terça-feira, 22 de março de 2011

Somos todos Sportinguistas





Finou-se o segundo debate televisivo, a primeira nota que retiro é a nova oportunidade perdida de esclarecimento daquilo que cada um dos candidatos pretende para o presente e futuro do Sporting. Está instalada uma campanha de clichés, máximas e redundâncias. Poucos assuntos são debatidos com rigor e despidos da urgência e do foco na captação de votos a qualquer preço, onde todos tendem a ser agradáveis para o seu umbigo e jogar num par defesa/ataque defendido por staffs obscuros que não interessam a ninguém.

A segunda nota é que após um primeiro debate morno, onde ninguém quis ser protagonista passamos para a ofensiva, este debate foi uma equipa à Robson, attack, attack, attack, todos os candidatos (excepto talvez Abrantes Mendes) surgiu com uma agenda própria bem preparada e estruturada sobre o que queriam transmitir e sobre o que não queriam que os seus adversários nas eleições transmitissem. As duas horas do programa foram consumidas com seis temas:

1 – A Sondagem do dia
2 – O treinador
3 – Continuidade vs ruptura
4 – Financiamento
5 – Relações com os adversários
6 – Declarações aos sócios

No final, fiquei com a sensação que todos querem o mesmo mas ainda não se lembraram de ouvir o Abrantes Mendes e começar a praticar. Aquilo que de comum todos querem, é uma liderança forte coadjuvada por quadros (Director Desportivo e Treinador) competentes, um Sporting respeitado e representado nos centros de decisão, uma equipa vencedora, um clube mais próximo dos seus sócios, uma auditoria, investidores e/ou financiamento bancário, aqui há uma pequena nuance o Pedro Baltazar assume-se como mecenas, não descurando as outras soluções.

Na realidade há pouco que os diferencie, há rótulos, competência/incompetência, puros/impuros, aventureiros/credíveis, etc., etc.. Para muitos a confusão persiste e perdurará até à cabine de voto, todos estes rótulos só serão efectivos pela sua acção e não por promessas do óbvio e de futuros risonhos que todos desejamos.

Na minha visão por candidato começo por Abrantes Mendes, parece-me o candidato em que todos gostariam de votar se o clube estivesse numa situação estável. Aquilo que tem a oferecer é ele próprio, a sua credibilidade profissional e pessoal e no momento em que todos descobriram a rotura, o fosso e a mudança ele cresce por ter sido quem cavou a trincheira onde agora todos querem ser heróis. Não tem aquilo que é necessário para vencer umas eleições, como Sportinguista é um Leão, como candidato a Presidente um tótó sem treinadores galácticos, milhões ou velhas glórias para atrair as massas. Terminou hoje a sua missão.

Godinho Lopes, o grande derrotado da noite, surgiu bem preparado e pronto para atacar e dominar o debate, foi atacado por Dias Ferreira e Bruno Carvalho por todos os lados e sempre que tentou contra-atacar, sofria golos em barda. A rábula de ter visitado o Núcleo de Paredes, o dizer que não diz mas dizer que o seu treinador é Domingos Paciência, a descoberta da auditoria, o sócio-adepto, enfim um chorrilho de asneiras que nos deixam vontade de votar em Luis Duque porque este no fundo é que decide tudo e tudo sabe. O seu staff ou a malfadada agência de comunicação tem conduzido mal os seus destinos, a tentativa de distanciamento da continuidade só o limita e desvaloriza, devia ter abraçado esse rótulo e assim retirar-se de becos sem saída podendo então numa posição mais confortável, atacar com tudo aquilo que a continuidade fez de positivo, assim, é um encapuçado que nada pode dizer nem assumir porque não pode ser quem é nem prometer o que não será.

Pedro Baltazar, melhorou imenso relativamente ao primeiro debate, é um empresário de sucesso (o que é muito diferente de um gestor de sucesso) demonstra disponibilidade para investir capitais próprios e captar outros investidores. Atacou, sem sucesso, Bruno Carvalho, a acusação que ele lhe faz (o fundo não existe ou não é credível) só na prática poderá ser comprovada. Julgo que será um homem importante no futuro do Sporting, mas este ainda não é o seu momento, apostou nos cavalos errados (Zico e Santana Lopes) e a exemplo da equipa de futebol deu a primeira parte de avanço e a iniciativa de jogo aos adversários. Devia nos tempos após as eleições vir conhecer as bases do Sporting para nunca mais dizer asneiras como a referência ao Futsal no primeiro debate.

