quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Braz da Silva e o fundo

Nas análises que se fazem ao momento do Sporting se se fizesse uma comparação com um avião e pleno voo, poderíamos ouvir dizer que a nave vai em queda livre ou que está em dificuldades, consoante sejam optimistas ou não a emitir opinião. Se, nesse contexto lancinante, alguém se levantasse e prometesse resolver de imediato o problema como é que reagiriam? Face ao dramatismo da situação o mais natural é aceitar com válida a única solução que se lhe depara. Quem se atreveria a censurar quem assim proceda?

Mas o momento do Sporting não faz perigar a vida de ninguém a não ser, eventualmente, da instituição em si. Assim os Sportinguistas, que estou certo estão preocupados com o clube do seu coração, podem gozar de outro discernimento que não é permitido a quem se encontra num avião em queda ou abalado por turbulência. É isso que se nos deve ser exigido.

Digo tudo isto pela entrevista que Braz da Silva acabou de dar à TVI. Pode ser um problema meu, mas o discurso do até agora único candidato soa-me dissonante com a realidade muito particular em que o Sporting se encontra, e até mesmo a do Mundo em geral. Acredito que nenhum candidato escalará para a vitória a chorar um discurso miserabilista, mas também não creio que se possa ignorar que, por exemplo, o Sporting acaba de abrir mão do seu melhor avançado por não ter dinheiro para cumprir o contrato que com ele se obrigou a cumprir.

O projecto ou o modelo, como lhe chamou o candidato é então um fundo aberto aos sócios e se não for subscrito será de quem aparecer. Ora, como sabemos quase ninguém apareceu a susbcrever os VMOC`s pelo que a SAD Sporting será em breve o que quiserem o BCP ou  o BES. Logo…

Como notas final saliento que se há algo que não se pode acusar Braz da Silva de não ter é vontade e convicção. Não hesitou em deixar a Judite de Sousa a falar sozinha com outro consócio nosso, o Artur Agostinho, certamente para chegar a uma plateia maior. E vontade e convicção serão características indispensáveis a quem se sentar na presidência do Sporting. Por outro lado o tempo concedido dificilmente poderia contribuir para outro esclarecimento,pelo que teremos que voltar a ouvir mais vezes Braz da Silva para perceber melhor ao que vem.

22 comentários:

  1. Pelo menos dar hipótese de o homem se explicar. Aos outros demos 15 anos


    AS VERDADES QUE BRÁZ DA SILVA NÃO DISSE

    http://conselholeonino.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Na TVI24 sempre deixaram o homem falar mais que 30 segundos sem ser interrompido.

    ResponderEliminar
  3. LEÃO PENSADOR:

    "Pelo menos dar hipótese de o homem se explicar. Aos outros demos 15 anos"

    Cada um fala por si...

    ResponderEliminar
  4. Leão Pensador,

    tens de te acostumar de que opiniões contrárias ao autor deste post nem sempre são bem recebidas...

    ResponderEliminar
  5. Ricardo,

    Quando te habituares a ler a interpretar talvez te responda.Antes disso é perda de tempo.

    ResponderEliminar
  6. Leão de Alvalade

    DEMOS foi uma força de expressão que considero que não lhe apeteceu perceber.

    Ricardo

    no fundo nem tive opinião divergente, imagine...

    ResponderEliminar
  7. Eu gostei da forma como o fundo está pensado, e não podemos comparar VMOCs a um fundo que é um género de empréstimo obrigacionista que dá 8%, eu não subscrevi nenhuma VMOC, porque no fundo terminava com acções e ãcções de algo que nunca atribui mais valias, aliás nem é esse o objectivo de uma SAD.
    ´
    Eu este fundo dentro das minhas limitações e tambem com entuito de ajudar o SCP subscrevia, ou vou subscrever se vier a ser criado. Aliás ja n vezes em conversas com consócios nossos sugeri que se fosse criado algo assim poderiamos dar um novo folego á nossa equipa de futebol.

    Claro que aqui temos de ter pessoas com conhecimento de mercado e sabendo onde temos de investir. porque davides luizes ou andersons devem existir de certo por essa américa do sul afora.

