quarta-feira, 7 de julho de 2010

Perfil e reflexão - Leitura obrigatória!

Já foi dito e escrito tudo sobre o caso Moutinho. Do muito que se disse e escreveu há 2 artigos que me parecem merecer reflexão e discussão. Se assim não for merecem seguramente o seu registo para memória futura. Daí eu os ter canibalizado e aqui copiados em partes, mas, por valerem pelo seu todo, recomendo a sua leitura integral. Na Bancada Nova e nos Monos da Bola. Obrigado PLF, obrigado Cisto.

REFLEXÃO:
(...) Assim decorre a novela Moutinho. Como seria de esperar, o que nao falta na internet e blogosfera sao acusações ao caracter do homem, a comparação com o Manuel Fernandes (como se fosse verosimel que o antigo capitão do Sporting abdicasse da sua individualidade em prol de uma direcção como esta) surge 150 vezes em cada thread, e pelo menos (serei generoso) metade dos sportinguistas estão convencidos de que o Moutinho não era sequer bom jogador, não marcava golos, não fazia assistências, não roubava bolas e que enfim corria muito lá isso corria. Não hesitam em considerar que o mau futebol do Sporting de resto devia-se ao Moutinho. Chamam-lhe de anão (havera insulto mais basico do que chamar de anão a uma pessoa de baixa estatura?) e jura-se a pes juntos que o que o Sporting precisa é de médios experientes (venha o Paredes outra vez). (...)

(...)Eu não espero que as pessoas questionem o que terá motivado a dita incompatibilidade do Moutinho ou de como será possivel que ao fim de 11 anos se conclua que afinal o individuo e do mais ordinario que possa haver, isso seria pedir muito da capacidade critica. Mas que se indignem por se permitir que um cidadão honesto, que fez a sua formação, trabalhou no duro, pagou impostos e teve até reconhecimento internacional, representando a Selecção Nacional por dezenas de vezes em varies escalões, veja a sua dignidade posta em causa (utilizando um eufemismo) em conferência de imprensa, apenas para que a pele de uns escape ao escrutinio publico e o minimo que poderei alguma vez exigir. O publico, esse, pega na deixa de JEB e chama Moutinho de ser um “furunculo”, um “filho da puta”, um “cabrão”, etc, etc. Há mais pudor em condenar as palavras de Bettencourt do que em adicionar adjectivos ou comparações do mesmo grau ordinario das do presidente. É tudo muito triste.

Tudo isto levou-me a reflexão do que é que me faz ser sportinguista e preocupar-me com os seus assuntos. O que me faz vibrar com as suas vitorias e sofrer com as derrotas, mesmo estando a residir no estrangeiro? Ate há algum tempo atras, tem sido a identificação com as suas cores e historia, o sentimento de pertencer a um grupo de pessoas com ambiçoes (desportivas) semelhantes, a recordação do abraço espontaneo a um desconhecido sentado ao meu lado no Estadio do Jamor, em suma, o orgulho de se saber um segredo partilhado por uma espécie de minoria.

Temo que já nada disso existe. Tenho pouco que ver com o Sporting e seus adeptos. Entrou-se numa fase da estupidificação, da qual não quero fazer parte e da qual não vejo saída.

Por Cisto, in Monos da Bola


- // -

PERFIL:
Se a ideia de Costinha era cortar a direito relativamente a um passado inglório, o que tem demonstrado é que – depois de cortar uma jugular – se prepara para decapitar o Sporting.

E o pior é que alguém que não é capaz de reconhecer valor onde ele existe não ficará por aqui. Com Costinha, a insatisfação e a revolução serão permanentes, porque errou no diagnóstico e as soluções para o sucesso desportivo não estarão presentes.

E é porque havia muitos idiotas que desejavam ver sangue que isto está a suceder. A “culpa” é de uma conformação de um discurso que sempre aligeirou as próprias responsabilidades. Como se vem dizendo há muito, foi reiteradamente transmitida a ideia de que a "culpa" seria “do projecto assente na formação” quando na realidade era esse mesmo projecto que permitia sobreviver e tudo o que lhe fosse à margem (jogadores contratados, política desportiva, alianças com adversários, etc.) resultou apenas na destruição de valor.

Cheguemos então ao que mais interessa…

Como foi possível passar esta mensagem?

Como foi possível chegarmos a um ponto em que a política de terra queimada parece ser, para alguns, uma solução inevitável?

Foi possível por décadas de irresponsabilidade directiva e – sobretudo – pela tradição muito portuguesa de apreço por figur(inh)as de autoridade. O português (e o sportinguista) gosta de pessoas que fazem do autoritarismo uma característica e, sintoma do marasmo cultural a que foi vetado o país durante décadas, não está habituado a pensar pela sua própria cabeça.

Só assim se podem justificar os anos de irresponsabilidade directiva sempre patrocinada, por todos os interesses em causa e nomeadamente pelos associados. Só assim se pode aceitar que um discurso forte mas vazio de conteúdo prevaleça sistematicamente. No que diz respeito a futebol, só assim se pode compreender que o importante seja “suar a camisola”, que se transmita a ideia que os treinos de pré-temporada devem ser um massacre físico e que um treinador deve ser – muito mais do que um técnico – alguém que os ponha a correr. Quando o nível de instrução é baixo, a capacidade crítica é nula.

E é por isso que vejo na dupla JEB-Costinha o caminho da autodestruição: juntam-se a ineptidão intelectual aos tiques de autoritarismo. Quando se age sobre o presente sem compreender o passado não se consegue prever o futuro.

Mas ainda há esperança. E é por essa esperança que devemos lutar.

Há esperança que finalmente haja alguém que, com mediatismo, possa explicar aos sportinguistas que nunca as decisões são simples e que raramente se consegue prever todas as consequências de determinados actos.

Há esperança que se levantem alguns sportinguistas - em desconforto com a (nova) política que renega aquilo que nos fizeram acreditar nos últimos anos, que renega um reduto de sportinguismo - que se levante e diga, alto e em bom som, que não acredita, que não se revê em purgas e que as revoluções só se justificam em casos extremos e que as consequências de uma revolução, ainda que justificada, podem ser devastadoras.

O sportinguismo acordou doente nos últimos dias, acordou sem referências. Haja alguém que o reponha no seu desígnio centenário.

Por PLF in Bancada Nova

61 comentários:

  1. Leão de Alvalade, imenso obrigado pela menção ao 1º artigo. Desconhecia mas atestando sobre a parte citada irei seguramente lê-lo, por todos os motivos e mais alguns, na íntegra.