Bruno Carvalho, é o menino bonito do momento e tudo correu a seu favor, foi um dos vencedores. Assumiu sempre durante a campanha a iniciativa e essa aposta certa faz com que esteja nos debates numa posição confortável, não tem que apresentar nada, tudo está mais que discutido, programa, fundo de financiamento e treinador. Apenas tem de montar o seu autocarro e esperar os ataques dos adversários defender-se de acusações não prováveis e desferir contra-ataques mortíferos. É a segunda vez que fala de aumentos de quotas, aumento de valor das gamebox e ainda não foi pedido que esclareça sobre questões. Comunica bem e apresenta-se como grande rival de Godinho Lopes.

Para finalizar Dias Ferreira, foi para mim de novo o grande vencedor, soube escolher o adversário (Godinho Lopes) e este não estava à espera dos seus ataques tal a vontade que trazia de atacar Bruno Carvalho. Fez marcação serrada a Godinho Lopes e saiu vencedor em toda a linha, era ali que ele podia ir cativar votos, era ali que estava a fraqueza da continuidade (como se ele não fosse…). Os seus dotes de advogado foram demonstrados quer a comunicar quer a impedir que os outros passassem a sua mensagem. Muito bom, com Luis Duque no lugar de Paulo Futre era o grande candidato à vitória, até garantiu o financiamento de Pedro Baltazar… e o seu treinador é o único com um currículo vencedor.

Dia 26 é um dia de grande desafio para os Sportinguistas, julgo que não devemos temer o caos, nem iludirmo-nos com glórias imediatas, utilizem aquilo que têm pedido a diferentes direcções bom senso e votem em consciência.

30 comentários:

  1. Vi o debate de princípio ao fim e não gostei de 2 coisas:

    - Alguma arrogância do Bruno de Carvalho. Arrogância essa desculpável por toda a quantidade de baixas insinuações que fazem sobre ele.
    - Uma imagem algo sofrida que todos eles passaram, exceptuando o óbvio Dias Ferreira e o Abrantes Mendes.

    Mas LMGM, é muito simples e não precisamos de debates alguns, porque estes debates só nos servem para julgar estilos:
    Godinho Lopes é um 0. É alguém que terá as suas qualidades - poucas - mas é alguém que não tem nada para dar ao Sporting. É medroso, incapaz, engole muito em seco e não substância nenhuma. É um vestígio ou um residuo daquele líquido que abunda por Alvalade: os magos de qualquer coisa que não são magos de coisa nenhuma. O Godinho Lopes faz parte do período mais negro da história do Sporting: aquele onde se vendeu tudo, e aquele onde depois de vender-se tudo ficou-se a dever 100 vezes mais. Porquê? Porque é um incapaz, fez parte e faz parte do grupo de incapazes que arruinaram o Sporting por falta de vocação, capacidade e plano entendimento, quando o Sporting como o Dias Ferreira disse e bem não existe para passar a vida a discutir créditos, construções e passivos. É um incapaz, como muitos, os mesmos incapazes que abundam pela sociedade Portuguesa e que são "gestores" sabe-se lá do quê. São gestores de nada, são aquele tipo de gente que cresceu ali entre as décadas de 60 e 70 e que num país à época muito analfabeto e com muita falta de licenciados viu muita gente sem qualidade ir ocupando vários cargos e posições ao longo da vida que nunca encontraram espelho nessa mesma qualidade, ou falta dela. O que é que o o Godinho Lopes tem? Nada. Nem uma estúpida gravata sabe escolher em condições para vestir. Não tem perfil, não tem os conhecimentos, não tem nada. É um sujeito sem qualquer relevo e sem o mínimo de qualidade. Um sujeito destes achar-se no direito de tomar em mãos o destino do Sporting quando até teve a sorte - nem ele sabe como - de ter feito parte da vida desse mesmo Sporting durante uma série de anos tendo feita pertença do grupo que o arruinou: faz dele um anormal. É um anormal. Seria como eu amanhã deslocar-me a uma empreitada qualquer supervisionada pelo Godinho Lopes e começar a dizer-lhe que devia tirar aquelas vigas dali e mete-las acolá. Ou fazer mais 4 buracos em tal sítio porque está cimento a sobrar. É estúpido. E o sujeito é um anormal. Ou é um anormal ou tem interesses a preservar no Sporting. Interesses pessoais, claro.
    O Godinho Lopes devia dedicar-se à sua profissão. Estudou para ser engenheiro, seja engenheiro. Foi isso certamente que fez quando ainda era jovem. Não foi algúem como o Dias Ferreira que apesar de ter tido um percurso académico ou de vida qualquer cedo apareceu no universo do Sporting. Confunde-se com o Sporting, porque está lá desde sempre. "Lá", no Sporting. Não "lá", dentro da governação do Sporting. Esteve nesse governação, há muito tempo. Há mais de 20 anos. Mesma coisa para o Bruno de Carvalho, um indíviduo jovem que apesar de ser jovem confunde-se (embora seja desconhecido) com o Sporting. Confunde-se de três formas. Aquela que é comum a todos nós, de adepto, sócio e sofredor pelo Clube, e duas ligações bem mais concretas: Hóquei do Sporting, e a Fundação Aragão Pinto, que também se relaciona com o Sporting. Hoje, esse Bruno de Carvalho quer levar isso mais longe, sentindo-se em condições para tal. Tem vontade, ou tem a vocação ... Não é o caso do Godinho Lopes. Que raio de perfil é aquilo e o que é que aquilo acrescenta a um clube desportivo como o Sporting? Nada. Zero. Não acrescenta nada.

