quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Credo


Sporting - 2

Nordsjaelland - 1

Primeiro jogo oficial da época em Alvalade. Na realidade foi mais um jogo treino do que um jogo a sério, o adversário era daquelas equipas falsas que nada têm a temer, a derrota para ele era uma realidade tudo o que viesse diferente disso era lucro.

Para vencer equipas fracas, não chega saber-se que se é melhor, nem ter jogadores com atributos e curriculum superior. Em cada momento, tem de se demonstrar em campo essa superioridade, e essa superioridade não é só fazer mais fintas, ter mais posse de bola, ser mais correcto nos passes e recepções. É também e principalmente, estar mais concentrado, superar melhor as adversidades e ultrapassar os obstáculos do momento, sejam eles uma equipa defensiva, um árbitro sem critério, um relvado em más condições.

Ainda não estamos lá, o controlo do jogo foi feito com displicência, relaxando, menosprezando o adversário que não tem obrigação nenhuma de nos prestar vassalagem. Se a queremos, se precisamos de reconhecimento para ganhar confiança temos de a conquistar a cada minuto do jogo.

Valeu o golo de Postiga a mascarar a fraca finalização da equipa, num futebol que bate leve, levezinho, faltou o goleador que se ficou pela assistência para o seu companheiro, hoje foi a vez de Hélder ser “…zinho”. Nota-se falta de ligação entre sectores (ou entre linhas como se diz agora), melhorou muito a equipa nesse aspecto com a entrada de Matias, ele ocupou terrenos que estavam virgens e jogou e fez jogar a equipa, infelizmente esta recusou-lhe muitas vezes a tabela que ele oferecia preferindo lances inconsequentes.

Para os minutos finais veio a emoção, o credo na boca, o próprio estádio a vacilar entre a recriminação e o apoio incondicional. É para evitar momentos destes que a nossa superioridade tem de ser vincada no marcador o mais cedo possível e o controlo do jogo deve ser pró-activo e não relaxado. Até os pernas de pau conseguem de um momento para o outro engatar uma jogada e marcar um golo, ou acertar um remate indefensável de 30 metros como tantas vezes aconteceu no passado.

A pintura foi salva por uma jogada típica de contra-ataque, onde Evaldo pagou a primeira tranche da sua transferência e Maniche conseguiu o golo que tanto procurou durante todo o jogo, mereceu, mas é também a ele que cabe a responsabilidade de não deixar a equipa arrefecer e deixar o adversário alimentar o seu desejo de vencer.

A equipa esteve bem quando efectuou acções conjuntas, rápidas, solidárias, falhou quando se tornou egoísta, com movimentos isolados e desconexos, apanhou um susto. Que lhes sirva de lição. As oportunidades para falhar acabaram, agora é a sério e vale sempre 3 pontos.

14 comentários:

  1. "A equipa esteve bem quando efectuou acções conjuntas, rápidas, solidárias, falhou quando se tornou egoísta, com movimentos isolados e desconexos, apanhou um susto. Que lhes sirva de lição. As oportunidades para falhar acabaram, agora é a sério e vale sempre 3 pontos."

    A isto acrescento o facto de terem tido uma boa casa e terem perdido a oportunidade de "cativar" o público e prendaram as pessoas com aquilo...

    Que sirva mesmo de lição, já que foi de uma falta de atitude gritante...

    ResponderEliminar
  2. « Queremos o mesmo para todos os jogos, que encham a nossa casa. A presença deles (dos adeptos) é sempre fundamental, nem que seja para assobiar ». - Paulo Sérgio, 4/08/2010

    Os assobios são teus, mereceste-os. Mas podes dividi-los por quem te contratou, pelo resto da equipa técnica e pelo modelo de jogo que implementaste.


    http://cantinhodomorais.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. O Rui Patrício fez uma defesa daquelas...impossíveis. Parecia que era de elástico.
    Pena aquele remate de Postiga do meio campo não ter dado golo...seria fantástico!
    Valeu pelo golo de Postiga, espero que o 1º de muitos esta época, pelo golo de Maniche que tanto o procurou e pouco mais.
    Este já está, corrijam-se os erros e venha o próximo.

    ResponderEliminar
  4. Hugo, bem observado, foi realmente uma pena não aproveitar para dar sequência aos videos do Acosta.

    Cantinho do Morais, quando o árbitro apita o treinador "termina" funções, por mais que ele grite na linha lateral, se a equipa "facilita" ele pouco pode fazer. Naquilo que ele ainda pode trabalhar, ler o jogo e fazer as substituições adequadas, acho que PS esteve bem, retirou jogadores que desapareceram e injectou vida e movimento.

