terça-feira, 10 de novembro de 2009

Olhar para trás no Dia Seguinte



Seguramente que não foi o que foi dizendo durante a sua passagem por Alvalade que afastou PB do Sporting. Essa ideia foi mais uma vez confirmada no Dia Seguinte, na SIC. PB teve discurso coerente, defesa do grupo que com ele trabalhou, do balneário aos gabinetes, assumindo responsabilidades. Pese o esforço realizado pelo pivot do programa, é muito fácil brilhar perante a imagem pálida dos comentadores residentes, aparentemente mais preocupados em que nada lhes perturbe a digestão. Acontece que PB não saiu por errar nas suas nas análises, antes por não conseguir que a estas correspondessem alterações práticas nas exibições e resultados da equipa que comandava.

Continuo a pensar que se justifica o que digo aqui há quase um ano, e nem fui dos mais clarividentes: o período de validade da sua direcção técnica esvaiu-se. Não ficam em causa as suas qualidades pessoais, e estou em crer que saberá aproveitar a oportunidade de ouro que o Sporting lhe concedeu ao emprestar o seu nome para lançar a sua carreira. Gostaria que tivesse sido campeão connosco, a sua honestidade e dedicação mereciam-no.

Há no entanto assuntos que me merecem comentários:

Pedro Barbosa
PB, ao seu jeito, defendeu Barbosa, argumentando que o trabalho deste teria tido mais visível se este dispusesse de dinheiro que dispõe o director desportivo especializado em túneis. Ora é precisamente por não dispormos de dinheiro que precisamos de um director desportivo diligente e atento ao mercado. É no tempo em que as vacas estão secas que é preciso saber onde há o leite. Falou de vários jogadores observados para os quais não houve dinheiro para a aquisição. Cardoso, Denis, Saviola foram alguns dos citados. Esqueceu-se de um pormenor: Saviola ficou quase pelo preço do Grimi…

A ferida Stojkovic
Passados quase 2 anos após os incidentes com o sérvio foi a primeira vez que ouvi PB negar o rumor que desde então circula e que atribuía ao guarda-redes uma agressão a Barbosa. É bom lembrar que esse rumor foi confirmado pelo então presidente FSF em conversa informal com sócios à saída de uma AG. PB afirma que foram razões técnicas e disciplinares que estiveram por detrás do afastamento do sérvio. A mim ficou claro que se tratou de um choque de personalidades, vencendo quem dispunha de poder, não necessariamente da razão. O SCP saiu nitidamente prejudicado, perdendo um guarda-redes internacional e quase perdendo um miúdo promissor. Quanto às razões técnicas, PB é desmentido por Xavier Clemente e Radomir Antic, que, mesmo sem jogar, optaram pela titularidade de Stojkovic na selecção sérvia. Que razões disciplinares podem justificar a pena de morte a que foi sujeito o jogador e ao prejuízo do clube? Este foi um dos factores de maior desgaste da imagem, até então imaculada, de PB junto dos adeptos. A falta de defesa do sérvio no episódio do dragão foi o prenúncio de uma novela infeliz.

Varela
Ouvir confessar que não há recursos e depois ver reafirmado que Varela não interessava ao Sporting quando este é titular no actual campeão nacional é um absurdo. Dizer que ninguém falou no Varela quando ele esteve no Huelva ou no Setúbal não só não é verdade como também expõe a fragilidade do nosso Dep. de Futebol, que não foi capaz de ver utilidade num jogador da casa onde outros viram um reforço. Os adeptos não fazem relatórios nem observações exaustivas aos jogadores, nem estão obrigados a fazer prospecção pelo clube.


HugoViana
O mesmo se aplica a Hugo Viana. Paulo Bento não escondeu o agastamento quando confrontado com a ideia de que Ângulo foi rejeitado pelo S.C.Braga em favor de Viana, quando o Sporting fez o inverso com os resultados que se conhecem. Dizer que Viana não jogava há muito, esquecendo da condição de Ângulo foi até embaraçoso.

Grimi
Instado a pronunciar-se sobre Grimi PB justificou a aquisição do argentino por este ter agradado durante os 6 meses de empréstimo. Assumiu a responsabilidade pelo aval técnico ao argentino, declinando as restantes, quando lhe pediram explicações pelos 4 milhões pagos. Quando lhe falaram em Alonso, que transitou do Nacional a custo zero, por comparação com o argentino, nada disse.

Mais assuntos poderiam ser comentados, como por exemplo a assumpção de que Polga jogou com problemas físicos, o como isso afectou as nossas soluções de construção de jogo ofensivo, etc. Mas é bom encerrar este capitulo da nossa história, onde PB conquistou por direito próprio a sua presença. É disso que me quero lembrar daqui para a frente. Tivesse sempre o mesmo que dizer de outros que passaram pelo clube, mesmo que Sportinguistas de nascença.

