sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Já estivemos pior

A enfermidade é cada vez mais evidente

 “Não é o meu treinador quem eu reconheço não estar á altura dessa terrível missão de treinar o meu Sporting. Seria incoerente. Não lhe vejo passado, nada lhe vi de assinalável no presente, não lhe sinto futuro.”

(…) a dúvida é o pior preâmbulo de um mandato de treinador. Não enxergar isso faz-nos regressar à casa de onde partimos na época passada, quando JEB não percebeu o fim de linha de Paulo Bento I, e recear pelo que aí vem. Esta é a antítese da esperança mobilizadora tão necessária para a época que se avizinha.

(…) não esperava ver tão pouco depois de sensivelmente 3 semanas de trabalho. (…) E não me parece que esteja em vias de encarreirar. Se é verdade que melhores jogadores ajudarão  é por demais evidente que era obrigatório fazer mais com os jogadores já disponíveis. A questão está no modelo que se pretende para o nosso futebol, cujas linhas mestras não se conseguem vislumbrar da bancada, e creio que nem o balneário o percebe bem, pelo que as exibições sofríveis não devem surpreender. A imagem que fica é uma equipa que trata a bola a pontapé, ignora a sua posse e não possui qualquer mecanismo colectivo a defender ou a atacar. (…) Se isto fosse uma corrida de fórmula um, diria que estamos a correr o risco de “pane” nas voltas de aquecimento, ficando obrigado a partir das boxes, com todas as implicações que isso tem nas nossas aspirações.

Ver agora os meus receios confirmados e até superados por uma realidade cruel em nada me alegra. Mas já estivemos pior. E porquê esta afirmação agora, naquele que parece o pior dos momentos? Porque se há dois meses atrás eram poucos os que se aperceberam das consequências de uma série de decisões que nos deixaram mais pobres e mais fracos, a actual situação do futebol do Sporting já deve ter produzido algum efeito na consciência dos adeptos. É que para mudar é preciso, em primeiro lugar, tomar consciência da necessidade e a urgência de o fazer.

O problema é o que fazer, como fazer e quem deve fazer a mudança.

Não vale a pena esperar por Paulo Sérgio que, ontem, depois de  não ter conseguido corrigir nenhum dos defeitos que a equipa enferma de forma evidente, e depois de uma noite de horrores, ainda se atreveu a dizer que a equipa fez um bom jogo. Quem viu o S.C. Braga mudar ao intervalo, resolvendo o jogo em seu favor, perceberá melhor a importância de um treinador no contexto de uma equipa de futebol. É impossível dissociar os nossos problemas das acções do treinador. Os treinadores adversários sabem como nos vencer e nós não sabemos nem como nos defender nem como atacar.

Não podemos esperar por Costinha, uma vez que os equívocos da sua acção estão agora expostos de forma muito evidente. No entanto esperava, sempre esperei, muito mais dele. Se os seus erros podem ser aligeirados pela inexperiência e impreparação, é no mínimo estranho que tenha desaparecido ontem, como D. Sebastião em Alcácer Quibir. Até Salema Garção soube, numa situação delicada como a de ontem, dar a cara.

De JEB ninguém espera nada. O que é um erro, porque se deve esperar o pior. E como dizia ontem o JPS, na Centúria Leonina, JEB não é tolo. E prova-o a forma como soube controlar as vozes mais sonoras que o podiam contestar. Hoje a contestação à sua acção é feita de forma individual, por menos de uma mão cheia de blogger´s, não existindo qualquer movimento organizado que levante a voz. Como o conseguiu? Sabe-lo-emos em breve. Não deixa contudo de ser paradoxal que, tendo a Juve Leo impedido Mourinho de ser treinador do Sporting, ou chicoteado um treinador que levou o Sporting a uma final europeia ao fim de várias décadas, esteja agora mais mansa que um cão de porcelana na chapeleira de um carro, a abanar a cabeça. De facto JEB não é tolo.

Também não creio que a mudança se faça com uma revolução. O Sporting está hoje dividido em 4 grandes grupos: os que perderam qualquer interesse pelo clube, os que contestam a direcção e há muito alertam para o perigo, os que acham que se deve apoiar, “no matter what”, e os que nada pensam e, no fim de um jogo como o de ontem, abandonam Alvalade a falar do tempo, da economia, etc. Sejamos claros: depois de uma eleição de um presidente a roçar a unanimidade, não há ninguém que se atreva a avançar. Muito menos passado um ano como o que acabamos de viver, que, afinal, parece ser apenas um “trailler” suave do que se prepara para cair sobre as nossas cabeças.  Se todos percebemos que Bettencourt não se demite, tem a palavra quem o elegeu.

Receio pelos tempos que aí vêm. O Sporting, cuja redução à “expressão belenenciana” me recuso a aceitar, está de facto remetido ao fundo de um poço. Ou aproveita muito rapidamente para, fincando os pés, impulsionar o salto, ou, de forma lenta e inexorável, definhará, deixando de ser o que é, habituando-se a chafurdar na lama onde se encontra.

