Não deu em nada a reunião patrocinada pela Liga e que juntou à mesma mesa o presidente da APAF, Luís Guilherme e o presidente do Sporting, Luís Godinho Lopes. E dificilmente poderia dar algum resultado, a não ser que o Sporting se submetesse a uma exigência sem sentido de quem o chantageou, como seria a apresentação de um pedido de desculpas.
Sabíamos que o futebol português em muitas matérias e em alguns episódios rivaliza com o que há de melhor na ficção mas este caso passou todas as marcas. Os árbitros tomaram uma decisão injusta, precipitada e ilegal e agora, para corrigirem o acto, exigem a quem prejudicaram uma reparação pública. Tendo em conta o que a classe representa para a história do Sporting das últimas 4 décadas isto seria mais ou menos o mesmo que uma organização mafiosa exigisse um pedido de desculpas a uma sociedade que se declarasse farta de ser continuamente flagelada. Com a agravante de nem sequer darem indicações de contrição ou de intenção de interromper a actividade.
Este comportamento da classe seria sempre altamente censurável, fosse praticado por quem fosse, mas é agravado pela peculiaridade das funções em que os árbitros são investidos. São-lhes conferidos poderes excepcionais que exigem igualmente comportamentos exemplares, distantes do vulgar adepto ou dirigente do futebol. Ao invés, no futebol português, confundem-se os polícias e os juízes com os ladrões.
Não foi por acaso que o único que tenha falado até agora após a reunião tenha sido o representante dos árbitros. E também não é surpreendente que, tendo falado, tenha piado mais fininho do que anteriormente, mantendo, no entanto, o tom surreal do seu discurso. Exige Luís Guilherme que
“que o Sporting reconheça que não há premeditação nem má fé por parte dos árbitros”. Ora o que tresanda deste caso precisamente, com todos os seus contornos, é que os árbitros premeditaram e concertaram uma actuação de má fé, pensando que sairiam impunes porque o clube era o Sporting.
Pouco interessa agora saber se tudo isto se insere numa luta pelo poder que em breve irá ser distribuído por força das eleições federativas, que ocorrerão em breve. Quem quer ver as águas do futebol português despoluídas tem neste
caso surreal uma soberana oportunidade para o conseguir. E para tal nem precisa de construir uma dispendiosa depuradora. À força de tanta impunidade são os excrementos que dão à tona da água, desmascarando-se. Como se preciso fosse… (vide casos Guímaro, Calheiros, Apito Dourado, e o presente...)
Falta apenas em tudo isto perceber como é que o
Sporting quer jogar os trunfos que sempre teve e os que agora lhe saíram do baralho. Não é a hora de subtilezas. É altura de jogar todas as cartas. Não falta no acervo de sócios e adeptos do Sporting nomes com peso social e institucional capazes de dar visibilidade a esta luta que é justa e que devia ser de todas as pessoas de bem, que não apenas dos Sportinguistas. A nós, que o somos, só nos acrescem as responsabilidades.
LdA:
ResponderEliminarGL não deveria sequer ter participado na reunião. Basta ler o que escreveste e seguir os links do teu post para o perceber melhor.
Entretanto o sabugo do Guilherme tenta tirar proveitos disso mesmo, de se ter reunido com GL. Mesmo fiando mais fininho (é notório principalmente no tom, mas tb no conteudo do discurso) aproveitou para amenizar um pouco a sua 'causa' e estas declarações permitem-lhe um balãozinho de óxigénio. Espero que o SCP não lhes dê mais nenhuma hipótese para respirar. Eles, durante décadas, tb nunca nos a deram.
Diz o povo com razão que à males que vêm por bem... Mas para isso, é preciso muita inteligência e coragem. São estes os ingredientes que os nossos dirigentes têm que ter para conseguir atingir os objectivos por que nos pugnamos: descontaminar os podres e implementar a (um mínimo de) decência no futebol português.
Abraço.
LdA
ResponderEliminarAcho que se tornou óbvio que a posição dos APAF é um "bluff" que não conseguirão sustentar por muito tempo.
Também é óbvio que quem tem o comportamento que eles têm, com uma manifesta falta de escrupulos e de ética, não é alguém com seja aconselhável ter negociações.
Daquilo que conheço do Godinho Lopes (desde há muitos anos e fora do Sporting)sei que não tem nada de ingénuo e que deve estar completamente ciente da guerra que abriu e das suas consequências.
