sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Vista sobre o futuro?

Estive em Alvalade e sai de la triste e preocupado.

Triste porque, com Hugo disse e comentamos entre nos durante o jogo, perdeu se uma oportunidade de fidelizar alguns adeptos que estiveram longe de por algum tempo. Não foi por falta de apoio que a equipa não fez mais, bem antes pelo contrario.

E como eu dizia ao Hugo na bancada,  de alguns tempos para cá que se vive um ambiente de desconfiança em Alvalade. De cada vez que o adversário desce para o ataque as reacções dividem se entre o silencio sepulcral e o assobio. E isso torna tudo muito mais difícil.

Saio preocupado, para não dizer preocupadissimo. OS problemas que o Sporting ontem revelou serão bem piores com equipas pequenas do nosso campeonato, que, em regra serão mais competentes, mais conhecedoras e ate, algumas delas estarão melhor apetrechadas de jogadores que o adversário de ontem. E e com essas equipas ditas mais pequenas que se ganham e perdem os campeonatos.

O problema esta longe de estar nos jogadores, na atitude ou na falta dela. A questão e essencialmente de treino e modelo de jogo. Paulo Sérgio tem uma semana e meia para repensar a forma como quer ver esta equipa a jogar e já teve os avisos necessários.  Se tambem e verdade que esta equipa e nova e tem que se mecanizar, e por demais evidente que ha muito trabalho pela frente para que o futuro imediato nao seja espinhoso.

19 comentários:

  1. Há um bota abaixo diário que passa pelos blogues e que vai minando o clube e destruindo..Não temos uma imprensa ou um canal que defenda a nossa causa e que transforme os momentos menos bons em vitórias como os outros dois têm.Não temos comentadores idênticos ao manuels serrão guilherme aguiar rui moreira que defenda o clube..O nervosismo passa das bancadas para o campo porque muitos e são poucos vão para lá para assobiarem os jogadores e depois quando esses jogadores se vão embora criticam quem dirige de fazerem maus negócios..os outros fazem todos bons negócios..não se dá valor as equipas fortíssimas que temos em andebol futsal fut de praia regresso do hoquei ao clube e quando alguém dá os parabêns as pessoas que nos proporcionaram essas boas equipas são alcunhados de yess mans..Todas a s equipas que defrotam o Sporting são todas fraquinhas quando ganhamos a tangente mas ninguém diz que essa equipa já anda a competir há muito tempo junta..Que tém um colectivo já muito bem trabalhado..A nossa como ainda é quase toda nova é que tém obrigação de estar melhor..È TRISTE dar uma vista de olhos nos blogues e os posts serem só para deitar abaixo o nosso clube..Em vez de fomentarem e valorizarem tudo como as modalidades ou mesmo o futebol passam a vida a dizerem mal..Reparem bem, lêem e vejam friamente..

    ResponderEliminar
  2. O problema é que a equipa só é nova pelas alterações, a maior parte dos jogadores são velhos (para o futebol) e sem perspectivas de futuro.
    Temo que este ano não seja melhor que o anterior.
    E cada vez mais se adensam as dúvidas sobre o que vai ser o efeito do treinador.

    ResponderEliminar
  3. Jose

    Ninguem tem estado aqui nem noutros blogues a criticar o futsal, o andebol ou outra modalidade, mas sim o futebol profissional. E ninguem deve usar o bom trabalho de uma modalidade para esconder um mau trabalho de outra modalidade...

    Qto aos yes-man, parece-me que essa conotação tem mais a ver com a dinastia dos senhores de gravata que pegaram no nosso clube desde o roquetismo até hoje e que têm tido todos o mesmo perfil, ou seja, a banca a mandar, de futebol ninguem percebe e a visão e estratégia, desportiva/financeira para o clube e para a SAD tem sido constantemente sabotada pelas sucessivas incompetências dos dirigentes.

    E são esses dirigentes de quem não queres saber. Os que têm gasto milhões com péssimos jogadores, os que têm escolhidos treinadores medíocres para comandar a nossa equipa, os que te mentem constantemente com promessas de grandes conquistas. E este último que temos, a nossa cereja em cima do bolo, que destruíu o que ainda de bom e relevante tínhamos em termos de estratégia para o futebol, vendendo o nosso "ouro" ainda por cima numa altura em que o valor do ouro está em baixa.

