sexta-feira, 26 de novembro de 2010

2 caminhos

"O recorde está de pé desde Maio de 1962. E só podia ser do Sporting, tão especialista neste capítulo: ele é o recorde do Campeonato de Portugal (18-0 ao Torres Novas, em Março de 1928), ele é o recorde da I Liga (13-0 ao Carcavelinhos, em Abril de 1938), ele é o recorde do campeonato nacional (14-0 ao Leça, em Fevereiro de 1942), ele é o recorde das competições europeias (16-1 ao Apoel Nicósia, em Novembro de 1963), ele é o recorde da Taça de Portugal (21-0 ao Mindelense, em Maio de 1971). Enfim... E agora, ele é o recorde do treinador mais jovem a sagrar-se campeão nacional, instituído há 48 anos. O homem em causa chamava-se Juca (morreu em 2007) e contava com 33 anos, quatro meses e 13 dias naquela tarde de 27 de Maio de 1962, depois dos 3-1 sobre o Benfica, em Alvalade, para a última jornada do campeonato 1961-62.

O desafio está lançado ao FC Porto. Para que Villas-Boas (nascido a 17 de Outubro de 1977 e agora com 33 anos, um mês e nove dias) supere o recorde de Juca, tem de se sagrar campeão em Olhão, na 21.a jornada, no fim-de-semana de 26/27 de Fevereiro. Mas então isso significa ser campeão a nove jornadas do fim!! Isso significa 27 pontos de avanço sobre o segundo classificado!! Certo, certo.
"

Seria muito mau sinal que o record de Juca fosse batido. Mau sinal para o campeonato. Mau sinal para o Sporting, pois o artigo do I já não inclui já o recorde do tetra, que entretanto foi já suplantado pelo FCPorto, como bem sabemos. Esse era, quanto a mim, muito mais importante, porque era uma marca colectiva e não apenas um feito pessoal.

Não se me afigura fácil que Villas Boas ultrapasse Juca, apesar dos indícios que as primeiras jornadas estão a deixar. Mas vamos supor que sim. Como devemos encarar mais esse facto? Ocorrem-me pelo menos  duas atitudes.

A dos últimos tempos, que é conformarmo-nos, desresponsabilizarmo-nos pela nossa própria sorte, aconchegando-nos num passado glorioso, que invocamos constantemente, sem lhe saber estar à altura. 

Ou olharmos de frente para os nossos problemas e invertermos o caminho que levamos à demasiado tempo. Eu acredito que, não sendo fácil de sacudir a inércia em que nos atolamos, é perfeitamente possível. 

No final dos anos 70, quando o FCPorto iniciou a sua carreira ascensional tinha, como nós temos hoje, um discurso auto-indulgente, incapaz de perceber que muita da força dos seus rivais advinha das suas prórprias debilidades. Não passava de um pequeno clube com expressão reduzida a uma cidade, característica que ainda se nota hoje no discurso e no comportamento da maioria dos seus seguidores. 

Nós hoje ainda somos muito mais do que isso.

13 comentários:

  1. Leão de Alvalade,

    sejamos justos, nem sempre o discurso e a prática de quem lidera o Sporting foi auto-indulgente, e a recente revolução efectuada é disso exemplo.

    Foi uma revolução trotskista, em que o que importava era mudar sem se cuidar do que resultaria depois, mas foi a revolução do "virar de página", do "reforço da competitividade", da "colagem aos adversários", da "tentativa de aproximação" e, para os muitos que viam no João Moutinho um anão, no Veloso o gordo das passereles, no Pereirinha e no Adrien as causas de todos os males (apesar de raramente jogarem), foi a revolução que permitiu um renascer da esperança. Basta consultar os históricos de tantos blogs em que, por aqui por Julho, se respirava uma confiança ou crença que não se sentia há um ano e meio atrás, dentro (claro) daqueles que não sentiram que se pretendeu resolver o problema assassinando a solução.

