terça-feira, 30 de agosto de 2011

Elias, o mais caro de sempre, pode até ser barato

O Sporting acabou por adquirir o jogador mais caro de sempre, desembolsando quase 9 milhões de euros pela totalidade do seu passe. Porém, ao contrário do que era habitual quando o clube desembolsou verbas significativas (lembro-me do caso de Tello e mais recentemente de Pongolle) o Sporting contrata um jogador que é um valor seguro e num bom momento da sua carreira. A atestá-lo está a sua presença na lista de convocados da selecção brasileira, que joga este fim-de-semana em Londres.

Desde a saída de Moutinho que o Sporting penava no seu meio-campo por um camisola 8 de categoria e muitas das dificuldades na organização do seu jogo também têm passado por aí. Elias foi um jogador que esteve nas cogitações do nosso rival SLB quando este teve necessidade de substituir Ramires quando este foi para o Chelsea. A alcunha de guerreiro diz muito da forma como Elias está em campo, revelando total disponibilidade física e mental para o jogo. Para lá disso o brasileiro é um jogador com boa meia-distância e capaz de dar uma grande verticalidade ao jogo interior quer executando passes a solicitar os avançados, coisa que tanta falta nos tem feito, como se encarrega ele mesmo de criar desequilíbrios com as suas rápidas incursões nos espaços entre os defesas centrais e laterais, sempre mais preocupados com as movimentações dos avançados. 

O video que coloco a seguir é um exemplo dessa característica de Elias. Naturalmente que quem coloca estes vídeos se preocupa muito mais com os golos esquecendo tudo o resto. Por isso a jogada do primeiro golo só exibe o final de uma jogada tipica de Elias, pelo que o melhor exemplo sucede a partir do minuto 2:46 em que o jogador organiza o ataque, com um passe a solicitar Ronaldo, que havia descido a dar apoio para criar a linha de passe, acabando Elias  por finalizar na zona central, surpreendendo os defesas contrários. Ah, e o momento anterior tem o seu quê de hilariante com o médio a marcar sem querer, coisa que, convenhamos também nos daria muito jeito...


Elias é uma grande aposta do Sporting, é o jogador mais dispendioso mas não será necessariamente caro. Basta para tal que consolide o seu valor, que o faça crescer aos olhos do mercado tarefa que não é apenas da sua incunbência. Tem a palavra Domingos e, já agora todos nós.


10 comentários:

  1. Excelente jogador. Em vez de termos comprado 4 contentores de jogadores deveriamos ter optado por jogadores deste nível.
    Caso chegue um PL e um central de qualidade poderemos ter algumas hipóteses de sucesso.
    Senão...

    ResponderEliminar
  2. LdA,
    De facto, pode vir a ser barato. Mas há muitas questões que me deixam apreensivo com as saídas e entradas de jogadores.

    ResponderEliminar
  3. O problema não é o jogador, qualquer adepto minimamente conhecedor do deste jogador sabe que a questão central não é o Elias.

    O Sporting Clube de Portugal está desesperado por uma avançado digno da posição, ou seja, um que marque golos.

    Qual tem sido o principal problema deste Sporting? O substituto de Liedson ainda não chegou.

    Portanto, não é inteligente, tanto desportiva como financeiramente, despender uns exorbitantes 8,8 milhões de euros num jogador que não é de todo a principal necessidade do clube.

    Que ele é bom todos sabemos, e arrisco-me a afirmar que, para além de Rinaudo, o melhor da sua posição do campeonato português, este garante qualidade, mas, como já escrevi várias vezes, precisamos, por ordem, de um avançado e de um defesa-central.

    Matías está a ser pessimamente utilizado no Sporting - necessita de ser incumbido de uma função igual à de Aimar.

    Esta contratação só conhecerá um de dois cenários possíveis: total tragédia, uma versão presente de um fiasco do passado próximo, Pongolle, ou sucesso, mas parece-me, escrevo-o sinceramente, que o último cenário está dependente não apenas do Elias, que é bom, mas da restante equipa. E esta tem um defeito gravíssimo: não tem um avançado digno do clube.

    Eu exijo mais racionalidade na contratação de jogadores.

    E pergunto: proveniência destes 8,8 milhões de euros?