    Esta semana estava a ver o jogo do Santos com o Vitória e fiquei supreendido quando soube que o avançado do Vitória que é um ídolo dos seus adeptos pela sua qualidade, pertence aos quadros dos merdosos..
    Gostemos ou não, temos de saber ver e reconhecer que aqueles merdosos andam a fazer bem as coisas, completamente ao contrário dos nossos yes-man, eles têm estratégia e visão, não compram merda, compram jogadores que lhes podem dar retorno e têm tido bons treinadores, pq mesmo os que não ganharam nada foram tentativas de apostar em grandes nomes para treinar a equipa.

    E isto tudo, a nossa visão (!!!), a nossa estratégia a médio-longo prazo, as filosofias e conceitos para o futebol profissional, os tipos de jogadores a contratar, que treinador se pretende, a equipa B, as camadas jovens, a estratégia global entre todo o futebol do clube, os adjuntos do treinador, os ex-jogadores da casa nos quadros do clube (os que percebam de futebol e do clube!!..), isto tudo e ainda muito mais é que estes senhores Yes-man não sabem fazer, não sabem idealizar, não percebem nadinha!

    Quanto à realidade:

    Sobre a tua opinião sobre o futebol praticado, ou seja o futebol que advém desta falta de tudo o que estes dirigentes têm nos deixado, esperemos todos nós os actuais críticos, que estejas certo e que realmente esta equipa mostre no futuro um bom futebol capaz de fazer conquistas. Contudo depois, a filosofia seguida, o virar da página e da época, teremos todos de colher os frutos destas filosofias que considero miseráveis.

    Já disse aqui que estamos muito e cada vez longe dos nossos adversários. Em termos de projecto e de visão económico/desportiva.

    Contudo, cada vez há mais gente a abrir os olhos para a realidade do do Sporting.

    Sobre este simples jogo:

    Como já se disse aqui, esta equipa a defender mete medo ao susto! Eu diria também que a atacar não assusta ninguém! Nem me vou alongar em análises tácticas, em posicionamentos, transições ou compensações, a mim este futebol, ou melhor este modelo de jogo não me encanta. E também como já disse, mesmo que isto melhore muito, em termos de filosofia de futebol, este treinador nunca me vai encantar.

    E este adversário era fraquíssimo por mais que o queiram valorizar!

    Venham as melhoras que eu estou à espera!

    SL

    ResponderEliminar
  4. Eu tb estive em Alvalade...mas vi outro jogo,vi um SCP que apesar de umas ainda preocupantes distracções,nada tem a haver com um passado recente.Jogamos bem,e a postura da equipa é completamente diferente.
    Pecamos ainda na finalização e considero que Polga é demasiado macio para estar ali.
    Qt aos assobios...ouvi-os mais qd a equipa dinamarquesa tinha a bola do que nos 20 min que o SCP baixou a intensidade,mas a imprensa já começa a movimentar-se...e com a ajuda de alguns "sportinguistas".

    ResponderEliminar
  5. Mais uma nota..Há eleiçóes daqui a dois anos..Está na altura de se começar a trabalhar para uma lista que queira fazer tudo bem e que acabe de vez com esta cruzada do anti-sporting..Mas até la´lembrem-se de uma coisa importante..Quem lá está ganhou com a maioria e para se defender a causa verde e branca é preciso::: Lutar contra todas as adversidades, é urgente apoiar em todos os momentos porque nós que gostamos nunca mas nunca abandonamos quando eles estão em momentos menos bons nós não temos os diamantes de angola não temos a fruta não temos túneis não temos uma imprensa favorável não temos quem nos defenda nos programas desportivos das tvs..TEMOS QUE SER NÒS A PUXAR_MOS para o mesmo lado onde o clube joga..NÂO È ASSOBIANDO como ontem..

    ResponderEliminar
  6. Leão de Alvalade,

    foi de mim ou o PS justificou a sofrível exibição de ontem com (i) a quebra de confiança dos jogadores, (ii) os assobios dos adeptos e (iii) a qualidade do adversário (que ele bem tinha dito que não eram altos e loiros)?

