terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Coragem e bom-senso

Dificilmente haverá Sportinguista que hoje não se ressinta do resultado do jogo de ontem. São as derrotas com os nossos rivais aquelas que tendem a provocar maiores danos ao nível da auto-estima e no Sportinguista orgulhoso da sua condição de apaixonado por um clube que acima de tudo é - ou foi? - uma forma de estar, um ideal. É por isso difícil nestas horas que as análises não sejam contagiadas pela desilusão e amargura, perdendo por isso objectividade. Nesse sentido, ter perdido ontem está longe de ser uma surpresa, se atendermos a que em Alvalade apenas por 3 vezes e por margem mínima havíamos conseguido a vitória. Surpreendente seria, face à indigência exibicional com que somos regularmente brindados, jogo após jogo, termo-nos superiorizado a uma das melhores equipas deste campeonato e ainda campeão em titulo.

Da derrota de ontem nada de definitivo ficou que não seja a perda dos 3 pontos em disputa. Nunca chegamos a apresentar uma candidatura credível para o campeonato em disputa, resumindo-se desde o seu início  a nossa luta à obtenção do terceiro lugar e porque o Braga deste ano voltou de repente à casa de partida. O último lugar do pódio está longe de estar consolidado, apesar do Guimarães nos estar a facilitar a vida, rejeitando até agora uma vingança pessoal sobre o técnico que os deixou morrer na praia no campeonato transacto. Se a derrota nos belisca o orgulho em nada afecta a grandeza do passado histórico do nosso clube e em nada afecta o futuro. Pelos anos fora teremos uma série infindável de possibilidades de devolver o tratamento com juros e correcção monetária.

O momento actual é perfeitamente passível de ser invertido e já na próxima época, desde que as medidas necessárias e fundamentais sejam tomadas. O exemplo do adversário de ontem, à falta de ideias próprias, pode muito bem ser aproveitado. Ao tempo de Quique Flores os orçamentos também eram insuficientes para dar de comer à ambição de títulos, e recaíam dúvidas, que aos adeptos pareciam legitimas, sobre o valor dos jogadores. A chegada de Jesus trouxe o bom futebol e o titulo mas não apenas porque ele soube contratar bons jogadores e dar um rumo ao futebol dos rivais, mas também porque soube rentabilizar os recursos que estavam disponíveis mas sub-aproveitados. Isto é, foi tão meritório como decisivo escolher novos valores como manter e valorizar o espólio remanescente do plantel que lhe foi entregue. A figura do treinador é incontornável no êxito dos nossos rivais, continuando os seus dirigentes a ser tão bons ou tão maus como eram antes. Possuem no entanto o mérito de não ter desistido de procurar rectificar os erros que foram cometendo, não sucumbindo à tentação de fugir com o rabo entre as pernas para o conforto das suas vidas pessoais. Ninguém é infalível e a diferença entre os bons e os maus vê-se pelo número de decisões assertivas e pela resiliência à adversidade.

Estou absolutamente convencido de duas coisas: i) os próximos dirigentes do Sporting têm de ser gente de grande capacidade de trabalho e dedicação, de grande denodo e intrepidez para aguentarem firmes a visão de todos os cadáveres e armadilhas que se lhes atravessarão no caminho. ii) Mas para fazerem muito melhor do que os antecessores bastará um pouco de bom-senso, que foi coisa que sempre faltou em Alvalade de há tempos para cá. Esse bom-senso seria o suficiente para  escolher treinadores e equipas técnicas que tenham pelo menos dimensão profissional e intelectual para exercerem funções no Sporting. O mesmo bom-senso teria impedido de gastar em Grimi quase tanto como o necessário por  60% de Falcão ou oferecer a nossa camisola a CR80´s, quando formamos CR7´s. E ajudaria muito ter alguém com sangue ligeiramente mais espesso que o das baratas, de forma que se não assista impassível de camarote a cargas policiais sobre adeptos que só são permitidas, quando não promovidas, no nosso estádio. Com esse bom senso e um bocadinho de coragem não estaríamos onde estamos hoje.

Em breve os sócios pronunciar-se-ão. Mesmo que a escolha tenha que ser pelo mal menor será também necessário que todos tenham um pouco da coragem e do bom-senso que tem faltado sempre que, nos últimos tempos, têm sido chamados a escolher. É que depois as lágrimas de crocodilo pela testa acima não só são tardias como ridículas, não é dr?

