terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Sob o signo da irracionalidade

Assisti ontem à entrevista de Carlos Freitas à SportTv apenas de forma parcial. Tal como já havia acontecido na entrevista com Costinha o pivot despeja as perguntas sem exercer qualquer contraditório sobre as respostas tornando o programa desprovido de interesse para quem não tiver sido ainda lobotomizado.  Conta ainda com a preciosa ajuda do comentador residente, António Simões, que mais não faz que, a qualquer preço e sem respeito pela inteligência dos espectadores, destilar o  ressentimento por ter sido rejeitado pelo seu clube do coração. Foi por isso que a dada altura interrompi o visionamento do programa porque o tempo é um bem escasso e demasiado precioso para ser desperdiçado. Está lá a gravação para visionamento posterior, como registo histórico.

Mas o que vi foi o suficiente para perceber a importância do Sporting na vida de Carlos Freitas. Foi o Sporting que lhe deu nome e por isso o clube esteve sempre presente em toda a entrevista. Vi por isso Carlos Freitas atirar para o ar um número (que não tenho meios para confirmar), dando conta que de 2000 a 2008 o Sporting teria realizado, já se vê graças a ele, mais de 80 milhões de euros em receitas de venda de jogadores. Por si só isso seria suficiente para, e segundo os parâmetros que o próprio enunciou no programa, para dar conta da insuficiência da sua actuação, logo não justificando o tom impante que usou: "saí pelo meu pé", "entrei pelo meu pé", etc. E com a desfaçatez de ainda aduzir que o Sporting "«desaproveitou uma excelente fase de crescimento e bons resultados», como se alguém que tenha passado tanto tempo em cargo de tamanha relevância não tenha nada a ver com situação do clube. Se dividirmos os 80 milhões por 8 épocas ficamos com 10 milhões para cada ano o que explica sobejamente o crescimento do passivo. E Carlos Freitas esqueceu-se de explicar porquê que no grosso desses 80 milhões entram quase só jogadores da formação, não sabendo explicar como foram rentabilizados os muitos milhões gastos em contratações de jogadores e os prejuízos acumulados na sua gestão: só de 1999 a 2003 foram torrados 85,5 milhões, quase um quarto do actual passivo.

Obviamente que Freitas não é o único réu e o trabalho realizado em Braga deixa indicações que, numa organização com uma estrutura de decisão proficiente, que sabemos que de há muito não existe no Sporting, poderia ser uma opção válida. Mas longe de ser a excelência que a consideração por si próprio emana a cada palavra. Mas além do passivo histórico de irracionalidade nos gastos ficou ontem nítido que o ego de Carlos Freitas está hoje demasiado inflamado para um lugar que, mais ainda no Sporting, precisa de eficiência, resiliência e circunspecção.

Nota: Já depois de editado o post, e porque esta é uma questão recorrente quando se fala em Carlos Freitas, deixo uma lista das aquisições feitas sob sua responsabilidade. Para registo futuro e para que cada um faça o seu juízo alicerçado em dados concretos. E não termino sem lembrar que é ignorância ou desonestidade intelectual afirmar, como o faz Carlos Freitas, que na 1ª década deste século ganhámos 2 títulos.

2000/01: Hugo, Tello,Paulo Bento, Sá Pinto, João Pinto, Fabri, Kirovski, Mahon, Dimas, Bruno Caires, Cáceres, Horvath, Phil Bab.

2001/02: Quiroga, Rui Bento, Nicolae, Luis Filipe, Jardel, Nalitizis

2002/03: Marcos Paulo, Ricardo Fernandes, Danny, Toñito, Kutozov, Contreras

2003/04: Ricardo, Mário Sérgio, Clayton, Polga, Rochemback, Liedson, Silva, Tinga

2004/05: Danny, Douala, Pinilla, Enakharire

2006/07: Paredes, Farnerud, Ronny, Alecsandro, Bueno, Romagnoli, Caneira

2007/08: Gladstone, Izmailov, Derlei, Vukcevic, Purovic, Stojkovic, Pedro Silva, Had, Celsinho, Tiuí, Grimmi



E pronto Dias Ferreira lá foi empurrado. Desta vez por Olegário Benquerença, segundo palavras do próprio. No mínimo é estranho que a consciência do representante de todos os sócios tenha andado a fazer orelhas moucas a todos os apelos feitos durante quase 2 anos, e no entretanto tenha insultado alguns deles, para despertar ao som do apito de um incompetente. 

