domingo, 15 de agosto de 2010

Tudo isto é triste, tudo isto (não) é fado

 Almas vencidas
Noites perdidas
Sombras bizarras(…)
Tudo isto existe
Tudo isto é triste
Tudo isto é fado

Desde a época de 2005 que tenho acompanhado o Sporting em todos os jogos que realiza em Paços de Ferreira e não me recordo de alguma vez ter visto a equipa do Sporting tão bem respaldada em número e em entusiasmo como ontem. O ano passado, por exemplo, não sei se chegaríamos a 100, numa noite fria do relvado até aos ossos, articulações e ânimo.  Tal como já havia dito a propósito do jogo com os dinamarqueses em Alvalade, encheu-me de tristeza as almas vencidas, a noite perdida, as sombras bizarras que se viam na debandada de Paços de Ferreira. Adeptos que seriam duplamente mal tratados pelo resultado e pelas condições que lhes foram proporcionadas pelo clube organizador. A um preço exorbitante para as condições que oferece, sem disponibilizar bilhetes antecipadamente, e com um perigoso excesso de bilhetes vendido, que só veio agravar as péssimas condições da gamela que é o campo de Paços de Ferreira. O Sporting deveria tomar uma posição inequívoca, exigindo um inquérito que apure as irresponsabilidades cometidas.

Também é verdade que não me recordo de, em nenhum desses jogos, ter visto o Sporting criar tantas oportunidades, mas lembro-me bem de ter visto o Sporting ter sido goleado por 3-0. Foi uma célebre noite, em que os dirigentes de então deixaram a equipa fazer a viagem de regresso sozinha, sem ninguém que representasse a cúpula directiva, colando-se à imagem dos ratos ao sentir as patas molhadas pela água a entrar a bordo, em momentos de naufrágio. Não tem nada a ver com o que quero aqui escrever, mas também não posso deixar de recordar que um desses dirigentes da SAD que fugiu à socapa, sairia meses depois com untuosa indemnização. Se juntarmos a estas memórias de bolso o campeonato em que o adversário de ontem nos ganhou com um golo obtido com a mão,  e das consequências que esse jogo produziu, poder-se-ia pensar que há um fado que nos condena a perecer ante o Paços de Ferreira. Será? Não acredito em sinas, acredito que temos nas mãos o nosso destino e a razão destas falhas só podem ser encontradas na competência ou falta dela, mesmo aceitando o valor imponderável da sorte no desfecho de um jogo de futebol. Mas é verdade que ontem, entre os que abandonávamos o campo,  havia um sentimento de que uma triste e velha sina mais uma vez se havia cumprido, e que o Hugo faz alusão no post anterior.

Sem poder fazer uma análise profunda, uma vez que as condições de visibilidade eram deficientes, há algumas questões que me parecem merecer ser colocadas:

O posicionamento de Carriço: sou em regra contra adaptações e do que vi ontem perdemos um bom central para ficar com um trinco vulgar. Vale a pena continuar a insistir?

Perdemos o jogo na 2ª parte pela sorte que premiou a sagacidade de Rui Vitória, e pela, digamos, “infelicidade” de Paulo Sérgio ao colocar Vukcevic no lugar de Valdés. O agora Simon nunca se dignou a descer em apoio a Evaldo. Por isso, tal como no jogo da Liga Europa, um dos jogadores mais consistente a defender do campeonato passado, parece-se mais com o… Grimi! Desaprendeu ou o segredo está nas opções dos diferentes treinadores? Quando Paulo Sérgio percebeu e colocou Djaló a fechar, já tínhamos sofrido o golo, depois de duas ameaças.

Pelo segundo jogo consecutivo o Sporting desorganiza-se na segunda parte, acabando por sofrer um golo. Ao contrário de Paulo Sérgio, não acredito que isto seja uma questão de carácter. Quem viu, como eu, a equipa perder ressaltos sucessivos, inclinar-se-ia a pensar que há ali falta de frescura física, que é disfarçada no final com o recuo do Paços para defender o 1-0.  E, do treinador, que sentou no banco quando sofremos o golo, à equipa em campo, fica o protesto pela falta de reacção. Na meia hora que se seguiu foi constrangedor ver a falta de uma voz de comando do banco ao relvado, que se revoltasse contra o… fado. Não era para isto que queríamos uma equipa recheada de jogadores experientes?

