sábado, 13 de agosto de 2011

O Sporting está de volta e a lição de Barcelos

O Sporting está hoje de volta e a sério. E eu também, depois de um curto período em que me obriguei a um afastamento profilático de tudo o que é meios tecnológicos não indispensáveis.Com isso "consegui" inviabilizar a ida a Alvalade hoje,  uma vez que não tive tempo para organizar o meu plano de retirada de Alvalade, precisando de contar com terceiros que, ou não vão, ou já têm os seus programas preenchidos. Alguma da tristeza daí resultante é compensada por saber que tudo indica que Alvalade estará hoje bem composto, sendo provável que supere todos os registos de número de adeptos presentes num jogo de estreia. É a primeira evidência que o Sporting está de volta.

Pude ontem verificar, após regresso tardio a casa, a primeira lista de convocados do Sporting:

Guarda-redes: Rui Patrício e Marcelo Boeck;

Defesas: Rodríguez, Daniel Carriço, Polga, Evaldo, João Pereira, Pereirinha

Médios: Izmailov André Santos, Rinaudo, Yannick, Stijn Schaars e Capel

Avançados: Hélder Postiga, Diego Rubio, Van Wolfswinkel, Jeffrén. 

A primeira nota que me ocorreu vai para os jogadores que ficaram de fora. Além de Onyewu e Carrilo, por opção técnica, que em nenhum dos casos me surpreende, assim como Tiago, Tiago Ilori, Turan, André Martins, sobram ainda Bojinov, Matías Fernández e Luís Aguiar. Ora quando todos estiverem disponíveis vamos ter gente graúda na bancada. Dos actuais convocados alguém cederá lugar aos actuais lesionados? É também um sinal evidente que, ao contrário de anos anteriores, há mais opções para o treinador, o que  se convencionou chamar de boas dores de cabeça.

Segunda nota, e ainda dentro da mesma linha, para o possível banco e para a quase unanimidade dos jornais  para a apresentação por parte de Domingos de um 4x3x3, com Postiga sozinho ao centro, ladeado por Jeffren e Djaló. Confesso que me pareceria com mais probabilidade de sucesso, pelas características dos jogadores, que Postiga jogasse atrás (de Rúbio ou até Wolswinkel), Izmailov sobre o centro e não ao lado. O sucesso da estratégia delineada por Domingos irá assim depender muito do apoio que o russo e Schaars consigam dar no interior, na retaguarda de Postiga e dos afastamentos dos extremos. Sem penetrações em diagonal, procurando espaços e desequilíbrios entre os laterais e centrais adversários, de forma a poderem estar mais próximos de Postiga, o ponta-de-lança terá uma noite de sábado complicada. 

A terceira e última nota vai para a mensagem que nos chega de Barcelos. Não há jogos antecipadamente ganhos, mesmo aqueles que o marcha do marcador parece querer dizer que estão decididos. Não há orçamentos que ganhem jogos no relvado, depois da bola começar a rolar. Ontem mais uma vez ficou provado que o campeonato português é difícil e quem facilita ante os mais frágeis fragiliza a sua candidatura. 

7 comentários:

  1. este ano temos muitas opçoes, e quando os lesionados voltarem, vai existir quer uma luta para entrar nos 18, quer para entrar no 11, e com isso quem ganha é a equipa

    ResponderEliminar
  2. A mim parece-me que maior garantia de sucesso é o Postiga no banco.

    ResponderEliminar
  3. A primeira nota:

    Dos que ficam de fora, Bojinov, Matías Fernández e Luís Aguiar entram, na minha opinião, de caras nos 18 se estiverem em condições e espero confirmar que Turan também entrará pois espero muito e acredito que seja melhor que Evaldo, o que, para mim, não é muito difícil.

    Segunda nota:

    Concordo totalmente com o que escreveste!

    A terceira e última nota:

    Pois é, isso mais a arrogância táctica de Jesus e a mediocridade de Jardel que, para mim, não vale nada. Excelente era os porcos jogarem sempre com aquela defesa.

