domingo, 20 de fevereiro de 2011

Ao pé do Sporting o carnide não é nada


Do nosso lado estará Paulo Sérgio. Do outro Jesus. Aquele que serve a freguesia de Carnide e o seu desportivo, e não o da Galileia, obviamente. Torsiglieri, Evaldo, possivelmente Maniche, possivelmente Yannick, ou Polga ... todos eles do nosso lado. Saviola, Aimar, Coentrão, Javi, Gaitan e Cardozo, do outro. Roberto, o Roberto estará também do outro lado, importa não esquecer. O Levezinho, esse, já não estará.  Mas está o Rui Patrício, o Daniel Carriço, o João Pereira, Hélder Postiga, Valdés, Pedro Mendes e o André Santos. Estes estarão. Ainda do nosso lado, estarão 12 pontos de desvantagem, muitos empates, muitas derrotas, muitos problemas ... demasiados problemas. Estarão 2 ou 3 épocas de futebol miserável, escasso em qualidade, ausente de chama e muito curto de resultados. Estará a memória recente de uma classe de dirigentes que tudo faz para nos envergonhar. Com sucesso, diga-se. Dirigentes rápidos a vender e a dispensar o bom, e igualmente rápidos a comprar e chamar o mau. Estará em campo, amanhã, uma fome grande de qualquer coisa boa, e a esperança num resultado diferente daqueles que o passado muito recente nos tem oferecido. Tudo isto estará do nosso lado, e tudo isto penaliza-nos. Penaliza-nos bestialmente. 

Do outro lado, estará uma equipa saudável, apesar de quase arredada da disputa do título. Uma equipa que joga bom futebol apesar de uma sofrível e envergonhada participação na Liga dos Campeões. Envergonhada, sim, porque vergonhosa deixa de se-lo quando se repete ao longo do tempo. É um problema de condição, ajuste ao contexto, faz parte da vida. Por vezes, temos a tentação de achar que o Benfica envergonha o futebol português, mas por vezes sinto que tal assumpção é um erro. O Benfica, e o Porto, já agora, não envergonham nada nem ninguém, mais. Os primeiros no campo, principalmente, mas também fora dele. Os segundos, fora do campo, em exclusivo, e num registo muito superior ao dos primeiros, diga-se também. Não envergonham - uns e outros - por um motivo simples: os seus contextos são esses. Faz parte daquilo que são, enquanto clubes. É assim que os conhecemos e nem daqui a 200 anos serão alguma ou qualquer coisa de diferente. Todavia, e apesar de fenómenos clubísticos, amanhã apresentar-se-á em Alvalade uma boa equipa de futebol. Uma, pelo menos, marcará presença. A do Benfica. É este facto é impossível negá-lo. Se aparecerá uma segunda, teremos de esperar para ver. Nós, infelizmente, não lutamos internamente por nada, ou se lutamos é por um quase-nada. Do mesmo modo, se fora de portas lutamos futebolísticamente por alguma coisa, apenas o futuro próximo poderá sobre isso dizer-nos qualquer coisa. O Benfica, não. O Benfica luta por objectivos internos e agarra-se a uma pequena esperança. Pequena, mas existente. Este Benfica, aquele Carnide de quase-sempre aparecerá diferente amanhã em Alvalade. Quase-sempre, porque melhor, sem dúvida. Melhor preparado, munido de excelentes futebolistas e de um excelente treinador. O Sporting, está no estado que todos conhecemos. Está também ele diferente, mas para pior. Muito pior.

Este é o contexto do jogo. Um contexto em tudo idêntico ao do ano passado. Sporting enfraquecido.Carnide fortalecido.

O que é que nos resta então?

Para além de um jogo que servirá apenas para ganhar ou perder mais ou menos 3, 2 ou 1 ponto que não nos farão avançar ou recuar do sítio onde estamos, o que é que nos resta? Resta aquilo que todos muito bem conhecem. A procura por um resultado bom num jogo especial, porque emotivo. Se-lo-á sempre, não existem sobre isto dúvidas. Nem que o Carnide amanhã aparecesse em 6º lugar ou fora da Europa, nem aí, nesse hipotético, absurdo e muito improvável cenário ... ... a sua recepção far-se-ia de modo diferente. Restam os contornos de um jogo especial, portanto. Resta-nos isso. E resta-lhes isso. Resta-lhes, a eles, claro. Respeitar a camisola que vestem, e o símbolo do Sporting que usam, respeitar a memória do Clube e de todos aqueles que brilhantemente o serviram antes de si. Respeitar-nos ... nós, adeptos, porque merecemos esse respeito e essa consideração: temos uma história ilustre, ganhadora, ímpar em Portugal, vasta, larga e longa, no tempo. Tempo demais e suficiente para que cheguemos ao dia de hoje perfeitamente capazes de acolher e digerir sucessos, bem como insucessos. Estes, títulos e vitórias, são fáceis de somar e fáceis de entender. 