    O artigo do PLF é mais 1, de muitos, dele, da sua visão. Visão que é por ventura a mais esclarecida sobre "Sporting", na net.

    Há algumas horas citei-o, ao PLF, na Centúria Leonina. Não porque fosse preciso: não é preciso sermos iluminados para perceber que uns se lêem aos outros e que todos nos lemos a todos mas sim porque é necessário que tudo o que aconteceu nos últimos dias no Sporting não se varra - como sempre se faz - para debaixo do tapete.
    As coisas são assim mesmo: vão-se diluindo de dia para dia, infelizmente. E amanhã ou depois estaremos a discutir jogos de preparação e a eliminatória da UEFA que está aí à porta.

    Nem vou ao danoso acto de gestão perpetrado, porque esse é só mais do mesmo, 1 de muitos, de tantos outros.

    O Presidente do Sporting mentiu descaradamente aos sportinguistas.
    E toda a gente parece achar isto normal.
    O Sporting, os sportinguistas, deram-me - pessoalmente - nos últimos dias a imagem de uma realidade que desconhecia e nunca imaginei possível.

    Terei muita dificuldade de ora em diante em separar muitos sportinguistas de ... benfiquistas.

    ResponderEliminar
  2. Este é o enésimo post que faz um excelente levantamento dos problemas do Sporting, mas enferma do eterno problema Leonino. Não dá soluções.

    Fala mal dos dirigentes passados, e massacra os actuais. Claro que as coisas não estão bem desde há muito, mas…Gostaria de sugestões e respostas para os problemas actuais. É difícil? O bota abaixo é bem mais acessível.

    Tudo o escrito no post, estamos nós carecas de saber. Precisamos é de soluções.

    Retiro a frase abaixo para demonstrar a leveza das palavras, e a vontade de lançar a discórdia.

    "O sportinguismo acordou doente nos últimos dias, acordou sem referências. Haja alguém que o reponha no seu desígnio centenário."

    Caros, independente de não termos gostado do desfecho do caso Moutinho, referências daquelas? Não Obrigado. Pelos vistos não é a vossa opinião. Gostam de cobras como símbolos? Elogiam Manuel Fernandes, depois idolatram Moutinho? Em que ficamos?

    Finalizo a fazer referência ao trabalho feito pelo Norte de Alvalade diariamente, cotando-se como uma referência da blogosfera leonina.

    Desta vez não concordo com o texto mas é disto que o Sportinguismo é feito. Pluralismo e respeito pelas ideias de cada um.

    ResponderEliminar
  3. Excelentes artigos.
    Só não vê, quem não quer ou tem duas palas á frente dos olhos como os burros.
    De sportinguismo estúpido estou eu farto, de pessoas que se atulham na merda e são enrabadas dia-apos-dia e mesmo assim sorriem e dizer “é preciso é apoiar” estou eu farto. De gente hipócrita também.
    O meu Sporting não é isto…cresci a amar o Sporting e a odiar todos os outros. Ainda sou do tempo do saudoso Sousa Sintra.

    A dignidade e o respeito não se vende…nem por 11 milhões nem por dinheiro nenhum.

    SL

    ResponderEliminar
  4. Sugeria agora um artigo do tipo destes, mas que apresentasse soluções...e soluções praticas, porque teorias já estamos nós fartos.

    O melhor é tentar já reaver o meu dinheiro da gamebox, visto que o nosso grande Clube, segundo estes posts, deverá fechar portas lá para Setembro, Outubro!

    O Sr. Francisco Costa, foi nomeado para Director Desportivo, se está a fazer bem ou mal, no fim do ano é que se fazem as análises e não passado 3 meses. Se os meios justificam os fins, logo veremos!

    SL

    ResponderEliminar
  5. É no ano seguinte é nomeado o Sr. Manuel das Couves e espera-se mais um ano para fazer o balanço....

    Afinal é preciso é Apoiar!!

    ResponderEliminar
  6. Leão Azedo:
    São dois artigos de cariz diferente. O do Cisto é uma reflexão sobre o Sporting e os Sportinguistas. O artigo do PLF, se o ler na íntegra, perceberá que existem propostas bem concretas e que estão em oposição ao que se faz neste momento. Em ambos os casos há matéria que merece pelo menos a reflexão de todos nós, independentemente da visão pessoal que tenhamos para o Sporting.

    ResponderEliminar
  7. "Em ambos os casos há matéria que merece pelo menos a reflexão de todos nós, independentemente da visão pessoal que tenhamos para o Sporting." Concerteza que concordo.

    Mas precisamos nesta altura posts somente com soluções. Que este seja o ano ZERO em Alvalade.

    Estou farto de sofrer. Estamos como aqueles dois amigos que se encontram. O Optimista e o Pessimista.

    Diz o Pessimista para o Optimista "Caro amigo isto já não pode correr pior",
    Diz o Optimista para o Pessimista "Ai pode, pode"

    Ainda não começou a época e já estamos como o "Optimista",

    Cumpts

    ResponderEliminar
  8. No ano seguinte também podemos nomear o FCS para Director Desportivo....quero ser campeão europeu!!!

    Gostava de ver estes teóricos à frente de um grupo de 25 homens...e ter de lidar com os velhos do restelo todos os dias!!!

    SL

    ResponderEliminar
  9. Aí é? Então olhe para Clubes normais geridos por pessoas NORMAIS!

    Eu quero um clube gerido racionalmente, de forma sustentada, por gente competente.

    Acha assim tão dificil? Ou está satisfeito com estes 15 anos?

    ResponderEliminar
  10. Chover no molhado ou bater em ferro frio, diz o povo na sua ( às vezes ) sabedoria.
    O João Moutinho deverá ser um caso encerrado. Foi. Já era, é passado. O que falta adir a esta novela é a versão do próprio. E porventura teremos que esperar algum tempo para a sabermos. A ver vamos.
    Soluções?
    - fazer uma petição para uma AG extra. Podemos? Deixam-nos? Vamos lá pressionar para fazê-la.
    - candidatos ( credíveis ) para assumir o clube. Onde estão? ' Chegam-se à frente '? Serão de outra outra 'linha ' que não a habitual? Se os houver que se manifestem, que apresentem ideias e as tais soluções.
    - não comprar game boxes. Mas nós, mesmo sofrendo, gostamos de lá ir e não somos dos que desistem...
    - passar 2 ou 3 jogos sem lá ir. Pois que não é de Sportinguista porque, dizem, mesmo estando mal ( ou muito pior ) devemos ir para apoiar;
    - fazer as famosas 'esperas' ao fundo das escadas da tribuna ou no parque de estacionamento?Será que surtem efeito?
    - que outras coisas podemos fazer?