57 comentários:

  1. LDA,

    Começamos a estar a anos-luz do… Braga!!! Comparar a gestão desportiva dos dois clubes é aterrador!

    ResponderEliminar
  2. Caro LA:

    Nisto já eu pensei também....

    «Não deixa contudo de ser paradoxal que, tendo a Juve Leo impedido Mourinho de ser treinador do Sporting, ou chicoteado um treinador que levou o Sporting a uma final europeia ao fim de várias décadas, esteja agora mais mansa que um cão de porcelana na chapeleira de um carro, a abanar a cabeça. De facto JEB não é tolo.»

    ResponderEliminar
  3. FCS...é aterrador mesmo. A Estrutura do Braga já se vem preparando há uns anos valentes quer a nível de gestão desportiva, quer mesmo financeira. Sinceramente é bom que assim seja para o futebol portugues. O problema é para o Sporting que pelo andar da carruagem....

    ResponderEliminar
  4. No jogo do braga com o sevilha foi dito por um dos comentadores algo de muito interessante. Disse ele que o jogador mais caro da historia do Sevilha chama-se Negredo que foi contratado ao Real por 15 milhões de euros. O jogador mais caro do Braga até hoje chama-se Mossoro que custou 700 mil.

    Se o patrão for bom, a empresa tare sucesso, se o patrão for mau, mais dia menos dia a empresa cai na falência. E é isto que nós espera do Sporting se nada for feito com urgência. Em relação ás claques é verdade que JEB foi esperto na abordagem ás mesmas. Cedeu espaço e dinheiro a troco do silêncio mas não se esqueçam que dentro das claques existem muitos adeptos que de forma autónoma estão dispostos a participar numa eventual revolução. É preciso agir e rapidamente…a margem de manobra era curta e já terminou. Está na hora !!!!

    SL

    ResponderEliminar
  5. E a verdade mais preocupante é que não é só o Braga a trabalhar bem. O Vitória está melhor de ano para ano e o Nacional não se pode desprezar...

    ResponderEliminar
  6. Chapelada para este post

    ResponderEliminar
  7. Eu que à distância fui um dos que apoiou o JEB, pela sua segurança e serenidade mas no presente estou deveras arrependido. Acho que o Costinha, pode fazer um bom serviço por isso não lhe atribuo grandes responsabilidades no insucesso actual. Quanto a Paulo Sérgio a minha reacção aquando da sua contratação foi de indiferença como o foi a de Carvalhal. Pode ser que acerte... Mais uma vez não acertou.

    Quanto à equipa, que falta faz Pedro Mendes, o nosso pensador de jogo, mas ele vai regressar, só que quando regressar já estaremos fora da Europa, apenas veremos na tv os nossos rivais. Contudo contesto a maiorias dos comentários que se lêem essencialmente nos jornais on line, tanto apregoaram o Nuno André Coelho e o Maniche e agora estão a apontar-lhes o dedo.

    Se fosse eu o treinador não pensava 2 segundos nem 2 dias, Stoi de imediato na equipa. O Patrício é bom, sim senhor mas os adeptos já o destruíram, acho que não vai ter mais futuro risonho no Sporting, assim como não vai o Djaló nem Postiga pelos mesmos motivos. Postiga já teve imensas oportunidades e já provou mais que uma vez que não vai voltar a ser goleador, pelo menos no Sporting, Djaló é um jogador com características especiais que tem lugar no plantel e na equipa. Ontem quando entrou (eu estava lá), ouviu-se quase um silêncio absoluto, quase como desprezo ao jogador. Liedson estava a querer dar mostras de voltar e lesionou-se, mas já não é solução, Saleiro muito menos... Tenho esperança no Pongolle, lança-o Paulo Sérgio. Matias e Valdés continuam sem provar nada, porquê? (no youtube só se vê magia dos chilenos, queremos magia em Alvalade)...

    O próximo jogo do Sporting (não, não é o do Marítimo, mas sim o do Brondby) é o mais importante da história imediata do clube, é o jogo que vale uma época...

    Tristeza e resignação é o que me invade nesta altura...

    ResponderEliminar
  8. Volto a perguntar: Então e responsabilidades?

    ResponderEliminar
  9. FCS,

    Essas estão sempre na prateleira. Já sabes alguma coisa acerca do apurar de responsabilidades após Munique? Elas acumulam-se todas no mesmo sítio...

