sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Na grelha de partida

Começa já hoje a Liga Zon Sagres mas é ainda difícil fazer uma análise definitiva da valia dos plantéis. O mercado permanecerá aberto ainda mais 20 dias, o que pode introduzir mexidas substanciais em alguns deles. Face ao que se pode avaliar no momento, ( o futebol é muito o momento) e terminados os “treinos”, a primeira fila da grelha de partida a pole-position está entregue ao SLB. Não tanto por ser o campeão em título, mas por permanecer o principal obreiro da façanha, que foi, de forma indiscutível, Jorge Jesus. No entanto, o primeiro jogo da época lançou-lhe um aviso bem sonoro: a sua equipa continua forte mas já não surpreende tanto, pelo menos perante técnicos argutos como o que teve enfrentar na Supertaça. E são ainda muitas as indefinições que pairam sobre a versão definitiva do plantel, pelo apetite voraz que o mercado revela por alguns dos seus melhores valores.

Ainda na primeira linha, mas com um “segundo tempo”, colocaria o FCP. Noutro clube, a mudança técnica e a saída de um capitão com a preponderância de Bruno Alves, que se estendia do relvado aos balneários, poderia ser equivalente a uma revolução, no sentido de desarticulação ou fragilização das suas potencialidades. Mas a verdadeira estrutura que suporta o clube tem alicerces profundos e nem todos visíveis, embora tenha em Pinto da Costa e seu séquito a sua imagem de marca. O FCP vale sempre mais do que o valor absoluto do seu plantel e do futebol que produz em cima do relvado.

Na segunda linha de partida hesitei, mais pelo coração do que pela razão, sobre quem colocar com o “terceiro tempo”. Tendo ganho a razão, lá ficará o SCBraga, na minha opinião, o campeão do defeso. Vendeu muito bem e caro, comprou tão bem e barato. (Saliento a forma perspicaz como resolveu o problema das laterais defensivas, ganhando muito dinheiro à nossa custa). Independentemente do resultado final, dos quatro candidatos ao título, a estratégia arsenalista é indiscutivelmente a mais inteligente e adequada á realidade do futebol português. Domingos é o principal garante de uma boa época e pela sua permanência e das suas ideias é que não posso deixar de considerar o clube de Braga no rol de candidatos, mesmo correndo por fora. A recente eliminação do Celtic não foi, seguramente, uma casualidade como, estou certo, veremos mais adiante.

Embora o coração me pedisse, não pude deixar colocar o nosso Sporting no último lugar das candidaturas. E as razões são precisamente as inversas do que as atribuí à equipa de Jesus e Domingos: começamos tudo de novo e tendo como agravante partirmos de uma base sem qualquer solidez, se olharmos ao que têm sido as nossas últimas prestações na Liga, e em especial o que foi a época anterior. As alterações substanciais na estrutura do plantel exigem um tempo de consolidação que a competição implacável, que agora se inicia, não dará. E de fora deixo, nesta análise, a justeza de algumas decisões tomadas., por estarem já amplamente debatidas. A consubstanciação da nossa candidatura terá que se fazer mais pelos resultados do que pelas exibições, pelo menos numa fase inicial, para que a confiança sustenha o que deve ser alcançado por via do treino e do método. Por isso, estou em crer que grande parte da nossa sorte se jogará nas primeiras 5 jornadas, em que nos deslocaremos ao campo do actual campeão nacional. Nesse rol junto a próxima eliminatória da Liga Europa, que será, seguramente, muito mais complicada do que a anterior.

A Liga é uma corrida de resistência e por isso a posição na grelha de partida não é decisiva, uma vez que todos começam com zero pontos. Saber lidar com o estatuto de outsider pode ser uma vantagem para nós, sobretudo perante os adversários que nos são inferiores em valor, se eles prescindirem do respeito ou temor que usarão para defrontar os principais candidatos. E é nos jogos com os chamados pequenos que jogaremos o nosso lugar final desta Liga. E o primeiro jogo é de todo decisivo. Jogar em Paços de Ferreira é complicado, porque ao valor do adversário alia-se a dificuldade de um campo impróprio para grandes primores técnicos. Atenuada essa nossa vantagem, teremos que usar, com igual doseamento, de muita abnegação, inteligência, eficácia e paciência. Características essas que costumam distinguir os campeões dos… outros.

Força Sporting!