    Ao mesmo tempo que este post foi publicado, foi outro em que se mostram os golos da vitória do Sporting sobre o FCPorto no ano passado, numa temporada negra em que aquele terá sido um dos pontos altos. É curioso verificar, por exemplo, quantos dos jogadores que alinharam nesse 11 que fez uma belíssima exibição foram encostados pelo Costinha (ou já se tentaram encostar) e por JEB em nome de uma revolução e - já agora - constatar se hoje estamos melhores ou piores.

    O 11 foi:

    RP1; A78, DC3 (AP4), Tonel, LG18; PM6, Veloso (Adrien), Moutinho; YD20, MI7 (JP47), L31.

    ResponderEliminar
  2. ... e não foi preciso mais do que 1 sujeito vindo da secção de Hóquei em Patins, minimamente cultivado (muito cultivado, dizem, quem o conhece mais de perto), cheio de bom senso: para o Futebol, para o trato com pessoas, para aquilo que são as escolhas que tem de fazer e ... completamente apaixonado pelo seu clube.

    Não foi preciso nenhum gestor de topo pago à tabela de 300 000 euros por ano.

    PS: O recorde europeus nesse particular divide-se em 2. Maior vitória de sempre caseira nas competições europeias, 16-1, e maior vitória de sempre fora-de-casa nas competições europeias, 0-9, marca que também pertence ao Sporting. Já agora e para ficar completo podem ainda acrescentar-se os
    - Recorde de golos num só jogo, de sempre, também em competições europeias, até hoje, 6, por Mascarenhas.
    - Maior vitória de sempre na competições europeias obtida por uma equipa frente ao Manchester United, 5-0, em Alvalade, 1964.
    - E recorde ainda vigente da Bota de Ouro. Fala-se muito do Eusébio e do "Bi-Bota" Fernando Gomes mas o recorde esse é nosso, 46 golos em jogos de campeonato, por Yazalde.
    - E já agora o mais importante de todos, recorde mundial de golos em competições nacionais, também pertença do Sporting, por Peyroteo, recorde esse listado pela FIFA. O Pantera Negra ocupa o 13º posto desta lista, já agora.
    - Único clube português a ser convidado por (ambos) Real Madrid e Fútbol Club Barcelona para comemorar as suas bodas de prata.
    - Clube que inaugurou - por convite expresso da UEFA - a Taça dos Clubes Campeões Europeus de Futebol, em 1955.
    - Primeiro Clube português a levar uma comitiva oficial ao estrangeiro, Brasil, salvo erro para inauguração do estádio do Vasco da Gama. Acho que foi o Vasco da Gama porque o convite para que os brasileiros inaugurassem em 10 de Junho de 1956 o novo (velhinho) Estádio José de Alvalade foi a "devolução" do honroso convite.

    Tudo isto para o Futebol, centenas existindo para muitas outras coisas bem mais importantes.

    ResponderEliminar
  3. "... e não foi preciso mais do que 1 sujeito vindo da secção de Hóquei em Patins, minimamente cultivado (muito cultivado, dizem, quem o conhece mais de perto), cheio de bom senso: para o Futebol, para o trato com pessoas, para aquilo que são as escolhas que tem de fazer e ... completamente apaixonado pelo seu clube."

    MM:

    Sem querer retirar o mérito a quem o tem, mas, desculpa lá, foi preciso mais do que isso...

    Talvez tu não tenhas vivido e consequentemente sentido tanto na pele, mas eu vivi e recordo-me bem de muitas das situações 'esquisitas' que ajudaram na conquista (e porsterior consolidação) da hegemonia futebolística pelo fcp. Algumas bem recentes, por sinal.

    Não serve de desculpa às nossas 'fraquezas', mas não vamos tb agora menorizar, ou esquecer, essas 'tais' situações que ajudaram / facilitaram / aceleraram (e muito) na obtenção da actual força e potencial do clube do bimbodabosta.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Qunato ao post...

    LdA:

    Evidentemente alinho pela segunda hipótese. Bem hajam a todos os criticos, a todos os insatisfeitos, e a todos àqueles que ainda se ralam com o SCP, não se conformam com o estado actual do clube e procuram, cada qual à sua maneira e da forma que lhe é possível, a ajudar, ou pelo menos a tentar, encontar a(s) solução(ões).

