quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Atirar alfinetes ao poço

O Sporting joga amanhã em Alvalade a sua inclusão na Liga Europa 2010/11. O adversário é o Brondby, uma das duas mais representativas equipas do futebol dinamarquês. Disputa com o FC Copenhaga a primazia do futebol do país, numa rivalidade que se assemelha em muito à que partilhamos com o nosso vizinho de cima da 2ª circular, embora talvez sem o tempero latino que derramamos no nosso relacionamento. Foi do clube da cidade de Brondby, e de que herda o nome, de onde saíram para o estrelato uma infindável lista de grandes jogadores cujo expoente máximo é corporizado nos manos Laudrup e Peter Schmeichel. Não devem existir, por ora, no plantel dinamarquês, nenhum jogador que se lhes assemelhe em termos individuais. Colectivamente, os azuis e amarelos não são os mesmos dos anos 80. Mas serão seguramente melhores que os seus compatriotas do Nordsjland.

Infelizmente os nossos tempos áureos tardam, e o futebol que conseguimos até agora produzir não nos dá garantias de conseguir ver, sem sobressaltos, os dois jogos da eliminatória. É essa a lição a retirar dos três jogos já disputados na competição “a sério”. As fragilidades até agora evidenciadas são, na minha opinião, e ao contrário do que muitos sportinguistas afirmam, um problema de treino, de ideias e organização colectiva e não tanto de questões individuais, ou de necessidade de reforços. Essa é a lição particular de Paços de Ferreira, onde perdemos com uma equipa de recursos notoriamente inferior, mas que soube aproveitar com eficácia mas também com saber, a oportunidade que souberam criar. E falando de eficácia, lembro que se nós falhamos oportunidades (2 de Postiga, 2 Liedson, 1 Saleiro, 1 de Polga, num total de 6) o Paços de Ferreira, em acções miméticas, também as conseguiu em número razoável. O que revela que os nossos problemas não são apenas de eficácia ofensiva.

É por isso que a importância do jogo de amanhã cresce. A equipa do Sporting, em particular Paulo Sérgio, tem a oportunidade de demonstrar aptidão e inteligência, fazendo o diagnóstico que nos permita corrigir os erros, permitindo com isso o crescimento da equipa. A hora dos discursos bonitos mas ocos terminou, (“a melhor equipa do mundo”, “a responsabilidade é toda minha”) há apenas tempo para a acção.

Mas, por via das dúvidas, mais vale ir atirando uns alfinetes ao poço, que, em algumas paragens, é tido, de forma supersticiosa, como um chamamento da sorte. Infelizmente, no actual panorama, dependemos muito mais dela do que deveríamos depender da competência. E, neste caso,com alguma propriedade, uma vez que o símbolo do adversário é precisamente um poço, no qual seguramente não queremos cair.

É neste quadro que a presença dos adeptos ganha relevo. E se ela é natural nos grandes momentos, é nestes que podemos fazer a diferença. Não podemos resolver os problemas de treino, de concepção de jogo, de falta de ideias correctas, mas podemos, estando presentes, ser o fermento necessário para levedar as vitórias. Nada é mais triste que a casa vazia de uma família grande. É assim que penso, porque o Sporting é nosso e o Sporting somos nós!

P.S. - Ajudaria muito lavarmo-nos dos preconceitos ou ideias feitas sobre os nossos jogadores. Polga foi melhor que Nuno André Coelho, que até comprometeu, mas foram para o brasileiro as piores criticas e totalmente desprovidas de sentido. Postiga tem sido mais útil que Liedson, mas continua a ser alvo das piores alfinetadas. Patrício opôs-se com garra à nossa humilhação. Se é connosco que eles devem contar, nós não temos outros. Ah, e não se distraiam com as dinamarquesas.

Nota: No momento em que escrevia o post o clube comunicou à CMVM  a conclusão do acordo com a banca relativamente à famigerada e tão adiada reestruturação financeira. Se outros comentários ficam para depois, como por exemplo o da oportunidade ou do tempo perdido, não posso deixar de estranhar ter conhecimento da comunicação pelo Record e não através do site do clube, que, até agora, não contém qualquer referência. Há hábitos difíceis de perder...

30 comentários:

  1. LdA,

    Completamente de acordo com o post, fazendo a ressalva que não me foi possível observar o jogo com atenção, e principalmente com o PS.