17 comentários:

  1. Concordo com tudo o escrito, menos a parte a que se refere ao Braga.

    Ganhou dinheiro à nossa custa?!?!? O bom paga-se! Se calhar a preferência recai em atletas como o Grimi que custou quase tanto como os dois juntos?

    Antes dizia-se, com tantos atletas cá em Portugal de qualidade, vamos buscar estrangeiros. Agora que o Sporting optou por comprar cá dentro, também está mal. Em que ficamos? Há dúvidas que tenhamos talvez os melhores laterais do campeonato? É mau?

    Por fim como consegue dizer tão precocemente que o Braga comprou bom e barato? Porque o lateral deles marcou um golo ao Celtic num canto de ressalto? Isso roçará a demagogia.

    Continuação de bom trabalho.


    PLAYBOY CORROMPIDO NO SPORTING

    http://conselholeonino.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Desconfio da capacidade do Braga... Vai voltar ao 4º lugar, acho...Mas, é verdade que contratou bem. As minhas reservas prendem-se com a saída de quase todo o quarteto defensivo.

    Não creio, também que os outros clubes desvalorizem o Sporting. Já se sabe que uma não vitória leonina dá sp primeira página dos jornais...isso é motivação suficiente.

    Mais que o valor do plantel (que concordo não se poder comparar com o do Benfica. Mas, hei... o Porto vai jogar c um quarteto defensivo composto por Sapunaru, Maicon, Rolando e A.Pereira. Se bem que tem um avançado de classe, que é algo determinante) o 442 do Paulo Sérgio assusta... A inteligência do Maniche e do Pedro Mendes é muita... mas, não sei se haverá pernas para tanto... É uma tactica super desgastante. Vamos ver o que pode dar Zapater... Um grande avançado seria importante...

    ResponderEliminar
  3. TOP LEÃO:
    O Braga recebeu 6 milhões de euros do Sporting. Se não foi à nossa custa foi de quem? E nem preciso de lembrar que quer João Pereira quer Evaldo têm hoje a mesma qualidade que tinham quando o Braga os foi buscar por tuta e meia...

    Acho absolutamente lamentável a acusação de demagogia que só pode resultar da ignorância dos movimentos que o Braga fez no mercado:

    Para o lugar de Eduardo o Braga foi buscar o Quim e Filipe, que será um dos melhores GR do próximo campeonato se confirmar o valor.

    Para o lugar de João Pereira tem agora Miguel Garcia, e Silvio. Não ficou pior. O Elderson teve uma boa entrada e só isso, mas pelo que se viu pode ser um nome do campeonato na posição.

    Somo-lhe as aquisições de Hélder Barbosa (Vit. Setúbal); Lima (Belenenses)Leandro Salino (Nacional)Luis Aguiar (emp. Dinamo Moscovo) como valores seguros.

    O SCBraga gastou muito menos do que ganhou e o campeonato o dirá se ficou pior. Mas não me parece.

    ResponderEliminar
  4. PB:
    2 questões:

    Não te parece uma overdose de jogadores para a mesma posição, como Santos, Mendesm, MAniche e Zapater?

    Um grande avançado ou um avançado grande? É que me parece que se aponta ao segundo...

    Já em relação ao FCP a vinda de Otamendi ou Toloi mudariam substancialmente a oferta e Sapunaru já me pareceu melhor do que antes.

    Concordo com a análise ao potencial do Braga. Dificilmente farão o campeonato como o do ano passado, mas creio que o lugar na "grelha" é justo.

    ResponderEliminar
  5. A mim parece-me que se o Zapater (q nc vi jogar) demonstrar ser um jogador de classe, o P.Sérgio será obrigado a jogar com 3 médios centros. Um pivot defensivo e dois interiores. E isso será o que de melhor pode acontecer...

    e um grande avançado claro. Nem me parece que precise de ser assim tão grande. Se há algo em que o Liedson é fenomenal, apesar de baixo, é a finalização após cruzamentos. Vejo ser mais preciso um top classe, daqueles bem velozes e bons tecnicamentes. Quem eu encaixaria (bem sei q pode ser demagogia) que nem uma luva era o Miccoli...ou alguém com as suas caracteristicas... ou seja...a altura não me interessa para nada. Por exemplo, o Pongolle parecia, pelas caracteristicas ser o tipo de jogador que fazia falta. Tb nc o tinha visto jogar, mas diziam que era rápido, potente e de boa técnica... e pensei que ia cair que nem uma luva na nossa Liga. Parece é que se calhar ele não é nada disso...

