quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Este país é para "Klever´s", não para totós

Não fiquei  impressionado  com as revelações feitas pelo Marítimo sobre o valor das propostas apresentadas ao Atlético Mineiro, quer pelo Sporting ,quer pelo FCP. Nem surpreendido com o facto de, sendo a nossa proposta superior, em nada ter beneficiado as nossas pretensões. Provavelmente o negócio está já feito desde o verão e talvez até Carlos Pereira, presidente do Marítimo, saiba isso melhor do que ninguém, tendo-lhe dado imenso jeito a preciosa ajuda que o Sporting lhe prestou para denunciar o caso. O que ganhamos com isso? Nada, a não ser a consolidação de uma imagem de gente muito honesta mas ainda muito mais ingénua.

Não sabemos se o caso terminou aqui. É provável que até nem tenha terminado, mas não tem que ter um final feliz a nosso favor. Alguém se surpreenderia que o jogador acabasse num terceiro clube, o SLB, por exemplo, com quem o Marítimo tem boas relações? A imprensa dá conta de que o interesse do Sporting se mantém o que, tendo em conta do muito que ainda vai acontecer no Sporting após as eleições não representa absolutamente nada. (Por exemplo, ninguém sabe se Couceiro, o homem por detrás da ideia da aquisição de Kléber, se manterá em funções após o 26 de Março). Talvez por isso seja pouco importante considerar agora se o Sporting vai continuar interessado no jovem  e promissor avançado, que, com quase 21 anos, está à espera de se cruzar com o treinador certo para a delapidação que ainda evidencia necessitar.

Numa altura em que o Sporting se prepara para mudar de gerência era bom também que mudasse de rumo, como todos parecem desejar há muito, mas que parece tardar cada vez mais. Essa mudança passa obrigatoriamente por uma geração diferente de dirigentes leoninos, mais afirmativa, menos titubeante, menos ingénua, na qual os Sportinguistas se sintam representados. O Sporting não precisa de deixar de se comportar de forma honesta, mas também não pode continuar a preferir o papel de menino de coro num mundo implacável com os incautos. Os Sportinguistas não são totós, e este mundo, o futebol, não é para totós. Por certo continuaremos a perder algumas batalhas, mas não necessariamente todas e com isso todas as guerras, de forma consecutiva.

6 comentários:

  1. Foi bom saber os métodos dos Portistas que tantos gostariam de copiar mas que o nosso clube teima em não copiar o que diz respeito ao modo como se gere os Recursos Humanos de uma equipa de futebol. Comprar barato e bom e vender caríssimo depois de expor a qualidade do produto.

    ResponderEliminar
  2. Tite, Leão de Alvalade,
    Julgo que o Sporting poderá ser descrito dessa forma. O Sporting pode, na medida em que é possível estabelecer-se um padrão quase sempre (lá está) "diferente", para melhor, ao longo da sua imensa história, naquilo que é a sua conduta.
    O Sporting é desse modo diferente, para melhor. Porque na esmagadora maioria do tempo a sua conduta foi sendo essa.

    Estes, fazem diferente, mas para pior. Não são anjos, inocentes, porque se o fossem todos aqueles relatos que vamos lendo sobre a sua conduta não existiriam. Que conduta? O proveito próprio para prejuízo do clube. Esta é uma área complicada porque facilmente fazem-se juízos precipitados e incorrectos que se baseiam em impressões e diz-que-disse.

    Existem acções. Desenvolvidas por pessoas. Elas são negativas, ou muitos as consideram negativas, e entende-se que o clube vai empobrecendo. Não por acaso nem por azar mas em consequência dessas acções. Ao mesmo tempo, vemos essas mesmas pessoas ganhar fortunas com o Sporting. Em ordenados e não só. E ora, este não só não é para qualquer um. Não, porque um anjinho e um santinho não faz negócios que envolvam património do Sporting para cobrar ou receber comissão. Um desonesto faz isso, uma pessoa podre faz isso.

    E isto, dizem, é aquilo que tem sido feito por muitos, nos últimos 5, 10, 15 ou sejam lá quantos forem, anos.

