terça-feira, 2 de agosto de 2011

O caminho faz-se caminhando


Na ressaca do jogo de sábado no comentário que fiz ao post do Leão de Alvalade propus uma alteração à equipa para o próximo jogo com o Málaga, essa alteração seria de nomes (alguns, poucos) mas principalmente de táctica de um 4-1-3-2, para um 4-2-3-1. Relativamente aos nomes seja lá qual for a troca será difícil ter sol na eira e chuva no nabal, como exemplo a troca de João Pereira por Pereirinha daria maior qualidade de posse e posicionamento mas uma perda de velocidade e agressividade, não há jogadores que consigam ser perfeitos em tudo.

Deixando as trocas de nomes de lado, porque cada um terá a sua preferência e os seus ódios de estimação, a principal conclusão que tiro é – acobardei-me – assim sem mais nem menos, uma porcaria de uma derrota num amigável contra o terceiro classificado da Liga Espanhola e já estou cheio de medo e a recuar a equipa.

Analisando o nosso campeonato, que é aquele que nós temos de ganhar, contra quantas equipas com a qualidade técnica e táctica do Valência é que o Sporting vai jogar? Duas? Quatro? Então e contra as outras treze ou onze, também vou jogar com dois trincos e só um ponta de lança? Serão tácticas defensivas ou modelos de contenção que o Sporting tem de treinar durante a pré-época?

Domingos arriscou uma equipa virada para o ataque, confiando na capacidade de Rinaudo como tampão e no complemento gigante/formiguinha na dupla de centrais, ambos os laterais têm características ofensivas e Schaars actuou mais em apoio do ataque do que preocupado em recuar e equilibrar o meio campo. O pior que podia acontecer ao Sporting era o resultado final ser desfavorável … e foi!

Devia Domingos ter sido mais cauteloso e utilizar uma equipa ou um posicionamento mais defensivo? Talvez, mas para quê? Provavelmente, mas para aquilo que Domingos pretende que seja o Sporting versão 2011/2012 as conclusões finais que iria retirar não lhe serviriam para nada e perdia a oportunidade de um bom treino contra uma equipa mais madura.

Hoje já com a cabeça mais limpa consigo ver que nem na segunda parte o Sporting jogou de forma substancialmente diferente mantendo praticamente até final dois pontas (até André Martins actuou a segundo ponta de lança). A mensagem que deve ter passado para o grupo é, seja lá qual for o resultado a nossa matriz de jogo é atacante, com pelo menos cinco jogadores dedicados a essa função, é este o modelo que temos que trabalhar é desta forma que vamos conquistar pontos ao longo do campeonato.

Se o jogo de sábado fosse a doer, p.ex. uma eliminatória, não acredito que nesta fase de preparação da equipa Domingos fosse colocar uma equipa para ganhar ou para atacar, aliás se nesta altura da época tivéssemos de jogar pré-eliminatórias da Champions todo o planeamento da pré-época seria diferente, cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém mas o nosso primeiro jogo táctico a sério é lá para a 11ª jornada em finais de Novembro.

O próximo jogo contra o Málaga vai permitir verificar se realmente Domingos tem já uma ideia do que quer para o futebol do Sporting ou se (como eu fiz) se amedronta e muda tudo. O Málaga o mais recente novo-rico do futebol ibérico, fez um investimento brutal na sua equipa mas se a sua referência avançada for Van Nistelrooy o seu futebol será muito diferente daquele apresentado pelo Valência com um jogador mais fixo e a “dar-se “ à marcação.

Será um bom treino, mas até 14 de Agosto é à la Bobby Robson, attack, attack, attack, que os golos vão entrar nem que seja à força.

