segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A força da tradição

Naval, 1 - SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, 3

Depois de variar constantemente a disposição táctica da equipa, Paulo Sérgio resolveu apostar no 4-1-3-2. Com efeito, o SCP apresentou-se na Figueira da Foz com André Santos mais recuado, com Maniche encarregue da faixa esquerda (com tendência para afunilar), Valdés a direita e Matias a apoiar os dois ‘pontas’, Liedson e, aqui reside a outra grande novidade, Yannick! O novo parceiro de Liedson que desenrasca enquanto não chega o presente mais desejado pelo treinador do Sporting: o tal Pinheiro… de Natal? Na defesa não houve surpresas.

O início do jogo apresentou também um Sporting forte, ambicioso e logo nos três primeiros minutos efectuou dois remates à entrada da grande área (fracos e à figura), feitos duma posição que augurava maior perigo. Aos quinze, a primeira grande sensação num surpreendente remate de cabeça ao poste. E Surpreendente porquê? Se o SCP vinha apresentando um caudal ofensivo digno de registo? Pois… Há que observar que, antecipando-se a várias sequóias gigantes da defesa navalista e ganhando um lance nas alturas em plena área, surgiu o gajo que fazendo o papel de resinosa altiva, não passa, na realidade, de uma mera planta de porte mais arbustivo e de seu nome Yannick… Uma cena verdadeiramente inconcebível…

O tempo foi decorrendo e com ele chegou o maior acerto nas marcações dos homens da Naval, a saber lidar melhor com o esquema do SCP que não deixa de ser ainda uma incógnita para todos, adversários incluídos… No entanto, o Sporting insistiu no ataque e procurou sempre chegar à vantagem num daqueles típicos jogos de sentido único. Até que, mesmo à beira do intervalo Liedson conseguiu, finalmente, facturar… E o que futebol às vezes tira, noutras oferece. Há que reconhecer que o lance é precedido de fora de jogo, ao contrário do golo mal anulado na Dinamarca. O levezinho apesar de não tocar na bola, interfere na jogada ao procurar dar continuidade ao lance. Depois foi só aproveitar e fazer um golo com boa nota artística. Apesar do golo ferido de legalidade, o resultado ajustava-se àquilo que as duas equipas tinham produzido até ao intervalo.

Na segunda parte tivemos ‘direito’ a ver regressar um leão mais pastelão, a praticar o já famoso ‘controle’ de jogo, com resultados práticos pouco famosos no passado. Mas, uma boa recuperação de bola no meio campo deu azo a um contra-ataque que o desastrado Lupede travou à margem da lei perante um 31 à solta dentro da área. Penalty convertido exemplarmente por Matias à hora de jogo. Depois apareceu o tal arbusto, (lembram-se dele?) quando dez minutos depois aproveitou nova oferta do 3 da Figueira da Foz para acabar com o jogo. Até ao fim ainda houve tempo para ‘matar saudades’ da displicência leonina, que atingiu o seu auge num golo sofrido a premiar a frágil reação dos canarinhos da Figueira.

Apesar de tudo, esta noite vivemos um jogo de campeonato descansado como há muito não me recordava. Afinal a tradição ainda manda alguma coisa no futebol.


Hei, Malta: A tentar chegar ao 1,90?

13 comentários:

  1. Vitória merecida e com excelente apoio dos fantásticos adeptos que estiveram na Figueira.

    Espero agora que contrate o tal pinheiro e mais um médio ala pois continuo com muitas dúvidas que Izmailov volte a ser opção.

    Hoje o Levezinho voltou a ser grande, espero é que seja mais regular nas boas exibições pois bem precisamos da sua genialidade.

    SL
    José

    ResponderEliminar
  2. A onda de apoio que gira à volta da equipa e que começou nos Estados Unidos e continuou em Paços e agora na Figueira merece que os "adeptos" dos bloggers apoiem mais a equipa.

    ResponderEliminar
  3. Virgilio:
    Este foi o jogo mais conseguido dos 3 até agora disputados na Liga. Muito mais consistente que o jogo de Paços de Ferreira do ponto de vista defensivo até à entrada de Marinho com a equipa muito mais compacta do que contra o Marítimo. Mesmo sem deslumbrar no ataque, o Sporting dominou completamente na 1ª parte e em largos momentos da 2ª. Pela 1ª vez fiquei com a sensação de PS ter preparado o jogo em função do visionamento prévio do adversário.

    O golo surgiu na altura certa, pois sem ele a 2ª parte seria uma grande incógnita, dependendo como a equipa reagiria à dúvida sobre o resultado. É de facto fora de jogo, veremos quanto vamos ter que pagar por ele, em especial nos próximos jogos.

    Há dois jogadores que me merecem destaque: Carriço verdadeiro imperador de uma utilidade e descrição notáveis. O seu colega do lado é o menino da moda mas acumulou falhas incríveis, a defender (um defesa não se faz assim num lance como no golo) e a iniciar o ataque com uma sucessão de passes desastrosos. O seu pior jogo, comprometendo como em Paços. Como ele é seleccionado e Carriço não é uma anormalidade.