Como sócio e adepto, manifesto mais uma vez o meu total apoio a esta linha de actuação e espero que em caso algum o Sporting recue perante os propósitos dos APAF.
Acho que o erro estratégico da APAF e o seu "bluff" poderão conduzir-nos a uma grande vitória, que mais não será que o de termos um sector da arbitragem isento e impermeável a interesses.
Espero, ainda, que o Sporting não ceda nos seus propósitos a troco de algum posto ou lugar na Federação/Liga, que penso que será o que estes amigos nos irão propor, uma vez que estão encurralados.
Com a APAF, no mercy!
Ab
António
Virgilio,
ResponderEliminarDevo ser o único que assim pensa mas mesmo assim insisto: não me repugna a presença do Sporting numa reunião patrocinada pela Liga com o objectivo de ser encontrada uma solução para o caso.
Mais tarde ou mais cedo ela teria que suceder e se o Sporting está à espera de ter ao seu lado os que costumam gritar mais do que agir mais vale esquecer o assunto.
Nesta altura, tal como aludo no post de hoje e no de ontem, o Sporting tem uma vantagem negocial excepcional que lhe advém do facto de ter a razão e o direito do seu lado.
Estar presente fecha a porta a qualquer acusação de não querer solucionar o caso e com isso retirar dividendos da não comparência dos árbitros, como já ouvi.
Não creio que o Sporting saia mal estando presente desde que não abdique do que são os seus princípios.
Abraço
AMendes,
ResponderEliminarQuanto à questão da comparência respondi anteriormente.
Por acaso, ou talvez não, não estou tão optimista quanto ao desfecho deste caso. Que inevitavelmente vai passar pelo regresso dos árbitros aos jogos do Sporting, pois a posição deles não é sustentável por muito tempo.
Também não creio que haja grande limpeza da arbitragem na sequência deste caso. Pode até acabar por haver um retrocesso porque, pelo que percebo do que está em causa, quem está por trás desta história são os mesmos de sempre, que vêm no regresso da arbitragem à FPF uma oportunidade de regresso ao passado.
Por isso ontem Vitor Pereira na TVI parecia o Pilatos no credo. Ele não tinha nada a ver com o assunto, foi ultrapassado pelos acontecimentos. E com culpas próprias pois as suas declarações na passada sexta não se demarcaram da posição assumida por João Ferreira, coisa que já fez ontem.
Ab
O Sporting não pode ceder.
ResponderEliminarNeste momento temos a faca e o queijo na mão face a esta corja que se meteu num beco sem saída.
O Sporting neste momento tem tudo a seu favor e o tempo corre também a nosso favor, não podemos desperdiçar esta oportunidade.
Ainda para mais quando nesta questão temos todos os Sportinguistas, e não só, unidos nesta causa.
Neste momento temos de ser inteligentes e sobretudo estar sossegados e caladinhos no nosso sítio.
Que falem os adeptos e comentadores e sobretudo que não pertença directamente ao clube como o Dias da Cunha, o Dias Ferreira e o Baltasar. Vão metendo mais pressão na panela até que ela possa rebentar e não será para o nosso lado certamente.
SL
Caro Virgilio,
ResponderEliminarNão compreendo porque GL não se devia ter reunido com os Luises. Temos de saber como eles se querem mover. Vamos ser francos, o Sporting não consegue lutar (ainda por cima sozinho) pela mudança tão desejada. Temos é de estar representados na Liga e FPF e respectivos orgãos. Temos de voltar a ser ouvidos, e voltar a ter voz. Tem de haver respeito pelo Sporting!
O barco está claramente do nosso lado. Não é por te sentares à mesa com eles que isso muda. Se não recuarmos 1 mm, e acreditando que a estratégia está bem montada, temos tudo para sair por cima.
SL
EyeOfTheTiger,
ResponderEliminarO problema da reunião é que o interlocutor não é fiável nem respeitável, por isso estas reuniões podem facilmente resultar naquilo que não queremos.
Como exemplo vejam as declarações do APAF a seguir à reunião. Vimos já uma tentativa de branqueamento da posição deles e simultaneamente um deixar cair um argumento de irresponsabilidade para o lado do Sporting.
Como eles têm a imprensa do lado deles (veja-se quem é que já nos defendeu neste caso do secotr da imprensa - não falo de comentadores) facilmente poderão anipular a situação.