    Dina, gostei particularmente de ver Patricio a arriscar, quando não há confiança os guarda-redes escondem-se nos postes, Patricio não pode ter medo de arriscar não há outra forma de ganhar confiança e se errar, erra como os outros se tiver que ir para o banco vai e continua a trabalhar para conquistar nova oportunidade. Agora, não há guarda redes medricas.

    ResponderEliminar
  5. Agora finalizado o jogo e com maior lucidez, sou levado a concordar com a análise do Hugo, que sintetiza na perfeição a nossa exibição de hoje.
    No entanto posso dizer que hoje, e embora seja tradicionalmente calmo a ver os jogos, dei por mim a vociferar na segunda parte e a querer mais estes jogadores para o nosso onze: defesa direito, 1/2 centrais, 1/2 extremos, 1 nr "10" - ou próximo disso (pode ser o Viana) e um ponta de lança.
    Sei que sou exigente mas estou mesmo muito preocupado!

    ResponderEliminar
  6. É como diz o Hugo Malcato, com a moldura humana que estava em Alvalade perderam uma optima uma oportunidade de convencer/embalar os adeptos para uma época que se espera vitoriosa. Foi mto fraco...este 4-4-2 clássico não me convence e parece-me que o jogo com o Man City enganou um bocadinho...toda a gente, incluindo Paulo Sérgio. Gostava de voltar a ver o Sporting a jogar num 4-3-3 ou 4-2-3-1.

    O Polga já não tem qualidade para jogar no Sporting (é uma pena, smp o achei um defesa cheio de classe)...a quantidade de passes errados é assustadora!

    Gostei de João Pereira, de Rui Patricio (2 ou 3 defesas de grande nível) e Postiga, embora na 2ª parte tenha acusado alguma dose de displicência. André Santos teve muito nervoso e pediu pouca bola...penso que acusou a pressão da estreia.

    Paulo Sérgio peço-te um favor: METE O MATIAS A TITULAR (há uma diferença tão grande quando a bola chega aos seus pés...)!

    Saudações leoninas

    Pedro Morgado

    ResponderEliminar
  7. Para mim já sabem..com este treinador estamos tramados!

    (espero estar enganado, vou passar a escrever isto sempre.)

    Todas essas análises às deficiências individuais e globais da equipa, para mim, têm muito a ver com as opções do treinador.

    Mas este jogo não me supreendeu mais do que o que jogamos fora.

    Acho que vamos melhorar mas desconfio que vá algum dia gostar muito deste treinador.

    E como é que é possível haver uma disparidade tão grande entre o que o treinador diz que quer para os jogos e a forma que a equipa joga esses mesmos jogos? Bem, deve haver também uma má qualidade de transmissão de informação entre a equipa técnica e os jogadores..

    Este treinador não me convence e só espero que ele tenha a capacidade de perceber as lacunas das suas ideias e corrigi-las da melhor forma. E faltam também, claramente, um jogador bom para o centro da defesa e para ponta de lança para ambicionarmos lutar pelo título.

    SL

    ResponderEliminar
  8. È um bota abaixo diário dos blogues verdes e brancos.Os outros que elogiam sempre o clube são acunhados de yess mans .Precisávamos de uma imprensa a favor ou de um canal já que os blogues destroiem o clube..Eu estou-me cagando para quem dirige o clube porque para mim o SPORTING está a frente de tudo..Não temos ninguém nos tais programas desportivos da tvs a defender a nossa causa..È triste ver só os erros que se cometem publicados nos blogues e repetidos na imprensa vermelha..os outros são todos perfeitinhos..nada fazem de errado..Isto é ganhando ..

    ResponderEliminar
  9. VERGONHA foi aquilo que assisti hoje em alvalade !!! Alguem acredita que vamos ser campeoes com esta equipa eeste treinador ? Alguem acredita que vamos longe na uefa ? Alguem aqui acha que temos melhor equipa do que a do ano passado ??????????????? (Saiu o Veloso e o Moutinho , entraram o Maniche ,Evaldo e Valdes ) Sem clubite , perguntem a TODOS (!!!) os clubes do MUNDO se preferiam os que sairam do nosso clube ou os que entraram :-( ... nao me chamem nomes , nao me insultem , so por ter esta opiniao ...mas apesar de respeitar quem diz que vamos ser campeoes , eu nem acredito que sequer ... andemos la perto !!! Espero do fundo do coraçao estar enganado ,mas vai ser outro ano a torçer unicamente para os PORCOS nao serem bicampeoes ...... :-(((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((

    ResponderEliminar
  10. Xiiiii... O que para aqui vai.

