quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Apoiar

É inevitável que o levantar de âncora no período mais longo de descanso, nos permita navegar para lá da rotina que o sem número de obrigações e compromissos diários nos impõe, e com isso surja o espaço para a reflexão, mais ou menos profunda.

No que ao Sporting, diz respeito, fui de férias com o pensamento na base da discussão dicotómica mais comum - aqui e na generalidade dos blogues leoninos – sobre como devem os adeptos apoiar o Sporting. Uma reflexão inevitável i) pelas críticas frequentes que recebo de alguns leitores do “ANorte”, e ii) responsabilidade com que entendo que devemos encarar a actividade de “blogger”.  Responsabilidade que  deve sentir quem escreve sobre uma das paixões que marca de forma profunda a nossa vida : o Sporting Clube de Portugal!

Devo confessar que, dessa reflexão, resultaram dois sentimentos muito claros no meu espírito: consciência tranquila e desencanto. Consciência tranquila porque não tenho qualquer agenda, antagonismo pessoal ou represento qualquer interesse que não seja o exercício da minha opinião pessoal, a que tenho direito e que sujeito a ser contraditada. O desencanto é natural em quem, quando se decidiu a dar letras às inúmeras reflexões diárias que a dita paixão por esse clube ímpar lhe suscita, esperava ter muito mais matéria de regozijo e de celebração do que estes dois últimos anos ( o tempo do blogue) têm proporcionado. Mas, mais do que os resultados infelizes no futebol, fica o desencanto por não enxergar ainda como iminente a necessária retoma. E quando mais tarde esta ocorrer, mais difícil será de ser feita de forma sustentada.

Poderia ser diferente? isto é poderia fazer de conta, ou fechar os olhos ao que me desagrada e escrevendo apenas sobre o que é pacifico ou o que resulta da versão oficial? Poder podia, mas não seria a mesma coisa. Isto é, para que ter afinal um blogue? E ter a minha opinião e publicá-la transforma-me num inimigo do Sporting? Há quem assim me veja, apesar da minha insignificância e do mediatismo reduzido destas colunas. Obviamente que não concordo. Da mesma forma que um filho não põe em causa o seu amor filial, quando se opõe às decisões insensatas de um pai. E muitas têm sido as decisões desse teor a ser tomadas no Sporting, e se dúvidas houvesse, estão aí os resultados para o atestar. Não o dizer poderia ser apoiar quem as toma, mas seguramente não seria apoiar o Sporting. O que, saliente-se, não é a mesma coisa.

Com os meus leitores renovo o compromisso de, como aqui tenho tentado desde o inicio, de pugnar por fazer do "ANorte" um espaço de reflexão e divertimento,com o mesmo grau de exigência pessoal  como a que uso para com terceiros. E onde os Sportinguistas, dentro da sua  diversidade, dispensem entre si o tratamento que é devido entre quem partilha um amor maior. Conto com todos que compreenderem o significado deste compromisso.

19 comentários:

  1. "Não o dizer poderia ser apoiar quem as toma, mas seguramente não seria apoiar o Sporting."


    LdA:

    Esta frase resume tudo. Inacreditável é apercebermo-nos de que há mt gente que ou não consegue ou não quer entender uma mensagem tão simples... Enfim.

    Força e keep doing it the usual way: GREAT!

    ResponderEliminar
  2. Peço imensa desculpa pelo off-topic mas como é que o Guimarães vende um tipo que ninguem conhece ao MU por 9M?

    Dá que pensar não??

    ResponderEliminar
  3. Excelente post, concordo a 100% com tudo!


    Apoiar sim sempre, este amor é incondicional e, por isso mesmo, também nunca ficar calado perante as incompetências directivas do clube!

    Quanto maior é o amor, maior é a exigência.

    Obrigado tb pelo blog e que se mantenha por muito tempo pq espaços como este são necessários para o bem do Clube!

    ResponderEliminar
  4. Concordo plenamente com o posr,apoiar temos que apoiar mas nao fechar os olhos a quem tenta fazer do sporting um clube cada vez mais pequeno

    ResponderEliminar
  5. "Da mesma forma que um filho não põe em causa o seu amor filial, quando se opõe às decisões insensatas de um pai."

    E se esse filho tivesse um blog, será que os seus irmãos gostariam de ler nesse blog o irmao a falar mal do pai na praça pública??????