    ResponderEliminar
  2. E a mesma coisa para o Pedro Baltazar, embora o Pedro Baltazar tenha a desculpa de não fazer parte desse período negro. Tem essa desculpa mas não tem a vergonha suficiente para mentir ou ser fingido, falando nos tempos de João Rocha ou do Sporting de João Rocha como se ele tivesse alguma coisa dessa espécie dentro de si, quando é óbvio que não tem. Estes 2 - que curiosamente estavam sentados lado-a-lado - são o motivo que levaram o Sporting à situação em que está: um clube que vive de vitórias e derrotas ser coisa apetecida para gente que nada tem que ver com Desporto.

    Isto faz restar 3 situações:
    Bruno de Carvalho.
    José Eugénio Dias Ferreira.
    Abrantes Mendes.
    O Abrantes Mendes por muitos motivos que o ultrapassam não terá qualquer hipótese de vencer esta eleição. É um facto. Não tem nada que ver com ele, não tem culpa e não tem nada que se lhe aponte mas não tem qualquer chance de vencer.

    Isto faz sobrar Bruno de Carvalho e Dias Ferreira.
    É um destes que tem de ser alvo da escolhas dos sportinguistas. Pessoalmente, quando os dados foram lançados e apesar do nome "Futre" a minha escolha era óbvia: Dias Ferreira. A partir do momento em que Dias Ferreira - penalizado pelo Futre - aparece como um candidato sem expressão nas intenções de voto a preferência transfere-se para o Bruno de Carvalho: o outro candidato que pelas escolhas que faz também nos diz claramente que quer tirar o Sporting da poça onde está. É simples, trata-se de fazer escolhas, porque o incapaz do Godinho Lopes - vá-se lá saber porquê - terá muita gente a votar nele e nesse caso tem que haver algum bom senso dos sportinguistas que querendo realmente mudar de vida não podem dispersar votos.

    ResponderEliminar
  3. Uma vergonha o debate a que assisti ontem onde o Sporting foi goleado por 4-1.

    Muita lata a de Dias Ferreira, que demoliu completamente GL não o deixando expor uma ideia que fosse.

    GL chegou-me a dar pena, porque nitidamente não conta para este tipo de debates, é demasiado educado para chamar cara de pau a DF, que acabou de sair da presidência da AG onde foram aprovadas as últimas decisões das VMOC`S e agora nem se lembra o que isso é, não tem nada a ver com isso e nem sabe o impacto que vai ter no clube.

    DF ganhou o debate nitidamente mas de forma que pouco o prestigia. Tem a mania que é mais honesto que os demais, mas é a personificação da desonestidade intelectual. Futre ao seu lado faz todo o sentido! E pelo que vi ontem se perder lá se atirará da escada abaixo para arranjar um lugar, provavelmente com Bdc.

    BdC esteve francamente mal mas pelo menos deixou claro aquilo que há muito ando a dizer: no fundo no fundo o fundo não existe. A partir do terço final do debate calou-se, estando provavelmente a fazer contas se não seria melhor esquecer o GL e fazer-se a DF, se quiser ganhar as eleições.

    Abrantes Mendes foi o único que soube impor respeito, obrigando os outros a calarem-se quando ele falou, tendo DF na sala é um milagre e um sintoma de autoridade moral que não abunda no Sporting.

    No final todos percebemos bem porque o Sporting está no lugar em que está, de onde dificilmente vai sair se alguns daqueles "senhores" forem eleitos, podendo muito bem haver eleições a breve trecho em alguns casos.

    Há anos que o problema do Sporting é de liderança e ontem percebeu-se que a mudança necessária dificilmente chegará, porque os Sportinguistas nitidamente continuam a olhar para o acessório esquecendo o essencial.

    ResponderEliminar
  4. LMGM,

    Algumas considerações sobre o post:

    "a descoberta da auditoria, o sócio-adepto"

    Isto já o Godinho Lopes tinha falado na sua sessão de esclarecimento, portanto não foi nenhuma descoberta.

