terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
27 comentários:
Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.
Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.
A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.
Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.
Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.
Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.
"Dizem que há em cada 10 portugueses, 6 são do Benfica. Pois eu, acho que somos 7". Paulo Futre
ResponderEliminarLdA:
ResponderEliminarEstas eleições prometem e a lista liderada pelo DF ainda mais... Por falar em folcore:
O cantor (DF) e o bailarino (PF) já existem. Falta contratar o gajo das maracas...
Será que o JEB prescinde de um tempinho do seu futuro emprego no BES para conduzir umas AG's do SCP? Pelo menos já tem experiência... a segurar no instrumento... musical, claro... E em folclore, então, nem se fala!
Não seria um trio e pêras?!
LdAm
ResponderEliminarIsto, de facto, torna as coisas interessantes... ainda que haja uma probabilidade nada negligenciável de deixar de pagar as minhas quotas depois das eleições.
Se o Dias Ferreira finalmente for adiante, o que eu duvido mas no que ganha músculo com o eventual acordo com o Futre, há outro que se juntará a ele sem sombra para dúvidas: Sá Pinto. E aí haverá muito jubaoléu a achar que está encontrado o caminho da salvação.
Parece-me que, pelo menos, um anúncio desta natureza precipitará a formulação e anúncio das listas, com todos a pretender mostrar trabalho.
Tenho medo do que poderá vir a acontecer. Mas um clube com Dias Ferreira e Futre jamais me representará.
O Sporting precisa de pessoas capazes. Não de reciclados.
PLF,
ResponderEliminarJuntar o Sá Pinto aos outros dois estarolas apesar de tudo, parece-me injusto.
Agora só por milagre é que isto acaba bem.
E já temos a frase da campanha!
ResponderEliminar"Espero ver o Benfica campeão para o bem de Portugal. Porque dizem que em cada 10 pessoas, SOMOS 6 do Benfica e acho que SOMOS 7. Portugal não atravessa um grande momento e um título do Benfica deixava o país durante algumas semanas muito bem disposto."
Futre à saída do Estoril Open!
http://www.conselholeonino.blogspot.com/
Dias Ferreira considera o Futre um símbolo do SCP...boa! Cada vez me causa mais aversão este PMAG.
ResponderEliminarPor outro lado, não deixa de ser coerente. Depois de ter sido o advodgado de defesa do CQ contra o SCP, porque não ir buscar quem nos trocou duas vezes?
Epá!!! Isto começa a ficar interessante ! Ao menos o DF está a começar a animar as coisas, pode ser que assim as outras candidaturas se comecem a mexer em vez de estarem á espera de ver os outros a darem tiros nos pés.
ResponderEliminarAo mesmo tempo sugere-me alguma confusão, sem recorrer a nenhum dos candidatos ou potenciais candidatos com os quais não me identifico, eu, não consigo apontar um nome , nem para presidente nem para vice, nem para diretor desportivo. Conseguem vocês?
FCS,
ResponderEliminarnão os estou a meter no mesmo saco por auto-recriação. É porque a proximidade do DF com o Sá Pinto é bem conhecida e não acredito que, se for convidado, o Sá Pinto rejeite.
Se eu já não apreciava a candidatura isolada do homem, pressinto que à medida que forem surgindo os nomes ligados à sua candidatura (tal como agora o de Futre) ainda menos vou gostar desta sua jornada pela presidência do Sporting...
ResponderEliminarSL
Eu ainda estou incrédulo... o Futre!?! A sério? O Futre!?! De que lampiónica figurinha, "encornado" assumido, o Dias Ferreira se foi lembrar...
ResponderEliminarParece que o Dias Ferreira é da mesma safra do outro que disse “Estou cheio de nódoas negras, mas com vontade de apanhar mais porrada”.
PLF,
ResponderEliminarSendo assim também podemos pensar que o Queiroz será o treinador....
Deteste o Paulo Futre, por mim fechavam as portas de Alvalade a este gajo, nem aos jogos deveria ser permitida a sua entrada.
