quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Entre Glasgow e Lisboa

O Sporting joga logo no Ibrox Stadium a primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa, depois de, em termos de resultados, ter tido uma participação satisfatória na fase de grupos. Encontra pela frente uma equipa apeada da Champions e que também ela vive momentos de menos fulgor, apesar de ainda estar a disputar o título escocês, encontrando-se neste momento a 5 pontos do Celtic, mas com menos 2 jogos que os arqui-rivais. A campanha na Champions League foi decepcionante, apesar do excelente começo, com o empate sem golos conseguido em Old Trafford, seguido de uma vitória magra (1-0) com os turcos do Bursaspor. Mas o resto da carreira ficaria marcado por apenas mais dois empates - um em casa com o Valência e fora com os turcos -e a derrota da ordem com o United bem como a copiosa derrota no Mestalla. Os 3-0 de Valência foram a excepção que confirma uma regra que o Sporting já conhece desde os tempos de Paulo Bento, quando nos cruzamos pela última vez com os homens de saias: é uma equipa que sofre poucos golos, que joga de forma compacta atrás, pontuada por uma defesa a fazer lembrar o pinhal de Leiria. Marcar um golo na Escócia poderá ser decisivo, pese embora a ideia que, da forma como a equipa do Sporting joga, particularmente quando incumbido de defender e pressionar o adversário, o Rangers marcará cá e lá, sendo por isso muito dificil de prever o desfecho da eliminatória, que perspectivo ser marcada por dois jogos de baixa qualidade.

Mas a viagem até à Escócia fica para já marcada pela revelação, nada surpreendente, diga-se, de que Vukcevic se recusou a jogar a 2º parte do jogo com o Olhanense. Mas se não é nenhuma surpresa uma atitude como esta por parte do montenegrino ( se tivesse um cérebro até poderia ser um bom jogador),o mesmo não se poderá dizer ao ver o seu nome na lista de jogadores que fizeram a viagem à Escócia, mesmo que seja para ficar na bancada. Esta aparente impunidade é indiscutivelmente um mau exemplo, abrindo uma porta a casos semelhantes, que terão que ser sentenciados de forma idêntica. A menos que se tenha entendido que Vukcevic, pelo (não) que estava a fazer em campo, prestou um bom serviço  ao dar lugar a quem tenha mais disponibilidade para contribuir para a equipa. E em relação a este caso fico sem perceber quais as vantagens da sua divulgação pública, que, em última análise, apenas contribui para desvalorizar um jogador numa futura transferência, tendo em conta que o Sporting pouco ou nada pode contar com ele. Será essa a estratégia por trás da atitude do montenegrino?

Da Escócia chegam-nos também ecos do protesto do Sporting relativamente ao relatório de Olegário. Que o árbitro é não só incompetente mas também desonesto já todos sabemos. Há poucos clubes em Portugal que não tenha queixas deste incapaz o que revela bem a sua maleabilidade perante os ventos dominantes, cujos favores são pagos na sua chegada a internacional, que depois devolve em prestações vexantes que ridicularizam o futebol português. Tivesse Vitor Pereira pelo menos vergonha, já que o brio é o que se sabe. Faz bem o Sporting em protestar os seus direitos e dar conta pública disso. Couceiro, que terá tido papel fundamental na resolução do imbróglio Izmailov, demonstra que muitas vezes basta fazer o óbvio e usar de bom senso.

Mas é em Lisboa que se continuam a concentrar as atenções dos Sportinguistas, por via do período eleitoral. Ontem ficou-se a conhecer a disposição de Zeferino Boal em apresentar-se a eleições, marcando essa vontade com a necessidade de implementar um "novo paradigma". O antigo dirigente ao tempo de Jorge Gonçalves e Sousa Cintra é apoiado por Abrantes Mendes. Chega-nos ainda a intenção de unir os sócios e alterar a politica desportiva, falta saber como se propõe a fazê-lo e com quem.  É nessa altura que se justificarão os comentários porque, tal como Bruno Carvalho e  ao contrário de Dias Ferreira, não tem um percurso público, ligado ao Sporting, que me permita perceber a sua linha de pensamento.