    Não sejamos ingénuos, a blogosesfera tem cada vez mais força na opinião dos adeptos. Há blogues de referencia (e dou por exemplo o blogue do "lampião da estrela"), que tem todo o direito de demonstrar os seus pontos de vista, as suas desconfianças, as suas criticas, desde que sejam construtivas...e não pegar apenas nas coisas más que acontecem, pegaram em coisas mesquinhas e fazendo comparações com outros clubes, para apenas porderem criticar por criticar, sem serem coerentes. Hoje em dia, por vezes, acredita-se mais em noticias que saem constantemente no Correio da Manha ou na A Bola do que no Sporting. E dou um exemplo engraçado de como um post num blog pode levar as guerras internas dos adeptos...há uns tempos saiu uma noticia que ainda não tinhamos pago a primeira tranche do Evaldo. Foi uma noticia que inundou a blogosfera, uma noticia apoiada na RR, era ver criticas a torto e a direito a esta direcção...e depois soube-se mais alguma coisa??? Ou seja, andou a discutir-se sobre nada, será que os que lançaram a noticia nos blogues, quando se aperceram que era mentira, vieram retratar-se??? parece que não.

    Os editores do blog tem todo o direito de dizerem e fazerem o que quiserem, são os donos do blog e só vai lá ler quem quer...mas visto isto, acho que não ajudam em nada, quando laçam posts baseados em fontes muito duvidosas, sobre noticias que saem num dia para criar instabilidade e no dia a seguir, esse assunto desaparece porque não tinham fundamento.

    Em relação a este blog, apesar de não concordar muitas vezes com o Lda, acho que conseguimos ter um debate de opiniões interessante, e de demonstrar os vários pontos de vista que existem em diversos tipos de adeptos.

    SL

    ResponderEliminar
  6. Concordo quando se diz que os blogues têm muita força e fazem os adeptos acreditarem naquilo que vém escrito..Se houver um bota abaixo diário muitos dos adeptos vão se afastando e se houver um incentivo diário a pedir o apoio os adeptos vão aos estádios e pavilhões...Viu-se na invasão a madrid onde o incentivo partiu dos blogues e já que não podemos contar com a outra imprensa..Uma referência aos adeptos do guimarães uma cidade pequena mas que têm no seu vitória o exemplo de como se deve apoiar..NUNCA DESISTEM..Ao lado os do braga no jogo com o celtic uma grande equipa nem 10.000 foram ao estádio ..Vejam a diferênça..Por isso nós que não podemos viver sem o SPORTING temos que fazer o apelo a todos para enchermos alvalade..

    ResponderEliminar
  7. Dezperado:

    Aqui discute-se em 'família', não em 'praça pública'. Se te refereres ao conceito 'em família' no seu sentido ultra-mega-hiper restrito, isto é, apenas dentro dos Órgãos Sociais do SCP, então o melhor é fechar a blogosfera, ou então, apenas relatar o que o os OS/SAD do SCP querem que se comente... O 'ANorte' é um blogue constituido por editores que amam o SCP, feito para outros sócios/adeptos que o amam igualmente. Assim sendo, não considero que seja uma 'praça pública'...

    Outra gde confusão:

    "falar mal"... Mas afinal, critica-se (positiva ou negativamente) os acontecimentos do clube, ou diz-se mal, assim-assim ou bem do clube?

    Os blogues servem como locais de debate apenas nas horas/situações boas? E naquelas que são duvidosas e/ou mesmo más? Fecham-se os blogues? Em que é que ficamos?

    Voltamos ao mesmo: contestar o CD, JEB, Costinha, outro dirigente qualquer, PS ou algum jogador sempre que se achar conveniente e justo, é contestar o SCP? Ou não será antes alertar, exigir, responsabilizar, querer melhorar o que de menos bom se passa?

    Essa 'filosofia' de-que-aceitar-td-o-que-nos-dão-a-comer-é-que-serve-os-interesses-do-clube é inaceitável.

    Apenas concordo ctg qd afirmas que se deverá dar igual importância a tds os acontecimentos, sejam eles positivos ou não. Julgo que neste espaço fazemo-lo. Se ultimamente os aspectos negativos superam os positivos, nomeadamente no futebol profissional, é só uma questão de ser coerente com a (não andarmos alienados da) REALIDADE.