Concordo com o Virgilio que não nos devemos reunir. Admito talvez uma reunião (a que já ocorreu) para não parecermos intransigentes e/ou não interessados na resolução do assunto.
Ab
António
Eu achei muito bem Godinho Lopes ter lá ido dizer-lhes na cara que não se ajoelha. Mostrou fibra olhos nos olhos. Coisa arredada em Alvalade.
ResponderEliminarPEÇO A TODOS QUE VEJAM O QUE É SER ÁRBITRO
PARA SI LUÍS GUILHERME COM CARINHO
http://conselholeonino.blogspot.com/2011/08/para-ti-luis-guilherme-com-carinho.html
EyeOfTheTiger,
ResponderEliminarSão várias as razões porque o Sporting não deveria ir a reuniões como a de ontem.
1- O Sporting não tem, nem provocou nenhum problema. Quem tem um problema para organizar jogos é a Liga. Que o resolva com quem quiser. Nós temos um problema de finalização para resolver.
2- Na conferência de imprensa que o Sporting fez depois da recusa do árbitro em apitar um jogo do Beira-Mar, foi dito o seguinte pelo Presidente do Sporting Clube de Portugal. Vou citar de cabeça, mas os videos estão uns posts a baixo - Há duas possibilidades para os erros sucessivos de arbitragem que têm ocorrido ou são premeditados ou são fruto de incompetência. O Sporting quer acreditar que são mera incompetência e por essa razão propõe as seguintes medidas para melhorar o nível da arbitragem, etc., etc., etc..
3- Vem agora o apafiano pedir para o Sporting se retratar de algo que nunca disse, aliás recusou inclusive essa hipótese em conferência de imprensa. O homem é maluco tem alucinações auditivas e que eu saiba o Sporting não é um Hospital psiquiátrico, nem Godinho Lopes médico.
4- Ninguém, repito, ninguém assumiu oficialmente que a recusa dos árbitros era aos jogos do Sporting. Tanto quanto eu sei faltou a um jogo da 1ª Liga Portuguesa onde por acaso jogou o Sporting.
5- Se o boicote é aos jogos do Sporting e como nada fizemos de diferentes de todos os outros 31 clubes profissionais nacionais, não sei qual é o mandato que o Sporting tem para resolver problemas da Liga.
6- Não há nada que justifique a opção de João Ferreira excepto a razão que ele evocou - não ter condições psicológicas - e sobre casos desses o Sporting também não tem cura a propor nem está especialmente habilitado para aconselhamentos de divã.
EyeOfTheTiger:
ResponderEliminarGL reunido com os Luíses? (olha q um deles é o nosso próprio presidente e o outro é o palhaço do Guilherme... hehehe).
Explico-me. Ao reunir agora com a APAF, demos a entender que estamos numa posição igual à da APAF, ou seja, dois contendores rivais com o mesmo peso institucional e que se desentenderam porque houve de um lado e do outro um extremar de posições que só com o 'patrocínio' da LIGA se poderia(rá) desbloquear. Não é claramente o caso, pq o SCP nem sequer extremou posição nenhuma... Ao contrário de outros clubes no passado, cujos exemplos já tds pudemos recordar novamente após a birra desta corja da APAF. Que os árbitros mais tarde ou mais cedo vão voltar a apitar os jogos é mais que sabido, têm que o fazer e para isso precisamos de mexer ZERO. Nem uma palhinha! Os gajos estão encurralados, pq agiram contrariando a própria lei e não têm ponta de justificação. Logo, só lhes resta voltar a apitar o SCP. O João "pode ser" Ferreira deve andar bem lixado com os euros que se preparam para lhe fugir e ganhar asas, a não ser que não haja sequer um microscópico pingo de vergonha no CD da Liga... (Seria o cumulo, não castigar o Ferreira...mas... como diz o outro vá vimos de tudo...até porcos andar de bicicleta)
O que podemos ganhar deste episódio é que qd os badalhocos nos voltem a apitar os nossos jogos, o façam com outro respeito. Este episódio não vem limpar a arbitragem nem escorraçar os mafiosos assim num repente, e nisto concordo completamente com o LdA, mas se verificarem que agora qd afrontam o SCP não estão a lidar com jebs nem com soares francos, a atitude tenderá a, digamos, ajustar-se. Este episódio poderá servir-lhes de emenda, mas não acredito que mude radicalmente (o favorecimento ao slb e fcp, por exemplo, não vai acabar só por causa disto), até pq as personagens, leia-se agentes do apitanço manobrados pelas forças das trevas cá do burgo, serão exactamente as mesmos, pelo menos nos tempos mais próximos (esqueçam lá as demissões...). Isto poderá ser o inicio duma posição diferente do SCP e o começo de uma 'guerra' que vai levar tempo. E não convém esquecer que há outra batalha a travar e mt importante (se calhar bem mais importante que esta), com as eleições na FPF, futuro Órgão albergador da escumalha... Muita atenção ao que se passará na sucessão do Mardail e companhia, Lda, agora que a arbitragem irá, novamente, regressar ao seio da FPF.