    Não desgostei da primeira parte. O futebol praticado nos primeiros 45 minutos foi até foi a modos que agradável. Na segunda sim, voltamos a jogar um futebol desgarrado, desconexo, pouco dominador. E concordo com o LMGM qd afirma que 'controlamos' de forma displicente.

    Continuo a afirmar que o mais preocupante nesta equipa do SCP é a sua fragilidade defensiva. Dá mostras de pouca consistência, é apanhada com frequência descolocada e permite muitos espaços ao ataque adversário. Dá-me a sensação de que a equipa exerce uma pressão 'demasiado alta', se se considerar o posicionamento da linha defensiva. Assim que a equipa adversária consegue romper essa pressão, através de uma troca de bola culminada com um passe a rasgar e/ou desmarcando um dos seus elementos mais adiantados no terreno, é vê-lo a galgar na direcção da baliza com reduzida ou inexistente oposição e com muitos soluções possíveis face ao posicionamento dos colegas para desenvolver acertadamente a jogada. Há que rever todo o processo defensivo e a forma como a equipa se estende e se coloca no relvado: parece-me que os sectores estão demasiado afastados entre si. Até estes fraquinhos dinamarqueses (não há que esconder) conseguiram, amiúde, provocar o pânico na defesa leonina. Principalmente na segunda parte. O golo do empate não constituiu para mim qualquer surpresa. Comentava isso mesmo com quem assistia ao jogo ao meu lado, o golo do empate adivinhava-se e na verdade o que temia aconteceu mesmo. Desta vez 10 minutos chegaram para "desempatar", porque voltamos a acelerar e pq, verdade seja dita, eles tb não defendiam lá gde coisa... Antes do golo (merecidíssimo) do Maniche, já Pongolle, pelo menos, tinha desperdiçado soberana oportunidade. E mt resumidamente foi isto…

    Gostaria ainda de fazer uma referência ao melhor jogador do jogo de ontem: Hélder Postiga. E concordo com a Dina, o gde momento da noite pertence-lhe... Se aquele pontapé desde a linha do meio campo entra na baliza, Alvalade vinha abaixo! O Hélder tb já merecia a 'sorte' de marcar o caraças de um golo!


    Por fim, já que não tive a oportunidade de o desejar ontem: Boas férias, LdA! Que as gozes como mereces. Cá este teu amigo continua na labuta…


    SL!

    ResponderEliminar
  11. Ontem perdemos a oportunidade de vendermos mais umas gambeboxs. Era um jogo para mostrarmos bom futebol, ganharmos por 2 ou 3, galvanizar os adeptos...mas não. Tivemos 10 minutos com o coração na boca (acho que é a sina dos sportinguistas...eheh). Valeu não termos empatado e ter conseguido marcar aquele golo (grande jogada entre os "velhos" Maniche e Evaldo), porque assim não se ouviu os assobios no fim, o que era começar já com o pé esquerdo... Acho que sentimos muito a falta do outro "velho", do PM, não gostei muito do jogo do André Santos.

    Espero que a equipa também tenha adormecido, visto serem teoricamente muito mais fortes. Que não se repita na 1º jornada do campeonato.

    Quando sai do estadio, vinha no carro a ouvir as palavras do Paulo Sergio e gostei muito do que ouvi. Principalmente quando estava a responder ao jornalista sobre os assobios.

    SL

    ResponderEliminar
  12. Já se ve algumas coisas boas esta epoca, mas a fraca qualidade de alguns jogadores não permite muito melhor, Rui Patricio não é jogador para o SCP, Polga e Carriço não são defesas centrais para uma equipa que quer lutar pelo titulo, quando o nosso melhor jogador durante o jogo é Postiga está tudo dito quanto á qualidade do plantel.
    Quanto ao treinador não me parece muito pior que os ultimos 5 ou 6 que passaram por alvalade.
    Quero um defesa direito quero 3 centrais, quero 1 defesa esquerdo, quero uns 2 ou 3 avançados que marquem golos.

    ResponderEliminar
  13. Bom...

    Segundo alguns, o melhor é mandar todos os que tiveram na época passada embora e contratar um plantel completamente novo... Já está quase…

    E o sistema/modelo/táctica (Whatever) de jogo que PS tem utilizado e que expõe demasiado o SCP ao contra-ataque? Não se questiona?

