domingo, 21 de agosto de 2011

Hora de soltar o Leão! Ou porque o Sporting está mais forte

Os Sportinguistas têm razão para estar apreensivos perante os últimos resultados e também com as exibições, em particular com a última, na Dinamarca. Os mais pessimistas afirmam já que continuamos tão ou mais fracos do que nos encontrávamos nos anos anteriores. A mensagem vai lançando sementes entre as nossas hostes alargando o leque dos descrentes. Já aqui estivemos vezes suficientes para saber que é inútil qualquer tentativa de demonstração que há razões para pensar o contrário. Confesso que até eu, que abordo esta época com maior optimismo, nos piores momentos sou assaltado por dúvidas.

Mas se não há razões para confiarmos uns nos outros há que olhar para o que os outros pensam de nós. Reparem que uso “pensam” e não “dizem”. Fiz já esse exercício, ponderação que foi despoletada por uma conversa de final de tarde com um Sportinguista cuja opinião muito considero. E, exercício feito, é inevitável concluir que o Sporting está mais forte. Não fora isso que sentido faria a tentativa de emparedamento, feita logo à nascença da época, de que o Sporting está a ser vítima, de forma conjugada, dos sectores mais retrógrados e obscuros que continuam a subsistir à custa da credibilidade futebol português.

Quem pensar que a recusa de "João pode ser Ferreira" e as subsequentes reacções de Vitor Pereira, da APAF, da FPF (e até de alguns jornalistas como o inefável Luís Sobral) acontecem por acaso não sabe o que é o futebol português, em particular o seu sub-mundo. E é desprovido de memória, porque nem é preciso ir tão longe. Todos nos lembramos das conferências de imprensa de Jesus e de Villas Boas, ou até das fotografias no balneário de Jacinto Paixão, em Braga, que nunca mereceram qualquer tomada de posição das virgens que subitamente se ofenderam com a indignação, mais que justa, do Sporting pela arbitragem de Xistra. Este, a avaliar pelo relatório do observador, foi também comido pelo Xistrema, que assim protege um dos seus diletos homens de mão, José Cardinal. 

Toda esta cáfila tem o habitual problema: os factos. A tomada de posição de "João pode ser Ferreira" antecede a conferência de imprensa de Godinho Lopes e esta, como se poderá ver abaixo, - e que deixo para muitos jornalistas que escreveram sobre ela sem terem visionado um segundo que fosse - não conteve qualquer afirmação que assim o leve a supor. Contrariamente ao que certamente pensa o presidente do Sporting chegou até a afirmar que não acredita que haja erros intencionais. Se disse que os árbitros são incompetentes limitou-se a conferir a impressão generalizada de quem acompanha o fenómeno. 

Lembro-me da apresentação do Sporting aos sócios e da impressão que causou um leão enjaulado e em espaço exíguo. Para se libertar daqueles que nos querem por o pé na cabeça sempre que tentamos respirar talvez um dia o Sporting se tenha que “esquecer” de deixar a jaula aberta na cabine do árbitro, no camarote de alguns visitantes, na Liga, em casa dum certo sócio cinquentenário, na federação ou até em algumas redacções de jornais. Enquanto esse tempo não chega resta-nos soltar o leão que há em cada um de nós. É isso que hoje farei em Aveiro.


14 comentários:

  1. LdA:

    Mt bem! Vamos lá soltar o leão que cada um de nós tem cá dentro... :)

    As fotos do SCBraga foram destinadas ao bruno paixão e não ao ex-colega jacinto... Esse tb já foi papado pelo 'Xistrema', depois de andar a papar fruta... Dizem as más-línguas, nomeadamente a lingua suja do Pintelho da Bosta e sus muchachos, que o Jacinto preferia fruta menos habitual, mas acredito que essa foi só mais uma insinuação maldosa e rasca na tentativa de calar uma das ovelhas tresmalhadas do 'bardo'...

    O Xistra não tem o historial de roubalheira do Cardinal... Por isso a sacrificar um dos dois já se sabia por quem é que o grupelho liderado pelo tal cinquentenário optaria...

    "Break a leg" em Aveiro.

    ResponderEliminar
  2. Algém que me ajude a perceber o inicio desta situação caricata:

    Partindo do pressuposto que a carta de Joao ferreira com a escusa foi na quinta e a conferência de imprensa de Godinho Lopea foi na sexta:

    Quais foram as declarações e por quem foram proferidas que pressionaram o arbitro?

    Não me venham dizer que foi a capa do Record, baseado em fontes anónimas (escudo habitual dos jornais) que oe levarama tomar essa atitude!!!!

    Repito:
    Quais foram as declarações e por quem foram proferidas por parte do Sporting que pressionaram o arbitro?

    Que grande falácia...