43 comentários:

  1. Confirmou-se que a deficiente construção do plantel e certas escolhas ruinosas tiveram a concordancia (obvia) do Paulo Bento.

    Passados 6 meses de emprestimo avançar para a compra do Grimi por 4 milhões, deixa-me arrepiado!

    Dizer que o Hugo Viana, que tem qualidades extraordinárias não é opção que não se enquadra no esquema de jogo, leva-me a pensar que com o Paulo Bento daqui a 10 anos estariamos a jogar precisamente da mesma forma... não sei como definir.... rigidez, teimosia, limitação é o que me ocorre.

    Fiquei também a saber que na opinião do PB, o Pedro Silva tem qualidade para representar o Sporting. Acho que muito se explica por ai, diz muito de como ele olha para a dimensão e ambição do Sporting.

    Por ultimo vir dizer que os Cardozos e os Saviolas foram observados.... merece comentários ?

    Querem mesmo convencer-me que por 4 milhões de euros não se compra melhor que o Grimi?

    Será com esta facilidade que se convence a direcção da sad que se fez um bom trabalho?
    ´
    Hoje ao folhear o record, vejo os nomes do Cajuda, Couceiro (está tudo louco??) Nelo Vingada....

    Pergunto-me senão querem provar a força aos sócios que o proximo treinador fará pior que o PB, pq assim começo a acreditar.

    ResponderEliminar
  2. Leão de Alvalade,

    sem ter visto a entrevista de ontem, já deixei a minha achega naquilo que me parece ser o mais importante a retirar para o futuro: o perfil do próximo treinador não pode ser o de alguém que se queixe da falta de verbas para contratações, porque não é esse o projecto desportivo do Sporting. Ponto final.

    Muito se poderia dizer das opções de PB. O LG18 e PS5 são ilustrativos de que às vezes não se consegue ver a floresta da árvore, podem ser jogadores muito abnegados, mas não têm nível para jogar no Sporting porque falham nos aspectos mais básicos das suas funções: não sabem defender e decidem mal. Ainda que devamos estar de sobreaviso quanto ao seu subrendimento - uma vez que o subrendimento era generalizado, ao contrário do que o PB nos quer fazer crer - a forma como se movimentam em campo é, para mim, indicativa de que não têm nível. Renovar-lhes o contrato ou oferecer €4M depois de ter a oportunidade de ver o LG18 jogar durante 6 meses, é uma boa medida da competência.

    Eu, por exemplo, fiquei com uma opinião definitiva acerca da qualidade do LG18 num jogo que tive oportunidade de assistir em Paços de Ferreira. Há determinado tipo de decisões (defensivas, já que ofensivamente sempre foi uma nulidade) que um jogador com alguma qualidade não toma.

    Infelizmente, venho dizendo-o de há muito... E (perdoem-me a publicidade), se quiserem ver aqui (http://bancadanova.blogspot.com/2009/06/o-meu-plantel-para-20092010.html), por mim o PS5 e o LG18 já estariam no Brasil e Argentina respectivamente...

    Quanto ao "perfil" do novo treinador, felizmente já se afastou o rumor "Manuel José", consta nO Jogo que Manuel Machado terá recusado e - portanto - ainda vão a tempo de contratar um treinador para um período transitório, que ajude a restruturar o Dept. de Futebol.

    A pressa é inimiga da perfeição.

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito da entrevista do PB, sério, defendendo o seu grupo, esteve como sempre em Alvalade.

    Pedro Barbosa
    "Esqueceu-se de um pormenor: Saviola ficou quase pelo preço do Grimi…"
    Será que o Grimi recebe o mesmo ordenado que o Saviola???? Não me parece...

    A ferida Stojkovic
    Estranho aqueles que continuam a defender o Stoj. Porque como pelos vistos ninguém sabe as verdadeiras razões para a ruptura, preferem meter-se ao lado do jogador do que do treinador. Se ele é assim tão bom porque será que ninguém vem buscá-lo???? Estranho....

    Varela
    Mas há alguma duvida que o Varela só é agora falado porque está no fcporcos??? Epá e dizer que ele é titular??? Vamos ver quando voltar da lesão...
    O Varela iria tornar-se em Alvalade um novo Djaló que basta tocar na bola para ser assobiado. E concordo com o PB porque é essa a ideia que tenho, no setubal e no huelva ninguém se lembrava dele.

    Hugo Viana
    Não percebo onde foi embaraçoso para o PB. Alguém aqui tinha ouvido que o Angulo tinha sido rejeitado pelo Braga??? Porque é que tenho que acreditar numa coisa que o jornalista disse, sem saber qual a sua fonte. Não é estranho só agora saber-se disso????