18 comentários:

  1. Leão de Alvalade,

    Sobre o jogo de ontem:
    "Se a derrota nos belisca o orgulho em nada afecta a grandeza do passado histórico do nosso clube e em nada afecta o futuro. Pelos anos fora teremos uma série infindável de possibilidades de devolver o tratamento com juros e correcção monetária."
    Simples e claro. Ponto final. É complicado digerir amargura ou lidar com frustração. E o Sporting dá-nos isso, muito. Seriam precisos santos para tratar como deve ser tudo aquilo que o Clube teima em dar-nos. Clube = Este Clube, não o Sporting de sempre. O nosso Sporting. Este Sporting é Sporting mas ao mesmo tempo não é.

    Sobre o mais, o penúltimo parágrafo diz tudo e é também ele claro. Bom senso, boas opções, decisões simples, uma visão, acerto. Sobretudo acerto. Não é preciso inventar a pólvora, pese embora no actual contexto do Sporting toda essa simplicidade pareça uma miragem.
    Que este pesadelo termine rapidamente e que não se renove a 26 de Março. Ninguém imaginaria possível que uma coisa como a de 1997 se repetisse. Mas a verdade é que não só se repetiu como foi entregue em dobro, essa dose, porque já vamos em 2 épocas disto.
    3, é inimaginável. Mas é possível. 3, 4, 5 ou 6. A incompetência é muito fácil, esperemos que não seja um fado também, porque o Sporting merece muito mais do que aquilo que vai tendo.

    O Sporting cansa.

    ResponderEliminar
  2. Concordo a 100% Leão de Alvalade e acrescentaria só isto...

    http://www.verdeaslistas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Desculpem faltou o link completo:

    http://verdeaslistas.blogspot.com/2011/02/comecar-pelo-principio.html

    ResponderEliminar
  4. Bom, no final do jogo estava tão furioso que paguei a minha despesa e saí do café a tempo de não ouvir declarações de mais ninguém. A experiência de outras 'flash interviews' anteriores assim o aconselháva...

    De onde é que saiu este taberneiro? Parece que de um pesadelo, mas não, ele é realmente o 'adjunto' do SCP e aquilo que ele disse foi ridiculamente real.

    ResponderEliminar
  5. Qt ao actual momento do SCP... Por uma questão de auto-preservação mental, o melhor é fazer uma pausa no futebol, isto é, desvalorizar o que se vai passando no futebol, concentrar-mo-nos no futuro próximo (eleições) e a 26-03-2011, proceder a um fast forward, para ver se deixamos os rokets destruidores definitivamente enterrados no passado.

    ResponderEliminar
  6. Virgílio,

    Eu desliguei o stream porque nem queria ouvir a já familiar "Temos que levantar a cabeça". Depois li as declarações do Cabral e só me deu vontade de lhe partir as pernas.

    Que é feitos dos treinos em Alvalade a seguir aos jogos em casa, uma das boas medidas adoptadas esta época mas rapidamente posta na gaveta? Claro que com apenas 3 vitórias em casa, acharam por bem voltar ao refúgio que é a Academia.

    Para quando um pingo de vergonha na cara dos dirigentes, porque esta equipa técnica já se percebeu ao que vai, e demitirem esta merda que se senta no banco do SCP e que dizem que orienta a equipa?

    ResponderEliminar
  7. JVL:

    Vergonha? Já a perderam à muito. Se é que alguma vez a usaram... Dúvido seriamente que conheçam tal sentimento.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Os proximos presidentes do SCP não podem ter nada a ver com o estado das coisas.
    Os proximos presidentes do SCP não podem ter feito parte destas ultimas direcções que tanto mal fizeram ao SCP.
    Os proximos presidentes do SCP não podem ter pessoas nas suas listas que já alguma vez desvalorizaram o SCP.
    Os proximos presidentes do SCP têm de ser serios, e tem de auditoriar as contas do clube atravez de uma empresa externa e livre se suspeitas.
    Os proximos presidentes do SCP não podem, nem devem se forem encontradas provas de gestao danosa deixar isto em branco, devendo pelo contrario divulgar e levar aos tribunais alguem que provadamente tenha prejudicado o SCP.
    Os proximos presidentes do SCP não podem contratar mais Cristianos, nem jogadores que no minimo não sejam internacionais pelos seus paises.
    Os proximos presidentes do SCP não podem contratar treinadores sem provas dadas, e sem titulos.
    Os proximos presidentes do SCP não podem deixar humilharem o SCP em finais de Taças Lucidio Batista.
    Os proximos presidentes do SCP não podem deixar de lutar pela verdade desportiva mas impondo-se de forma inequivoca.
    Os proximos presidentes do SCP não podem deixar de estar nas instancias que gerem o Futebol em Portugal.

