sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Obstáculos e potencial





Ir de férias durante este período conturbado da vida do Sporting Clube de Portugal ajuda a arrefecer ânimos e a olhar de modo distante para o acto eleitoral que se avizinha. A dança de mariposas em que se tornou a silly season eleitoral está para lavar e durar, quantas das mariposas vão resistir a este inverno e chegar ao final de Março é um enigma e um dilema que se apresenta aos Sportinguistas.

Para já tem imperado a megalomania bacoca apostada em dourar a cenoura em vez de tratar do desgastado burro que corre atrás dela ano após ano. Milhões e mais milhões, mais etéreos do que reais, figuras e figurões para ilustrar cartazes, para a situação se tornar pelo menos mais suportável pelo menos podiam escolher a Carla Matadinho para o Marketing e o Manzara para o Comercial.

Na situação actual do Sporting todo este circo cheira a coisa nenhuma, nem a um odor fétido tem direito é um vazio, excepto se me conseguirem explicar como é possível aumentar o endividamento do clube para valores que realmente poderiam significar alguma alteração célere do nosso presente, será sempre um valor muito superior aos anunciados 50 milhões, valor esse que pelas minhas contas se resume a 3 ou 4 jogadores de qualidade a preços de mercado (mais os seus vencimentos), ora o Sporting não gera receitas correntes suficientes para manter o seu goleador, portanto… tirem as vossas conclusões.

Ainda não vi de nenhum dos candidatos a candidatos referência ao estado actual do Sporting e sobre as dificuldades que o futuro Presidente terá de enfrentar venha ele com uma resma de investidores (que só falam eurolês) ou passarões da bola (especialistas em Puortunhol), essas dificuldades para mim são as seguintes:

1- Desagregação da massa adepta do clube.
2- Ausência de voz e de estratégia sobre o desporto nacional.
3- Incapacidade de aumentar receitas.
4- Endividamento e desequilíbrio orçamental.
5- Estrutura funcional excessiva e “gorda”.
6- Problemas estruturais e logísticos da sua organização desportiva.

Este cenário é incontornável, e seja qual for o candidato vai ter de lidar com ele e na minha opinião serão questões muito mais graves, urgentes e de difícil resolução do que adquirir o futuro Liedson ou mudar as cadeiras do estádio.

Gostava de ouvir da boca dos candidatos as suas opiniões sobre como pretendem ultrapassar estes obstáculos sendo que muitos deles se podem solucionar sem recurso a muitos milhões e podem mesmo gerar as sinergias necessárias para alavancar o Sporting. Os apregoados milhões deviam ficar guardados para melhor momento estratégico e funcional do Sporting para então permitir um investimento continuado na equipa durante várias épocas consecutivas.

Uma primeira ideia que gostava de ver divulgada era a necessidade de acabar com tudo o que representa gasto e potenciar tudo o que signifique investimento, ouço incrédulo falar de mudar as cadeiras do estádio e eliminar o fosso como se isso fosse uma necessidade urgente e principalmente, quando temos o relvado num estado miserável. Este sim é um investimento onde vale a pena gastar recursos, ter um relvado de excelência onde a qualidade do futebol praticado não tivesse álibis para se esconder. Eventualmente até ajudaria a mudar a cor das cadeiras preenchendo as cadeiras “arco-iris” com Sportinguistas trajados a rigor devolvendo o verde e branco às bancadas, o ambiente festivo e o apoio à equipa feito “à Sporting”. Não com ausência de assobios (conversa que já me mete nojo), mas com pressão sobre todos os intervenientes no jogo, uns para terem noção do peso da camisola que envergam outros para saberem que em nossa casa para o bem e para o mal mandamos nós.

As recentes arbitragens miseráveis que temos sofrido não são apenas culpa da manada de Bois que nos têm saído em sortes, a culpa está mais acima e dura há tempo demasiado para sentir o Sporting amorfo sem dar eco da voz e pensar da sua massa adepta. Que os futuros dirigentes não tenham dúvidas os Sportinguistas querem, aliás estão desesperados por quem levante o nosso estandarte e saia para a luta, para o confronto contra seja quem for, pela verdade desportiva e pelo desporto nacional.