    Grimi
    Concordo, acho que até o PB ficou pasmado com o que depois pagamos pelo Grimi. Em relação ao Alonso...poderia ter sido uma mais valia para nós. Sei que saiu a custo zero do Nacional para o Maritimo, e estando livre, não acho que o nosso cortar de relações com o nacional na altura tenha sido algum entrave.

    SL

    ResponderEliminar
  4. é melhor encerrar, mas não consegues, não é leao? pelo menos enquanto não houver treinador novo. então vamos lá ao que ele disse sobre os jogadores que não vieram.

    Em relação ao Varela, não disse mentira nenhuma. Só se voltou a falar com insistência no Varela depois de ele ter ido para o fcp.

    Só estabeleceu paralelismo entre o Angulo e o Hugo Viana, porque o argumento que se apresenta contra a contratação do espanhol, é que ele estava há muito tempo sem jogar. Teria que servir para os dois. Além de que as características do Hugo não serviam os interesses imediatos do Sporting.

    O Grimi, na altura de se avançar para a sua contratação, estava a jogar bem. E ouvi e li muito boa gente dizer que era de contratar. Como se lesionou, ficou sem ritmo e, agora, também sem confiança, toda a gente põe o seu valor em causa...

    Do Stoj nem vou falar...

    Resumindo, tudo o que dizes é contra o PB. Isso não será antes antipatia pessoal? Embirração? Saturação? Eu também não posso com o Cajuda e com o Machado, mas se vierem treinar o Sporting também não vou pôr em causa toda e qualquer opção que tomem. Vá lá, uma ou duas... pronto, meia dúzia, mas tudo?...

    ResponderEliminar
  5. LdA em traços gerais concordo com a tua análise.
    Quanto a Pedro Barbosa fiquei com a sensação que foi uma defesa forçada, nem Paulo Bento tem argumentos para defender de forma segura Pedro Barbosa e por isso recorreu a um exemplo que nem é lá grande exemplo, porque não comparou com outros clubes onde o director desportivo não tem a visibilidade de RC? Porque é que PB só compara com o Benfica?
    Quanto ao caso Stoj...foi mal gerido desde o princípio, penso que se tornou um braço de ferro e que PB o usou sempre como demosntração de autoridade.Se não servia para o Sporting já cá não deveria estar e aqui mais uma vez entra o papel de director desportivo...
    Não esperava que Paulo Bento reconhecesse que houve erros na análise de certas situações e que por essa razão deixaram "escapar" determinados jogadores que poderiam fazer a diferença, seria reconhecer que quer ele quer PB e os restantes elementos fizeram mal o seu trabalho.

    Agora em resposta ao último parágrafo do comentário da Ana, não concordo que este post seja contra Paulo Bento, nem considero que o LdA tenha manifestado antipatia pessoal ou embirração por Paulo Bento, ficaria apenas pela saturação e isso penso que todos nós a sentíamos, todos estávamos saturados do mau futebol e dos maus resultados. Até Paulo Bento reconheceu que não deveria ter prolongado o seu vínculo ao Sporting e que deveria ter saído no final da época...ele próprio sabia que o seu ciclo estava terminado.

    ResponderEliminar
  6. O PB diz que esteve 4 meses a mais no SCP, então meu amigo, devolva os 280 mil que recebeu nesse tempo.

    Desvalorizou um activo com presença garantida no mundial (STOI), com a complacência da Direcção do SCP. Que grande incongruência, para um clube que se autoflagela propalando aos 4 ventos que, não tem $$$.

    E que dizer do Presidente da assembleia Geral, Dias Ferreira, que defende mais as pessoas(PB e JEB) do que o clube?

    O PB foi embora porque para além de resultados mediocres, teve duas boas exibições (Fiorentina), os restantes jogos foram paupérrimas actuações.

    Porque será que as boas exibições foram contra equipa italiana e para Liga dos Campeões? Quanto a mim fica a nu, que o PB já não tinha capacidade para motivar os jogadores, pois, nestes jogos (Fiorentina) nesse capítulo nada é preciso fazer, os restantes é que é dificil.

    Leão da Póvoa de varzim

    ResponderEliminar
  7. FCS:
    sobre o Viana a única coisa que me parece importante é considerar se ele é bom jogador o não, se se poderia inserir nosso esquema de jogo e se seria comportável financeiramente. Se o Braga lhe paga a última questão fica respondida. Parece-me bom jogador, tem sido o suporte do Braga de Domingos, julgo que precisa, nesta altura da carreira do mesmo upgrade que Mourinho fez a Maniche e que eu esperava ver PB fazer-lhe. Falta uma última questão: como estaria Viana se tivesse caído neste Sporting?...

    Quanto aos nomes avançados, parece-me uma boa estratégia: nada como manter as expectativas baixas para a surpresa ser agradável.