36 comentários:

  1. Enquanto JEB por lá continuar, nós nada iremos ganhar!!!

    Será assim tão dificil perceber isto?! Provavelmente sim...

    SL

    ResponderEliminar
  2. Ojogo já o comentei no post do Hugo. Táticamente esta equipa tem um problema para resolver. Só aos 69 vimos uma equipa tactivamente corente. Com Maniche e um trinco em campo, mantendo os dois avançados, ou se joga coxo, sem um ala, ou sem um médio ofensivo/10, ou então, opta-se por deslocar este para uma das alas, mas fica sempre uma lacuna... Como não percebo nada de tácticas, vou ficar por aqui...

    Eu também me lembro de ver o Sporting ganhar lá por 6-0 na época 2002, com Bolloni a comandar uma grande equipa. Está tudo dito quanto ao fado...

    LDA, à ultima hora não pude ir a Paços, mas calculo o enorme desalento que se abateu no imenso pessoal. Era o momento certo para uma reunificação adeptos/equipa, mas...

    ResponderEliminar
  3. Aquilo que, para mim, é mais preocupante, é lembrar-me que durante a seca dos 18 anos, todos as pré-epocas esfregávamos as mãos a dizer que íamos ser campeões, que "este este ano é que é"; nesta seca que vai em 8 anos, acontece exactamente o inverso - a estrutura mental (pelo menos esta) do clube transmite total descrença, e não é fácil que os adeptos contrariem isto. Ontem já ouvi em Paços que este ano vai ser pior que o anterior.

    LdA, tal como tu, não consegui ver grandes detalhes, mas reitero aqui o que te disse: achei a primeira parte bastante aceitável, onde criámos situações suficientes para ganharmos o jogo, logo aí. Postiga está melhor do que Liedson, mas os dois juntos não são suficiente. O NAC, entre algumas coisas postivas, revelou falhas graves na zona central, deixando-se antecipar três vezes - e uma delas deu golo. O Carriço ali está fora do sítio e o Maniche esteve muito mal. Falhou passes incríveis, o que juntamente com um Valdés e um Matias fraquitos (Matias, apesar de tudo, melhor), minou todo o meio campo. A segunda parte foi um Sporting à 2009-2010, muito mau...

    ResponderEliminar
  4. Saleiro,Polga,Djalo,NAC,Postiga não são jogadores para o SCP.
    Liedson,Maniche e P.Mendes em final de carreira.
    Milagres? Está bem...

    ResponderEliminar
  5. Falta de qualidade do plantel é uma realidade incontronavel, precisa-se de um ponta de lança que faça 20 golos por epoca, de um defesa central alto e experiente, de extremos rapidos e que ganhem as linhas.
    O sistema de jogo nao entendi, ha jogadores que nao podem ter lugar cativo na equipa, já nem falo fo Polga, mas falo de Liedson que tem um remate e um falhanço incrivel durante todo o jogo, e de Maniche que só deu porrada e passes errados.
    A defender somos uma miseria, com os jogadores do meio campo a nao ajudarem os defesas.
    Não há pressao.
    Não há vitorias.
    Penso que este ano por este caminho não vamos terminar apenas a 28 pontos do lider.
    Os dois ultimos jogos do SCP foram uma vergonha ontem podiamos ter ganho mas tb podiamos ter perdido por 5 não fosse as duas defesas do Patricio e os dois falhanços do que acabou por marcar o golo.

    Acho que nao sou apenas eu que sei porque fico em casa.

    ResponderEliminar
  6. TUDO ISTO É NOJO

    TÁ NA HORA DO GRITO DE REVOLTA!

    http://conselholeonino.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Depois de ter estado em Paços de Ferreira e ter assistido à invasão verde e branca, a ponto de terem esgotado os bilhetes, facto que levou vários Leões a não poderem assistir a este encontro, sinto que se perdeu uma grande oportunidade para conquistar o título!

    Exagero? Não!

    Os campeões fazem-se de vitórias. Desde o início é fundamental o apoio dos adeptos e uma envolvência que empolgue dirigentes, jogadores e principalmente os Sportinguistas discrentes!

