quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Vitória arrancada a ferros

A mais que provável titularidade de Rui Patrício no jogo de logo à noite é, alem de um acto de justiça, uma vitória pessoal do guarda-redes. Como dificilmente poderia ser de outra maneira, (ou não estivéssemos a falar do actual Sporting, onde a falta de vitórias de acordo com os pergaminhos do clube leva a colocar permanente em causa tudo e todos) a ascensão de Patrício à titularidade foi um parto difícil tortuoso. 

Lançado extemporaneamente às feras em consequência do "caso Stojkovic" a permanência na baliza do Sporting foi, antes da prova de valor, uma prova de carácter, tantas foram as dificuldades que lhe foram criadas, para lá daquelas que inevitavelmente teriam que surgir da sua inexperiência e limitações próprias. Durante muito tempo, e até pela posição que lhe compete no terreno, Patrício foi um verdadeiro "sitting duck" na pontaria do ódio dos adeptos. Hoje, chegado à titularidade da selecção Patrício alcança um patamar que lhe permitirá, com mais confiança, concentrar-se em exclusivo na dura missão, muitas vezes ingrata, de impedir que seja o último homem a ser batido, mesmo que antes dele já muitos tenham falhado. Essa é, na sua essência a missão quase impossível dos guarda-redes.

A titularidade da selecção é também a vitória para o Sporting como clube formador, papel nem sempre reconhecido institucionalmente pelo futebol e até pelo Estado. Não deixa também de ser uma derrota para muitos Sportinguistas, incapazes de perceberem que os comentários e as vaias carregadas de ódio, produto de ignorância primária, revertem sobretudo contra o próprio clube. Jogadores atemorizados e descontentes, ou até levados a desconfiar do seu próprio valor produzem muito menos, falham muito mais, em particular quando mais são precisos. Nem todos têm o estofo de Patrício.

O exemplo do nosso número um bem podia ser pedagógico perante os adeptos. Casos como o de Evaldo, Polga, Carriço, Postiga, Pereirinha e até já Oniewu começam a roçar já contornos de demência colectiva a verde e branco.

10 comentários:

  1. Muito bem!

    Subscrevo, eu também cheguei a criticar Rui Patricio, numa fase mais precoce depois de o elogiar nas camadas jovens. Penso que foi lançado cedo demais ás feras.

    No entanto progrediu e apenas temos de nos regozijar com isso, tenho a sensação que muitos sportinguistas, (quiçá por motivos alheios ao Sporting)em vez de procurarem valorizar quem começa a despontar ou quem faz as coisas bem feitas, procuram acima de tudo um novo alvo, realçando os erros ao máximo e crucificando um determinado jogador.

    O caso mais recente é o de Onyewu nessa ansia de deitar abaixo e dizer mal até se culpa de um golo em que era Rodriguez que estava a marcar (Malaga, Van Nistelroy). Ou então contra o Valencia em que nos dois primeiros golos é Carriço quem falha.

    SL
    Sporting Sempre

    ResponderEliminar
  2. Análise do jogo dos Sub20 de ontem em

    http://cabelodoaimar.blogspot.com/2011/08/buber-umas-mines.html

    ResponderEliminar
  3. Grande leitura uma vez mais, LdA. O Rui já passou por tanto, merece mesmo. Bem como o Postiga. Lamento, mas não me revejo nesses Sportinguistas que são os 1ºs a assobiar à mais pequena coisa

    ResponderEliminar
  4. Leão de Alvalade,

    Quem assobiou Moutinho, Nani, Quaresma, Figo, Schmeichel, Pedro Barbosa, João Pinto, Ronaldo, etc., mas recorda com imensa saudade o Di Franceschi, tem emenda?

    Auscultadores ou tampões para os ouvidos e saber escolher as companhias é a receita para os sportinguistas que queiram continuar a identificar o Sporting como algo de positivo e o desporto como algo que nos torna pessoas melhores...

    Em tempos escrevi um post sobre a incrível imbecilidade que era assobiar um GR quando estava a fazer o aquecimento. Na altura não conecebia exercício mais idiota e masoquista. Mas lembrei-me agora de um outro ainda mais idiota: assobiar o Cristiano Ronaldo, coisa que se tornou absolutamente recorrente nos estádios EM PORTUGAL.