    ResponderEliminar
  8. PLF:
    É dificil avaliar com rigor algum jogador do plantel nesta altura. Sendo um absurdo queixarmo-nos de falta de dinheiro e esbanjá-lo da forma que sabemos (Grimi, Tiui, Romagnoli, todos eles de formas diversas siginificaram deitar dinheiro pela janela) e ainda por cima não aproveitarmos os nossos "produtos" é quase trágico.

    Tendo em conta a importância de PB no espirito de muitos sportinguistas, não me parece viavel a opção por um treinador de transição. O mesmo não é dizer que a sua observação seja desprovida de sentido. Eu estaria na disposição de aguentar se preciso fosse, por um bem maior. Mas creio que a maior parte dos Sportinguistas não. Poderia ser uma solução aceite se emanada de uma liderança forte e esclarecida. Onde está ela?

    ResponderEliminar
  9. Dezperado:
    Se espremessos o sumo e deitassemos fora os caroços teríamos uma tesouraria apta a pagar a bons jogadores. Aproveitando os bons jogadores da formação, investindo em valores seguros. O Caicedo e o Angulo não ganham mais os 2 juntos que o Cardoso, p. ex. que custou 5milhões?

    Estou pouco preocupado com stojkovic e desafio-o a demonstrar onde o defendo. Não me parece é que se tenham defendido os interesses do clube no episódio do dragão, deixando cair o nosso atleta, quando nem falta existiu. Não me parece que se tenham defendido os interesses do clube deixar pender uma acusação que é desmentida 2 anos depois.

    Sobre o Varela parece-me que fui claro: houve quem reclamasse contra a saida de Varela, lembro-me bem. E depois os adeptos não têm obrigação de se substituir a profissionais que são bem pagos para fazerem bem. Jesualdo viu em Varela o que PB não conseguiu.

    Sl

    ResponderEliminar
  10. Ana, Ana...

    Lê lá melhor o que escrevi, sff...

    ResponderEliminar
  11. Dina:
    Os amigos são para as ocasiões e foste amiga ao defender este teu amigo. Aliás as pessoas contra quem eu antipatizo agradeceriam que dissesse delas:

    discurso coerente, defesa do grupo que com ele trabalhou, do balneário aos gabinetes, assumindo responsabilidades

    Não ficam em causa as suas qualidades pessoais, e estou em crer que saberá aproveitar a oportunidade de ouro que o Sporting lhe concedeu ao emprestar o seu nome para lançar a sua carreira. Gostaria que tivesse sido campeão connosco, a sua honestidade e dedicação mereciam-no.

    é bom encerrar este capitulo da nossa história, onde PB conquistou por direito próprio a sua presença. É disso que me quero lembrar daqui para a frente. Tivesse sempre o mesmo que dizer de outros que passaram pelo clube, mesmo que Sportinguistas de nascença.

    ResponderEliminar
  12. Leão da Póvoa de varzim:
    é com orgulho que aqui registo a presença de um vizinho leão. temos que trocar contactos e marcar um encontro. Para concordar ou discordar é muito bom ter leões por perto.
    SL

    ResponderEliminar
  13. O Varela não tinha lugar no plantel do Sporting. Da mesma forma que acabará por ser emprestado pelo FCP a qq outro clube. O Hugo Viana sim. Um erro tremendo não o ter resgatado (Se bem, que com Izmailov operacional, seria difícil jogar de início)

    ResponderEliminar
  14. Leão de Alvalade,

    o que acho é que teremos um treinador de transição quer se queira, quer não. O que me preocupa é que a transição se dê até metade da próxima temporada e não até ao final desta.

    Saber comunicar a bondade das decisões é uma arte que, concedo, JEB não tem. Mas quem ficará a perder é o Sporting.

    Ana,

    sem saber, fez-me perder 2h à procura disto:

    "1. Varela - um bom jogador, um jogador útil. Vale os €600.000 do Tiuí. Mas em vez de se capitalizar na sua formação, o Sporting resolveu ceder o lucro ao Estrela. E contratar o Tiuí. Se se considerassem jogadores de valor igual (e parece-me que o Varela é melhor), o Sporting perdeu €1.2M no negócio. " aqui:

    http://centuria-leonina.blogspot.com/2008/12/o-regresso.html

    e disto:

    "o Varela pode não evoluir mais. Embora o passado recente (em que evoluiu bastante) sugira que ainda está a apurar as suas capacidades.

    Mas veja a coisa pelo lado do investimento: quanto custa contratar o Varela? €100mil? €200mil? €300mil? Quanto irá ganhar o Varela no FCPorto? €20mil? €25mil? Pelos valores superiores (€300mil e €25mil/mês) o Varela custará, num contrato de 4 épocas, €1,7M. Não fica propriamente muito caro.