    Estas derrotas, apesar de injustas, aumenta a desconfiança e aguça a voz dos que querem ver a nossa Casa a arder, à Imagem do país! Mas que grande oportunidade perdida ...

    ResponderEliminar
  8. Resumindo, o Sporting esteve bem, a equipa esteve mal. Não vi o jogo ontem, ou melhor, não vi a primeira parte, acompanhei à distância até ao golo e arrastei-me até à televisão para ver a meia hora final.

    Hoje de manhã, vi o jogo já sem emoção associada no conforto do meu sofá. Dois pontos ficaram na minha cabeça, demasiados passes falhados (passes simples, não de risco ou de ruptura), e lentidão de decisão sofrendo com isso a definição e fluidez das jogadas. O Paços esteve igual a si próprio, competente no seu estilo e forma de jogo.

    Respeito muito este pequeno clube que faz do equilibrio uma arma poderosa, mas o Sporting, se é real a sua vontade de ser campeão tem de vencer estas equipas, as soluções, a ambição, têm de aparecer em campo e decidir.

    Este era um jogo para somar 3 pontos e mais nada, nem oportunidades, nem futebol, nem paleio, era para chegar, ver e vencer.

    Uma palavra final para Polga, o lance do golo é perfeitamente idiota, ontem fiquei com a noção que tinha sido um lance de contra ataque. Não foi, o Sporting permite numa jogada que o Paços faça 4 centros consecutivos, o Polga corta três enquanto a restante resma dos seus companheiros observa a bola sem nunca a atacar (nem a ela, nem ao jogador que a recebia), ao quarto(!!!!!) centro, o NAC deixa-se antecipar e... golo. Às vezes mais vale cair em graça do que ser engraçado.

    P.S.- Também não foi o NAC que falhou, foi a equipa inteira que ficou a observar o Paços a jogar e o Polga a fazer cortes sucessivos.

    ResponderEliminar
  9. LMGM:
    Se estivesses no estádio terias que ter aborrecido com comentários desse género sobre o Patricio, o Polga e o Postiga. Chega a ser exasperante!!!

    Fernando Machado:
    Saímos do estádio quase ombro com ombro mas o ânimo era muito pouco e o que dizer ainda menos, e uma vez que não me reconheceu, lá continuei em silêncio a caminho do carro.

    Leão Azedo:
    Não sei que diga.

    P.O.
    Se ficar em casa fosse a solução também ficaria. Acho que, independentemente das expectativas o meu Sportinguismo exerce-o sempre que posso num qualquer campo onde estejam as nossas camisolas. Respeito a decisão de quem fica em casa, mas pessoalmente parece-me o agravar dos problemas.

    Mário:
    Não me parece que o problema seja esse, muito menos desses jogadores e que ele se solucione com mais aquisições. Tal como disse no jogo com os dinamarqueses, que jogador poderia ter entrado que resolvesse o problema?

    Bruno:
    Nem mais. Mas devo dizer que o que mais me impressionou foi a presença das pessoas em número, apesar da descrença generalizada. Parece-me que há muitos que não desistem do Sporting e isso só pode ser encarado como um bom sinal.

    Do sitio de onde estava nem consegui ver o lance do golo, pelo que até tinha ficado razoavelmente impressionado com o NAC. Mas a sua inclusão leva-me a outra questão: porque raio Polga e NAC jogaram juntos pela 1ª vez?

    LT:
    Mais uma oportunidade perdida este para ser precisamente o titulo deste post. Pelo que fui ouvindo muitos dos que ontem estiveram presentes não tencionam voltar a ver o Sporting ao vivo...

    ResponderEliminar
  10. Ontem dei-me ao trabalho de ver partes do jogo da Naval e consegui ver alguns pormenores interessantes na equipa figueirense. Neste momento, tenho visto uma boa atitude da Académica em casa do Carnide. O mesmo não se pode dizer do Paços, que em nada me impressionou... mas mesmo assim foi capaz de nos "ultrapassar".

    Deixo ainda uma curiosidade para os acérrimos defensores do apoio (refiro-me ao apoio desmesurado sem qualquer tipo de exigência): Os adeptos do actual clube campeão nacional já vaiaram a equipa com umas largas dezenas de assobiadelas...