    Apenas um reparo:

    "O adversário é o Brondby, uma das duas mais representativas equipas do futebol dinamarquês. Disputa com o FC Copenhaga a primazia do futebol norueguês,..."

    Compreendo perfeitamente a distracção. As nórdicas... ;)

    ResponderEliminar
  2. Quando comecei a escrever o comentário, não havia ainda a nota. E eu li sobre essa questão n'"a bola online". É como na equipa de futebol, ainda existem hábitos enraízados...

    ResponderEliminar
  3. JVL:
    Tens alguma coisa contra os dinamarqueses disputarem a primazia do campeonato dos vizinhos do Norte?

    Pronto, mas tá bem, vou corrigir. :)

    ResponderEliminar
  4. Bom post, concordo com tudo o que foi escrito. ↲Continuam, alguns, a criticar jogadores que, para mim, são muito importantes na equipa. Polga salva muito dos desequilíbrios tácticos de alguns jogadores e tb da equipa. É mto experiente e sério e por isso vai a todas e tb por isso, por vezes falha no seu lugar mas é um defesa que deve ser respeitado. Postiga farta se de trabalhar, é inteligente a jogar, pena é alguns nao acompanharem as suas ideias dentro de campo e optarem por individualismos e vaidades. ↲Tb ja disse aqui que os reforços não vão trazer nada de novo. Mas esta minha opinião tem a ver com PS que não me convence venha quem vier.↲Espero que com o Brondby as coisas saiam bem, talvez melhor do que os piores receios. Se formos eliminados então estamos mto mal. ↲SL

    ResponderEliminar
  5. ' numa rivalidade que se assemelha em muito à que partilhamos com o nosso vizinho de cima da 2ª circular '

    permitam-me discordar, mas o nosso vizinho da 2ª circular é de BAIXO!
    Só uma pequena nota de correção.

    Já que estamos na maré de discordar:
    Polga já não é, há muito tempo, o central que foi. Está a mais na equipa e a sua venda seria um bom negócio. São inúmeros os seus falhanços e neste jogo foi, mais uma vez, batido muitas vezes.
    NAC precisa de tempo, mas pelo que vi e pelos anos que tem, é capaz de formar uma melhor dupla com Carriço que, obviamente, não está talhado para jogar à frente da defesa.
    Postiga é, na minha modesta opinião, um grande jogador de equipa. E se esta tarabalhar bem ele não só não marca, como dá a marcar. Só que a equipa, muitas vezes, nem faz chegar a bola lá à frente... em condições. Só é pena o seu estilo ' atira-te prá piscina ' que o castiga muitas vezes, contrariamente ao que acontecia no FCP.
    Rui Patrício é o nosso melhor guarda-redes. E só não é ( por enquanto ) o melhor goal keeper português, porque não tem quem lhe ensine mais. Ou um guardilhas mais velho ( que saudades do Peter Schmeichel ) ou um bom treinador para esta função ( tipo Silvino ).

    Alguns mistérios?
    - Matias Fernandez que tarda em mostrar-se( embora aqui se perceba que aquele atabalhoamento táctico não seja propicio para o seu jogo )
    - Yannick Djaló que tem um rendimento de + ou - 10% em cada jogo e que nem uma bola sabe parar
    - Simon que continua numa intermitência dificil de perceber ( como se viu em Paços onde, mais uma vez, fez birra por ficar no banco )
    - Liedson está completamente fora dela... ( Saleiro é, neste momento, melhor opção atacante )

    Paulo Sérgio não pode inventar outra vez. Esperemos sinceramente que tenham sido estas 3 vezes: a primeira, a única e a última!

    Os reforços já estão a trazer algo de novo... Maniche está a corresponder, Valdés já demonstrou alguma coisa, Torsiglieri deve contar com 4º central ( e se precisarmos de alguém alto a ver vamos se PS o utiliza... ), o miúdo Salomão ainda é novo e o treinador não vai apostar para não ser ainda mais criticado.

    Mas é tempo de apoiar e de ( ainda ) dar crédito.
    Só que, quando se dá, também há que receber qualquer coisa de volta... e apesar do apoio incondicional, temos recebido 'népias'

    SL

    ResponderEliminar
  6. Porta10A:
    pelos vistos discordamos mesmo, uma vez que

    "as fragilidades até agora evidenciadas são, na minha opinião, e ao contrário do que muitos sportinguistas afirmam, um problema de treino, de ideias e organização colectiva e não tanto de questões individuais, ou de necessidade de reforços"

    ResponderEliminar
  7. Caro LdA,

    Também posso concordar com isso? É que isso também é verdade!