ResponderEliminarEm relação à candidatura do DF, é mais uma.
O que acho muito estranho, é aparecerem quase sempre os mesmos nomes.
Eu cheguei a pensar que, apartir do momento que o JEB pedisse a demisão, iriam aparecer 10 candidatos logo no dia seguinte.
Mas não aparecereçam porquê??? Onde andam aqueles iluminados, cheios de ideias milagrosas, que resolveriam os problemas do Sporting em 3 tempos???? um eu sei onde está, foi parar a uma lista que defende totalmente ideias opostas ao que defendeu na sua anterior campanha. Mas com aquele ar de don corleone, não se podia esperar grande coisa.
Mas por outro lado percebo que algumas pessoas, por muito Sportinguistas que sejam, tenham medo em avançar. Porque pessoas com algum sucesso na sua vida pessoal e até com alguma reputação no mercado, podem ve-la transformada em lixo, se as coisas não correrem bem nos primeiros 6 meses.
Por isso, e com muita pena minha, os candidatos não vão passar disto, do que tem aparecido até agora.
Aguardemos pelo dia 26 Março.
SL
Gosto pouco do Futre e nada do Dias Ferreira, mas quando ele diz "...acho que SOMOS 7", foi apenas uma má construção da frase, típica de quem está fora há muito tempo. O "somos" é uma referência aos portugueses no geral.
ResponderEliminarSL
Porque é que Dias Ferreira e Paulo Futre não podem fazer uma boa equipa? Por acaso serão assim tão piores que LFV e Rui Costa? Caros Sportinguistas atentemos nos programas e não nos nomes. Bettencourt e Costinha também pareciam muito bem a muita gente e vejam no que deu...
ResponderEliminarMais uma vez insisto, o que interessa são as acções e não os nomes. Aí DF e PF partem iguais com todos os outros. Mas para muitos de vocês que são fantásticos no vosso sofá, já partem com desvantagem. Que inteligentes que somos...que sábios...pena que tanta massa cinzenta não seja posta ao uso do clube.
Caros:
ResponderEliminarPara o regabofe ser completo só falta que daqui a pouco o ROC apresente a sua candidatura à presidência... E, sei lá, avançar com um Jorge 'Gnu' Costa para Director Geral como trunfo... :)
Verdão,
ResponderEliminara nossa massa cinzenta só não é posta ao serviço do clube se o clube não quiser. As ideias estão publicadas, estão no domínio público e portanto não pertencem a ninguém, estão acessíveis à distância do tal clic e de qualquer parte do Mundo.
Portanto, se em vez de falsos moralismos nos dissesse quais são as ideias do Dias Ferreira, esse que teve mais do que uma oportunidade semanal de as apresentar (além de achar que alguns sportinguistas são filhos de pai incógnito) ou do Futre, e julgo poder falar em nome de todos, agradeceríamos o esclarecimento.
Sobre a radical separação entre programas e nomes, lamento mas não pode ser feita. A inexistência de um programa é indício de incapacidade, mas a inexistência da capacidade de dizer qualquer coisa de inteligível é igualmente reveladora de incapacidade.
Porque uma parte do programa consiste na sua aplicação prática, na razão da adopção daquelas medidas em vez de outras e na convicção no que é sugerido. Dias Ferreira poderia ter o programa mais unânime e não deixaria de ser um imbecil.
Aqui a massa cinzenta de alguns prefere esperar que a qualidade dos programas seja acompanhada da qualidade dos proponentes do programa. Tão pouco estes sábios do sofá se deixam enganar por fundos, promessas vazias, nomes sem substância ou artifícios para distrair palonços.
A melhor arma dos sábios do sofá é a memória. A memória responsabiliza. Permite distinguir aqueles que não se reviam nem na liderança proposta nas últimas eleições, nem nas (poucas) ideias avançadas. Sabe também distinguir aqueles que apesar de não se reverem na liderança, caucionaram algumas das ideias avançadas.