    O outro, indiscutivelmente André Santos, com Maniche muito perto.

    Esperança para Matias. Classe não lhe falta e hoje pareceu vislumbrar-se mais uma réstea. 2 pozinhos de mais consistência e na definição das jogadas e do passe final e será o que promete. Isto se não for irradiado pela agressão ao defesa da Naval: o homem ainda deve andar à procura dos olhos e a desatar os nós nos tendões.

    Valdés parece-me um bom jogador,inteligente que sabe compensar a velocidade que já lhe falta.

    E voltei a gostar de Yanick, apesar das limitações e distracções que o impedem de subir mais um patamar. Mas a continuar assim será de grande utilidade. E é inegável que evoluiu.Basta ver o que tem feito nos últimos meses.

    ResponderEliminar
  4. Objectivo conseguido e um aspecto que muito me agradou. Afinal estamos vivos em termos de adeptos e a "onda" começa a crescer. Que bonito é perceber o quanto os sportinguistas se unem no essencial. Afinal, O SPORTING É O NOSSO GRANDE AMOR!!!

    ResponderEliminar
  5. Já deu para gostar de alguma coisa...

    Mr. Ed tinhas que relinchar sempre a mesma lengalenga:


    http://www.youtube.com/watch?v=3ZpSg5aN7Lo&feature=related

    ResponderEliminar
  6. Lda:

    Sem dúvida que se notou maior confiança, futebol mais apoiado no meio campo (principalmente na primeira parte) e maior consistência. Mas, para ser franco não gostei da lentidão e aparente satisfação com a magra vantagem com q o Sporting se apresentou no início da segunda parte.

    Qt a destaques individuais, não há dúvida que André Santos tem estado mt bem. E, sinceramente, gostei da nova dupla atacante, mt mexida, apesar de ambos continuarem a perder bolas infantilmente. O Carriço foi o costume: um poço de garra sp a acudir ao Abel, que mais uma vez e apesar da assistencia para o primeiro golo, provou q já não tem andamento para estas coisas. Na primeira parte apenas falhou o ultimo passe, que não resultaram por mt pouco, mas foram tentados (Matias em destaque) com critério e muita intenção...


    A segunda parte, que até teve mais alterações no marcador e dois golos (o dobro) leoninos, já não gostei tanto e pareceu-me ver a equipa outra vez mais partida. Enfim, foi isso que o jogo me transpareceu.

    Por fim, sei que a jabulani é uma doida saltitona, na verdade uma bela bosta, mas irrita-me a quantidade de vezes que o Evaldo deixa escapar a bola pela lateral. Hoje contei cinco que são ouco admisíveis a um jogador profissional de qualidade... Eu sei que é um pormenor, mas irrita-me, pronto! :)

    Curiosamente gostei mais do Maniche no jogo da Dinamarca do que hoje... ao contrário de ti, parece-me!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  7. "É de facto fora de jogo, veremos quanto vamos ter que pagar por ele, em especial nos próximos jogos."

    LdA: Mais quatro anos a massacrar com um unico lance. Depois dos quatro anos a 'massacrar'com o golo anulado (tb precedido de fora de jogo) ao Uleiria e que o Ricardo sacou de dentro da baliza...

    Ou o golo de Vuk para a Taça da bejeca, decisivo numa vitória que não nos trazia qualquer vantagem. O Rascord já começou com a campanha nojenta. Uma vergonha, depois de se terem calado com o penalty inventado a sete mintos do fim que salvou, precisamente na Figueira da Foz, os protegidos do pintainho da bosta...

    Nada q não surpreenda...

    ResponderEliminar
  8. Foi um jogo descansado, principalmente a partir do momento em que inaugurámos o marcador.

    1º golo precedido de fora de jogo, Liedson intervém na jogada, mas a vitória não sofre qualquer contestação.

    Gostei bastante de ver jogar o André Santos, melhora a cada jogo que faz e só espero que lhe seja permitido continuar a jogar e de Carriço. Matías, Liedson e Yannick a ganharem ritmo e confiança o que só pode ser positivo.

    Triunfo importante antes da paragem do campeonato (já?!?!).

    ResponderEliminar
  9. Uma coisa q me faz impressão em NAC: tende a virar-se de cu para os atacantes... Mas o q é aquilo? Uma 'licença' para ser fintado? Como atenuante o facto de ter que tapar os buracos que Evaldo deixa... muitos, demasiados para o meu gosto. Houve um período na 2.ª parte em via a Naval a atacar pela direita e eu nc descobria o nosso n.º 5... Impressionante.

    ResponderEliminar
  10. Leão de Alvalade: ahahaha o que me ri com essa descrição do lance da ‘rabona’, priceless.

    Sobre o jogo: gostei de muito mais coisas do que aquelas que me preocupam, nomeadamente ter ganho. (Recuperemos o hábito).