    Não é possível suspeitar de um lado, e absolver do outro. Ou são inocentes ou não. E se não são para umas também não serão para outras. Na melhor dos cenários são bons rapazes que conhecem as leis, não as violam, mas usam-nas para violar o clube.
    Isto acontece todos os dias. Em empresas, grupos, bancos, Estado. Onde há dinheiro para ser ganho haverá sempre gente podre a ganhá-lo de forma desonesta. Com ou sem crime. E no Sporting, infelizmente, são tantos os relatos e ecos que fica complicado imaginá-los como os tais santos inocentes.

    Não, têm é as antenas viradas para outros assuntos. Querem lá saber se o clube é forte ou fraco, desportivamente.

    Pode ser errada, mas é esta a impressão que deixam.

    ResponderEliminar
  3. LdA,

    Excluindo o facto de o processo se ter desenrolado à pressa, no último dia de mercado, dando mais uma vez a ideia de desorganização (coisa pouca, portanto), a tentativa de aquisição foi conduzida de forma correcta. Quanto às atitudes dos presidentes do At. Mineiro e do fcp, ficarão sempre com quem as praticou. A mim choca-me é o facto de continuarmos a manter relações de "amizade" com essa gente.

    Abraço Leonino!

    ResponderEliminar
  4. Está quase caros amigos...


    VÉNIA AO FONTE SEGURA E APELO A TODOS OS BLOGUES

    http://www.conselholeonino.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Meus caros,

    ainda o assunto Liedson. Parece-me por demais evidente que sem o Liedson ficamos desportivamente mais pobres, o Liedson talvez não fique no coração, mas fica na história, fica por ser um dos melhores marcadores de sempre do nosso clube e, isso é um facto. No coração fica o Acosta, sem querer entrar em comparações, não tem o mesmo registo de golos mas no entanto fez parte da equipa , foi o melhor marcador, que quebrou o jejum. Na história fica também o Jardel ( uma verdadeira máquina de golos ) , no coração fica o João Pinto.
    Seja pelo coração ou pela razão, sem Liedson, sem Moutinho e sem Veloso ficamos mais fracos desportivamente, é um facto, financeiramente também não podemos dizer com segurança que tenhamos ficado melhor. O que quero dizer com isto é que o Sporting não nos tem tratado bem e nós ( alguns ) sempre tratamos bem o Sporting.

    Assisto agora a manobras de imprensa e quiça vindas de dentro, que provavelmente o Liedson ficará mais tempo no Sporting porque o Corinthians foi eliminado da Libertadores, humm, estranho , muito estranho. Ou não quererão uma despedida inflamada, uma vez que o treinador garantiu que o Levezinho jogaria de inicio e o próprio sugeriu um estádio cheio para a sua despedida... ou então este negócio foi meio esquisito.

    A entrevista de um candidato á presidência do Sporting em vésperas de um jogo , que era só mais um no desconsolo que tem sido esta época ,mas que passou a ser um jogo de emoções porque se trata da despedida do Liedson , ou talvez não...

    Enfim... desabafos, custa-me ver o Sporting assim.

    De qualquer maneira tenho a ideia, porque ninguém está contente com tudo o que se passa no Sporting e fundamentalmente com o que se passa no futebol, que assim que o Liedson saia de campo ( esperemos que possa receber um forte aplauso ), sócios e adeptos saiam também do estádio , ou pelo menos fiquem no acesso ás bancadas, era uma forma de protesto correcta, ordeira e esclarecedora.

    Não é um incitamento á violencia ou a actos de irracionalidade, mas sim uma forma de se dizer que o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL SOMOS NÓS, sem nós não há Sporting.

    Saudações Leoninas.

    ResponderEliminar
  6. Desculpem, esqueci-me de concluir, sinto que de uma forma geral estamos todos na esperança de que as eleições sejam o ponto de viragem e resolução de todos os problemas e, vamos andar todos a dizer mal de uma candidatura ou outra enquanto a equipa de futebol continua a jogar,o presente interessa e muito, não tou pra ir á luz e apanhar, quero passar a eleminatória com o Rangers, quero o melhor do que resta da época.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)