    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Virgílio sim, admito perfeitamente isso.
    Falo só do que vi ou vejo, e infelizmente o que a grande parte da década de 90 e a quase totalidade dos anos que perfazem o novo milénio mostram são o Porto desportivamente competente. Favores de arbitragem, admito que existam. Corrupção, é perfeitamente sabido que EXISTIU, facto, e não precisamos de tribunais para o sabermos. Agora o problema é mesmo aquele primeiro ... eles são desportivamente competentes, e ano após ano mostram-no.

    Tudo o que está para trás de 90, há histórias de violência, ambientes anormalmente penalizadores para as equipas que visitavam as Antas, corrupção claro, porque quem corrompe em 2006 muito mais facilmente o terá feito em 1982 ou 1992, agora se nesses anos, se nessas 2 décadas eles ganharam campeonatos sem o merecer ... não sei, não os vi.

    Dos que vi, posso dizer que todos - menos 1 - os que ganharam mereceram, porque foram melhores.

    ResponderEliminar
  6. Pois é MM...

    O difícil foi montar a teia...

    Vamos lá ver: o PdC é alguém mt inteligente, culto, sabedor, competente e é tb alguém que ama mt o seu clube, mais que a própria família, dizem... Disso não restam qsq dúvidas e só não o admite quem for parvo. Mas é tb alguém que não hesita em recorrer a meios ínvios para atingir os seus fins, resumindo foi (é) um profundo batoteiro. E um batoteiro, de um cinismo apuradíssimo… E eu desprezo quem ganha com batota, mesmo sendo superior como o fcp era em muitos casos e em muitos campeonatos conquistados mais recentemente (ultima década principalmente). Mas o vício já lá morava e a impunidade de anos, impôs e manteve a prática, mesmo qd já seria desnecessária…

    Ao fcp de PdC valeu tudo para alterar o rumo que o clube levava nas dezanove épocas de jejum… E o mérito desse ‘tudo’ PdC partilha-o com os ‘Adrianos Pintos’, os ‘Sousas Pintos’ e restantes aves da capoeira mal-cheirosa em que ele transformou o futebol indígena…

    Como digo, demorou alguns anos a montar a teia e outros mais a aperfeiçoá-la. Depois as coisas já corriam naturalmente. E enquanto uns desesperavam, ansiavam, mudavam constantemente de estratégia em busca da vitória que constantemente fugia, e, consequentemente iam perdendo elan e confiança, sempre lidando com arbitragens cirúrgicas nesse processo, os outros iam conquistando títulos, prestígio, confiança, organização, cultura de vitória e DINHEIRO, após o advento da Champions League… A partir de certa altura o famoso ‘sistema’ quase que funcionava por si só, bastando estar atento e controlar eventuais desvios… Acredita que foi tb assim que o ‘fosso’ foi cavado, MM…

    O difícil, foi montar a teia…

    ResponderEliminar
  7. Só para concluir: é por tudo isso, o histórico de pdc, que eu nutro um especial desprezo pela personagem, e é por isso que me custa tanto observar, hoje em dia, a subserviencia do SCP perante o este tipo de gente...

    ResponderEliminar
  8. Virgílio,

    Tb tenho um ódio a essa personagem corrupta que montou a teia e ainda hoje estrangula muitas decisões de fundo do futebol português!

    Por vezes, pequenos pormenores em alturas decisivas do campeonato, marcam toda a diferença.

    Mas, como disseste e bem, é inconcebível a subserviencia do SCP a esse tipo de gente. O nosso presidente até diz que queria copiar o modelo desses corruptos. Entendendo-se que o burro queria dizer que o SCP deveria copiar o que de bom se aproveita é uma estupidez referir isso perante a grandeza do SCP e a corrupção desse clube.

    à parte do post:

    O treinador do SCP afirmou umas coisas que acho inconcebíveis. Ainda pensei que, apesar de mau treinador, seria uma pessoa equilibrada e ponderada mas realmente vai ali muita estupidez.

    Além de incompetente é cretino e então diz-nos para não termos esperanças em reforços no natal. Mas que conversa é esta? O maior reforço que poderíamos desejar era o próprio cretino por-se a andar. Será que ele está a desviar as atenções da sua incompetência? Será uma forma de se desculpabilizar pela mediocridade do futebol do Sporting? Faltam jogadores bons é isso?