Dias Ferreira não representa apenas a continuidade de 2 anos de desvario, sobre o qual nunca se pronuciou, a não ser para absolver ou anuir. Dias Ferreira, pelo tempo que leva no clube, representa precisamente a deriva irracional que se instalou depois da sáida de João Rocha e que nos trouxe onde estamos e do qual todos temos responsabilidade, obviamente. Para quem o cita como referência não podia haver contraste mais evidente e estarrecedor. O que somos hoje e o que éramos então!

Dias Ferreira não representa o roquetismo, porque em algumas ocasiões se bateu contra algumas das opções então tomadas, mas cuja contestação prescindiu quando lhe foi conveniente. Representa o "continuismo" e o "zizaguear" daqueles que há muito acamparam no Sporting que, sobre o pretexto da vontade de servir, não mais querem do que satisfazer os seus sonhos e ambições pessoais. Para esses a simples condição de sócio de um clube ímpar é manifestamente pouco. Tal como Bettencourt, também Dias Ferreira acalenta o sonho de criança de ser presidente do Sporting. E tal como Bettencourt tem tudo para se tornar num pesadelo, quiçá maior.

Saúde-se pelo menos a hipótese, até 26 de Março, vermos o Sporting defendido por alguém capaz de algo mais do que uma linguagem cripitica, argumentação pobre e  atitude rude. Mas desenganem-se os que pensam que, pelo que se diz na blogosfera, Dias Ferreira é um caso arrumado. O calculismo que usou ao juntar-se a Bettencourt, mantendo o seu palanque semanal de forma pouco ética em função do lugar que ocupa, ética que agora evoca por conveniência, revela determinação que não pode ser negligenciada. E a televisão vende bem como sabemos e os Sportinguistas têm comprado sem grande critério nos últimos anos.

20 comentários:

  1. Quanto a Carlos Freitas assino por baixo. O Sporting é fértil na criação de mitos. Freitas é só mais um.

    Sobre Dias Ferreira concordo em tese. Claramente não é solução para o Sporting. Agora entre ele e Gordinho Lopes, o seu Sportinguismo vence.

    Gostava que aparecessem pessoas novas. Continua a ser estranho Cristovão mudar de lado, Soutto estar calado. Algo se passa.


    http://www.conselholeonino.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. LEÃO PENSADOR,

    Não tive oportunidade para lhe responder anteriormente mas por mim o assunto está encerrado. Não é minha intenção aqui aprofundar as divergências pessoais, sejam elas quais forem.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Naturalmente,

    Entristeceu-me apesar de tudo considerar que não valorizo o seu trabalho. A qualidade do que escreve, e pesquisa que mostra fazer, para disponibilizar posts manifestamente valorosos, demonstra muita dedicação à causa leonina, algo que não passa em claro na Blogosfera.

    No entanto e é só uma opinião, é que por vezes se deixa levar na onda negativa do clube que temos o orgulho pertencer, e não dá o que de melhor eu acho que tem para dar.

    Tomara o Sporting ter muita gente lá dentro que "perdesse" o tempo que "perde" diariamente em prol do clube sem pedir nada em troca. E mais importante, demonstrando inteligência e capacidade.

    http://www.conselholeonino.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Uns trocam galhardetes nos blogues e desfilam as suas opiniões e , outros trabalham mostram resultados, bons ou maus estão ai, não se escondem, quem nunca erra que atire a primeira pedra, mas no sporting agora são só visionários, os que passaram são maus, os que vêm se forem outros são bons. enfim,
    Eu gosto do carlos freitas, aliás, vê-se o estado do clube desde que saiu.

