quarta-feira, 14 de julho de 2010

20 anos não são 20 dias


À medida que os anos vão passando, os desafios do sportinguismo são cada vez maiores. Neste e noutros espaços o diagnóstico tem vindo a ser feito, e questões como competitividade, identidade, estratégia, marketing, são sempre trazidas à baila para falar do Sporting. Estes são termos da realidade económica-financeira mas, sintomaticamente, são-no também da realidade do futebol moderno e do mundo associativo. Quem já esteve envolvido em alguma destas esferas sabe que é assim; e sabe também que, hoje em dia, conceitos difusos e pouco tangíveis como "amor à camisola", "devoção" e "altruísmo" são difíceis de aplicar e, por isso, de encontrar.

Não obstante, se acreditarmos, podemos opor-nos a isto. Podemos lutar contra isto, como os irredutíveis gauleses faziam lá no Norte da Gália contra os Romanos. Lutar contra o invasor, contra aquele que quer ocupar o nosso espaço. E, como sabemos, desde há uns anos para cá, não falta quem tente ocupar o espaço social e desportivo que é do nosso Sporting.

Aquando da espectacular vitória no campeonato de futsal, há umas semanas atrás, o capitão João Benedito disse, e cito de memória: "O Sporting é muito grande, e o Sporting é isto; é isto que traz mística ao Clube, que traz sportinguistas ao clube; e isto não é quantificável, não são 6 ou 7%". É precisamente a esta lógica que muitos núcleos vão buscar inspiração para trabalhar todos os dias para o seu Clube, e foi assim que, por exemplo, o Solar do Norte, com altos e baixos, foi procurando alento ao longo dos últimos 20 anos. Estas duas décadas serão assinaladas no próximo sábado, dia 17, num jantar de sportinguistas nortenhos com o Vice-Presidente Rogério de Brito. Todos são muito bem-vindos, porque todos somos precisos para continuar a resistir. O topo do desporto nacional é nosso; não podemos deixar que nos tirem o que tanto custou a conquistar.

13 comentários:

  1. Podem obter informações e fazer reservas atráves do email geral@solardonorte.org ou dos números 919551591 ou 913811638.

    ResponderEliminar
  2. Para um grande clube a nível nacional os núcleos e as pessoas são o que de mais importante uma associação deve ter, por isso um grande bem haja a todos os sportinguistas que por este país e pelo mundo fora ajudam a fazer do Sporting um clube cada vez maior.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelos 20 anos!
    Se o resto das vossas actividades tiver tanta qualidade como aqui o blog, então só tenho é pena de morar cá pelas bandas do Tejo!

    ResponderEliminar
  4. Pois pelo que vejo e lido com muita gente nota-se cada vez menos sportinguistas entre os mais jovens..Estes últimos anos os adeptos mais idosos não conseguem transmitir o sportinguismo aos seus filhos ou mesmo aos seus netos...Por isso nota-se cada vez mais uma divisão entre o norte todo azul e o sul onde eu vivo todo vermelho..Ou começamos a ganhar alguns campeonatos ou o SPORTING vai ser muito em breve um clube só com adeptos em lisboa..Hoje as capas dos desportivos é tudo vermelho..Quando ganham é tudo vermelho..quando perdem abafam e metem nas capas desculpas...

    ResponderEliminar
  5. José,

    Essa é a mensagem que os media querem passar pois interessa-lhes a bipolarização Norte-Sul, Porto-Lisboa. Querem dar a entender que o Sporting pode ser um clube como o Belenenses ou o Boavista. Enganam-se... E essa é a nossa força.

    Tenho 30 anos, moro no norte, sou sportinguista convicto, e nunca senti o meu amor pelo clube esmorecer, bem pelo contrário, nos momentos mais difíceis é quando mais me mobilizo.

    Repara que o Sporting apenas foi campeão 3 vezes nos últimos 30 anos, precisamente a minha idade.Atendendo aos resultados teria tudo para ser de outro clube, mas não o sou. Porquê? Não sei explicar racionalmente, mas certamente ter um pai sportinguista, contador exímio das histórias do nossos clube, não foi indiferente.