    João Moutinho foi só um caso. Para uns terá sido um bom exemplo, para outros mau. É da formação do clube como tantos outros. Infelizmente nem todos saem grandes jogadores ou bem formados. Quanto bem-educados e gratos ao que o Sporting CP proporcionou. Vide o pequeno-palhaço-anão que joga no Atlético de Madrid. Paciência. Não nos fira mais o orgulho de Sportinguistas porque ele é bem maior que isto. Ter ido para o FCPorto? É como ter ido para outro lado qualquer... não se faça disso um caso ou uma afronta. Se não formos superiores a isto...???
    Vamos dar esse 'crédito' ao nosso clube, agora que a época começa.
    Também a algumas pessoas que agora começam a trabalhar para o clube e que, seguramente, querem triunfar.
    Na esperança que haja a tal onda de vitórias que levará mais pessoas a Alvalade e que, com o seu apoio, traga ainda mais vitórias.
    Palas nos olhos? Lirismo? O que quiserem, mas vamos dar essa trégua e não começar a sofrer por antecipação.
    Logo, logo fazer o balanço e se necessário, protestar...
    ... mas tendo as tais soluções...
    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  11. Eu acho que a constante matraqueagem (para citar McLuhan)sobre o que tudo de mal esta Direcção faz ou deixa de fazer começa a roçar o foro psíquico,ou então agem deliberadamente de má-fé...
    Isto deixou de ser um blog de discussões para ser uma taberna de escárnio e mal dizer.
    Daqui a pouco o Moutinho é elevado a vítima...ah espera já está.
    Devo ter visto e ouvido mal qd em 2008 chamou os jornalistas para dizer que o SCP eram uns maus...e apartir daí mesmo com um aumento substancial não se cansou de pedir para sair.

    ResponderEliminar
  12. Exactamente. Estamos constantemente a ser enrabados por tudo e por todos e o que vamos fazer? Existe alternativa? Existem soluções?
    Então das duas uma...ou tratam de arranjar uma solução ou comecemos a comprar vaselina para não doer tanto e escorregar melhor.

    Ao que chegou o meu Sporting...da-se!!!

    Destituição da actual direcção JÁ e marcação de uma assembleia-geral aberta a todos os associados para resolver o problema do clube.
    De certeza absoluta que as ideias/soluções vão fluir e o futuro do clube não irá ficar impugnado. Agora fazer querer que a melhor solução passa por ter calma e dar tempo ao tempo para que o trabalho desta pseudo-direcção tenha efeitos positivos é que não...JÁ CHEGA!!!

    ResponderEliminar
  13. Oh PTM não me lembres disso...
    Andamos 2 anos a aturar o birras com o resultado que se viu.
    Em 2008 qd a máscara caiu era logo vende-lo.
    Mas o P.Bento conseguiu fazer que não só continuasse como capitão como aumentar-lhe o ordenado.No ultimo sábado levaste com a gratidão toda dele...

    ResponderEliminar
  14. Um exercicio, desde 1974 até aos dias de hoje;
    De 1974 até 1996 ano em que Drº josé Roquete assumiu a presidência,
    3 campeonatos
    4 taças de Portugal
    3 super taças

    Depois de Roquete até aos dias de hoje;
    2 campeonatos
    3 taças de portugal
    4 super taças

    Conclusão; de 1974 até José Roquete foram 22 anos de José Roquete até aos dias de hoje, 14 anos.

    Só para lembrar aos sportinguistas que não temos ganho muito depois do projecto Roquete,é verdade mas os anos anteriores não foram nada melhores bem pelo contrário.

    Acreditemos no futuro todos juntos seremos muito grandes acima de tudo somos SPORTING.

    www.31etal.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. FCS

    Eu por não andar a chamar nomes ao JEB e ao Costinha todos os dias, não quer dizer que concorde com tudo do que tenho visto.

    Mas o Costinha foi nomeado para DD, por isso, deixem-o trabalhar.

    Voce se for nomeado para estar à frente de um projecto e estar à frente de um grupo de trabalho, teria as suas ideias e se calhar não gostava que estivessem constantemente a por o seu trabalho em duvida...é por isso que digo que a analise se faz no fim e não passado 3 meses...porque se formos campeões....as vossas criticas e teorias vão todas por agua abaixo....se não formos, dou-vos toda a razão.

    O mais engraçado é que durante o ano inteiro, se andou a dizer que estes dirigentes não respeitam o Sporting....depois o Moutinho faz e que fez e afinal é tratado como uma vitima, um coitadinho a quem o Sporting fez muito mal. Se soubesse o que é gratidão, nunca tinha assinado pelo fcporcos, mas 1,5 milhao e meio só por assinar, da as voltas a muita cabeça! Ele pode odiar os dirigentes que lá estão, mas pelos vistos tá-se pouco borrifando para os adeptos leoninos, porque não veio desmentir nada do que foi dito na conferencia do JEB, não veio limpar a sua honra...o que mostra bem o seu caracter.

    Mas gosto quando falam só dos ultimos 15 anos (logo aqueles em que fomos campeões duas vezes) e não alargam para os ultimos 30 anos...onde cresci adorar o Sporting, mas titulos nem ve-los.

    SL

    ResponderEliminar
  16. João

    também foi o PB que lhe renovou contrato... não tás lá dentro para saber que promessas foram feitas. mas numa coisa concordo era ter sido vendido para o everton

    ResponderEliminar
  17. Faz-me confusão como se continua a endeusar João Moutinho.
    Bata-se na direcção, já que se tornou um clássico, mas eleger João Moutinho a mártir...
    Estamos a chegar a um exagero.
    Se compra é porque compra, se não compra é porque não compra. Se é baixo é uma equipa de anões, se é alto, não sabe jogar. Se vem para o Sporting é porque ninguém o quer, se não vem, o Sporting não cativa ninguém. Se gasta dinheiro, é mal gasto, se não gasta, é porque não tem.
    Se não mudarmos o registo e apoiarmos não saímos disto.
    Já sei que vou ser mal interpretado, mas sabem porque é que os Lampiões são os campeões da pré época. Porque antes de começar o campeonato qualquer perneta é um Ronaldinho. Nós, antes de começarmos, qualquer vedeta, é um perneta. Quem é que está bem?
    Enfim, Porra somos todos do mesmo clube! Vamos ajudá-lo a se reerguer! Todos!