O Sporting há mais de 100 anos que não faz outra coisa, em Portugal e no resto da Europa e mundo. Aquilo que no Sporting nunca é fácil de encaixar são falhas outras. Faltas de respeito ou comportamentos indignos ao serviço do Clube e da sua história. Tudo o mais, cada um de nós terá, sobre amanhã, a sua pessoal dose de favoritismo e crença num bom resultado. No fim do jogo cá estaremos todos para contar como foi. Uma das vantagens de ser-se e pertencer-se a um Clube com a grandeza do Sporting é a de que frequentemente, em Clubes desta nossa singular espécie, os estados pouco dizem. A camisola e o símbolo pesam muito, e pesando, fazem-se sobrepor a momentos, condições e eventuais fraquezas ...

A equipa do Sporting e os seus jogadores que tenham isso em mente, amanhã, e que se lembrem da quantidade de gente que por eles sofre. Se o fizerem, tudo ficará mais fácil, porque estarão cientes da noção e do significado que para muita gente terá o próximo resultado, e a próxima vitória. Que não desperdicem e passem ao lado desta oportunidade ... porque ela é uma honra, uma honra como mais nenhuma existe. Muito mais do que um desafio, problema, ou algo que nos amedronte. O carnide, ao pé do Sporting, não é nada.

Texto da autoria do nosso amigo e leitor MM

13 comentários:

  1. que video!!

    porra que isto arrepia.

    "A equipa do Sporting e os seus jogadores que tenham isso em mente, amanhã, e que se lembrem da quantidade de gente que por eles sofre"

    Spooooooooooooooooooooooooooooooooorting

    ResponderEliminar
  2. grande video. grande música. GRANDE SPORTING.

    Fiéis até à morte !

    ResponderEliminar
  3. MM,
    Grande texto, grande vídeo!

    "O Benfica, e o Porto, já agora, não envergonham nada nem ninguém, mais. Os primeiros no campo, principalmente, mas também fora dele. Os segundos, fora do campo, em exclusivo, e num registo muito superior ao dos primeiros, diga-se também. Não envergonham - uns e outros - por um motivo simples: os seus contextos são esses. Faz parte daquilo que são, enquanto clubes." Lapidar.

    Quanto a nós, que amanhã os Deuses do futebol iluminem os nossos como iluminaram tantos heróis do nosso passado.

    ResponderEliminar
  4. The Cure,
    Por mais simplista que possa parecer, é aquilo que faz toda a diferença. Razões para amanhã o Sporting não ganhar, existem mais do que muitas. E ainda que fossem poucas, existiriam sempre algumas. Mesmo que fossem nenhumas, existiria sempre uma: medo de ganhar.
    Por isso, aquilo que 4 ou 5 jogadores do Sporting amanhã têm de fazer é aquilo que nós temos de fazer, sempre: preocuparmo-nos com a singular e exclusiva razão que serve tudo, o bom, e o mau, e essa razão é só uma, aquela que dizia Joseph Hilaire Belloc em Birmingham: o riso e o amor dos amigos. Só isso. E para os jogadores do Sporting, nessa categoria, nós entramos. Temos uma forma muito única de viver o Sporting. Aquilo que muitos dizem da lealdade, fidelidade, capacidade de não virar as costas mesmo que nos dêem 18 anos de motivos para o fazermos, tudo isso existe e faz parte do Sporting. Derbys-wise, na tarde dos 7-1 os adeptos do Benfica certamente desagradados queimaram cachecóis e bandeiras do Benfica nas bancadas de Alvalade. Algum de nós o faria? Nunca, jamais em tempo algum. O Sporting é um Clube diferente por nossa culpa, porque nós somos intrinsecamente diferentes. Temos um amor infinito pelo Sporting, e esse infinito amor pelo Clube fá-lo estender-se em forma de amizade aos seus jogadores. Todos eles, enquanto por lá estiverem, são os nossos, e se são os nossos não são piores do que ninguém. Por isso, se eles amanhã tiverem presente e se preocuparem exclusivamente com os seus, a sua família, nós e a nossa alegria, ficarão sem duvida mais perto de ganhar, porque não nos irão negá-la quando está ao seu alcance dá-la.
    Podemos perder por vários motivos, sem dúvida.
    Mas se não tivermos o motivo certo, também não ganharemos. Amanhã ou noutro dia qualquer. Foi assim que o Sporting se construiu, motivos bons, com raízes em gente boa, práticas justas e boas, sentimentos nobres e honrados.