    Não é o "Apoio" que vence.

    ResponderEliminar
  11. A conversa do assobio é outra das excentricidades que só acontecem em Alvalade.

    Em todo o lado quando a equipa não joga nada e/ou perde há assobios!

    Não arranjem desculpas, trabalhem e apresentem FUTEBOl!

    A única coisa que é realmente descabidada é assobiar o GR no aquecimento.

    O resto faz parte, é mostrar estofo, trabalho e futebol!

    ResponderEliminar
  12. FCS,

    Atenção que eu não sou propriamente a favor dos assobios constantes. Mas ao mesmo tempo, temos pessoas que acham que se deve apoiar, apoiar, apoiar e que a crítica não faz sentido.

    Tratam os adeptos como clientes, é normal que estes exijam "espectáculo".

    ResponderEliminar
  13. Não sei que diga...
    não sei que pensar...
    mas sei...
    que é preciso...
    ganhar...
    um beijo verde mas triste...
    um rugido dorido...

    ResponderEliminar
  14. Hugo Malcato,

    Pois eu já assobiei muito, que outra forma tenho de mostrar o meu desagrado? Virar as costas ao clube, não ir lá? Ainda não cheguei a esse ponto, por isso assobio e mostro o meu desagrado. Agora os meus assonios raramente são para os jogadores, são para quem manda, seja treinador ou dirigentes.

    ResponderEliminar
  15. Não escondo, a derrota do Sporting está-me cravada, mas a vitória da Académica serviu de ligeiro analgésico.

    PARA QUEM LEU O MEU POST ACABEI DE FAZER AS PAZES COM A MINHA NAMORADA!

    http://conselholeonino.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  16. Entretanto o Benfica perdeu por isso tá tudo bem, o importante é que o benfas perca....

    Alguem me relembra pq é que escolhemos o Paulo Sérgio???

    ResponderEliminar
  17. Africa em Poesia, tal como "c", em registo de "Do":

    Nao sei que diga
    Nao sei que pensar
    Mas sei que um dia
    Vou-me lembrar

    Tarde ou cedo
    O tempo mo dira
    Estando certo que: velho nao serei para nao recordar

    Quando um dia o leao rugir
    Estaremos ca todos para o ouvir
    Tu, eu e ela
    Eu, tu e a vuvuzela

    Vuvuzela minha, vuvuzela linda
    Por onde andas, para onde vais?
    "Vou ali e ja venho, porque perguntais"?
    "Por nada, por nada, ja ca nao esta com quem falais"

    Oh triste sina, oh tristeza farta
    Que Sporting e este? Que tanto nos maltrata.

    ResponderEliminar
  18. Hugo, é verdade que o apoio não vence, não marca golos, mas faz muita diferença. Pelas várias vezes que já ouvi que ontem houve muitas oportunidades de golo, muito mais do que em anos anteriores, fui verificar isso nos videos do Jogo. O jogo em que tivemos menos oportunidades foi... aquele que vencemos.

    Pude também conferir o que disse o LdA, a bancada no ano passado era um deserto (19ª jornada para quem quiser conferir), o apoio que se viu este ano responsabiliza todos, equipa, treinadores, dirigentes. Depois esse apoio pode ser expresso em canticos, aplausos, ou assobios, mas primeiro é preciso lá estar, para o peso da nossa critica ter um valor acrescido.

    P.S.- Assobiar não tem qualquer problema desde que não seja uma arma de destruição maciça.

    P.S.2- BRIOSA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  19. batatas fritas com enguias
    puré de batata com peixe frito
    escrevo lindas poesias
    se quem me ler não for esquisito

    fiquei com fome por isto escrever
    não há problema, não me atrapalho
    enquanto a marmita está aquecer
    vou adiantando o meu trabalho

    de livros para putos estou farta
    mas ao trabalho tenho que voltar
    para que o joão, o josé e a marta
    tenham livros e jogos para brincar

    ok, calo-me de seguida
    pensei que estivesse na ordem do dia
    depois de uma exibição descabida
    o pessoal virar-se para a poesia

    Spooooorting!