    "É a segunda vez que fala de aumentos de quotas, aumento de valor das gamebox"

    Percebeste mal o BdC. O que ele disse foi "aumento de quotização e de venda de gameboxs" que é completamente diferente. Estes aumentos conseguem-se aumentando o nº de sócios pagantes e não o valor em si das quotas e gameboxs.

    Leão de Alvalade,

    "Muita lata a de Dias Ferreira, que demoliu completamente GL não o deixando expor uma ideia que fosse."

    Também acho. Foi o mais barulhento da noite.

    "no fundo no fundo o fundo não existe."

    Ele já tinha dito quando esteve no nucleo a dar um esclarecimento que o fundo não são mais do que contractos assinados entre as pessoas, para poder arrancar logo e não ter que esperar pela CMVM. Não percebo qual é o problema com isto.

    "BdC esteve francamente mal"

    Também acho. Atacou demasiado o Godinho Lopes e esqueceu-se de se concentrar em passar as suas ideias.

    ResponderEliminar
  5. Leão de Alvalade, (LMGM),

    não poderia estar mais de acordo com a sua análise. Ao Sporting faltou (pelo menos) nos últimos 15 anos participação e pluralismo e foi o que nos conduziu em sucessivos exercícios negativos e opções desportivas e financeiras mais do que duvidosas.

    Mas será que era preferível trocar a ausência de debate pela peixeirada? A sensação que me deu foi a de que há demasiado peso dos Dias Ferreira desta vida, pessoas de nula capacidade intelectual mas de peso mediático e decisório, que só fazem ruído e nada contribuem para a solução. O Sporting precisa de inteligência e não de decibéis ou de programas plenos de caracteres mas vazios de conteúdo e de executores fracos.

    Temo que o contacto com as bases não promova as soluções (técnicas) de que o Sporting precisa. Mas o clube é dos sócios e os sócios são quem decide que rumo querem.

    ResponderEliminar
  6. LMGM:

    Boa análise ao debate.

    Tb concordo com as avaliações que fazes das prestações de SAM, GL e DF.

    Já realtivamente a BdC, não acho que tenha sido assim tão claramente vencedor. Esteve substancialmente melhor no primeiro debate. Para mim, ontem apresentou indíces algo excessivos de agressividade. Podia e devia ter-se defendido com, vá lá, mais classe. Se algumas picardias não podia evitar, pq tinha que defender-se de ataques torpes, podia ter evitado iniciar outras. Contra mim falo já que apesar de achar que esteve áquem, continua a ser o meu 'preferido'.

    Finalmente o Pedro Baltazar. Mais ma vez mostrou uma gritante falta de carácter... Reincidir em ataques pessoais, ainda para mais, completamente injustificados é de um nível muito reles. Mas o que mais me decepciona neste candidato é o facto de estar sempre a atirar em cara que investiu no SCP, que irá investir no SCP no futuro, mas dá-se ao desplante de logo a seguir afirmar que se não ganhar quer receber aquilo que o SPORTING LHE DEVE!!! Mas afinal em que é que ficamos? Só é sportinguista se ganhar? Investe agora, recebe a seguri, enfim... Continuo semperceber uma idea deste candidato tal a confusão do seu discurso...


    LdA:

    4 a 1? Pois... Bem vistas as coisas, julgo que ontem o nosso unico golo foi marcado por SAM. Os otros golos foram tds auto-golos... sendo que o mais escandaloso foi mesmo o auto-golo do PB...

    ResponderEliminar
  7. Leão de Alvalade,

    O Dias Ferreira tem muita lata em interromper o Godinho Lopes, mas tem mais ou menos lata do que o próprio Godinho Lopes? Em querer ser presidente do Sporting, Godinho Lopes.

    O Dias Ferreira tem mais ou menos que ver com o passado recente do Sporting? Foi vice presidente para o Património? Esteve à frente da Sociedade que ergueu o Estádio do Sporting? Recebe as palmadinhas nas costas e os apoios do ex-presidente do Conselho Fiscal Agostinho Abade? Tem na sua lista o principal arquitecto do projecto de reestruturação financeira que em 2006 ou 2007 achou que a saúde do Clube passava pela venda de TODO o património não desportivo? Esta personagem macabra e hedionda chamada Filipe Nobre Guedes, ela está na lista do Dias Ferreira? O mesmo Nobre Guedes que em 2009 já com Bettencourt concretiza essa tal operação das 55 milhões de VMOC's?
    É o Dias Ferreira por ter presidido à AG que tem mais a ver com o assunto, é isso Leão de Alvalade? E o Dias Ferreira acha-se mais honesto que os demais: eu ouço o Dias Ferreira afirmar isso a torto e a direito por acaso. É o que ele mais faz. Mas mesmo que o fizesse e se afirmasse mais honesto que Godinho Lopes, ao menos eu saberia que ele - Dias Ferreira - nunca foi preso pela Polícia Judiciária em 2002 por suspeitas de corrupção lá nos paquetes ou nos navios da Expo.