    ResponderEliminar
  10. LDA

    O seu post é assombroso. Os meus sinceros parabéns pela lucidez em momento dificil.

    http://conselholeonino.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. FCS:
    Contamos sempre com os nossos leitores para os diagnósticos e apuramento de responsabilidades. Para isso deixamos ao dispor a caixa de comentários. :)

    ResponderEliminar
  12. O que me irrita verdadeiramente é falta de lógica que preside a determinadas escolhas no Sporting. A equipa técnica talvez seja uma delas. Como é possível não entender que o Sporting desde a crise que se instalou na última época necessitava de um treinador maior que o banco? Alguém inquestionável com autoridade para sentar que jogador fosse e exigir o que definisse como o limite de cada um. Este plantel à partida se calhar não dá para o título, mas não daria para lutar por ele?

    Gasta-se dinheiro fácil em aquisições por vezes duvidosas quando um treinador fora de série se calhar ficava pela metade... Não percebo isto. Francamente não percebo!

    ResponderEliminar
  13. Caros amigos,

    realmente estou um bocado cansado dos diagnósticos, todos sabem a raíz do problema, são interesses financeiros de terceiros, que foram levados em ombros para a direcção, como tal, está na altura dos sócios correrem com essa gente que só se serve do Sporting...
    Eu não sendo sócio, mas só simpatizante, nada posso fazer, agora muitos de vós são sócios, exijam uma Assembleia Geral, unam-se e corram com essa gente, porque palavras leva-as o vento.

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  14. Achei a ideia do blogue bastante boa e gostava de também futuramente deixar aqui os meus comentários. De momento estou um bocado ocupado a lançar o meu blogue (já pode ser visitado) que tem tudo para estar em comunicação com o teu. Importas-te que coloque um link no meu blogue para o teu?

    http://contingentetuga.blogspot.com/

    O meu blogue chama-se Contingente Tuga e para além de previsões futebolísticas suportadas por um software que desenvolvemos, faz ainda resumos da participação de jogadores portugueses nos seus clubes por esse mundo fora.

    Continuação de bom trabalho!

    ResponderEliminar
  15. Muito bom post.
    E agora o que vamos fazer?
    Vamos criar a tal 'onda' ou não?
    Vão ( os que lá vão ) fazer o papel que fizeram ontem: aplaudir até assobiar?

    Insisto na ideia, nada peregrina e perfeitamente discutivel ( como parva ) de não ir a Alvalade 2 ou 3 jogos. Desta forma, mesmo que 'trágica', pode ser que os senhores lá de cima percebam o significado da ausência.
    Ou a ir, faz-se ' à moda antiga ' e como eu vi fazer no tempo do Roquette em que impedi um sócio de lhe bater, segurando-o. Aquelas 'esperas' do fundo das escadas, neste caso na zona vip, em que não sai de lá ninguém...
    Mas o conformismo instalou-se e parece-me que os que ainda lá vão, nem coragem para isso têm...

    Enfim, estamos de tal modo, que já temos por nós o pior dos sentimentos: pena.

    Saudações tristemente leoninas

    ResponderEliminar
  16. Só posso dizer o seguinte: O Martin O'Neil está livre e poderíamos ir a tempo de sair do poço...

    ResponderEliminar
  17. Leão de Alvalade:
    Magnífico artigo, que deveria obrigar a reflectir quem o lê. Da minha parte fica o braço a torcer, pois quando li alguns dos seus diagnósticos na pré-época achei-os pessimistas face ao observado.

    Parabéns pelo prémio recente, do qual só agora me apercebi. Como nortenho e sportinguista acho que o "ANorte" o merece como poucos, pois há uma diferença pela positiva entre o que se faz aqui e resto. Este artigo serve de exemplo.

    ResponderEliminar
  18. "...Hoje a contestação à sua acção é feita de forma individual, por menos de uma mão cheia de blogger´s, não existindo qualquer movimento organizado que levante a voz. Como o conseguiu? Sabe-lo-emos em breve."

    Caro LdA, posso responder em parte a essa pergunta e digo em parte porque só posso falar do que sei.

    JEB pediu tempo para constituir a equipa (três meses). Para evitarmos contestar afim de não desestabilizar e todos juntos sermos mais fortes. Não vi mal nenhum no pedido, foi legítimo e honesto. Da minha parte tentei cumprir mesmo sendo "oposição".

    Abraço de Leão.

    ResponderEliminar
  19. porta10a,

    Sou também da opinião que não deveríamos aparecer. E vou fazê-lo já no jogo com o Marítimo. Por mim, iria até ao Estádio e na hora de entrar, ficava cá fora.

    ResponderEliminar
  20. Caro Verdão:

    Quando e onde fez JEB esse pedido, uma vez que não me lembro de nenhuma comunicação pública feita nesse sentido?

    Mas suponho que tenha sido algures entre o final da época passada e o inicio desta. O meu caro consegue-me explicar o que se fez desde a saída de PB em Outubro até então? É que eu não.

    Percebo a questão que coloca relativamente à desestabilização. Há dias eu abordei aqui essa questão da seguinte forma:

    Imagine que um patriarca resolve, de forma inesperada, desbaratar o património familiar em negócios ruinosos ou de sucesso mais do que duvidoso: a quem devemos fidelidade?