    ResponderEliminar
  20. MM, continuando a nossa conversa de post em post, na minha pergunta não usei o termo disfarce em sentido perjurativo. Eu não tenho problemas com os anonimatos da internet, nem com os pseudónimos, nem com os nicks, ou os alter egos.

    Mas após um histórico de comentários os nick têm uma determinada personalidade, era só mesmo para saber se o MM correspondia ao anterior nick ou não.

    ResponderEliminar
  21. LMGM, tenho bem nocao que nao existiu falso intento
    Peco por isso perdao, se a minha resposta deixou tal ideia ao relento
    Tambem nao me perturbam anonimatos
    Importante mesmo sao as ideias
    Para que exista troca nos actos
    Sem que no-lo digam as candeias

    Ok, sem rimas parolas: LMGM eu sei. E tambem nao me perturbam anonimatos, ou melhor, depende. Ha que respeitar o anonimato sempre que ele exista, esta na escolha de cada um. Por outro lado, tambem nunca compreendi o mal ou o medo de oferecer-se um minimo de informacao que diga algo sobre nos> um nome, ou coisinhas aqui e ali em algo que se diga que permita alguma leve e saudavel pessoalizacao nas trocas de palavras, caso contrario tudo isto seriam so letrinhas mecanicas, frias, desprovidas de calor, sem sal, mal cozidas, duras, num tacho velho, numa cozinha escura, a servir numa travessa descolorida, numa mesa sem toalha, numa sala sem TV, e sem o Joao, o Jose e a Marta a brincar aos Legos e aos Songokus, plenos, estafados, mas felizes e sedentos de Zapater.

    E LMGM letrinhas destas, sem cor, sao tulipas sem perfume, Pedro Barbosa sem bola, iscas sem batata cozida, Sa Pinto sem alvo, bacalhau sem azeite, Beto Acosta sem 11, e Romagnoli sem ter onde cair morto.
    No fundo e isso LMGM. Nao mas agora a serio LMGM, existindo perfis e nao existindo anonimato, a questao dos nicks fica numa secundario plano, porque consultar-se um perfil e muito muito simples.

    ResponderEliminar
  22. http://www.youtube.com/watch?v=_1MnW8lMB44
    "... e pertanto ... porque pertanto ... e pertanto ... temos e que pertanto ... porque a realidade e que pertanto."

    Nao admira que metade do plantel do aviario esteja mortinho para ser transferido, ouvir o JJ mais do que 5 minutos por dia deve ser chato.
    Reparo tambem que voltou a pintar o cabelo, desta feita numa mistura de branco com dourado. Estranho, muito estranho. "Esquisito".

    E prolonga-se e repete-se a necessidade e o habito de "massacrar" adversarios reduzidos a 10, 11 contra 11 seria possivelmente tarefa a mais para tamanho bando de vaidosas aves comicas.
    Como diz o Antonio Boronha "Nem sempre quem lol no fim lol melhor".
    Nunca perdera beleza o acto de 70 000 galinhas em silencio caminhando umas em direccao ao Colombo e outras em direccao ao Alto dos Moinhos.
    E o Roberto volta a ser mal batido no primeiro golo, talvez.
    Pena nao ter custado 18 milhoes, seriam 2 frangos por jogo em vez de 1.

    ResponderEliminar
  23. Enchente dos nossos adeptos, apoio notável e a resposta da equipa é espetar-se na primeira curva. Uff.. já vejo por aqui cabelos brancos. Inspira, expira.

    Após mais uma desilusão do tamanho do mundo, ocorrem-me algumas perguntas às quais não tenho resposta.

    1) Se o Carriço é o melhor jogador que temos para jogar a trinco em quintais como o da mata real, isso significa que vamos ficar de novo sem o nosso melhor central em campo quando visitarmos a naval, o nacional ou o portimonense, que vamos condicionar o nosso jogo em função do adversário em vez de forçar o inverso, já agora porque somos automaticamente favoritos em quase todos os jogos da Liga?

    2) Porque motivo saiu o tonel da equipa e entrou o polga, cujo rendimento é tão elevado que no ano passado já nem jogava? É por estar na iminência de ser vendido? E daí?

