terça-feira, 9 de agosto de 2011

Quem vai ser campeão? (E os 8 trabalhos de Domingos)

Servi-me de uma sondagem realizada aos ouvintes do programa da RTPn da passada semana para falar sobre as nossas hipóteses de vencermos a actual Liga. Não tanto da forma matemática como se expressam os resultados em destaque na ilustração, mas tendo em conta as circunstâncias em que o Sporting vai disputar o campeonato e o respectivo calendário. Como todos os exercícios do género em futebol tem tudo para ser falível. De qualquer forma, aqui fica o registo para memória futura, sobretudo a minha. E, não resistindo ao desafio feito pelo canal da RTP, deixo aqui o meu rating pessoal, meramente intuitivo, às candidaturas que considero estarem apenas reservadas aos 3 grandes: 42,5% para o FCP, 37,5% para o SLB, 20% para o Sporting.

Sorte no sorteio
Na sequência do sorteio da Liga disse aqui que, numa análise superficial, o calendário nos tinha sido favorável. Alicercei esse juízo dando conta que, com a revolução efectuada - nova direcção, nova equipa técnica e muitos jogadores novos - o que o Sporting mais precisaria era de tempo para consolidar o seu jogo. Hoje, terminadas as experiências, e à luz do que foram os resultados e exibições, mais sentido me parece fazer esse raciocínio. Nas primeiras seis jornadas o Sporting joga com equipas que se classificaram na época transacta do sétimo lugar para baixo e que este ano dificilmente poderão aspirar a melhor. Pior seria se fosse ao contrário, tendo que defrontar desfalcados e titubeantes os principais rivais, com os prejuízos que daí poderiam advir. É óbvio que o Sporting joga com o tempo para se poder fortalecer.

Arranque decisivo a Norte
As nove jornadas iniciais ficarão marcadas por deslocações ao reduto da quase totalidade das equipas do extremo norte desta Liga. Beira-Mar, na 2ª jornada, Paços de Ferreira na 4ª, Rio Ave na 5ª, Guimarães na 7ª, Feirense na 9ª. A sorte desses jogos, (e pensando como Paulo Pereira Cristóvão hoje no jornal do clube, que uma equipa com o estatuto da nossa tem de mandar em casa, responsabilidade que tem de ser assumida por todos, público incluído...) ditará a forma como poderemos encarar os adversários em teoria mais difíceis deste campeonato: SLB na 11ª jornada, na Luz, Nacional em casa na 12ª, recepção ao FCP na 14ª, virando o campeonato em Braga, numa curiosa repetição do que ocorreu no ano passado. E recorrendo justamente ao então sucedido, em que disputamos e alcançamos o 3º lugar na Liga, o que poderá o Sporting buscar ou procurar definir este ano,  e desta vez em casa, na última jornada do campeonato? 

O que esperar (e exigir?) de Domingos
Desde o momento em que se começou a cogitar no nome de Domingos para técnico principal do Sporting que manifestei a minha confiança na escolha do treinador. Não vou agora enunciar mais uma vez as qualidades que lhe reconheço, até porque agora, mais do que aquilo que penso e de qualquer teoria é chegada a hora de, na prática Domingos Paciência demonstrar merecer o estatuto de treinador de um grande do futebol português. 

Há contudo que o reconhecer e dizer de forma franca: o treinador escolheu o caminho mais difícil ao preferir Alvalade. O clube que  vem encontrar é o menos favorito dos 3 grandes porque tem menos meios, porque não só ganhou menos que os outros rivais, (nada até), e porque, por circunstâncias conhecidas de todos, tenta agora refazer quase pedra por pedra o seu departamento de futebol. Não menos importante, e tendo em conta as especificidades próprias do futebol português, o Sporting é, dos 3 grandes, o que menos peso institucional tem nos "centros de decisão" (compreenderão certamente as aspas...). Não deve ser também negligenciado o facto de Alvalade ser hoje tão difícil para o Sporting como para os seus adversários, senão mais... Dito tudo isto é importante pois reconhecer a árdua tarefa que espera Domingos.

Não fui dos que fui apanhado de surpresa pelos resultados e exibições da pré-época e no entanto o meu optimismo moderado não esmoreceu. Continuo convencido do nosso estatuto de outsider no actual campeonato, tendo bem presente que se se repetirem os figurinos dos 2 anteriores, com a supremacia evidente de uma das equipas sobre as demais, não teremos qualquer hipótese. Declaro assim que acho quase impossível que o Sporting possa almejar um estatuto como o que foi detido por Jesus e AVB nos seus primeiros anos, mesmo tendo em conta que impossível e nunca são palavras que "não existem" na vida ou no futebol. 

Assim, considero que o Sporting, para fazer prevalecer as menores hipóteses que tem relativamente aos outros 2 candidatos, tem de agarrar-se como uma lapa à rocha nos primeiros embates, considerando decisivos os primeiros 7 jogos que culminam em Guimarães. Contrariando todas as dificuldades que sempre surgiriam com um plantel tão intervencionado como foi o nosso, Domingos terá ainda que contar com as contrariedades das lesões e das chegadas tardias e sem ritmo de alguns dos reforços, e até mesmo com os compromissos das selecções, como ontem aqui lembrei. 

Desses 7 trabalhos sobrevém um último e não menos difícil, que será defrontar os melhores nas jornadas finais da primeira volta sem perder o contacto com a frente do campeonato, permitindo ao Sporting virar o calendário sem que a matemática nos retire o estatuto de candidatos. Pode parecer pouco ambicioso mas para os que assim pensam digam-me qual foi o último campeonato em que tal ocorreu...