    À família ou ao patriarca?

    Quem cala não consente também?

    E, opondo-nos ao patriarca, pomos em causa o nosso amor filial?

    SL

    ResponderEliminar
  21. Eu tou com o abdula: tragam o Martin O'Neil enquanto é tempo!

    ResponderEliminar
  22. Paulo Sergio, pessoa correcta mas saia já isto se não queremos ficar já fora da luta. JEB, acho que todos já percebemos que não é necessário pagar para perder, saia ainda mais rapido.

    ResponderEliminar
  23. O mais dramático desta situação que estamos a viver nestes últimos dias, é que quer o LdA aqui no "A Norte", quer o PLF no "Bancada Nova", alertavam com alguma de antecedência que algo parecido com isto poderia vir a acontecer.

    Parece que preparar uma época desportiva desde o mês de Janeiro não é tempo suficiente para estas pessoas. Mas lá está, se calhar o problema está mesmo nas pessoas e no projecto que delinearam para esta época.

    Ainda assim acredito que vamos fazer melhor que o ano passado, o que não é nada complicado quando se baixam tanto os padrões de exigência, assim como também tenho a certeza não "Vamos Ver futebol (de qualidade) em Alvalade".

    Saudações Leoninas.


    P.S: Para os mais esperançosos e que acham, assim como o Paulo Sérgio, que o Sporting assim que começar a concretizar 1/4 das oportunidades de golo vai começar a ganhar jogos em catadupa, relembro que o Guimarães fez 31 golos em 30 jogos a época passada.

    ResponderEliminar
  24. Ainda há quem venha para aqui falar deste ou daquele jogador nesta ou naquela posicao, nao percebendo q de nada serve falar disso com este treinador a frente da equipa. Mas para mim PS não tem culpa desta crise toda. Foi ,supostamente, Costinha q o escolheu, foi JEB q contratou Costinha, e trem sido os roquetistas q minam constantemente a grandeza do Sporting. E foram os sócios q elegeram estes senhores? Nem sempre pq tb houveram coptações e mm nas eleições muitas promessas ficaram-se por aí mesmo. Há muita incompetência, a vários níveis. Destruiram o projecto da formação, construíram uma equipa sem futuro e hipotecaram o futuro do futebol. Como é possível esta política de contratações? Parece que não temos prospeção, não se investe em valores rentabilizáveis, não há traquejo negocial e torram-se milhões em trintões e Pongolles. E paga-se a peso de ouro o primeiro presidente remunerado, por sinal um incompetente!

    ResponderEliminar
  25. Por favor, imploro-vos que se demitam, JEB e PS, mas rapido que ainda vamos a tempo de salvar esta familia.

    ResponderEliminar
  26. LdA, bom post, no nosso último encontro penso que ficaste a saber a minha opinião sobre Paulo Sérgio. Opinião essa que também ficou aqui registada em comentário. O post ficou em águas de bacalhau de tantas vezes que foi escrito e reescrito.

    Desde que foi contratado, aquilo que eu penso dele deixou de me interessar, fiquei com os neurónios ocupados a saber o que é que leva alguém a escolher Paulo Sérgio para treinador principal. E chego a Costinha. A minha grande aposta para melhorar o que se ia passando em Alvalade.

    Borrou ontem a escrita toda, perder em casa 0-2 com o Brondby, nunca tendo o controlo do jogo, desistindo de lutar no período final, é equivalente a perder em casa 0-5 com o Bayern, é uma humilhação, uma falta de vergonha transversal a todos os profissionais do Sporting.

    Costinha lidera esse sector profissional do clube e tem obrigatoriamente de dar a cara pelos seus homens. Não faço a mínima ideia do que é que lhe aconteceu, nem me interessa, o seu lugar ontem era ali a transmitir inequivocamente que o grupo profissional do Sporting percebe que humilhou a instituição e está consciente das suas responsabilidades para corrigir de imediato os evidentes erros.

    Se para mim me é irrelevante durante um jogo se o presidente está a passar férias, na bancada, no gabinete, no balneário ou no bar a beber whisky. Já o mesmo não se passa sobre o director do futebol, esse não pode falhar um compromisso destes e principalmente tem de estar disponível no final para assumir todas as dores do grupo.

    Ao Sporting, desculpo tudo, relevo tudo e estou sempre disponível para ser mais um, para a falta de carácter que vi ontem em campo nos últimos 15 minutos de jogo, não tenho qualquer perdão, é mera criancice e incompetência de profissionais de topo, é inadmissível. Ninguém (profissional) no Sporting tem o direito de se queixar de falta de coisa nenhuma, a não ser que não ter papel higiénico em folhas de ouro seja desculpa para alguma coisa.

    Domingo estarei em Alvalade a estrear a minha Gamebox e da qual não abdico, se vislumbrar a mesma atitude patética de profissionais de topo podem contar com as maiores manifestações desagrado.