    Um exemplo: O SCP está finaceiramente de rastos. Julgo que não haverá contestação a esta minha afirmação. É publica e notória tal situação. Agora pergunto eu: de quem é a culpa, das 'bolhas', 'correios manhosos', 'rascords' e restantes pasquins? Dos sócios mais 'contestatários'? Ou de quem tão mal nos governou durante épocas e épocas a fio? Por mais que os jornaleiros queiram (e mts anseiam-no), se o SCP está uma sombra daquilo que potencialmente deveria estar, a culpa é da incompetencia (para não dizer pior...) de quem nos tem dirigido. Erros e erros sucessivamente repetidos. Não se aprende. Nem eles (os dirigentes), nem nós (sócios que os elegemos).

    O q os pasquins dizem... Cada um dá a importância ou a credibilidade que que julga merecerem. De vez em qd lá acertam... Uma em cem.

    Mas o problema do SCP não são as pseudo-notícias. O problema do SCP são os factos. Consumados. É a politica errante na constituição dos planteis (vendas, compras, dispensas, etc...); É andar ao sabor da maré, tb no que à gestão economico-financeira diz respeito...; É a falta de visão, rumo, estratégia que se nota a'olhos-vistos'; É a gritante e imperdoável falta de coragem frequentemente revelada na defesa do SCP contra os adversários externos (Só para citar os mais garves: CA da Liga, relação com PdC, entre outros); É o desrespeito por quem não 'assina de cruz' com o que é ditado pelo CD; É o clima de desconfiança e de divisão interna patrocinado por quem deveria unir e agregar. Enfim, são muitas as coisas com que eu não concordo no SCP... Vou calar-me? O tanas!

    É tempo de acordar... Pessoalmente, até acho que fui preguiçoso e deixei-me ficar agarrado ao conforto da caminha tempo demais. Já outros preferem continuar a dormir... e asonhar. (Espero que qd acordem não se confrontem com nenhum pesadelo).

    SL

    ResponderEliminar
  8. LdA, infelizmente, o acordo ou desacordo com medidas e actuações de diversas direcções do Sporting é vulgarmente confundido com apoio ao Sporting.

    Mas pela blogosfera leonina fora, é aceite com muito mais tranquilidade o ataque do que a defesa a uma direcção. A facilidade com que se sai da opinião, sempre respeitável, para o mero insulto ou demagogia é atroz.

    E nesse ambiente há pouco de frutuoso que possa nascer. Mas há quem goste...

    ResponderEliminar
  9. "O SCP está finaceiramente de rastos."

    Eu contesto essa frase, Virgílio, o futebol português está financeiramente de rastos, o Sporting é só mais um dos seus agentes que não está melhor nem pior do que os outros, muito provavelmente até é o que está melhor. Contesto a dispersão dessa frase, seja aplicada por um bloger, seja pelo presidente. É falsa.

    O Sporting tem limitações como todos os outros num mercado que é deficitário, não vamos ser nós a resolver esse problema nem nenhum clube individualmente. É um dos estigmas que só serve para apontar dedos e fomentar divisões não tem nada de real.

    ResponderEliminar
  10. LMGM:


    Olha... Em mts meses és o unico! A contestar...


    Uma ideia. Curta: com o mal dos outros posso eu bem.


    Houve, ou não, erros grosseiros na gestão do clube? E que contribuiram significativamente para o actual estado? Independentemente do mercado onde o SCP se insere (o futebol português) estar bem, medriocre ou (admito) péssimo?

    Não estamos de rastos? Somos o que estamos melhor? Talvez. Então só não percebo é pq não se faz ALARDE disso... Antes e precisamente o seu contrário... A ser (realmente) assim, mais se acentua a incompetência dos nossos dirigentes. O clube português em melhor estado económico-financeiro e nunca consegue competir no mercado (interno ou externo) qd os rivais se 'atravessam'... O clube português em melhor estado economico-financeiro, mas cujos dirigentes têm prazer em azucrinar a vida dos sócios ao transmitir exactamente o seu contrário... Não consigo alcançar os beneicios de tal politica de comunicação... Deve ser defeito meu que de finanças só percebo mesmo das domésticas e ainda assim, mal. E comunicação, cada vez mais a acho complicada... "À beira da falência técnica", quer dizer, exactamente o quê?" Ai, ai, os ganda mentirosos... Aquilo de enganar os sócios é mesmo um vicio catanos...

    Das duas, uma: os ultimos presidentes dos CD's do SCP ou são uns aldrabões compulsivos, ou são como as gajas... Dizem que não, qd lá bem no fundinho, até querem...