    Foi de mim ou ele disse "não preparámos a equipa para isto"?

    Será que a culpa não foi também dos adeptos que ficaram em casa? E da lesão do MI7? Ou do calor e da humidade? Do Paulinho? Do facto de todos os clubes querem CR7s, Baresis e Maldinis mas serem estes que temos (e que quando fechar o mercado, serão os melhores do Mundo)?

    Será que o trabalho dele conta para alguma coisa?

    E será que o nervosismo dele no final do jogo é um indício de que não está preparado para as exigências de um grande clube?

    ResponderEliminar
  7. Pedro

    Se queres fazer una analise séria com os merdosos que vivem ao nosso lado, aqueles que só fazem boas contratações (sem se saber bem donde vem o dinheiro), deverias também referir que eles já tem o estadio e a academia na SAD...nós só para passar a Academia já é um ai jesus que nos estão a espoliar o nosso património, mas depois queremos dinheiro para fazer as super contratações.
    E podes acrescentar que por muito merdoso que seja o jogador que contratam, eles fazem dele um herói...nós por sermos diferentes, os jogadores que contratamos, ainda nem tocaram na bola e já são uma bela merda.

    Ainda ontem dizias que o Torsi era merdoso, quando ainda nem um jogo completo viste dele. Por acaso lembras-te os primeiros jogos do luisão boca de arame????

    É a tal coisa...a namorada do outro é sempre melhor que a nossa.

    Ontem não jogamos nada, é uma verdade. Mas temos um treinador novo, metade da equipa nova, uma tatica nova...Vi bons jogos nos EUA (se calhar fui só eu), ontem tivemos mal...iremos ver no proximo jogo!

    SL

    ResponderEliminar
  8. Eu também vi bons jogos e também acredito que vamos lutar até ao fim não tendo equipa para lutarmos com os outros dois rivais pois não temos o dinheiro deles não temos grandes jogadores como eles..Mas também é verdade que se todos juntos apoiarmos sempre em todo o lado vamos acreditar que eles para nos ganharem têm que ser muito mais fortes..Não será com 26.000 a apoiar que lá vamos..Outra nota qualquer jogador para as galinhas são sempre um fenónemo estou a lembrar do adu quando veio era um fenónemo e hoje ninguém o quer..Os nossos ou são velhos ou são uma merda..Mas isto como eu digo é a falat de alguém que defenda a causa leonina da tal falta da imprensa pois os blogues são uns botas abaixos diáriamente..Vejam o cantinho do morais e depois digam..Se aquilo é sportinguismo..??

    ResponderEliminar
  9. Lda:

    Partilho a preocupação. Não reparei no teu post, dado que tinha a página aberta no post anterior, e qd regressei para espreitar os comentários, acabei por lá publicar um comentário que vem de encontro a algumas dessas preocupações. Como tal publico novamente aqui para debate.


    Bom...

    Segundo alguns, o melhor é mandar todos os que tiveram na época passada embora e contratar um plantel completamente novo... Já está quase…

    E o sistema/modelo/táctica (Whatever) de jogo que PS tem utilizado e que expõe demasiado o SCP ao contra-ataque? Não se questiona?

    O nosso processo defensivo é uma anedota. Aquilo é um defeito colectivo, sim senhor, mas que se agrava com as performances de alguns dos mais elogiados jogadores da pré-época... Há até quem elogie o João Pereira no jogo de ontem... E pergunto, o que fez de relevante para a equipa? Contribuir, contribuiu para o golo sofrido... Eu, ainda ele não tinha feito um jogo pelo SCP, e já dizia que era melhor que o Abel, apenas pq é mais novo e ataca melhor... Mas a defender deixava muito a desejar, sendo um rufia do piorio (parece que depois da expulsão contra os antigos compinchas, logo aos 4 minutos, foi remédio santo…). Não sei mesmo se não será pior que o Abel a defender... Ontem, confirmou, mais uma vez, as suas lacunas. E na primeira parte o Evaldo tb se deixou ultrapassar vezes a mais. E se assim foi contra estes fraquinhos dinamarqueses… É outro que tal: ser melhor que o traste do Grimi, não é suficientemente convincente. Ataca melhor? Sim, ataca. Possui outra técnica? Sim possui. Mas a defender parece equivaler-se ao traste...Oxalá assim não seja e que, efectivamente, tenha sido apenas um jogo muito mau. O que é certo é que a mim ainda não me convenceu.