    ResponderEliminar
  5. Relva os números são factos, não são opiniões.

    ResponderEliminar
  6. Pois são e estão á vista, comprar sem dinheiro, e ainda indo acertando, tinga, polga, liedson, zero compra, até no paulo bento, de quem eu na altura não gostava, vi que estava errado, acertou, até pareçe que temos lá tido melhor, o barbosa ou costinha são melhores?
    Conheçe o mundo dos jogadores, até a sua companheira de quarto, será que podemos dispensar um homem destes? Estamos nessa posição?

    ResponderEliminar
  7. Passou de mau a pessimo, isso é suficiente?

    ResponderEliminar
  8. Relva:

    Marcos Paulo
    Nalitzis
    Mota
    Koke
    Had
    Gladstone
    Tiui

    Realmente, dá jeito conhecer o mercado...

    ResponderEliminar
  9. Pois dá, gostava que me disse-se quanto custaram esses jogadores, que prejuizo deram, até lhe podia dar um argumento de cada um deles, o tiui, por ex deu uma taça. posso lhe dar um só nome que custa mais que esses todos juntos, sabe quando se quer ver o que se quer, pode estar á frente dos olhos que não se acredita. O sporting hoje está num estado que qualquer candidato, qualquer nome mereçe sempre pontos a favor e contra.

    ResponderEliminar
  10. Caro Hugo,

    Junte,

    Spehar,
    Kirovsky
    Hugo
    Diogo
    Luís Filipe
    Kutuzov
    Paredes
    Farnerud
    Bueno
    Alecsandro
    Celsinho
    Pedro Silva
    Purovic
    Mahon
    Horvath
    Bruno Caires
    Cáceres
    Mário Sérgio
    Clayton
    Silva
    Duala

    Quer mais? E não ponho os medianos tipo Rogério, Romagnoli etc...

    http://www.conselholeonino.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. Quando trabalhou no Sporting, achei que ( principalmente no ultimo ano) a relação entre ele e o PB não era a melhor, cheguei a pensar que seria por ele que existiam problemas dentro do plantel e por isso teria responsabilidades no fraco rendimento da equipa. Na altura não fiquei incomodado com a sua saída, antes pelo contrário, mas a verdade é que com a sua saída, o Sporting perdeu um elemento importante na estrutura desportiva e a partir daí tudo o que se contratou quase ultrapassa , pelas piores razões , 11 anos de contratações por parte de CF no Sporting. Se como PB disse, tivessem vindo, Falcao, Cardozo, Hamzik entre outros, teriamos ficado mais fortes desportivamente e financeiramente, mas não vieram e, não me parece que tenha sido o CF a vetar essas contratações, foi a falta de argumentos financeiros ou então, talvez porque a contratação destes jogadores não dessem para encher os bolsos a alguém.

    Contratou muito lixo ( barato ), mas quando pode abrir os cordões á bolsa soube contratar bem,em minha opinião, JVP, Jardel, Izmailov ou Liedson.

    Não me parece a figura ideal para o lugar, até porque faz parte de um passado recente não muito agradável e isso seria suficiente para o trabalho dele ser constantemente posto em causa,ainda para mais não sendo uma figura consensual. Mas o Sporting precisa de alguém com o mesmo perfil para o este tipo de função,com contatos , experiência e boa imprensa, senão arriscamo-nos a colocar mais um estagiário num lugar tão importante como o de diretor desportivo, ou lá o que é ...

    Porque não a continuação de Jose´Couceiro?

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  12. Afinal o Boal chega-se à frente.

    http://conselholeonino.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Nota:

    Actualizei o post com a lista das aquisições feitas por Carlos Freitas para que tenha presente do que se está a falar quando se faz a avaliação do seu trabalho.