É necessário também definir objectivos concretos e realistas, dada a limitação de receitas a presença na Champions League é o objectivo a traçar, não como um elogio ao segundo lugar mas como uma necessidade para fortalecer o Sporting no sentido do lema do fundador, com todas as vicissitudes dos últimos anos o Sporting ainda ocupa uma posição invejável nos rankings europeus, muito acima de clubes quem apenas fazem dos milhões o caminho a seguir. Somos melhores e provamos todos os dias ter capacidade para potenciar as nossas qualidades ímpares.

Deixo para o final o eclectismo onde gostaria de ouvir também algumas medidas que não implicam largos milhões de euros. Antes de mais e por ser da mais básica justiça o assumir em definitivo do projecto do Hóquei em Patins, dando segurança e mérito a quem tanto e tão bem nele trabalhou. Tão importante como isso, criar condições e mobilizar sócios para reactivar as restantes modalidades extintas, trilhar este caminho sem urgência mas com a tenacidade e carinho com que o Hóquei foi alimentado. Um ponto visível desta vontade por parte do clube seria apenas aceitar projectos para o seu pavilhão que não ignorem, p.ex. o basquetebol e o voleibol, se os Arquitectos precisarem de inspiração venham visitar o pavilhão de Coimbra.

Outra oportunidade que o pavilhão não deveria esquecer é a criação de espaço dedicado aos sócios, sendo que neste particular gostava mais de ver isso efectuado no estádio sem necessidade de megalomanias, mas é determinante valorizar a condição de sócio relativamente aos restantes adeptos.

Serão necessários 50 milhões para tudo isto, não, eventualmente 3 ou 4 e carradas de Sportinguismo. Vamos à luta, os Sportinguistas estão atentos para julgar e generosamente disponíveis como sempre estiveram.

10 comentários:

  1. Vamos lá.
    Gosto muito das camisolas brancas, é claramente um bom indício. São como as camisolas brancas de manga curta. Limpas, brancas, puras, saborosas, a cheirar bem. Não falo de Termotebe atenção, essas são algo agressivas, muito agarradinhas ao corpo. Desconfortáveis, cortam a respiração. São coletes de forças fininhos que fazem muito calor.

    Algodão. Algodão. A força das camisolas brancas está no algodão. 0-2, golos de Postiga e Djaló.

    ResponderEliminar
  2. O Lille está a ganhar. Estão as vias abertas para os 4ºs de final. Últimos 8. Hábito é isto: é um Sporting miserável há 2 anos e péssimo há 4 ir constantemente aos últimos 16 e últimos 8.

    A 2º maior força do Desporto do Velho Continente continua a dar cartas no seu terreno habitual: do Reino Unido ao Cáucaso, passando pelos Urais, com escala em Lisboa, Lille, Berlin, Moscovo e Belgrado. O Sporting domina tudo. Está sempre nos últimos a sair de cena. E este ano não será excepção: a final de Dublin é a meta. E lá estaremos presentes. Nós e o André Santos, e o Jesualdo.

    ResponderEliminar
  3. O Rangers são uma cambada de cepos que não fazem dois passes seguidos, é uma vergonha o SCP estar a perder.
    O Cristiano nem no PAOK o quiseram e vem para o SCP...por amor de deus alguém que meta mãos nisto.

    ResponderEliminar
  4. goloooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderEliminar
  5. Pena o empate a 2 conseguido pelo PSV.
    Mas mesmo que venha o PSV, o Sporting elimina-los-á. Porquê? Porque temos Cristiano. E Evaldo ...

    ResponderEliminar
  6. E Paulo Sérgio já agora.
    O pior, para a 2ª mão, o perigo, o imenso perigo, é que o PS acabou o jogo de hoje a achar-se o maior. Lá para os amigos do café, "hein malta, viram, eu sabia que a nossa estratégia era a certa, dar-lhes o coelho e depois lançar o coiote a 15 do fim, nunca falha hehehe"

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)