    O Varela é internacional, tem certamente algum mercado, e poderá facilmente ser inserido num negócio (com o FCPorto a assegurar o ordenado) com outro clube.", aqui:

    http://centuria-leonina.blogspot.com/2009/02/varela-caminho-do-dragao.html

    Isto para lhe dizer que não só o (já absurdo, pelas razões enunciadas pelo LdA) comentário do "só se fala agora que ele está no Porto" não é verdade, como tem por base um erro só ao alcance daqueles - como o PB - que não têm o alcance de ver as hipóteses em alternativa.

    Digo (como JEB), espero mais dos sportinguistas: espero que percebam que não podem dizer que os jogadores do Sporting não teriam lugar em clubes da 1ª divisão e descartar o Varela porque não é titular (embora o tenha sido, várias vezes e a crise exibicional do FCPorto comece com a sua lesão). Não se pode, porque é totalmente incoerente. Mas pelo menos o PB não faz isto.

    Agora, dizer-se que o Sporting "precisa" de Tiuís (caso do PB, no princípio da época passada, quando ainda tinha o Varela com contrato por + 2 anos), de Purovics e de FC11s, mas se pode permitir dispensar o Varela é não perceber que - mais do que o desportivo - nos estão a ir ao bolso. Com que propósito, não sei.

    Agora justificar as justificações do ex-treinador do Sporting - esse, pelo menos, tem que justificar a sua existência e as suas decisões - é que é digno dos membros do PBFC. Caso não tenha reparado, esse já não se confunde com o SCP, porque - com a graça de deus e de todos os santos - o próprio reconheceu a sua incapacidade e se meteu a caminho.

    Mais diria, mas já gastei tempo demais a constatar o óbvio.

    E isso é mau. Porque enquanto se perde tempo a esclarecer o óbvio, ficam as boas ideias por discutir.

    ResponderEliminar
  15. Leão de Alvalade

    Em relação aos problemas da nossa tesouraria, é um assunto que já foi discutido, agora acho que é de má fé, quando se diz que o grimi custava o mesmo que o saviola quando todos sabemos que é muito diferente.

    Em relação ao Cardozo não percebi, é que este custou 10 milhões e não 5 milhões, e voltamos ao mesmo problema dos ordenados.

    Em relação ao Jesualdo ter visto no Varela o que o PB não viu, esperemos pelo fim da época e depois fazemos o balanço da prestação do Varela. É que ele foi titular enquanto o Rodriguez estava lesionado, por isso vamos ver se ele é assim tão importante.

    E sim podemos falar em Tius e Romagnolis, assim como também podemos falar em Izmaiolovs e Vukcevics. Não há nenhum clube no mundo que acerte em todas as contratações. Mas concordo que este ano as contratações foram muito fraquinhas.

    SL

    ResponderEliminar
  16. "Digo (como JEB), espero mais dos sportinguistas: espero que percebam que não podem dizer que os jogadores do Sporting não teriam lugar em clubes da 1ª divisão e descartar o Varela porque não é titular (embora o tenha sido, várias vezes e a crise exibicional do FCPorto comece com a sua lesão). Não se pode, porque é totalmente incoerente. Mas pelo menos o PB não faz isto."

    Epá depois de ler que a crise do fcporco começou com lesão do Varela, fico com a ideia que abdicamos do melhor ponta de lança dos ultimos tempos em Portugal. Se calhar sou eu que me dou com más companhias, mas na altura que se equacionava o Varela de volta, ninguém queria. Assim como se falava no Saleiro, bastou ele voltar, para ser uma grande merda.

    Se calhar daqui a dois anos, também vemos o Djaló no fcporcos e voltamos a este discurso. É bonito para os adeptos do Sporting, gabarem-se que temos muitos jogadores da formação, mas parece que gostamos de lá os ter para podermos assobiar à vontade. Com o André Marques já começou e afinal o Tiago Pinto é que era um excelente lateral porque foi para o Braga, se os jogadores que vem da formação, no primeiro mês não fazem logo exibições do outro mundo não prestam, mas passado uns anos afinal prestavam. Sorte teve o Nani em ir embora a tempo, porque a caminha já estava feita pelos adeptos.
    Bem mas pelos que tenho lido, ainda não chegamos ao ridiculo de dizer que também não aporveitamos o carlos martins.

    SL

    ResponderEliminar
  17. Dezperado:
    Quando, à falta de outros argumentos, se trás a acusação de má-fé restam poucas alternativas para continuar a discussão.

    A propósito da formação e dos assobios o Bruno Martins viu o jogo ao meu lado e pode, se quiser, testemunhar o que penso no caso muito concreto do André Marques.

    A observação do PLF sobre o Varela pode ser verificada por um relance de olhos na estatistica do campeonato.

    Sim e não aproveitamos o Carlos Martins, que também tinha ficado mais barato que o Angulo.