PS – aconselho ainda a leitura do comentário do LMGM no post anterior. Não sei se já seguiste os links para a BN onde se acrescentam mais razões desfavoráveis à cconcretização desta reunião.
SL
LMGM,
ResponderEliminarSou tão lentinho a escrever...
Não tinha lido o teu comentário. Assim vejo que me repeti. Domingos, upps, isto é, Paciência... hehe
Abraço.
Virgilio,
ResponderEliminarEra GL na reunião de Luises, para fazer jus ao título do post ;)
Virgilio e LMGM,
Continuo a concordas mais com o LdA.
Aproximam-se tempos de decisão no futebol portugues. As eleições na FPF já movem mundos e fundos. E é simples: ou entramos agora, ou ficamos mais meia dúzia de anos a mandar vir com o mundo e ver os outros ganhar.
Em nada me choca as reuniões com apaf. Chocar-me-ia se voltássemos com a palavra atrás, ou se por ventura GL não voltasse a assumir tudo aquilo que disse na cs de 6ªf. Isso é diferente.
As declarações de Rui Alves a dar total razão aos árbitros e à apaf, é a prova que esse gente e o Sporting estão em posições extremadas.
ResponderEliminarPedro Proença em Alvalade. Também tens de ter alguns do teu lado.
EyeOfthetiger:
ResponderEliminarOK, compreendido! Foi então para não estragar o 'trocadalho do carilho' no título do post! Boa! :)
Mas esta reunião com a APAF vai permitir ou, já agora, impedir em quê, a presença do SCP nos futuros Órgãos federativos ou da Liga? Julgo que a APAF tem o mesmo peso de algumas Associações distritais de futebol... ou nem isso. Para ser sincero, não estou a par do peso que os diferentes órgãos, associações, têm representação na AG da FPF... A APAF obedece a quem tem o poder. Por isso... tanto faz andarmos em reuniões com eles ou a faltar. Não se menospreze o peso deles no condicionamento dos jogos dentro do relvado, mas tb não se exagere a sua importância fora do rectangulo de jogo. Fora dele são apenas capachos dos mandões, sem gde força.
O Rui Alves é outro... capacho do Pito da Bosta. Já tds sabemos disso há muiiiito tempo. Tenho pena que o Nacional tenha como presidente uma personagem tão degradante para o clube... Até simpatizo com o Nacional... Nc percebi bem pq, até pq o Maritimo (gde rival madeirense) tem um leão no símbolo... Talvez por causa do CR7 e pq mts dos adeptos nacionalistas tb o sejam do SCP.
Não percebi a agressão dum lamp ao Pedro Proença... Não me recordo de jogos polémicos dele a envolver o benfica, para ser sincero. Segundo consta o gajo até é sócio com lugar cativo e td do carnide...
SL
Ahhh. Esqueci-me de dizer que se preferia que GL não se tívesse reunido com o guilherme, tb não chego ao ponto de dizer que pelo ter feito me sinto repugnado. Nada disso. GL lá achou que poderia tirar algum proveito da reunião, não estou é bem a ver qual...
ResponderEliminarSL
Sinceramente não me recordo de em algum momento o Sporting ter referido, premeditação e má fé, só incompetência.
ResponderEliminarIsto virou confessionário?
Quanto ao tal do eng. , ele deve é estar a tentar desviar atenções não vá alguem do Nacional pedir-lhe alguma explicação pelo recente negócio do Ruben.
Luís
Malta... E que dizer do gel desdentado a apitar-nos em casa? Não sei pq, mas acho que continuo a preferir um colega do 'Lecinho' da terra dos ovos moles...