    ResponderEliminar
  14. Leão Pensador,

    não consigo concordarcom todos os nomes acima referidos, até porque erros todos os cometem inclusivamente grandes da europa, o Secretário é um bom exemplo, ehehehe. Quero dizer com isto que nem tudo foi assim tão mau.

    Por isso,dou a minha opinião relativamente a alguns jogdores sem a aura de craques mas que em determinados momentos foram importantes como elementos da equipa:

    - Sphear e Horvath juntamente com Mpenza, empacotados e mto bem no negócio Jardel.
    - Hugo, vinha da Sampdória, tinha tudo para ser uma boa contratação acabou por ser um patinho feio.
    - Diogo, fazia parte da formação do Sporting, uma aposta de futuro.
    - Alecsandro, continuo a achar que ainda hoje poderia ser muito util ao Sporting, lembro-me de um jogo no bessa...
    - Luis Filipe, vinha do Atl. Madrid, era disputado por os grandes em Portugal, optou pelo Sporting, fez o primeiro golo no novo Alvalade, era também ele uma aposta de futuro.
    -Kutuzov, vinha por emprestimo do Milanaos 21 anos, sugerido por Boloni, assim como Milan Baros, era um jovem promissor.
    - Celsinho, ainda está a tempo de vir a ser grande jogador, depende dele.
    - Douala, bom jogador para servir de complemento ao 11 titular, lembro-me da época 2004/05, fomos á final da UEFA.
    - Mario Sérgio, disputado pelos grandes de Portugal, preferiu o Sporting, na altura era dos melhores laterais direitos a atuar na Liga.
    - Silva, na altura um dos melçhores pontas de lança a atuar na Liga, lembro-me de um jogo na Luz.
    - Bruno Caires, tinha feito uma excelente época no Belenenses, aquando da sua contratação, achei bem.
    - João Alves, não está na sua lista, mas tinha acabado de se tornar internacional, e o que via dele no Braga , tinha tudo para ser uma mais valia.

    Etc, etc...

    Naturalmente, todos estes jogadores nunca atingiram grande notoriedade ao serviço do nosso clube, mas a determinada altura foram importantes, nem que fosse como suplentes.A maior parte deles podia ter chegado longe ... mas não chegaram.

    Não leve a mal esta minha opinião, mas é só a minha.

    Mais uma vez saudações Leoninas.

    ResponderEliminar
  15. É fácil. Agora cada um pode calcular em % a qualidade de Freitas.

    Sendo que é um profissional remunerado, tudo o que for abixo de 70% é flop. É o minimo que se pede em qualquer empresa!

    http://conselholeonino.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. Noticia do dia: Paulo Futre na lista de Dias Ferreira. Diria que é a união perfeita.

    ResponderEliminar
  17. Caro Reixa,

    Cada um tem a sua opinião e nenhuma é mais válida que a do outro. Respeito-a obviamente.

    Não gosto de Freitas e não há volta a dar.

    Mas Reixa é pelo que diz que acho que ele é incompetente. Eu e você podemos pensar como falou. Assim, até nós podiamos estar lá. Umas vezes falhavamos outras acertavamos. A ele pede-se mais rigor, e menos margem de erro. E esse é o problema dele, contrata como nós, adeptos de bancada. Sem critério exigente. Repare as contratações que fez de atletas com qualidade mas de feitio intragável...

    http://conselholeonino.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. "Noticia do dia: Paulo Futre na lista de Dias Ferreira. Diria que é a união perfeita."


    LdA:

    Boa lista: o cantor (DF) e o bailarino (PF) já existem. Falta contratar o gajo das maracas...

    Será que o JEB prescinde de um tempinho do seu futuro emprego no BES para conduzir umas AG's do SCP? Pelo menos já tem experiência... a segurar no instrumento... musical, claro...

    Então, não seria um trio e pêras?!

    ResponderEliminar
  19. Já percebi que todos os nomes que vão aparecendo , não servem para o Sporting. Afinal, concretamente, quem é que serve para o Sporting. Para Presidente, para Director do Futebol e para treinador.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)