    E juntamos uma coisa com a outra e tem dado na pobreza franciscana a que temos assistido. E que não é de agora!

    Agora contrariando:
    - já vi melhores ideias, organização e troca de bola este jogos, do que na época passada toda!
    - as questões individuais não deixam de ser preponderantes, afinal o colectivo é a soma das partes ( um cliché absolutamente 'futebolês' )
    - os reforços são necessários mesmo!!! I.e. não serão se:
    * não passarmos à fase de grupos da Liga Europa
    * deixarmos desde já de ser candidatos à Liga Zon Sagres
    * vendermos alguns dos jogadores e também pela razão contrária ( acho que se existir possibilidade devemos mesmo vender alguns mataraquilhos como Djaló, Polga, etc. )

    Afinal, concordamos discordando ou vice-versa.

    Saudações desportivas

    ResponderEliminar
  8. N encontro explicações para alguns entusiasmos com o futebol do Sporting. Para mim, a equipa não joga nada, nem a defender nem a atacar. Fico parvo tb com o nível de exigência d alguns adeptos. Satisfazem-se com meia dúzia de oportunidades de golo, apesar de um futebol miserável contra adversários fraquérrimos. É por isso q somos cada vez mais pequenos. Espanta-me mta coisa nos destinos do futebol do Sporting e dpois do ano passado, parece-me q este ano teremos, de novo, mais do q um treinador. Mas pior q este é mto dificil. Acho piada tb aos q criticam as críticas. Isto pq com a mediocridade vingente quem nao critica é pq tem horizontes bem curtos. E pq tb nao falho um jogo em casa, apesar d ser deprimente a falta d consistencia da equipa a todos os níveis. Vamos ver amanhã e só espero q as coisas corram bem para o bem do Sporting. SL

    ResponderEliminar
  9. porta10a:
    "já vi melhores ideias, organização e troca de bola este jogos, do que na época passada toda!"

    Então deves ter faltado aos jogos com o Everton, com o Rio Ave e com o FCP, de longe o melhor futebol dos últimos 2 anos. Pena é ter sido excepção.

    E do que vi este ano ainda não fiquei convencido. Para se ser campeão há que ser consistente. Dos 3 jogos oficiais ficou essa ideia? Não me parece.

    ResponderEliminar
  10. Sou só eu a achar que o preço dos bilhetes para o jogo, são puxados?

    ResponderEliminar
  11. JVL,

    No meu caso, custou apenas 5 euros.

    Creio que o preço do bilhete foi determinado logo após o sorteio. Está estipulado pela UEFA que os preços sejam fixados nessa altura. Provavelmente se fossem fixados apenas após o jogo com o Paços estariam mais acessíveis.

    ResponderEliminar
  12. LdA,

    Seja qual for o adversário, a mentalidade do SCP terá sempre de ser para ganhar e mandar na partida. As "ideias" que faltam resultam de ainda não se ter descoberto qual a melhor forma de juntar tantas peças. De facto é uma questão de treino, mas também de jogo e de confiança. Uma vez mais, existem momentos nos jogos em que parece que a bola queima e há medo de ter a bola - e na minha ingenuidade, não acredito propriamente que o treinador diga aos jogadores para terem medo de ter a bola.

    Realço ainda as tuas palavras quanto às exibições individuais dos jogadores, no entanto, não defendo NAC mas também não creio que Polga mereça grandes "louvores".

    SL

    ResponderEliminar
  13. Leão Madeirense, este tipo de frases "...contra adversários fraquérrimos.", são meio caminho andado para perder em casa com a Académica (e não estou a falar dos tordos). Aplica-se o mesmo ao nosso adversário de amanhã, não é fraquissimo, muito pelo contrário, domina o seu campeonato, que já está a meio, não tem nada a perder e vai vender cara a derrota.

    Quem pode transformar o adversário em algo "fraquissimo", é o Sporting pela demonstração em campo da sua competência e qualidade.