    (Opinem sobre a actualidade Leonina).

    http://conselholeonino.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. LdA,

    Obrigado pela excelente sugestão.

    ResponderEliminar
  19. o pessoal cujo passatempo é bater na direcçao diariamente tem uma grande vantagem: é que aconteça o que acontecer vão ficar sempre "bem"

    Se a época correr mal vai ser lê-los pela blogosfera a girtar aos 7 ventos que eles é que tinha razão.

    Se correr bem, vai ser giro vê-los a festejar mas com a "hipocrisia" de quem terá sido sorte e devido aos jogadores, já que o presindente devia ser mudado todos os meses e o director de futebol todas as semanas.

    ResponderEliminar
  20. Riga/V-1-Boy:
    Estranha dedução essa. A mim parece-me que quem nunca se questiona e acha que o dever dos sócios e adeptos é apoiar e bater palminhas, é que está sempre bem e contente consigo próprio. É tão fácil!

    ResponderEliminar
  21. Leão Azedo:

    "Se compra é porque compra, se não compra é porque não compra. Se é baixo é uma equipa de anões, se é alto, não sabe jogar. Se vem para o Sporting..."

    Quando não se ganha aplica-se o velho ditado "em casa em que não há pão..." Mas isso deveria ser apenas aplicado aos adeptos cuja ligação ao clube se limita a ver uns joguitos. Era suposto que ao nível de quem tem que dirigir o fizesse agindo de forma distinta e fosse uma referência de confiança.

    É isso que tem sucedido?

    Não lhe parece que essa critica é totalmente injusta para quem redigiu os dois posts, cuja fundamentação eu não o vi contestar em nenhum ponto?

    ResponderEliminar
  22. Cristiano Moreira:
    Eu não faria a divisão das diferentes fases do clube dessa forma. Não sei se já era nascido por essa altura mas encontrará referências à época em qualquer história sucinta do clube.

    Refiro-me ao tempo de João Rocha, que esteve à frente do clube de 73 a 86. A quase totalidade ou a totalidade dos títulos do período anterior a Roquete que refere são do seu tempo a que se deve juntar uma pujança associativa ímpar, um período áureo nas modalidades, com campeões europeus, mundiais e olímpicos em algumas delas.

    O que passou a seguir, e que nos conduziu aos dias de hoje explica-se pela ausência de liderança esclarecida, de experiências inconsequentes. Mesmo os títulos que refere,já na época de Roquete e sucessores foram alcançadas com elevados custos desportivos e financeiros cuja factura estamos a pagar ainda.

    Hoje estamos em vias de insistir num modelo semelhante, estando já sem anéis nos dedos e a alguma distância dos nossos adversários directos.

    ResponderEliminar
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  24. Leão de Alvalade,

    Eu disse que concordava com o que lá está escrito, pois nada mais é que a verdade. Agora, acho que temos de dar o passo em frente.

    cpts

    ResponderEliminar
  25. Não custa nada e em vez de andarem a dar palpites pelos blogues porque não fazem uma lista e concorram a façam melhores negócios..È que falar de lingua é tão fácil mas dirigir ou fazer maus negócios é sempre para os outros..FAÇAM UMA LISTA E CONCORRAM em vez de andarem sempre a dizer mal de quem lá está..Já parecem os marretas..SEMPRE A DIZEREM MAL..PORRA..assim também custa..a ratazana dos túneis e o orelhas é que fazem bons negocios..Mas com a casa do vizinho posso eu bem

    ResponderEliminar
  26. Vou repetir mais uma vez para ver se entendem..Por mim varria toda aquela merda que lá esteve a época passada poi ficar a 28 pontos do primeiro e precisar de um pontinho para ficar em quarto no jogo com a naval é mau demais para os profissionais do clube POR ISSO EU DIGO FORÇA COSTINHA E JEB nós que amamos o clube queremos gente nova no plantel nem que seja trintões..Só falta o veloso sair nem que seja de borla..Eu é que ando kms por ano e sei o que é sofrer..O anão que vá destabilizar o balneário do dragão o que já está acontecer a ganhar mais que os outros que lá andam há muito tempo

    ResponderEliminar
  27. Bom tenho lido muita coisa nos últimos dias sobre o período do Sporting e pelo menos posso dizer uma coisa estamos vivos e bem vivos. posto isto gostaria de tecer algumas opiniões sobre o momento do Sporting e sobre o presidente e o DD. temos que dividir a vida do Sporting nos últimos tempos em 2 partes pré Paulo bento& soares franco e durante os 2, reparemos numa coisa com dias da cunha fomos campeões 2 vezes e a uma final da taça UEFA, que por acaso 1 dos dirigentes mais importantes era o JEB. agora analisemos o período PB&SF, contratações na sua maioria erradas, não perceber que só a academia não chega como mostram os exemplos Ajax e barça(os únicos com uma academia igual a nossa), alem de se fazerem más contratações não lidar da melhor maneira com as novas contratações (quantos tradutores de sérvio ou russo tem o Sporting??? como queremos que vuk, stoi e izma compreendam o que dizemos!). Tello, Viana, varela, Beto, C.Martins, Nelson G.R., jogadores queimados por paulo bento que deveriam ter continuado no Sporting e sendo neste momento tello ou viana 1 dos capitães, não se pondo neste caso Moutinho ter saído como capitão. além de não termos aproveitado o que de bom tínhamos ainda fomos gastar o nosso dinheiro em jogadores de segunda linha como Hugo,Mario Sérgio,mota,Luís loureiro,João Alves,koke,ronny,bueno,alecsandro, gladstone,farnerud,celsinho,purovic,tiui,pedro silva,alguém consegue contabilizar o dinheiro gasto nestes jogadores? eu não consigo mas posso dizer que nos esvaziaram os cofres de certeza. Vamos então a conclusão daquele que eu considero o pior presidente do Sporting nas ultimas 2 décadas. Os cofres do Sporting foram depauperados e a equipa deixada pela dupla PB&SF a precisar de muitos retoques para que seja competitiva ao nível interno e externo. Depois desta analise ao passado recente do Sporting passemos a era JEB & Ministro, ora JEB entra no Sporting no final de época ( as eleições do SCP deviam ser feitas no principio de Dezembro de forma a que o próximo presidente tivesse tempo para começar a preparar a próxima época, que como sabem não é em Junho que se fazem pesquisas de jogadores para época que aí vem e se definem locais de estagio) sem tempo para nada como já expliquei, a 1ª época de JEB não conta então para avaliar a real capacidade do presidente e próprio DD uma vez que não estava cá. CONT.