    Eu sei que as explicações estão pela hora da morte, mas se me fizeres o obséquio de explicar o pq dos nossos dirigentes agirem desta maneira, agradeço-te... Do fundo do coração e com umas bejecas durante o próxima encontro. :)


    "É um dos estigmas que só serve para apontar dedos e fomentar divisões não tem nada de real."

    O passivo monstro é um gde estigma... Lá isso é. Só não se conhece é exactamente o tamanho do... estigma, por assim dizer.

    ResponderEliminar
  11. Virgilio, com a contestação aos outros também posso eu bem, aliás posso muito melhor do que com aquela que se faz ao nosso clube.

    O Sporting já teve atletas a rescindir contratos por incumprimento do pagamento do seu salário, já esteve com o crédito cortado, com as contas congeladas, não me lembro de nenhum destes factos acontecerem desde que se formou uma SAD. Claro que nós tivemos todos aqueles factos anteriores por extrema competência dos dirigentes dessa época, a riqueza era tanta que se esqueciam de pagar as contas, o passivo tão pequeno (10x menor) que não era necessário preocupações o crédito que ficasse cancelado, os jogadores que não fossem inscritos por dividas ao fisco e segurança social, foram os tempos da malta competente e exemplar.

    Não é à beira da falência técnica, é mesmo na falência técnica, e a explicação é simples o activo é mais pequeno que o passivo, resolve-se aumentando o activo, ou vendendo acções da SAD (eventualmente perdendo a maioria), ou incorporando patrimonio (estádio e academia), ou até comprando jogadores caros, exemplo os direitos desportivos de Pongolle valem 6,5 milhões de euros como activo da SAD, os do Saleiro valem zero.

    Disse em cima que contesto essas afirmações sejam vindas de um dirigente, sejam de um adepto, há uma enorme critica que faço a diferentes direcções, não sabem defender o Sporting. Mas tomando a blogosfera leonina como exemplo, são o reflexo da massa associativa que representam.

    O LdA, diz e bem que ter opinião não é atacar o Sporting, eu quero é ver quem o defenda, seja contra a direcção seja contra quem for, é que por mais que eu goste ou que queira não existimos sozinhos.

    Competimos com outros concorrentes para quem aquilo que nós fazemos interessa bastante, principalmente enquanto estivermos divertidos a insultar-nos uns aos outros.

    ResponderEliminar
  12. Virgilio:

    Consegues encontrar interpretações nas minhas frases que nem eu sei onde vais buscar...

    Qualquer blog, é praça publica...ou será que para entrar neste blogue é preciso alguma password???

    Mas se leste o meu comentário completo, refiro que:
    "que tem todo o direito de demonstrar os seus pontos de vista, as suas desconfianças, as suas criticas, desde que sejam construtivas...e não pegar apenas nas coisas más que acontecem, pegaram em coisas mesquinhas e fazendo comparações com outros clubes, para apenas porderem criticar por criticar, sem serem coerentes."

    Viste aqui alguma referencia a que devam fechar os blogues? ou que apenas se deveria escrever nos blogs quando as coisas correm bem.
    Se costumas visitar o blogue que me referi, o "lampião da estrela" percebes bem o que quero dizer...é que quando acontecem coisas boas não há nada a referir, quando são más...temos 3 ou 4 post a falar do mesmo. E visto ser um blog muito conhecido na familia sportinguista, influencia e muito a opinião de cada um, basta lançar posts baseados em noticias de merda que a imprensa tanto gosta de lançar para o ar, para veres a trocas de "garlhadetes" entre os adeptos

    Em relação às contas do Sporting (e agora vais te espantar) são capazes de estar melhores que as dos outros. Não sei se tens conhecimento, mas os lamp porcos, para sairem (porque também estavam) da falencia técnica meteram o estadio na SAD. E agora pergunto-te directamente, aceitavas passar o estadio para a SAD para libertar mais fundos??? Nós nem a Academia queremos que passe, quanto mais o Estadio.

    E como dizes que não percebes muito de finanças, deixo-te um exemplo muito facil de perceberes. Eu posso andar de BMW topo de gama e por isso, comer sande de manteiga o resto do mês, ou então posso andar de peugeot 206 e conseguir pagar as minhas contas a tempo e horas.

    E depois arranja-se aqueles mitos, do passivo ser 300, no outro dia já é 400, mas ninguem sabe ao certo quanto é.