    Agora com tudo isto e com os candidatos que vejo só posso tirar a conclusão que o fim está proximo.

    ResponderEliminar
  9. Alguem está a assitir ao trio? Mas será possível ser-se tão ridiculo????

    ResponderEliminar
  10. FCS,

    ainda tentei mas não consigo. Aquilo colide com o meu sistema nervoso. Alguma coisa a assinalar?

    ResponderEliminar
  11. PLF,

    Só aguentei alguns poucos minutos.... este para mim é o pior dos três, pelo menos o que mais me irrita.

    Ontem também só consegui ver alguns minutos do Paulo Andrade. Só serviu para aumentar a minha convicção que são escolhidos a dedo!

    ResponderEliminar
  12. Identifico-me já como Benfiquista.

    Há uma coisa que me faz muita confusão.

    O Sporting em casa está a fazer uma época miserável, se não me engano tem apenas 3 vitórias.

    Porquê tanto desespero por ter perdido com o Benfica?
    Não direi que seja um resultado normal, mas com a actual realidade das duas equipas é uma derrota que o Sporting pode considerar como normal. Assim como se o Sporting ganhasse ou empatasse poderia ser considerado normal.

    Anormal é pnão ganhar os outros jogos contra equipas de menor dimensão, tipo Paços e Naval.

    Sinceramente não percebo tanto desespero nas hostes leoninas por terem perdido contra a melhor equipa portuguesa.

    ResponderEliminar
  13. A vantagem de morar no Brasil é que não se apanha esses paineleiros...sempre dá para ver na net mas não vale o trabalho de procurar sites que transmitam essas coisas.

    ResponderEliminar
  14. O Rui Oliveira e Costa será burro? Só pode. Em qualquer mesa de café ninguém lhe dispensava 5 minutos.

    Foi o primeiro a defender as declarações de Cabral!

    QUE RAIO, NÃO ME DESPEDEM! QUERO O MEU SACO! EU E O CABRAL RABUJADOR...

    http://conselholeonino.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  15. FCS,

    o Paulo Andrade foi quem deu o ok às contratações do João Alves, do Wender, do Manoel, etc. Está tudo dito.

    ResponderEliminar
  16. Obrigado Paulo Andrade...

    Obrigado ROC...

    Obrigado Eduardo Barroso...

    Ao Zé Eugénio já tinha agradecido.


    Sinceramente, já nem perco 1 segundo a ver tanta paineleirice... Mas adianto, desde já, quem gostava de ver a 'painelar':

    José de Pina;
    Daniel Oliveira;
    Joel Neto;
    E, 'last but not least', o menos mediático mas nem por isso menos acertado, Pedro Fajardo. ;)

    Na minha opinião, estaríamos muitíssimo melhor representados.

    ResponderEliminar
  17. "A chegada de Jesus trouxe o bom futebol e o titulo mas não apenas porque ele soube contratar bons jogadores e dar um rumo ao futebol dos rivais, mas também porque soube rentabilizar os recursos que estavam disponíveis mas sub-aproveitados. Isto é, foi tão meritório como decisivo escolher novos valores como manter e valorizar o espólio remanescente do plantel que lhe foi entregue."

    É nesta ultima parte que se devem concentrar. Se nao ha dinheiro para gastar por ai alem, tem que se concentrar os gastos em posiçoes que estao no limite da nulidade em termos de opçoes, com os centrais à frente de todos os outros, e avançado que saiba o que é marcar golos.

    ResponderEliminar
  18. Virgílio,

    Sabes que um Sportinguista acalenta sempre a esperança na mudança / para melhor mas não entendas a minha frase como tal. Foi apenas um desabafo, porque sei perfeitamente que ali, a vergonha já desapareceu há muito.

    bancada16,

    Não é uma questão de se ter perdido o jogo com o slb, é a sucessão de jogos insípidos, sem qualquer qualidade e a refutação da realidade por parte de quem orienta a equipa principal.
    Claro que um derby é um jogo especial, e um SCP-slb é "O" jogo em Portugal mas, repito, o problema não foi este jogo; o problema já vem de há muito.

    Imagino que não acompanhe o blog há muito tempo, caso contrário, perceberia que não é por este jogo que se critica o estado actual do SCP.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)