    Dias Ferreira, esse Diabo. Farta-se de interromper e fala mais alto do que os outros. Godinho Lopes, esse anjinho muito educado que rodeado pelos Abades, Nobres Guedes, Ricciardis e outros, pede a presidência do Sporting. A este anjinho é que não falta lata, é isso? Pena realmente, dá muita pena ... porque foi interrompido e não o deixaram falar.

    Viva a discussão do não-acessório.

    E mandem prender o desonesto Dias Ferreira, Dias Ferreira esse que ao contrário de Godinho Lopes teve o desplante de dizer que "Rijkaard não tem perfil para treinador do Sporting". Ah não, espera, foi Godinho Lopes quem disse isso. E disse-o porquê? Porque é muito honesto e de certeza a afirmação não teve nada que ver com o facto do Rijkaard ser um nome fortíssimo e estar comprometido com outro candidato que não ele. É isto é que é honestidade, desde que com modos claro ... e se ainda por cima esses modos cobrirem uma personagem aparentemente muito pacífica e pequenina que até meta dó ... pronto, os outros são o Diabo, porque importante é mesmo a imagem.
    Salva-se o Abrantes Mendes. Sabem quem é que em 2006 votou em Abrantes Mendes? O Vale e Avezedo, esse mesmo. Ah não, enganei-me, foi o Bruno de Carvalho, engando desculpável porque é a mesma coisa, esse chico-esperto está na calha que é igual ao Vale e Azevedo. E o Bruno de Carvalho, essa personagem vil, mal-intencionada, ligada à máfia Russa, é tão tão perigoso que em 2006 gastou 10 minutinhos da sua vida de mafioso para ir votar no Abrantes Mendes.

    Dó e pena metem os sportinguistas. Que de tão maltratados que andam perdem o tempo a bater naqueles que tendo milhentos defeitos não são seguramente os responsáveis pelo estado lastimável e vergonhoso em que o Clube se encontra. Os responsáveis? Metem pena.
    Está certo. Vota nele Leão de Alvalade. Olha tem tanta legitimadade e merece tanto respeito - esse boneco - quanto merecia o Paulo Sérgio ou o Costinha. Não é, é a mesma coisa? O Godinho Lopes merece o nosso respeito porque é sportinguista e ao fim ao cabo "todos somos sportinguistas". O outro também era, aquele que se vestia como um palhaço e idealizou esta brilhante época que vivemos, mas como era sportinguista merece por isso o nosso respeito.

    Merecem todos o nosso respeito.

    ResponderEliminar
  8. PLF,

    E o Godinho Lopes merece-lhe algum comentário? Gabe-me aí virtudes do Godinho Lopes, ou é só o Dias Ferreira que é um inútil?

    O Dias Ferreira é um incapaz.
    O Bruno de Carvalho é mafioso.

    E o Godinho Lopes, é o quê PLF? Porque é que não fala nele? Já sei: porque não quer e ninguém o obriga a falar do que não quiser. Pergunta parva esta.

    ResponderEliminar
  9. "GL chegou-me a dar pena, porque nitidamente não conta para este tipo de debates, é demasiado educado para chamar cara de pau a DF"

    LdA:

    Poupa-me... è demasiado educado para atacar DF pq tinha o rabo preso com DF... Tds percebenmos isso (DF acabou por revelar...).

    E será que foi demasiado educado qd chamou de mentiroso a outros candidatos sem apresentar provas ou escudando-se em documentos que ng conhece. Disse que tinha um relatório, mas não identifica o relatório... Isso não é nada. Ou melhor é: uma covarde insinuação.

    Desculpa mas não posso aceitar essa fsuposta 'educação' do sr GL. Outro exemplo: como classificar um gajo que despreza outro sportinguista e engana-se propositadamente no seu nome? Educado?

    Até logo.

    ResponderEliminar
  10. MM,

    Tu tem calma homem. Ainda tens um ataque de coração. lol
    Godinho Lopes não é nenhum anjinho e muito menos as pessoas da sua lista, chamando burros aos adeptos, dizendo que o nosso plantel só com uma vassora e um cheque, difamando o BdC na sua vida pessoal e a piece de resistance, dizendo que não é continuidade. É claro que não se pode votar numa equipa destas.

    Baltazar é um froxo. Não tem ideias, faz-se de mecenas mas não sabe o que está a fazer, claramente. O "programa" dele é uma utopia completa e claro, a bela frase do "vou buscar os meus €5M" em conjunto com a do futsal enterrou-o de vez.