    ResponderEliminar
  28. CONT. Analisemos então o inicio desta época o treinador não é a minha primeira escolha sendo essa a de Manuel José, mas é a minha segunda escolha olhando para o leque de treinadores disponíveis, caso Moutinho devendo o Sporting 2,5 milhões ao porto e estando os cofres vazios, embora me custe ver Moutinho sair para o porto é capaz de não ter sido muito mau negocio e que vai libertar dinheiro para a contratação de novos jogadores e ter um plantel equilibrado coisa que o Sporting não tem a muito tempo. olhando para o Sporting as lacunas estavam nas laterais defensivas colmatadas agora com João Pereira e Evaldo, no centro defensivo Torsi pode ser o jogador que faltava, em bom dizer acho que estamos a começar a construir a casa por baixo e nos moldes correctos. vejamos agora o meio-campo André Santos segundo vimos na ultima liga não ficou atrás de Moutinho na qualidade apresentada, Pedro Mendes é grande e Maniche segundo o que tenho lido tem sido aplicado nos treinos o que mostra vontade de ajudar o Sporting e a qualidade é inegável,para já de meio-campo defensivo estamos bem servidos podendo ainda contar com uma novidade. meio-campo ofensivo Moutinho sai e acho que abriu porta para Matias que é bem melhor no capitulo de numero 10, coisa que para mim o Moutinho nunca foi, juntando a isto izma & vuk com novas ganas podemos crescer muito como equipa, faltando confirmar as entradas para dar maior poder de escolha ao treinador e hugo viana podia ser contactado de novo na minha opinião. ataque Liedson, Pongolle (acho que vai ser o grande reforço do Sporting), Djaló, postiga e saleiro + 1 que não sabemos ainda quem é! são jogadores que dão a possibilidade de actuar em vários sistemas tácticos. Por ultimo Rui patrício 30 Jogos 26 golos sofridos, parece muito é verdade mas comparem com o Beto , o helton, o Quim e o Eduardo e vejam que na equipa do Sporting que pior futebol jogou nos últimos 15 anos se calhar até nem é assim tão mau como dizem e estamos seguros na baliza!
    Peço desculpa pelo extenso texto mas quero fazer ver aos camaradas sportinguistas que afinal o trabalho de JEB & Ministro não é assim tão mau como vão pintando por aí, não se deixem levar pelas noticias dadas por certos jornais porque o seu objectivo é tentar bipolarizar o futebol português. Ainda faltam alguns jogadores no plantel e segundo alguns nomes que se falam por aí acho que vamos estar bem mais fortes que no ano passado!!
    Saudações Leoninas e Vivó SPORTING CLUBE DE PORTUGAL

    ResponderEliminar
  29. A minha opinião
    Desprezámos muitos capitães e jogadores.
    Só mais um exemplo O sr Pedro Barbosa (assim o tratava o Moutinho) também foi encostado (pelo Peseiro).
    As razões que levaram o puto Moutinho a querer sair são uma incógnita (só dinheiro??)
    Mas se ele sempre foi um puto (como pessoa, não é a altura) porque é que o Bento lhe deu a braçadeira??? Além de o estragar desportivamente (é muito concensual que a rotação não o melhorou retirou-lhe especialização), ainda lhe deu braçadeira.
    Era o Sporting que precisava de um icon ou o Bento.
    O Bento fez muito mal ao Sporting e as atitudes do puto não podem ser dissociadas do passado que teve com este treineiro. Não esquecer a primeira declaração de saída do puto capitão Moutinho em pleno inicio de época.
    Aparece um sargento Costa caído do céu ou inferno, o tempo o dirá.
    O puto estava farto não sei as razões (ingrato para quem lhe pagava e o que pagava). Aparece o Porto, o puto pressionado para não aceitar pelo sargento Costa (já estou a imaginar). Não sais ficas à parte demos-te isto e aquilo é assim que pagas.
    Ora a personalidade forte vincada do nosso puto capitão entra em espiral e salta-lhe a tampa, diz tudo disparates a torto e a direito metendo Uzesbesquistão (ou lá o que é) pelo meio.
    Como toque final da novela o tal sargento da gravata fala de formação de homens e o nosso pretenso lider em maças.
    Enquadramento organização liderança, acima de tudo liderança, é o que nos falta.
    Agora dizem que o Bettencourt tem legitimidade, para mim não tem. Só tem legitimidade de minoria.
    Sou sócio de provincia à mais de 7 anos, como posso votar???.
    Saindo às seis da tarde e fazer 200 Km para Lisboa.
    O que está a ser feito para todos os sócios terem o direito ,( sim porque eu não tenho esse direito) de votar.Até os lampiões já votam nos nucleos.

    Tenho vergonha da Direção
    Sócio 58807

    ResponderEliminar
  30. Pois IVO o melhor é fazeres um desenho para ver se acaba de vez as criticas e as más linguas que andam pelos blogues..Até parece que aquilo que tu dizes é assim tão complicado para o bota abaixo entenderem. È que tudo o que tu dizes é a pura das realidades e só não vê quem é cego..Mas enfim volto a repetir FAÇAM UMA LISTA E CONCORRAM..Pode ser que consiga ver sempre bons negócios e boas vendas e boas compras e bons dirigentes e ver sempre o SPORTING a ganhar..Agora sempre no bota abaixo custa muito ainda por cima de gente que se diz verde e branca..A ratazana dos túneis e o orelhas é que fazem bons negócios diz a imprensa vermelha e é só para quem acredita EU NÂO..sou burro

    ResponderEliminar
  31. ou seja corrias com os jogadores mas com os gajos que directa ou indirectamente são responsáveis por os terem contratado não? e ainda melhor, passas um cheque em branco para "correr com todos" e com o mesmo acerto que escolheram os anteriores podem escolher os novos?

    boa solução...

    e porque é não concordando continuam a ler a dizer mal, é que ninguém os obriga. ainda acerca das "soluções" elas estão escarrapachadas nos posts (falo do caso concreto da Bancada Nova) e desde há muito que o que se faz é criticar com o intuito de melhorar o clube.

    ps. mais um que vendia/dispensava o veloso. depois olha-se para o plantel e jogadores com mercado 0... uma coisa muito simples de entender é que quem quer sair é quem tem ambição de jogar melhor e reconhece que tem capacidade para tal. porque é que não vemos jogadores como o Grimi dizer que quer dar o salto?