    O jogo do Sporting está mais fluido, mais entretido durante o processo ofensivo, mas a defender o Sporting é um susto permanente para os seus adeptos. Reparem nisto: quantas vezes, durante os jogos amigáveis e estes dois oficiais que levamos de 2010/11, já vimos surgir adversários embalados no nosso meio defensivo sem qlq oposição? Uma enormidade de vezes e olhem que não assisti aos jogos todos... Ver jogadores adversários avançar em direcção à nossa baliza e ver os nossos médios todos atrás deles é quase imagem de marca 2010/11 do SCP a defender... E os desgraçados dos centrais completamente à nora, desamparados... a verem-lhe surgir pela frente aqueles ‘cavalos de corrida’ a td a velocidada... e ainda... com a agravente de terem que se preocupar com outros ‘cavalos’ nas imediaçõe...

    Meus amigos fica o meu (mt preocupado) alerta: damos demasiados espaços. Estamos a ser constantemente apanhados em contra-pé. E o pior é que os jogos contra equipas que gostam de jogar de igual para igual estão-se a acabar... Estamos fartinhos de saber que praticamente tds os nossos adversários da liga zon-tuga-sagres-etc-e-tal, colocam o autocarro a funcionar. Ou seja, não nos dão espaços para desenvolver o nosso jogo ofensivo da forma fluida como o temos feito e tentam sair rápido para o contra-ataque, onde temos demonstrado ser bastante susceptíveis. E mais outra coisa, não gostei da defesa em linha que por vezes se ensaiou: aumenta exponencialmente o risco das coisas correrem mal pelas razões já citadas e do erro exterior no julgamento desses sempre difíceis lances de apreciar, acontecerem… Situação que, curiosamente, tende a aumentar e a ser desfavorável às nossas cores…

    SL a todos.

    ResponderEliminar
  10. Eu não gostei, a equipa jogou a passo, praticamente ninguém dava linhas de passe (as excepções foram mesmo Maniche e Postiga, curiosamente os autores dos golos) e a atitude, num jogo com uma bela casa e em que se podia ganhar o "público", esteve muito abaixo dos mínimos. Anteontem estava preocupado, hoje estou desanimado. O jogo valeu pela estreia da minha filhota em Alvalade. Adorou aquilo tudo, fez imensas perguntas e já fala em voltar!

    ResponderEliminar
  11. LdA,

    Quando se fala em termos de atitude, não é obviamente em termos de entrega. Correr atrás da bola, fazer uma série de remates, etc., serão sinais de "entrega", mas creio que quando se fala em atitude, procura-se referir à abordagem ao jogo e a imposição de respeito ao adversário.

    Somos o Sporting Clube de Portugal e como tal devemos assumir o jogo, de forma determinada e confiante, ou seja, ser "mandões".

    E sem essa tal "atitude" - que obviamente também estará assente no modelo e princípios de jogo - permite-se que o adversário ganhe alguma da confiança necessária para enfrentar o nosso clube.

    ResponderEliminar
  12. Dezperado,

    Nao quero fazer analise nenhuma dos merdosos mas resumindo o que te posso responder é que só nao quer é quem nao vê a politica deles dos ultimos anos. Nao compraram só bons jogadores mas a filosofia é que me interessa! A visão e a estratégia! E a deles é comprar bom e muito bom, e que seja depois vendável e rentabilizado, tanto a nível de investimento financeiro como a nível desportivo!

    O dinheiro deles vem de empréstimos bancários que conseguem dando como garantias as receitas que têm programadas. Mas têm negociado bem as coisas, a nível de publicidades, transmissões desportivas entre outras coisas. Têm uma marca muito poderosa que lhes garante contratos e vendas.

    Mas nós tambem temos!! AINDA somos a 2ª força a nível de sócios e adeptos, isto é uma marca que é preciso explorar e negociar. Mas é preciso qualidade, é preciso muito mais do que andar sem rumo e sem visão!