    E antes de apontar tantos erros de gestão como falas, poderiamos pensar primeiro se o futebol é uma actividade que dê lucro em Portugal (achas que dá), que é viavel, ou será que todos os clubes andam com a corda na garganta??? não só em Portugal, mas no mundo inteiro. Não sei se te passou ao lado, mas o Barça, há um mês teve de pedir um emprestimo de 150 milhoes...e tamos a falar de um clube que tem o estadio sempre cheio, ganha campeonatos e liga dos campeões.

    Não estou a dizer que com o mal dos outros estamos nós bem. Mas se queres fazer uma analise seria às nossas contas, não podes só olhar para nós, tens de olhar para a conjuntura em que estamos inseridos. E nem preciso de referir no dinheiro que temos a receber da camara há 7 anos, enquanto os merdosos de vermelho já receberam (e até mais do que deviam) dos bimbos tripas terem uma academia que custa tuta e meia por mês...se queremos ter as mesmas "posses" que eles, entao temos de adoptar as mesmas regras contabilisticas que eles usam.


    SL

    ResponderEliminar
  13. LMGM:

    Pois eu não passo sem contestar aquilo que julgo estar errado e que prejudique o SCP. Seja feito pelo Pintelho da Bosta ou pelo JEB, p.e..

    Partes do principio (errado) de que ao mostrar insatisfação com esta ‘vaga’ de dirigismo no Sporting eu seja defensor da vaga que lhe antecedeu. Sp afirmei o contrário. Desde q sigo o SCP NUNCA senti q tivéssemos dirigentes à altura do clube. Desde João Rocha, que já apanhei mesmo no final do ultimo mandato, que sinto mt falta de competência nas direcções do Sporting... Mesmo nos tempos do Sousa Cintra. A diferença é de q notava em SC um sportinguismo genuíno que não notei noutros que o sucederam…

    Ora bem, o facto de estarmos ‘mesmo na falência técnica’, corrobora que estamos, vá lá, aflitos no capitulo financeiro, ou não? Como se resolve já não sei. Mas, pelos vistos não é tão fácil como pareces fazes crer. Já agora comprar jogadores caros, não me parece solução… É que para adquirires o activo tens que investir (gastar) cacau antes… Assim sendo, julgo que não abates passivo nenhum, a não ser que se venda o ‘jogador caro’ ainda mais ‘caro’, o q vem sendo continuamente desmentido pela prática… Outra coisa: tu falas em SAD, eu falo no CLUBE como um todo. Incorporar património na SAD… é tirar ao clube para meter na SAD… Logo se a SAD melhora a situação ‘geral’ não me parece que melhore.

    “… há uma enorme critica que faço a diferentes direcções, não sabem defender o Sporting. Mas tomando a blogosfera leonina como exemplo, são o reflexo da massa associativa que representam”

    Discordo. Não me aparece q seja o reflexo da massa associativa do SCP. A maioria dos sportinguismos DEFENDE o SCP com garras e dentes e é, precisamente, por não ver igual posição ao nível do dirigismo, que ataca e contesta. E se quem deveria defender o clube fervorosamente não o faz, ou, pelo menos, não o faz com o vigor necessário, merece ser apontado por isso.

    Qt aos insultos, tb sou da opinião que não levam a lado nenhum.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  14. Dezperado:


    Qt ao que “leão da estrela” faz ou deixa de fazer não me pronuncio. E se contagia a opinião assim de tantos sportinguismo ou não, tb pouco me interessa. Pelo que leio nos cxs de comentário não me parece. De qlq forma eu penso pela minha cabeça e não pelo que escreve o LdE ou Zé ou o Xico ou o Manel…


    Dou-te mt razão na diferença de tratamento que o SCP tem perante mts instituições deste País. E o SCP consente tais injustiças… Ora aí está um belo exemplo da falta da tal defesa forte que os nossos dirigentes deveriam ter perante situações de tamanha injustiça… Infelizmente a CML é só um exemplo, entre mts outros…


    Caro amigo: no q diz respeito à sustentabilidade da actividade do futebol profissional, se tu dás o exemplo do Barca, eu dou-te o exemplo do Bayern… passou-te ao lado? Parece q os clubes alemães, regra geral são bem geridos e, ESPANTO, dão LUCRO!!! Julgo que (sem certezas) alguns clubes Franceses tb são bastante recomendáveis nesse capítulo. Logo é possível que o futebol gere lucros. Se tal é admissível em Portugal, é + difícil de responder. Haveria que fazer profundas alterações nas competições e sues regulamentos, p.e.. Mas repito se há razões conjunturais, tb é nítido a má gestão que o SCP tem sofrido em resultado das péssimas opções tomadas pelos nossos dirigentes.