A dura missão dos adeptos
Para os adeptos não será um campeonato fácil como se pode já ver pelas amostras que sobraram deste dealbar de época, e ainda sem jogos a doer. Mais do que nunca será necessária uma resiliência hercúlea perante as adversidades. Sobretudo se se confirmar que ainda estamos atrás dos nossos principais rivais. Se mais uma vez os Sportinguistas quiserem recomeçar tudo do zero, como vem sendo hábito nos últimos anos, então aí estaremos apenas a aumentar a distância que já agora nos separa.

6 comentários:

  1. Está correcto, mas saliento e apoio totalmente o ponto que nos diz respeito: "Mais do que nunca será necessária uma resilência hercúlea perante as adversidades", é isto que se espera de nós, apoiar a equipa, o seu corpo técnico, e os jogadores que temos. Tenho criticado muita da postura de gestão da Direcção, mas agora estamos na luta, também para eles paz.
    Em Maio 2012, estaremos em condições para elogiar ou para cobrar, conforme os resultados, mas agora unidos no essencial, não podemos ser o primeiro clube a abrir brechas internas, Mais ainda com fenómenos exógenos à realidade do futebol nacional (Beira Mar).

    Por fim Leão de Alvalade não desista de escrever, faz falta na blogoesfera Sporting a sua honestidade, ponderação e abertura democrática ao vosso espaço. Não é normal alguém pegar na obra de Peisander e adaptar à nossa realidade.
    Um abraço de Matosinhos
    Nortadas

    ResponderEliminar
  2. Da minha parte, vou tentar ir ao norte pelo menos em dois desses jogos. Além de não assobiar em Alvalade. Já não é mau. SL

    ResponderEliminar
  3. Acredito que quando entrosarmos Patrício, Rodriguez, João Pereira (em forma) Rinaudo, Schaars, Matias, Izmailov, Jéffren, Capel, Rubio, Wolfswinkel e Bojinov, termos condições para formarmos, primeiro um excelente 11, que absorva unidades menos produtivas, depois uma grande equipa!

    "Tentei também com esta equipa mesclar os reforços com “residentes” conseguindo retirar Djaló, o que na minha opinião é fundamental. Temos de ir devagarinho..."

    http://conselholeonino.blogspot.com/2011/08/este-e-o-meu-11-diga-o-seu-e-sua.html

    ResponderEliminar
  4. Aveiro irei de certeza!

    "Tentei também com esta equipa mesclar os reforços com “residentes” conseguindo retirar Djaló, o que na minha opinião é fundamental. Temos de ir devagarinho..."

    http://conselholeonino.blogspot.com/2011/08/este-e-o-meu-11-diga-o-seu-e-sua.html

    ResponderEliminar
  5. Leão de Alvalade,

    Concordando com tudo, queria deixar apenas uma nota estatística que me parece não entrar na cabeça de muito boa gente: se as hipóteses de ganhar forem as mesmas para todos, e admitindo que só Sporting, FCPorto e Benfica têm hipóteses de serem campeões, o Sporting ganharia o campeonato uma em cada três vezes.

    Ou seja, a probabilidade seria de 66% de haver outro vencedor que não o Sporting e 33% de um vencedor que fosse o Sporting.

    Qualquer campeão exige, nessa medida, muito mérito. Mas isso não quererá dizer que quem não ganha não tem mérito também. O que não tem mesmo mérito é fazer muito menos do que se pode. E o que não deveria acontecer era existir uma cultura de dita "exigência" que ignora o mérito dos nossos rivais. É o que mais se assemelha a um "se não posso comprar, parto este vidro para levar".

    Abraço,

    PLF

    ResponderEliminar
  6. LdA

    Como era bom que todos os Sportinguistas fossem como tu: racionais, a saberem ler com calma e ponderação quer os sucessos quer os insucessos que vão acontecendo.

    Infelizmente muitos há que não conseguem ter cabeça fria, e só vêem maravilhas, quando há um pequeno sucesso, e, ao menor insucesso, nada presta, tudo está errado, querem novos jogadores, novo treinador, novos dirigentes.

    Todos os que frequentamos Alvalade temos de perceber que os 11, ou 14, jogadores que saltarem para a relva vão para dar o melhor que têm e sabem, por muito pouco que saibam. Que Domingos trabalhando diariamente com os atletas, embora ainda muito pouco tempo com alguns, saberá melhor que ninguém quais jogadores lhe darão mais garantias para chegar aos êxitos. Também ninguém negará que tudo o que os dirigentes querem é o melhor para o Sporting, que seguramente lhes assegurará uma gestão muito mais fácil.

    E nós, adeptos, que queremos?

    Claro que queremos vitórias atrás de vitórias, entusiasmantes, brilhantes, se possível por goleadas, e… todo o Estádio a cantar…

    Para isto precisamos de dar tempo para se formar uma equipa, juntar muitos dos 14 que chegaram, a alguns dos 13 que sobraram da razia. E a maneira mais fácil de se fazer a integração será os jogadores sentirem o apoio das bancada, perceberem que os Sportinguistas compreendem que, se as coisas não correm bem, eles tentaram fazer o seu melhor.

    Por tudo isto, só resta pedir a todos que formos a Alvalade que tenhamos paciência, que a cada falhanço que surja, e é inevitável que vão surgir muitos, que em vez de surgirem os assobios aconteçam palmas, porque se assim suceder podemos não estar a ganhar aos 20, aos 30 ou aos 60 minutos, mas de certeza chegaremos vencedores aos 90.

    Viva o Sporting!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)