    Qaunto ao que disse do Torsi nem devia comentar. Dei-lhe o benefício da dúvida, disse que esperava para ver melhor, disse apenas que não me cheira a bom jogador. Não foi só ontem que escrevi sobre ele. Tens de ler tudo e nao realçar só uma parte. Mas mantenho que não vi nada de pinta nele, nada de classe. Veramos..há quem tenha respondido que nas alturas ele parece bom...bem, já não é mau.

    Se tiver de engolir todas as minhas opiniões, engulo sem problema, até porque será um sinal que a equipa de futebol está bem e isso deixa-me sempre feliz.

    Mas não é por haver criticas e assobios que o que é bom não vai ser!! Não é por minha causa que jogamos mal ontem. Muito mau. E eu nem sou de assobiar, nem ontem assobiei!

    Quanto aos bons jogos nos EUA, nao me supreendem nada também. Mas nem vou explicar mais nada disso. Agora é que está a contar. tambem se no próximo jogo formos excelentes não vou ficar logo descansado..

    Mantenho tudo o que disse, o que me interssa sao os pricinpios de jogo, e isso vesse sempre, quer seja um bom ou mau adversário, quer estejamos cansados ou não, quer tenhamos muitas vedetas ou muitos jogadores banais..E por isso é que algumas opiniões sobre a forma de defender, sobre os espaços que deixamos entre sectores, sobre a falta de controle do jogo, sobre a correrias inconsequentes e faltas de apoios que a equipa tem demonstrado, não me supreendem nada com este treinador.

    Mas também já escrevi aqui hoje que espero que o nosso treinador saiba analizar algumas questoes, alguma deficiencias e corrigi-las da melhor forma! Talvez nao tenhas reparado mas também escrevi isso.

    E escrevi que tambem espero melhorias. Até porque acho que podemos melhorar a nível individual dos jogadores.

    Iremso ver no próximo jogo, como dizes. Ou melhor ainda, veremos os próximos jogos..

    SL

    ResponderEliminar
  13. O passado recente ainda paira no ar como tal é normal esta preocupação ao mínimo sinal de perigo o pessoal começa logo a enervar-se espero que as estas vitórias prossigam e nos tragam de volta aos tempos de harmonia em reinava a confiança dos jogadores e a calma necessária aos adeptos.

    Espero que os jogadores assimilem rapidamente o modelo defensivo do treinador, os stressados agradecem.

    Venha lá o Brondby ... !!!

    ResponderEliminar
  14. Xiu...

    Não se pode dizer nada que somos logo colocados de lado, acusando-nos de não sermos "verdadeiros sportiguistas".

    O futebol que o Sporting pratica é uma merda. Não mete mede e respeito a ninguém. Só mete medo a quem é adepto do Sporting e tem de viver com esta realidade. E não me falem de qualidade de jogadores, pois não estão lá Grimis, Abeis, Pedros Silvas e afins.

    O problema é de quem dirige, desde da cúpula máxima (que passa uma falta de ambição a cada decisão) até ao treinador (que ontem deve ter batido o record de jogos em que teve mais espectadores a puxar pela a equipa que "treina").
    Ao escolher Paulo Sérgio baixámos demasiado a fasquia. Com ele é igual a ter sido qualquer um, desde que já tivesse usado uma braçadeira a dizer "treinador".

    As suas declarações, como diz e bem o PLF (que pena não deixares aceder ao teu fundamentado e critico blog), são espelho da falta de "estaleca" e conhecimento técnico que um treinador competente deve ter. Paulo Sérgio não é treinador para um clube que deve dominar o jogo!! Só tivemos 55% de posse de bola contra um clube que foi criado há 7 anos!!

    O espaço que há entre o meio-campo e a defesa é a morte do artista. A pressão alta não é o Postiga ou o Liedson (que belo jogador que está...) a correrem atrás do guarda-redes. O espaço entre linhas é um fosso e não há quem bloqueie o portador da bola. É mais fácil chegar à nossa área, do que se chegar à adversária. E isto contra amadores!!!

    Quem vê os jogos do Braga com o Celtic percebe que o nosso resultado com o Celtic não foi tão quanto isso. Aliás, estes dinamarqueses arriscavam-se a ganhar ao Celtic.