    O Barça e o Real, nesse aspecto não são exemplo para ng! Para além de que segundo consta, o Barça não constituiu nenhuma SAD… Logo o exemplo não terá mt aplicação à situação do SCP.


    Qt às estratégias para a recuperação financeira… Já se apresentaram tantos Planos de reestruturação, já se puseram em prática esses Planos, sempre com péssimos resultados… Em comum, tivemos sempre os mesmos protagonistas. Pergunto-te agora a ti? Se fosse com o teu dinheiro, não tinhas já mudado de gestor??

    Não censures que desconfia desta gente. Pior do que terem falhado é q falharam repetidamente… Eu não sou à partida contra uma solução que seja bem explicadinha que apresente os vantagens e os riscos, mas a dizer a verdade, tenho PAVOR da actual administração. Pq? Pq falham e pq não explicam… Antes escondem, encobrem, trabalham na obscuridade e até à margem dos estautos do SCP… Assim não à confiança que resista.

    SL!

    ResponderEliminar
  15. Virgilio

    Eu tambem penso com a minha cabeça, mas para poder pensar, visto que não trabalho na SAD, tenho que me apoiar no que leio, no que oiço, tanto em blogs, jornais ou no site.

    O Bayern dá lucro? se dizes, eu acredito...mas se quiseres passar a chamar o Estadio José Alvalade...de Estadio Seguros Açoriana, de certeza que entravam uns valentes milhões... O barça não tem SAD, mas tem de gerir na mesma as contas...Uma SAD quando é criada, basicamente abre as portas aos investidores, e é cotada em bolsa...porque gerir, temos de gerir sendo SAD ou não. Se calhar antes do Roquette, não se falavam tanto em contas, porque ninguem tinha que as mostar, como temos agora. Olhas para Inglaterra e vês clubes como o Liverpool na falencia à espera de comprador...assim como maior partes dos clubes de lá tem dono. O Milan que é o Milan tá de rastos...
    E falamos de países, em que as receitas, só das televisões devem ser 50 vezes maiores que as nossas, alem das assistencias...isto tudo para dizer que em Portugal, e esta é a minha opinião, o futebol não é uma actividade que dê lucro...por muitas voltas que se dê.

    Em relação se já tinha mudado ou não de gestor...é dificil, se entro num negocio que sei que há partida nao gera lucros...pode não ser só culpa do gestor...(além de que é o meu dinheiro..pelo menos das quotas e da gamebox).

    Eu não censuro quem desconfia desta direcção, tem todo o direito, desde que com criticas construtivas e apoiadas em factos (e não boatos lançados pelos media). E por nao andar constantemente a falar mal do JEB ou do Costinha, não quer dizer com isto que aplauda a tudo o que fazem.

    SL

    ResponderEliminar
  16. Dezperado:

    - Nc afirmei que não pensas pela tua cabeça. Tu é q afirmaste que a opinião de um blogger influencia e altera o julgamento de mts sportinguistas... estamos dois a dialogar e chegamos à conclusão de que afinal, analisamos os dados que temos e independentemente do que outros pensam, chegamos à nossa prória conclusão. Certo que a amostra é curta, mas como mero exemplo estatistico resulta em 100% de leões que pensam pela sua cabeça e que não se deixam 'levar' pelos perigosos e maldizentes bloggers...

    - Falamos em Países cujas receitas são mt maiores, ao nível das despesas... Certo? O mercado alemão não é (potencialmente) melhor que o espanhol ou o inglês e no entanto os cubes da Liga alemã vendem saúde por todos os poros... Pelo menos qd comparados com os congéneres espanhóis, ingleses, italianos. Td mercados da mesm ordem de grandeza. Isto para te dizer que é sim possível o futebol dar lucro. É preciso é cabecinha e geito para gerir a coisa e não entrar em sucessivas loucuras…

    - Qt ao exemplo do naming do estádio: não me assusta ou choca. O q me assusta é o destino do cacau que resultaria dessa receita. Para onde evaporaram os euros da venda dos terrenos do antigo estádio, do Alvaláxia, do edifico sede, do… etc, etc, etc?