    ResponderEliminar
  18. qualquer rápida busca na internet nos permite avaliar as declarações de paulo bento sobre a prospecção:

    - CARDOZO custou 900 mil euros em 2006 (transferência do Nacional de Assunção do Paraguai para o Newell's da Argentina)

    - DÁTOLO custou 1 milhão de dólares em Julho de 2006 (transferência do Banfield para o Boca Juniores envolvendo metade do passe)

    - DENIS custou 2,5 milhões de dólares em Julho de 2006 (transferência do Colón para o Independiente)

    Estou totalmente de acordo com o LdA e o PLF: ninguém pede ao Sporting para contratar o Cardozo melhor marcador no campeonato argentino. Pede-se, isso sim, que a prospecção descubra os cardozos quando ainda jogam nos nacionais de assunção.

    Quanto a SAVIOLA, entramos no domínio do absurdo. Um clube falido anda a observar atletas do Real Madrid?

    Grimi: 4 milhões.

    ResponderEliminar
  19. Leão de Alvalade

    Não são faltas de argumentos, são factos: e faço só esta pergunta: O contrato do Saviola no total é do mesmo valor que o Grimi????

    Em relação ao Varela pergunto-te também directamente, achas que o decrescimo do fcporcos se deve ao Varela se ter lesionado? (E lembro-te que o excelente Varela tem no campeonato 2 golos...os mesmo que o Djaló).

    Em relação aos jogadores que falei da formação, não era critica para ti, mas para todos nós, sócios e adeptos do Sporting, "parece que a namorada dos outros é sempre melhor que a nossa".

    SL

    ResponderEliminar
  20. Ponto prévio, não vi a entrevista.

    Comentando o post:

    - era óbvio, como já o tinha feito anteriormente, que Paulo Bento defenderia o Barbosa. No entanto, não concordo totalmente com a questão Grimi vs Saviola. Porque se por um lado custaram +- o mesmo, falta saber quanto recebe cada um. É claro que se ao salário de Grimi juntarmos o de Angulo, por exemplo, já deveríamos ter €€€ para pagar ao Conejo. E se juntarmos o do Caicedo, de certeza que temos. É por isso que, e o amigo La Palisse não se importará que eu use a sua sabedoria, prefiro contratar pouco mas bem que muitos e de qualidade dúbia. Isto é tão evidente que não percebo como é que em Alvalade ainda não se chegou a esta conclusão.

    - Stoj não foi defendido no Dragão é certo mas não me parece que este episódio seja claro ainda assim. Prefiro Stoj a RP mas se o novo treinador o colocar a jogar imediatamente, teremos problemas de certeza. 1º objectivo do novo director desportivo: vender Stoj e bem DEPOIS do Cameponato do Mundo. Espero que a Sérvia chegue à final do mesmo e que o Stoj a carregue às costas. ;)

    - Varela & Hugo Viana - obviamente erros. O argumento de que antes ninguém dizia nada é falso. Havia quem dissesse mas na altura eram olhados com desprezo ou incredulidade, especialmente no caso do Varela. Agora já se espera pelo fim do campeonato para opinar sobre Varela. Já em relação ao Angulo e Caicedo não é preciso.

    - Grimi - argh!!!! Eu sei que o termo de comparação era fraco (Ronny) mas ainda assim...e uma coisa era pagar-se 2.5M€ como se falou na altura, outra bem diferente foi dar 4M€ por este imbecil.

    ResponderEliminar
  21. LdA,

    Discordo totalmente no que ao Carlos Martins diz respeito. Não fomos nós que o aproveitámos, foi ele que não teve cabeça. Ainda por cima, Carlos Martins não teve só Paulo Bento como treinador, que lhe deu várias oportunidades, teve vários.

    Carlos Martins não vingou no SCP apenas e só por culpa própria.

    ResponderEliminar
  22. *Não fomos nós que não o aproveitámos

    ResponderEliminar
  23. jvl:
    Eu nem gosto do Carlos Martins, mas problemas disciplinares só lhe conheço os que alegadamente teve precisamente com PB.

    ResponderEliminar
  24. jvl:

    Consegue-me explicar o que é que vê no Stoi que não vê no Rp?
    Eu prefiro de longe o RP. O stoi fez meia dúzia de jogos pelo Sporting e muitos adeptos falam dele como se fosse o schmeichel!
    É tão bom que ninguém lhe pega e as últimas noticias que se ouve sobre ele não são de grandes exibições.
    Além do mais já vi o RP, por várias vezes, a salvar golos que os nossos brilhantes defesas deixaram passar.
    Há muitos problemas no Sporting, há muitos jogadores maus e outros subaproveitados, no entanto, este não me parece um caso que mereça grande discussão.
    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  25. Senhor PLF, por mim, foi tempo perdido o do senhor, mas agradeço o esforço. Quando fala do Varela em contraponto com o Tiuí, não parece estar a dar-lhe grande valor. Ou seja, não o queria pela qualidade, mas sim por a mesma ser idêntica à do outro e por menos dinheiro... Mais tarde, quando fala da sua contratação, já se sabia do interesse do fcp. Logo...