    Ou quando a impunidade se casa com a ignorância e a inveja: eis como caracterizar muitos adeptos em Portugal. Pena que a nossa condição de sportinguistas não nos permite ultrapassar esse obstáculo cultural.

    Sobre o Rui Patrício - ainda que hoje não seja tão contestado como antes (acho cómicos os raciocínios circulares do género "antes era mau agora é bom", que encaixa também tão bem nessa filosofia de impunidade em que se pode destruir à vontade mas não se tem qualquer dever de pensar na alternativa) - penso que a titularidade na selecção pouco a percepção de muitos sportinguistas, sobre ele ou sobre outros jogadores do clube. O Postiga também é (merecidamente) titular da selecção e continua a ser o "cancro" que precisa retirado e outros internacionais A por Portugal (Djaló, André Santos, como o foram Moutinho e Veloso), enquanto permanecerem no Sporting, continuarão a ser as causas para as derrotas.

    Saber escolher é a maior receita para o sucesso. Pinto da Costa soube escolher um anão que tantos queriam ver pelas costas do Sporting. E também quis levar o Rui Patrício, ele é que quis ficar. Porque se calhar dá 10 a 0 em sportinguismo a muito opinador de pacotilha.

    Abraço,

    PLF

    ResponderEliminar
  5. Muito Bom, LdA !

    É um prazer e uma satisfação enorme ver Rui Patrício chegar aqui!

    Por ele, pelo Sporting e por quem o critica e assobia em Alvalade!

    Esperemos que esta onda de contestação a quem assobia os jogadores aumente e seja capaz de muda mentalidades dentro do Sporting.

    SL

    ResponderEliminar
  6. Já o disse neste espaço e repito, recuso-me a assobiar os nossos. Salvo uma ou outra rara excepção, os nossos jogadores são bons profissionais e ninguém mais do que eles fica irritado quando falha.

    É evidente que também me exaspera quando assisto a jogadas desmioladas por parte dos nossos "representantes" (nos jogos orientados pelo Pal Serge então...), mas não consigo ver qualquer vantagem em assobiá-los. Em muitos casos penso que se trata apenas de uma difusa manifestação de frustração e inveja dos adeptos perante o bom nível económico usufruído pelos jogadores. No caso do Ronaldo, esse ponto é agravado por aquele "mimo" que ele ofereceu aos adeptos do recreativo de carnide no seu campo e que nunca foi esquecido pelos lampiões de todo o país.

    Especificamente no nosso clube, como bem referia o PLF há uns dias, assiste-se a uma certa "lampionização" que urge estancar, cabendo a todos tentar evitar que os leões se transformem em lagartos.
    Quanto ao Rui Patrício, sei que nesta "viagem" ele tem demonstrado ser um bravo Leão, conquistando o seu espaço contra várias adversidades e com muita resiliência. Nem que fosse apenas por isso merecia todo o nosso apoio.

    ResponderEliminar
  7. Há sportinguistas que não têm emenda,e o pior é que têm adeptos na direcção do SCP.
    Postiga É UM CEPO!
    Djaló IDEM!
    Quem defende esta mediocridade ou é incompetente ou LAMPIÃO!

    ResponderEliminar
  8. Grande grande post! Muitos parabéns!
    SL

    ResponderEliminar
  9. O que me parece mais importante é diferenciar o 'não gostar de um jogador' do 'assobiar o jogador'.

    Eu, por exemplo, não gosto do Grimi. E tb não gosto do Yannick. Reservo-me esse direito. Tenho opiniões pessoais bem mais discutíveis - não gosto de Hugo Almeida (q acaba de marcar um grande golo!), acho Varela bem mauzinho, e nem sequer morro de amores pelo nosso André Santos.

    Mas nunca assobiei nenhum jogador do Sporting nem no aquecimento, nem durante um jogo. E mesmo no final nunca assobio, mesmo que já tenha passado muitos 'maus minutos de sofrimento interior' nos finais de jogos em Alvalade... quem esteve no ultimo SCP-Partizan em Alvalade, quando chovia copiosamente, e me esperava uma viagem de 370km até Braga, bem molhadinho e com 3 batatas no lombo sabe bem ao que me refiro...

    SL

    ResponderEliminar
  10. LdA,

    Nem de propósito, ontem aquelas duas defesas do RP foram belíssimas.

    Abraço de Leão.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)