    O nosso processo defensivo é uma anedota. Aquilo é um defeito colectivo, sim senhor, mas que se agrava com as performances de alguns dos mais elogiados jogadores da pré-época... Há até quem elogie o João Pereira no jogo de ontem... E pergunto, o que fez de relevante para a equipa? Contribuir, contribuiu para o golo sofrido... Eu, ainda ele não tinha feito um jogo pelo SCP, e já dizia que era melhor que o Abel, apenas pq é mais novo e ataca melhor... Mas a defender deixava muito a desejar, sendo um rufia do piorio (parece que depois da expulsão contra os antigos compinchas, logo aos 4 minutos, foi remédio santo…). Não sei mesmo se não será pior que o Abel a defender... Ontem, confirmou, mais uma vez, as suas lacunas. E na primeira parte o Evaldo tb se deixou ultrapassar vezes a mais. E se assim foi contra estes fraquinhos dinamarqueses… É outro que tal: ser melhor que o traste do Grimi, não é suficientemente convincente. Ataca melhor? Sim, ataca. Possui outra técnica? Sim possui. Mas a defender parece equivaler-se ao traste...Oxalá assim não seja e que, efectivamente, tenha sido apenas um jogo muito mau. O que é certo é que a mim ainda não me convenceu.

    O jogo do Sporting está mais fluido, mais entretido durante o processo ofensivo, mas a defender o Sporting é um susto permanente para os seus adeptos. Reparem nisto: quantas vezes, durante os jogos amigáveis e estes dois oficiais que levamos de 2010/11, já vimos surgir adversários embalados no nosso meio defensivo sem qlq oposição? Uma enormidade de vezes e olhem que não assisti aos jogos todos... Ver jogadores adversários avançar em direcção à nossa baliza e ver os nossos médios todos atrás deles é quase imagem de marca 2010/11 do SCP a defender... E os desgraçados dos centrais completamente à nora, desamparados... a verem-lhe surgir pela frente aqueles ‘cavalos de corrida’ a td a velocidada... e ainda... com a agravente de terem que se preocupar com outros ‘cavalos’ nas imediaçõe...

    Meus amigos fica o meu (mt preocupado) alerta: damos demasiados espaços. Estamos a ser constantemente apanhados em contra-pé. E o pior é que os jogos contra equipas que gostam de jogar de igual para igual estão-se a acabar... Estamos fartinhos de saber que praticamente tds os nossos adversários da liga zon-tuga-sagres-etc-e-tal, colocam o autocarro a funcionar. Ou seja, não nos dão espaços para desenvolver o nosso jogo ofensivo da forma fluida como o temos feito e tentam sair rápido para o contra-ataque, onde temos demonstrado ser bastante susceptíveis. E mais outra coisa, não gostei da defesa em linha que por vezes se ensaiou: aumenta exponencialmente o risco das coisas correrem mal pelas razões já citadas e do erro exterior no julgamento desses sempre difíceis lances de apreciar, acontecerem… Situação que, curiosamente, tende a aumentar e a ser desfavorável às nossas cores…

    SL a todos.

    ResponderEliminar
  14. Também estive no estádio, e também vi um estádio dividido entre o assobiar e o apoiar a equipa.

    Do que vi, e é a minha opinião, foi o puto André com medo de jogar, o Maniche a ter de fazer de "box to box", um Polga vulgaríssimo e um Carriço a merecer que lhe tirassem o aumento, já para não falar da nulidade que foi o Liedson (espero que seja de ainda estar a arrancar)..

    Postiga o melhor em campo para mim, Maniche com uma belíssima exibição, os laterais a subirem muito (sem a respectiva cobertura dos centrais), Valdes e Vuk ainda a tentarem encontrar a melhor forma.

    Quanto ao Patrício, teve uma saída má, levando defesa e atacante à frente (é de Homem) e recuperando a tempo de fazer uma grande defesa. No golo não podia fazer nada, e ainda teve algumas defesas interessantes.

    Sobre o Patrício gostaria ainda de dizer:
    O Schmeichel dava frangos, e à frente tinha um André Cruz, não um Polga, e um Phill Babb em vez de um Carriço, além de que o cabrão do Baía tinha uma defesa de luxo e só por isso pode crescer à vontade.

    Acarinhem o miúdo, deixem-no crescer, o grande Damas não podia estar enganado...


    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)