    ResponderEliminar
  6. Ainda em relação ao Pongolle... Nunca o critiquei, pq tenho medo de estar enganado. Um jogador com o percurso dele, não pode ser só aquilo. Será que poderá ser ele o tal avançado que falta?

    ResponderEliminar
  7. O Braga movimenta-se bem no mercado, concordo, mas só este ano comprou 20 jogadores...se não conseguissem aproveitar pelo menos 4 ou 5 é que era de admirar...

    Não alinho nessa lógica que estamos a dar dinheiro a um potencial adversário, concordo com o Top leão, se queremos bons jogadores, temos de pagar por eles, não me arrenpendo de ter dado 3 milhoes pelo JP e até agora tb não me arrependo de ter comprado o Evaldo.
    Os tripas também nos "deram" 10 milhoes e sinceramente não acho que fiquem preocupados com o que vamos fazer com o dinheiro.

    Eu normalmente, por muito que me custe, meto sempre os tripas como 1ºs candidatos à conquista do campeonato, são os crónicos...e acho que os merdosos de vermelho, assim como o Braga, este nao já não têm aquele efeito surpresa que tinham o ano passado.

    Resumindo, vamos torcer e apoiar mas é o nosso clube, para que traga já os primeiros (os primeiros de muitos) tres pontos de paços!

    SL

    ResponderEliminar
  8. Caro Leão de Alvalade,

    Obrigado pela resposta que me concedeu, e se de alguma forma palavra demagia foi exagerada faço mea culpa.

    No entanto todos os reforços do Braga carecem de confirmação antes de tanta certeza.

    "Para o lugar de João Pereira tem agora Miguel Garcia, e Silvio. Não ficou pior." Discordo em absoluto.

    Abraço

    PLAYBOY CORROMPIDO NO SPORTING

    http://conselholeonino.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Em traços gerais, só não concordo com a nossa posição na grelha de partida, não menosprezo o Braga, a qualidade do seu plantel e principalmente do seu treinador, mas mesmo assim não encontro razões para cair um lugar na grelha de partida (ou de chegada).

    O Sporting, ou para o caso qualquer um dos seus adversários directos, ser terceiro classificado são os serviços mínimos, qualquer outra classificação merece que se repense a estratégia seguida.

    Foi o que aconteceu, a reforma foi profunda e vai agora ser posta à prova, o objectivo é sempre o mesmo, vencer, vencer e depois ganhar.

    Sobre as nossas compras ao Braga, acho mais inflacionado o JPereira que o Evaldo, mas o upgrade que eles representaram em termos desportivos é enorme logo foram bons investimentos.

    Sobre o excesso de médios, para a quantidade de jogos durante uma época não me parece exagero e eles não competem pela mesma posição. Falta ver o Leão de Aragão que já ouvi dizer que faz perfeitamente a posição de médio direito. Aguardo para ser surpreendido.

    ResponderEliminar
  11. TOP LEÃO:
    Todos os reforços carecem de confirmação, e por isso até os nossos não estão isentos dela ou estão garantidos como valor. Quem diria, por exemplo, que o Ibrahimovic produziria tão pouco numa equipa como o Barcelona? Mas julgo que o valor dele está acima de suspeita. Parece-me por isso que, ao seu nível, as aquisições mencionadas, são boas para um clube como o Braga. Não estamos de acordo quanto ao valor do Sílvio, mas a época encarregar-se-à de revelar se a minha aposta nele faz ou não sentido. Do que lhe conheço não me surpreenderia se fizesse melhor do lado direito do que o fazia à esquerda.

    Dezperado:
    Não te arrependes de ter dado tanto dinheiro porque não te saiu do bolso. Independentemente do valor dos jogadores, pagamos bem por eles, quando podíamos ter feito o mesmo que o Braga indo-os buscar e valorizá-los nós.

    LMGM:
    A análise foi feita com base naquilo que eram e fizeram as equipas em causa no ano passado, como se movimentaram no defeso, e em função do que vi nos jogos de preparação e oficiais. O posicionamento na grelha de partida, como saliento no post, não condena à sua manutenção à chegada, porque todos começam sem pontos. Parece-me, isso sim, que face a todos os dados ponderados, que temos a tarefa mais dura pela frente.

    ResponderEliminar
  12. Concordo plenamente com o post, mas tenho a esperança que as coisas corram um pouquinho melhor e consigamos alcançar o 3º lugar, acho que todas as equipas se reforçaram bem, principalmente o FCP e o SCB embora ache que todas as equipas tenham lacunas sendo que no nosso SCP as principais serão o centro da defesa e um goleador.
    Espero apenas que façamos uma prova humilde, com garra e que nao nos envergonhe como a da epoca passada.