ResponderEliminarInteressante que todos os clubes criticam a arbitragem, todos dizem que a arbitragem não vai bem.
ResponderEliminarMas quando os árbitros tem esta reacção com um clube, independente da dimensão do clube, não há um único clube que se solidarize com o clube colega.
A partir deste momento nenhum clube deveria se referir ao trabalho dos árbitros. A falta de solidariedade, a começar pela liga de clubes, é gritante.
A Liga devia estar ao lado de quem lhes paga, mas não está completamente invertida a piramide do futebol português, pelo menos em relação ao Sporting.
Caro Virgilio,
ResponderEliminarObviamente que não foi esta reunião que serviu para impedir ou deixar de impedir a presença do Sporting em futuros órgãos da liga e/ou fpf.
Está-se a partir do pressuposto que a reunião, foi para chegar a um 'acordo' quanto à forma que o Sporting criticou a arbitragem e para acabar com o boicote. Isso devem ter sido 5m da reunião.
O mais interessante era saber o posicionamento do clube quanto à próxima estrutura do Concelho de arbitragem, que após as eleições da fpf vai 'mudar de mãos'. É LG deve andar doido pela cadeira que VP vais deixar vaga. Quem apoia quem. E quem vai com o apoio de quem. É sobre isso que vai girar o futebol português até dezembro.
SL
"O mais interessante era saber o posicionamento do clube quanto à próxima estrutura do Concelho de arbitragem, que após as eleições da fpf vai 'mudar de mãos'."
ResponderEliminarEyeOfTheTiger ... E achas que foi sobre isso que GL e o Guilherme falaram? Com (atenção!) o Nandinho Gomes a assistir? Tás a brincar... só pode.
Desculpa mas acho isso completamente inverosímil. Nunca nas actuais circunstâncias. Assim de repente ocorrem-me, deixa cá ver, 3 milhões de razões para achar esse tipo de conversa IMPOSSÍVEL. Seria mais inacreditável que ver um porco falante a andar de bicicleta. A não ser que o guilherme se deslocasse de bike... :P
"É LG deve andar doido pela cadeira que VP vais deixar vaga. Quem apoia quem. E quem vai com o apoio de quem. É sobre isso que vai girar o futebol português até dezembro."
LG e, acredita, mts outros... Mas achas que ele pretende o apoio do SCP? Eh pá... E é com fel q se apanham moscas? Não é, sp ouvi dizer que é com mel.... E esta história da APAF com o SCP é mel para o pito da bosta e/ou LFOrelhas... Outra coisa, bem pode o guilherme andar a por-se em bicos de pés...só vai para o cadeirão do VP se os mandões quiserem. E aos mandões, melhor servicinho que o VP tem feito, convenhamos deve ser extremamente difícil.
Não leves a mal, mas é esta a minha perspectiva da coisa.
SL
@virgilio
ResponderEliminarcorrem rumores vários de que os problemas dos 'dentes' no Colombo em nada se relacionaram com futebol, ou seja, foram problemas de pitos, não de apitos!
Avabei de escrevinhar n'O Cacifo o que me vai na alma:
"Meus amigos, acabei de decidir 4 dias de férias em Lx para ver a jornada dupla de goleadas aos estranjeiros (dinamarqueses e madeirenses!), que ir de Braga a Lx para ver a bola custa de crl!!
Se entretanto baixarmos as calças aod fdp dos árbitros e ao corno do Pereira, levo a minha GameBox ao piso 1 da Loja e digo: Obrigado por terem matado o meu clube!
P.S. – só vou ver os 2 jogos porque é a última vez que o Postiga vai marcar 2 hat-trick’s em jogos consecutivos na carreira, e quero guardar isso na memória, in loco!"
E ainda estou a ponderar levar um cartaz a dizer: João pode ser Ferreira, dá-me a tua camisola!!!
Virgilio
ResponderEliminarNão levo. É a tua prespectiva. Não leves a mal a minha. mas é bem diferente da tua.
SL
Um dos Luíses não consegue dar com a porta de saída, e a nossa reunião com esse merdas, não foi propriamente uma lanterna.
ResponderEliminarQue reunissem com Vitor Pereira. Com este bandalho, nunca!
Este merdas representa o que de pior existe no nosso futebol.