    Conhecendo os brutais defeitos desta equipa, que oscila entre excelentes jogadores, alguns os melhores do campeonato, e total inexistência de soluções verdadeiras em algumas posições, é inadmissível concluir este mercado de transferências sem contratar um avançado de qualidade real, não uma promessa ou uma fezada.

    Força Sporting!
    Abraço aos Sportinguistas!
    Continuem a escrever sobre o Sporting!

    ResponderEliminar
  4. Apenas um post scriptum (a escassez de tempo provoca estes esquecimentos): alguém conhece um qualquer clube que tenha sido campeão sem um avançado goleador?

    Eu não.

    Se dermos uma vista de olhos, que certamente será de jubilo, na história de recentes campeonatos vencidos pelo Sporting, a conclusão é óbvia.

    E a do próprio campeonato nacional de Portugal é óbvia: sem avançado goleador, sem um avançado que enfie a maldita - para nós é maldita! - dentro da baliza pelo menos 20 vezes, nada feito.

    Nós não só não temos dupla de avançados (e isto para não mencionar total falta de rotinas ofensivas), como nem avançado temos. Temos um jogador que em três épocas não chegou aos 30 golos.

    O defesa-central do outro lado da estrada já marcou mais golos que o nosso jogador que se considera avançado.

    Saudações orgulhosamente Leoninas!

    ResponderEliminar
  5. Pode vir a ser barato e são destas contratações/investimentos que a margem de insucesso é muito pequena. Este é daqueles que, numa equipa com sucesso pode ser vendido pelo triplo.

    Só não percebo porque não contrataram logo um central de valor inequívoco umas vez que parecem ter meios financeiros disponíveis. E até se podia falar noutra posição.

    SL

    ResponderEliminar
  6. No mercado actual 10 milhões de euros não é um valor exorbitante por um bom jogador.

    Elias caso pegue de estaca pode é tornar caros outros jogadores (como Schaars, Matias ou Aguiar) e em nada choca com outras necessidades da equipa.

    O ataque é a posição mais reforçada, ficou Postiga e entram 3 novos jogadores, o principal reforço Bojinov esteve lesionado até ao inicio de Agosto, já jogou em duas ocasiões mas ainda nem fez 90 minutos. Os mais novos Rubio jogou 20 min e Wolfswinkel foi aposta falhada num jogo e tem entrado a espaços. Mas já têm todos um veredicto seguro! Não vão marcar 20 golos esta época individualmente.

    Ok, Freitas venha de lá o Postiga russo, o Pavlyuchenko para depois se dizer que falha muitos golos fáceis...

    Nos centrais assim que Rodriguez ficou em condições entrou para titular, mas o Domingos gosta é dos antigos! Quando se lesionou entrou Carriço que fez um bom jogo, no seguinte devia-se ter esquecido a boa exibição do Carriço e ter feito nova aposta. O Sporting tem 4 ou 5 (contando com Tiago Ilory) centrais e todos irão jogar durante a época.

    P.S.- Concordo desde Julho com o LdA e com os mais diversos comentadores sobre a necessidade de mais um ponta de lança, mas tinha de ter a certeza que era um Liedson ou um Falcão e não um Luis Fabiano ou um Bergessio e na hora de passar o cheque ninguém sabe qual vai ser o seu rendimento naquele ano.

    ResponderEliminar
  7. O resto nem me atrevo a pensar que seja possível...espero sinceramente que não se concretize.

    ResponderEliminar
  8. Desta vez não estamos de acordo.

    Permite-me reproduzir o que escrevi no 442.


    1. Como é que o Sporting - logo o Sporting - dá 9 milhões de euros por um jogador de 26 anos? Conforme nota o Miguel no Sector B32, são 25% das receitas da SAD num ano inteiro e menos do que o valor da presença na Champions League

    2. Sendo Elias um rejeitado pelo Atletico de Madrid, que pretendia livrar-se dele por excesso de estrangeiros, como é que o Sporting dá mais dois milhões de euros do que os espanhóis pagaram pelo médio brasileiro há uns meses?

    3. Pongolle, Roberto, Ruben Micael, Elias - que negócios são estes entre o Atletico e o futebol português?

    4. Com a ressalva de que Djaló pode estar de saída, para quê o Sporting tem oito médios e quatro extremos - 12 jogadores - no plantel, quando no máximo jogará com seis deles ao mesmo tempo e só se actuar em 3x4x3?

    5. Como é que em oito médios não há um único com mais de um metro e oitenta?

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)