    - Quer-me parecer que antes do Roquette tb existiam AG para apresentação do exercício do ano anterior. Vulgo apresentação das continhas aos sócios... Qt ao falar tanto de contas agora (mais do que no passado): pq será?

    "isto tudo para dizer que em Portugal, e esta é a minha opinião, o futebol não é uma actividade que dê lucro...por muitas voltas que se dê"

    Sejamos claros. Então para ti a culpa do SCP estar como está deve-se exclusivamente à actividade? Não se cometeram erros de gestão que experienciaram o 'mal'?

    É que lendo a tua ultima opinião parece que independentemente da qualidade do gestor, os resultados serão invariavelmente os mesmos, isto é: péssimos. Ou seja, a culpa será sempre do mercado e da actividade que não gera lucros, etc e tal. É praticamente irrelevante quem esteja à frente dos comandos do clube: tanto dá que seja um bom gestor (que perceba do negócio futebol) ou outro completamente incompetente... os resultados serão sempre insuficientes...

    Pronto, se realmente é assim, então o melhor é não ralarmo-nos mais. Vamos batendo palminhas e esperar que depois de ‘ir’ o estádio, a academia, as acções da sad (vendidas a gajos parecidos aos investidores do Liverpool, Newcastle e quejandos), se acabe tudo duma vez. È só uma questão de tempo, já que para ti, isto em Portugal vai dar sempre prejuízo e nunca mais se equilibra...

    Só mais uma achega:

    Tb não concordo com mts criticas que se fazem e acho inclusivamente tremendamente injustas. Dou o exemplo de Costinha que me parece que face a tds as limitações, dificuldades e situações herdadas, até tem apresentado trabalho mt meritório. Ele e PS tem tido atitudes acertadas no meio de alguns erros.

    ResponderEliminar
  17. Virgílio, vamos continuar porque se há coisa que eu gosto é de discutir o Sporting.

    Eu não estou a pessoalizar outras opiniões sem ser as minhas. Quando falo de quem contesta não estou a falar de ti mas sim contigo, e eu também contesto e sou capaz do maior bota-abaixismo possível, mas não o perpétuo no tempo, nem pessoalizo. Nem nunca deixarei de estar presente e de fazer parte da solução, perca o campeonato por 30 pontos, desça de divisão, seja o presidente o Dias Ferreira, o Jorge Gonçalves, o Fernando Mendes ou o Paulo Futre.

    Não perpetuo no tempo por uma razão fundamental, as piores opções de gestão que eu conheço foram tomadas após sufrágio dos sócios, houve (e há) oportunidade de qualquer grupo de sócios se organizar como alternativa e apresentar diferentes soluções para o Sporting. Após a escolha dos sócios eu acho que é inútil andar a dizer constantemente que a venda do património (por exemplo) foi um erro crasso. Está feita e não é possível de desfazer.

    Não considero que os factores que fizeram aumentar o passivo fossem erros de gestão, muito pelo contrário, concordo com todo o investimento que foi feito em infra-estruturas e com a aposta na formação. Logo não vou criticar algo com que concordei na sua génese.

    Mas há pano para mangas para contestar, se a génese do passivo tem causa admissível, o seu aumento é fruto de má gestão no futebol, e já houve as mais variadas filosofias de gestão, todas falham não porque o clube ou o Sporting não ganhou... em teoria todas tinham fundamento para funcionar, na prática se não se vencer... até o João Rocha é uma besta.

    Sobre a dicotomia SAD/Clube, já escrevi, para mim são uma e a mesma coisa e não reconheço diferença entre uma e outra. Sei que pensas de forma diferente, é um direito e não são visões conciliáveis ou se vê o Sporting como um todo, uno e indivisível, ou se vê como sectores, as modalidades, o futebol, a SAD, os sócios, a SGPS, etc..

    Para mim não há Sporting sem esses temperos todos.

    Eu não disse que tu gostas ou cantas loas a direcções anteriores ao fenómeno SAD, estava a tentar ilustrar que os Sportinguistas já tiveram razões de sobra para atacar direcções incompetentes, os exemplos que dei são de grossa incompetência essa sim grave e com motivos para um levantamento popular de Sportinguistas, agora comparar o nível de incompetência de ficar com o crédito cortado, com afirmações feitas em sede de núcleos Sportinguistas sobre “o trabalho de sapa da mulher Sportinguista na sociedade”… São afirmações fracas estamos de acordo, mas todos os males fossem esse.