    ResponderEliminar
  32. PTM

    Será por ser sportinguista desde pequenino?

    ResponderEliminar
  33. Para aqueles que dizem que desprezamos capitães e tratamos mal os nossos vejam o vídeo do Beto Acosta!

    Só aqui 2 ou 3 perguntas para todos aqueles que defendem o moutinho
    1ºquanto é que custa a academia Moutinho todos os meses em Portimão?
    2º quanto é o valor das dividas do pai do Moutinho ao fisco??
    3º também é culpa do JEB e Costinha o Moutinho ter pedido para sair a 2 anos?

    ResponderEliminar
  34. FCS

    talvez porque não custou nada temos menores vínculos morais para o tratar bem... sinceramente não sei!

    atenta nas palavras do Paulo Barbosa na situação do Caneira (outra situação que acho mal, devia-se renovar baixando o salário mensal mas ele devia continuar no balneário) que afirma que todos os jogadores não representados pelo JMendes estão a ser corridos

    ResponderEliminar
  35. IVO,

    Imagino que concordes que o Veloso e o Carriço são os dois jogadores com mais mercado actualmente no SCP.

    Sabes quanto ganham o Veloso e o Carriço?

    ResponderEliminar
  36. Ivo

    não faço a menor ideia mas se quiseres comentar aqui aquilo que sabes estás à vontade, posso fazer-te umas perguntas?
    1º quando é que foi prometido ao Moutinho sair?
    2º segundo as tuas próprias palavras o SCP (estou a evitar dizer a direcção) teve dois anos para solucionar o problema moutinho e o melhor que arranjaram foi deixar a situação chegar a este descalabro. Não achas que podiam e deviam ter uma melhor solução?
    3º se as motivações foram monetarias acho que não tem nada a ver a cor clubistica do Moutinho (nem tenho duvidas que é lagarto)

    ResponderEliminar
  37. PTM,

    Assim de repente, arrisco-me a dizer que actualmente o Carriço é o central que menos recebe e o Veloso o médio que menos recebe.

    Dá que pensar não?

    ResponderEliminar
  38. Mas qual pensar, o que é preciso é apoiar!

    ResponderEliminar
  39. "Ora a personalidade forte vincada do nosso puto capitão entra em espiral e salta-lhe a tampa, diz tudo disparates a torto e a direito metendo Uzesbesquistão (ou lá o que é) pelo meio "

    Produções Alucinadas apresentam:
    "Terror em Alvalade"

    Moutinho:A vítima.
    JEB:O Mau
    Costinha:O Vilão
    SCP:O Gulag Português

    A história de como um jogador sofre as mãos de uma teia de malfeitores que ousaram aumentar-lhe o ordenado para 24 mil contos.A agonia de ser capitão.O contrato renovado,o prémio de 1 milhão de euros oferecido.

    Realização:Antonio Pedro Vasconcelos

    Brevemente num Blog perto de si.

    ResponderEliminar
  40. JEB: O tonto... e já estou a ser simpatico!

    ResponderEliminar
  41. Sinceramente nã vejo saída para o nosso clube enquanto estiver nas mãos destes senhores. Eleições e já !!!
    www.sportingpelomundo.blogspot.com

    ResponderEliminar
  42. Jose, o PTM ja te respondeu mas so para reforcar:

    Brilhante correr-se com tudo - inadmissivel ficarmos a 30 pontos do campeao - e confiar-se a regeneracao a quem ... formou o grupo que ficou a 30 pontos.

    Ivo e Francisco, deixo ja agora a minha analise tambem:

    Bettencourt, rua.
    Fim de analise.

    Socio 29 mil e qualquer coisa.

    ResponderEliminar
  43. Para aqueles que dizem que desprezamos capitães e tratamos mal os nossos vejam o vídeo do Beto Acosta!

    Só aqui 2 ou 3 perguntas para todos aqueles que defendem o moutinho
    1ºquanto é que custa a academia Moutinho todos os meses em Portimão?
    2º quanto é o valor das dividas do pai do Moutinho ao fisco??
    3º também é culpa do JEB e Costinha o Moutinho ter pedido para sair a 2 anos?

    ResponderEliminar
  44. mas se ele era um anão, atrasado mental, lampião, etc etc etc porque é que lhe renovaram o contrato?!

    e se está estagnado e é sobrevalorizado porque é que o SCP quis ter direito a uma possível mais valia numa futura transferência?

    FCS

    estou me ... para as pessoas JEB, Costinha, Paulo Sergio, Moutinho, Carriço. O que peço é competência e de preferência que sejam sportinguistas, mais nada. E, nas palavras do nosso presidente, o resto são "peanuts".

    "e que sangres la camiseta!" ...

    ResponderEliminar
  45. Sinto lisonja pelo destaque, satisfação por saber haver eco nas observações, pena pela existência das mesmas.
    Quanto à generalidade dos comentários que malham naqueles que observam, reflectem e criticam (ou se lamentam, ou que botam abaixo, etc, se quiserem as reduções), nunca vos compreendi.
    Existe a percepção de que a crítica serve para "botar abaixo". Se todos pensassemos assim viveríamos ainda no seculo XII. A crítica precede a solução, e de resto o problma do Sporting tem sido, entre outros, a oferta de soluções sem haver antes a Crítica (com C maiusculo). A política de contratações do Sporting aliás é uma bela ilustração disso mesmo. Ou o comentário do Jose "Vou repetir mais uma vez para ver se entendem..Por mim varria toda aquela merda que lá esteve a época passada poi ficar a 28 pontos do primeiro e precisar de um pontinho para ficar em quarto".

    Outro indivíduo (Cristiano Moreira) refere aqui que o projecto Roquette teve sucesso uma vez que ganhámos mais troféus. Mas o que se ignora (apenas no discurso, porque no fundo no fundo também o Cristiano sabe disso) é como estava o passivo antes e como ficou depois. Isto tendo um auto-proclamado salvador dos cofres do Sporting. A época dos gestores de bancos que ganharam 4 supertaças de portugal e deixaram uma situação financeira insustentável que culmina na constante alienação de Património e de autonomia. O Cristiano depois afirma que temos de ter confiança no futuro. Ora é disso precisamente de que estou a falar. Qual o futuro se mantivermos este leme?