A memória e a responsabilidade.
Quando no Sporting se aceitar que a impunidade não é qualquer coisa de aceitável no desporto, teremos um Sporting melhor. Quando houver memória ou responsabilização, não haverá Dias Ferreiras que subsistam, esmagados pela incompetência, incoerência e incapacidade. E como o Dias Ferreira, tantos outros.
No dia em que no futebol houver responsabilidade, talvez os sábios saiam do sofá.
“No verão de 1984, os leões vão ás antas e pescam dois jogadores: Jaime Pacheco e Sousa. O fcp retalia e tenta contratar dois jovens craques em Alvalade com salários bem superiores aos que tinham na altura.
ResponderEliminarUm recusa porque diz que é sportinguista deste pequenino, o outro aceita.
O que recusa chama-se Litos, o que aceita chama-se Paulo Futre.”
In - As Manobras de Pinto da Costa
Agora tirem as vossas conclusões.
Já para não falar da sua passagem pelos avermelhados. Com sportinguistas destes não precisamos nós de inimigos. Abram os olhos na altura do voto, caso contrário será o nosso fim.
Roquetismo? Nunca mais!!!
tomem com imagem e som!
ResponderEliminarhttp://videos.sapo.pt/qQ7qBZNhmbIuFMS6zrW2
tenho uma questao:
ResponderEliminaraté agora todos os nomes de uma maneira ou de outra( seja por alguem que esteja relacionado com a continuidade, seja por terem alguem que nao agrade, seja pela falta de experiencia)nenhum serve.
entao pergunto: quem servirá?
A escolha de Dias Ferreira não me espanta, e é até natural! É alguém à imagem dele. Um bronco sem actividade profissional (activa) conhecida e que oportunistamente aproveita qualquer poleiro que lhe apareça!
ResponderEliminarPLF
Nível. Esse comentário teve grande nível!
SL
Sobre Dias Ferreira (DF) e Paulo Futre (PF) 2 comentários:
ResponderEliminarDF: Uma espécie de invertebrado ao serviço de quem o "contratar" independentemente de ser Continuidade, Ruptura, Progresso, Oposição, Aventureiro ou Gestor de Topo! Dias Ferreira é o oportunista de serviço! Já defendeu acerrimamente a Auditoria, mas passados uns meses dizia que já não era necessária...!
Mas aquilo que mais critico em Dias Ferreira é contraditoriamente aquilo de que ele mais parece orgulhar-se: a sua postura ética e moral!
Quem assistiu ontem e noutras vezes ao "Dia seguinte" ouvia os sucessivos auto-elogios que DF proferia ao assinalar que só depois de cessar funções é que anunciou a candidatura. Ora quem é intelectualmente honesto, a partir do momento em que fosse eleito como Presidente da A.G. do SCP, deveria suspender de forma automática a sua participação nesse programa de TV. Mas são umas largas dezenas de euros/programa que dão um jeitão, para além da notoriedade e prestigio que se granjeia junto do Zé Povinho. Ninguém percebe a flagrante promiscuidade: às 2ªs. 4ªs e 6ªs sou o adepto de bancada! E às 3ªs, 5ªs e Sábados sou o Dr. DF, Presidente da A.G. do SCP, que é "só" a 1ª figura do clube na hieraquia do Sporting! Bonito serviço não é? Enfim que se lixe a ética e a moral que isso é para os tótós...! Viva o Sporting e Viva o Projecto...de quem lá estiver!
Em suma Dias Ferreira é o tipo de "dirigente cancerígeno" que urge VARRER do Sporting e do espaço mediático duma vez por todas!
PF: Foi, com excepção de Maradona, o melhor jogador de futebol que vi jogar na minha vida.
Como dirigente, empresário(?), homem do futebol, Sportinguista(?), gestor desportivo, director de recursos humanos, comentador, etc... é na minha opinião - totalmente pessoal e subjectiva - um ZERO À ESQUERDA, um erro de casting total!