    SL
    SPORTING SEMPRE

    ResponderEliminar
  8. LEÃO PENSADOR,

    Não foi não querer perceber.

    É que eu não dei tanto tempo e devo confessar que nem fui dos primeiros a perceber...

    Se o plural se aplica no sentido das decisões tomadas pela maioria e que nos vincularam a todos então aí "demos".

    ResponderEliminar
  9. Se o plural se aplica no sentido das decisões tomadas pela maioria e que nos vincularam a todos então aí "demos".

    Caro amigo, Leão de Alvalade, nem mais...infelizmente para nós...

    ResponderEliminar
  10. Desde que o Roquettismo termine por mim até voto no gajo da pipocas do estádio se este se candidatar...

    ResponderEliminar
  11. Caro Leão de Alvalade
    Vamos ter, claro, de deixar o candidato explicar melhor o conceito do fundo e, sobretudo, aguardar e analisar o regulamento. mas o que ele diz é que já tem os 50 primeiros subscritores, sportinguistas mas também investidores que esperam um retorno (não são mecenas). Não há comparação possível com a subscrição para a SAD. essa evidentemente que ninguém lá põe dinheiro. Pelo que percebi até agora, o fundo é autónomo das contas do Sporting. E só assim se entende que haja quem lá queira pôr o seu dinheiro. Estamos a falar de muito dinheiro, um milhão cada subscritor...

    ResponderEliminar
  12. Ricardol...

    Mais tento, mais tino, caro amigo...
    Õlha q o gajo das pipocas poderá ser um roquetista indefectível... Não podemos fazer análises assim tão simplistas! Olho vivo. Agora é mais necessário do q nunca!

    SL

    ResponderEliminar
  13. A Telles,

    Como é costume por aqui dou-lhe as boas vindas e confesso que é uma honra tê-la por aqui.

    O modelo da entrevista foi concebido para vender audiências,pelo que não foi fácil ao candidato explicar-se.

    O exemplo que dei das VMOC`S não foi no sentido de equiparar dois produtos financeiros tão distintos.

    Certamente não fui claro,mas tentei demonstrar que os investidores que agora se preocupam com o Sporting, e que, segundo o candidato, são Sportinguistas, não se preocuparam com o destino do Sporting quando,por via das VMOC`S o clube ficou sem o controlo da SAD.

    No mais concordo consigo, há que aguardar para perceber.

    ResponderEliminar
  14. LdA,
    Só vi a entrevista da TVI, o extracto da entrevista ao Sol e li o que aí se escreveu.
    Não sendo da área financeira, mas tendo uma calculadora à mão, constatei que o fundo projectado de 50.000.000 para ter uma rentabilidade de 8%/ano para os investidores, tinha desde logo de gerar 4.000.000/ano para remunerar os investidores. Em seguida 85% das restantes mais valias revertiam a favor do clube de modo a permitir o desafogo da tesouraria, que - tanto quanto se percebe - é o calcanhar de Aquiles do quotidiano do Sporting. Mas e se a época não correr bem? Se actualmente já estamos no nosso limite do endividamento junto dos bancos, a equipa directiva terá obrigatoriamente de ter credibilidade e apresentar bons resultados a curto prazo para que tenhamos acesso aos balões de oxigénio que possam ser necessários.

    E se assim é, quem são as pessoas do projecto? Quem são os colegas que o acompanham? É fundamental que isto se saiba, pois, tanto quanto me parece, a viabilidade de um fundo depende muito da credibilidade dos seus responsáveis. Desde logo é indispensável saber-se quem se prevê seja o "seleccionador" dos jogadores e quem serão os "gestores de activos" no quotidiano. O que me leva à minha última dúvida: apesar de politicamente correcta, a resposta que no Sporting os contratos são para ser cumpridos não me diz nada; é certo que não seria elegante dizer "obviamente, demito-o" referindo-se ao PS, ao Costinha ou ao Couceiro. Mas acho que essa aresta tem de ser limada a curto prazo, pois se insistir nesta tecla não haverá ninguém que invista um milhão para comprar jogadores para serem colocados à ordem do PS. Eu pelo menos não o faria.

    ResponderEliminar
  15. "a viabilidade de um fundo depende muito da credibilidade dos seus responsáveis"

    Precisamente.