    Quanto a PB qual é o percurso do Pongolle? como senior apenas fez um epoca boa e num clube que o objectivo era não ser promovido, epoca feita num clube onde estavam outros dois jogadores do SCP emprestados e aos quais a equipa tecnica e direcções nao viram nada de relevante oferecendo-os a custo ZERO a clubes rivais.
    Espero que o Pongolle mostre alguma coisinha e espero estar enganado mas cheira-me a grande barrete, alem de estár constantemente lesionado.

    P.S. Será que alguem (Costinha) vai duvidar das dores deste como fez com o Grande Izma?

    ResponderEliminar
  13. Onde digo promovido queria dizer "num clube que o objectivo era não ser despromovido (de divisão)"

    ResponderEliminar
  14. Para a nova época, e depois da profunda desilusão que constituiu a anterior, espero um Sporting revitalizado e profundamente empenhado em busca da vitória em cada jogo, coisa que não vi em grande parte dos últimos jogos da época finda.
    Quanto às expectativas, posso dizer-vos que o jogo de amanhã ajudará em muito a dissipar dúvidas sobre o que pretendemos. Espero um Leão rampante já na primeira jornada e em busca do único objectivo: o título.
    Sei que para muitos seremos um utilitário a concorrer com topos de gama. Cá estaremos para contrariar essa ideia. Para o Costinha, Paulo Sérgio e jogadores um pedido: Sejam galhardos e honrem este Clube centenário!

    ResponderEliminar
  15. Dizia eu:
    "e Filipe, que será um dos melhores GR do próximo campeonato se confirmar o valor."

    Quem está a ver o jogo do Braga pode confirmar esta afirmação.

    ResponderEliminar
  16. Para mim, é óbvio que ter pago o que se pagou ao Braga pelos jogadores que lá fomos buscar é, mais do que tudo, um péssimo indicador da capacidade de prospecção do departamento de futebol do Sporting.

    Nem posso fazer do Braga um concorrente directo, entrar nesse campo é reduzir toda a grandeza do Sporting ao último campeonato, que sendo medíocre, teve como grande culpado dessa mediocridade o presidente do clube pelas suas incompetências directivas.

    O Sporting, com uma equipa quase só de jogadores formados na Academia, lutou nos últimos anos por campeonatos e taças! Isto apesar de não ter tido sequer um reforço de qualidade para acompanhar esses jogadores.

    Os reforços vindos do Braga são bons jogadores mas de preço inflacionado. Pelo mesmo preço seria mais que provável contratar em muitos campeonatos jogadores que pudessem proporcionar uma rentabilização económica com a mesma qualidade ou até mesmo superior.

    Ter dois bons laterais é fundamental mas só se rentabilizam quando se tem uma defesa equilibrada na qualidade onde os centrais sejam inequivocamente bons. Não é o caso do nosso plantel.

    Contudo, não creio que seja aconselhado fazermos mais contratações uma vez que, na minha opinião, com o sistema táctico deste treinador, pouco ou nada fizesse a diferença.

    Alguém escreveu que o 442 de PS assusta. Pois eu concordo plenamente, até acho que me aterroriza. É um susto a atacar e um terror a defender!

    Um bom treinador poderia tirar um bom proveito deste plantel. O nosso actual treinador corre o risco de ser corrido e bem cedo. Espero que mude qualquer coisa e que abra a pestana, senão esta 1ª jornada será muito complicada.

    Vamos ver a QUALIDADE do nosso futebol. Mas com EXIGÊNCIA porque agora parece que qualquer coisinha já é excelente..

    SL

    ResponderEliminar
  17. Leão de Alvalade:
    Confesso que ao ler o seu texto comecei por sentir alguma indignação por não ver o Sporting no 1º lugar. Mas depois de lido na íntegra, bem como os comentários que fez, não posso deixar de concordar consigo. Porque, por muito que queiramos, a razão explanada no texto supera em peso o valor do coração onde guardamos o Sporting. Os meus parabéns pela análise lúcida, quer ao clube, quer aos adversários, embora essa lucidez não seja agradável de constatar.

    E efectivamente assim é, o facto de partirmos de uma 2ª linha, numa prova de resistência, em nada impede de chegar em 1º.
    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)