    Colectivamente acho que o Paulo Sérgio de facto está a confundir os adversários com esta de mudar táctica e jogadores a cada jogo, e para mim tudo vai bem desde que não confunda os nossos. Em todo o caso já se pede que assente ideias. A paragem chega quando devia chegar, até para recuperar de vez o Pedro Mendes e o Izmailov, ou o que resta do russo - um joelho já chegaria para encantar a malta.

    Olhando para tras, a exibição desta noite prova que acaba por ser o 4x4x2 em losango (quem diria?) o desenho táctico que melhor serve os interesses dos nossos melhores jogadores (Matias e Liedson) e, por conseguinte, do colectivo. A equipa joga mais junta, mais coesa a atacar e a defender, e ganha um farol para rodar a bola à procura da linha de passe certa.

    Temos esse dez, o matias, e com este modelo ele fica protegido e ganha liberdade para errar três vezes em cinco - nas duas em que acertar o mais certo é inventar um lance de golo.

    O Mati parece que nasceu na época errada, é aquele jogador em vias de extinção no futebol da técnica da força e dos autocarros (aham.. bloco baixo), mas não nos podemos dar ao luxo de prescindirmos do muito que ele tem para nos dar. Não é que um talento daqueles seja coisa que abunde na nossa equipa.

    Agradece o liedson, que decerto terá um serviço de luxo e também o djambé, louco de correrias e de coices na bola e aquí e ali a fazer golos próprios de um craque. O futebol é estranho.

    A 'ausência' do NAC na segunda parte preocupa-me. Ele é uma mais-valia no sector defensivo, isso parece claro, mas tem de resolver coisas. Concentração, forma de ataque à bola no um-para-um, etc.

    Voltei a gostar do André Santos. Parece que teremos efectivamente um substituto à altura do pedro mendes – o lugar é deste.

    Valdés: gostei muito de o ver na direita, um pouco mais aberto do que o vértice contrário, o maniche. O futebol é isto, equilíbrios.

    Saleiro: é mero acaso que rime com pinheiro (manso).

    Pinheiro bravo: procura-se, precisamos mesmo dele (desde que a bola entre).

    Vukcevic de fora: gosto, assim não discute com o Liedson e o contrário não é solução.

    Vamos lá rapaziada, que isto entra nos eixos.

    Abraço a todos.

    ResponderEliminar
  11. Finalmente pudemos ver esta equipa do Sporting a jogar futebol a um nível aproximado do que jogou na pré-época. Há muito tempo que eu não via o Sporting a desenvolver uma jogada de contra ataque que resultasse em golo...

    Na 1ª parte tirando um lance de Yannick ( melhor em campo) e alguns fogachos de Matias o futebol praticado foi mais do mesmo.

    Na 2ª parte a equipa começou a acertar os passes e a explorar o espaço concedido pela Naval. Aí pudemos observar as virtudes de Valdés: o contra ataque, a velocidade e o drible!

    Matias também esteve bem e Maniche pautou sempre o jogo.

    Não se entende a titularidade de Abel estando JP disponivel! Mais uma estupidez de PS que frente a outro adversário podia ter corrido mal... Vá lá que o Polga e Postiga nem sequer calçaram!

    Também não gostei nada da abordagem de NAC no lance de golo da Naval! Virar as costas ao remate?????

    Yannick foi a flecha sempre apontada à baliza da Naval. Rápido, mais objectivo do que o habitual, motivadissimo! Foi pena aquele lance no final em que passa a bola à queima a Saleiro! Podia ter ido directamente para a baliza! Ai se Yannick fosse sempre assim...

    O Levezinho está a crescer!

    Grande apoio verde e branco nas bancadas!

    Força Sporting!

    ResponderEliminar
  12. LMP,

    "Não se entende a titularidade de Abel estando JP disponivel! Mais uma estupidez de PS que frente a outro adversário podia ter corrido mal..."

    Discordo totalmente. João Pereira teve um traumatismo craniano e era um risco colocá-lo já a fazer os 90 minutos. E se tivesse sido titular e depois se ressentisse? Aí PS seria criticado por tê-lo colocado demasiado cedo, num jogo de baixa dificuldade, etc etc.

    Além disso, é com que os jogadores saibam que não há titulares indiscutíveis.

    ResponderEliminar
  13. Após a inexplicável perda de pontos em Paços de Ferreira, até à pausa das Selecções "de todos nós" o Sporting tinha que conquistar os 6 pontos em disputa e classificar-se para a fase de grupos de Liga Europa. Objectivo cumprindo o que permite aliviar a pressão sentida nestas duas últimas semanas, fortalecer processos e modelos de jogo e recuperar jogadores lesionados, que muita falta fazem às opções da equipa.

    Um Sporting forte, controlador, que arranca uma importante vitória antes de um período de descanso. Sem notícias a dar, a comunicação social tem, nestes períodos, propensão para "cascar" em quem está mal. Esta vitória retira as luzes de nós e dá espaço para crescer. Esperemos que o tempo seja bem aproveitado.
    Daqui a 15 dias, em casa com a Olhanense, o caminho só pode ser este. Vencer, Vencer, Vencer. Só assim nos olharão com outros olhos, de respeito e temor.


    http://cantinhodomorais.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)