    Comentário mt pertinente.

    ResponderEliminar
  16. O Brás foi apenas cauteloso no que ao PS e restantes staff directivo (SAD) diz respeito... è hora é de reunir (nomeadamente votos) qd menos gente a espingardar contra melhor. O gajo dá a sensação de ser politico. Com o positivo e o negativo que isso impleica...

    Abraço, caro 10A!

    ResponderEliminar
  17. 10A,

    quanto ao treinador, BS foi demasiado enigmático, o que não acredito que se repita muito mais vezes,porque ele parece apostado em ganhar e assim...

    As questões quanto à rentabilidade são óbvias mas parecem estar a escapar a muita gente, bem como quem serão os restantes elementos da lista. Mas estou em crer que surpreenderão muita gente, e nem sempre pela positiva, sobretudo em quem diz que não quer ouvir falar em "roquetismo"...

    ResponderEliminar
  18. Concordo com quase tudo o que diz o 10A. Há que dissipar muitas dúvidas. Temos tempo. Mas, para já, é um sinal de esperança e ideias novas, que bem precisamos.

    ResponderEliminar
  19. Virgílio e LdA,
    Eu também achei que os punhos de renda para com os actuais "responsáveis" pelo futebol do Sporting vão durar apenas até ao momento em que outras candidaturas apareçam, ou então até ter compromissos firmados com quem o possa acompanhar. No entanto, acho que poderia começar já a colocar alguns pontos nos iis, nomeadamente dizendo que "temos de conversar com as pessoas", ou algo mais frontal como "está tudo em aberto".

    Quanto aos restantes elementos da lista, o apoio de primeira hora de A. Abade, o "vigilante" do Roquettismo e outros indícios que tenho lido na comunicação social, levam-me a pensar que este arrufo público com Roquette não é mais do que a expressão prática de um aforismo de Sun Tzu: "Quando próximo, finja estar longe; quando longe, finja estar próximo."

    A ver vamos.

    Abraço de Leão.

    ResponderEliminar
  20. Como é que os candidatos á presidência do SPORTING contratam agências de comunicação, como é que pagam, é que custa caro, muito caro!! O Braz pagou , agora o Lopes, está alguém por detrás, ai está, está... PA. Mas que interesse tem o SPORTING nesta altura em que todos apregoam a falência?

    E mais não digo.

    ResponderEliminar
  21. Em relação ao post discordo de duas coisas, a 1º é esta:

    "o Sporting acaba de abrir mão do seu melhor avançado por não ter dinheiro para cumprir o contrato que com ele se obrigou a cumprir."

    a segunda que discordo totalmente é a seguinte:

    "Ora, como sabemos quase ninguém apareceu a susbcrever os VMOC`s pelo que a SAD Sporting será em breve o que quiserem o BCP ou o BES."

    Como sabemos não Lda, como tu sabes! Porque como tu sabes, temos o prazo de 5 anos para comprar as acções de volta...e mesmo sem accionar essa opção, será sempre o Sporting a mandar nos destinos da SAD (tipo goldenshare). Em relação ao bancos, se o Sporting pagar a tempo e horas, não se metem na nossa vida.

    Em relação à entrevista do candidato, gostei logo da primeira frase quando lhe perguntaram porque é que se ia candidatar, ao que ele respondeu que existem muitos papagaios no Sporting e ta na altura de se chegarem à frente.
    Ve se que tem as ideias, apesar de por vezes meter um pouco os pes pelas mãos (principalmente quando se falou mais na SAD), mas gostei do que fui ouvindo.

    Em relação ao fundo, parece-me exequivel, desde e quando como é obvio, aposte nos "cavalos certos". Porque para garantir 8%, tem de haver vendas. Fico com a ideia que deixamos de controlar tanto os timings em que vendemos os jogadores, mas pelo menos vamos ter dinheiro para ir buscá-los. E como o fundo irá estar fora da SAD (pelo que percebi do candidato), será mais apetecivel...porque rentabilidade de 8% ao ano...é muito bom.

    Basicamente vejo nele um Sousa Cintra um pouco mais evoluido, mas gostei do gajo!!!

    Mas ainda é cedo para fazer uma analise mais profunda!

    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)