    3) Porque é que o polga continua época após época a subir à grande área contrária nos cantos se, começando o oitavo ano no sporting, nunca fez um golo de cabeça, nem um?

    4) Porque raio joga o Liedson, que tem ele feito para merecer a titularidade?

    5) Que tipo de avançado é o saleiro ao ponto de atirar dez metros ao lado uma bola que lhe chega redonda, que valor tem um ponta de lança que na altura de se assumir e ajudar a iniciar uma reviravolta cabeceia tão torto ao entrar na pequena área, sem marcação, sozinho, com a papa toda feita?

    6) Vai ser sempre assim com o Nuno André Coelho, sem rins para evitar que os avançados lhe passem à frente uma e outra vezes? É que ontem aquele lance do golo já andava a ser anunciado, não foi propriamente uma surpresa..

    7) Que bicho mordeu ao Valdés para não segurar uma bola do lado esquerdo do ataque, parecendo mais nervoso que o adolescente vestido de amarelo que, do outro lado, desempenhava as mesmas funções?

    8) O paulo sérgio pretende exactamente o quê ao encostar o matias ao lado direito do meio campo, quando toda a gente sabe que é lento e só sabe jogar no meio, onde, aliás, apesar de andar ausente quase todo o jogo, só ele tem a capacidade de gerir os tempos de jogo e inventar linhas de passe que permitam à equipa subir no terreno apoiada?

    9) O costinha viu o jogo? E tendo isso acontecido, continuará a pensar que este plantel dá garantias para sermos campeões? Mas alguém acredita nisso? Quais são os jogadores para o golpe de asa? Quem sai da mediania ali?

    10) Algum de vocês, que esteja a trabalhar e não em férias, tem um bronze sequer parecido ao do bettencourt?

    ResponderEliminar
  24. Sinceramente não percebo o porquê das críticas ao Polga ou ao Patrício...

    ResponderEliminar
  25. Rui,

    Concordo em absoluto com todos os pontos referidos, mas é o 10 que me preocupa mais!Reparei nisso e pensei que talvez fosse mesquinhice minha...ele que até aparentava estar bem disposto ao ver a equipa a perder.

    ResponderEliminar
  26. Miguel,

    Ao patricio também não entendo, penso até que evitou um resultado mais dilatado, agora o "4"?! Lembras-te de algum jogo bom dele?

    ResponderEliminar
  27. LdA:

    Basicamente estou de acordo com o post.

    Mas, será igualmente sina arranjar sempre o mesmo bode expiatório para as derrotas?

    Parece que virou moda malhar no desgraçado do costume, um tal que agora é Simon…

    É impressão minha, ou na altura do golo (antes da entrada de Yannick, portanto) o tal de Simon já tinha trocado de flanco e actuava do lado direito? E quem deveria ajudar a tapar o buraco do lado esquerdo, que o Evaldo sozinho não conseguia tapar, era o Matias?

    Independentemente disso, o golo sofrido é (mais) um erro de posicionamento colectivo e não apenas do Vuk aka Simon ou do Matias ou do NAC… A jogada culmina numa reacção tardia do NAC. E Evaldo continua sem me convencer. É certo que é superior a Grimi, já que pelo menos é jogador de futebol, coisa que o argentino não é e duvido que algum dia o seja.

    Por isso fico sem entender o pq de se apontar o dedo sp ao mesmo gajo. Sp q joga e as coisas correm mal leva sp nas orelhas (de burro?). Não leves a mal, mas chateia-me… pronto. Até pq o Vuk foi dos poucos que conseguiu criar algum frisson no ataque e o jogador que substituiu (Valdês), passou toda a primeira parte a tentar dominar uma bola e a dar seguimento às jogadas ofensivas e foi uma nulidade.

    Por fim gostaria de dizer que se tivesse que malhar em alguém, malhava no levezinho que falhou uma oportunidade daquelas que parecem impossíveis de falhar… E não me venham com a treta que o fumo do petardo lhe atrapalhou a visão…

    Abraço.

    ResponderEliminar
  28. "ele que até aparentava estar bem disposto ao ver a equipa a perder."

    Jonnybalboa:

    Não é mesquinhice tua...