    Logo é o momento certo para os adeptos apoiarem o Sporting como nunca. Este é um momento bem decisivo para este campeonato.

    ResponderEliminar
  3. À semelhança do post anterior, temo que se esteja a desviar atenções daquilo que é importante. Leão de Alvalade, julgo que temos confiança suficiente para falar de forma aberta e sem reservas. Não ficaria de consciência tranquila se não o dissesse.

    O Sporting tem de mexer-se no domínio da arbitragem. O que significa ao certo?, não sei. Mas é um elemento do jogo, influencia o jogo, e portanto tem de ser considerado.
    Isto, é uma coisa.

    Misturá-lo com a performance da equipa de futebol, performance essa que é a única e exclusiva razão para que andemos preocupados, não me parece que seja correcto. Mais ... centrar a discussão das arbitragens na recusa do João Ferreira: não vejo propósito. Não havendo um propósito (pode ser que exista, mas se sim, ainda ninguém o revelou de forma clara), a transformação do episódio num grande cavalo de batalha sugere-me que mais não estamos do que a arranjar desculpas. Tal, a par da equipa de futebol e seus resultados recentes, deixa-me muito mais preocupado do que essa mesma recusa do árbitro.

    Não quer apitar? Óptimo, é um árbitro fraco, não fará falta. Dizermos que a recusa do árbitro é a prova de que está tudo contra nós, sinceramente ...

    Eu não guardo recordações de árbitros e arbitragens. No entanto, vou arriscar: o Paços de Ferreira foi lá em 2006 ou 2007. Estamos em 2011. Nos últimos 3 ou 4 anos esse árbitro nunca apitou o Sporting? Admirar-me-ia se não. Claro que apitou, teve que ter apitado. 4 anos é muito. Se foi árbitro em jogos do Sporting nesse intervalo, porque é que só agora se recusa a ser parte no jogo? Se ele tivesse de consciência pesada - sugeri-lo, como fez o Eduardo Barroso, é inocência, no mínimo, porque esses bandidos fazem o que fazem e de certeza que a consciência não lhes pesa. Recusou-se porquê? Vamos ser sérios: porque vinha aí a conferência de imprensa do Sporting.

    Mas há dúvidas? A conferência foi um dia depois, mas ele sabia que ela ia existir. E apresentou a recusa um dia antes. Para quê inventar coisas que não existem? É isto que me chateia, porque soa a desresponsabilização. Ver o Sporting nesse papel de aterno coitado, é coisa que não suporto.

    Reparem que não estou a dizer que a acção foi mal-vinda. Pelo contrário. Quaisquer acções nessa matéria são mais do que bem-vindas. Não se use é a questão para criarmos um inimigo real com base numa história irreal. Para combater esse inimigo não são necessárias cortinas de fumo onde os adeptos do Sporting sejam manipulados. Com o singular propósito de desviar atenções para resultados menos conseguidos.
    Lamento muito parecer chato, mas não consigo ver a coisa de outra forma.

    ResponderEliminar
  4. O SR. VIRGILIO TEM TODA A RAZÃO,NO MUNDO DA MÁFIA,SÓ EXISTE UM TERMO QUE SE APLICA..."OLHO POR OLHO,DENTE POR DENTE" E SE ASSIM NÃO FOR,VAMOS SER ABAFADOS.

    ResponderEliminar
  5. Ed:

    Cd vez mais está na cara a premeditação do caso.

    Veja-se a sucessão de acontecimentos.

    1 - O SCP é altamente prejudicado no primeiro jogo em casa (facto); Em Barcelos, embora indirectamente, vê-se igualmente prejudicado; Em Guimarães idem aspas.

    2 - As análises realizadas pela CS geral e especializada (num raríssimo momento de unanimidade) é clara e lesta a afirmar o prejuízo do SCP. Tal foi a roubalheira. Já o que ocorreu nos outros dois estádios, divide-se ou escamoteia-se o que se passou, o que é perfeitamente natural tendo em atenção os intervenientes... e a CS que tenos neste País...


    3 - temos, portanto um caso em que o(s) erro(s) é/são por demais evidente, sendo o prejudicado o clube habitual.

    4 - Perante isto, o que faz a CA da LPFP? Nomeia um dos árbitros com maior rasto de prejuízo do clube que viu surrupiados 2 pontos e de benefício (mais uma vez comprovado após o jogo de Barcelas) de um rival directo em utro ponto.

    5- Após a nomeação e as reacções naturais (dos adeptos, alguma CS) que estranha a nomeação, e não o clube oficialmente, a APAF entra em acção e boicota os jogos dos SCP (desta vez por omissão e não acção).