Não o vejo de todo como um símbolo do Sporting, assim como não vejo o Figo. Para mim sempre foi Portista, Atlético Madrid e um mercenário. Aquele desvio na 2ª circular em 1993 quando teria tudo acordado com Sousa Cintra para regressar ao Sporting, foi para mim, o fim das ilusões quanto ao suposto Sportinguismo de PF.
Em resumo: DF e PF estão bem um para o outro.
Caro PLF
ResponderEliminar1.
Às ideias que estão publicadas por todos os blogs, falta apenas um pequeno detalhe, como serão financiadas. Aqui nunca vi ninguém oferecer soluções. Não tenhamos dúvidas que a maioria das acções que qualquer sportinguista imagina razoáveis têm custos…mas já todos também sabemos que a SAD não tem um único chavo para gastar neste momento. Desenganem-se aqueles que propõem contratações, remodelações do estádio, treinadores de renome, equipas B. Não há dinheiro.
2.
Não sei quais as soluções de DF, disse-o no post, mas disse sim que devemos aguardar pelas mesmas, antes de criticar. Parece-me óbvio.
3.
Sobre a imbecilidade de DF, é a sua opinião e concordo que partilhada por muita gente. Mas já agora, caro PLF diga-me o nome de um Sportinguista que não seja imbecil, que podia ser um bom presidente.
4.
A melhor forma de garantir que a “qualidade dos proponentes” não afecte o seu desempenho é a existência de um programa, que pelos visto o PLF não pensa ser importante para avaliar os mesmos.
5.
A arma da memória é útil se for usada para construir algo de novo, mas não para destruir algo que ainda nem sequer começou.
6.
Os “sábios” nunca saem do sofá, meu caro PLF. Nem do sofá, nem da sombra.
7.
Não sou mais apoiante da candidatura de DF do que de qualquer outra. Mas defenderei todas, pelo menos até que apresentem a equipa e o programa. Não tenho os poderes dos sábios de antever as desgraças, por isso espero. Como aliás esperei para ver o programa de Bettencourt que nunca passou de uma papel A4 genérico. Não votei na sua lista, mas os sábios sim. E caro PLF, talvez muito desta unanimidade contra DF seja traída nas urnas com outro tipo de unanimidades…é porque os sábios são muito “mutantes” com aliás deve saber.
Excelente comentário Verdão.
ResponderEliminarSL
Verdão,
ResponderEliminarParece-me que não lê habitualmente o "ANorte" nem certamente o que o PLF já desde o tempo da CL, onde o li pela 1ª vez, defende. Porque senão não teria o trabalho de escrever o ponto 1.
Quanto às soluções que DF proporá cá as esperarei mas basta ver o que o nosso consócio (não) foi capaz de articular anos a fio no seu programa semanal para não dever esperar grande coisa, mais ainda quando chama Futre para executante.
É precisamente por haver memória do que DF tem dito e feito que nos podemos permitir antecipar o que dele se pode esperar. E é por a terem que os "sábios" ou os "visionários" nem precisam de sair do sofá para o saber.
Como é fácil ser sábio ou visionário quando se usa de bom senso e não se prescinde da memória.
Verdão,
ResponderEliminarTenho pouco tempo para alimentar trocas de galhardetes estéreis e ainda menos interesse em mudar-lhe a opinião. Acredite no que quiser sobre o Dias Ferreira, abstenha-se de tecer juízos de valor sobre quem emite opiniões muito fundamentadas.
Sinceramente, o seu comentário só me suscita perplexidade. Tenho-o pelo mentor de um projecto que foi metido na gaveta, aproveitado por rivais e com efeitos estruturantes para o próprio futebol português, que não aumentaria substancialmente os custos do Sporting (teria aliás provavelmente aumentado as receitas), que foi prestado numa base de crítica construtiva. Tenho-o portanto como exemplo do que refere não existir: que alguém ofereça soluções fundamentadas para o Sporting. Daí a minha perplexidade.