    E escusam de falar do árbitro, é mesmo o pior nacional, a besta, o anormal, o execrável do Paixão, é mesmo com esse que têm de vencer.

    Tenham vergonha.

    ResponderEliminar
  27. Caro LdA,

    O pedido foi feito no auditório, no CL. Não lhe sei precisar a data mas foi na 1ª reunião após a demissão dos anteriores conselheiros.

    Abraço de Leão.

    ResponderEliminar
  28. "Hoje a contestação à sua acção é feita de forma individual, por menos de uma mão cheia de blogger´s, não existindo qualquer movimento organizado que levante a voz. Como o conseguiu?"

    Foi simples. À JuveLeo tanto paga a metadona como o dinheiro prá ganza, deu de comer da mesma gamela à AAS, a alguns vendidos do SerSporting, e como não se fala de boca cheia ou em overdose fica tudo calado.

    ResponderEliminar
  29. Cascavel:

    http://195.245.168.16/noticias/?headline=46&visual=9&tm=27&t=Pedro-Faleiro-da-Silva-adeptos-estao-desconfiados.rtp&article=369043


    http://195.245.168.16/noticias/?headline=46&visual=9&tm=27&t=Pedro-Faleiro-da-Silva-e-a-reestruturacao-financeira.rtp&article=369044

    SL

    ResponderEliminar
  30. faço um apelo a todos os Sportinguistas,domingo ninguem ir ao estadio,ver se esta corja ganha vergonha e se demite!!!!!

    ResponderEliminar
  31. Verdão,

    Foi em Junho/Julho! Esses 3 meses já passaram ou acabam em Set.

    Tem de se exonerar este Conselho Directivo o quanto antes! Daqui a 1 mês quando e se aprovarem a maldita reestruturação financeira vai ser tarde demais!

    Este JEB tem de ser afastado do Sporting JÁ!

    ResponderEliminar
  32. Caro LMP, creio que sim. Até ao final do mês vou tentar cumprir mas como se compreende não está fácil. Depois desse período, digo o que tiver a sizer sem mais reservas.

    Abraço de Leão.

    ResponderEliminar
  33. alguém consegue garantir que este artigo chega à direcção?

    é doloroso que, estando nele disposto tudo aquilo que de repente nos interessa, com o espelho a reflectir de forma precisa o que por estes dias somos, acabe por se revelar inócuo.

    o debate noutros blogues e sobretudo neste é bom, é elevado, é esclarecedor, é uma mais valia para todos nós, mas, como já se viu, não chega: há demasiado tempo que debatemos causas e consequências, há demasiado tempo que discortinámos e adivinhámos o futuro, que é esta merda, hoje, e assistimos ao concretizar das nossas previsões sem que algo fosse feito por quem de direito para as evitar.

    revolução não nos leva a lado algum nesta fase da época: agora resta fazer o jogo das nossas vidas em brondby e que o presidente tenha vergonha na cara até ao fim do mês e cumpra o que prometeu quando disse nas cataratas do niagara que ia "reforçar a equipa de forma inequívoca". já vai tarde.

    ficarmos sem europa perante o terceiro da dinamarca iria redefinir-nos como clube, se a (in)capacidade financeira para investir no reforço da equipa técnica e do plantel já não o sugere.

    quanto ao paulo sérgio, infelizmente parece não ter o que se lhe exige. os treinadores do paços de ferreira e do brondby têm melhores jogadores que ele? basta ver a atitude dos nossos na segunda parte da mata real com as bancadas cheias de verde e branco - fantástico apoio, inacreditvalmente inútil na motivação dos jogadores - para perceber o que ali vai como treinador.

    domingo não ficarei em casa, estarei em alvalade, mas, raios, estou cansado de passar hora e meia de angústia a ver o meu clube.

    o sporting não é, não pode ser isto.

    ResponderEliminar
  34. Verdão,

    Aceitar um silêncio de 3 meses com JEB, para preparar a época nas calmas?! Como é que é possível acatar-se esse pedido quando o que nos era dado a observar era, e para ser bondoso, calamitoso?

    Compreendo que se pensasse que era para o bem do SCP. Pena que esteja mais do que visto que o bem do SCP e esta linha têm caminhos que nunca convergem.

    ResponderEliminar
  35. Caro Rui Coelho,
    "...e que o presidente tenha vergonha na cara até ao fim do mês e cumpra o que prometeu quando disse nas cataratas do niagara que ia "reforçar a equipa de forma inequívoca". já vai tarde.

    Eu por mero acaso que não compro jornais desportivos há muitos anos, também li esse entrevista, e confesso-lhe que quando esse "palhaço rico" que é o Presidente do SCP ( um individuo que me provoca a maior das vergonhas de cada vez que fala) disse que ia reforçar a equipa de forma inequívoca (????) tive uma secreta esperança que ele se atirasse lá pra baixo! Eu que já lá estive asseguro-vos que é um cenário lindíssimo...