    Abrantes Mendes é um belo adepto, calmo e com um discurso muito bom. Daria um optimo presidente de uma mesa de assembleia geral, mas não tem ideias concretas para o clube.

    Dias Ferreira, como diz o PLF é um inutil em termos de ideias. Só sabe falar alto e por acaso até escolheu um bom treinador.

    Só resta um, não é?

    ResponderEliminar
  11. MM,

    DF, ROC, EB são os flautistas de Hamelin do que hoje se chama "roquetismo", que ajudaram a adormecer os Sportinguistas semana após semana.

    São os "goebbels" os ministros do povo e da propaganda, e agora um deles, DF, quer finalmente chegar a Führer.

    DF é unha da mesma carne de GL e tudo o que ele representa.

    Virgilio,

    a expressão "demasiado educado" parece-me correcta, embora talvez se aplicasse melhor "mole". Seja lá o que for o que ele representa o que se passou ontem foi uma verdadeira chacina e achei o espectáculo confrangedor.

    O tempo que lhe foi atribuído foi em grande parte despendido pelo DF, que bem sabemos está habituado a dar golpadas para falar pelo tempo dos outros nas AG´s.

    ResponderEliminar
  12. O Godinho educado?AHAHAHAHAHAH Muito bom!

    O que se vê mais na lista do Godinho é educação!Enfim...só não vê quem não quer!


    Dias Ferreira limpou ontem aquilo!E preparem se para durante esta semana ganhar mais uns votos!

    ResponderEliminar
  13. LMGM,

    Bom post. Concordo na sua generalidade e como o Mike Portugal te disse, o que o BdC falou foi no "aumento de quotização e de venda de gameboxs".

    LdA & MM,

    O Godinho Lopes dar-me-á pena SE, para nosso infortúnio, for eleito Presidente do SCP. Aí sim, terei pena dele. Agora no debate de ontem?! Nem pensar.

    Passa a campanha toda a trocar-se, lança ataques baixos a outras candidaturas, ou devo dizer a uma?, não tem projecto, quer acabar com o fosso quando foi ele que o patrocinou, tem elementos da lista a desrespeitarem os Sportinguistas e o plantel, etc. etc., e ia ficar com pena dele porque não o deixaram falar?!

    Não é que o DF não tenha estado com a continuidade, isso é inegável, agora o GL que chega inclusvamente a colher para si os louros dos últimos dois títulos, não merece outro tipo de tratamento que não o ataque cerrado.

    SAM deveria ser o nosso Presidente? Sim. Agora deixemos o cenário idílico em que todos gostaríamos de viver e caiamos na realidade: tem alguma hipótese? Não.

    Espero que no dia 26 o vencedor seja qualquer um excepto o GL.

    ResponderEliminar
  14. Do debate de ontem sobrou a minha decepção relativamente à colagem de Dias Ferreira a Bruno de Carvalho. Dias Ferreira que (ainda) é o meu candidato, apostou na destruição de Godinho Lopes o que me leva a crer que a sua candidatura não é mais do que o resultado de conflitos pessoais mal resolvidos e que as suas intenções terão pouco a ver com os superiores interesses do Sporting - não quero acreditar, mas foi aquilo que transpareceu.

    Depois, ficou aquilo que já não tinha grandes dúvidas - Bruno de Carvalho não tem o mínimo perfil presidencialvel, parece-me um pequeno vigarista com os tiques de menino mal educado. O problema é que por aquilo que fizemos (ou não fizemos) nos últimos anos, se calhar é esta triste figura que merecemos. Lamentável!

    ResponderEliminar
  15. Pedro O.

    A sua análise aproxima-se do que ontem disse a um amigo: DF ou ganha ou atira-se das escadas para um lugar ao lado de quem ganhar e ontem pareceu-me ter apostado em BdC como seguro de vida.

    ResponderEliminar
  16. Acabei de ouvir na Antena 1:
    Morreu Artur Agostinho!

    Que descanse em Paz este grande Leao!

    ResponderEliminar
  17. Acabo de saber que o Artur Agostinho faleceu! O SCP fica muito, muito mais pobre. Tudo o resto é secundário.

    À família e amigos, os meus pêsames.

    ResponderEliminar
  18. Se Artur Agostinho assistiu ontem ao debate não se foi nada tranquilo quanto ao futuro do clube que tanto gostava e que sempre assumiu como seu.

    ResponderEliminar
  19. Triste, muito triste a notícia do falecimento do grande Leão, Artur Agostinho.
    Vi com muita atenção e carinho a última entrevista que deu à Judite de Sousa e só posso dizer que morreu um grande Homem.
    Os mais sentidos pêsames a todos os que lhe eram próximos.
    Que descanse em Paz.