    Tenho o Sousa Cintra em muito boa conta, teve a coragem que mais ninguém teve num período negro da nossa história e conseguiu por intermédio de um Sportinguista a quem agradeço todos os dias (Eng. Tomás Aires) regularizar a situação do património. Ganhou o direito de dizer as bacoradas que quiser.

    Olha, viva nós, os leitores, os comentadores e os editores do “A Norte”, que estamos aqui a “fazer” Sporting!

    ResponderEliminar
  18. Virgilio:

    Eu por acreditar que o futebol em Portugal não dá lucro, não estou a dizer que é só esperar até ficarmos sem nada.
    Não acreditas que na altura do Sousa Cintra, o Sporting dava lucro, espero eu. E sinceramente acho que nem o guru da gestão conseguiria fazer uma Academia e um Estadio sem aumentar o passivo.

    E apesar de ser da opinião que esta actividade não gera lucros, quem está no comando pode ser diferenciado como um bom gestor ou um mau gestor, e nota-se bem nas contas de um clube. Por exemplo, poderiamos ter la um mau gestor, que pegasse nas receitas futuras e comprasse 5 estrelas de renome internacional, hipotencando o nosso futuro, de certeza que iria ficar melhor aos olhos dos sócios, e quando a "bomba" explodisse, já estaria lá outro no seu lugar

    E pego nos tripeiros, um clube que é tantas vezes campeão, tantas presenças na liga dos campeões, tantos jogadores bem vendidos, não fizeram academia e tem um passivo parecido conosco, não é estranho??? bem sempre podemos dizer que o PC mete algum no bolso, mas assim tanto era dificil nao ser apanhado.

    Criou-se outro mito que estamos refem dos bancos, mas será que não estão todos???? Ou será que algum clube consegue investir com capitais próprios????

    Eu percebo quem não gosta desta direcção, está no seu direito, mas não percebo quem quis se afastar tanto de Alvalade, quem deixou de pagar quotas...porque torna-se uma bola de neve...menos sócios, menos gameboxs, menos bilheteira...menos receitas, menos investimento na equipa, menos hipoteses de sermos campeões.

    Concordo contigo quando falas em erros de gestão no que toca a compras/vendas, algumas muito mal feitas (desde que nasci sempre foi assim, mas não quero, assim como tu, que continue assim, podemos melhor e muito neste aspecto)...mas não percebo que outros erros de gestão falas, dizes que a venda dos terrenos antigos evaporaram, eu diria que vai abatendo o passivo.

    SL

    ResponderEliminar
  19. "vamos continuar porque se há coisa que eu gosto é de discutir o Sporting."

    LMGM:

    Nisso dou-te toda a razão do mundo! Cá continuaremos a debater o Sporting... Até que os dedos nos doam... :)


    Dezperado:

    Acho q percebeste onde eu queria chegar. Houve erros crassos na gestão desportiva. Indubitavelmente. Qt ao património não sou mais categorico pq, lá está, existe mt informação sonegada, mas suspeito q tb aqui houve negócios que poderiam ter sido mais vantajosos para o clube. Mas isso são apenas , chamemos-lhes feelings meus... Nada de concreto, apenas suspeitas.

    Evidentemente que o passivo teria que crescer com o investimento realizado no Estádio e na Academia, mas olha q houve um guru que entre mts promessas feitas, teve o desplante de afirmar com tds os erres e esses que o novo Estádio se pagaria a ele próprio... Lérias, né?

    Apesar de td, estou ctg, podemos não gostar de mt coisa que se passa na nossa familia, mas nc deixamos de ser membros da nossa familia. Com o Sporting o sentimento é exactamente o mesmo. Pode não ser td perfeito, mas porra, afastar-me do SCP nunca! Seria esquecer uma parte mt importante de mim próprio. Acredito q mt do q eu sou se deve ao clube que apoio. Pode haver quem não perceba isto, mas é mesmo assim q eu sinto. Devo mt aquele clube. Já são mts as memórias que carrego associadas ao SCP. Tenho poucas certezas na vida, mas este facto é certinho: por mais q aconteça, não consigo afastar-me do Sporting. As minhas quotas e as do meu filho são sagradas. O meu dizimo tem o SCP garantido Hehehe...

    Abraços!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)