    Ah, peço desculpa, isto não são argumentos. Ignorem-me, sff. Prefiro isso aos sermões com ares de superioridade.

    ResponderEliminar
  26. LdA,

    Não me refiro apenas a problemas disciplinares mas sim a justificar em campo, as oportunidades concedidas. E penso que em Coimbra também teve problemas disciplinares a juntar aos de Campomaior...

    Manuel,

    Trata-me por tu antes de mais.

    Quanto ao Stoj vs RP, acho que o primeiro é mais seguro, tanto entre os postes como principalmente a sair aos cruzamentos. RP é muito bom a defender penalties mas em tudo o resto, o Stoj pareceu-me superior. Não pretendo convencer ninguém com isto, é apenas a minha opinião. Que por exemplo, o meu irmão não partilha.

    As razões porque ninguém lhe pega não me parecem estar directamente relacionadas com a sua qualidade mas sim com o seu comportamento. Se fosse pela falta de qualidade, não seria o GK titular da Sérvia, de certeza absoluta.

    ResponderEliminar
  27. Ana,

    consigo parece ser sempre tempo perdido. Mas não desisto. Talvez mais lá longe no futuro deixe de ser do PBFC e volte a ser do Sporting.

    Entretanto, reflicta um bocadinho sobre a incapacidade do Sporting contratar jogadores (por ser tão pobrezinho) e o que gasta em jogadores que não têm grande valor.

    É que mau por mau, prefiro (para o Sporting) o mau que é de borla. E o pior é quando trocamos o mau pelo assim-assim ou pelo bom e ainda gastamos dinheiro com isso.

    Mas essas decisões, como têm o crivo técnico do messias Bento XVII, não podem ser atacadas, embora a forma de as defender seja de fazer corar as pedras (que teriam maior capacidade argumentativa).

    Desculpe os ares de superioridade. É que é profundamente irritante o tempo dar-me razão. Mas pelo menos tenho o consolo de não estar sozinho e muito do que digo é partilhado pelos "visionários" que insiste em achar que estão a denegrir o Sporting, ou que estão com má vontade com a pessoa Y, ou o mais para fugir a qualquer tipo de argumentação pelos factos ou pelas ideias subjacentes.

    Quer exemplos de excelente atitude ou intervenções de PB?

    Quando, a seguir ter dito que terá sido um "erro" não renovar com o Derlei, disse que se identificava com o processo que tinha conduzido à sua não renovação. Neste capítulo, não apenas no da solidariedade institucional, mas no da compreensão de que a actividade deve ser gerida com regras, definidas a priori, para racionalizar a gestão e não fazer derrapar os custos, PB esteve excelente. Mas - pura e simplesmente - não pode dizer que foi um "erro", mesmo que tenha usado a expressão errada, quando concorda que não haveria uma gestão racional (e racionalizável) que levasse à sua renovação.

    Ana, a sua candura é enternecedora. Mas não multiplique a areia que tentam atirar para os olhos dos sportinguistas. Ficamos todos cegos a discutir evidências e menos aptos a discutir o que é importante.

    ResponderEliminar
  28. jvl:

    Só perguntei porque já li vários sportinguistas e defender o Stoi e a defender a ideia de por o RP na rua. E sempre me intriguei porquê.
    Aceito a tua justificação claro, mas não achas que que se ninguém lhe pega por razões disciplinares também é um bocado grave para o por a titular?
    Já agora, costumas assistir a jogos da sérvia? é que eu só soube mais sobre o Stoi pelos jornais..nunca mais o vi a jogar.(sem ironias)
    Comparando objectivamente Stoi- 26 anos ( 0 jogos há muito tempo) RP-21 anos (vários jogos como é sabido) arriscavas-te e será que valia a pena por o Stoi a titular?

    (apenas estou a perguntar isto, pois como já disse, é um assunto que me intriga. Eu nunca mais vi o Stoi a jogar e, acho sinceramente, o RP um bom guarda redes e com uma grande margem de progressão)

    ResponderEliminar
  29. Cá por mim ia buscar o chiquinho conde com o oceano a adjuntoe diretor desportivo o mantorras para trazer os diamantes de angola para pagarmos a divida que é muito grande..

    ResponderEliminar
  30. Manuel,

    Apesar de achar que o Stoj é superior ao RP, não me parece que existam condições, ainda que com um novo treinador partam todos do 0, para Stoj continuar a jogar no SCP. É que o Paulo Bento foi-se embora mas os jogadores continuam. Não acho que a convivência fosse a melhor caso isso acontecesse (já agora não deve ser grande coisa).