    ResponderEliminar
  20. Algum dia haveria de acontecer isto!!!
    Estou perfeitamente de acordo com a análise efectuada sobre o debate por parte do consócio Leão de Alvalade.
    Vi as coisas exactamente assim.

    ResponderEliminar
  21. Será que o Sporting Clube de Portugal virá a ter um Presidente que me parece uma pessoa mesquinha e muito mal formada???
    Vocês sabem de quem estou a falar!
    Não, não é Dias Ferreira, é mesmo Bruno de Carvalho!

    ResponderEliminar
  22. Mais um grande Leão que se finou!
    Artur Agostinho era um enorme comunicador e um grande sportinguista!
    Que descanse em paz!

    ResponderEliminar
  23. Quanto às eleições:

    Não foi o debate de ontem o ponto decisivo do meu sentido de voto para a direcção e mais uma vez eu digo que não há um candidato em que me reveja integralmente. No entanto, já tomei a minha decisão.

    GL pura e simplesmente não entra nas minhas contas desde o início, assumo o meu preconceito contra ele, contra o Duque & Freitas, Lda., contra o RA, contra o CPP e FP (porque se viraram ao contrário), etc. É efectivamente um saco de gatos num albergue espanhol, sem ideias e de excessivo parasitismo.

    Estive muito curioso em relação à candidatura de PB. Gostei imenso da campanha publicitária criada, não desgostei do nome lançado para treinador, não gostei nada do nome de PSL para a AG, não gostei nada das referências desprestigiosas ao futsal, não gostei das ideias para um clube acantonado no futebol e, porque as eleições o obrigaram a dizer, no atletismo.

    SAM é um senhor, deu grandes entrevistas, soube muito antes de tempo o que iria acontecer, viu aquilo que poucos viram e todos agora reclamam. No entanto, conhecendo como diz que conhece os números, conhecendo como ele diz que conhece o clube, não lhe vi qualquer projecto concreto, tudo me parece algo quixotesco, com tudo de bom e de mau que a expressão encerra.

    Quanto a BdC, o debate de ontem demonstrou uma arrogância que me irritou profundamente.
    A questão do fundo, bem espremida, é nada. Não são três nomes de russos, por mais próximos que sejam de Putin, que me convenceram. Além disso, os nomes de Inácio e Virgílio, pese embora o enorme respeito que tenha por esses dois enormes profissionais, não me convencem enquanto directores / gestores num mundo do futebol globalizado. Também no capítulo da formação não me senti nada confortado com as declarações feitas. No que respeita ao treinador, não gostei nada do nome de Van Basten. Não foi apenas por causa do jogo / batalha campal entre a selecção portuguesa e a holandesa em que os nervos estavam à flor da pele, mas sim porque não me parece que seja alguém que traga o que o conjunto de jogadores que veste a nossa camisola necessita.

    ResponderEliminar
  24. (continuação)

    Finalmente, DF. Para uns é um incapaz, para outros um troca tintas, para outros ainda é corresponsável do estado a que chegámos, etc.
    O seu grande "pecado" é ter estado solidário com os tempos recentes do clube, este caminho seria o melhor para o clube? Se calhar, nas circunstâncias em que nos encontrávamos e no cargo que ele desempenhava, é justificado o seu silêncio.
    Ao contrário de alguns, eu não acho que DF seja um saco vazio. Ele sabe que, ou o clube faz "reset" e só daqui por vários anos é que voltamos a ter um Sporting ganhador (e parece-me que nenhuma das pessoas que se candidataram terá o perfil adequado para fazer esse "reset"), ou o futebol tem de começar urgentemente a ganhar, para podermos respirar e recuperar. Com esse ponto de partida, foi traçado um caminho para começar a ganhar com a máxima brevidade.
    Ponto prévio, não gosto do Futre. Mas reconheço-lhe um conhecimento do mercado internacional muito superior a qualquer outro dos "candidatos" a director do futebol, tal como lhe reconheço experiência na função num campeonato muitíssimo mais competitivo que o nosso; alia a isso uma "ratice" capaz de lutar com qualquer um dos protagonistas do nosso futebol (dentro e fora das quatro linhas).
    Além disso, Rijkaard é - de todos os treinadores propostos - o que eu acho que tem melhor perfil para o Sporting.
    Reconheço ainda que esta tripla pode ser o que precisamos para ganhar neste nosso futebol e nós precisamos de ganhar como de pão para a boca. Não é possível aguentar até 2013, 2014, o estado actual do nosso futebol e esta é a tripla que me dá maior segurança na vitória.
    Não é indiferente ao sentido do meu voto a circunstância de conhecer pessoalmente alguns dos membros da lista de DF a quem reconheço um vigoroso Sportinguismo, não manchado por interesses pessoais, que me fazem dar a esta lista um voto de confiança.

