    Não tivessem metido uma cunha pelo Veloso, ele estaria neste momento pelas divisões inferiores. Porque as qualidades do futebol dele só servem para clubes grandes, porque não é bom no choque, nem corre muito. Vá lá, até chuta bem.

    Enfim... sorrindo e cantando para um rumo (des)conhecido.

    ResponderEliminar
  9. A formação não pode ser vista apenas sob uma óptica puramente financeira. Tudo bem: estamos a formar muitos jogadores que nunca ascenderão à equipa principal, mas!!!! e é um MAS importante, se soubermos formar atletas e homens no amor ao Sporting e à sua mística, estaremos a semear sportinguismo pelo desporto nacional. E claro: de vez em quando, necessariamente, surgirão os diamantes em brutos. Há é que dar-lhes hipótese!

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)