    ResponderEliminar
  4. Parece-me que para esta primeira jornada o essencial é pôr no 11 jogadores que potenciem 3 aspectos que neste momento são essenciais para a vitória: forma física, entrosamento, e encaixe com as características do adversário. Tendo em conta que levámos uma sangria no plantel, e muitos jogadores vieram em alturas diferentes e com uma preparação física distinta e poderão estar mais adaptados ou não. Desta forma, os sensacionalismos típicos dos jornais desportivos já a tentar tirar conclusões sobre quem conta mais para o 11 (ou 18) é irrelevante, contra-producente e vazio de interesse.

    Dessa forma, não me surpreende a exclusão do americano, nota-se claramente que está ainda um pouco longe da boa forma, o entrosamento ainda está no início e as características do que se prevê que seja o jogo do Olhanense (tendo em conta a forma de jogar do ano passado e o facto de o plantel não ter levado muitas alterações) desaconselha a sua utilização. A defesa sobretudo terá que estar bem entrosada e jogar na maioria das vezes na antecipação. Assistiremos ou a uma repetição da defesa do ano passado, ou à saída de Carriço ou Polga para a entrada de Rodriguez. Percebe-se, e apostava Rodriguez no lugar de Carriço.

    No meio campo, acho que não haverá grandes dúvidas: Rinaudo e Izmailov garantem que a equipa possa jogar em 4-3-3 ou em 4-2-3-1 com estes elementos. A grande dúvida é saber se Domingos quer poder ter essa opção de mudança táctica em aberto desde o início do jogo, podendo perder fulgor ao longo do jogo à medida que os jogadores estarão mais cansados, ou quer abrir essa opção desde o banco. Desta forma, poderemos ter Rinaudo - Schaars - André Santos num 4-3-3 ou Rinaudo - Schaars - Izmailov ou Rinaudo - André Santos - Izmailov simultaneamente num 4-3-3 mutável para um 4-2-3-1. As questões de entrosamento, forma física e características levam-me a crer que se decidirá entre Schaars ou André Santos. Schaars parece-me garantir mais critério em posse, André Santos mais entrosamento. Nota: se se der confiança a André Santos, dado os colegas de sector que tem, cheira-me que irá evoluir muito e tornar-se um caso sério esta época.

    Na frente, as únicas opções que, mesmo percebendo-as são as que mais tendo a discordar. Eu provavelmente teria convocado Carrillo em detrimento de Capel ou Yannick. O primeiro porque parece-me ainda bastante frágil fisicamente. O segundo porque é aquilo que se sabe. E também, deixem-me ser um pouco preconceituoso, a ideia de ter Evaldo e Djaló numa das faixas e Postiga a ponta-de-lança parece-me suicidário. E por muita ambição renovada que tenha havido esta época, são jogadores que são patinhos-feios da massa associativa, e infelizmente poderá criar uma espiral decrescente, especialmente se o jogo não começar da melhor forma para eles (especialmente Evaldo e Djaló).

    Por mim, o meu onze seria:

    Rui Patrício

    J. Pereira - Rodriguez - Polga - Evaldo

    Rinaudo - Schaars - Izmailov

    Jeffren - Postiga - Van Wolfswinkel

    Entrando como substitutos:

    Pereirinha - André Santos - Diego Rubio.


    Esta seria a minha opção para este jogo. Muito discutível, mas felizmente que assim é, pois significa que há várias opções para várias posições e esquemas tácticos híbridos.

    Cumprimentos a todos,
    HC Marx

    ResponderEliminar
  5. Eu não disse em cima que a garantia de sucesso era o Postiginha no banquinho? Não se convence disso, e os primeiros 2 pontos a voar.

    O calendário fácil que tínhamos ainda se pode tornar um pesadelo.

    ResponderEliminar
  6. patricio,djalo.postiga,deviao indenisar o sporting,erros atras erros,basta,postiga nao marca,e aqueles toques incosquentes irritam demais

    ResponderEliminar
  7. O Postiga é pior que qq roubo (e são mts) que a arbitragem possa fazer.É um cepo, ele e o Djaló.
    Mas os padrinhos falam mais alto.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)