    Como adepto e sócio anónimo gostava que a balcanização do Sporting acabasse no dia 27. Temos de nos unir debaixo da nossa bandeira, para podermos ganhar, só assim atravessaremos um período que se avizinha negro.

    ResponderEliminar
  25. Bom dia,

    Os campos ficaram claros:
    de um lado estão os que querem continuar o desastre, com novas roupas; no outro está uma vontade de mudança com realismo e firmeza.
    Eu e a minha familia votamos em BRUNO.
    VOTEM EM BRUNO DE CARVALHO.
    SL

    ResponderEliminar
  26. LMGM

    Concordo com a generalidade da análise.

    GL - Uma lástima. A forma como tenta descolar da linhagem é confrangedora. A rábula da Parede ainda é mais, sobretudo quando ele mora em Caxias. Tem notáveis pareceças com Bilbo Baggins, quer fisionómicas, quer de carácter. Não percebe nada de bola.

    PB - Não sei o que dizer. É mal educado. A gaffe de que com ele o Sporting vai querer a presidência da liga é ridícula. A tirada dos €5M que quer sacar se perder as eleições não abona a favor do seu sportinguismo.

    SAM - Adoro SAM. Ainda bem que votei nele! Voltaria a votar se tivesse hipotese de ganhar.

    DF - Foi de facto o vencedor. É mestre da cambalhota, tal como o GL, que no entanto o faz com acompanhantes. Até parece que tem coluna vertebral de aço. Tem uma grande experiência em debate, pois é paineleiro veterano, e sabiamente meteu-os no bolso. Parece-me que arruínou a candidatura de GL. Está claramente alinhado com BdC.

    BdC - Deveria ter resistido à tentação, e não conseguiu. Pôs-se ao nível de GL e PB, e chamuscou-se. Mandaria a prudência que tivesse sido mais comedido. A pólvora seca disparada das outras candidaturas sobre a sua seriedade tem-lhe granjeado votos. Ontem terá perdido alguns. Não sei se o pacto de não agressão a DF lhe será favorável. Mas acredito que lhe será menos desfavorável. Ainda.

    ResponderEliminar
  27. bom resumo LMGM

    Agora temos um Bruno arrogante, menino mimado, etc. tudo vale. Depois de dois marretas passarem o tempo a falar das empresas e vida pessoal, julgo que tira a paciência a qualquer santo.

    Foi uma táctica baixa. Veremos com que resultados.

    Eles andam nervosos e nota-se claramente. No inicio nem sabiam o nome dele hoje é o principal e único candidato de jeito.

    O que mais me irrita em GL é o repetitivo "eu tenho duque & freitas" - parece que está a falar do super-homem e do batman.

    o mais assustador é que isso dá mesmo votos, basta ler o que se escreve por aí.

    O fundo existe e já foi muitas vezes comprovado.

    Quem quiser ler o artigo de José Milhazes (pessoa idônea) esteja à vontade.

    http://darussia.blogspot.com/2011/03/factor-russo-na-eleicao-do-presidente.html

    Mas isto de uma candidatura ser vista à lupa não tem mal nenhum. O problema é que só se faz isso a uma.

    Os outros basta dizer vassoura e cheque. Ou então, ah, isso logo se vê. Os sportinguistas aqui imagino que estão imensamente elucidados

    Ao que parece Dias Ferreira & GL trocaram galhardetes após o debate para espanto da equipa da RTP

    ResponderEliminar
  28. Os outros chamam burros aos sócios e são extremamente educados!

    ResponderEliminar
  29. SAM teve uma vitória moral ... que não terá grande impacto na suas nulas possibilidades de vencer as eleições.

    DF do caos por si gerado saiu como o mais o candidato com a prestação mais "sólida" .

    GL sinceramente temo ter uma figurinha daqueles como meu presidente ... o PdC tem o Bobby e o Tareco (figuras imaginárias:) o GL tem (Luis Duque e o Carlos Freitas bem reais ... assim sendo eu pergunto o que está ele lá a fazer !?

    PB espera mais dele os ataques baixos ao BdC, o constante discurso que ele e os dele são melhores que os outros (somos nós que teremos de fazer essa avaliação não ele), nada coerente no seu discurso ridicula a alusão à presidencia da Liga ou da Federação (perdeu-se completamente e o DF lá deu mais uma estocada), enfim ridiculo.

    BdC esperava mais do meu candidato deixou-se levar pelos bocas foleiras do PB e perdeu com isso a meu ver, de resto gosto da segurança (bem diferente de arrogância) e do entusiasmo com que fala, acredito que será o lider forte que o SCP precisa e sim tem um projecto com muitas ideias (93) umas boas outras menos boas mas acima de tudo apresenta algo palpável.

    SL,

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)