    O Sporting exige militância. Os resultados são importantes, mas passar a história do clube ao mais novos, criando um laço afectivo antes mesmo deles perceberem que já não ganhamos há não sei quantos anos é bem mais importante.

    Se isso falhou com muitos sportinguistas é porque não souberam passar a mensagem...

    ResponderEliminar
  6. Embora esteja pelo Norte não vou a jantares em que alguem da direcção do SCP esteja presente, pois até hoje tudo o que fiz de perguntas a esses senhores foram ignoradas.
    Um bom encontro, e que tudo corra pelo melhor.
    Sporting Forever

    ResponderEliminar
  7. Pois pois berde e branco como tu dizes o SPORTING exige militãncia e passar a história do clube aos mais novos é importante e que não está a ser feito..Toda a minha familia é verde e branca e hoje ao estar com a minha sobrinha de 4 anitos deparei que ela já diz que o SPORTING não presta e que é de portugal..Fiquei admirado pois o meu irmão também é verde e branco..Assim se vê a falha que o meu irmão cometeu a não passar a mensagem..Eu já lhe disse que não quero ninguém na familia do benf... e só recebe prendas se for do SPORTING ..mas moro longe dela e não sei se consigo trazê-lha para o nosso clube.E assim se vê que os mais jovens mesmo tendo pais sportinguistas se vão afastando..È UM EXEMPLO..Temos que ser nós a fomentar o sportinguismo porque a imprensa vermelha quer a bipolazição norte sul..

    ResponderEliminar
  8. Parabéns pelos 20 anos! Não desistam, pois são pessosas como vós que enobrecem o Sportinguismo.

    Como formar um mercenário?
    http://conselholeonino.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Parabéns !!!

    Venham lá mais 20 de SPORTING !!!!

    SL,

    ResponderEliminar
  10. Para todos os LEÕES do Norte desejo-vos um dia de sábado muito bem passado e com aquele fervor sportinguista que só vocês o sabem viver.
    Que estes 20 anos se vão multiplicando. Afinal, e pelo que pude constatar no dia 10 a juventude que habita o "Solar do norte" nunca vai deixar morrer a chama leonina numa zona do país que tem também muito de mim!

    Saudações Leoninas!

    ResponderEliminar
  11. Novo blog Leonino:

    http://blogdochirola.wordpress.com/

    Visitem e comentam

    SL

    ResponderEliminar
  12. Muitos parabéns ao Solar do Norte e, consequentemente, a este blog que vivem e pensam o nosso clube de uma forma apaixonada e simultaneamente lúcida.
    Saudações Leoninas da "piscosa"!

    ResponderEliminar
  13. Este fim-de-semana tive oportunidade de conhecer o Sr.Júlio Santos, um dos responsáveis pela aquisição do Solar do Norte, ao tempo de Cintra, com quem foi vice-presidente das modalidades. Tive oportunidade de lhe agradecer pessoalmente e de forma extensiva a todos os que com ele lutaram por esse conquista. Convém lembrar que o edifício do Solar do Norte é património do clube e não "apenas" um sítio onde se reúnem Sportinguistas.

    No Solar do Norte, como estou certo noutros núcleos, respira-se Sporting e é um lugar onde me habituei a entrar com muita humildade e a olhar com imenso carinho. Humildade porque a generalidade dos seus frequentadores habituais têm histórias pessoais de dedicação ao clube de arrepiar, fazendo qualquer vulgar adepto sentir-se pequenino. Carinho pela dedicação de todos, o que faz com que quando lá entro me sinta em casa.

    Contrariamente ao que diz o José há muitos Sportinguistas no Norte e ainda os há jovens. Por exemplo, a actual direcção do Solar do Norte é na sua maioria composta por elementos mais novos que eu, o que em si diz tudo. O mesmo se poderá dizer por exemplo do reactivado núcleo de Aveiro, p. ex.

    Posso assegurar ao Frederico, a quem agradeço as palavras generosas, que o "ANortedeAlvalade", que tem apenas uma ligação afectiva ao Solar, é muito pequeno comparado com o que se faz no Solar. Posso assegurar que onde o Sporting joga há sempre alguém ligado ao Solar do Norte presente, sendo possível a quem queira deslocar-se a qualquer estádio arranjar uma forma de também estar presente.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)