    Abram os olhos!! Frases como "temos que ter estaleca", "quero um Sporting a mandar", "temos que ser agressivos e estar atentos", etc, é de quem é oco ao nivel de pensamento do que deve ser um jogo de futebol, ao qual devemos mandar!! Ontem tivemos para ser eliminados e queimámos tempo!!

    Mas olha, PLF, afinal já vimos futebol em Alvalade, mas praticado por uma equipa que nunca abusou do pontapé para a frente e que iniciava as jogadas, de pé para pé, com futebol apoiado, pois nunca foi pressionada.

    ResponderEliminar
  15. Pedro

    Só mais uma nota sobre esses merdosos, porque nao me quero alongar muito a falar desses bimbos...Mas quando falas em estratégia...deverias recuar uns 4 anos...porque ano após ano, gastaram perto de 20-25 milhões em jogadores....se passados 5 anos a investirem assim não tirassem alguns dividendos...epá isso é que era estranho.

    Sergio

    "O passado recente ainda paira no ar como tal é normal esta preocupação ao mínimo sinal de perigo o pessoal começa logo a enervar-se espero que as estas vitórias prossigam e nos tragam de volta aos tempos de harmonia em reinava a confiança dos jogadores e a calma necessária aos adeptos."

    Excelente comentário....parece-mos aqueles gajos que foram traídos pela namorada e à minima adversidade lá voltamos às duvidas todas..pomos logo tudo em causa...e ainda vamos no 2º jogo oficial da temporada...

    Se ontem tivessemos dado uns 2 ou 3 (o que eu pensei ser mais que possivel) também iriamos ler comentários que apenas ganhamos porque a outra equipa era fraquinha...

    Não sei se fui só eu...mas senti muito a falta do Pedro Mendes (é obvio que não podemos apenas de depender de jogador A, B ou C). E lembro-me bem dos comentários que surgiram quando o compramos...era velho e só ia roubar lugar aos putos...tipo André Santos...ontem viu-se bem, o nosso meio campo com o André Santos...obvio que ainda está verdinho e não vou crucificá-lo por um jogo...mas cheira-me que o Zapater vai encostá-lo.

    SL

    ResponderEliminar
  16. Dezperado:

    Conheces o significado da palavra alerta? E preocupação?


    O que se pretende é chamar a atenção para o que não está a resultar no futebol do SCP. Achas isso errado? Diz-me, por favor, se te sentes satisfeito com os mecanismos defensivos que SCP vem apresentando neste início de época.

    Eu reafirmo que trocamos melhor a bola, mas que permitimos tb que o adversário jogue à vontadex. E este ultimo facto pode trazer-nos mts dissabores.

    Se alertar é ser 'desconfiado' é novo para mim. E evitavas bem essa conversesta das namoradas e dos respectivos... cornos...

    Outra coisa, o André Santos joga e coloca-se consoante o que lhe é transmitido pelo treinador... Não me pareceu que tivesse pior do que outros, que até têm sido elogiados...

    SL

    ResponderEliminar
  17. Virgilio

    Conheço a palavra alerta e preocupação...mas também conheço bem a palavra confiança. E acho que é o que falta e muito à nossa equipa.

    Não é estranho, nós jogarmos melhor fora do que na nossa propria casa??? Será que quando jogamos em casa, a nossa equipa entra com medo de falhar porque sabe que leva logo com assobios?
    Ou será que tivemos mal nos EUA, tivemos mal na Dinamarca???

    Volto a dizer, partilho a preocupação sobre a nossa linha defensiva (com o Polga lá ainda mais dificil é)...mas não é com dois jogos oficiais que vou saltar para cima do PS e pedir já cabeça do Costinha.

    Em relação ao exemplo sobre a namorada, acho que foi perceptível o que quis dizer.

    SL

    ResponderEliminar
  18. Dezperado,

    O próprio jogo na Dinamarca não foi assim propriamente feliz e parece-me que se verificou o mesmo que ontem. Primeira parte relativamente interessante e com algumas jogadas de perigo, mas depois MUITO macios e apáticos, sem ideias, no segundo tempo. Além dos calafrios em termos defensivos...

    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)