A A.A.S. enviou-nos um comunicado que aqui reproduzimos:

6 comentários:

  1. Jogo perfeitamente ao alcance do Sporting.
    Será uma boa vitória, esperemos, 0-2, com golos de André Santos e Saleiro.

    Sobre o comunicado da AAS ...

    ResponderEliminar
  2. Bem, vamos por partes.
    Hoje estou à espera de um empate.
    Sobre Vukcevic, resta saber se ele se "recusou" a jogar a 2ª parte, por perceber que não estava a dar nenhum contributo à equipa ou porque amuou porque não o deixam jogar como ele quer. Se tivesse sido dito publicamente que o Vukcevic não quis jogar a 2ª parte para dar o lugar a outro colega que pudesse ajudar melhor a equipa, já faria sentido.

    Sobre o protesto em relação ao relatório, nada a dizer. É bom que o façam, mas não vai dar em nada.

    Sobre Zeferino Boal, esperemos que apresente o seu programa e pessoas.

    ResponderEliminar
  3. Atenção MM,

    Que o caso do JJ não teve sentença, porque ainda está a ser julgado. As testemunhas já foram ouvidas, mas falta finalizar. Burocracias à portuguesa. Podemos esperar o castigo, provavelmente, quando a época acabar.

    ResponderEliminar
  4. Mike,
    Não me lembro já onde li mas ficou-me um apontamento interessantíssimo que era basicamente isto: o JJ ter agredido o jogador do Guimarães vale o que vale. É grave claro mas não sou muito apologista que se castigue esse tipo de coisa. Não foi no jogo, não influenciou o jogo, ninguém morreu e o jogador do Guimarães de certeza que não ficou afectado pela situação.
    Reles reles é a típica desculpazinha, a falta do assumir. "Fui provocado", "limitei-me a responder". Isto mete nojo, este espiritozinho tão entranhado no futebol.
    O Jesus devia levar 9 meses de castigo. 1 mês por não ter assumido o acto, e 8 meses pela desculpazinha manhosa que adiantou.

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente com o futebol que temos, hoje em dia nunca me sinto muito confiante para os jogos. E aliás, a campanha europeia deste ano, só foi boa em termos de resultados pois, para mim, as exibições foram muito descabidas e inconsistentes apesar de alguns bons resultados.

    Sobre Vuk pouco há a dizer. Falta-lhe mesmo o cérebro. E concordo q se o tivesse podia dar um óptimo jogador. Tem técnica, força e raça mas demasiadas vezes falta-lhe os miolos em situações de jogo e fora do mesmo. Além da disciplina que é um problema constante nãpo o acho um jogador inteligente a jogar.

    Finalmente alguém dentro do Sporting parece que trabalha. Couceiro teve certamente o dedo no caso Izmailov e parece-me bem que tenham encontrado uma solução para o problema pq é preciso dar uma imagem positiva nos conflitos e valorizar os activos. Sobre o Olegário, finalmente também, alguém se impõe contra os que prejudicam o Clube. A juntar ao que Couceiro já disse, era preciso lembrar o que a AAS disse no comunicado. Vemos os corruptos e os merdosos a falar dos podres uns dos outros, então porque não lembramos também esses casos deles para nos defendermos??

    Zeferino Boal parece-me que noa tem a mínima chance na corrida à presidência. Mesmo com um bom programa. Só mesmo se trouxer algum árabe cheio de papel é que pode atrair as atenções.

    ResponderEliminar
  6. LdA,
    Estou de acordo com tudo, e venho apenas reforçar o que dizes sobre Vukcevic. Foi um dos poucos jogadores a entusiasmar-me nestes últimos anos, mas desde há muito que o risquei das soluções para qualquer problema dentro de campo que o Sporting apresente. Fora de campo, continua com um comportamento inaceitável. Não tenho razões para duvidar do que Paulo Sérgio disse, por isso entendo a convocatória como uma atitude que impede o Vukcevic de fazer aquilo que provavelmente queria: ficar em casa descansadinho. Para mim Vukcevic acabou, e não é de agora.

    Abraço

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (13) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (94) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (72) Batota (19) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (5) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)