    ResponderEliminar
  14. LMGM Não achar q os adversários são fraquérrimos é realmente reduzir a grandeza e a pujança do Sporting à mediocridade vingente. Tenho evitado escrever por aqui pq a minha perspectiva é mm de mediocridade e dpois parece q quem critica a equipa é frequentemente crucificado e insultado. E sinceramente n tenho paciência p disputas d opinião qdo o q vejo é tão evidente. Os noruegueses q eliminámos eram mto mto fracos mas só não pareceram o qto eram pq nós tb estamos mto fraquinhos. O Paços tem uma história, um plantel e um orçamento ridículos comparados com o Sporting e tb é e tem de ser, ou devia, um adversário muito mais fraco q o Sporting. Mas os horizontes andam mm baixos, infelizmente. Uma coisa é sermos humildes sempre na forma d abordarmos os jogos c equipas mais fracas, outra coisa é dizermos q os noruegueses, o paços e a académica n são adversários fracos. O q seria se fosse o Sevilha com as suas individualidades com quem o Braga jogou? Ou outro colosso maior. O Brondby tb devia ser mais q acessível mas a mediocridade faz estarmos descrentes. Um Sporting fiel à sua história passaria facilmente este adversário. Com humildade claro. E tb acho q temos plantel q da e sobra p isso como tb tinhamos para o paços. N temos é treinador!

    ResponderEliminar
  15. Hugo,

    Referia-me à generalidade dos bilhetes pois os portadores de gamebox pagam apenas 5€.
    Preços a variarem entre 10 e 25€ para sócios não detentores de gamebox e 15 a 35€ para adeptos, parece-me muito para este jogo e principalmente, para este adversário.

    ResponderEliminar
  16. "O Brondby tb devia ser mais q acessível mas a mediocridade faz estarmos descrentes. Um Sporting fiel à sua história passaria facilmente este adversário."

    Fiel à sua história???? qual?? a dos anos 60???? Ou será que perdi durante estes anos todos as finais europeias que o Sporting conquistou???

    SL

    ResponderEliminar
  17. Dezperado:
    Perdeste pelo menos uns quartos de final em 82/83 da liga dos campeões, em que fomos eliminados pela Real Sociedade por uma unha.

    Na taça das taças perdeste umas meias-finais com o Magdburgo em 73/74 e uns quartos-de-final em com a Atlanta em 87/88.

    E entre coisas muito mais recentes perdeste uma final da taça Uefa, em 2004/05.

    Era conveniente fazeres uma revisão urgente à grande história do Sporting, porque apesar dos nossos tempos áureos terem sido nos idos 40 e 50 do ano passado, temos um palmarés e 104 anos de história. Para lá chegar o Brondby tem muita pedra para partir e muito caminho para percorrer com os seus tenrinhos 46 anos de existência.

    O que disseste ou deixaste implícito sobre o Sporting não te fica nada bem, além de ficares desautorizado para vires com as tuas habituais ladainhas do falar mal e o é preciso é apoiar.

    ResponderEliminar
  18. Nota:
    Citei de cor algumas das datas pelo que podem haver alguma incorrecção e história recente do futebol (fiquemos por aqui para não reduzirmos a pó a intervenção do Dezperado ou a história do Brondby) não se resume aos dados que avancei.

    ResponderEliminar
  19. LdA

    Apenas estou a ser realista...Fica me mal dizer a verdade??? Ou tenho que engolir que antigamente é que eramos optimos e agora somos uma desgraça??? Eu tenho 32 anos, mostraste-me que fomos longe em 2, 3 anos...isso é que é historial??? E os outros anos não contam???

    Se calhar tou a fazer confusão, mas tambem podia-te dar exemplos como casinos, almstad, rapids....etc. É a nossa realidade europeia.

    E com isto não estou a comparar o nosso historial com o do Brondby.

    Estamos a jogar mal...é um ponto que acho que todos concordamos...agora estar a dizer que as outras equipas são todas fraquissimas e tinhamos obrigação de ganhar por 4 ou 5 não concordo.

    Em relação as minhas ladainhas sobre apoiar, é a minha opinão, quer tu respeites ou não. Eu sei que ficas mais contente quando criticamos tudo e todos, mas não é essa a minha forma de estar no Sporting.