    Fico sp perplexo qd um jogo corre mal ao SCP e as câmaras de Tv focam o nosso presidente: invariavelmente apanha-o com aquele sorrisinho meio aparvalhado, meio comprometido... Impressiona a imagem de fraqueza, de impotência, de quem não sabe como agir. Parece um betinho mimado a querer disfarçar o mal-estar. Ridículo.

    Se está de trombas, que assuma as TROMBAS. Que faça cara de mau, que cerre as sobrancelhas, que aperte os dentes, que berre uns impropérios, que faça gestos impacientes, qlq coisa, mostre sem receios que não está satisfeito, porra! A não ser que se esteja mesmo a cagar para o q está a observar…

    Agora aquela pose estudada, mole, indolente, aquele sorrisinho parvo a querer manter a compostura (que não consegue) e a tentar agradar aos gajos que tem ao lado é irritante… Para além de que até dá mais vontade (a quem está ao lado) de gozar com aquela cara… Como vi no final do jogo dois ou três manfios a rirem-se desbragadamente atrás dele…

    E, Rui, realmente aquele contraste branco / bronze ainda acentua mais o ridículo da imagem que transmite… É um fracote, um cata-vento. Não tem perfil.

    ResponderEliminar
  29. "Sinceramente não percebo o porquê das críticas ao Polga ou ao Patrício..."

    Miguel:

    Eu q até nem sou gde apreciador nem de um nem do outro, tb não consigo alcançar... Manias. Mais umas.

    ResponderEliminar
  30. Sinceramenete ainda hoje estou a tentar compreender a necessidade do PS inventar tanto...

    E mesmo inventando tanto...com o Postiga e Liedson a falharem golos daqueles, vai ser dificil ganhar qualquer jogo.

    SL

    ResponderEliminar
  31. Amigo José Duarte, assim que possas entra em contacto comigo, para podermos falar sobre a parceria. Tenho enviado diveros emails, mas não tenho tido resposta.

    Forte abraço

    ResponderEliminar
  32. É impressionante que com tanto tempo para preparar a época e com tanto dinheiro gasto em "reforço", não se reforçou as duas posições mais necessitadas - um central indiscutivel e um bom avançado.

    ResponderEliminar
  33. Balboa, o Polga neste ultimo jogo talvez tenha sido o melhor da defesa. Não jogou mal.

    O Patrício vai viver para sempre com o estigam dos 3 ou 4 frangos que levou na época de estreia. Eu cada vez mais acredito que pode vir a ser um novo Damas se não sair entretanto. Não esquecer que hoje em dia o Sporting sofre mais pressão ofensiva dos chamados pequenos do que antes.

    Sinceramente acho que fizémos uma boa primeira parte. 3 falhanços que deviam ter resolvido o jogo ainda na 1ª parte. Aquele do Liedson a 30cm da linha de golo é completamente surreal. Já a 2ª parte foi de facto uma valente me#$%.

    ResponderEliminar
  34. Do que vi, concordo com totalmente com o Dezperado quando diz:

    "E mesmo inventando tanto...com o Postiga e Liedson a falharem golos daqueles, vai ser dificil ganhar qualquer jogo."

    Foi uma péssima entrada e uma oportunidade perdida para agregar os adeptos. Inventar no 1º jogo oficial faz-me lembrar o Queirós e isso não é bom sinal.

    Quanto ao bronze do JEB, comentei o mesmo. Quer-me parecer que depois do Brasil, alguém voltou a meter férias...e desamparar a loja?

    ResponderEliminar
  35. Mas qual o mal do homem se ausentar, até parece que faz lá falta....

    ResponderEliminar
  36. " Sinceramente acho que fizémos uma boa primeira parte. 3 falhanços que deviam ter resolvido o jogo ainda na 1ª parte(...) Já a 2ª parte foi de facto uma valente me#$%. "

    A propósito desta ideia quero sublinhar Querido Manha, comentador do jogo na TVI, e que escreveu no dia seguinte pró CM a seguinte pérola (mais ou menos isto):

    "Paulo Sérgio fez alinhar na primeira parte os dois chilenos como médios alas, opção que se revelou desastrosa. (...) Para a segunda parte fez entrar Vuck para o lugar de Valdés mas a equipa não voltou a encontrar-se."

    E ainda lhe pagam!!! ...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)