    É por isso que digo que o SCP o deve manter no plantel até ao Verão do próximo ano, torcer para que ele faça um grande Mundial e depois o venda. É que vendê-lo agora em baixa, seria um erro, quando temos o CMundo à porta. Pior, só a tentativa de vender o Miguel Veloso por 1 grade de San Miguel, feita neste defeso.

    ResponderEliminar
  31. Sugestão de última hora: Leão de Alvalade para director desportivo.
    Para treinador: o sobrinho da glória que escreve no "sangue leonino"
    Temos é que fazer uma petição.

    ResponderEliminar
  32. Ola . Eu so quero ver o Sporting a praticar um bom futebol ,de resto creio que o campeonato esta perdido ,so restam as taças .Penso que deviamos era reflectir o porque de chegarmos a este ponto em que estamos em oitavo o que deita por terra a teoria do orçamento .

    um abraço leonino desde Cabo Verde .

    ResponderEliminar
  33. Também concordo com a opinião do anónimo..Para treinar o sporting o miguel damas do sangue leonino e para diretor desportivo o leão de alvalade..Para presidente o jvl.Cá por mim podem contar com o meu apoio..assino a petição. Acabavam-se os problemas no sporting e vinham as vitórias..façam a petição que eu assino..

    ResponderEliminar
  34. E digo mais todos os nomes que foquei são grandes sportinguistas e não são chulos..

    ResponderEliminar
  35. Nílton,

    Eu também gostava bastante de poder ver bom futebol e a ele aliar conquistas. Estando esta época em termos de campeonato perdida, comecemos pelo bom futebol.

    Abraço para Cabo Verde.


    renato,

    Olha que eu sou primeiro Sportinguista e só depois anti-lampião. Votavas em mim quando as tuas prioridades são ao contrário?
    Dás a ideia da petição e dizes que assinas mas depois queres que sejam outros a criar a mesma?
    Bom mas da maneira que mudas de ideias, o melhor é pensares bem antes e só depois avançares para a petição que é para amanhã não dizeres que é o LdA a treinar, eu para director desportivo e o Miguel para presidente.

    ResponderEliminar
  36. JVL:
    Há que esclarecer bem isso. É que se fores tu o presidente exijo desde já que não digas que sou director desportivo forever. Quero estar lá mais de 4 meses...

    ResponderEliminar
  37. Como curriculum não posso apresentar os anos de camisola verde e branca ao peito como Barbosa, nem golos bonitos naquele jeito malandro a fazer de conta que não quer nada com aquilo e o Baía a seguir a ir buscá-la lá dentro. Mas gosto muito de croissant´s.

    ResponderEliminar
  38. LdA,

    Já tenho um rascunho numa folha A3. Achas que chega para ser "programa"?

    ResponderEliminar
  39. JVL:
    Pergunta ao Renato. Isso pode-lhe demorar tempo a ler e queremos apresentar a candidatura daqui a sensivelmente 4 anos...

    ResponderEliminar
  40. os queridos divertem-se... renato, não virá nada escrito no A3 que interesse. Só fala do que não se devia ter feito. Nada sobre o que se deve fazer. Não que eu saiba. Mas eu admito. Não me armo aos cucos...

    Sr. PLF não percebo porque dá conversa a pedras. Talvez porque mais ninguém tem paciência para ouvir as suas dissertações visionárias/dejavistas. O outro ao menos pregava aos peixes... não se incomode. Faça de conta que não leu o que escrevi...

    ResponderEliminar
  41. ana,

    Nunca leste nada meu sobre o que se devia fazer? Não estás a ser injusta, estás a ser mentirosa.

    ResponderEliminar
  42. Ainda há dias, dizias que andava muito sério, agora brinco um pouco e estou a armar-me aos cucos.

    ResponderEliminar
  43. A comparação entre a contratação de Saviola e Grimi não tem razão de existir pq além de mais de 1,5 milhão de euros de diferença,existe tb a diferença de salários.Saviola recebe no benfica cerca de 130 mil euros.Qd se contrata alguém, não é só o que se vai pagar por ele ao clube mas tb o que se oferece ao jogador.Stojkovic é tão bom que ninguém lhe pega estando ele em preço de saldo,foi corrido do Nantes,Vitesse e no Everton ficaram pasmados qd ele simplesmente saiu sai dizer nada a ninguém qd lá foi fazer testes,culpa do PB pois claro. Qt ao Varela é simples,é um jogador para o fcporto daqui a uns meses colocar a rodar num satélite.Hugo Viana só é considerado uma falha agora,pois está a jogar bem,mas ninguém sabia como ele iria entrar na Liga.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)