    SL

    ResponderEliminar
  20. Dezperado
    No mínimo e ridículo o teu comentário. A conclusão e que a mediocridade impera mesmo e como sempre e nos que defendem o actual estado das coisas, os que não querem criticas e estão satisfeitos com a qualidade actual do futebol do Sporting, que a mediocridade sobresai. Por isso não me admira o teu comentário. Demonstra mediocridade atroz, falta de espirito leonino e de conhecimento sobre futebol

    ResponderEliminar
  21. Subescrevo a 100% o que o Leao Madeirense escreveu! Sem tirar nem por.

    ResponderEliminar
  22. Dezperado:

    Esclareçamos as coisas:

    Eu não acho que o Brondby seja um adversário "fraquérrimo" e isso vai ser confirmado logo.

    Eu compreendo o que diz o Leão Madeirense, mas acho que o LMGM põe as coisas de forma correcta: "Quem pode transformar o adversário em algo "fraquissimo", é o Sporting pela demonstração em campo da sua competência e qualidade.".

    Mas há uma questão que não é um mero pormenor, com a qual tu não concordas, que é:
    "Um Sporting fiel à sua história passaria facilmente este adversário."
    quando dizes:
    "Fiel à sua história???? qual?? a dos anos 60????"
    Ou desconheces a história ou não a valorizas. Ambas não te deixam ficar muito confortável nesta fotografia, não te parece?

    E não fico satisfeito por me ver obrigado a criticar, mas as pessoas que são objecto de critica não são o Sporting. Mas se me acusasses de ser desonesto ou faltar à verdade nas criticas e o demonstrasses, aí poderia ficar preocupado. Mas até agora nunca o fizeste, e isso deixa-me tranquilo.

    ResponderEliminar
  23. Pedro

    "Estamos a jogar mal...é um ponto que acho que todos concordamos...agora estar a dizer que as outras equipas são todas fraquissimas e tinhamos obrigação de ganhar por 4 ou 5 não concordo."

    Percebes portugues??? Ou de repente passamos a ser um colosso europeu e não tinha reparado nisso?

    "Se formos eliminados então estamos mto mal." Esta frase do teu comentário é mais importante e dás-nos muito mais força para continuar acreditar, isto sim mostra o espirito leonino que falas e o conhecimento sobre futebol. Se logo não dermos 4 ou 5 é uma derrota para nós, é isso?

    SL

    ResponderEliminar
  24. Lda

    Nós temos diferentes formas de ver o Sporting...até aí tudo normal, cada um tem a sua opinião.

    Em relação à história, valorizo muito a nossa, mas olhando para os ultimos 30 anos (o que eu vi, porque antes não era nascido), achas que o Sporting (tirando a final perdida em Alvalade) tem estado bem nas competições europeias???? Temos criado uma "boa história"?

    Sinceramente não percebo essa ofensa tão grave que fiz no meu comentario? Qual é a nossa realidade na Europa nos ultimos 30 anos?

    Em relação ao faltares à verdade já o fizeste aqui sim, quando li um post teu apoiado em noticias do RR que ainda não tinhamos pago o Evaldo, e li comentarios atacar a direcção, faltaste à verdade, ou soubeste mais alguma coisa sobre isso que nós não sabemos?

    Mas a nossa conversa pode ficar por aqui Lda, o mais importante hoje é ganharmos, e aí acho que todos ficariamos contentes

    SL

    ResponderEliminar
  25. Dezperado:
    Quem falta à verdade és tu. Nunca afirmei aqui que o Sporting não tinha pago, antes dei conta aqui da noticia, o que é muito diferente. E não me parece que uma noticia com este teor não suscitasse preocupação entre os Sportinguistas. Podes confirmar aqui:

    http://anortedealvalade.blogspot.com/2010/07/5-unhas-para-o-leao.html

    onde afirmo:
    (...) ficamos também a saber que o Sporting não pagou o que acordou com S. C. Braga relativamente à transferência de Evaldo, que, por ora, ainda é jogador do clube minhoto, com quem não assinou sequer a rescisão do contrato ainda em vigor.(...) Não sei qual a posição oficial do Sporting, de quem me agradaria ver um desmentido inequívoco, transformando a noticia num boato."

    Diz-me onde faltei à verdade.

    Sobre o que realmente sucedeu:

    O Sporting autorizou o Braga a negociar com Stojkovic e quando o Braga chegou a acordo o Sporting voltou atrás com a palavra. O Salvador não gostou e deixou sair a noticia como vingança e com intuito de belsicar o nosso orgulho. Porque não desmentiu o Sporting, de forma veemente e formal?