    10A,
    Que assim aconteça. Em heróis, nomes, jogadores, equipas e formações do Sporting, campeonatos, jogos e disputas, disse o João Pedro Varandas certa vez que os heróis nunca saem na frente, e nunca são os favoritos. Tantos e tantos, a jogar futebol e a jogar tantas outras coisas, diferentes. Muitos, como Francisco Stromp ou Jesus Correia, a jogar tudo ao mesmo tempo. Pudéssemos fazer diárias viagens ao passado e não teríamos tempo nas nossas vidas para revisitar tudo aquilo que mereceria ser visto. É uma pena e dá que pensar porque devem ser milhentos os episódios, factos, feitos e nomes a eles associados que mesmo nós - adeptos do Sporting - desconhecemos, e que nunca teremos oportunidade de conhecer. Seja como for, voltando aos heróis, amanhã é um bom dia para isso. É um dos tais momentos. Eles que busquem nas camisolas e nas bancadas os tais motivos certos.
    E sejam heróis.

    Leão de Alvalade,
    Amigos sem dúvida.

    Abraço a todos.

    ResponderEliminar
  5. Leão de Sta. Engrácia,
    E nem aí deixaremos de ser sportinguistas ...
    Relva,
    Pois o futuro do Sporting está mesmo no seu passado. Se quisermos no tempo presente multiplicar no Futebol as conquistas, é mesmo isso que precisamos de fazer. Ir às práticas do passado e repetir, fazer igual ... fazer igual às práticas que nos fazem hoje - 40 e tal anos passados sobre apenas 4 ou 5 campeonatos ganhos - ter somente menos 10 daquele que tem mais, ou menos 5 daquele que nos últimos 30 anos ganhou 25 ou 26.
    Está ao nosso alcance, mas para isso precisamos de ter no clube gente de calibre semelhante ao de outros que o serviram no passado. Nos seus comandos, sobretudo, porque quando assim é tudo o resto aparece naturalmente.

    ResponderEliminar
  6. Grande texto do amigo MM. Lúcido, acima de tudo, mas tb motivador. Assim a malta saiba aproveitar.

    Amanhã: Sporting 1 os outros 0

    ResponderEliminar
  7. MM:

    Mais uma vez inspirador. O vídeo com todos aqueles heróis leoninos enche-nos a alma. E alguns trechos do texto fazem-nos realmente acreditar que, mesmo momentaneamente por baixo, somos melhores que o Carnide e que amanhã isso será mais uma vez exemplificado em campo.

    Um senão... Acho, não estou certo, mas o Valdez está lesionado e não podemos contar com ele desta vez.

    Gde abraço e Parabéns pelo excelente post.

    ResponderEliminar
  8. DUX XXI,

    Tais palavras e prognóstico vindos de ti, vindos de alguém que de certeza conhece fenómenos muito particulares de orgulho associado a um clube e/ou região, e vindas também de um adepto da Associação Académica de Coimbra, honram-nos. Muito.
    No caso do Sporting o orgulho não esta associado a uma região ou visão politica mas, associado a fenómenos de certeza sociais, e desportivos. De certa forma uma existência enquanto Clubes que origina comportamentos de natureza algo semelhantes, entre si, Sporting e Athletic Bilbao, naquilo que é a preservação de uma espécie. Preservação essa, no Sporting, associada a 2 coisas:
    - Ser-se sportinguista e manutenção de uma conduta muito própria enquanto tal, e ...
    - Preservação do jogador que é formado e educado dentro de portas, no Sporting.
    Nesta perspectiva, podem encontrar-se semelhanças, porque ambos os Clubes fazem nascer entre os seus adeptos sentimentos muito particulares, diferentes dos demais, ainda que com raízes profundamente distantes entre si, como é evidente.

    Abraço forte, caro.

    Virgílio,
    Valdes, Evaldo, o Yannick se calhar ... uma vez que jogou quase hora e meia na Escócia e considerando que vem de uma longa paragem por lesão. Há 3 ou 4 cartas fora do baralho. Enfim, veremos. Quando o jogo começar só fará falta quem lá estiver dentro. Um abraço forte caro Virgílio. E sim, somos melhores, seja lá qual for a perspectiva por que olhemos, somos melhores. Numero de títulos, espécie desses titulos e conquistas. Adeptos, formas de ser-se. Tudo. É a diferença entre o dizer-se que se é melhor, e o ser-se de facto melhor.

    Dizer e cantar é muito fácil, ser, é bem mais difícil. Mas que eles cantam e apregoam muita grandeza lá isso fazem-no ... talvez amanhã dancem um bocadinho também.
    Alvalade pode ter esse efeito, temos de esperar para ver.

    ResponderEliminar
  9. DUX XXI,
    Bilbau e Associação Académica. Associação Académica estou certo. Bilbau, deduzo. Corrigir-me-ás se estiver enganado, mas pelo que vou lendo teu acho que não estou.

    ResponderEliminar
  10. Vejam e divulgem
    http://oantilampiao.blogspot.com/2011/02/de-pequenino-se-dopa-o-menino.html

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (5) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)