6 comentários:

  1. Se é para perder que sejas agora...esta derrota não me deixou grandes mossas. Aliás eu por bricandeira até disse a alguns amigos de outros clubes que tinha sido uma estratégia de marketing, para eles sossegarem o espírito porque já andavam todos a dormir mal de tão preocupados que estavam por verem o Sporting só a ganhar.
    Agora a sério...concordo com o Domingos quando ele disse que nem antes eram assim tão bons nem depois do jogo com o Valência passaram a ser tão maus, era um jogo de apresentação que se tivessemos ganhos seria óptimo mas que era a feijões e por isso serviu para tirar ilações, pelo menos é o que eu espero.
    Agora outro assunto. Ninguém dá os parabéns ao Postiga? Faz hoje 29 anos...vá lá LMGM...LdA, 8, JVL, Virgílio ou qualquer um dos que aqui deixa o seu contributo...vamos lá apoiar o nosso avançado. Ainda por cima ele também é do Norte.

    ResponderEliminar
  2. Dina, prometo que se o Postiga este ano fizer tantos golos como os anos que tem lhe dedico um post especial!

    ResponderEliminar
  3. Boas!

    Gostava de mostrar o meu ponto de vista do momento actual do nosso clube, não sendo directamente relacionado com o post.

    O Sporting vive uma das maiores mudanças de estrutura talvez de toda a sua história, quer a nivel desportivo, como a nivel directivo e de politica financeira.

    Com a entrada de uma nova direcção, novas maneiras de ver os defeitos e as virtudes, do que resultam a alteração dos estatutos, aposta numa equipa técnica com resultados, investimento enorme em jogadores de renome e com grande margem de progressão.

    Viu-se no último sábado no Estádio José de Alvalade um movimento que não era visto há uns bons anos. Este movimento é o reflexo de que os Sportinguistas estão sedentos de vitórias, de festejar alegrias.

    Vivemos um ciclo de renovação intenso, vimos de um corte muito brusco com o passado, quase que um começar do zero. E quando assim é, há necessidade de ter paciência com a afinação da "máquina", ser ambicioso e altamente persistente!

    Não podemos desistir ao minimo sinal de uma falha, ainda para mais numa fase de renovação e de preparação para uma nova época!

    Não podemos também deixar-nos levar pela hipocrisia que todos sabemos existir no mundo da comunicação social, é-nos prejudicial e estamos a usar essa informação de uma forma errada, em vez de usarmos para nos destruir, temos de a usar para ganhar força e combater os nossos rivais desportivos e esses incompetentes "jornaleiros"!

    SPORTING SEMPRE!!!

    ResponderEliminar
  4. Dina

    Não só por tu pedires, mas porque também eu gosto da maneira de ser e de estar em campo do HP, que daqui envio os

    PARABÉNS HELDER POSTIGA

    E, já agora, que nesta época marque mais uns golitos que na época passada.

    ResponderEliminar
  5. LMGM,

    Também sou dos que penso que a nossa sorte de jogará nos 26 jogos que disputaremos com as equipas ditas mais pequenas.

    E se é verdade que não dispõem de jogadores com a categoria que tem o Valência é também verdade que muitas delas poderão causar-nos dificuldades semelhantes, tal como aconteceu no passado campeonato, onde perdemos pontos em casa que não lembra ao diabo. E o jogo de sábado é um óptimo guião para muitas dessas equipas.

    Convém também não esquecer que, nesses jogos, contaremos com uma abordagem particular a cada jogo em função das especificidades de cada adversário, coisa que Domingos sabe fazer e para isso basta ver a forma como eliminou o SLB da Liga Europa, numa altura em que contava com praticamente apenas os 11 jogadores de campo e 2 suplentes.

    Por isso há que fazer o caminho caminhando todos os dias um pouco mais sendo também importante saber por a pé e limpar o pó da fatiota quando tropeçarmos e cairmos.

    ResponderEliminar
  6. Temos uma equipa nova. Um técnico novo. Uma direcção nova. Querem tudo afinado ao fim de 2 meses?

    Os sportinguistas que façam a sua parte, que é encher alvalade (e se não o fizermos faz sentido acabar com o fosso e criar mais lugares?), impondo o respeito que nos é devido em nossa casa e apoiando os homens de inicio ao fim. Essa é a nossa missão. Se assim for estaremos mais perto da vitória. O resto serão eles a fazer!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)