    Agora atenta na seguinte cronologia:
    no dia 11/07 o Correio do Minho, de Braga noticia que o Braga quer Stojkovic e que o sérvio tem interesse na mudança:

    http://www.correiodominho.com/noticias.php?id=31719

    no que é secundado pelo DN:
    http://dn.sapo.pt/desporto/sporting/interior.aspx?content_id=1615417

    Quando tudo parecia bem encaminhado o negócio cai a 15/07:
    http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=214462&rss=1

    No dia 16 a noticia da RR sai cá para fora:
    http://dn.sapo.pt/desporto/sporting/interior.aspx?content_id=1619914

    Espero ter-te esclarecido. Mas temo que não.

    ResponderEliminar
  26. "O Sporting autorizou o Braga a negociar com Stojkovic e quando o Braga chegou a acordo o Sporting voltou atrás com a palavra. O Salvador não gostou e deixou sair a noticia como vingança e com intuito de belsicar o nosso orgulho. Porque não desmentiu o Sporting, de forma veemente e formal?"

    Assim fiquei esclarecido Lda...é que não li isto na altura desse post. Escusavamos de ler tantos ataques à direcção por causa de um boato.

    Apenas li o que trancreveste agora:

    "(...) ficamos também a saber que o Sporting não pagou o que acordou com S. C. Braga relativamente à transferência de Evaldo"

    E sinceramente não concordo que o Sporting tivesse de desmentir o que quer que seja. Porque se vamos começar a emitir comunicados cada vez que sai uma noticia falsa nos media, não faziamos outra coisa.
    Porque se sai um comunicado a desmentir esse boato, na proxima vez que houvesse outro boato, se não desmentissemos é porque estavamos de acordo.

    Mas como te disse...o importante é ganhar hoje...

    SL

    ResponderEliminar
  27. Ó Dezperado:

    Não me quero atravessar nesta disputa escusada que manténs contra o LdA, mas relativamente ao historial nas competições europeias de SCP e Bondby sempre alertava para o seguinte:

    Basta contar as participações de um e outro clube. As vitórias e pontos conquistados por um e outro clube. As conquistas (uma) e participações em finais ou meias-finais (várias) do SCP versus Brondby...

    E nem vale a pena entrar nos titulos nacionais. Bolas, é q nem há comparação!!!!!!!!!!!

    Qt ao actual momento, não me pronuncio sobre o valor concreto do Brondby que desconheço, mas estou tentado a avançar que teremos jogadores de mt maior craveira, e que jogando em casa somos sempre favoritos. SEMPRE. Mesmo contra 'tubarões' que já por mts vezes vergaram em Alvalade. É preciso recordar? Olha que nos ultimos 30 anos temos mts exemplos desses...

    SL

    ResponderEliminar
  28. Virgilio

    Eu não estou em nenhuma disputa com o Lda, nem acho que valia a pena estar a perder tempo com qualquer tipo de disputa, visto sermos do mesmo clube, apenas com opiniões diferentes.

    Se leres bem os meus comentários, em nenhum deles faço comparações do nosso historial com o do Brondby....nem fazia sentido.

    O que despoletou isto tudo, foi por dizer que não acho que os clubes sejam todos fraquinhos. Apenas disse, e volto a dizer, que o Sporting, nos ultimos 30 anos das competições europeias não tem essa historia linda de conquistas como fazem querer. Por isso acrescentei "um Sporting fiel à sua história dos anos 60, passaria o Bondby sem qualquer tipo de problema". Nada mais que isto...e sinceramente ainda não percebi o que de tão grave eu disse.

    SL

    ResponderEliminar
  29. Dez,

    E eu digo: "um SCP fiel à sua história". Ponto.

    Seja lá de que década for, "passaria o Brondby sem qlq tipo de problema". Se não passar, pura e simplesmente não estará (esta equipa) ao nível do clube. Como não estiveram outras equipas, sempre que foram eliminadas por Vikings e outros clubes impronunciáveis.

    SL

    ResponderEliminar
  30. Virgilio

    Eu não ponho em causa que temos todas as condições e mais algumas de passar este Brondby. Agora, se o Brondby é tão fraquinho como parece, iremos ver em campo...Espero bem que sim, e que consigamos carimbar ja na primeiro mão, a passagem para a fase de grupos da Liga Europa.

    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)