    ResponderEliminar
  36. Os meus parabéns pelo comentário assertivo e, sobretudo, pelo vosso excelente blog.

    Aproveito para vos convidar a dar uma vista de olhos num blog de humor leonino recém nascido (http://levezaliedson.blogspot.com/).

    Saudações leoninas,

    ResponderEliminar
  37. Eu acho que em democracia é perfeitamente aceitável aceder a um pedido de tréguas e com 'fair play' dar tempo àqueles que foram democraticamente escolhidos para que façam o seu papel de uma forma estável.

    No entanto, desde Novembro de 2009 e em especial durante este período de tréguas que rapidamente se escoa, constatamos que não contentes com os 'erros' cometidos em Janeiro se voltaram a cometer novos 'erros' (alguns deles intencionais). A ideia é claramente gerir os dinheiros que se conseguirem arrecadar para pagar aos bancos e gastar algum em tipos sofríveis que o frágil treinador escolhido aceite sem reclamar, pretende-se assim cumprir apenas o suficiente para manter o barco à tona de água. A prioridade é satisfazer os lucros daqueles que - em desespero de causa - imploraram a JEB que se candidatasse.

    Quem apresentar um projecto sério e credível pode contar com o meu voto e o meu apoio, não votei em JEB porque não lhe conheci (e continuo sem lhe conhecer) qualquer ideia concreta, não votei em PPC porque não me mereceu credibilidade e o que me assusta é que com tantas ilustres cabeças bem pensantes no clube não haja ninguém que se apresente disposto a ir à luta apresentando uma alternativa séria e credível a muitos anos de desperdício, bazófia e incompetência.

    A dor que tudo isto provoca começa a endurecer os corações, e não tarda nada a lista dos "que perderam qualquer interesse pelo clube" será engrossada pelos que "abandonam Alvalade a falar do tempo, da economia, etc." e paulatinamente o clube perderá militância e futuro. Restarão os extremos, mas esses - ensina a democracia - são sempre a minoria. Impõe-se assegurar o futuro e esse joga-se agora, não daqui a 2 anos, 9 meses, 11 dias, 1 hora, 16 minutos e 10 segundos (cortesia do Banco da Mexicana).

    ResponderEliminar
  38. Caro JVL,

    Para não ser acusado de ser mais um a destabilizar, ainda para mais agora com responsabilidades acrescidas como Conselheiro Leonino. Preferi cooperar para mais tarde não haver desculpas por eventuais erros de outrem. Não quero bodes expiatórios nem terroristas para ninguém, quero apenas que se apurem responsabilidades nos actos cometidos na preparação da nova época caso o desempenho desportivo persista em falhar objectivos.

    Abraço de Leão.

    ResponderEliminar
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  40. Coloquem uma coisa na cabeça...o SCP que adoramos está nas mãos dos bancos. Agradeçam ao projecto croquette...
    É quase impossivel gerir algo em condições qd não se tem dinheiro para mandar cantar um cego, se juntarmos isso à incompetencia temos o cenário actual.
    Um exemplo...o PS quer um ponta de lança alto e que se fixe na área, temos um de 1,92 a treinar sozinho,um que por exemplo nao falhava o cruzamento com peso e medida do evaldo fez quer em Paços quer ontem...era só encostar...

    ResponderEliminar
  41. João...finalmente alguem se lembra do Purovic... totalmente queimado pelo Paulo Bento que nunca quis tirar dele qualquer partido. O homem chegava a entrar em campo sem qualquer instrução sobre como jogar. Foi destruido sem complacencias. O pior para ele era o treinador nem lhe falar. Se estamos numa de reabilitar o Puro podia bem ser uma aposta. Mas mais do que isso uma obrigação. Um activo totalmente desaproveitado. Imenso guito pela porta fora como se não fosse nada. Uma vergonha!

    ResponderEliminar
  42. Caro Verdão,
    Não o conhecendo, mas tendo-o como Sportinguista, logo boa pessoa, espero que tenha voz no Conselho Leonino, pois este orgão tem fama de ninho de vespas e não de covil de leões.
    E não sendo mais que um orgão consultivo, podíamos vê-los a agir mais, em voz alta, com expressão...
    ... mas não, muito conformado, muito pró e pouco contra!
    E esperando não estar a ser injusto com a sua pessoa, é o que muita gente acha!
    SL

    ResponderEliminar
  43. Caro Verdão,
    Não o conhecendo, mas tendo-o como Sportinguista, logo boa pessoa, espero que tenha voz no Conselho Leonino, pois este orgão tem fama de ninho de vespas e não de covil de leões.

    10A,
    Eu sou mais a favor, e desde há muito tempo, é da extinção pura e dura deste órgão que mais não é do que uma feira de vaidades e um lugar para os yes man. Típico dos que abanam a cabeça a tudo. Mesmo não dando credibilidade ao órgão, acabei por votar nos elementos da AAS, estes sim uma lufada de ar fresco no status quo vigente.