    É muito complicado falar em soluções, no entanto. A minha crítica estende-se a um comportamento nacional, repetido aqui em alguns destes comentários. Para isso não há solução, excepto deixar passar umas décadas e esperar que a população se eduque ao ponto de perceber que não é fixe insultar ex-atletas no momento em que os vendem - por exemplo.
    Mas, em termos mais concretos,, parece-me muito injusta a acusação de não se oferecerem soluções. Se o meu blogue não tem essa ambição, não deixa de ser mentira que não se tenham por lá referido várias sugestões. Mas do mais descabelado e preguiçoso que pode haver é afirmar-se que PLF só critica e não oferece soluções. Nunca vi ninguém de modo tão desinteressado gastar tantas energias e perder tanto tempo a oferecer, racional e metodicamente, soluções para o clube. Penso que se pode resumir a isto: o Sporting só tem viabilidade se explorar a Academia como deve ser; formar, fazer render desportivamente os jogadores, vender com uma mais valia significativa. Isso significa valorizar esse produto (e não oferecer contratos chorudos e jogadores de valor muito discutível que joguem muito menos que os formados na casa com piores salarios), preocupar-se com o futuro dos jogadores (criar Sporting B ou algo equivalente, não despachar jogadores para Israel só porque os contratos sao pagos 100% pelo clube receptor), formar um futebol à Sporting, que exige a permanencia de certo tipo de jogadores que carreguem com a mistica do Sporting (no plantel actual, não será o Liedson de certeza). Daí a questão do Moutinho. Mas poder-se-ia falar do Iordanov, do Carlos Xavier, do Sá Pinto, do Pedro Barbosa, a lista é longa.

    A solução é de longo prazo, obviamente, e não está num ou outro ajuste. Poderia alongar-me aqui mais, mas penso que está tudo muito melhor descrito no blog de PLF: http://bancadanova.blogspot.com/.
    Uma coisa vos digo a todos: tal como no início da época passada o referi (http://monosdabola.blogspot.com/2009/07/mais-miseravel-pre-epoca-de-que-ha_25.html) os próximos anos serão amargos enquanto não se mudar drasticamente a maneira como se encara o Sporting. Enquanto não se compreender que não é de boas contratações de que o Sporting precisa. É algo muito maior que isso. É voltar a ser o Sporting.

    ResponderEliminar
  46. PTM,

    segundo parece o carriço foi aumentado o ano passado quando renovou contracto e segunda parece que ouvi por aí o Veloso ganhava á pouco tempo 50 mil euros mensais mais prémios. Está mal?? quando eu este ano pelo Sporting já gastei a volta de 100 euros fora deslocações e pequenas compras acho que está muito bom para ele, qualquer das maneiras acho que carriço e veloso podiam ganhar mais!
    Agora vamos a próxima questão neste momento não vejo nenhum jogador além do Tonel com características para ser capitão, o problema é que o tonel não deve ser titular e voltarmos a entregar a braçadeira de capitão a um puto de 21 anos é asneira. Eu se fosse jogador de futebol e tivesse como capitão da minha equipa 1 jogador que ainda não provou nada eu não o respeitava!

    ResponderEliminar
  47. Cisto,

    Quanto as tuas soluções para o Sporting concordo que se deve explorar a academia como deve ser. e como se faz isso??? introduzir todos os putos de seguida na equipa principal não me parece!! foi feito e não resultou!! Equipa B??? foi feito e não resultou!! A melhor solução na minha opinião é o que se está a tentar fazer agora por os putos a rodar em clubes de maior nomeada ( o macabi vai a champions) e esperar que eles possam entrar na equipa consubstanciada por jogadores de alto calibre( e não estou a falar de kakas zidanes e afins que não podemos ter), como tal acho que a politica actualmente seguida e já preconizada por paulo bento é a melhor, apenas necessita de tempo para resultar e de bons jogadores com tarimba que me parece a aposta dos próximos tempos no clube!

    ResponderEliminar
  48. Ivo,
    tudo depende do ponto de vista. introduzir os putos de seguida no plantel nao resultou? a quais te referes? parece-me que na grande maioria dos casos os "putos" acabam por resultar melhor que os "não-putos" (ou seja, aqueles contratados).
    Equipa B não resultou? Mas isto faz sentido? nunca houve uma aposta verdadeira na equipa B. Acho que o ano passado com o Real Massamá permitiu-se dar ritmo competitivo a alguns jovens que de outro modo corriam o risco de serem emprestados a clubes sem condições do ponto de vista de formação ou até a serem apenas... dependurados. Claro que houve coisas que não resultaram muito bem com o Massamá, mas a solução passa pela rejeição absoluta com base no "como viram, nós bem tentámos!"
    Quanto ao Maccabi o risco que se corre é ter um Adrien sentado no banco do Maccabi, uma vez que o Maccabi não vai ter interesse em apostar muito nele, mas sim em ter um bom "reserva" (recordemos que o Macabbi felizmente n tem opção d compra).
    E essa equipa consubstanciada por jogadores de alto calibre, gostava que enumerasses quais são esses jogadores, onde estão, quantos desses é que contratámos nos ultimos 5 anos e se se acredita ser possivel ir buscar alguém melhor e com mais experiencia que o Moutinho. A alternativa é dizer-se que o Moutinho é um puto (6 anos a jogar ao mais alto nivel senior, varias presenças em Champions Leagues, finalista da Taça Uefa, 26 internacionalizações A) e que contratações como a do Matigol é que fazem do Sporting um clube relevante (e até dei um exemplo de um jogador de que gosto, poderia ter dado outros bem mais escabrosos.). Aconselho-te tb, Ivo, a refrear os animos quando referes que as contratações desta época são "jogadores de tarimba", quando o Torsiglieri nasceu na verdade em 88, tal como o Carriço, mas ao contrário deste ultimo, não foi titular e até se nao me engano mal jogou pelo Velez. Quem é então entre estes o jogador de tarimba?

    ResponderEliminar
  49. LDA

    Excelente clipping de 2 grandes posts.

    Quanto à duscussão julgo não haver muito a acrescentar. A "ingenuidade" de alguns argumentos é hilariante. Parece que estamos a discutir Sporting com catraios de 20 anos.

    ResponderEliminar
  50. CenadeMaceiros:
    E não estamos mesmo, se não na idade do BI, pelo menos na mentalidade e na argumentação.