    Além de não ser da competência dele falar em verbas para reforços (isto é vergonhoso e recorrente), além de ser um cretino em falar assim para os sócios, ainda desmotiva os jogadores que tem quando passa a vida a falar dos reforços que não pode ter porque não saíu o euromilhões ao Sporting.

    É uma besta o homem!!

    ResponderEliminar
  9. Pedro...

    Sei do que falas. E q dizer ‘daquela’ expressão que ele utilizou a meio da entrevista? Não lembra nem a um qlq pobre diabo… Olha, só te digo isto: eu nem disse nada sobre tais afirmações do PS, na esperança que passassem mais ou menos despercebidas, tal vergonha da situação… Mas, claro, seria sorte a mais ninguém dar por nada e passar sem comentar tamanha evidência, de modo que, pronto: aí estão em gdes parangonas nos pasquins…

    Enfim, só falta contratarem o Professor…Alexandrino para treinar o SCP. Pelo menos tínhamos o ‘firme e hirto’ original. Às vezes dou cmg a pensar se aqueles gajos não fazem de propósito para gozarem com o SCP…


    O que vale é que amanhã, os jogadores leoninos vão transformar o pobre relvado num pelado de luxo… Já só tenho esperança nisso e na especial protecção da sorte… C’um Canudo: eu sei que o futebol indígena é pasto mais agradável ao diabo, mas pode ser que Deus amanhã se lembre de nós e dê uma preciosa ajudinha...

    SL

    ResponderEliminar
  10. Virgílio,

    Se não fosse um querer maior do que a razão, uma fé irracional e um jogo de futebol onde tudo pode acontecer, eu diria que amanhã seria impossível ganhar o jogo.

    As declarações do cretino são deploráveis e intoleráveis e a mim espanta-me que não hajam reacções fortes ácerca das mesmas. No fundo passaram mais ou menos despercebidas porque a gravidade que eu vejo naquelas declarações não teve eco em nenhum lado.

    SL

    ResponderEliminar
  11. ( resolvi por uma imagem no meu perfil pq já andam aqui outros pedros, apesar de escrever o meu nome com letra pequena ao contrário dos restantes. Mas com opiniões tão diversas e acesas sujeitava-me a apanhar por outro e vice-versa )

    ResponderEliminar
  12. Pedro: Escolheste bem a imagem. Coerente com as opiniões... de leão feroz! :)

    ResponderEliminar
  13. Virgilio e Pedro,

    Pinto da Costa é daquelas personagens que não acrescenta nada ao futebol (acrescenta apenas ao FCP). É uma pessoa pequenina e desejo que tudo o que ele fez de mau se volte contra ele. Foi alguém que moldou o futebol português há sua maneira, corrupta, sendo que nunca me esquecerei do famoso campeonato do penta (dos campeonatos mais vergonhosos que vi, logo a seguir ao do SLB em 2004/2005).

    Amanhã estaremos todos a torcer para um 5-0, de forma a, pelo menos, dar algum ânimo à massa adepta. Ânimo esse que se foi perdendo desde 2002. Curiosamente algo que deve preocupar todos os sportinguistas é que o ânimo da massa adepta era maior em 1999 (antes de ganharmos o campeonato) do que hoje. E não estamos há tantos anos sem o ganhar.

    Compreendo e concordo com a estratégia que as direções do SCP tomaram, relativamente à redução de orçamento e custos, uma vez que nós não podemos viver acima das nossas possibilidades. Imagino que se o SLB ou o FCP estiverem 1 ou 2 anos sem ganhar grandes receitas da champions, vão-se ressentir e muito. É provavel que o SLB se ressinta já na próxima época e nós não queremos seguir o caminho deles de investir brutalmente só para ser campeão.

    O PLF já aqui falou de alguma estratégia que se poderia adotar e concordo em parte. Formação TEM QUE SER uma aposta forte da direção e uma politica de prospeção mais reforçada, para não falharmos tanto nas contratações.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)