    6 - Só após a recusa de JF é que GL dá uma CI a apresentar um documento que prevê medidas que vêm trazer auxilio à actividade

    Se não existe aqui uma acção premeditada entre a CA da LPFP, que nomeia um dos dois piores nomes que tem para nomear(o outros seria Duarte Gomes) qd tinha todo um leque de árbitros disponíveis e muito menos polémicos (até porque estamos no inicio da competição e não existem qsq restrições) e a consequente reação da APAF, se não existe, dizia eu premeditação, parece... e muito.

    Isto é mt mais que uma provocação ao SCP e à nação leonina. E um ataque feroz aos interesses instalados.

    A APAF não quer profissionalização. A APAF quer td exactamente como está, pq assim com o actual modelo, que se sente confortável e mantém o seu poder e privilégios (dinheirinho do 'hobby e da profissão estão sp garantidos, quer façam merda quer não). E numa estrutura de arbitragem profissional o papel da APAF esvazia-se...

    O que a APAF quer, é que as regras altamente subjectivas e opacas da arbitragem se mantenham e com isso terem sempre a desculpa da interpretação dos lances, cujo critério é completamente ambíguo, Vêja-se qd o mesmo árbitro o altera em função das cores das camisolas, das circunstâncias do jogo e da própria competição que se encontra a arbitra. Não é à toa que realizam, por norma, melhores exibições nas Competições europeias... Chega a ser gritante que isto critério completamente disforme se note até no decorrer dos mesmo 90 minutos de um determinado jogo. Qts vezes lances exactamente idênticos tem uma decisão diametralmente oposta por parte da arbitragem no decorrer do mesmo jogo? Para equipa A sanciona a ilegalidade e para a B deixa-se passar? Qts vezes e há qts anos assistimos a cenas destas? Já chega, porra!


    Por fim, gostaria de dizer que vi a CI na sua totalidade e não resumida (obrigado LdA) e finalmente o Godinho Lopes encheu-me as medidas. Esteve mt bem: confiante, claro, transmitiu-nos a todos que está disposto e convicto a lutar por uma causa justa. Justa para o futebol e para beneficio da verdade e credibilidade desta actividade.


    PELO SPORTING, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo (11:50h):

    Não fui eu que escrevi o post...

    SL

    ResponderEliminar
  7. O que o João Ferreira fez, e a APAF ajudou ao dar uma dimensão à coisa muito maior do que deveria, foi colocar enorme pressão no SCP.

    O SCP tem uma equipa para formar, equipa técnica nova, Direcção nova e não vence há demasiado tempo, tendo vindo de 2 época horríveis. Na 1ª jornada, o SCP foi nitidamente prejudicado em 2 lances capitais e beneficiado em um, tendo acabado o jogo empatado e ficado logo a dois pontos do SCP.
    As declarações do Godinho Lopes nem foram nada de extraordinário ou de original. O fcp e o slb já tiveram bem piores e na altura, nada fizeram. Não houve solidariedade quando o Pedro Henriques foi colocado na jarra, por exemplo.

    Espero que o SCP não ceda um milímetro. Querem dar uma imagem de vítimas e passar a ideia que o SCP pressiona grandemente a arbitragem? Então que o façamos, como os outros fazem que parece resultar. Não quero é voltar a ver um FDP como o Duarte Gomes a expulsar um elemento da nossa equipa técnica, isto depois de o ter provocado.

    Temos tido uma postura correcta para com a arbitragem e a paga que temos tido é sermos gozados e roubados em todo o lado!! PQP!

    ResponderEliminar
  8. http://www.portalsporting.net/index.php?option=com_content&view=article&id=10162:luis-sobral-voce-vai-ter-de-pedir-desculpa-ao-sporting&catid=82:diversas

    Bom artigo!

    ResponderEliminar
  9. Os árbitros continuam a resolver. Dentro e fora de campo.

    Por mim fechava já o fosso e entregava-os aos leões…

    http://roupabranca.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  10. Concordo com o Virgílio...para mim esta atitude é intencional e premeditada e penso que não vai ficar por aqui.Preparem-se porque este ano vai ser a doer!!

    ResponderEliminar
  11. É lei de murphy que lhe chamam não é?

    sdasfkl~ºafgfwe

    FCS

    ResponderEliminar
  12. Péssimo jogo do SCP. Dupla substituição na 1ª parte (não teria tirado o Djaló)!?
    Poucas oportunidades criadas e as que existiram, mal finalizadas. Como é possível falhares aquilo Capel?!?!
    Boa arbitragem, muito melhor que as do Olegários, Paixões e Benquerenças, não caindo na tentação de nos dar um brinde para desbloquear o resultado. E assim se cavam fossos injustificados.

    ResponderEliminar
  13. perdoem o desproposito, n que seja muito importante, mas alguem me sabe explicar essa do João "pode ser" Ferreira? é que n me recordo :)

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)