    Obrigado pela sua colaboração compulsiva. Não tinha o seu contacto de email e fico satisfeito por não o ter ofendido pela publicação.
    SL

    ResponderEliminar
  51. Leão de Alvalade e cenademaceiros

    não há mal nenhum em se ter 20 anos ou agora há um limite de idade para ser respeitável é que quando a conversa não interessa há pessoas que têm por habito perguntar os números de sócios como se isso valesse de alguma coisa.

    é que se as pessoas não respeitam os novos, como se respeita a antiguidade (e o SCP é um caso paradigmático) fechavam as inscrições de sócios, no entanto eu compreendo o que querem dizer

    ResponderEliminar
  52. Retenho duas frases:

    "...Temo que já nada disso existe. Tenho pouco que ver com o Sporting e seus adeptos. Entrou-se numa fase da estupidificação, da qual não quero fazer parte e da qual não vejo saída."

    "Há esperança que se levantem alguns sportinguistas - em desconforto com a (nova) política que renega aquilo que nos fizeram acreditar nos últimos anos, que renega um reduto de sportinguismo - que se levante e diga, alto e em bom som, que não acredita, que não se revê em purgas e que as revoluções só se justificam em casos extremos e que as consequências de uma revolução, ainda que justificada, podem ser devastadoras.

    O sportinguismo acordou doente nos últimos dias, acordou sem referências. Haja alguém que o reponha no seu desígnio centenário."

    Dizem tudo e pouco há a acresentar. E como eu me identifico nestas 2 frases...

    São antagónicas. Uma reflete o desespero e outra a esperança. Revelam o modo bipolar como eu proprio me sinto quando penso em tudo isto...

    ResponderEliminar
  53. PTM:
    Touché!

    Mas, como deve ter compreendido, dizer 20 anos era um eufemismo. Creio que lhe pode tirar aí uns 5 ou 10 anos...

    ResponderEliminar
  54. LdA

    também não vamos por aí, compreendo exactamente o que dizem mas mudar ou fazer ver diferentes pontos de vista a pessoas e ainda por cima via internet é extremamente difícil.

    a única maneira de ressuscitar o sporting é com todos a bordo!

    ResponderEliminar
  55. Cisto,

    Quando digo que a introdução dos putos não resultou falo no projecto e não nos jogadores em si, fomos campeões?? não apenas numa época conseguimos lutar com o porto do principio ao fim e ainda fomos altamente humilhados por bayern barça e real ou estás esquecido deste pormenor, mas se quiseres nomes digo-te patrício estava muito verde para assumir a titularidade do sporting, pereirinha não tem ainda cabedal para estar na equipa do sporting, adrien, djalo, veloso todos eles saltaram a etapa de crescimento necessario para chegar a equipa do Sporting, e não estou a falar de Simões, Ronaldos, quaresmas, Vianas e afins porque todos eles quando entraram nas equipas do Sporting entraram em equipas de jogadores feitos e onde o capitão era alguem ja com muitos anos de 1ª divisão. Em relação a equipa B não me recordo de nenhum jogador que por lá tenha passado e agora seja 1 grande jogador, julgo que nem o carlos martins por lá passou!

    Quanto a tarimba que para mim significa qualidade acima da media e experiencia acho que conseguimos encontrar no ultimo ano e meio alguns casos como matias fernandez ( quem viu o sporting x fiorentina em alvalade como eu vi não pode dizer o contrario), pongolle, jõao pereira e evaldo, jogadores estes que seriam uma mais valia em qualquer plantel da 1ª liga e muitos da europa, valdes e quem sabe quem vem lá?. quanto a animo podes ter a certeza que no ultimo sábado de manhã estava de rastos não por Moutinho sair do Sporting mas por ir para o porto depois passaram 2 ou 3 dias e vi as coisas com + racionalidade e - emoção e acho que não estamos assim tão maus como isso tendo em conta que ainda vamos perder Veloso e contratar 3 ou 4 jogadores para ficarmos com a equipa mais homogénea e com soluções no banco.
    Saudações Leoninas
    P.S. ainda bem que vamos discutindo o Sporting, é sinal que estamos mais vivos do que pensava.
    P.S.2 Gostava de pedir a todos os sportinguistas que vivam perto de Alvalade comprem a gamebox o mais rápido possível só assim podemos contratar melhores jogadores!

    ResponderEliminar
  56. Ivo,

    com todo o respeito que me merece, considero as tuas palavras de uma ingenuidade bizarra. Alem de ter continuado sem resposta as perguntas "quem foram os muito bons jogadores contratados nos ultimos 5 anos?"
    "quantos desses jogadores sao melhores que os formados pela Academia?", insistiu na tecla de que o que o Sporting precisa eh de contratar mais! Voce quer dizer contratar mais ou desbaratar mais? Voce nao fica satisfeito com Caicedo, Pongolle, Angulo? Quer mais Tiui, Purovic, Tote? Matias Fernandez? Parece-me promissor, sim, mas se assistiu ao mundial apercebeu-se como eu que se calhar o Matiais nao tem tanta estaleca assim e eh uma grande interrogacao ainda! Valdes? Evaldo? Como eh que voce pode falar antes do tempo?

    ResponderEliminar
  57. Cisto

    com todo o respeito que me merece também não ver que evaldo é um grande jogador com provas dadas é um bocado estranho além disso se quer falar de boas contratações acho que izmaylov e vukcevic são 2 bons exemplos!
    quanto a caicedo, angulo, tiui, puro e tote (se calhar queria dizer koke porque tote era do benfica) são tudo cepos que realmente não têm lugar no Sporting. voltando as boas contratações do sporting fui fazer uma pesquisa e vamos a isto enakarhire(muito bom), Deivid(foi só um dos melhores marcadores da champions na mão do zico), Derlei, pongolle, e matias!
    Não misture bons jogadores com bom aproveitamento do clube dou-lhe milhares de grandes jogadores mundiais que por uma ou outra razão não singraram nos seus novos clubes!
    Quantos dos melhores do mundo renderam no mundial???? os 3 melhores do mundo não renderam messi, kaka, ronaldo!
    Só para ficarmos claros numa coisa o problema do sporting nos ultimos dava pelo nome de paulo bento. a avaliar jogadores era a pior coisa que existia, moutinho nunca foi 1 nº 10 vuk sempre foi 1 segundo avaçado e nunca 1 extremo e por aí fora.......

    ResponderEliminar
  58. @PLF podes dar-me acesso para ler o Bancada Nova?
    fbruno69 @ gmail . com

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)