No mais, no que não é críptico no seu comentário, parece-me que toma a parte pelo todo: há quem sugira a redução e não o aumento dos custos, há quem sugira que a solução é a adopção de um paradigma e não a concretização de (mais uma) revolução, há quem ache que o Sporting tem de parar para pensar e que os projectos têm de acompanhar as pessoas.
No que me diz respeito, disparou muitos tiros ao lado. Imaginar que me interessam mais as pessoas do que os projectos é algo que me surpreende e que ou foi um grotesco erro meu de comunicação, ou então não partilhamos a mesma definição de "acompanhar". Um, entre centenas, exemplo, encontra-se aqui:
http://bancadanova.blogspot.com/2011/01/importancia-das-ideias.html
(peço desculpa pela auto-promoção, mas isto é completamente ridículo)
No mais, ficámos - falo no plural porque imagino que as dificuldades de interpretação não me sejam exclusivas - sem saber quem são os sábios que não saem da sombra. Eu não sei quem são, se são mutantes, se se alimentam de unanimidades, ou porque nunca saíram do sofá. No que me diz respeito, assumo por inteiro as minhas convicções. No resto, a acusação cai pela ausência de acusado. Queira concretizá-la e se a mim me disser respeito, cá estarei para defender novamente as minhas convicções.
(continua)
Referiu, contudo, dois elementos que são absurdos e que não podem deixar de ser salientados.
ResponderEliminarO primeiro é a referência a que "A arma da memória é útil se for usada para construir algo de novo, mas não para destruir algo que ainda nem sequer começou." É difícil retirar algo de inteligível desta afirmação, o que diz bem da sua sustentabilidade. A sua aplicação ao caso concreto é impossível: a candidatura de DF já começou (porque não começou ele por apresentar as ideias?), a sua candidatura não começou ontem (a vontade e a sua demonstração pública não são de agora) e era só o que mais faltava que uma nova eleição obrigasse a esquecer o passado. Viesse o Vale e Azevedo para ser candidato à presidência do Sporting e teríamos de o julgar apenas pelos méritos das ideias que ainda não propôs? Não me parece. E por isso a mera sugestão de que não se deve ter em consideração o perfil e as ideias regularmente (e infelizmente) comunicadas pelo DF antes da eventual apresentação do seu programa é ridícula.
Em segundo lugar, é igualmente ridícula a sugestão de que apenas interessam as ideias e não os executores. Essa lógica faria qualquer um de nós o CEO ou o CFO de uma multinacional, o que - como é evidente - é absurdo. Quem se propõe como decisor último tem de ter ideias claras, um rumo estabelecido, a compreensão da função e do papel estruturante que tem na vida de uma qualquer organização. E o que DF já nos presenteou relativamente às suas ideias capacitam-no como a pessoa mais incapaz de exercer aquele cargo. Como foi incapaz de exercer condignamente o cargo de PMAG.
Mas o que é verdadeiramente grave nas suas asserções é que o passado não conta. E isso já se tinha percebido no comentário anterior. Na versão mais soft, quem não conta com o passado não aprendeu com ele, não é capaz de agir sobre o presente e compromete o futuro. Numa versão menos soft, é útil a alguns que muitos se esqueçam de opções tomadas no passado, quando o vento soprava em determinada direcção.
Por isso há dias escrevi que o passado responsabiliza. Escrevi que todos erram, mas que há que perceber a dimensão dos erros e que essa é a única forma de aferir a competência de certas pessoas para propor ou para voltar a actuar.
O Sporting será o que os sportinguistas dele quiserem fazer. Eu dou o contributo que posso, de uma forma que me parece não deixar dúvidas sobre quais são as minhas opiniões. Se todos falassem a verdade, se todos assumissem as suas opções, estaríamos pelo menos mais informados.
Dezperado,
Fraquinho.
Não me parece que o Verdão que aqui comentou seja o mesmo que é editor n'"O Sangue Leonino", uma vez que este último termina as suas mensagens sempre da mesma maneira.
ResponderEliminar