    ResponderEliminar
  44. Caro Juvenal Carvalho,
    também concordo com a sua opinião relativamente ao CL. Mas isso requeria muito mais que ' vontades '...

    E estamos tão necessitados de ' ar fresco ', especialmente na tribuna presidencial e camarotes laterais...

    SL

    ResponderEliminar
  45. Verdão,

    Honestamente, que desestabilização pode um conselheiro leonino criar? Não é uma crítica que te dirijo, é uma constatação, tendo em conta o papel a que o Conselho Leonino se encontra votado, ainda por cima quando a maioria vigente pertence à lista de JEB.

    Ou não me digam que quando o Aguiar de Matos criticava a Direcção, a equipa de futebol tremia por todos os lados? Que a de futsal deixava de treinar?

    Temos sido pacientes, compreensivos e tolerantes demais.

    Jonhy Green,

    Uma vergonha é ter esbanjado 2 milhões de € num cepo. Essa é que é a verdadeira vergonha. É certo que o PB desaproveitou totalmente o Puro mas na minha opinião, ele nunca deveria ter vindo.

    ResponderEliminar
  46. jvl,

    100% de acordo! Puros são charutos cubanos de excelente qualidade! Esse rapaz que aterrou em Alvalade era bom, prafaseando Aguiar de Matos ( já que falou nele), "para ir aos figos" (risos).

    Isso foi mais um acto de gestão danosa ( à imagem de Angulo, Caicedo, Stojkovic - este por outras razões - Moutinho e... talvez mesmo Pongolle) que esta escória de pseudos-gestores incompetentes têm levado a cabo...!

    Eu, que fui candidato ao CL pela lista SER SPORTING ( e felizmente não fui eleito), sou a favor da pura e simples EXTINÇÃO desse órgão!

    ResponderEliminar
  47. Meus caros,

    Aquilo que vi ontem em ALvalade fez-me pensar imenso sobre aquilo que sinto pelo Sporting e a questão essencial é apenas esta:

    - Será que ainda tenho prazer em ir a Alvalade?

    A resposta é NÃO...

    O amor pelo Sporting é eterno, e mesmo sabendo que vou sofrer imenso, não quero mais voltar a Alvalade enquanto existir um presidente chamado José Eduardo Bettencourt.

    Amo demasiado o Sporting para passar um jogo inteiro a pensar por que razão não fiquei em casa....

    Ou por que razão gastei tanto dinheiro em 2 bilhetes, um dos quais para arrastar outro sportinguista doente como eu que apenas me dizia. "eu não te disse que isto ia acontecer..."

    Ou por que razão voltei a comprar a gamebox quando já sei o que me espera em cada jogo...

    Ou por que razão não fico a fazer companhia à minha filha e esposa, com quem já passo tão pouco tempo no dia a dia, para ir ver algo que me deixa angustiado e me tira o sono...

    Volto a dizer, sei que vou sofrer imenso mas futebol deve ser prazer e não esta angústia desencanto.

    SL
    José

    ResponderEliminar
  48. Boa noite a tds.

    Infelizmente não pude participar antes no gde debate que por aqui se deu. Já quase td foi dito. O diagnóstico está feito e refeito.

    Sinceramente, não tenho uma réstia de esperança de que as coisas melhorem. E pq? Pq td isto me soa a deja-vu, td isto já foi debatido, rebatido. Mt palavra gasta, mt pc acção. Talvez 'isto' não se endireite com ‘revoluções’ mas com conversa, tenho a certeza que não vai lá. Nem, mole, nem dura, nem catastrófica. Com conversa, não vai de maneira nenhuma. E não vai, por algumas razões que na minha opinião prevalecem:

    - Pq quem decide não nos ouve. E não nos ouve pq das duas… duas. Não se interessa. Mesmo existindo quem se interesse ou não nos dá credito, ou não tem a humildade suficiente para reconhecer que o rumo traçado está errado e dar o ‘braço a torcer’.

    - JEB não só não tem perfil de líder, como, para nossa infelicidade, é um incapaz. Não percebe rigorosamente nada de futebol, de comunicação, e espantosamente, dá mostras de nem gerir recursos humanos saber fazer convenientemente. No 'capitulo' futebol, após múltiplos ‘fracassos’, acaba por socorrer-se de um abnegado mas inexperiente DD. Costinha entre a muita voluntariedade e discurso mais ou menos acertado que apresenta, vai somando erros na prática da sua função (por acção e agora, pior, por omissão). E o “mal branco” (como Saramago identifica a moléstia no ensaio que fez sobre a cegueira), veio desde o início, ou seja, desde que, manifestamente, JEB foi empurrado para este papel. À pressa e sem a mínima preparação, como toda a pré e a própria campanha eleitoral demonstrou à evidencia. Desde o inicio que o 'cepo nasceu torto', e passado um ano e quase três meses (à atenção do caro Verdão, ;) ), julgo que já não se endireitará. Mais contratação, memos contratação de jogador, só um verdadeiro milagre, para quem ainda acredita neles, poderá trazer uma época positiva no q ao futebol profissional do SCP diz respeito.

    Os alertas foram dados. E foram mts que os deram em posts e em comentários. Não vi os primeiros jogos, mas desde o primeiro minuto de jogo que eu observei, q a minha critica apontava sempre no mesmo sentido: o susto constante que era ver esta equipa a defender. Ora, sem uma equipa que defenda com um mínimo de consistência, mt dificilmente poderemos ter pretensões a conquistas significativas. Pode correr bem, num jogo em que a finalização corre igualmente bem, mas nos casos em que tal não sucede, adeus ó vindima. E, note-se, esse risco dava-se com um Pedro Mendes a organizar com fluidez a saída da equipa para o ataque, coisa que desapareceu com os jogos a sério... Logo, com a ausência do jogador mais esclarecido e que garantia disfarçar melhor o mal colectivo evidente, o mais natural seria não marcar muitos golos e continuar a sofrê-los em numero elevado. Quantos jogos tem o SCP realizados esta época? E sem sofrer golos? Pois é...

    (cont)

    ResponderEliminar
  49. Mas acabei por fugir um pouco ao essencial da questão. Alguém afirmou que andamos a preparar a época desde Novembro, ou desde Janeiro passados. O problema começa logo aí: é q não houve qlq preparação como tds as decisões de JEB de q temos conhecimento evidenciam… Fica CC ou vem AVB? Sai Sá Pinto, entra SG, interinamente ou não? Chega finalmente Costinha, que herda (como antes já herdara CC) uma equipa em permanente e acentuada desagregação… E CC não cntinuou… Nem AVB foi contratado… Chega PS que conjuntamente com JEN e Costinha mudam td… O rumo e a estratégia variam ao sabor de quem passa pelo comando do futebol do SCP. JEB não tem estratégia própria e NUNCA conseguiu por cobro a nada destas alternâncias. Acontece a quem não percebe um boi do q anda a fazer… E para piorar a situação não só tem somando decisões erradas e avulsas como tem-se desmultiplicado em comunicações desastradas umas atrás das outras, para não indicar aquelas que de tão básicas e apalermadas, nem nos convém (por pudor) voltar a recordar.

    A imagem deste Sporting é, tal e qual, a imagem do seu líder. Mantém-se o líder, manter-se-á o nível (desastrado) do Sporting.

    E o ensaio sobre a cegueira (futebolisticamente falando) seguir-se-á… Até qd?

    SL

    ResponderEliminar
  50. JVL:

    O Puro pode ser o maior cepo de todo o Planeta, mas olha q não sei se não tem um rácio de golos/jogo superior a quase tds os avançados que permanecem no plantel… :)

    Abraço.

    ResponderEliminar
  51. Excelente post.
    Agora que venha mais uns quantos amigos do costinha.
    Volta SÀ PINTO E ESMURRA QUEM TIVERES DE ESMORRAR MAS DEVOLVE_ME O MEU SCP.
    Este sporting que existe não é a equipa que amo e ~só nao me ouvem a assobiar porque não dou dinheiro de forma alguma a estes chulos, nem em cotas nem em bilhetes tão pouco camisolas.

    Só eu sei porque fico em casa.

    ResponderEliminar
  52. LDA

    O meu abraço por um (mais um) excelente post.
    Pouco há a dizer mas apraz me saber que tal como eu ainda não nos resignamos!!

    SL

    Miguel Damas

    ResponderEliminar
  53. Grande MiKE:
    Obrigado, não me parece que seja esta a hora de atirar a toalha ao chão.

    ResponderEliminar
  54. LdA,

    "não me parece que seja esta a hora de atirar a toalha ao chão."

    Nem esta hora...nem qualquer hora futura!!

    Bom artigo!

    Um abraço,
    PFS

    ResponderEliminar
  55. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  56. (Versão do meu ultimo comentário corrigida de erros ortográficos)


    Amigo LdA:

    "não me parece que seja esta a hora de atirar a toalha ao chão."

    Definitivamente não. A hora é de que qlq coisa terá que suceder.

    Vou ser claro. O que eu gostaria que acontecesse, é isto:

    Que surja um "movimento organizado que levante a voz"! Mas com força, persistência, determinação. Enquanto continuarmos cada um para seu lado a maldizer da vida, não mudará NADA! RIEN! NOTHING!

    Ou isso ou outra coisa sucederá... O poder vigente cair qd td apodrecer à sua volta.

    Será desta que acordamos? Não sei, já se faz tarde e está mais que na hora de tomar um pequeno almoço reforçado e sair à rua. Uns com cravos, outros com megafones e outros, ainda, com espingardas (se preciso for dar uso às armas).

    SCP get ready.

    Abraço.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)